Rio de Janeiro – O Cristo Redentor está iluminado de azul, como parte da
campanha Novembro Azul, de conscientização dos homens sobre a necessidade de se
submeter a exames preventivos do câncer de próstata. A Igreja da Penha também
receberá a iluminação especial durante toda a semana.
O presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Aguinaldo Nardi,
lembra que as campanhas de esclarecimento começaram em 2003, mas no ano passado
o Brasil aderiu ao movimento mundial, que este ano tem como tema Um Toque, um
Drible.
“No ano passado, nós resolvemos apoiar esse movimento Novembro Azul, que é
mundial, começou na Austrália e se desenvolve no mundo todo no mês de novembro.
Este ano estamos com apoio da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, assim
como em outros estados vai haver a iluminação de monumentos na cor azul. Tudo
isso com o objetivo de alertar os homens aos problemas na sua saúde, em especial
o câncer de próstata”.
Além da iluminação dos monumentos, no Rio de Janeiro, também haverá palestras
em empresas, com urologistas voluntários, que vão esclarecer sobre o assunto. De
acordo com Nardi, o Brasil registra 60 mil casos novos de câncer de próstata por
ano e aproximadamente 15 mil mortes. Para ele, o exame preventivo do toque retal
ainda é um tabu entre os homens, o que dificulta a prevenção.
“Ainda tem muito preconceito e a importância dessa campanha para que esse
preconceito diminua e acabe facilitando a ida do homem ao médico. Acho que o
homem não pode ficar alheio a esse fato, [precisa] entender a sua fragilidade,
reconhecer a sua fragilidade, procurar o serviço poderá contribuir muito para
melhorar a qualidade de vida dele”.
O exame deve ser feito por todos os homens a partir dos 50 anos de idade, uma
vez por ano. Mais informações sobre a campanha Novembro Azul no site
www.umtoqueumdrible.com.br.
Agência Brasil
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