Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de outubro de 2017

Publicadas as novas DCNs do Curso de Graduação em Farmácia

Mais uma vitória da profissão farmacêutica pode ser comemorada hoje, com a publicação, no Diário Oficial da União, da Resolução Nº 06/2017, de 19 de outubro de 2017, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE)


Junto com o Parecer CES/CNE nº 248/2017, publicado no Diário Oficial da União de quarta-feira, a resolução institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs) – Leia, na íntegra, o teor do documento AQUI.

O presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destaca o fato de o CNE/CES ter acatado a proposta formulada pela profissão farmacêutica. “O texto foi elaborado em um processo de construção coletiva, democrático e transparente, que resultou de uma série de eventos promovidos pelo CFF, Abef, Enefar e demais entidades farmacêuticas, a partir de 2014”, observa. As novas DCNs contemplam, em seu bojo, quatro mil horas, com cinco anos de integralização e três eixos para a formação: Cuidado em Saúde (50%), Tecnologia e Inovação em Saúde (40%) e Gestão em Saúde (10%). Os estágios serão iniciados, no máximo, até o 3º semestre, e os cursos apenas poderão ser coordenados por farmacêutico.

“As novas DCNs são fruto de uma proposta dos farmacêuticos e estudantes de Farmácia para a profissão farmacêutica e a sociedade. Orgulhamo-nos da contribuição que pudemos dar para uma formação que certamente atenderá às necessidades contemporâneas de saúde da população, nos aspectos que envolvem as competências, habilidades e atitudes desses profissionais”, conclui Walter da Silva Jorge João. Ele parabeniza os farmacêuticos e às entidades farmacêuticas que participaram da elaboração do documento. “Muito obrigado ao CNE e, em especial ao Dr. Luiz Roberto Lisa Curi, a quem homenageamos com a Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional no mês de setembro, por sua grande colaboração nesta empreitada”, agradece.

Fonte: CFF

Curso online e ao vivo ensina como ter qualidade e segurança em cirurgias e procedimentos invasivos

No dia 7 de novembro, de 8h30 às 13h00, o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA) promove a Live Cirurgia Segura, transmissão, ao vivo, do curso Introdução aos Padrões do Manual de Cirurgia e Procedimentos Invasivos Seguros. A aula será ministrada pelo coordenador de Acreditação do CBA e membro do Comitê Internacional de Padrões da Joint Commission International (JCI), José de Lima Valverde Filho, e permitirá interação em tempo real entre os participantes e o docente

Voltado para profissionais com ensino superior nas áreas da saúde, administração e engenharia (relacionados à gestão ou prática em serviços de saúde), o curso vai abordar os padrões referentes à estrutura, processos e resultados aplicáveis aos procedimentos cirúrgicos e invasivos e atentar para a importância de adesão e conformidade com padrões relacionados às etapas que antecedem, ocorrem imediatamente antes, durante, logo após e sucedem as cirurgias e procedimentos invasivos.

Além disso, vai abordar a lista de verificação para cirurgia segura da Organização Mundial da Saúde (OMS) e falar sobre a Certificação em Segurança e Qualidade em Cirurgia Segura, desenvolvida pelo CBA e o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), que visa assegurar a eficiência e dar mais assertividade aos procedimentos cirúrgicos dos hospitais brasileiros.

Como funciona?
A instituição ou profissional interessado, receberá um login de acesso à plataforma CBA de Cursos Online e poderá assistir as aulas e tirar dúvidas em tempo real. Após a transmissão, terá acesso às videoaulas e apresentações pelo período de 30 dias.

Grupos ou instituições que desejarem, podem contar presença de um educador do CBA para acompanhar e responder questionamentos dos profissionais que estiverem presentes no local ao longo do dia.

Para saber como contratar o educador e para outras informações sobre a Live Cirurgia Segura, acesse http://ead.cbacred.org.br/curso/live-cba-introducao-aos-padroes-do-manual-de-cirurgia-e-procedimentos-invasivos-seguros-cba-e-cbc.

Nathália Vincentis
Jornalismo
www.sbcomunicacao.com.br
Rua José Higino, 249 casa 4B | Tijuca | Rio de Janeiro/RJ | 20520-201
Tel.: (21) 3798-4357