Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 5 de abril de 2013

Identificadas células-tronco que podem 'religar' controle do apetite em adultos

Células capazes de gerar novos neurônios reguladores do apetite podem oferecer solução duradoura para distúrbios alimentares
 
Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, identificaram uma população de células-tronco capaz de gerar novos neurônios reguladores do apetite no cérebro de roedores jovens e adultos.
 
Anteriormente acreditava-se que as células nervosas do cérebro associadas com a regulação do apetite eram geradas totalmente durante o desenvolvimento de um embrião no útero e, portanto, seus números eram fixos para toda a vida.
 
A descoberta pode oferecer uma solução duradoura para os distúrbios alimentares, como a obesidade.
 
 
A obesidade atingiu proporções de epidemia global. Mais de 1,4 bilhão de adultos em todo o mundo estão acima do peso e mais de meio bilhão são obesos. Problemas de saúde associados incluem diabetes tipo 2, doenças cardíacas, artrite e câncer. Pelo menos 2,8 milhões de pessoas morrem a cada ano como resultado de excesso de peso ou obesidade.
 
Os cientistas investigaram a seção do hipotálamo do cérebro, que regula os ciclos de sono e vigília, as despesas de energia, apetite, sede, a liberação de hormônio e muitas outras funções biológicas críticas. O estudo analisou especificamente as células nervosas que regulam o apetite.
 
Eles estabeleceram que uma população de células do cérebro chamada 'tanycytes' comporta-se como células-tronco e adicionam novos neurônios para o circuito de regulação de apetite no cérebro de ratos após o nascimento e na idade adulta.
 
"Ao contrário de dieta, a tradução desta descoberta poderia eventualmente oferecer uma solução permanente para combater a obesidade. A perda ou avaria dos neurônios no hipotálamo é a principal causa de distúrbios alimentares, como a obesidade. Até recentemente, pensava-se que todas estas células nervosas eram geradas durante o período embrionário e que o circuito que controla o apetite era fixo. Mas este estudo mostrou que o circuito neural que controla o apetite não é fixo em número e poderia ser manipulado para resolver numericamente transtornos alimentares", afirma o pesquisador chefe Mohammad K. Hajihosseini.
 
O próximo passo da equipe é definir o grupo de genes e processos celulares que regulam o comportamento e atividade das ' tanycytes' . "Esta informação irá ajudar a nossa compreensão das células-tronco do cérebro e pode ser explorada para desenvolver medicamentos capazes de modular o número ou o funcionamento dos neurônios reguladores do apetite", observa Hajihosseini.
 
O objetivo de longo prazo é traduzir este trabalho para os seres humanos, o que poderia levar até cinco ou 10 anos. Isso poderia permitir uma intervenção permanente na infância para aqueles predispostos a obesidade, ou mais tarde na vida quando a doença torna-se aparente.
 
Fonte isaude.net

Chip fornece diagnóstico de doenças genéticas em uma hora

Chip automatiza todas as etapas da análise do DNA
Imagem: DigInfo TV
Chip automatiza todas as etapas da análise do DNA
Aparelho, que automatiza as etapas de análise do DNA, abre portas para o desenvolvimento de terapias personalizadas
 
Cientistas da instituição IMEC, na Belgica, em conjunto com pesquisadores da Panasonic, desenvolveram um chip para teste de DNA que fornece resultados em uma hora.
 
A abordagem, que automatiza todas as etapas de obtenção de informações genéticas, abre portas para o desenvolvimento de terapias personalizadas.
 
"O chip tem menos da metade do tamanho de um cartão de visita. Ele contém tudo o necessário para o teste de DNA. Uma vez que uma gota de sangue é inserida, o chip completa todo o processo, até a detecção de SNP (polimorfismo de nucleotídeo único)", explicam os autores.
 
SNPs são variações em uma única base de DNA entre os indivíduos.
 
Detecção de SNPs torna possível verificar se doenças geneticamente transmissíveis estão presentes, avaliar riscos futuros e identificar genes relacionados à doença.
 
"Ao investigar SNPs, podemos determinar que medicamento vai funcionar para uma pessoa, ou se esta droga terá graves efeitos colaterais em seu organismo. A análise de SNPs permite personalizar as terapias. No entanto, com o método atual, ela tem que ser feita em um laboratório especializado, demorando de três a quatro dias. No pior dos casos, leva-se uma semana após o envio da amostra para obter o resultado. Nosso equipamento pode determinar SNPs de um paciente em apenas uma hora depois de receber o sangue", afirma os autores.
 
O teste é feito simplesmente pela injeção de sangue e uma substância química no chip.
 
Antes de começar, o sangue e os produtos químicos são misturados. O DNA é então extraído da solução de mistura. As regiões que contêm SNPs são então cortadas e amplificadas.
 
A amplificação do DNA utiliza a tecnologia denominada de PCR, a qual corta as seções desejadas, fazendo variar a temperatura. Com o método convencional, este processo leva duas horas. Com o novo chip, 30 ciclos de temperatura são concluídos em nove minutos, permitindo um PCR muito rápido.
 
O DNA amplificado é então enviado através de uma microbomba para um filtro de DNA. Ali, o DNA é separado para cada comprimento de secção. Em seguida, um sensor eletroquímico identifica SNPs enquanto o DNA é dissolvido.
 

Fonte isaude.net

Unicamp testa fitoterápico para cicatrizar lesões de pele e mucosa

Mary Ann Foglio (a dir.), coordenadora do projeto, e Ilza Maria de Oliveira Sousa, autora da dissertação
Foto: Antoninho Perri/Ascom/Unicamp
Mary Ann Foglio (a dir.), coordenadora do projeto, e Ilza
Maria de Oliveira Sousa, autora da dissertação
O crajiru é encontrado em todo o Brasil e integra a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS
 
Pesquisadores da Unicamp desenvolvem um novo medicamento fitoterápico para cicatrização de lesões de pele e mucosa, a partir da Arrabidaea chica Verlot, planta conhecida como crajiru. Não se trata de colocar mais um cicatrizante no mercado, segundo a professora Mary Ann Foglio, pesquisadora da Divisão de Fitoquímica do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp. " O produto tem um poder cicatrizante muito bom que poderá atender àqueles pacientes que desenvolvem feridas em consequência de diabetes ou ainda pacientes imunodeprimidos." Ela orientou Ilza Maria de Oliveira Sousa, autora do estudo.

A pesquisa avaliou a estabilidade do extrato seco e criou formulações semissólidas com os extratos padronizados produzidos a partir das folhas de crajiru. Este trabalho já contribuiu para o depósito da segunda patente na Agência de Inovação Inova da Unicamp, no final do ano passado. A primeira patente é sobre processos para microencapsulação do extrato da planta (micro e nanopartículas), enquanto esta se refere às técnicas para produção de nanopartículas de longa duração. Há negociações em torno de ambas as patentes com uma empresa farmacêutica nacional.

A espécie Arrebidaea chica Verlot, o crajiru, integra a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus) utilizadas pela população brasileira e que apresentam evidência para indicação na atenção básica de saúde. Ao crajiru são atribuídas propriedades terapêuticas para enfermidades da pele.
 
Apesar de ser encontrada em todo o país, a A.chica é mais comum na Amazônia, onde é utilizada principalmente pelos indígenas como corante para pintar o corpo e também para infecções fúngicas (microbianas).

O Centro de Pesquisa Agroflorestal da Embrapa de Rondônia informa sobre outros usos medicinais, como em infecções de origem uterina e males do fígado, estômago e intestino; informa ainda sobre sua serventia para diarreias, leucemia, conjuntivite aguda e para o ataque de insetos (na forma de pasta).
 
O crajiru também é utilizado como pigmento para algodão, era exportado em pequena escala no início do século, como corante vermelho-americano. A A.chica é descrita como planta arbustiva trepadeira, ganhando outros nomes populares como carajurú, capiranga, cipó cruz, grajirú, crajurú, guarajurupiranga, pariri e piranga.
 
Fonte isaude.net

Grávidas são mais propensas a abortos espontâneos durante crise econômica

Crise econômica causa choque significativo durante a gravidez e prejudica sobretudo os fetos frágeis do sexo masculino
Crise econômica causa choque significativo durante a gravidez
e prejudica sobretudo os fetos frágeis do sexo masculino
Pesquisa sugere que estresse provocado quando governos reduzem salários pode levar algumas mulheres a perder seus bebês
 
Mulheres grávidas são mais propensas a sofrer um aborto espontâneo durante uma recessão econômica grave. É o que revela estudo apresentado na conferência anual da Royal Economic Society.
 
A pesquisa sugere que o estresse provocado quando os governos cortam salários pode levar algumas grávidas a perder seus bebês.
 
O estudo analisou o impacto das recentes medidas de austeridade na Romênia, onde as reformas anunciadas em maio de 2010 incluiu um corte de 25% nos salários de todos os funcionários públicos e um corte no subsídio por licença parental.
 
Os autores do relatório analisaram todos os nascimentos registrados no país ao longo de um período de três anos, e comparou os resultados entre crianças no útero, no momento do anúncio da política, com a de nascidas em 2009.
 
A equipe constatou que nasceram menos meninos do que durante tempos normais, embora os bebês do sexo masculino que sobreviveram foram mais saudáveis do que em tempos sem crise.
 
Segundo as autoras da pesquisa, Simona Bejenariu da Universidade de Gotemburgo e Andreea Mitrut da Uppsala University, estes resultados são consistentes com um processo de "seleção induzida" no útero.
 
Isto sugere que um choque significativo durante a gravidez prejudica sobretudo os fetos frágeis do sexo masculino.
 
O estudo mostrou que a taxa de natalidade na Romênia caiu drasticamente após os cortes financeiros. Em fevereiro de 2011, nove meses após as alterações na economia, o número de nascimentos caiu abaixo de 15 mil pela primeira vez desde 1956.
 
Os resultados do estudo coincidem com uma onda de reformas sociais novas que estão sendo implementadas em toda a Europa. "Os efeitos da grande recessão podem ser mais abrangentes do que se pensava inicialmente", afirmam Bejenariu e Mitrut.
 
Os autores ressaltam que, com base no estudo e na agitação social sobre as medidas de austeridade na Europa, os decisores políticos devem considerar que as mudanças políticas inesperadas podem agir como estressores suficientemente graves com consequências inesperadas ou não intencionais.
 
Fonte isaude.net

Anestesia local pode interromper desenvolvimento dos dentes do siso em crianças

Estudo associa procedimento clínico minimamente invasivo e rotineiro ao crescimento do terceiro molar
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Estudo associa procedimento clínico minimamente invasivo
e rotineiro ao crescimento do terceiro molar
Resultados podem levar à criação de novas estratégias capazes de impedir o desenvolvimento do terceiro molar

Pesquisadores da Tufts University School of Dental Medicine, nos EUA, descobriram que a injeção de anestesia pode interromper o desenvolvimento dos dentes do siso em crianças de dois a seis anos.
 
Resultados podem levar a novas estratégias para impedir o desenvolvimento do terceiro molar.
 
 
"É intrigante pensar que algo tão rotineiro quanto a anestesia local pode interromper o desenvolvimento dos dentes do siso. Este é o primeiro estudo em humanos a mostrar uma associação entre um procedimento clínico minimamente invasivo e rotineiro e o crescimento do terceiro molar", afirma o autor da pesquisa Anthony R. Silvestri.
 
Os dentes do siso são potencialmente vulneráveis a lesões porque seu desenvolvimento, ao contrário de todos os outros dentes, não começa até bem depois do nascimento. Entre dois e seis anos de idade, os dentes do siso (terceiro molar) começam a se desenvolver nos quatro cantos da boca, e surgem tipicamente no final da adolescência ou início da idade adulta. Nem todas as pessoas desenvolvem dentes do siso, mas para aquelas que o fazem, os dentes tornam-se frequentemente problemáticos.
 
A American Association of Oral and Maxillofacial Surgeons relata que nove em cada 10 pessoas terá pelo menos um dente do siso problemático, que pode causar mau hálito, dor e / ou infecção. Por esta razão, muitos dentistas recomendam a cirurgia para remover os dentes do siso para prevenir a doença ou infecção.
 
Um dente de siso em desenvolvimento é vulnerável a danos durante um tempo relativamente longo, uma vez que é pequeno e apenas coberto por uma fina camada de tecido mole. Quando se forma um broto do dente, ele não é maior do que o diâmetro de uma agulha dental. O tecido mole ao redor do broto do dente fica perto de onde uma agulha penetra quando a anestesia odontológica de rotina é injetada na mandíbula inferior, por exemplo, ao tratar cáries.
 
Usando o sistema digital de registro dental, os pesquisadores analisaram dados de pacientes que foram tratados entre as idades de dois e seis anos.
 
Eles estudaram um total de 439 locais onde os dentes do siso podem se desenvolver no maxilar inferior, de 220 registros de pacientes.
 
Eles dividiram os pacientes em dois grupos, o grupo controle, contendo raios-X de pacientes que não tinham recebido anestesia no maxilar inferior, onde os dentes do siso podem se desenvolver. O segundo grupo, continha raios-X de pacientes que receberam anestesia.
 
No grupo controle, 1,9% dos locais não tinham brotos de dente do siso. Em contrapartida, 7,9% dos locais no grupo de comparação, aqueles que receberam anestesia, não tinham brotos dentários.
 
O grupo de comparação foi 4,35 mais provável de não ter brotos dentários de dente do siso do que o grupo controle.
 
"A falta de incidência de dentes do siso foi significativamente maior no grupo que recebeu anestesia odontológica. Dados estatísticos sugerem que isso não aconteceu por acaso. Esperamos que nossos dados estimulem a pesquisa utilizando amostras maiores e períodos mais longos de observação para confirmar nossas descobertas e ajudar a entender melhor como o desenvolvimento dos dentes do siso pode ser impedido", observa Silvestri.
 
Fonte isaude.net

Concurso Prefeitura de Frei Paulo - SE

A Prefeitura de Frei Paulo, Estado de Sergipe, publicou edital n° 01/2013 de concurso público com o objetivo de ocupar 127 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos podem chegar a R$ 7.000,00 e o concurso será realizado sob a responsabilidade da Empreve – Eventos Empresariais Ltda.

Cargos
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Analista Jurídico da Procuradoria, Assistente Social, Auxiliar de Dentista, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem PSF, Auxiliar de Serviços Gerais - Matadouro, Dentista - Saúde Bucal, Enfermeiro PSF, Farmacêutico, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fisioterapeuta e outros cargos. A jornada de trabalho poderá variar de 20, 30 a 40 horas semanais.

Inscrições
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Educação de Frei Paulo, no período de 08 a 25 de abril de 2013, situado à Praça Capitão João Tavares, 180, 1º andar, Frei Paulo- Sergipe, de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 7 às 13h.

Taxas
- Cargos para Nível Superior: R$ 100,00;
- Cargos para Nível Médio: R$ 80,00.
- Cargos Para Nível Fundamental Completo: R$ 70,00.
- Cargos para Nível Fundamental Incompleto: R$ 60,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas de conhecimentos básicos e específicos serão realizadas, simultaneamente, na data provável 02 de junho de 2013, no horário das 9 às 13h, na própria cidade do concurso. A Empreve divulgará o gabarito preliminar no dia 05 de junho de 2013, às 8h.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Muitos Capões (RS) 2013

A Prefeitura de Muitos Capões, estado do Rio Grande do Sul, abriu os editais N°s 01 e 02/2013 de concurso público e processo seletivo para provimento de vagas e formação de cadastro reserva, para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 10.000,00, mais R$ 200,00 de vale alimentação.

Cargos
- Edital de concurso público N° 01/2013: Assistente social, Eletricista, Farmacêutico, Médico ginecologista e obstetra, Monitor de recreação, Operador de máquinas e psicólogo;

-Edital de concurso público N° 02/2013: Professor de ensino fundamental de séries iniciais e professor de educação infantil;

- Edital de processo seletivo N° 01/2013: Médico do ESF.
As jornadas de trabalho podem ser de 8, 20, 40 e 44 horas semanais.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas somente via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, até o dia 18 de abril de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 80,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas e Gabaritos
A prova objetiva será realizada na data prevista de 19 de maio de 2013, em locais e horários a serem divulgados no Edital de Homologação das inscrições, no dia 29 de abril de 2013. Haverá prova prática para os cargos de eletricista e operador de máquina.

Os gabaritos preliminares serão divulgados provavelmente no dia 20 de maio, a partir das 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.

Validade
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Edital do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura Nova Era (MG) lança processo seletivo

Com o objetivo de levar mais qualidade para a rede municipal de ensino, a Prefeitura de Nova Era, em Minas Gerais, lançou processo seletivo nº 01/2013 visando contratar profissionais para os cargos de pedagogo (superior), professor (superior) e monitor de atividades recreativas (médio).
 
São 20 vagas distribuídas entre estas ocupações, com salários que vão de R$ 799,14 a R$2.068,72, por jornadas de trabalho entre 30 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
Os interessados devem fazer a sua inscrição até 8 de abril de 2013, pessoalmente ou por procuração, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua João Pinheiro, 91, Centro, 3º andar, Nova Era- MG. No ato da inscrição, o candidato deve entregar as cópias de documentos de identificação, curriculum vitae, além de cópias de certificados que comprovem experiências no cargo que almeja. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Seleção
O processo seletivo se dará em única etapa, por meio de valoração de títulos, realizada em sessão pública agendada para a provável data de 9 de abril de 2013, no mesmo endereço onde foi feita a inscrição.
 
O resultado da seleção será comunicado no mesmo dia aos candidatos, na própria sessão pública.

Concurso Prefeitura de Santa Bárbara (MG)

A Prefeitura de Santa Bárbara, em Minas Gerais, publicou edital de concurso público com a intenção de ocupar 159 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 7.362,27 por carga horária até 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços, Auxiliar de Enfermagem, Escriturário, Fiscal Municipal, Guarda Municipal, Técnico em Saúde Bucal, Contador, Médico Clínico Geral/PSF e Professor de Educação Básica.

Inscrições
O concurso foi reaberto e será executado por meio da Fundação Mariana Resende Costa - FUMARC, que disponibilizou o site www.fumarc.org.br para o processamento das inscrições. O prazo de inscrição vai de 08 de abril a 08 de maio de 2013.

Taxas
Nível Fundamental, mesmo que incompleto - R$ 25,00;
Nível Médio Completo - R$ 35,00 e R$ 40,00;
Nível Superior Completo - R$ 70,00.
 
Etapas do concurso
- Prova Objetiva, para todos os cargos, de caráter classificatório e eliminatório e Redação para o cargo de Professor de Educação Básica;

- Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório;

- Prova de Títulos para os cargos de Nível Superior, de caráter classificatório.
 
A Prova Objetiva de Múltipla Escolha para todos os cargos e de Redação para o cargo de Professor de Educação Básica, serão realizadas no município de Santa Bárbara, em locais e horários a serem divulgados.
 
A partir da divulgação do resultado da 1ª Etapa - Prova Objetiva e Redação, quando for o caso, a convocação para a 2ª Etapa - Avaliação Psicológica e o local de sua realização estarão disponibilizados no endereço eletrônico www.fumarc.org.br e na Prefeitura Municipal de Santa Bárbara, à Praça Cleves de Faria, 122 - Centro, Santa Bárbara.

O gabarito com o resultado da prova objetiva e de redação será divulgado no site da FUMARC e será afixado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Santa Bárbara no 3º dia útil posterior à aplicação das provas objetivas e redação, iniciando-se no dia seguinte à publicação, o prazo para interposição de recursos, se necessário.

Validade
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data de publicação e da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Prefeitura do Município de Santa Bárbara.

Prefeitura de Saltinho - SC lança edital de Processo Seletivo

A Prefeitura de Saltinho, estado de Santa Catarina, por intermédio do INCAPEL, lançou edital n° 002/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de 15 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio. Os salários variam de R$ 473,67 a R$ 1.551,28 por carga horária de 20 e 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Monitor Social, Orientador Social, Vigilante Sanitário e Ambiental, Técnico em Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde, Servente e Operador de Equipamentos Rodoviários.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, através de formulário próprio, disponibilizado no endereço eletrônico www.incapel.com.br, no período compreendido entre as 08h do dia 05 de abril e 14h59min do dia 06 de maio de 2013.

Taxas
Dos valores da taxa de inscrição:
- Para os cargos de 2° Grau Completo: R$ 55,00;
- Para os cargos de 1° Grau Completo: R$ 45,00;
- Para os cargos de Alfabetizado: R$ 35,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas por todos os candidatos regularmente inscritos e com inscrições homologadas no dia 18 de maio de 2013, no Núcleo Escolar Municipal Saltinho, na Chácara 04/Interior, no Município de Saltinho/SC.

O gabarito preliminar será publicado em até o 1º dia útil após a realização da prova objetiva, no Mural da Prefeitura Municipal de Saltinho, e no sítio da empresa www.incapel.com.br.

Validade
O certame terá validade de 1 ano, a contar da data da publicação da homologação do resultado final com a respectiva classificação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, a critério do Executivo Municipal.

Prefeitura de Santo Antônio do Leste (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Santo Antônio do Leste, estado do Mato Grosso, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, divulgou edital nº. 001/2013 de processo seletivo. A iniciativa destina-se à seleção de 5 servidores de nível fundamental para o cargo de Agente Comunitário de Saúde, com jornada de 40 horas semanais e salário de até R$ 918,64.
 
Inscrição
A inscrição será realizada gratuitamente até o dia 23 de abril de 2013, em dias úteis, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas, nos seguintes postos de inscrição: Sec. Mun. de Saúde - Av. Brasil, nº 444 - Centro e na Coordenadoria de Recursos Humanos (Pref. Mun. de Santo Antonio do Leste) - Rua Primavera, 959 – Jardim bem Viver.
 
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição fornecida nos postos de inscrições e na Unidade do PSF para qual está concorrendo à vaga e anexar os seguintes documentos: Fotocópia da Carteira de Identidade (frente e verso) ou outro documento oficial de identificação com foto; Comprovante de residência em nome do candidato (conta de água, luz ou telefone) ou declaração do proprietário do imóvel sobre locação ou cedência.
 
Seleção
O processo seletivo será constituído de prova objetiva, redação, entrevista individual e coletiva e curso introdutório de formação inicial.
 
As provas objetivas e de redação serão aplicadas na data provável de 28 de abril de 2013, em local e horário que serão divulgados nos locais de costume e no Diário Oficial dos Municípios - www.amm.gov.br.
 
A entrevista individual e coletiva estão previstas para os dias 11 e 12 de maio de 2013, em local e horário a serem divulgados nos locais de costume e no Diário Oficial dos Municípios, juntamente com a homologação do resultado final da 1ª etapa.
 
O curso introdutório de formação inicial será realizado provavelmente nos dias 23 e 24 de maio de 2013, em local e horário a serem divulgados nos locais de costume e no Diário Oficial dos Municípios, juntamente com a homologação do resultado final da 2ª etapa.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, contados a partir da data da homologação do resultado final do curso introdutório de formação inicial, podendo, no interesse da administração, ser prorrogado por mais uma vez, por igual período.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 04 de abril de 2013, pág. 249 a 254.

Prefeitura de Divinópolis (MG) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, lançou o edital 019/2013 - SEMUSA de processo seletivo para contratação temporária de 11 técnicos em Enfermagem, com exigência de escolaridade de nível médio e curso técnico na área. Os contratados farão jus a um salário de R$ 1.017,00, acrescido de 20% de insalubridade sobre o salário mínimo, por carga horária de 30 horas semanais.
 
A inscrição será realizada na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG até as 17h de 09 de abril de 2013.
 
A seleção será feita por meio de avaliação curricular e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, obedecendo-se o critério de Residência no Município de Divinópolis.
 
São condições essenciais para contratação:
Comprovação de todos os requisitos constantes do Curriculum Vitae;

Estar quite com a Justiça Eleitoral e o Serviço Militar;

Que não tenha sido demitido ou exonerado do serviço público na Administração Direta ou Indireta dos Municípios, Estados e União.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 04 de abril de 2013, pág. 11.

Prefeitura de Itapemirim (ES) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itapemirim, estado do Espírito Santo, divulgou edital N° 03/2013 para a realização de processo seletivo. São ofertadas 25 vagas para o cargo de agente comunitário de saúde (nível médio), com salário de R$ 567,59, mais R$ 300,00 de gratificação por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão efetuadas nos dias 05 e 08 de abril de 2013, no horário das 08 às 11 horas e das 13 às 16 horas, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situado na Avenida Cristiano Dias Lopes Filho, Centro, Itapemirim, ES, em frente ao Ginásio Municipal de Esportes “Waldir Alves”.

Os candidatos interessados estarão isentos do pagamento de taxa para inscrição deste certame.

A listagem de classificação da Avaliação de Títulos será disponibilizada no site da PMI (www.itapemirim.es.gov.br), bem como, será afixada no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situado na Avenida Cristiano Dias Lopes Filho, Centro, Itapemirim, ES a partir das 13 horas do dia 10 de abril de 2013.

O resultado dos recursos e divulgação da Classificação Final da Avaliação de Títulos será na data provável de 15 de abril de 2013.

O prazo de validade do certame será de 12 meses, prorrogáveis por igual período se necessário, contados a partir da data de publicação de sua homologação do resultado final.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre vagas na área da saúde

O Município de Divinópolis, em Minas Gerais, abriu inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 03 vagas para o cargo de Médico Pediatra - 20 horas. O edital da seleção, de nº. 028/2013-SEMUSA, encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 04 de abril de 2013.
 
A remuneração é de até R$ 2.170,37 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae até às 17 horas de 12 de abril de 2013 à Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007.
 
A avaliação final será feita por meio de curriculum vitae e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, obedecendo o critério de Residência no Município de Divinópolis.

Concurso Prefeitura de Barra Bonita (SC)

A Prefeitura de Barra Bonita, no estado de Santa Catarina, com o auxílio técnico-organizacional da empresa AMEOSC, lançou editais de concurso público n° 001/2013 e processo seletivo n° 002/2013, com a intenção de preencher 06 vagas para os cargos de Médico Veterinário, Médico Clínico Geral, Engenheiro Civil e Auxiliar de Serviços Gerais de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 754,65 a R$ 6.966,00, com carga horária de 10 e 40 horas semanais.

As inscrições estarão abertas até o dia 03 de maio de 2013, das 08h às 11h30min e de 13h às 16h30min, nas dependências da Prefeitura Municipal, sito a Av. Buenos Aires, 600, Centro, Município de Barra Bonita (SC), no setor de Recursos Humanos.. As taxas variam de R$ 30,00 para cargo de nível fundamental e de R$ 50,00 e R$ 200,00 para cargos de nível superior.

As provas objetivas serão aplicadas provavelmente no dia 11 de maio de 2013, das 08h30min às 11h30min horas, nas dependências da Escola Estadual Profª Cecília Lotin, na Rua Travessa Itamarati, no Município de Barra Bonita –SC. O gabarito será divulgado na data provável de 13 de maio de 2013, a partir das 14h.

O processo seletivo terá validade por 01 ano, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período nos termos da Constituição Federal.

Já o concurso público terá validade por até 02 anos, a contar da data de publicação e homologação do resultado final, podendo ser prorrogado nos termos da Constituição Federal.

Concurso Prefeitura de Joaquim Gomes - AL

O Município de Joaquim Gomes, estado de Alagoas, disponibilizou o edital nº. 001/2013 de concurso público com o objetivo de preencher 218 vagas em todos os níveis de escolaridade. As inscrições serão efetuadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico da FAPEC - www.fapec-al.com.br, até o dia 30 de abril de 2013.
 
Cargos
Assistente Social, Dentista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil), Farmacêutico, Fisioterapeuta, Médico (Generalista, Cardiologista, Psiquiatra e Citopatologista), Nutricionista, Pedagogo, Professor (Atividade – Zona Rural/Urbana, Arte/Artesanato, Ciências, Educação Física, Ensino Religioso, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática e Educação Infantil – Zona Rural/Urbana), Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Educador Social, Digitador, Recepcionista, ACS - PSF (I, II, V, VII, VIII e IX), Agente de Endemias, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Agente de Saúde Bucal, Almoxarife, Fiscal de Obras e Conduta, Motorista Categoria D, Auxiliar Serviços Gerais, Coletor de Lixo, Coveiro, Gari, Jardineiro, Merendeira, Padioleiro, Vigilante, Artesão, Eletricista, Encanador e Tratorista.
 
Os salários variam entre R$ 678,00 e R$ 3.000,00, por jornada de trabalho de 20, 25 e 40 horas semanais. Do total das vagas ofertadas, 10% serão reservadas aos candidatos portadores de necessidades especiais
 
Taxa de inscrição no certame:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 90,00.
 
Prova objetiva
A prova objetiva será realizada na cidade de Joaquim Gomes, provavelmente nos dias 01 e/ou 02 de junho de 2013, em horário e local previamente informados nos cartões de convocação do candidato, a partir do dia 25 de maio de 2013 no site www.fapec-al.com.br.
 
O gabarito está previsto para ser divulgado a partir das 12 horas do dia 04 de junho de 2013, nos quadros de avisos do município ou em outro local previamente informado, inclusive na internet.
 
A relação final dos candidatos classificados será publicada até o dia 12 de julho 2013, no site da FAPEC e nos quadros de avisos do município ou em outro local escolhido pela municipalidade, tais como o Diário Oficial do Estado ou em jornal de grande circulação estadual.
 
O concurso terá validade de 01 ano, contado da data de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Magda - SP

A Prefeitura de Magda, estado de São Paulo, publicou edital de concurso público n° 001/2013, a ser organizado pela Persona Capacitação, com a intenção de ocupar 18 vagas para cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos variam de R$ 938,02 a R$ 7.920,75 por carga horária de 15 a 40 horas semanais.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Agente de Saúde (01), Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (02), Cozinheiro (04), Médico Clínico Geral (01), Médico Ginecologista (01), Médico Pediatra/Chefe (01), Servente (03) e Serviços Gerais (05).

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, das 08h do dia 08 de abril até às 22h do dia 19 de abril de 2013. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 70,00, de acordo com o cargo escolhido.

Provas, Gabaritos e Validade
A realização da Prova Objetiva está prevista para o dia 05 de maio de 2013, na EMEF Waldomiro Lojúdice, Rua José Vieira da Costa, 381, centro, Magda/SP.

Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona e no Quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Magda no dia 06 de maio, a partir das 18h.

A validade do concurso público será de 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Magda.

Concurso público Complexo Hospitalar do Juquery - SP

O Complexo Hospitalar do Juquery, no estado de São Paulo, abriu concurso público (edital nº 14/2013) para contratação de um Enfermeiro com especialidade em Obstetrícia. O candidato contratado terá remuneração de R$ 1.464,83, mais prêmio de incentivo de até R$ 1.000,00 e vantagens pecuniárias.
 
Para participar da seleção o candidato deverá se inscrever no período de 08 a 19 de abril de 2013, das 9 às 15 horas, no Núcleo de Seleção e Desenvolvimento de Recursos Humanos do Complexo Hospitalar do Juquery, localizado na Avenida dos Coqueiros - s/n - Centro de Franco da Rocha. A taxa de inscrição é de R$ 63,92.
 
O certame constará de Prova Objetiva, que será aplicada na data prevista de 05 de maio de 2013, na cidade de Franco da Rocha - SP, e Avaliação de Títulos. O candidato deverá acompanhar pelo Diário Oficial do Estado as publicações dos editais referentes às fases da seleção.

O concurso terá validade de 02 (dois) anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde

Concurso Prefeitura de Wall Ferraz - PI

A Prefeitura de Wall Ferraz, estado do Piauí, abriu edital de concurso público N° 001/2013 destinado ao preenchimento de 27 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários podem chegar a R$ 2.034,00, mais Produtividade.
 
O concurso público será realizado pela CONSEP – Consultoria e Estudos Pedagógicos Ltda. A carga horária será de 20 horas semanais para Professor e Advogado e 40 horas semanais para os demais cargos.
 
As chances são para os cargos de Professor Classe “A” Pré-Escola, Professor Classe “A” 1º ao 5º Ano, Professor Classe “A’ Educação Física, Professor Classe “A” - Inglês, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais, Digitador, Motorista Categoria Especial “D”, Operador de Máquinas Pesadas, Assistente Social, Nutricionista, Enfermeiro(a) PSF, Médico PSF e Advogado.
 
As inscrições seguem abertas até o dia 15 de Abril de 2013, das 8h às 12h 30min, na Prefeitura Municipal de Wall Ferraz, localizada na Praça da Liberdade, 257 - Centro – Wall Ferraz –e no site www.consep-pi.com.br.
 
O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00, para Ensino Fundamental, R$ 40,00, para Nível Médio e R$ 60,00 para Nível Superior.
 
A prova será realizada provavelmente no dia 12 de maio de 2013, a partir das 9:00 hs com três horas de duração, sendo este horário (9:00 hs) o limite para ingressar no local de aplicação das provas. Os locais de aplicação da prova objetiva serão divulgado até dia 06 de maio de 2013, na sede da Prefeitura de Wall Ferraz e no site www.consep-pi.com.br.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos a contar da data de sua homologação, podendo ser renovado por igual período, mediante ato do Poder Executivo, observada a conveniência e oportunidade da Administração.

UEM (PR) abre processo seletivo

A Universidade Estadual de Maringá (UEM), estado do Paraná, lançou edital de teste seletivo nº. 055/2013-PRH para contratação de oito (08) Professores Temporários que atuem nas áreas de Física Geral, Estatística, Cálculo Diferencial/Integral/Geometria Analítica/Álgebra Linear, Arquitetura de Computadores, Engenharia de Processos Químicos e Física Geral. O salário pode chegar a R$ 5.151,02 por carga horária de 40 horas semanais.

As inscrições serão recebidas do dia 12 a 18 de abril de 2013, das 7h40min às 11h00min e das 13h30min às 16h00min, na sede da Universidade Estadual de Maringá, situada na Av. Colombo, 5790, no Protocolo Geral, Bloco A-01 (Próximo à rotatória em frente ao Parque Ecológico da UEM), no Câmpus Universitário em Maringá-PR ou via correio, postada, preferencialmente, com Aviso de Recebimento (AR) ou SEDEX.
 
O valor da taxa de inscrição é de R$ 30,00.
 
A inscrição e os documentos encaminhados pelo correio deverão ser postados para a Universidade Estadual de Maringá, Av. Colombo no 5790, CEP: 87020-900, Maringá/PR, A/C Protocolo Geral com a referência - Teste Seletivo para Professor Temporário – Edital no 055/2013-PRH.
 
A inscrição enviada pelo correio somente será aceita se recebida pelo Protocolo Geral da UEM até às 16h00min do dia 18 de abril de 2013.
 
O certame será constituído das seguintes provas: escrita, didática e avaliação do curriculum vitae.
 
As provas serão realizadas no período de 06 a 09 de maio de 2013 em datas e locais a serem informados por edital que será publicado no dia 11 de abril de 2013, às 17 horas.
 
O resultado será publicado na Imprensa Oficial do Estado, através do caderno suplemento de concursos públicos, em edital afixado na Pró-reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários da Universidade Estadual de Maringá, e no site www.uem.br/concurso, a partir do dia 16 de maio de 2013.
 
A validade do teste seletivo será de 12 meses, contados da data de publicação do resultado final no Diário Oficial do Estado do Paraná, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial do Paraná, de 04 de abril de 2013, pág. 2 a 4.

Remédios antigos: Gingilone pomada

Como um adulto pode cuidar dos seus dentes?

Cuidados com alimentação e higiene ajudam a manter os dentes bonitos e saudáveis
 
A boa higiene bucal é a condição essencial para manter um sorriso bonito e saudável durante toda a vida adulta. Os adultos também têm cáries e doenças gengivais que podem tornar-se problemas sérios.

Durante toda sua vida de adulto é essencial que você continue a:

- Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor para remover a placa bacteriana, aquela película pegajosa que se forma sobre os dentes e que é a principal causa da gengivite e das cáries.

-Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre os dentes e sob a gengiva. Se a placa não for retirada, pode endurecer e formar o tártaro, que só poderá ser retirado pelo dentista.

- Limitar a ingestão de açúcares e alimentos que contêm amido, principalmente alimentos pegajosos. Quanto mais você come entre as refeições, maior a oportunidade dos ácidos da placa bacteriana conseguirem atacar o esmalte dos dentes.

- Consulte seu dentista periodicamente para um exame profissional detalhado ou uma limpeza.
 
Como adulto, o que é importante saber sobre os dentes?
Mesmo escovando os dentes e usando fio dental regularmente, podem surgir problemas de saúde bucal na idade adulta. Felizmente, seu dentista pode ajudá-lo a resolver a maior parte desses problemas.

-A gengivite, no seu estágio inicial, é reversível. Seus sintomas são gengivas avermelhadas, inchadas e sensíveis, com tendência ao sangramento durante a escovação. Se perceber qualquer destes sintomas, converse com seu dentista para evitar problemas mais graves. No estágio avançado, a doença periodontal pode causar a perda dos dentes.

- A saúde da gengiva também pode afetar a sua saúde geral. Estudos recentes mostram uma possível conexão entre a periodontite (uma doença da gengiva) e outras doenças, como, por exemplo a diabetes, problemas cardíacos e uma possível ligação com nascimentos prematuros. Para evitar o aparecimento de qualquer doença gengival, escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, use fio dental diariamente e faça uma limpeza geral com o dentista.

- À medida que ficamos mais velhos, as cáries em volta das restaurações (chamadas cáries recorrentes) e na raiz dos dentes se tornam mais comuns. Daí a importância de escovar com um creme dental com flúor, usar fio dental e ir ao dentista periodicamente.
 
Também a sensibilidade pode se tornar mais séria com o avançar da idade. Com o tempo, a gengiva se retrai naturalmente expondo áreas do dente que não são protegidas pelo esmalte. Essas áreas tendem a doer em função da temperatura dos alimentos ingeridos.

Nos casos mais graves, pode ocorrer sensibilidade até ao ar frio. Se tiver dentes sensíveis, tente usar um creme dental apropriado. Se o problema persistir, vá ao dentista. A sensibilidade pode indicar a existência de cárie ou fratura no dente. As coroas são usadas para fortalecer os dentes danificados.

As coroas recobrem e protegem o dente afetado, fortalecendo-o e melhorando sua aparência, forma e alinhamento. Os implantes e as pontes são usados para preencher o espaço deixado pelos dentes extraídos. Os implantes substituem um ou mais de um dente ou servem de ponto de apoio para a fixação de dentaduras.

Consulte o dentista para se informar sobre a possibilidade de implantes no seu caso específico. As próteses fixas são usadas para substituir dentes extraídos. São fixadas aos dentes naturais ou aos implantes situados ao lado dos espaços deixados pelos dentes extraídos.
 
Como posso deixar meus dentes mais brancos?
A limpeza geral feita por um dentista remove as manchas causadas por alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador também pode ajudar a remover estas manchas até sua próxima consulta.

Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los. As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroas).

Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado, dependendo do estado dos seus dentes e dos resultados desejados.
 
Que efeitos podem a alimentação ter na minha saúde bucal?
Além de influenciar a saúde geral, a alimentação adequada é requisito básico para a manutenção de dentes e gengivas saudáveis.

Uma alimentação balanceada dá aos tecidos da gengiva e dos dentes os nutrientes e minerais de que necessitam para permanecerem fortes e resistirem a infecções que podem levar à gengivite.

Além disso, os alimentos fibrosos (como as verduras e frutas) ajudam a limpar os dentes e tecidos gengivais. Os alimentos moles e pegajosos tendem a ficar presos entre os dentes, produzindo mais placa bacteriana.
Quando você consome alimentos e bebidas que contêm açúcar e amido, as bactérias da placa produzem ácidos que atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais.

Para reduzir o dano ao esmalte dos dentes, limite o consumo de alimentos e bebidas entre as principais refeições. E quando você comer entre as refeições, escolha alimentos nutritivos como queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.
Fonte Colgate - Palmolive

Reconheça sete sinais inusitados para problemas cardíacos

Inchaço nos pés - foto: Getty Images
Pés inchados podem ser um sinal de problemas cardíacos
Inchaço nas pernas, calvície e ganho de peso podem indicar alterações no coração
 
O Dia Mundial do Coração é comemorado em 29/09, mas que tal se antecipar para proteger a sua saúde cardíaca? Se ele falhar, todo o resto imediatamente sentirá as consequências. Por isso o coração é o órgão mais nobre do corpo humano. Ele manda sangue para os tecidos do organismo, nutrindo, oxigenando e permitindo o bom funcionamento de todos eles. Mas os deslizes do dia a dia, mesmo que você nem perceba, geram uma sobrecarga ao coração e ele pode sentir as consequências do esforço em excesso.

Segundo dados do Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por, aproximadamente, 30% dos óbitos no Brasil, o que as torna a primeira causa de morte entre a população brasileira.
 
Alguns fatores de risco como hereditariedade, doenças crônicas (obesidade, tabagismo) e maus hábitos, como sedentarismo e uma alimentação rica em gordura, favorecem as doenças do coração. Mas muita gente pensa que os sintomas de um problema cardíaco se resumem a dor no peito e falta de ar. Pelo contrário, uma lista de sinais inusitados pode indicar que algo não vem com o seu coração.
 
Veja quais são eles:
 
Inchaço nos pés - foto: Getty ImagesInchaço nas pernas e pés
"O enfraquecimento do músculo do coração, causado por uma insuficiência cardíaca, pode gerar o inchaço, principalmente nas pernas e nos pés", explica o cardiologista José Luiz Ferreira dos Santos, diretor de coordenação de Pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP). O retorno de sangue das pernas e pés é dificultado pela gravidade, por isso esses membros costumam ser os mais acometidos. "O inchaço acontece porque o coração perde a força necessária para bombear o sangue adequadamente, o que acaba gerando a retenção de líquido", conta o especialista. Entretanto outras doenças como a insuficiência hepática, síndrome nefrótica (perda de proteína pelos rins), também podem causar inchaço.
 
Homem com as mãos nos olhos - foto: Getty ImagesXantelasmas
Xantelasmas são depósitos de colesterol que aparecem com maior frequência nas pálpebras. O cardiologista José Luiz explica que essas pequenas bolsas amareladas podem estar associadas com anormalidades no metabolismo das gorduras, que acabam sendo depositadas na pele e na parede arterial. Assim, caso você tenha xantelasma, checar as taxas de colesterol é fundamental. "Níveis aumentados de colesterol são importante fator de risco para a doença das artérias do coração, chamadas de coronárias", explica.
 
Calvície - foto: Getty ImagesCalvície
O cardiologista José Luiz Ferreira explica que já existem algumas publicações que relacionam a calvície com o risco cardíaco. A pesquisa de maior repercussão foi publicada em 2000 no periódico The Archives of Internal Medicine. O estudo analisou homens que estavam entre as idades de 40 e 84 anos de idade, seguindo-os por um período de 11 anos. Os homens portadores de calvície do tipo coroa (perda de cabelo no topo da cabeça) tinham risco de infarto maior e proporcional à evolução da calvície, ou seja quanto maior a progressão da calvície maior o risco para problemas nas artérias coronárias (os responsáveis por infartos). Mas o especialista afirma que é preciso cautela ao relacionar calvície e doença do coração, já que existem outros fatores que podem estar associados à perda de cabelo, como a própria genética.
 
Dentista - foto: Getty ImagesGengivite
Alguns estudos têm sugerido que a doença periodontal pode causar inflamação em todo o organismo, relacionando-se com o aparecimento da aterosclerose, o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos. "Porém, no momento, a consideração a ser feita é que alguém descuidado com sua saúde bucal, provavelmente também se descuida da sua saúde no geral", explica José Luiz. "A presença de fatores de risco como obesidade, alteração do colesterol, diabetes, pressão alta, sedentarismo e tabagismo, acabam por causar uma doença cardíaca".
 
Homem acordando durante a noite - foto: Getty ImagesFazer mais xixi do que o normal durante a noite
Quem sofre com insuficiência cardíaca, cirrose ou qualquer outra doença que cause inchaço nas pernas, pode apresentar aumento da vontade de urinar a noite. "Isso acontece porque, ao se deitarem, a tendência é que o líquido em excesso nas pernas retorne ao sangue e esse excesso de água seja então eliminado pelos rins", explica José Luiz Ferreira. O cardiologista Luiz Castanho, do Spa Sorocaba, lembra que o aumento da frequência da micção também pode estar relacionado a problemas na próstata, desordens metabólicas - como diabetes - e até mesmo ao uso de medicação diurética.
 
Ganho de peso - foto: Getty ImagesGanho de peso injustificado
"Os indivíduos portadores de cardiopatias graves - como a insuficiência cardíaca - sofrem retenção líquida, pois seus corações não conseguem manter o bombeamento de sangue adequado", explica o cardiologista Luiz Castanho, do Spa Sorocaba. Essa deficiência do músculo cardíaco dificulta a chegada normal do volume de sangue a ser filtrado pelos rins, o que causa o acúmulo de líquidos no corpo e, consequentemente o ganho de peso. Uma das maneiras de acompanhamento da doença para esses pacientes é a pesagem diária.
 
Tosse noturna - foto: Getty ImagesTosse noturna
"O aparecimento de tosse no período noturno ocorre porque, se o coração não trabalhar direito, na posição horizontal, que tomamos ao nos deitar, haverá um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que aumenta a congestão pulmonar e estimula a tosse", explica o cardiologista José Luiz. Entretanto, não é só o coração que pode causar a tosse: alterações pulmonares, refluxo gastroesofágico e outras doenças também podem causar tosse.
 
Fonte Minmha Vida

Terapia contínua aumenta sobrevida de pacientes de câncer de próstata

Estudo mostra que tratamento pode ser mais eficiente que terapia hormonal intermitente
 
Uma pesquisa publicada nesta quarta-feira (3) pelo New England Journal of Medicine aponta uma nova opção no tratamento do câncer de próstata com metástase. Os resultados do estudo, realizado pelo SWOG, uma rede norte-americana de pesquisa em câncer, constatou que a terapia hormonal contínua pode aumentar a sobrevida dos pacientes em comparação com o tratamento intervalado.

Para amenizar os efeitos adversos do tratamento - como instabilidade do humor, ondas de calor, perda de massa óssea e disfunção sexual -, com frequência, os médicos optam por realizar intervalos durante o tratamento. Nesse caso, a terapia é realizada num primeiro momento, retomada quando o câncer reaparece, e feita até que ele esteja controlado novamente.

No entanto, a descoberta indica que a terapia contínua pode aumentar significativamente o tempo de vida desses homens quando comparada com a intermitente. Os pesquisadores do SWOG acompanharam 1.535 homens com câncer de próstata metastático por quase dez anos. Os pacientes com câncer de próstata metastático em estágio inicial, que receberam o tratamento intervalado, faleceram em média dois anos mais cedo que aqueles que receberam o tratamento sem pausas. Já em homens em estágios mais avançados da doença, o tempo de sobrevida foi em média de sete meses mais longo no grupo que realizou a terapia sem pausas.
 
Idoso no consultório médicoSempre há como ajudar
"Não importa o estágio em que o câncer foi descoberto, sempre há como ajudar o paciente", afirma a psico-oncologista Luciana Holtz, presidente do Instituto Oncoguia e membro da diretoria da Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia (SBPO). Segundo ela, apenas em metade dos casos de câncer descobertos é possível falar em cura. Isso não quer dizer, entretanto, que a outra metade não possa ser ajudada. "O acompanhamento médico pode melhorar e muito a qualidade de vida do paciente, ajudando no controle da dor ou proporcionando mais conforto", afirma.
 
Mulher fazendo exame de mamografia - Foto Getty ImagesDiagnóstico em estágio inicial
Segundo o oncologista Anderson Arantes Silvestrini, presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o diagnóstico do câncer em fase inicial aumenta não só as chances de cura, mas também o tempo de sobrevida do paciente com câncer. "Além disso, o tratamento tende a ser menos tóxico e com menor tempo de duração". O oncologista faz uma comparação apontando que a taxa de cura de pacientes com câncer de mama em estágio I é de 90%, enquanto que a taxa de cura de pacientes com o mesmo problema em estágio III é de 40%. Por isso, cultivar bons hábitos de vida e realizar exames de prevenção é fundamental.
 
Médico analisando exames de raio-x - Foto Getty ImagesDiagnóstico em estágio avançado
Tumores em estágio mais avançado demandam tratamentos mais intensivos e, na maioria das vezes, mais tóxicos. "Isso não significa, obrigatoriamente, que o paciente irá sofrer mais ou que não deverá ter esperança", afirma a psico-oncologista Luciana. De acordo com a especialista, hoje o paciente tem inúmeros tratamentos à disposição e diversos medicamentos que controlam efeitos colaterais. Assim, embora o tratamento do câncer em estágio avançado seja mais agressivo, nem sempre isso significa um desconforto muito intenso.
 
Médico segurando prancheta - Foto Getty ImagesCada caso é um caso
A frase pode incomodar o paciente, mas, de fato, cada caso é um caso. "Isso significa que você não pode basear seu prognóstico no de um colega, ainda que ele tenha o mesmo tipo de câncer e receba o mesmo tratamento", afirma a psico-oncologista Luciana. De acordo com o oncologista Anderson, cada vez mais o tratamento do câncer tem sido individualizado, o que aumenta as chances de sucesso e reduz os efeitos colaterais. Consequentemente, os resultados também são os mais variados.
 
Mulher acompanhada do marido na consulta médica - Foto Getty ImagesAcompanhante nas consultas médicas
Levar ou não um acompanhante às consultas médicas é uma decisão que cabe somente ao paciente, mas os especialistas apontam que ter alguém ao lado em um momento tão difícil tende a ser positivo. "O paciente não precisa enfrentar a doença sozinho", diz a psico-oncologista Luciana. O acompanhante pode ajudar oferecendo apoio emocional, tirando dúvidas e lembrando episódios que o próprio paciente esqueceu.
 
Mulher com cabelo raspado - Foto Getty ImagesEfeitos colaterais
"É fundamental o conhecimento dos efeitos colaterais dos tratamentos para não ser pego de surpresa e conseguir lidar melhor com eles", alerta o especialista Anderson. Mas lembre-se de que não há regra. Cada paciente reage de determinada maneira, ou seja, nem tudo está previsto pelos médicos e alguns sintomas adversos podem não aparecer. Alguns pacientes, por exemplo, começam a apresentar efeitos colaterais de quimioterapia apenas após o quinto ciclo do tratamento.
 
Mulher acompanhada de médica e enfermeira - Foto Getty ImagesIntegração com a equipe
Cada vez mais, o tratamento de um paciente com câncer se torna mais complexo e, portanto, mais completo, afirma o oncologista Anderson. Oncologistas, enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e assistentes sociais trabalham juntos para individualizar o tratamento, aumentando as chances de sucesso. Por isso, a integração com essa equipe é fundamental. A confiança entre o paciente e os profissionais de saúde é a base para um tratamento eficaz.
 
Homem escrevendo - Foto Getty ImagesComece um diário
Após o diagnóstico do câncer, o que não falta é dúvida. Meu cabelo vai cair com o tratamento? Terei náuseas e enjoos? Precisarei mudar algo em minha rotina? Por isso, a psico-oncologista Luciana recomenda que seus pacientes comecem um diário o quanto antes. Nele, o paciente deverá anotar como passou cada dia, quais dúvidas surgiram e quais sintomas apareceram. "Isso facilita as consultas médicas e evita que o paciente se esqueça de perguntar alguma coisa".
 
Médico e paciente - Foto Getty ImagesPesquisas clínicas
É recomendado que o paciente com câncer acompanhe a divulgação de pesquisas clínicas juntamente com seu médico. Afinal, de acordo com o oncologista Anderson, essa pode ser a única opção de acesso a um tratamento e a medicamentos de ponta para alguns pacientes. "Vale lembrar que as drogas usadas nesses tratamentos experimentais já foram avaliadas anteriormente em testes subclínicos e testes de segurança". Antes de investir, entretanto, é imprescindível discutir seus benefícios com o especialista que acompanha o caso.
 
Médico no consultório - Foto Getty ImagesSegunda opinião
Se o paciente não se sentiu à vontade com seu médico ou se não saiu do consultório com segurança, então, deve buscar uma segunda opinião. "Ter confiança na equipe médica que está cuidando do seu caso melhora inclusive a aderência ao tratamento", afirma o oncologista Anderson. Entretanto, a razão pela qual você quer buscar uma segunda opinião deve ser bem avaliada. Ir atrás de outros especialistas porque não ficou satisfeito com o prognóstico ou porque você acha que ele não pediu tantos exames quanto deveria pode criar falsas ilusões e até encaminhá-lo para especialistas menos qualificados.
 
Fonte Minha Vida

Pelo na orelha é hereditário? Médica explica

Pelos na orelha têm solução, avisa médica
Especialista garante que o quadro indesejado pode ser solucionado com tratamento à laser
 
À medida que a idade avança, é comum homens apresentarem excesso de pelo nas orelhas. A dermatologista Márcia Yoshioka, do departamento de Dermatologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), garante que o problema pode ser hereditário, ou seja, passa de pai para filho.
 
— Por ser de origem genética, a pessoa já nasce com a tendência de ter os pelos na orelha, mas o gene responsável pelo quadro vai se manifestando ao longo da vida, com mais frequência na terceira idade.
 
Apesar de nem todo indivíduo desenvolver o "distúrbio", a dermatologista Denise Steiner, presidente da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), alerta que se um membro da família apresentar a condição, a chance de as próximas gerações seguirem o mesmo caminho é grande.
 
A médica da Unifesp acrescenta que essa característica é mais frequente no sexo masculino porque o gene que dá origem ao problema está ligado ao cromossomo Y. Mesmo não sendo considerada uma doença, os pelos podem incomodar os homens, principalmente os mais vaidosos. Neste caso, Denise ensina como eliminar os pelos de uma vez por todas.
 
— O tratamento mais efetivo é a depilação à laser, mas também é possível cortar os pelos com tesoura ou lâmina de barbear, desde que com cuidado para não machucar a pele. Outras alternativas, porém mais doloridas, são cera e pinça.
 
Para se submeter ao procedimento à laser, a médica explica que a pele não pode estar bronzeada e o pelo deve estar aparente.
 
— Quanto mais clara a pele e mais escuro o pelo, melhores serão os resultados.
 
O número de seções, segundo a presidente da SBD, vai depender do tamanho da área, mas “no caso da orelha, recomenda-se de três a cinco a cada quatro semanas”.
 
Mulheres também podem ter pelos em excesso
O excesso de pelos não é uma característica exclusiva do sexo masculino. De acordo com a dermatologista da Unifesp, o problema também pode ocorrer em mulheres e, na maioria das vezes, está associado a alterações hormonais ou características raciais.
 
Além disso, Márcia acrescenta que o crescimento exagerado de pelos pode ser sinal de uma doença muito rara conhecida popularmente como Síndrome do Lobisomem.
 
— O nome correto é hipertricose lanuginosa congênita ou Síndrome de Abras. A grande diferença é que essa doença provoca o crescimento de pelos finos e longos por todo o rosto e corpo desde o nascimento.
 
Fonte R7

Convulsão faz menino parar de falar durante três anos

Reprodução/Daily Mail
Ataque epiléptico é mais comum em crianças que apresentam
 dificuldades para falar
Além de ser diagnosticado com epilepsia, Bobby também é autista
 
Bobby Hughes, de apenas seis anos, que mora em Droylsden, na Inglaterra, parou de falar durante três anos após sofrer uma convulsão, de acordo com o site Daily Mail desta quarta-feira (3).
 
De acordo com a publicação, após a convulsão, os médicos descobriram que ele tem epilepsia. Nesta doença, quando há crises, a pessoa tem contração dos músculos, morde sua própria língua, tem salivação intensa, além de respiração ofegante. Em alguns casos, o epilético pode até urinar.
 
A mãe de Cheryl ainda disse que seu filho também é autista.
 
— Me comunico com o meu filho por meio dos ruídos que ele faz. Ele não gosta de sair e ver outras pessoas, pois ninguém consegue compreendê-lo.
 
Entenda
Pessoas com autismo apresentam grandes problemas na voz e na linguagem não verbal. Para se comunicarem, eles gritam, emitem sons agressivos ou falam em tom musical.
 
Uma pesquisa realizada na Universidade de Gotemburgo, na Suécia, descobriu que a epilepsia é mais comum em crianças que apresentam dificuldades na fala.
 
Fonte R7

Com doença rara, mulher desenvolve ossos nos músculos e não consegue esticar o corpo

Maria Brito, de 34 anos, não consegue mais se sentar e precisa de ajuda para sair de casa
 
Com uma doença raríssima, Maria Luiza de Brito, de 34 anos, não consegue mais esticar o corpo. Ela é portadora da fibrodisplasia ossificante progressiva, em que nascem ossos no lugar dos músculos, dos ligamentos e dos tendões. Cria-se uma espécie da novo esqueleto no corpo.
 
Mais conhecida como FOP, esta doença, que é genética, atinge uma em cada dois milhões de pessoas no mundo.
 
Segundo ela, não é fácil "viver apriosionada nos seus próprios ossos". Martinha, como é conhecida onde mora, precisa de ajuda para andar de carro e não consegue mais se sentar.
 
— Vivo restrita 24 horas entre quatro paredes.
 
Martinha ainda conta que começou a desenvolver a doença aos seis anos de idade, após ter tomado uma vacina aplicada no músculo. Segundo os especialistas, quem tem fibrodisplasia ossificante não pode ter trauma no músculo, como vacinas e também passar por uma cirurgia. A tentativa para retirar algum destes novos ossos, poderá provocar o desenvolvimento de mais deles no local.

Assista ao vídeo:


 
Fonte R7

Em menos de três meses, dengue já matou mais de 100 pessoas e 635 mil casos da doença foram registrados

Luis Claudio Barbosa/FuturaPres/EstadãoConteúdo
No começo de março, prefeitura de SP fez campanha na
capital contra a dengue
Rondônia, Tocantins e MG têm maior incidência de casos, de acordo com Ministério da Saúde
 
Entre 1º de janeiro a 23 de março deste ano, 108 pessoas morreram por causa da dengue, de acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (3). Segundo o governo, no período 635.161 mil casos foram notificados as autoridades, sendo 1.243 graves. Cerca de 70 mil casos já foram descartados pelas secretarias municipais de saúde.
 
Neste ano, houve um aumento de mais de 100% nos casos da doença em relação ao ano passado. Em 2012, foram registrados 167.279 casos. Em 2011,foram 303.526, e em 2010 579.818.
 
Hoje, dez estados apresentam incidência acima de 300 casos por 100 mil habitantes: Rondônia (498,7), Acre (677,4), Tocantins (641,1), Minas Gerais (669,9), Espírito Santo (801,5), Rio de Janeiro (405,1), Paraná (448,6), Mato Grosso do Sul (2.947,8); Mato Grosso (774) e Goiás (1.366,9).
 
Aumento das mortes
Entre janeiro e 23 de março de 2012, foram registradas 102 mortes em todo o País. Apesar deste dado, neste ano, caíu o número de casos graves. No ano passado foram 1.316 e neste ano foi de 1.243. Já com o mesmo período de 2011, a redução foi 73,97% e, em comparação com 2010, foi de 82,43%.
 
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os casos notificados em 2013 ainda são considerados suspeitos, podendo ser descartados ou confirmados após a investigação pelas secretarias municipais de saúde.
 
Fonte R7