Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 13 de novembro de 2015

"Parto Leboyer": como é realizado e quem pode fazer?

Postura profissional e princípios filosóficos são focados em não estressar o bebê
 
Dr. Cláudio Basbaum Ginecologia e Obstetrícia - CRM 11665/SP
 
O chamado "Parto Leboyer" foi criado pelo médico francês Frederick Leboyer no início da década de 70, na França. Leboyer foi o primeiro a dar a devida importância ao bebê e ao vínculo entre mãe e recém-nascido no momento do nascimento. Suas ideias partiam de instigantes dúvidas: "nascer é uma experiência agradável?", "por que, quando as crianças vêm ao mundo, gritam ao invés de simplesmente respirar?", "o que há por trás desses gritos do recém-nascido?", "quem se preocupa com este 'sofrimento' do bebê ao nascer?", "poderíamos evitá-lo?".
 
O método foi divulgado ao mundo através do seu livro intitulado "Por um Nascimento Sem Violência", cuja edição brasileira tem o nome "Nascer Sorrindo". Assim, o ritual do nascimento que estava afastado da Natureza - que era excessivamente "medicalizado", dentro de uma fria e impessoal sala cirúrgica muito iluminada, com ruídos e conversas entre os membros da equipe de parto e anestesias, muitas vezes desnecessárias, sem um "clima" condizente com aquele mágico momento de chegada - reencontrava a sua essência.
 
Ademais, o bebê era recebido com excesso de manipulações, muitas vezes também desnecessárias. Naquela época, era comum recebê-lo com a famosa palmada - prática felizmente abandonada -, com a errônea função de estimular a respiração do bebê. Logo em seguida, este era privado do seio materno para logo ser levado para um grande e impessoal berçário.                            
 
Como é realizado o parto Leboyer?
Por que não acolher este "exausto viajante" de uma forma mais afetuosa, num ambiente de penumbra e silêncio, temperatura agradável, tocá-lo e massageá-lo com movimentos suaves, esperando o tempo do cordão parar de pulsar - como a Natureza determinou para melhor fazer a transição respiratória - e entregá-lo ao seio materno, como merecem todos os mamíferos não-humanos?
 
Na chamada etapa seguinte do Parto Leboyer, oferecemos ao bebê uma imersão em água morna, proporcionando a ele a sensação de "volta ao útero", onde relaxa e saboreia gostosamente a situação, próximo à mãe.
 
Finalmente, ao nascer, o bebê está começando a viver a sua "Grande Aventura". Temos que saber respeitar e compreender a agressão que o nascimento pode representar e isto é tarefa que deve ser proporcionada pelo obstetra.
 
A falta do aconchego nessa fase tão primordial, com certeza afetará seu desenvolvimento afetivo e emocional. Como diz o Mestre Leboyer, "é poupando a criança do terror, que se torna o seu nascimento um instante encantado". Por que não suavizar o trauma? E mais, por que aumentá-lo inutilmente?
 
Minha experiência com o parto Leboyer
Tive o privilégio de introduzir no Brasil, em 1974, esses princípios divulgados pelo mestre Leboyer, tendo, na ocasião, rompido alguns paradigmas pré-estabelecidos. Naquele momento, ousei incluir a presença do pai na sala de parto e a sua participação no primeiro banho do bebê aconteceu pela primeira vez no mundo, mesmo no parto cesariana. Isso provocou grande reação contrária no meio médico, mas com extensa aprovação dos protagonistas: a mamãe e o papai do bebê.
 
O Parto Leboyer é um exemplo de renovação do ritual do nascimento e apontado por psicanalistas como um meio de reduzir o "trauma" que significa para o bebê a saída do útero materno. Estudos realizados em "Bebês-Leboyer" defendem que esse tipo de parto gera crianças mais seguras, autônomas precocemente e emocionalmente equilibradas.
 
O parto traz o encontro com o desconhecido, tanto para a mãe como para o seu bebê. Nós temos a obrigação, em todo e qualquer parto, de permitir que a parturiente e o seu companheiro comemorem juntos a primeira integração social de uma criatura que chega ao nosso mundo.
 
Assim sendo, este verdadeiro ritual do nascimento pode e deve ser oferecido a todas as mães e bebês, desde que não estejam ocorrendo anormalidades do ponto de vista médico da evolução do parto e do bem estar fetal. Há 40 anos ofereço, no ambiente do parto, aos meus bebês, os princípios adotados por Leboyer, mesmo quando resolvido através de uma operação cesariana.                            
 
É importante saber:
Rigorosamente, não existe um "Parto Leboyer" e muito menos uma sala específica para tal! O trabalho de parto deverá evoluir sempre obedecendo a todos os critérios e cuidados recomendados para a boa assistência obstétrica, seja por qual via ocorrer, vaginal ou cesárea, em qualquer local condizente com um nascimento ou sala de parto convencional, sem adaptações específicas.
 
Mas o momento da chegada do bebê, ou seja, o seu nascimento, pertence a "ele" e não ao médico ou sua equipe. Assim, particularmente, eu prefiro falar em "Nascimento Leboyer", já que não se trata de uma modalidade ou técnica específica de parto, e portanto, realizável nos ambientes compatíveis a qualquer assistência a um parto.
 
É apenas exigível que sigamos os princípios filosóficos e a postura profissional que norteiam o chamado "Nascimento Sem Violência", compreendendo e respeitando o bebê como pessoa que já é. O que importa é o restabelecimento da naturalidade do nascimento, sem as desnecessárias distorções das medicina institucionalizada.

Foto Reprodução
 
Minha Vida

Seja doador de órgãos. Avise à dua família

Atletas transplantados incentivam a doação de órgãos

Anticoncepcional Microdiol Engorda ou Emagrece?

O Microdiol é um entre os muitos anticoncepcionais orais disponíveis no mercado
 
Trata-se de um combinado de substâncias ativas de estrogênio etinilestradiol e o progestagênio desogestrel. Em alguns estudos clínicos identificou-se que o Microdiol tem bons resultados na prevenção da gravidez, bom controle do ciclo menstrual, poucos efeitos colaterais e reduzido índice de descontinuidade.
 
A embalagem, assim como a maioria, contém 21 drágeas que devem ser ingeridas uma a cada dia até o término. A alteração do peso, tanto aumento quanto perda, é um fator que pode fazer com que muitas mulheres optem por outros métodos contraceptivos ou até mesmo deixem de utilizar a pílula.
 
Trata-se de um fator determinante para a escolha da mulher, por isso, muitas delas recorrem a sugestões de amigas, conhecidas ou até mesmo de informações na internet para sanar essas dúvidas e fazer a melhor escolha, sem interferir no ganho de peso.
 
Pensando nisso, abaixo está um apanhado de informações para você descobrir se o anticoncepcional Microdiol engorda mesmo ou se isso é apenas um mito. Será que vale a pena escolhê-lo ao invés de outras marcas?
 
Modo de usar
O primeiro comprimido a ser ingerido deve ser no primeiro dia da menstruação e seguir por mais 20 dias ininterruptamente até finalizar a cartela. Uma vez finalizada, deverá ocorrer a menstruação e então uma pausa de sete dias deve ser respeitada, iniciando uma nova cartela no oitavo dia. Esse procedimento é orientado para qualquer comprimido, sendo norma padrão de consumo de contraceptivo oral. Lembre-se que o medicamento deve ser mantido em temperatura ambiente, protegido da luz e umidade (entre 15 e 30°C) para manter suas propriedades e respostas efetivas.
 
Efeitos colaterais
Alguns efeitos relatados e possíveis em alguns casos são: sangramento intermenstrual, amenorreia pós-medicação, alterações na secreção cervical, agravamento de endometriose, infecções vaginais, sensibilidade, dor e aumento dos seios, náuseas, vômitos, tromboses, aumento da pressão arterial, erupção na pele, sensibilidade dos olhos, redução da tolerância à glicose, dores de cabeça, alterações de humor e peso.
 
Portanto, a alteração de peso está descrita como um dos efeitos colaterais, mas isso não significa que o anticoncepcional Microdiol engorda sempre, pois isso varia de pessoa para pessoa. Por isso que uma consulta ao ginecologista é tão indicada e importante para a saúde da mulher. Optar pelo uso de um anticoncepcional por indicação de outras pode não ser a melhor alternativa, lembrando que as reações e efeitos variam em cada uma de acordo com seu biotipo, hormônios, etc.
 
Algumas mulheres também podem imaginar que o anticoncepcional Microdiol emagrece, mas não há relatos de alterações do peso para baixo.
 
Retenção de líquidos
Um problema que acomete a maioria das mulheres que ingere anticoncepcional oral é a retenção de líquido. Trata-se de uma reação natural do corpo, dependendo do medicamento e do biotipo da mulher, fazendo com que o corpo reaja aos componentes da fórmula. Essa retenção de líquido pode causar um inchaço indesejado nas mulheres, levando ao ganho de peso na balança.
 
Essa predisposição não indica que o anticoncepcional Microdiol engorda necessariamente, mas sim que a mulher está com excesso de líquido no corpo e isso pode se manifestar em várias regiões do corpo como pernas, bumbum, braços e não somente abdômen.
 
Como solucionar?
Geralmente essa retenção apenas dura o início da cartela, enquanto a mulher ainda está em fase de se adaptar ao medicamento, porém, algumas outras mulheres podem ver esse problema se estender por meses; neste caso, vale a pena agendar uma nova consulta com o ginecologista visando uma possível troca de anticoncepcional.
 
Importante ressaltar que nem sempre a retenção de líquido ou ganho de peso repentino está associado ao medicamento. Portanto, antes de afirmar que o anticoncepcional Microdiol engorda, vale observar se a sua dieta alimentar está equilibrada, se tem praticado atividades físicas e se não há a possibilidade de nenhuma doença hormonal se manifestando, como problemas na tireoide, por exemplo. Realizar uma série de exames pode ser importante para determinar uma casa para isso.
 
Para reduzir as chances de ganho de peso por causa do anticoncepcional procure se alimentar adequadamente inserindo legumes, verduras, frutas, bem como proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico em sua dieta e cortar alimentos açucarados e industrializados.
 
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
 

Diarréia, Desidratação e Soro Caseiro

A diarréia é um desarranjo do intestino com aumento do número de evacuações e fezes amolecidas ou líquidas
 
Causas:
Os germes causadores da diarréia costumam chegar ao ser humano através da boca, podendo estar na água ou alimentos contaminados. A maioria das diarréias é causada por vírus, bactérias ou parasitas. Os parasitas são comuns em locais com condições precárias de higiene sanitária.
 
Complicações da diarréia:
- desidratação;
- diarréias de repetição, desnutrição crônica, retardo do desenvolvimento do peso e estatura;
- retardo do desenvolvimento intelectual;
- morte.
 
Tratamento:
- iniciar a ingestão do soro caseiro* o mais breve possível;
- aumento da ingestão de líquidos como soros, sopas, sucos;
- ingerir de 50 a 100 ml de líquido após cada evacuação diarréica;
- manter a alimentação habitual, principalmente o leite materno, corrigindo erros alimentares e seguindo as orientações médicas;
- observar os sinais de desidratação.
 
Sinais da desidratação:
- olhos fundos;
- ausência de lágrimas quando a criança chora;
- boca e língua secas;
- ter muita sede e beber água ou outro líquido muito rápido;
- diminuição da quantidade de urina;
- afundamento da moleira.
Se apresentar dois ou mais sintomas, pode ser desidratação. É necessário procurar a unidade de saúde mais próxima imediatamente para atendimento médico.
 
Prevenção:
- amamentar o recém-nascido no mínimo até os seis meses de vida;
- beber somente água tratada, filtrada ou fervida;
- beber bastante líquidos, principalmente nos dias mais quentes;
- observar se os encanamentos da residência não estão furados;
- manter os depósitos de água sempre fechados e fazer limpeza regularmente;
- não tomar banho em rio, açude ou piscina contaminada;
- manter a higiene da casa, pessoal e dos utensílios de mesa e fogão;
- lavar as mãos com água e sabão antes de preparar os alimentos, antes de amamentar, após a troca de fraldas de crianças ou após usar o banheiro;
- proteger os alimentos de moscas, baratas e ratos;
- lavar cuidadosamente as verduras e frutas.
 
*Como preparar o soro caseiro:
Misture em um litro de água mineral, de água filtrada ou de água fervida (mas já fria) uma colher pequena (tipo cafezinho), de sal e uma colher grande (tipo sopa), de açúcar. Misture bem e ofereça o dia inteiro ao doente em pequenas colheradas.
 

Após 30 anos de suspeitas, pesquisadores confirmam novo tipo de doença cardíaca

Há mais de 30 anos que especialistas suspeitam da existência de uma nova doença cardíaca: uma alteração quase imperceptível na atividade elétrica do coração capaz de levar à morte
 
Agora, uma equipe da Sociedade Espanhola de Cardiologia (SEC) concluiu que, na verdade, trata-se de um transtorno que afeta pessoas mais velhas, a síndrome de Bayés, que pode ser detectada por um simples cardiograma.
 
O médico Manuel Martínez-Selléz, da SEC, via com preocupação como pessoas portadoras dessa síndrome sofriam derrames cerebrais com mais frequência e tinham riscos maiores de demência e morte.
 
Martínez-Selléz fez um estudo com 80 centenários e 269 septuagenários e demonstrou que trata-se de uma situação de pré-arritmia.

"Agora sabemos que as pessoas que sofrem este bloqueio interauricular têm um batimento adiantado das aurículas. E sabemos que pode levar à arritmia", disse Martínez-Selléz à BBC Mundo, o serviço em espanhol da BBC.
 
O bloqueio interauricular é um transtorno entre as aurículas do coração, duas cavidades na parte superior do órgão.
 
"Trata-se de uma doença porque é uma alteração do circuito elétrico do coração, neste caso, do circuito elétrico das aurículas, que se associa a um risco demonstrado tanto de acidente cerebrovascular como de demência".
 
As pessoas com esta alteração têm facilidade para formar um coágulo na aurícula esquerda do coração.
 
Diagnóstico melhor
O fato de ser uma doença abre as portas para melhorar o diagnóstico de doenças cardíacas que surgem com a idade. A síndrome leva o nome do cardiologista Antonio Bayés de Luna.
 
A Organização das Nações Unidas estima que haverá cerca de 400 milhões de pessoas acima de 80 anos no ano de 2050, o que será um desafio para a área da saúde.
 
Para a equipe de pesquisadores, o principal aspecto positivo do estudo é melhorar o diagnóstico de idosos com este sintoma.
 
"Estamos convencidos que os portadores desta alteração se beneficiarão de um tratamento antiarrítmico e anticoagulante que ajudará a prevenir o infarto cerebral e a demência", disse Martínez-Selléz.

UOL

IFRJ lança concurso para Técnico-Administrativos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) lançou edital n° 79/2015 de concurso público para provimento de cargos, em regime estatutário, do quadro de Técnico-Administrativos em Educação. O seletivo será realizado sob a responsabilidade da Fundação BIO-RIO (FBR) e as vagas são para lotação nas unidades de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Volta Redonda, Arraial do Cabo, Resende, Pinheiral, Nilópolis, São Gonçalo, Paracambi, Realengo, Engº Paulo de Frontin, Mesquita e Reitoria.
 
Ao todo, são oferecidas 227 vagas, com as devidas reservas para deficientes, negros e pardos, distribuídas para cargos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode oscilar entre R$ 2.112,04 e R$4.039,54.
 
As 85 chances para o nível superior são para os cargos de Administrador, Analista de Tecnologia da Informação, Arquiteto e Urbanista, Arquivista, Assistente Social, Auditor, Bibliotecário/Documentalista, Contador, Enfermeiro/Área: Enfermagem do

Trabalho, Engenheiro/Área: Civil, Engenheiro/Área: Elétrica, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Veterinário, Médico/Área: Psiquiatria, Médico/Área: Medicina, Nutricionista, Pedagogo, Programador Visual, Psicólogo/Área: Educacional, Psicólogo/Área: Organizacional, Relações Públicas Reitoria, Revisor de Textos, Secretário Executivo, Técnico em Assuntos Educacionais, Tecnólogo/Formação: Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Tecnólogo/Formação: Gestão Ambiental, Tecnólogo/Formação: Gestão de Recursos Humanos, Tecnólogo/Formação: Gestão de Eventos, Tecnólogo/Formação: Gestão Pública, Tecnólogo/Formação: Governança de Tecnologia da Informação, Tecnólogo/Formação: Infraestrutura e Redes, Tecnólogo/Formação: Logística Pública, Tecnólogo/Formação: Multimídia e Audiovisual, Tecnólogo/Formação: Segurança da Informação e Zootecnista.
 
As 106 vagas de níveis médio e médio/técnico são para: Assistente em Administração, Revisor de Textos Braile, Técnico de Laboratório/Área: Farmácia, Técnico de Laboratório/Área: Física, Automação e Metrologia, Técnico de Laboratório/Área:

Física, Eletrônica e Eletrotécnica, Técnico de Laboratório/Área: Informática, Técnico de Laboratório/Área: Química, Técnico de Laboratório/Área: Química e Biologia, Técnico de Laboratório/Área: Química, Polímeros e Petróleo de Gás, Técnico de Tecnologia da Informação, Técnico em Agropecuária, Técnico em Arquivo, Técnico em Artes Gráficas, Técnico em Audiovisual, Técnico em Contabilidade, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Enfermagem, Técnico em Química, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Assistente de Aluno e Auxiliar de Enfermagem.
 
Por fim, as 36 oportunidades para candidatos de ensino fundamental são as seguintes: Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar em Administração e Operador de Máquinas Agrícolas.
 
Inscrição
Após a leitura atenta de todo o edital, os interessados devem pagar taxa de inscrição entre R$ 60,00 e R$ 90,00 para garantir a inscrição, que deve ser feita, via internet, no endereço eletrônico http://concursos.biorio.org.br, até 15 de novembro de 2015, horário oficial de Brasília/DF.
 
O pagamento do boleto bancário gerado no ato da inscrição poderá ser pago em qualquer banco, bem como nas Casas Lotéricas, Correios e Correspondentes Bancário, obedecendo aos critérios estabelecidos em cada um destes.O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetuado até o dia 16 de Novembro de 2015 (Último Dia do Pagamento da Taxa de Inscrição).
 
Provas
A seleção dos candidatos será realizada por meio de aplicação de Prova Objetiva, para todos os cargos; Avaliação de Títulos, para os candidatos aos cargos de nível superior; Avaliação Médica Admissional, para todos; e Checagem de Requisitos e Comprovação de Documentos, também para todos.
 
As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 06 de dezembro de 2015, nos municípios do Rio de Janeiro e Grande Rio e de Volta Redonda, com duração de quatro horas, agendadas para os turnos da manhã e da tarde. Os locais definitivos serão previamente informados pela FBR.
 
O prazo de validade deste concurso será de um ano, contado a partir da homologação do resultado, havendo possibilidade de ser prorrogado ou não.
 
Os candidatos devem atentar para as retificações já publicadas até o momento (de nº 87, 88 e 89/2015), entre outras atualizações, consultando a página do concurso: http://concursos.biorio.org.br/IFRJ2015-PEBTT/concurso.asp

Concurso nº 01/2015 FunGOTA de Araraquara - SP

A Fundação Municipal Irene Siqueira Alves - "Vovó Mocinha" Maternidade Gota de Leite de Araraquara (FunGOTA), em São Paulo, publicou edital de concurso público n° 01/2015, no qual são ofertadas 39 vagas em empregos públicos de níveis fundamental, médio, técnico e superior.

Cargos e salários
As vagas estão distribuídas entre os empregos de Motorista, Técnico em Farmácia, Técnico em Raio X, Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Enfermeiro Neonatal e Médicos nas especialidades de Anestesista, Ginecologia, Pediatria e UTI Neonatal.
 
Os salários dos contratados, pelo Regime Celetista, podem variar de R$ 999,75 a R$ 2.870,48, com exceção dos empregos na área médica, que terão salário baseado na hora de plantão,  cujo valor é de R$ 88,86, devendo tais profissionais cumprir semanalmente um mínimo de 40 horas.

Inscrições
O concurso será realizado pelo Instituto Nosso Rumo e, para a inscrição, é preciso acessar o site www.nossorumo.org.br, até às 23h59min do dia 24 de novembro de 2015, observado o horário oficial de Brasília/ DF. Os postos de inscrição do Acessa São Paulo também poderão ser usados para inscrição, nos endereços constantes do edital. A taxa de inscrição custa de R$ 27,00 a R$ 57,00.

Provas
O concurso constará de: provas objetiva e prática para candidatos a Motorista; e prova objetiva para candidatos aos empregos de nível médio, técnico e superior. As provas objetivas serão realizadas em Araraquara, na data prevista de 20 de dezembro de 2015, em locais e horários a serem comunicados oportunamente, no mesmo site designado para a inscrição.

Validade
O prazo de validade do concurso é de dois anos, a contar da data de homologação, prorrogável por igual período, a juízo da FUNGOTA.
 
Edital e retificações: http://www.nossorumo.org.br/Concurso/concurso-selecionado.aspx?IDProcesso=202

Processo seletivo da Prefeitura de Silveirânia - MG

Por meio do edital nº 01/2015, organizado pela empresa Elo Assessoria em Serviços Públicos LTDA, a Prefeitura de Silveirânia, no Estado de Minas Gerais, comunica que foram prorrogadas as inscrições do processo seletivo, cujo intuito é preencher 17 vagas temporárias abertas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.
 
São ofertados os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Psicólogo, Técnico de Nível Médio, com remuneração de R$ 1014,41 a R$ 10.800,00, por jornadas semanais de 30 ou 40 horas.
 
Para participar é necessário efetuar inscrição até o dia 23 de novembro de 2015, via endereço eletrônico: www.eloassessoriaeservicos.com.br, mediante pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 41,00 a R$ 432,00. Quem não tiver acesso à internet pode se inscrever pessoalmente na sede do CRAS, situado na Rua Coronel Antônio Gonçalves Lamas s/n, Centro, das 8h às 11h e 13h às 16h.
 
O seletivo será composto por prova objetiva de múltipla escolha, prevista para o dia 13 de dezembro, às 9h, além da avaliação de títulos, com documentação a ser entregue até o dia 29 de dezembro de 2015, Prefeitura Municipal de Silveirânia ou Através dos Correios, por meio de Aviso de Recebimento – AR, endereçado à ELO, situada à Rua Ilmenita, 220, Sala 201 - Bairro Camargos - Belo Horizonte/MG - CEP 30.520-060.
 
Na data prevista de 14 de dezembro de 2015, às 14h, será publicado o gabarito provisório. Provavelmente o gabarito definitivo seja publicado até o dia 23 de dezembro de 2015, às 14h.
 
A validade do processo seletivo será de 24 meses, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por uma única vez, por igual período, conforme interesse da Prefeitura.

Concurso público da Prefeitura de Abaetetuba - PA

A Prefeitura paraense de Abaetuba lançou o edital nº 01/2015 de concurso público, que oferece mais de mil vagas efetivas para profissionais de todos os níveis de escolaridade.  O evento é organizado pelo Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional LTDA (CETAP) e prevê remuneração de R$ 788,00 a R$ 2.189,84, em jornadas trabalhistas de 20 a 40 horas semanais.
 
Ao todo são 1.060 oportunidades, que são distribuídas entre os cargos de Agente de Vigilância Sanitária, Agente Fiscal, Marinheiro Fluvial (Condutor de Voadeiras), Auxiliar de Merenda Escolar, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Educacionais, Auxiliar de Vigilância Escolar, Auxiliar Operacional, Auxiliar de Cuidador, Jardineiro, Servente, Eletricista Predial, Encanador, Motorista (Veículos Pesados e Escolares), Operador de Máquinas (Trator de Pneu com lâmina, Motoniveladora, Pá Carregadeira e Trator de Esteira), Operador de Trator de Pneus, Agente Administrativo, Agente de Fiscalização de Obras e Posturas, Agente de Trânsito, Agente de Vigilância Ambiental, Assistente Administrativo Educacional, Educador Social (Cuidador, Orientador Social, Orientador Social de Artes e Orientador Social de Esportes), Inspetor de Rendas, Instrutor de Informática, Secretário Escolar, Técnico Ambiental, Técnico em Informática, Técnico de Laboratório, Técnico em Agrimensura, Técnico em Agropecuária, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Pesca/Aquicultura, Técnico em Saneamento, Técnico em Segurança do Trabalho, Administrador de Empresas, Advogado, Analista de Sistemas, Antropólogo, Arquiteto, Arte-Terapeuta, Assistente Social, Biólogo, Biomédico, Cirurgião Dentista, Secretaria Municipal de Finanças, Contador, Educador Social de Nível Superior (Técnico de Referência), Enfermeiro, Engenheiro (Tráfego, Agrônomo, Ambiental, Civil, Florestal, Químico e Sanitarista), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geólogo, Médico (Família, Generalista e Veterinário), Nutricionista, Pedagogo, Professor (Educação Física, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Educação Infantil e Interprete de Libras), Psicólogo, Sociólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Para concorrer a uma das vagas é necessário se inscrever no site http://www.cetapnet.com.br, do dia 20 de novembro de 2015 ao dia 8 de janeiro de 2016. Será cobrada taxa no valor de R$ 50,00 para cargo de nível fundamental, de R$ 65,00 para cargo de nível médio e de R$ 80,00 para cargo de nível superior.
 
Os candidatos serão submetidos à prova objetiva de múltipla escolha, prevista para ser aplicada no dia 21 de fevereiro de 2016, aos candidatos de níveis fundamental e superior e no dia 28 de fevereiro de 2016, aos inscritos de nível médio. Também haverá prova de títulos para alguns participantes. A entrega de documentos está agendada para acontecer entre os dias 21 e 24 de março de 2016.
 
Estima-se que os gabaritos serão disponibilizados nos dias das provas e que o resultado final seja conhecido no dia 12 de abril de 2016.
 
O concurso público será válido por dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo haver prorrogação por período semelhante.

Prefeitura de Cordilheira Alta (SC) promove processo seletivo

Chances para profissionais de todos os níveis de escolaridade na Prefeitura de Cordilheira Alta. Salários de até R$ 3.160,98
 
A Prefeitura de Cordilheira Alta, no interior de Santa Catarina, divulgou a minuta do edital de processo seletivo n.º 04/2015, destinado ao provimento de 26 vagas e formação de cadastro de reserva para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os candidatos contratados receberão salários de até R$ 3.160,98, em jornada de 10 a 40 horas por semana.
 
Cargos: Auxiliar de Serviços Gerais, Operador de Máquinas, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Apoio Administrativo, Enfermeiro, Farmacêutico e Professor (Educação Física, Educação Infantil, Ensino Fundamental – 1º ao 5º Ano, Geografia, Artes e Inglês).
 
São reservadas aos candidatos portadores de deficiência 5% do número total de vagas, desde que a deficiência de que são portadores não seja incompatível com as atribuições do cargo a ser preenchido.
 
As inscrições serão realizadas do dia 13 de novembro a 2 de dezembro 2015, exclusivamente via internet, no site www.alternativeconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 80,00.
 
As provas serão aplicadas na data provável de 20 de dezembro de 2015, das 9h às 12h, no Centro de Educação Mediação, situado à Rua Alberto Maggioni, s/n.º, Bairro Rosa Linda, Cordilheira Alta/SC.
 
O gabarito preliminar estará disponível no mural oficial e nos sites www.pmcordi.sc.gov.br, e www.alternativeconcursos.com.br, a partir do dia 21 de dezembro de 2015.
 
Os títulos deverão ser enviados juntamente com o Anexo VI do presente Edital, VIA SEDEX, no período de realização das inscrições (data do protocolo ou carimbo dos Correios) para a empresa responsável pelo Processo Seletivo, Alternative Concursos, no seguinte endereço: Avenida Padre Antonio, n.º 590, Sala 02 – Centro, Maravilha (SC), CEP 89874-000.
 
A prova prática será aplicada ao cargo/função de Operador de Máquinas em data e horário a serem divulgados por Edital de Convocação e reforçado no dia da prova escrita/objetiva, no Parque de Máquinas do Município, situado à Rua Rugero Dal Santo, s/n.º, Bairro Bela Vista, Cordilheira Alta (SC).
 
O prazo de validade do Processo Seletivo será de um ano, contado da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal.

Concurso Prefeitura de Além Paraíba - MG

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Além Paraíba, publicou duas retificações, referente ao edital n° 001/2015 de concurso público. Serão distribuídas 118 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 1.777,57 em carga horária de até 44 horas por semana.

O concurso será realizado sob a responsabilidade do IDECAN – Insituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional. Do total de vagas oferecidas, nove são para pessoas com deficiência.
 
As vagas são para os empregos de Enfermeiro, Médico, Nutricionista, Orientador Educacional, Professor de Educação Física, Supervisor Pedagógico, Assistente Social, Coordenador PROCON, Professor Municipal I, Técnico em Contabilidade, Técnico de Radiologia, Assistente Administrativo, Auxiliar de Biblioteca, Fiscal, Secretário Escolar, Auxiliar Administrativo e demais funções.

As inscrições foram prorrogadas e serão realizadas via internet: de 14h do dia 30 de novembro de 2015 até às 23h59min do dia 07 de janeiro de 2016, no site www.idecan.org.br. Será disponibilizado um ponto de inscrição para o candidato, pela Prefeitura Municipal, no endereço da Rua Heitor Mendes do Nascimento, nº 40, Bairro São José, CEP: 36.660-000, Além Paraíba/MG, no horário de 13h00min às 17h00min.

As taxas variam de R$ 36,00 a R$ 75,00 de acordo com a função escolhida.

As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na cidade Além Paraíba/MG, com data inicialmente prevista para o dia 14 de fevereiro de 2016 (Domingo), com duração de três horas para sua realização, em dois turnos.

Os locais de realização da prova escrita, para os quais deverão se dirigir os candidatos, será divulgado a partir de 05 de fevereiro de 2016, no endereço eletrônico www.idecan.org.br. São de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta de seu local de realização da prova escrita e comparecimento no horário determinado.

A validade deste concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, sendo que todas as vagas ofertadas serão preenchidas durante o prazo de validade descrito.

Processo Seletivo da Prefeitura de Imigrante - RS

A Prefeitura de Imigrante, no Estado do Rio Grande do Sul, torna público o edital nº 115/2015 de processo seletivo, visando suprir uma vaga imediata, em seu quadro de servidores públicos municipais, em caráter temporário.
 
A oportunidade é para o cargo de Técnico em Enfermagem, O salário ofertado é de R$ 1.969,92, em jornadas de trabalho de 40 horas por semana.
 
Os interessados têm até o dia 20 de novembro de 2015, para efetuarem suas inscrições, na Prefeitura, que fica na Rua Castelo Branco, nº 15, Centro, Imigrantes - RS, no horário de 8h às 11h e das 13h30 às 16h30.
 
A seleção dos inscritos se dará através de análise de currículos, que deve ser entregue junto com o Registro no Conselho Regional de Enfermagem - COREN/RS, Carteira de Trabalho e declarações.
 
O contrato terá validade de seis meses, contados a partir do dia 1º de dezembro de 2015, podendo ser prorrogado, se mantida a necessidade de substituição de servidor.

Processo Seletivo da Prefeitura de Juiz de Fora - MG

A Prefeitura de Juiz de Fora, interior do Estado de Minas Gerais, tornou público o edital nº 282/2015 de processo seletivo, destinado a selecionar candidatos, visando integrar o quadro de pessoal do funcionalismo público municipal, por prazo determinado.
 
A oportunidade é para o cargo de Analista Ambiental - Engenheiro Químico. O salário ofertado é de R$ 2.388,70, em jornadas de trabalho de 40 horas por semana.
 
Os interessados podem realizar suas inscrições a partir das 9h do dia 13 de novembro até as 23h59min do dia 19 de novembro de 2015, através do site www.pjf.mg.gov.br.
 
Após a realização das inscrições, é necessário que os inscritos entreguem seus títulos, no dias 23 e 24 de novembro de 2015, na Secretaria de Administração e Recursos Humanos, que fica na Avenida Brasil, nº 2.001, 8º andar, para a validação das informações prestadas na inscrição.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Público da Prefeitura de Porto Alegre - RS

A Prefeitura de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, lançou o edital nº 121/2015 de concurso público, cujo objetivo é a contratação de sete profissionais de ensino superior, para compor o quadro de pessoal do funcionalismo público municipal.
 
As oportunidades são para os cargos de Médico Especialista – Fisiatria - Geriatria - Medicina Intensiva - Medicina Intensiva Pediátrica - Neurocirurgião - Psiquiatria e Radiologia. O vencimento inicial ofertado vai de R$ 2.403,40 até R$ 4.806,80, mais gratificação de incentivo médico de até R$ 2.403,40, em carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanal.
 
O interessados podem realizar suas inscrições no período de 13 a 27 de novembro de 2015, através do endereço eletrônico www.portoalegre.rs.gov.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 105,72.
 
A prova está prevista para ser aplicada na data de 20 de dezembro de 2015, na cidade de Porto Alegre/RS, em local e horário a serem comunicados antecipadamente.
 
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período uma única vez.

Processo Seletivo da Prefeitura de São Fernando - RN

O objetivo é a contratação de um Médico Clínico Geral, o salário ofertado é de R$ 12.000,00
 
A Prefeitura de São Fernando, no Estado do Rio Grande do Norte, tornou público o edital nº 010/2015 de processo seletivo, destinado à selecionar candidatos para provimento de uma vaga, no cargo de Médico Clínico Geral.
 
O contratado terá direito a remuneração mensal de R$ 12.000,00, para desempenhar suas funções em jornada de 40 horas semanal.
 
As inscrições serão aceitas até o dia 13 de novembro de 2015, na Secretaria de Saúde, localizada na Avenida Major José Antão, nº 165, Centro, São Fernando - RN, no horário de 8h às 12h.
 
Os inscritos serão selecionados através de análise curricular e entrevista.
 
A publicação do resultado da análise dos currículos está prevista até às 17h do dia 13 de novembro de 2015, através do site www.saofernando.rn.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade de 12 meses, contados a partir da data de divulgação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Prefeitura de Bom Retiro - SC abre processos seletivos

Mais de 20 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, estão sendo oferecidas pela Prefeitura de Bom Retiro, no Estado de Santa Catarina
 
Foram publicados editais n°s 05 e 06/2015 de processo seletivo, para 21 oportunidades emergenciais e também de cadastro reserva, na Prefeitura de Bom Retiro, no Estado de Santa Catarina.

O edital nº 05/2015 do processo seletivo é referente à função de Professores temporários para atuar no ano letivo de 2016. As jornadas semanais são de 20h a 40h. As oportunidades e funções são as seguintes: Educação Infantil; Educação Infantil e Ensino Fundamental, sendo Educação Física e Artes e Servente.

Já no edital nº 06/2015, há vagas para os cargos de Auxiliar de Enfermagem e Médico do ESF. Estes devem atuar em caráter temporário enquanto durar o programa.

Os docentes catarinenses e os profissionais da saúde interessados podem se inscrever entre os dias 16 a 27 de novembro de 2015 na sede do Centro Administrativo Municipal de Bom Retiro, que fica na avenida Major Generoso, nº 19, centro. O horário de atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os candidatos precisam pagar a taxa de inscrição que é de R$ 20,00.

As provas escritas serão realizadas nas dependências da Escola de Educação Básica Alexandre de Gusmão, sito na Rua Anita Garibaldi - Bom Retiro, Santa Catarina, no dia 13 de dezembro de 2015, (domingo), com início às 09h00min e término às 12h00min.

Este processo seletivo tem validade para o ano letivo de 2016.

A tabelinha falhou? Entenda a ovulação tardia

Ovulação tardia pode atrapalhar o uso da tabelinha.Saiba o que é a ovulação tardia. Identifique o problema e não deixe que ele atrapalhe as tentativas de engravidar
 
Existem alguns casos em que a, os exames de gravidez aparecem como negativos e só um tempo depois a mulher confirma a gestação. Quando isso ocorre, caracteriza-se a ovulação tardia , ou seja, ela não acontece no período esperado, podendo atrasar dias ou até semanas.
 
O problema é considerado comum e não existe nenhuma causa específica para que ocorra. Em geral, também não traz complicações para a da mulher, apenas pode atrapalhar quem esteja tentando engravidar e utilize métodos como a tabelinha para acompanhar o período de ovulação.
 
Entenda o que é a ovulação tardia
Quando se tem o ciclo menstrual regulado, de 28 dias, a ovulação costuma ocorrer entre o 14° e 16° dias, ou seja, antes da próxima menstruação. De uma forma geral, diz-se que ela ocorre sempre 14 dias antes do fim do ciclo. Porém, com a ovulação tardia, não se ovula no dia esperado e, às vezes, ela vai muito além, podendo atrasar semanas e até mesmo um mês.
 
Costuma-se considerar que, quando a ovulação ocorre após o 16° dia, é um caso de ovulação tardia, pois acontece fora do período esperado. Não existe uma causa específica para isso acontecer.
 
Inclusive, mulheres que apresentem um ciclo regular podem ter a ovulação desregulada em um mês.
 
Os motivos são variáveis
O corpo pode desregular a liberação dos hormônios que regem o ciclo menstrual, provocando o amadurecimento dos folículos ovarianos - no caso, o LH, liberado pela hipófise, sendo o principal agente.
 
Para perceber a ovulação atípica, além de prestar atenção no atraso menstrual, é importante ficar de olho no próprio corpo. Mesmo num caso assim, os sintomas são os mesmos. O sinal mais notável da ovulação é a diferença no muco vaginal ; se ele apresentar um aspecto pegajoso e estiver transparente como clara de ovo, certamente se está no período.
 
Quais as consequências para a mulher?
A ovulação tardia não causa nenhum problema para a mulher e nem impede a gravidez , mas é por isso que as famosas tabelas pré-fabricadas utilizadas para contracepção não garantem total certeza. Como elas se baseiam em um ciclo regular, podem não acertar o dia da ovulação.
 
Isso é um problema principalmente para aquelas mulheres que querem engravidar, mas só têm relações no período que seria fértil,. Por isso, é importante também observar o ciclo e as mudanças no corpo, além de fazer uso dos  para conseguir saber com mais certeza quando está ocorrendo o período.
 
Para quem busca a gravidez, é muito indicado o auxílio desses testes para ter mais segurança de que as tentativas de concepção estejam acontecendo nos dias certos. Para confirmar uma possível gestação, lembre-se de que sempre se deve esperar um tempo de até 10 dias do atraso da menstruação.
 
Se o resultado for positivo, comece o pré-natal e aproveite esse momento tão especial. Caso dê negativo, consulte um ginecologista para descobrir o motivo do atraso da menstruação, pois não é normal.
 
Terra

Desânimo e mau humor intensos podem ser sinal de distimia

Você anda sentindo um desânimo inexplicável há algum tempo? Cuidado, esse pode ser um sintoma da distimia, uma forma leve e de longa duração da depressão, capaz de interferir na capacidade de desfrutar a vida.
 
As pessoas com essa condição são muitas vezes consideradas excessivamente críticas e queixosas, sendo incapazes de se divertir.
 
Depressão ou desânimo?
O desânimo afeta a todos em algum momento da vida. Você pode se sentir sobrecarregado repentinamente e ele aparece, levando alegria, entusiasmo e esperança para longe num piscar de olhos. A situação piora quando mau humor, tristeza e vazio tomam o lugar dos sentimentos bons até então presentes. Isso pode ser algo passageiro, mas também é capaz de se transformar em um problema mais grave.
 
Em outras palavras, você apresenta alguns sintomas de depressão por um curto período de tempo – perde interesse nas coisas, sente-se triste, emocionalmente pesado, mal-humorado e desanimado. A frequência que isso ocorre nas pessoas varia bastante – com algumas acontece uma ou duas vezes por mês, com outras há um episódio por semana.
 
É importante não ignorar esse estado, do contrário ele é capaz de continuar a crescer. Eventualmente, a evolução dessa leve depressão conduz a um problema um pouco mais complexo: a distimia. Por isso, é fundamental estar alerta quando você sente que algo está mudado, fazendo as adaptações necessárias para contornar a situação.
 
Distimia é uma forma leve de depressão
A distimia é um tipo mais leve e mais duradouro da depressão. Esse diagnóstico é dado quando a pessoa está se sentindo deprimida continuamente durante pelo menos dois anos. Para as crianças, a duração só precisa ser um ano – e, ao invés de tristeza, a irritação já permite o diagnóstico.
 
A palavra distimia foi inventada no final dos anos 70 por Robert Spitzer, psiquiatra do Instituto Psiquiátrico do Estado de Nova York. Ela veio para substituir “depressão neurótica” ou “personalidade depressiva”, como esse problema costumava ser chamado. Ela foi incluída no Manual de Diagnóstico Psiquiátrico em 1980.
 
Essa situação muitas vezes se desenvolve já no início da vida da pessoa e, por isso, não é anormal que uma pessoa pense que estar assim deprimida seja natural. Em razão disso, a doença acaba passando despercebida em certos casos e, por consequência, não é tratada.
 
Muitas pessoas com transtorno distímico também experimentam episódios depressivos maiores em dados momentos de suas vidas. Elas não tendem a ficar doentes a ponto de ficarem impossibilitadas de realizar atividades do dia a dia, mas a doença é grave o suficiente para causar aflição e interferir na vida pessoal.
 
Há evidências ainda de que a distimia aumenta o risco de comportamento suicida. É o que indica um estudo neozelandês de sete anos publicado na revista Archives of General Psychiatry. Os cientistas descobriram que as taxas de comportamento suicida em pessoas com distimia foram semelhantes às taxas de quem tinha depressão maior. Por isso, precisa de tratamento.
 
Como acontece com qualquer doença crônica, o diagnóstico precoce e o tratamento médico podem reduzir a intensidade e a duração dos sintomas depressivos e diminuir a probabilidade de recaídas. O tratamento específico deve ser prescrito por um profissional especializado, mas normalmente inclui psicoterapia, aconselhamento, antidepressivo ou uma combinação deles.
 
 
Doutíssima

Acreditação hospitalar garante segurança e qualidade ao paciente

Por Juliana Fernandes (Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo)
 
Para o paciente, a qualidade no atendimento é um fator primordial para a escolha de um hospital. Além disso, esperam-se profissionais capacitados e processos de trabalho menos complexos, que vão da passagem pelo pronto-socorro ou do momento da internação à alta hospitalar. Para que isso aconteça, as instituições de saúde têm de trabalhar e fazer melhorias constantes em todos os seus processos de trabalho.
 
Como forma de garantir essa qualidade, cada vez mais os hospitais procuram se qualificar com o que, na área da saúde, se chama acreditação hospitalar. Para isso, existem organizações no Brasil e no mundo que promovem essas práticas e observam uma série de fatores, buscando a melhoria constante do processo de atendimento, da qualidade na assistência e da segurança dos pacientes e profissionais.

O processo de acreditação é voluntário, são os hospitais que decidem se submeter à avaliação e, se estiverem enquadrados nas normas e padrões propostos, recebem o certificado.
 
Depois de receber essa certificação, os hospitais passam, periodicamente, por novas avaliações para garantir e manter o padrão de qualidade estabelecido pelas metodologias e, assim, serem recertificados. Ou seja, têm de demonstrar evolução contínua em suas práticas para conseguir manter o padrão de qualidade e a certificação.
 
De acordo com o gerente de Qualidade da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Paulo Henrique de Oliveira, “dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI) demonstram que até 17% do total de pacientes internados são vítimas de evento adverso com dano para o paciente. Sendo assim, as acreditações se apresentam como importantes ferramentas para alinhar conceitos, padronizar modelos de processos e manter o ritmo e o foco em melhorias”.
 
Oliveira ensina que escolher um hospital acreditado faz toda a diferença: “Uma instituição com acreditações faz com que a Gestão da Qualidade atue forte e continuamente em todos os processos, garantindo segurança e qualidade no atendimento”, explica. “A performance dos nossos indicadores de prevenção de infecção hospitalar, problemas relacionado a medicamento, queda intra – hospitalar, dentre outros, asseguram a evolução e maturidade dos nossos hospitais” completa.
 
Confira algumas atividades hospitalares avaliadas na acreditação:
 
● Direitos dos pacientes e familiares;
● Cuidados centrado ao paciente;
● Confiabilidade em laudos e exames;
● Segurança na estrutura predial;
● Resolubilidade assistencial;
● Melhoria da qualidade no atendimento e segurança do paciente;
● Prevenção e controle de infecções;
● Qualificação dos profissionais.
 
Para obter as certificações, as unidades da rede passaram por um processo de avaliação com pacientes, familiares, funcionários, lideranças e alta administração.
 
Saúde Business

Justiça autoriza importação de componente da maconha para fins medicinais e pesquisa

Decisão autoriza a importação e pesquisa de produtos à base de THC e de cannabidiol (CBD)
 
Justiça autoriza importação de componente da maconha para fins medicinais e pesquisa Arte DC/Agência RBS
Pesquisas apontam que compostos da maconha auxiliam em doenças como epilepsias graves 
          Foto: Arte DC / Agência RBS
 
O Tribunal Regional Federal do Distrito Federal (TRF-DF) determinou na terça-feira que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) exclua em 10 dias o THC, um componente da maconha, da lista de substâncias proibidas no país. A decisão também autoriza a importação com fins medicinais e pesquisa de produtos à base de THC e de cannabidiol (CBD), que já foi liberado para uso controlado no Brasil.
 
O juiz federal Marcelo Rebello também determinou que a Anvisa e que o Ministério da Saúde autorizem e fiscalizem pesquisas científicas "da cannabis sativa", nome científico da planta da maconha mais comum, "e de quaisquer outras espécies e variedades de cannabis, bem como dos produtos obtidos a partir dessas plantas".
 
O magistrado acatou em caráter liminar parte do pedido do Ministério Público Federal (MPF) ajuizado no ano passado. Os derivados da maconha têm sido usados no mundo inteiro para o tratamento de doenças graves como epilepsia refratária, mal de Parkinson e esclerose múltipla. A Anvisa informou que ainda não foi notificada oficialmente do despacho. Decisão ainda está sujeita a recurso no Tribunal Regional Federal da 1ª Região
 
Legalização
A decisão representa um avanço no Brasil para o uso de derivados da maconha. Mas o juiz destaca que a medida se restringe apenas a aplicações com fins medicinais. Ele ressalta que a discussão da liberação da droga deve ser analisada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Mesmo assim, Rebello pondera que a maneira "proibitiva" como o assunto vem sendo tratado no País atrapalha a vida de quem depende de medicamentos.
 
— Não é possível permitir que a política do proibicionismo seja empecilho à consecução do bem-estar individual — afirmou.
 
Outra solicitação do MPF - ainda não apreciada - trata da importação provisória de sementes da cannabis com o propósito medicinal. Nos argumentos apresentados na ação, os procuradores enfatizam que o uso medicinal da cannabis não é algo recente na história da humanidade, e que não existe no mercado legal substâncias ou medicamentos totalmente seguros.
Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Zero Hora

Pesquisadores desenvolvem método para detectar câncer com uma pequena amostra de sangue

Pesquisadores desenvolvem método para detectar câncer com uma pequena amostra de sangue Fernando Gomes/Agencia RBSAlém de revelar a doença, foi possível identificar e localizar o tumor
 
Com apenas uma gota de sangue pesquisadores suecos da Umeå University conseguiram detectar, classificar e localizar um tumor cancerígeno. O novo método foi capaz de identificar a doença com 96% de precisão.
 
— Ser capaz de detectar o câncer em um estágio inicial é fundamental. No futuro, isso pode tornar desnecessários os procedimentos invasivos de biópsia nos casos de câncer de pulmão, por exemplo. Durante o estudo, quase todas as formas da doença foram identificadas, o que prova que os exames com amostras de sangue têm um grande potencial — garantiu Jonas Nilsson, pesquisador da Universidade e coautor do artigo.
 
As avaliações foram feitas com base na análise das plaquetas, que podem constituir uma fonte de identificação do câncer completa e de fácil acesso.
 
O estudo foi realizado com 283 pessoas das quais 228 já tiveram algum tipo de câncer e 55 nunca tiveram nenhuma evidência da doença. Entre os 39 indivíduos que foram detectados precocemente com câncer foi possível identificar e classificar a doença em 100% dos casos.
 
A pesquisa foi realizada em colaboração com especialistas da Holanda e dos Estados Unidos.

Foto: Fernando Gomes / Agencia RBS
 
Zero Hora

Vem aí a pílula anticoncepcional masculina

Cientistas acreditam estar bem perto do lançamento do produto

O contraceptivo feminino foi um dos grandes lançamentos da indústria farmacêutica dos últimos 60 anos. Agora, cientistas acreditam estar bem perto de lançar a pílula anticoncepcional masculina.
 
Tudo começou quando se percebeu que duas substâncias usadas para evitar a rejeição de órgãos transplantados – a ciclosporina A e o tracolimus, ambos inibidores da enzima calcineurina – acabavam impedindo que as cobaias usadas no experimento engravidassem, embora tivessem sexo com camundongos machos.

Pesquisadores do Japão descobriram que os espermatozoides dos camundongos que receberam as substâncias citadas continuavam com quantidade e mobilidade capaz de fecundar uma cobaia do sexo feminino, exceto pelo fato de não ter a “hiperativação” – movimento fundamental para que o espermatozoide fecunde o óvulo.
 
Certa de estar no caminho de descobrir um contraceptivo masculino, a equipe da Universidade de Osaka, chefiada pelo Dr. Haruhiko Myiata, já percebeu que os animais que receberam a Ciclosporina A ou o Tracolimus por duas semanas se tornaram inférteis – sendo que sua fertilidade foi restabelecida depois de uma semana que pararam de ingerir a medicação.

Na opinião do especialista em medicina reprodutiva e diretor científico do Fertility Medical Group, Dr. Edson Borges ,quando lançado, o contraceptivo masculino deverá mudar bastante o comportamento dos casais, podendo diminuir o número de vasectomias e laqueaduras realizadas.
 
“Por consequência, isso também terá impacto sobre a fertilização assistida, já que menos pessoas enfrentarão arrependimento por não poderem mais ter filhos e as dificuldades para restabelecer a fertilidade – o que nem sempre é possível”, destaca.

Guia da Pharmacia

Mudanças constantes de humor podem ser sinal de demência, diz estudo

Mudanças constantes de humor podem ser um sinal prematuro de demência, revelou uma nova pesquisa
 
O estudo, realizado pela Universidade College London, no Reino Unido, envolveu pacientes com demência frontotemporal. As descobertas foram publicadas na revista científica Journal of Alzheimer’s Disease. Questionários preenchidos por amigos e familiares dos 48 pacientes revelaram que muitos notaram uma instabilidade no humor antes de a demência ser diagnosticada.Uma característica constatada, por exemplo, era rir inadequadamente em eventos trágicos.
 
Especialistas dizem que mais estudos são necessários para entender como e quando as mudanças de humor podem agir como um indício da demência. Há diferentes tipos de demência, sendo a demência frontotemporal uma das mais raras. A área do cérebro afetada pela doença é responsável pela personalidade e pelo comportamento, e as pessoas que desenvolvem esse tipo de doença perdem sua inibição, tornam-se mais impulsivas e têm dificuldades em situações sociais.
 
‘Comédia pastelão’
Para conduzir a pesquisa, a cientista britânica Camilla Clark e sua equipe recrutaram 48 pacientes com demência. Em seguida, eles perguntaram a amigos e familiares desses pacientes para avaliar o gosto deles por diferentes tipos de comédia ─ da comédia pastelão, como Mr. Bean, à satírica ou absurda, como Monty Python, além de exemplos de humor em situações inapropriadas. Praticamente todos os que responderam à pesquisa afirmaram que, olhando para trás, eles haviam percebido uma mudança significativa de humor nove anos antes de a demência ser diagnosticada.
 
Muitos dos pacientes haviam desenvolvido um senso de humor obscuro ─ por exemplo, rir em eventos trágicos da vida de outras pessoas ou no noticiário. Ainda segundo o estudo, pacientes com demência também tendem a preferir comédias pastelão à satírica, quando comparados com 21 pessoas de idade semelhante. “Essas são alterações marcantes ─ um humor completamente inadequado que vai além das raias do mau gosto. Por exemplo, um homem riu quando sua esposa teve queimaduras severas”.
 
Simon Ridley, do Alzheimer’s Research UK, ONG de prevenção e combate ao Mal de Alzheimer, recomendou que as pessoas busquem apoio médico ao notar qualquer sinal de mudança de humor repentina. “Enquanto a perda de memória é frequentemente a primeira coisa que vem à cabeça quando falamos sobre demência, esse estudo destaca a importância de olhar para uma diferente miríade de sintomas que impactam o dia a dia e os relacionamentos dos pacientes”, afirmou. “Um entendimento mais aprofundado de toda a gama dos sintomas de demência aumentará nossa capacidade de fazer um diagnóstico mais adequado e preciso”.
 
BBC Brasil

Sabia que leite corta o efeito do remédio?

'Além de  ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o  medicamento fique entalado na garganta'Leite atrapalha a absorção de medicamentos, álcool pode cortar o efeito do remédio e deixar a pessoa embriagada mais tempo; aprenda a tomar seu remédio da melhor maneira possível
 
Quando o médico receita um remédio, depois que a pessoa passa na farmácia, vem a dúvida: como tomar? Muitas avós recomendam que o medicamento seja tomado com leite, “para proteger o estômago”. No entanto, essa é uma atitude que prejudica a absorção do medicamento e faz com que ele não tenha o efeito desejado. Aquela dor que deveria passar em pouco tempo? Talvez ela demore, se você tomar com leite.
 
Algumas outras atitudes atrapalham o bom efeito dos fármacos. Veja as dicas de Claudia Souza, farmacêutica da Rede de Farmácias de Manipulação Officilab.
 
1. Tome remédio com água, não dissolva e não parta ao meio
A farmacêutica explica que, independentemente da natureza química do medicamento, a recomendação permanece: eles devem ser ingeridos com um copo de água. “Além de ajudar na dissolução do fármaco, facilita a passagem pelo esôfago, evitando que o medicamento fique entalado na garganta”.
 
Além disso, os medicamentos não devem ser dissolvidos na boca. Segundo a farmacêutica, isso só pode ser feito caso o médico oriente previamente ou esteja descrito na bula. “Caso contrário, os efeitos medicamentosos acabam perdidos”.
 
Aquela mania antiga de tomar “só metade” do remédio não é uma boa ideia. Se o médico receitou 10mg de um medicamento, a melhor opção é comprar o remédio já nessa miligramagem, em vez de cortar o de 20mg ao meio.
 
“Alguns medicamentos são desenvolvidos para se dissolverem aos poucos; logo, cortando-os ao meio acaba-se prejudicando seu efeito, sem contar que a dosagem correta pode ser perdida no processo de partir. As cápsulas também devem ser ingeridas por inteiro, jamais partindo-as”, recomenda.
 
O médico, porém, é soberano nas decisões. Se, por alguma razão ele recomendar algum procedimento diferente, o paciente deve seguir a orientação.
 
2. Respeite o horário para tomar o remédio
Medicamentos têm tempo de ação diferentes no organismo, portanto tomar o remédio no horário prescrito pelo médico garante a melhor ação do fármaco. “A eficácia dos princípios ativos depende do comprometimento com esses horários. Por exemplo, quando prescrito para tomar com o estômago vazio – ao menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos – é porque esse procedimento pode garantir absorção mais rápida e completa”, explica Claudia.
 
3. Não tome remédio com leite
“Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica. O ideal é tomar o remédio com água.
 
4. Não tome remédio com álcool
A farmacêutica explica que a associação do álcool com remédios pode cortar a eficácia deles ou até mesmo potencializar os efeitos do álcool. Isso acontece porque o álcool e os medicamentos são metabolizados pelo fígado, e, quando ingeridos na mesma hora, levam o órgão à exaustão.
 
“Quando as duas demandas chegam ao fígado, o órgão não sabe qual metabolizar primeiro, consequentemente acaba não exercendo seu papel por completo, e uma das metabolizações é prejudicada”.
 
Ela explica que, como o álcool é geralmente consumido em maior quantidade, o fígado tenta metabolizar ele primeiro, e não concentra a atividade no remédio. “Isso acaba diminuindo a eficácia medicamentosa”, alerta.
 
Além disso, o fígado não consegue absorver totalmente o álcool e parte dele fica por um período maior circulando no corpo, logo, a pessoa fica bêbada por mais tempo.

5. Cuidado com a interação medicamentosa
Alguns medicamentos anulam o efeito dos outros. Os antibióticos, por exemplo, são capazes de comprometer a eficiência das pílulas anticoncepcionais, já que os antimicrobianos interferem na saúde da flora intestinal, e essas bactérias do intestino são importantes para reativar o estrogênio das pílulas e manter a eficácia. “Como o nome ‘interação medicamentosa’ já diz, essa interação nada mais é do que a relação entre dois medicamentos que foram administrados concomitantemente”, explica Claudia.
 
Os antiácidos, que são prescritos normalmente para proteção do estômago quando se faz uso de outros medicamentos, pode reduzir o efeito desses remédios, pois diminuem a absorção do princípio ativo, que geralmente tem pH ácido, detalha a farmacêutica.
 
Perguntar ao médico ou farmacêutico se há algum problema de interação entre um medicamento e outro é importante para o bom tratamento.

6. Usa medicamentos em cremes ou pomadas? Espere meia hora para se vestir
Os medicamentos de uso tópico, aqueles em cremes ou pomadas, são facilmente removidos quando a pessoa se veste ou deita logo após aplicar na pele. “O ideal é deixar que sejam absorvidos por 30 minutos antes de se vestir ou de deitar para dormir”, alerta Claudia.
 
Segundo ela, cada remédio tem uma recomendação diferente, por isso é importante seguir corretamente as orientações do médico, farmacêutico ou bula para garantir que ele tenha a maior eficácia possível.
 
iG