Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 22 de março de 2012

Banho gelado após os exercícios pode reduzir dores musculares

Um banho frio, após os exercícios, pode reduzir as dores musculares especialmete após exercícios intensos.

Quem começou a fazer exercícios de força em uma academia sabe que o dia seguinte após uma sessão de musculação mais intensa é sinônimo de algumas dores. Um método relativamente conhecido para diminuir estas dores é tomar um bom banho frio. Atletas de ponta costumam até mesmo se mergulhar em tonéis com água e gelo para estarem prontos para o dia seguinte de novas sessões de treinamento.

Chamada de “crioterapia” pelos profissionais do esporte, a técnica ajuda a diminuir as inflamações nos músculos – um processo natural para cicatrizar as microfissuras causadas pelo uso desses músculos – e aumentar os efeitos positivos dos exercícios. Mas como essa técnica funciona ainda não se sabe exatamente.

Essa é a conclusão de uma metanálise – revisão de diversos estudos anteriores – feita por pesquisadores da Universidade de Ulster, na Irlanda. O mesmo estudo aponta ainda que os efeitos negativos dessa prática ainda não são totalmente conhecidos e, portanto, é importante que os indivíduos que fazem exercícios esporadicamente tenham isso em mente (afinal eles não têm a saúde de um esportista profissional).

Os resultados,  publicados no periódico The Cochrane Library, vieram de mais de 17 testes envolvendo mais de 360 pessoas que faziam treinos como corrida, ciclismo ou que treinavam visando resistência muscular. Na maioria dos testes os participantes haviam tomado banhos frios ou ficado em banheiras com água na temperatura aproximada entre 10º e 15º, sendo que algumas vezes essas temperaturas eram até menor. Comparados com aqueles que tinham apenas descansado, normalmente as intensidades das dores musculares eram bem menores nos dias seguintes aos exercícios.

“As evidências apontam que se banhar em água fria realmente tem um resultado positivo na recuperação muscular, comparado a apenas descansar”, diz Chris Bleakley, principal autor do estudo. Mas o pesquisador lembra que os tempos de banhos frios, temperaturas usadas e diferenças entre os tipos de exercícios fazem da técnica um mistério do ponto de vista científico, já que não há um resultado único e específico, o que poderia levar a um guia efetivo de como usar essa técnica. “Não há a análise de que pontos negativos essa técnica poderia causar, por exemplo”, dizem os autores.

“Apesar de efetivo é bom lembrar que esse tipo de “banho gelado” causa um choque térmico no organismo e é preciso estar muito alerta quando se usa desse tipo de técnica, pois pode haver problemas para a saúde que ainda não se conhecem”, finalizam.

Fonte R7

Meditar fortalece o cérebro


Em um novo estudo, pesquisadores americanos apontam evidências de que a meditação fortalece as ligações entre células cerebrais.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade da Califórnia, UCLA – que já haviam feito pesquisas sobre os benefícios cerebrais de meditadores -, mostra em um novo estudo que pessoas que meditam durante muitos anos têm o cérebro mais fortalecido.

O estudo, divulgado no periódico Frontiers in Human Neuroscience, foi feito por meio de exames de ressonância magnética. Os pesquisadores recrutaram 38 voluntários, 23 que praticavam meditação há pelo menos 20 anos e 16 indivíduos controles que tinham em comum com o primeiro grupo idade e sexo.

Os resultados mostraram grandes diferenças nas estruturas cerebrais entre os dois grupos. Os meditadores apresentavam uma quantidade maior de dobras no córtex cerebral do que pessoas que não meditam, especialmente a ínsula, uma área relacionada ao controle emocional e autocontrole.

“Pessoas que meditam são conhecidas por serem mestres em introspecção e conscientização, de modo que os resultados fazem sentido: quanto mais alguém tenha meditado, maiores as chances de dobrar o tamanho da ínsula”, concluem os autores, ressaltando que fatores genéticos ou ambientais também podem ter colaborado para os resultados. Neste sentido, mais estudos são necessários.

Fonte O que eu tenho

5 coisas que você deve saber sobre psicoterapia cognitiva

Especialista responde a cinco questões sobre psicoterapia cognitiva.

1. O que é a psicoterapia cognitiva?
A psicoterapia cognitiva é uma abordagem psicoterápica, uma forma de tratar problemas psicológicos através da conversa com um especialista que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra.

O psicoterapeuta parte do princípio de que nossos pensamentos sobre uma situação tem uma relação importante com os sentimentos e comportamentos que são desencadeados.

2. Em quais casos ela é indiciada ou a quem deve-se indicar?
A psicoterapia cognitiva é indicada por estudos de resultado favorável para uma série de condições como depressão, pânico, ansiedade generalizada, anorexia e bulimia e muitos outros transtornos mentais.

3. Como é o tratamento?
O terapeuta procura estabelecer uma relação de colaboração com o paciente e explorar através da conversa soluções de problemas, enxergar com outros olhos certas experiências vividas e reestruturar a forma de interpretar a vida.

4. Qual o tempo médio de duração do tratamento?
No modelo norte americano padrão, entre 12 a 16 sessões, mas pode adotar diferentes formatos de acordo com os problemas apresentados pelos pacientes

5. Qualquer problema pode ser resolvido ou é preciso complementação?
Certas condições humanas são resistentes a tratamentos, e existe casos onde a psicoterapia cognitiva isolada não atinge os objetivos. Em uma depressão grave, por exemplo, pode ser necessário utilizar medicamentos antidepressivos. Na maioria das condições graves, recomenda-se uso cuidadoso de tratamento combinado, ou seja, psicoterapia cognitiva e medicação integrados.

Marco Callegaro é psicólogo, diretor do Instituto Catarinense de Terapia Cognitiva e autor do livro “O novo inconsciente: como as neurociências e a terapia cognitiva revolucionaram o modelo do processamentos mental” (Ed. Artmed, 2011).

Fonte O que eu tenho

Consumo de gordura trans aumenta os níveis de agressividade


Consumo de gordura trans aumenta os níveis de agressividade

Um estudo feito com quase mil indivíduos de ambos os sexos e com idades e perfis sócioeconômicos diversos afirma que a gordura saturada pode aumentar os níveis de irritabilidade e agressividade.

A pesquisa, feita pela Universidade da Califórnia, nos EUA, e publicada no periódico PLoS One, foi liderada por Beatrice Golomb e apontou que os níveis de consumo de alimentos com gordura trans entre os ingredientes – basicamente boa parte dos alimentos industrializados – eram um indicador bastante confiável de aumento de irritabilidade entre os participantes, principalmente comparados com o grupo controle

As chamadas gorduras trans (ou dTFA, na sigla em inglês) são usadas na preparação de diversos produtos e sua concentração é especialmente alta em alimentos como margarinas e produtos “prontos para comer” (como aqueles que precisam apenas de aquecimento no microondas). Os efeitos na saúde, como já apontado em estudos anteriores, são resistência à insulina, problemas para a saúde coronariana, desregulação nos níveis do colesterol, entre outras.

Na pesquisa feita por Golomb, quanto maior a ingestão de gorduras trans, através dos alimentos industrializados oferecidos, maior os níveis de agressividade e irritabilidade. “A ingestão de gorduras trans foi um dos indicadores mais confiáveis para episódios de aumento de irritabilidade dos participantes que já observamos. Se as próximas pesquisas chegarem às mesmas conclusões que nós, precisaremos sugerir que políticas públicas e leis para escolas ou instituições penais sejam avaliadas para proibir que esse tipo de alimento seja consumido”, alerta a pesquisadora.

Fonte O que eu tenho

TPM severa e depressão podem estar relacionados

Transtornos mentais e condições clínicas são, muitas vezes, dois lados da mesma moeda. Isto quer dizer que muitas doenças ou disfunções biológicas compartilham mecanismos e influenciam – negativa ou positivamente – diversos problemas mentais. Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte (UNC), EUA, mostra como a depressão pode piorar as respostas ao estresse em mulheres com o transtorno disfórico pré-menstrual.

“O transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM) é considerado, até o momento, uma forma mais severa da tensão pré-menstrual (TPM). Assim como a TPM o TDPM está relacionado ao ciclo menstrual, mas as variações de humor, no segundo caso, são muito mais intensas e precisam de acompanhamento psicológico e muitas vezes de tratamento medicamentoso”, explica Juliana Buatetto, especialista em uroginecologia e professora da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Essa condição clínica atinge entre 5% e 7% das mulheres em idade reprodutiva e muitas vezes é diagnosticada erroneamente como casos de depressão maior ou outros transtornos do humor.

O estudo da UNC chegou à conclusão de que mulheres com TDPM podem, na verdade, ter um tipo de transtorno mais específico. A descoberta é relevante, pois um diagnóstico mais preciso pode levar a tratamentos mais efetivos dessa condição, diz Susan Girdler, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo que foi publicado no periódico Biological Psychology.

“O TDPM não é uma apenas uma variação da TPM. Este tipo de transtorno causa baixa na qualidade de vida em níveis equivalentes aos transtornos de estresse pós-traumático, a depressão maior ou o transtorno do pânico. E pior, ocorre em ciclos regulares. Muitas mulheres sofrem sem ao menos saber que têm o transtorno”, explica a pesquisadora.

O estudo de Girdler e outros pesquisadores mediu as respostas biológicas ao estresse e à dor em mulheres com TDPM. Estudos anteriores mostraram que indivíduos com depressão tinham uma resposta mais intensa ao estresse liberando altíssimas quantidades do cortisol. No caso das mulheres com TDPM, esta resposta ao estresse foi menor, mas as respostas às dores foram muito mais intensas.

Mas esses resultados só valeram para as mulheres que já haviam passado por crises depressivas e superado. Nas mulheres com TDPM e depressão ou mesmo nas mulheres apenas com depressão os resultados não se alteraram (tanto as respostas ao estresse quanto à dor eram similares).

Esses resultados servem de base para a hipótese da pesquisadora de que a TDPM e a depressão são dois transtornos distintos, o que modificaria as possibilidades de tratamento que se conhecem até então.

Fonte O que eu tenho

Amil busca classes alta e média com novas aquisições

Segundo o diretor, a operadora está sempre estudando possibilidades. Desde 2009, a empresa fez aquisições das operadoras Medial, Excelsior e ASL, que atuam nas regiões Norte e Nordeste do País

A operadora de planos de saúde Amil estuda realizar aquisições pelo Brasil a fim de aumentar sua capilaridade e atender a clientes das classes alta e média. A afirmação é do diretor superintendente da companhia, Cássio Zandoná. De acordo com ele, a Amil mapeou todas as oportunidades no país. As informações são do jornal Valor Econômico.

Segundo o diretor, a operadora está sempre estudando possibilidades. E, se surgir uma boa oportunidade, a empresa poderá realizar a aquisição.

Desde 2009, a Amil fez aquisições das operadoras Medial, Excelsior e ASL, que atuam nas regiões Norte e Nordeste do país.

Zandoná diz que têm surgido convites para que a empresa atue em países como Portugal, mas afirmou que a internacionalização não está nos planos da empresa, por enquanto. Ele diz ainda que a crise na zona do euro demanda contenção de despesas governamentais, que atinge a saúde pública dos países e abre espaços para serviços particulares.

Nos anos de 1990, a Amil atuou na Argentina e no Estado americano do Texas, atendendo a brasileiros. Com as sucessivas crises econômicas, no Brasil e na Argentina, a empresa voltou-se apenas para o mercado brasileiro.

Segundo reportagem, a empresa não admite focar seus investimentos em um determinado Estado, mas afirma que o Rio de Janeiro recebe um aporte volumoso de recursos devido ao crescimento econômico dos últimos anos e às boas perspectivas, com Copa do Mundo 2014, Jogos Olímpicos 2016 e as atividades do pré-sal.

Ao todo, no Estado do Rio estão sendo investidos cerca de R$ 640 milhões, dos quais R$ 500 milhões serão aportados no Hospital das Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital. O estabelecimento terá serviços de emergência, internação, centro diagnóstico, consultórios e centro de convenções.

Consta também, para o o Rio de Janeiro, R$ 20 milhões que estão sendo aplicados em uma área desativada do Hospital da Associação Brasileira Beneficente de Reabilitação (ABBR), para a criação do Hospitalys, especializado em ortopedia e traumatologia. Segundo a Amil, o hospital será inaugurado em maio em parceria com Hospital for Special Surgery, de Nova York.

Fonte SaudeWeb

MemorialCare implanta solução para compartilhar dados clínicos

Organização sem fins lucrativos, composta por seis hospitais americanos, colhe benefícios da solução que permite a integração nacional e regional de informações de saúde

O MemorialCare, organização sem fins lucrativos, composta por seis hospitais e uma fundação médica no sul da California, nos EUA, adquiriu uma plataforma de TI da Intersystems. A ferramenta tem o objetivo de criar um compartilhamento nacional e regional de informações de saúde, juntamente com o armazenamento e compartilhamento de dados clínicos.

De acordo com o vice-presidente e CIO do MemorialCare, Scott Joslyn, a integração entre as atividades dos profissionais de saúde vem sendo o foco estratégico da organização. Ele diz ainda que espera que o sistema implantado proporcione conectividade bidirecional entre o sistema Epic e os EHRs.

Joslyn diz que ao mesmo tempo e como um passo inicial a instituição tinha a meta de substituir o motor de interface de legados por uma nova plataforma que proporcionasse funcionalidades mais compreensivas, e a base para a organização atingir um espectro inédito em integração, armazenamento e opções analíticas, em um cenário de uso crescente na área de saúde.

Com a implantação da plataforma da Intersystem, os médicos podem, por exemplo, indicar pacientes ao MemorialCare, fornecer informações críticas do paciente. O sistema também permite que profissionais de saúde afiliados recebam documentos como sumários de descarte e avisos de referência. Além de incluir um visualizador clínico que proporciona acesso intuitivo, virtualmente, a qualquer dado clínico por meio de uma interface browser.

O MemorialCare está completando a primeira fase de sua iniciativa de integração interdepartamental. Joslyn diz que enquanto a instituição finaliza essa fase está se preparando para começar a fase dois. Ele completa ao dizer, em comunicado, que os planos futuros incluem examinar recursos avançados do HealthShare como a tecnologia embarcada iKnow.

Segundo o vice-presidente de planejamento estratégico da Intersystems, Paul Grabsheid, o MemorialCare está entre as organizações de saúde parcerias que possibilitam o intercâmbio de dados clínicos inteligentes.

Fonte SaudeWeb

Laboratório Menarini faz acordo com Biolab

Esse acordo marca a entrada da companhia italiana no país e permitirá à farmacêutica nacional ampliar seu portfólio de produtos inovadores, segundo reportagem do Valor

A farmacêutica nacional Biolab fechou aliança comercial com o laboratório italiano Menarini para a comercialização, no Brasil, de sete medicamentos desenvolvidos e produzidos pela multinacional. Esse acordo marca a entrada da companhia italiana no país e permitirá à Biolab ampliar seu portfólio de produtos inovadores. As informações são do jornal Valor Econômico.

De acordo com a reportagem, a empresa terá acesso a sete novas drogas, quatro delas na área cardiovascular, um anti-inflamatório, um para enxaqueca e outra para combater gota. O principal executivo da farmacêutica nacional, Cleiton de Castro Marques, diz que um dos produtos que está nessa cesta é para tratamento de gota, muito aguardado pelo mercado. E afirma que o último medicamento desenvolvido para essa categoria foi lançado há pelo menos 50 anos

Os medicamentos da Menarini serão comercializados no Brasil pelas empresas Biolab e Avert (que pertence à Biolab). A Avert vai negociar os medicamentos pela Menarini. Segundo reportagem, a empresa está oferecendo sua estrutura de registro. E vai comercializar os mesmos produtos pela Biolab.

Para a Menarini, essa aliança facilita o acesso dos medicamentos da companhia no país. A expectativa é de que esses medicamentos recebam aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) nos próximos meses e passem a ser comercializados no país a partir de 2013.

A relação entre as duas empresas é antiga. Desde 2008, a farmacêutica nacional comercializa o anti-hipertensivo Nebilet (nebivolol) desenvolvido pelo grupo italiano. Com a parceria ampliada, o grupo italiano estreia de vez no mercado brasileiro.

A companhia italiana chegou a sondar ativos no país nos últimos dois anos, mas com os preços nas alturas essa aliança comercial foi o caminho mais curto para acessar o mercado brasileiro. Com faturamento de € 3 bilhões, a Menarini, fundada há 126 anos, é a maior farmacêutica da Itália, com uma participação de 7% naquele mercado.

Com faturamento de R$ 660 milhões em 2011, a Biolab planeja crescer 12% neste ano. O foco da companhia são os medicamentos sob prescrição médica, sobretudo nas especialidades de cardiologia, ginecologia, reumatologia, pediatria, endocrinologia e dermatologia. Em 2010, a companhia firmou joint venture com a alemã Merz para atuar na área estética no Brasil. O grupo também estuda associação com a Eurofarma, Cristália e Libbs, com apoio do BNDES, para atuar no segmento biológico.

Fonte SaudeWeb

Rombo de fraude na saúde do RJ chega a R$ 124 mi

Solicitada pelo Ministério da Saúde, a vistoria começou em abril de 2011 e já rastreou um total de R$ 887 milhões em negócios com empresas privadas nos últimos anos

A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou até agora um rombo de R$ 124 milhões em contratos de obras e prestação de serviços com a rede de seis hospitais federais do Rio de Janeiro. Solicitada pelo Ministério da Saúde, a auditoria começou em abril de 2011 e já rastreou um total de R$ 887 milhões em negócios com empresas privadas nos últimos anos. As fraudes consumiram mais de 14% desse montante e três das quatro empresas que participaram do esquema de corrupção denunciado pelo programa Fantástico, da TV Globo, estão entre as citadas no levantamento da CGU. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

São elas a Rufolo Serviços Técnicos e Construções, a Locanty Soluções, especializada em coleta de lixo e serviços hospitalares e a Toesa Service, que atua como locadora de veículos, transporte e atendimento emergencial em UTIs móveis. Entre outras irregularidades, os auditores anotaram indícios de direcionamento de licitações realizadas pelos hospitais, cartelização nos serviços de lavanderia, limpeza e conservação hospitalar e alimentação, superestimativa de quantitativos de equipamentos locados e alto custo das locações quando comparadas à possibilidade de compra.

Até agora, a auditoria nos seis hospitais federais fluminenses resultou em recomendações ao Ministério da Saúde. Uma delas, já implementada, consiste na adoção de pesquisa de mercado junto a sistemas de compras de todo o País, para cotação de insumos. Outra medida, a centralização de compras de bens e serviços realizadas para todos os hospitais, segundo a CGU, implicou em economia de R$ 40,4 milhões no custeio de 2011.

A CGU informou que considera essencial a aprovação, pelo Congresso, do Projeto de Lei 6826, que propõe novas formas de punição a empresas envolvidas em corrupção, como fraude em licitações, pagamento de propina a servidores públicos, lavagem de dinheiro ou maquiagem de serviços e produtos fornecidos ao governo. Entre as novas punições previstas estão multa (de 1% a 30% do faturamento bruto), impedimento de receber benefícios fiscais, fechamento temporário ou mesmo extinção, dependendo da gravidade do ilícito praticado.

Leia mais:
O titular da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvio de Recursos Públicos, Victor Poubel, começa a ouvir nesta quarta-feira, (21) no Rio 17 pessoas de quatro empresas envolvidas no pagamento de propina para ganhar contratos no Instituto de Pediatria da Universidade Federal do estado (UFRJ), na Ilha do Fundão. A denúncia foi feita domingo (18) pelo programa Fantástico, da TV Globo.

A Polícia Federal instaurou quatro inquéritos envolvendo a Locanty Soluções (da área de coleta de lixo), a Toesa Service (locadora de veículos), a Bella Vista Refeições Industriais e a Rufolo Serviços Técnicos e Construções. A tomada de depoimentos vai até sexta-feira (23).

Com a ajuda da direção do hospital, um repórter do programa se passou por gestor de compras da instituição durante dois meses e simulou uma chamada de licitações em regime emergencial. Nesse período, as negociações com representantes das empresas foram gravadas. Para vencer a licitação, representantes das empresas sugeriram o pagamento de propina. As empresas envolvidas negaram, por meio de nota, que paguem suborno para garantir vendas ou contratação de serviços em processos licitatórios.

Fonte SaudeWeb

Parceria da Fiocruz e farmacêutica gera economia de R$240 mi

Iniciativa faz parte da estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo, do governo federal

O Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) e o laboratório nacional Libbs Farmacêutica anunciaram nesta terça-feira (20) o início da distribuição de 6,5 milhões de cápsulas do medicamento Tacrolimo com a apresentação de 1mg. O produto é usado para evitar rejeição de transplantes de rins e fígados. Farmanguinhos adquiriu a tecnologia do Libbs, num acordo que prevê também o fornecimento do insumo farmacêutico ativo pela empresa, permitindo assim o domínio de toda a cadeia do medicamento.

O processo de transferência da tecnologia tem duração de cinco anos e, ao longo desse período, estima-se uma economia de R$ 240 milhões para os cofres públicos. Além disso, a iniciativa faz parte da estratégia nacional de fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde, por meio da Política de Desenvolvimento Produtivo, do governo federal. Para o presidente da Fiocuz, Paulo Gadelha, a iniciativa que gerou a parceria “tem uma visão integrada do sistema de saúde e aumenta a capacidade e a estrutura do programa nacional de transplantes. Com essa soma de competências é possível atender de maneira melhor e mais ampla às demadas do SUS”. Além disso, de acordo com Gadelha, a redução de custos garante qualidade ao SUS, contribui para reduzir o déficit na balança comercial brasileira e a dependência externa, já que o medicamento passa a ser produzido no país, e representa ganhos para as competências tecnológicas nacionais. “As complexidades do processo de produção em saúde exigem, cada vez mais, parcerias público-público ou público-privado, como esta celebrada entre Fiocruz e Libbs”, completou Gadelha.

O Tacrolimo é um imunossupressor que diminui a atividade do sistema imunológico, efeito necessário para contornar a rejeição do organismo do paciente ao órgão transplantado, garantindo o sucesso do procedimento. Esse medicamento consta na lista de produtos estratégicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), segundo a Portaria 978/2008 do Ministério da Saúde (atualizada pela Portaria 1.284/2010). O produto será distribuído aos transplantados, por meio do SUS em todo o Brasil. Até o final de 2012, o acordo entre o Libbs, Farmanguinhos/Fiocruz e Ministério da Saúde prevê a distribuição de 30 milhões de unidades do Tacrolimo, beneficiando mais de 25 mil brasileiros que utilizam o medicamento. De acordo com dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), o Brasil realizou, em 2011, 4.957 transplantes de rim e 1.492 de fígado.

Segundo o diretor de Farmanguinhos, Hayne Felipe, a iniciativa fortalecerá as indústrias farmacêutica e farmoquímica nacionais. “Além disso, ao ser fabricado totalmente em território nacional, contribui para reduzir o desequilíbrio da balança comercial. Nosso objetivo é preencher uma lacuna, ou seja, produzir o medicamento com qualidade e com menos recursos”, afirma o diretor. Com a produção do Tacrolimo, destaca Hayne, espera-se ampliar o acesso a todos os pacientes que necessitam do medicamento, caso haja demanda reprimida, em função da economia gerada. Por outro lado, o fato de ser produzido por um laboratório público garante o abastecimento da rede pública de saúde.

Já o diretor do Libbs Farmacêutica, Álvaro Athayde, ressalta que por meio da parceria, que reúne dois laboratórios de excelência, será possível realizar um serviço de alta qualidade. “A parceria é um marco na trajetória do Libbs. Com mais de 50 anos de experiência em oferecer soluções de qualidade e acessíveis aos brasileiros em vários segmentos, entramos em uma nova fase. Nosso nível de excelência em tecnologia e produção nos dá a certeza de que estamos prontos para retribuir a confiança do governo e prestar o melhor serviço à população”.

Fonte SaudeWeb

Sucos industrializados podem possuir apenas 1% de fruta na sua composição

Uma pesquisa realizada pelo Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), mostra que embalagens de alimentos industrializados não contêm as quantidades significativas de ingredientes que deveriam.

O Idec fez o levantamento de 18 produtos e 15 marcas de iogurtes, refresco em pó, gelatinas, isotônicos, sorvetes e néctares, e concluiu que em oito deles não existiam vestígios de frutas, e os outros dez haviam quantidades bem pequenas, cerca de 10%, na sua maioria girando em torno de 1%.

Com tudo, boa parte dos produtos possuía imagens reais de frutas que ocupam a maior parte da embalagem, enquanto a lista de ingredientes fica escondida, dificultando a leitura do consumidor. Na maioria dos rótulos as empresas não informam se o alimento contém ou não fruta e o seu percentual em relação ao restante dos ingredientes.

Entre os alimentos pesquisados, apenas três não usam imagens de fruta (fresca ou estilizada): os isotônicos Gatorade e Marathon, e a gelatina Dr. Oetker. Mas eles destacam o nome da fruta que dá sabor ao produto, além de usar cores a ela associadas. No caso do Gatorade, por exemplo, a letra que designa a palavra “tangerina” ocupa 5 mm de altura dos 43 mm do rótulo. Não é tão grande, mas é a segunda maior letra do rótulo, perdendo apenas para a usada no nome da marca.

O istônico Gatorade, é um dos oito produtos que, ao ler a sua lista de ingredientes conclui-se não conter frutas em sua composição. O mesmo ocorre com sorvete Kibon, gelatina Dr, Oetker e o também isotônico Matathon.

Dos refrescos em pó, apenas o Tang, Camp e La Frutta informavam qual o seu percentual de fruta, 1% nos três.

Ibuprofeno é eficaz contra "mal de altura"

"O mal de altura é como uma ressaca forte", diz professor de medicina

O antiinflamatório ibuprofeno é eficaz contra o mal agudo de montanha (mal de altura), que acomete milhões de pessoas saudáveis quando sobem rápido demais grandes altitudes, revelou um estudo publicado nesta terça-feira nos Estados Unidos.

"O mal de altura é como uma ressaca forte", disse Grant Lipman, professor de medicina da Universidade de Stanford, Califórnia (oeste), principal autor do estudo, publicado na edição online dos Anais de Medicina de Emergência (AEU, na sigla em inglês).

Os sintomas incluem dores de cabeça, fadiga, enjoo, náuseas, perda de apetite e vômitos. No pior dos casos, raramente a doença pode causar edema cerebral, que costuma ser fatal.

Mas, segundo os médicos autores do estudo, o mecanismo, relacionado com a falta de oxigênio em altura, ainda não é bem entendido.

Alguns especulam que a falta de oxigênio aumenta o volume de líquido no cérebro, causando inflamação. E este inchaço, disseram, diminui com a ingestão de ibuprofeno, um antiinflamatório.

Os cientistas descobriram que o ibuprofeno, que é vendido sem receita para tratar a dor, reduz em 26% a incidência da doença, segundo resultados de um teste clínico único com 58 homens e 28 mulheres.

A experiência foi realizada nas Montanhas Brancas da Califórnia, onde um grupo passou a noite a 1.250 metros de altitude. Durante uma subida 3.880 metros acima do nível do mar, uma parte do grupo tomou várias doses de ibuprofeno, enquanto o restante ingeriu um placebo.

Entre os 44 participantes do teste que fizeram uso do ibuprofeno, 19 (43%) sofreram mal de altura, enquanto 29 (69%) dos 42 que tomaram placebo sentiram os sintomas da doença.

Outros medicamentos usados contra o mal de altura, como a acetazolamida e a dexametasona, causam mais efeitos colaterais, segundo os pesquisadores.

Fonte R7

Alimentos que ajudam a dormir são ricos em triptofano

É fácil encontrar triptofano em alimentos com altos níveis de carboidratos

Você sabia que o que se come antes de dormir pode influenciar positiva ou negativamente no seu sono? Nutricionistas recomendam consumir produtos ricos em triptofano, como leite e derivados; produtos a base de soja; frutos do mar; aves; grãos integrais; leguminosas (tais como lentilha e feijões); arroz; frutas oleaginosas; ovos; sementes de gergelim e de girassol, entre outros.

É fácil encontrar triptofano em carboidratos ou alimentos cujos níveis de carboidratos são altos, pois sua ingestão estimula a liberação de insulina, que ajuda a limpar da corrente sanguínea os aminoácidos que competem com o triptofano.

Assim, estas substâncias que induzem ao sono entram mais naturalmente no cérebro, produzindo mais serotonina e melanina.

Se optar por comer proteínas e não ingerir carboidratos, certamente terá dificuldade para dormir. É que os alimentos ricos em proteínas contêm também a tirosina, que estimula a atividade cerebral.

Então o ideal é preparar um jantar rico em carboidratos e com pequena quantidade de proteína para garantir uma boa noite de sono.

Fonte R7

Obsessão pela forma física pode causar transtorno psicológico

Como consequência, o atleta pode desenvolver a vigorexia

A busca pelo corpo perfeito pode levar a um fanatismo na hora de praticar os exercícios físicos.

Como consequência, o atleta pode desenvolver a vigorexia, uma síndrome contrária da anorexia, em que a pessoa se enxerga magra e com pouca massa muscular.

O NBlogs desta quarta-feira (21) discutiu as consequências desse transtorno e como se prevenir.

Veja o vídeo e se informe:
Fonte R7

Conheça exercícios para fortalecer os joelhos

Agindo assim é possível prevenir lesões e aumentar o desempenho

Nenhuma articulação do corpo é tão exigida e sofre mais do que o joelho. Principais responsáveis pela sustentação do peso corporal e pelo trabalho de locomoção, os joelhos são os primeiros a sinalizar com dores ao serem sobrecarregados demais.

Por essa razão, exercícios para fortalecer essa região são fundamentais. A articulação do joelho é formada por ligamentos, tendões e cartilagens que formam uma estrutura com condições de realizar movimentos de flexão, rotação e extensão.

Como não existem exercícios específicos para ligamentos e tendões, o jeito certo de fortalecer o joelho é trabalhar os músculos que o cercam e que estão relacionados com sua movimentação.

Agindo assim é possível prevenir lesões e aumentar o desempenho durante os exercícios. Exercícios funcionais, que trabalham a flexibilidade, a força, a potência e o equilíbrio, são os mais indicados para o fortalecimento do joelho e da redução da dor na região.

Fonte R7

Tuberculose é transmissível

Setenta mil crianças morrem de tuberculose ao ano

Muitas vezes a doença não é identificada pela dificuldade em reconhecer sintomas

Setenta mil crianças morrem todos os anos de tuberculose, uma doença incurável frequentemente não identificada devido à dificuldade dos profissionais de saúde reconhecer os sintomas, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde) nesta quarta-feira (21).

De acordo com o coordenador do departamento de tuberculose da OMS, Malgosia Grzemska, a tuberculose costuma ser subnotificada em crianças porque os sintomas nelas não são muito específicos.

Ao contrário dos adultos, que costumam tossir incessantemente quando infectados pela doença, as crianças podem nem mesmo tossir, podem ficar letárgicas e brincando menos. O especialista da agência de saúde da ONU disse que assegurar acesso a exames a todas as crianças que vivem em lares com adultos infectados ajudará a detectar casos precocemente.

Crianças que vivem em lares com tuberculose e que não estiverem doentes devem ser submetidas a tratamento preventivo, enquanto aquelas infectadas devem ser tratadas precocemente, afirmou, acrescentando que cerca de meio milhão de bebês e crianças contraem a doença anualmente.

Fonte R7

Mulheres obesas são mais hospitalizadas do que homens

Em 2011, foram 545 homens, contra 4 mil mulheres - sete vezes mais

A obesidade é responsável por levar sete vezes mais as mulheres ao hospital do que os homens. Em 2011, enquanto 545 homens foram internados por problemas acarretados pela gordurinhas a mais, quase 4 mil pacientes do sexo feminino foram parar nas emergências médicas do País, segundo dados do Ministério da Saúde.

Em comparação com o mesmo período de 2010, há um aumento de 18,2% das hospitalizações de obesas (3.269), mais suscetíveis a problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, diabetes e também transtornos psíquicos.

Especialistas explicam os números devido ao sedentarismo, ao metabolismo que faz o gasto calórico ser menor que o dos homens e às oscilações hormonais, além dos episódios de compulsão em períodos pré-menstruais.

Sem contar com os fatores psicológicos pelos quais elas são afetadas quando sofrem pressão por estarem acima do peso, tais como depressão e dificuldade de manter controle diante da comida.

Fonte R7

Prefeitura Municipal de Itaverava - MG

A Prefeitura Municipal de Itaverava, Minas Gerais, realiza concurso para preenchimento de 93 vagas.

Inscrições:
De 19 de março a 13 de abril, pelo www.escal.com.b.

Valor:
De R$ 24,00 a R$ 200,00.

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 9.000,00.

Provas:
Provas objetivas: 12 de maio.
Haverá provas de títulos.

Cargos:
Superior - Médico Clínico Geral, Enfermeiro, Cirurgião-Dentista, Médico Ginecologista, Médico Pediatra, Farmacêutico, Turismólogo, Assistente Social e Psicólogo.
Médio - Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Farmácia, Auxiliar em Farmácia, Digitador, Professor I, Assistente Administrativo II e III, Auxiliar de Departamento Pessoal e Técnico em Informática.
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Recepcionista, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente Escolar, Ajudante Geral, Gari, Pedreiro e Vigia
r

Prefeitura Municipal de Irará - BA

A Prefeitura Municipal de Irará, Bahia, realiza concurso para preenchimento de 315 vagas.

Inscrições:
Até 31 de março, pelo http://www.seprod.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 100,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 2.800,00

Provas:
Haverá provas objetivas, prova de títulos, e provas práticas para Motorista Profissional, Operador de Retroescavadeira e Operador de Motoniveladora.

Cargos:
Superior - Enfermeiro, Bioquímico Farmacêutico, Assistente Social, Farmacêutico, Psicólogo, Nutricionista, Engenheiro Civil, Professor de Matemática, Professor de Libras e Professor de Inglês.
Médio - Professor de Séries Iniciais, Auxiliar de Contabilidade, Técnico de Rede, Técnico em Edificação, Técnico Agropecuário, Técnico/Eletrotécnico, Técnica de Laboratório, Técnico de Enfermagem, Instrutor de Informática, Fiscal, Agente Administrativo, Agente da Vigilância Sanitária, Agente da Vigilância Epidemiológica, Cadastrador, Recepcionista, Auxiliar de Consultório Dentário, Agente de Alimentação, Monitor Escolar, Motorista Profissional, Operador de Retroescavadeira, Operador de Motoniveladora, Office Boy e Vigilante.
Fundamental - Mecânico Veículo Pesado, Encanador, Carpinteiro, Pedreiro, Operário da Limpeza Pública e Auxiliar de Serviços Gerais.

Prefeitura Municipal de Francisco Sá - MG

A Prefeitura Municipal de Francisco Sá, Minas Gerais, realiza concurso para provimento de 112 vagas.

Inscrições:
Entre 24 de fevereiro e 26 de março, pelo http://www.seapconcursos.com.br/.


Remuneração:
De R$ 70,00 (hora/aula) a R$ 9.500,00.

Valor:
De R$ 20,00 a R$ 100,00.

Provas:
Prova objetiva: 28 de abril de 2012.

Cargos:
Fundamental - Agente de Combate Epidemiológico e Agente de Comunitário de Saúde;
Médio - Atendente de Consultório Dentário e Auxiliar de Enfermagem;
Superior - Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico Clínico Geral PSF, Supervisor de Aprendizagem Telecurso - Pedagogia, Orientador Aprendiz Telecurso nas áreas de Matemática, Biologia, Artes, Geografia, Português, História, Inglês, Química e Física

Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul – PR

A Prefeitura Municipal de Corumbataí do Sul – PR realiza concurso para preenchimento de 88 vagas.

Inscrições:
Até 30 de março, na rua Tocantins, nº 153, Centro)

Valor:
De R$ 15,00 a R$ 50,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a 9.438,24

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril
Haverá prova prática para Motorista I, Operador de Equipamentos Rodoviários I e Tratorista e prova de valoração de títulos para Educador Infantil, Pedagogo e Professor.

Cargos:
Alfabetizado/Fundamental Incompleto - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari, Servente Geral, Vigia, Atendente da Casa Lar, Motorista I, Operador de Equipamentos Rodoviários I e Tratorista.
Médio - Agente Administrativo I, Agente de Endemias, Auxiliar de Enfermagem e Secretária I;
Superior - Educador Infantil, Advogado, Agente Técnico Administrativo de Economia e Finanças, Assistente Social, Enfermeiro, Engenheiro-Agrônomo, Fisioterapeuta, Nutricionista, Pedagogo, Professor, Psicólogo, Técnico de Vigilância Sanitária e Tecnólogo Ambiental;
Superior incompleto - Assistente Técnico Administrativo.
Concurso 002/2012
Fundamental - Agente Comunitário de Saúde;
Médio - Técnico de Higiene Dental;
Superior - Instrutor Cemic, Médico PSF e Monitor ProJovem

Prefeitura Municipal de Brotas - SP

A Prefeitura Municipal de Brotas, São Paulo, realiza concurso para preenchimento de 55 vagas

Inscrições:
Até 8 de abril, pelo www.consesp.com ou na Avenida Mário Pinotti, nº. 584

Valor:
De R$ 25,00 a R$ 55,00

Remuneração:
De R$ 684,25 a R$ 8.470,00

Provas:
Provas objetivas: 29 de abril
Haverá provas de títulos para Professores
Haverá teste de aptidão física e curso de formação para Guarda Civil Municipal.

Cargos:
Fundamental - Agente de Saúde e Guarda Civil Municipal.
Médio - Auxiliar de Creche, Escriturário, Secretário de Escola e Técnico de Enfermagem.
Superior - Assistente Social, Enfermeiro, Médico Clínico Geral, Professor de Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano, Professor de Ensino Fundamental de 6º ao 9º ano nas disciplinas de Artes, Ciências, Educação Física e Inglês, Psicólogo e Técnico em Informática
.br

Prefeitura Municipal de Belém - PA

A Prefeitura Municipal de Belém, Pará, realiza concurso para provimento de 49 vagas.

Inscrições:
De 16 de março a 17 de abril, pelo http://www.cetapnet.com.br/


Valor:
De R$ 40,00 a R$ 70,00

Remuneração:
De R$ 622,00 a R$ 1.244,00

Cargos:
Motorista, Auxiliar Técnico em Computação, Assistente de Programa, Administrador, Assistente de Programa, Contador e Nutricionista.

Provas:
Prova objetiva: 13 de maio

Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná - PR

A Prefeitura Municipal de Altamira do Paraná realiza concurso para provimento de 31 vagas.

Inscrições:
Até 9 de abril pelo http://www.exatuspr.com.br/


Valor:
De R$ 30,00 a R$ 80,00

Remuneração:
De R$ 343,20 a R$ 3.200,00

Cargos:
Alfabetizado - Auxiliar de Serviços Gerais, Gari e Operador de Máquina.
Médio - Agente Educacional, Eletricista, Professor e Técnico em Enfermagem.
Superior - Advogado, Assistente Social, Engenheiro-Agrônomo, Psicólogo e Veterinário.

Provas:
Haverá provas objetivas, prova prática para Operador de Máquina Agrícola e análise de títulos para Agente Educacional.

Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG

A Prefeitura Municipal Córrego Novo – MG realiza concurso para preenchimento de 43 vagas.

Inscrições:
De 14 de março a 12 de abril, na Avenida Doutor Mauro Lobo Martins, nº. 127, Centro ou pelo http://www.exameconsultores.com.br/.


Valor:
De R$ 43,00 a R$ 87,00.

Remuneração:
Entre R$ 622,00 e R$ 1.365,12.

Provas:
Prova objetiva: 29 de abril de 2012.
Haverá prova prática para Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D e Operador de Máquinas.

Cargos:
Fundamental - Agente de Administração, Ajudante de Estradas, Auxiliar de Administração I, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Limpeza, Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Triagem, Gari, Inspetor de Alunos, Jardineiro, Motorista I - CNH B, Motorista II - CNH D, Operador de Máquinas, Operário, Pedreiro, Servente Escolar e Vigia;
Médio - Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Administração II, Auxiliar de Secretaria Escolar, Técnico de Administração Fazendária e Técnico de Enfermagem;
Superior - Contador, Fisioterapeuta e Professor I.

Concurso Prefeitura de Gaspar - SC 2012

A Prefeitura de Gaspar (SC) abre nesta sexta-feira (23) as inscrições para concurso público destinado ao preenchimento de 66 vagas, além do cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior.

O salário varia de R$ 656,79 a R$ 6.748,55, por jornadas de 10 a 40 horas semanais. Do total de vagas, 5% são reservadas a portadoras de necessidades especiais.
Estão sendo disponibilizadas vagas para nível fundamental, nas funções de agente de serviços gerais, servente/merendeira, zelador, agente de combate às endemias e escriturário;

Para nível médio/técnico estão abertas vagas para os cargos de agente de serviços especializados I, auxiliar administrativo, fiscal, monitor de área azul, técnico de enfermagem, técnico em higiene dental e topógrafo;

No nível superior, as vagas são para as funções de assistente social, contador, dentista/cirurgião - ESB, dentista/endodontista, dentista/periodontista, enfermeiro - ESF, engenheiro civil, fisioterapeuta, médico/clínico geral - ESF, médico/dermatologista, médico/psiquiatra, nutricionista, pedagogo, psicólogo e técnico em projetos.
Inscrição

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 23 de abril de 2012, exclusivamente, pela Internet, através do site http://www.ibam-concursos.org.br/.

Os valores das taxas de inscrição vão de R$ 35,00 a R$ 80,00, conforme a natureza do cargo.
Provas e resultados

As provas escritas serão realizadas na data provável do dia 20 de maio de 2012, no período matutino. Os portões serão abertos às 08:00 e fechados, impreterivelmente, às 09:00 horas e as provas iniciadas em seguida e terão a duração de 03 (três) horas.

Os candidatos poderão acessar e imprimir o cartão de confirmação, com data, horário e local da prova. O cartão estará disponível, a partir de 07 de maio de 2012, no site do IBAM (http://www.ibam-concursos.org.br/).

Os gabaritos serão divulgados no dia 20 de maio de 2012, após as 18 horas, nos sites (http://www.ibam-concursos.org.br/) e (http://www.gaspar.sc.gov.br/) e no dia 21 de maio de 2012, a partir das 08h e 30min no mural da Prefeitura de Gaspar.

O resultado final do Concurso será homologado pelo Prefeito Municipal e publicado no Mural da Prefeitura de Gaspar e no site (http://www.gaspar.sc.gov.br/).

O Concurso terá o prazo de validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Saiba mais

Prefeitura de Canaã dos Carajás - PA abre concurso para 835 vagas

No Município de Canaã dos Carajás, localizado a 160 km de Belém- Pará, a Prefeitura já recebe inscrições para o concurso público nº 001/2012, que preencherá 835 vagas na administração direta. Há oportunidades para cidadãos dos níveis fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior. Os salários oferecidos aos profissionais variam entre R$ 622,00 e R$ 5.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais. Do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
Inscrições

As inscrições serão realizadas até o dia 15 de abril de 2012, através da internet, no site http://www.ivin.com.br/.

Para participar, é preciso pagar uma taxa de inscrição de acordo com seu nível de escolaridade, sendo R$ 35,00 para nível fundamental completo e incompleto, R$ 50,00 nível médio e R$ 70,00 para nível superior e magistério.
Confira os cargos e formação exigida:

Para quem tem apenas o nível fundamental incompleto poderá concorrer às chances de Agente de Serviços Gerais (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços Funerários, Agente de Serviços de Segurança Patrimonial (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços de Alvenaria, Agente de Serviços Elétricos e Agente de Serviços Hidráulicos.

Quem tem o nível fundamental completo pode concorrer nos cargos de Agente de Serviços de Auxiliar de Administração (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços de Culinária, Agente de Serviços de Monitoria Social, Agente de Serviços de Condução de Veículos, Agente de Serviços de Operação de Máquinas e Agente de Serviços de Mecânica.

No nível Médio concluído, as ofertas são para Agente de Serviços Administrativos (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços Fazendários, Agente de Serviços de Vigilância Sanitária, Agente de Serviços Sociais, Agente de Serviços de Biblioteca Escolar (SEDE e Z. RURAL) e Agente de Serviços de Trânsito e Transporte.

Nas especialidades que exigem nível médio técnico, há vagas para Agente de Serviços Agropecuários, Agente de Serviços Ambientais, Agente de Serviços em Análises Clínicas, Agente de Serviços em Enfermagem (SEDE e Z. RURAL), Agente de Serviços em Higiene Bucal, Agente de Serviços em Radiologia, Agente de Serviços de Segurança no Trabalho, Agente de Serviços de Turismo e Hospitalidade, Agente de Serviços de Obras Públicas e Agente de Serviços Topográficos.

Profissionais com formação de nível superior poderão se optar por cargos como o de Analista de Planejamento e Orçamento, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental, Arquiteto, Assistente Cultural, Assistente Social, Auditor Ambiental, Auditor Fiscal de Tributos, Biomédico, Bioquímico, Educador de Trânsito, Educador Social, Educador Físico, Enfermeiro (SEDE e Z. RURAL), Enfermeiro - Z. RURAL (PACS), Engenheiro Agrônomo, Engenheiro de Tráfego, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Anestesista, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral (SEDE e Z. RURAL), Médico Cirurgião, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra,     Médico Veterinário, Nutricionista Clínico, Nutricionista Escolar, Odontólogo - Z. RURAL, Odontólogo/Periodontia - SEDE, Odontólogo/Pacientes Portador de Necessidades Especiais - Z. SEDE, Odontólogo/Endodontia - SEDE, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Sociólogo e Zootecnista.

Por fim, os outros cargos disponíveis para o nível superior e magistério: Professor 1- Educação Infantil (SEDE e Z. RURAL), Professor II - Séries Iniciais (SEDE e Z. RURAL), Professor III- ARTES, Professor III - CIÊNCIAS NATURAIS (SEDE e Z. RURAL), Professor III - EDUCAÇÃO FÍSICA SEDE e Z. RURAL), Professor III - GEOGRAFIA (SEDE e Z. RURAL), Professor III - HISTÓRIA- Z. RURAL, Professor III - INGLÊS (SEDE e Z. RURAL), Professor III - MATEMÁTICA (SEDE e Z. RURAL), Professor III - PORTUGUÊS (SEDE e Z. RURAL) e Professor III - ENSINO RELIGIOSO.
Provas

As provas serão realizadas na data provável de 20 de maio de 2012, na cidade de Canaã dos Carajás, Estado do Pará . Os locais e os horários de aplicação das Provas serão divulgados no site da Organizadora: http://www.ivin.com.br/, no Portal do Candidato, na sede da Organizadora na sede do Município de Canaã dos Carajás, com antecedência mínima de até 05 (cinco) dias da data de realização.

O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado na data prevista de 20 de maio de 2012, no site da Organizadora: http://www.ivin.com.br/ na sede do IVIN, bem como em mural na Prefeitura Municipal de Canaã dos Carajás.
Validade
A validade do concurso público será de 02 (dois) anos, contados da data da homologação de seu resultado, prorrogável por até 02 (dois) anos, a critério do Município de Canaã Dos Carajás, Estado do Pará.

Saiba mais

Prefeitura de Sacramento (MG) divulga edital de processo seletivo

Foi divulgado o edital nº. 005/2012 para realização de processo seletivo na Prefeitura de Sacramento, Estado de Minas Gerais. A seleção visa a contratação de 03 profissionais mais formação de cadastro reserva, específico para atenção primária à saúde (Programa de Saúde da Família). Os salários variam entre R$ 668,65 e R$ 8.277,50, com carga horária de 40 horas semanais.
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar Administrativo, Motorista, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Enfermagem, Assistente Social, Dentista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Técnico em Nutrição, Agente de Combate às Endemias e Educador Físico.
A inscrição será realizada via internet pelo site http://www.libertas-mg.com.br/, a partir das 10:00h do dia 02 até às 23:59h do dia 17 de abril de 2012.
A Prefeitura de Sacramento disponibilizará, no posto de informações, localizado à Pça. Monsenhor Saul Amaral, 512 - Centro - Sacramento-MG, microcomputador ao candidato que não tiver acesso a internet para o preenchimento do requerimento de inscrição e impressão do boleto de pagamento, no horário de 08:00 às 11:30 e de 13:00 às 17:00h de segunda a sexta-feira.
As taxas variam entre R$ 45,00 e R$ 120,00.
A prova escrita está prevista para 13 de maio de 2012, em local e horário a serem divulgados no com provante definitivo de inscrição, disponível no site http://www.libertasmg.com.br/, a partir do dia 08 de maio de 2012 ou retirá-lo pessoalmente no posto de informações, localizado na Sede da Prefeitura Municipal, a partir do dia 08 até o dia 10 de maio de 2012, situada à Pça. Monsenhor Saul Amaral, 512, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a obtenção desse documento.
O gabarito oficial da será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia seguinte à realização da mesma, e será divulgado no site http://www.libertas-mg.com.br/, após as 12:00h.
O prazo de validade do processo seletivo é de até 1 ano, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Peixoto de Azevedo (MT) 2012

Com a finalidade de preencher 273 vagas, a Prefeitura de Peixoto de Azevedo, cidade localizada a 608 km da Capital, Estado do Mato Grosso do Sul, abre inscrições para concurso público destinado a selecionar profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
A seleção oferece salário que varia entre R$ 622,00 a R$ 4.240,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
Cargos: Professor, Engenheiro Civil, Arquiteto, Contador, Controlador Interno, Assistente Social, Bioquímico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Técnico em Desenvolvimento Infantil, Técnico em Segurança do Trabalho, Assistente Técnico Administrativo, Técnico em Contabilidade, Fiscal de Vigilância Sanitária, Técnico em raio‐X, Técnico em enfermagem, Técnico em Laboratório e Análise Clínica, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em imobilizações ortopédicas e gesso, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar em saúde bucal, Agente de Combate a endemias, Borracheiro, Lubrificador de Máquinas, Auxiliar de serviços gerais, Mecânico, Motorista, Eletricista de Automóveis, Pedreiro, Tratorista, Técnico de Infra‐Estrutura – Transporte Escolar, Vigia, Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Motoniveladora, Operador de Pá carregadeira, Operador de Retroescavadeiras e Operador de motosserra.
As inscrições serão realizadas no período entre 21 de março e 11 de abril de 2012, através dos endereços eletrônicos http://www.acpi.inf.br/ e http://www.peixotodeazevedo.mt.gov.br/ ou na Prefeitura de Peixoto de Azevedo, situada na Rua Ministro César Cals, 226, Centro, Peixoto de Azevedo/MT, das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira.
As taxas de inscrições são de R$ 20,00 (nível fundamental), R$ 60,00 (nível médio) e R$ 100,00 (nível superior).
As provas objetivas serão realizadas na data provável 06 de maio de 2012, no período matutino, das 08h às 11h, nos locais a serem indicados em edital complementar específico, que será afixado no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e estará disponível nos seguintes endereços eletrônicos: http://www.acpi.inf.br/ e http://www.peixotodeazevedo.mt.gov.br/.
As provas práticas poderão ser realizadas no mesmo dia das provas objetivas, dependendo do número de candidatos que farão este tipo de prova, sendo os candidatos informados previamente.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização das provas.
O presente concurso público terá prazo de validade de dois anos, contados a partir de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, no interesse da administração.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Maringá - PR 2012

Com oferta de 70 vagas e formação de cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Maringá, no Estado do Paraná, lançou edital nº. 030/2012 para realização de concurso público.
A carga horária é de 20 a 40 horas semanais, com salários que variam entre R$ 622,00 e R$ 3.181,50, além de R$ 150,00 de abono salarial. Do total de vagas, 5% são reservadas a os candidatos portadores de necessidades especiais.

Cargos

Analista de Projetos (1); Armador (1); Auxiliar de Serviços Gerais feminino (reserva); Auxiliar de Serviços Gerais masculino (40); Borracheiro (1); Carpinteiro (reserva); Coletor (reserva); Desenhista (1); Eletricista de Autos (reserva); Encanador (reserva); Guarda Municipal feminino (reserva); Lubrificador (reserva); Maquinista (3); Mecânico máquinas pesadas (2); Mecânico veículos pesados (reserva); Mecânico motocicleta (reserva); Mecânico motossera e máquina costal (1); Médico Ortopedista (reserva); Médico Pediatra (reserva); Médico Psiquiatra (reserva); Operador de Equipamentos I (reserva); Operador de Equipamentos II (reserva); Operador de Equipamentos Especiais espargidor (reserva); Operador de Máquina Costal (reserva); Pedreiro (2); Professor Educação Especial – sala de recursos multifuncional (5); Professor Educação Especial – apoio em sala de aula (5); Professor Educação Especial – contraturno escolar (5) e Tratorista (3).

Inscrição

As inscrições serão realizadas no período de 31 de março a 12 de abril de 2012, pela internet, através do site http://www.fauel.org.br/.
A taxa de inscrição varia de R$ 18,66 a R$ 95,45, de acordo com o cargo escolhido.

Prova

A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 6 de maio de 2012, em locais e horários a serem divulgados no edital de homologação das inscrições e no cartão de inscrição dos candidatos, através do endereço eletrônico http://www.fauel.org.br/.

Validade

A validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Municipal.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de São Valentim do Sul - RS 2012

A Prefeitura de São Valentim do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 001/2012 de concurso público destinado ao provimento de vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade e remuneração que varia de R$ 618,96 a R$ 2.682,16. As inscrições prosseguem abertas até 04 de abril de 2012, tendo o concurso validade por 02 anos.

Cargos

Nível Fundamental - Agente Comunitário da Saúde, Pedreiro, Operário e Servente (para limpeza);

Nível Médio - Agente Administrativo, Almoxarife, Fiscal de Obras, Posturas e Meio Ambiente, Fiscal Sanitário, Monitor de Educação, Técnico Agrícola, Técnico em Contabilidade e Técnico em Enfermagem;

Nível Superior - Contador, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Clínico Geral e Professor Nível 2 - Séries Iniciais.
As jornadas de trabalho variam entre 25, 30 e 40 horas semanais.
Inscrições

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 04 de abril de 2012, pela internet, através do site do Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos - www.idrhconcursos.com.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 33,50 a R$ 83,50, de acordo com o cargo escolhido.
Provas

A prova Escrita será aplicada em local e dia a serem afixado no mural da Prefeitura Municipal de São Valentim do Sul e no site http://www.idrhconcursos.com.br/. Não serão realizadas provas fora dos locais indicados na lista publicada e nem em datas e/ou horários diferentes.

Saiba mais

Concurso Prefeitura de Bauru (SP) 2012

A Prefeitura de Bauru, no Estado de São Paulo, através da Secretaria Municipal da  Administração, publicou 14 editais (nºs 01, 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13 e 14/2012) para abertura de concursos públicos. No conjunto, oferecem 14 postos de trabalho em cargos de níveis fundamental, médio e superior e salários que variam de R$ 785,50 a R$ 3.360,00.

As oportunidades são para os cargos de Borracheiro, Operador de Máquinas, Torneiro Mecânico, Operador de Usina de Asfalto, Almoxarife, Engenheiro Agrônomo, Mecânico em Manutenção de Máquinas / Veículos, Auxiliar de Creche, Pedreiro, Psiquiatra, Ginecologista/Obstetra, Sanitarista e Enfermeiro.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, através do site http://www.bauru.sp.gov.br/, das 09:00 do dia 16 de abril até às 16:00 do dia 04 de maio de 2012.

As taxas de inscrições são de R$ 15,00 (nível fundamental), R$ 20,00 (nível médio) e R$ 30,00 (nível superior).

A data, o local e horário de realização da prova objetiva serão divulgados no edital de convocação publicado no Diário Oficial do Município de Bauru, nos dias, 15, 22 e 29 de maio e 12, 19 e 26 de junho de 2012 de acordo com o cargo.
 A data, o local e horário de realização da prova prática serão publicados oportunamente no Diário Oficial de Bauru.
O prazo de validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, de acordo com a necessidade da administração pública.

Concurso Prefeitura de Papanduva - SC 2012

O Prefeito de Papanduva, município localizado no Estado de Santa Catarina, publicizou o edital n.º 001/2012 de concurso público destinado a prover 35 vagas, além de formar cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior. Os novos servidores contratados farão parte do quadro permanente da Prefeitura.
Quem tem apenas o nível fundamental poderá concorrer às chances de auxiliar de serviços gerais (Secretaria da Educação), motorista, operador de máquinas, fiscal de obras e serviços urbanos e agente comunitário de saúde.

Quem tem o nível médio poderá disputar vagas nos cargos de assistente administrativo, auxiliar administrativo, fiscal de tributos. No nível médio e técnico, há vagas para técnico em enfermagem e técnico em higiene dental.

Nas especialidades que exigem nível superior, as vagas são para assistente social, bioquimico, enfermeiro 20 horas, enfermeiro 40 horas, engenheiro civil, engenheiro florestal, farmaceuticom fisioterapeuta, fonoaudiologa, médico (20 e 40 horas), médico veterinário, nutricionista, odontologo, orientador escolar 20 horas, professor de 1ª a 4ª série, professor de educação física, professor de educação infantil, psicólogo, terapeuta e médico 40 horas (ESF).

O salário oferecido a essas funções variam de R$ 627,55 a R$ 10.315,68, por jornada de 20 a 40 horas semanais.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 22 de março a 23 de abril de 2012, através da internet, no endereço eletrônico http://www.iobv.com.br/. Para os candidatos que não possuem internet será disponibilizado uma Central de Atendimento, que estará em funcionamento no período das inscrições, em dias úteis, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 16 horas, no seguinte endereço: Rua Simeão Alves de Almeida, 608. Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Papanduva.

As taxas de inscrição são de:

R$ 30,00, para os cargos que exigem o nível Alfabetizado e fundamental Completo;
R$ 60,00, para os cargos que exigem nível médio completo;
R$ 100,00, para os cargos que exigem o nível superior completo.
As provas escritas objetivas, serão realizadas na data provável de 27 de maio de 2012, os horários e locais das provas serão divulgados quando da homologação das inscrições, no edital próprio de convocação.

O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogáveis por mais dois anos, a critério da Prefeitura Municipal.

Saiba mais

Guia básico de primeiros socorros em crianças

Engasgos, queimaduras, fraturas ou cortes: saiba como agir em situações de emergência

Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação de risco. Cortes, quedas, engasgos e queimaduras são alguns exemplos. Você saberia como prestar os primeiros socorros para uma criança?

“Prestar os primeiros socorros é muito diferente de medicar. Estamos falando apenas da primeira assistência a quem está precisando. O próximo passo é procurar um hospital para se certificar que está tudo bem”, resume Kátia dos Santos Narciso, enfermeira docente do curso de Enfermagem e de Primeiros Socorros em Crianças da filial de São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira.
Confira orientações com os procedimentos mais adequados em algumas situações de emergência comuns.

Engasgo
O que fazer: A técnica indicada para crianças de até sete anos é a da tapotagem, que consiste em inclinar o corpo da criança para frente e com as mãos em concha bater nas costas até que o objeto seja expelido pela boca. A orientação é da professora titular de primeiros socorros da Faculdade de Educação Física UNI-FMU e autora do livro “Turminha dos Primeiros Socorros” (Editora Phorte), Flavia Maria Serra Ghiroto.



Depois dessa idade, pode-se aplicar a manobra de Heimlich, também conhecida como compressão abdominal. Essa técnica é parecida com abraçar uma pessoa pelas costas e fazer compressão com a mão para dentro e para cima ao mesmo tempo.
“Antes dos sete anos a manobra de Heimlich não é a primeira indicação porque é mais agressiva. Se a pessoa que a fizer não souber aplicá-la corretamente poderá comprometer as costelas da criança”, afirma Flavia.



O que NÃO fazer:
A professora lembra que o reflexo imediato de muitas mães de tentar tirar o que estiver obstruindo as vias respiratórias colocando o dedo na garganta da criança não é indicado se o objeto não estiver visível e com fácil acesso. Isso pode fazer com que o problema se agrave.

Queimadura
O que fazer: Queimaduras por líquido quente são bastante comuns em crianças. O mais indicado, se for uma queimadura leve, é colocar a parte do corpo queimada debaixo de água corrente por 15 minutos.

“Se a queimadura for muito grave e a pessoa não estiver respirando, tem que fazer respiração boca a boca. Nesse caso, chame o resgate imediatamente”, recomenda a enfermeira Kátia.
O que NÃO fazer: Ao contrário do que muitos acreditam, não é indicado passar pasta de dente ou colocar pó de café.
 
Intoxicação
O que fazer: O melhor a se fazer é levar a criança até um hospital. Se possível, leve junto a embalagem do produto ingerido para que os médicos possam recomendar procedimentos mais eficazes.
O que NÃO fazer: “Uma coisa que muitos fazem equivocadamente é dar leite para cortar o efeito. Está errado. Da mesma forma, induzir a criança ao vômito também não pode”, afirma Kátia.

Fratura e torção
O que fazer: A única maneira de ter certeza se houve ou não fratura, quando ela não é visível, é através da radiografia. A indicação inicial é colocar gelo no local, observar o inchaço e verificar se tem hematoma.
Se o inchaço persistir e tiver muito hematoma, é muito provável que tenha ocorrido algum tipo de comprometimento ósseo. “Além de diminuir o inchaço, o gelo tem um fator analgésico que é benéfico para acalmar a dor. Se a dor persistir, procure um hospital”, recomenda Flavia Maria Serra Ghiroto.
 
Queda
O que fazer: Se bater a cabeça, a criança deve ser avaliada por um médico. Os pais precisam ficar atentos a vômitos e ao estado da criança. Se ela estiver amuada, confusa ou não dormir direito, o melhor a se fazer é levá-la ao hospital assim que possível.
O que NÃO fazer: Kátia explica que não deixar a criança dormir se ela bater a cabeça é um mito. “Isso foi criado porque pensavam que ela poderia entrar em coma. Mas uma pessoa dormindo, com respiração e batimentos cardíacos normais, é diferente de quem está em processo de perda de consciência”.
 
Corte
O que fazer: “O local deve ser lavado com água e sabão. Depois, faça uma compressão com gazes ou um pano limpo para tentar parar o sangramento”, ensina Ariovaldo Lopes, pediatra do Hospital Infantil Sabará.
Se o corte não for claramente superficial, o indicado é procurar um hospital para avaliar a necessidade de dar ponto. “Deixar para suturar depois pode inviabilizar o procedimento, porque em poucas horas o risco de infecção aumenta e a sutura deixa de ser recomendada”, explica Kátia dos Santos Narciso, enfermeira docente do curso de Enfermagem e de Primeiros Socorros em Crianças da filial de São Paulo da Cruz Vermelha Brasileira.
 
Afogamento
O que fazer: Nestes casos, o primeiro passo é checar se a pessoa está respirando. Se não estiver, deve-se iniciar um procedimento conhecido como Reanimação Cardiopulmonar (RCP). Essa técnica é complexa e o ideal seria aprendê-la através de um treinamento específico.
“Se ninguém souber e não houver tempo de chamar socorro, a respiração boca a boca é mais simples: ventila-se duas vezes dentro da boca da vítima, mantendo as narinas fechadas”, recomenda Kátia.
 
Transporte da vítima
O que fazer: Chamar a ambulância. Transportar uma pessoa que tenha passado por algum tipo de trauma é contraindicado. “Em casos de fratura, por exemplo, o transporte deverá ser realizado com o membro fraturado sobre uma superfície plana. Em casos de suspeita de trauma na coluna, deve-se evitar manipulações e solicitar remoção por uma ambulância”, ensina Ariovaldo.
“É um risco fazer o transporte por conta própria”, ressalta Kátia. Só o transporte feito por profissionais treinados vai garantir a estabilidade da vítima.

Fonte iG

Concurso PROCEMPA de Porto Alegre (RS) 2012

A Companhia de Processamento de Dados do Município de Porto Alegre - PROCEMPA, Estado do Rio Grande do Sul, está realizando concurso público para provimento de cargos e formação de cadastro reserva do quadro geral, sob regime celetista. Visando o preenchimento de 70 vagas em todos os níveis de escolaridade, este concurso será realizado pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, tendo validade de 02 anos.

Cargos

Auxiliar Administrativo, Técnico Administrativo, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Informática, Técnico em Telecomunicação, Técnico em Operações, Analista de Logística, Analista Financeiro Contábil, Analista de Recursos Humanos, Contador, Advogado, Analista de Programação de Sistemas Informatizados e Georeferenciados, Analista de Infraestrutura Computacional, Analista de Redes Computacionais, Designer, Analista de Negócio e Engenheiro.
A remuneração será de até R$ 5.064,66 e carga horária de 40 horas semanais.

Inscrição

A inscrição será realizada exclusivamente através do site http://www.concursosfmp.com.br/, até às 20 horas do dia 15 de abril de 2012, mediante o pagamento de taxa:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 65,00;
Nível superior: R$ 80,00.

Prova

A data, local e horário de realização da prova objetiva será divulgado através de edital de convocação, no Diário Oficial de Porto Alegre e divulgados nos sites http://www.procempa.com.br/ e http://www.concursosfmp.com.br/.
O gabarito será divulgado pela comissão de concurso 24 horas após a entrega do cartão-resposta do último candidato, mediante publicação na home page da PROCEMPA - http://www.procempa.com.br/ e na página da FMP - http://www.concursosfmp.com.br/.

Saiba mais