Drogas que aumentam atividade das sirtuínas podem ser aplicadas para ajudar a combater doenças ligadas à obesidade
Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, descobriram que uma proteína que retarda o envelhecimento também protege contra danos causados por uma dieta rica em gordura, incluindo o diabetes.
A pesquisa sugere que as sirtuínas (SIRT1) podem ser aplicadas para ajudar a combater doenças ligadas à obesidade.
O pesquisador Leonard Guarente descobriu o papel de SIRT1 no aumento da longevidade mais de uma década atrás e desde então tem explorado seu papel em muitos tecidos diferentes do corpo.
Em seu último estudo, publicado na revista Cell Metabolism, Guarente e seus colegas olharam para o que acontece quando a proteína SIRT1 está em falta em células adiposas, que formam a gordura do corpo.
Quando colocados em uma dieta rica em gordura, camundongos sem a proteína começaram a desenvolver doenças metabólicas, como diabetes, muito mais cedo do que os ratos normais que receberam uma dieta rica em gordura.
"Notamos que os ratos foram sendo preparados para a disfunção metabólica. Removemos uma das proteções contra a queda metabólica, por isso, se agora fornecemos uma dieta rica em gordura, eles ficam muito mais sensíveis do que os ratos normais", explica Guarente.
A descoberta levanta a possibilidade de que drogas que aumentam a atividade SIRT1 podem ajudar a proteger contra doenças ligadas a obesidade.
Fonte isaude.net
Nenhum comentário:
Postar um comentário