
Nem todo mundo sabe, mas as frutas desempenham um papel de grande importância no nosso organismo. Além de saborosas, elas são fonte de água, fibras e diversas vitaminas e sais minerais.
Para manter a alimentação equilibrada e a saúde em dia, a nutróloga e especialista em prática ortomolecular Sylvana Braga listou as propriedades de algumas delas, além da quantidade máxima diária recomendada:
Damasco: rico em carotenoides e em vitamina A e E. É ótimo para manter a pele macia. Ideal até cinco unidades.
Ameixa: rica em pectina, uma fibra que diminui o risco do câncer de cólon e, em vitamina B6, potássio, magnésio e cobre. Age como laxante, antiviral e antibacteriana. Ajuda na prisão de ventre. Ideal até duas unidades.
Abacaxi: rico em boro, vitamina B1, B2 e C e, também, na enzima bromelina, que é anti-inflamatória. Ajuda na digestão, dissolve os coágulos e previne osteoporose, pois é rico em manganês. É antiviral, levemente estrogênico e fortalece os ossos. O ideal é uma fatia média.
Figo: pode combater o câncer pelo composto benzaldeído, que tem auxiliado a regredir tumores. Laxativo, antiulcerativo, antibacteriano, antiparasitas. Excelente para clarear a pele, mas pode dar dor de cabeça. Ideal até três unidades.
Kiwi: possui alto teor de vitamina C. É usado para o tratamento de câncer de estômago e mama. Evita o envelhecimento da pele de fumantes. Ideal até duas unidades.
Uva: rica em antioxidantes e anticancerígenos. A uva preta possui alto teor de quercetina (antioxidante). A casca da uva tem resveratrol, que inibe o agrupamento de plaquetas. A semente de uva aumenta o HDL, o bom colesterol. A uva verde é antibacteriana e antiviral e rica em potássio. Ótimo para melhorar a circulação das pernas. O ideal é um cacho de cada.
Pêssego: rico em vitamina A, K, E, B e potássio. Evita o edema das pernas. Ideal até duas unidades.
Fonte Band
Nenhum comentário:
Postar um comentário