Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ginecologista esclarece as principais dúvidas sobre o mioma

Doença atinge cerca de 80% das mulheres, apesar de a maioria dos casos não apresentar gravidade
 
Entrar na fase adolescente para as garotas não é nada fácil. O corpo ganha formas e sensações diferentes. A menstruação aparece e, a partir daí, os cuidados precisam ser ainda maiores. Até os 18 anos, é normal o ciclo menstrual ficar desregulado. O útero está se adaptando às novas regras. Depois, ele vai precisar de uma manutenção mensal que o deixará pronto para uma possível gestação. Por isso, se após essa idade o intervalo não normalizar, esses atrasados podem estar associados a algum tipo de doença.
 
Se você tiver um aumento das cólicas, do volume abdominal, frequência urinária, muito fluxo menstrual e dores na hora da relação sexual os sintomas devem ser analisados, pois podem indicar mioma. O mioma é um tumor benigno que cresce nas musculaturas do útero. Atinge, na maioria das vezes, mulheres que estão em idade reprodutiva, mas que nunca tiveram filhos. Ele se desenvolve dentre os 18 e 55 anos.
 
O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli Borges Filho esclarece as principais dúvidas sobre a mioma.
 
Por que os miomas aparecem?
Não existe uma explicação óbvia para dizer o porquê. É provável que algumas modificações hormonais, genéticas e vasculares influenciem seu surgimento. No entanto, não é possível comprovar isso.
 
A maioria das mulheres desenvolve mioma?
Pelo menos 80% delas, mas dentro dessa porcentagem, nem todos os quadros são graves.
 
O mioma pode chegar a se transformar em um câncer?
Não. O mioma é um tipo de tumor benigno e não existe a possibilidade nem comprovação de ter avançado para um estado maligno.
 
O mioma pode crescer, caso não seja tratado?
Sim. O mioma, além de crescer, pode comprometer o bom funcionamento de outros órgãos, como intestino e bexiga, e causar uma anemia, por exemplo.
 
E depois do tratamento, continuam crescendo?
É importante sempre fazer um acompanhamento médico, pois muitas pessoas tem o quadro do mioma regredido, mas como não continuam o tratamento o mioma cresce quatro vezes mais do que era e numa velocidade muito rápida. É nessa hora que o problema pode se agravar.
 
Mioma pode causar infertilidade?
Depende do local em que se instala. Alguns podem causar aborto espontâneo. Em outros casos não é necessário fazer nenhum tratamento porque o mioma é minúsculo e não atrapalha nem desenvolve os sintomas.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário