Incentivar a população a doar sangue para reabastecer as reservas nacionais, que diminuem no verão, é a missão de uma campanha que decorre em agosto em cinco praias do país e que é hoje apresentada em Faro.
“Nos meses do verão as reservas de sangue para transfusões diminuem consideravelmente quer pelo aumento dos acidentes e de internamentos, quer pela diminuição do número de dadores”, explicou à Lusa o presidente do IPS, Álvaro Beleza.
Para além da ação de divulgação, cada praia abrangida (Póvoa do Varzim, Figueira da Foz, Carcavelos, Monte Gordo e Quarteira) vai ter também uma unidade para colheita de sangue, acrescentou.
Em Portugal existem cerca de 500 mil dadores inscritos mas a maioria tem mais de 50 anos e a ideia é cativar mais jovens, referiu aquele responsável, que “nomeou” o surfista Tiago Pires ("Saca") e a judoca Telma Monteiro como embaixadores desta missão.
A campanha "Dador-Salvador" é apresentada hoje às 12:00 na sala de reuniões do Laboratório Regional de Saúde Pública Dra. Laura Ayres, em Faro.
Fonte Destak
Nenhum comentário:
Postar um comentário