Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Jogos e tarefas do dia a dia ajudam a preservar a memória

Assim como o corpo, o cérebro também apresenta mudanças ao longo dos anos e o mais comum com a idade é a perda de memória. No entanto, pequenas atitudes podem evitar este mal. Exercitar a mente melhora a recordação, a concentração e a qualidade de vida.

O primeiro passo é se distrair. Uma pesquisa da Clínica Mayo, em Minnesota, nos Estados Unidos, concluiu que as pessoas que se ocuparam com leitura, jogos ou em hobbies, como costura ou tricô, apresentaram 40% menos risco de ter perda das lembranças.

Outra medida é trabalhar a concentração. "A memória precisa da atenção e da concentração para poder armazenar dados. Se a atenção falha, a memória também", diz a psicóloga e psicanalista especializada em psicogeriatria Claudia Finamore.

A memória pode ser estimulada desde situações simples como tentar lembrar o que fez pela manhã, o que comeu no almoço, que roupa usou no dia anterior, até a utilização de jogos, quebra-cabeça, palavras-cruzadas, damas, xadrez e etc.

Pode-se treinar a memória, por exemplo, contando o que leu e aprendeu no dia para outras pessoas. Se dedicar a novas habilidades como um curso de idiomas, música, pintura e informática também ajudam. "Um trabalho mental sempre utilizará alguma parte da memória da pessoa. O importante é dedicar-se aos exercícios de modo frequente", afirma Claudia.

A psicóloga Marina Vasconcellos acrescenta que o sono também é fundamental para prolongar a memória. "Durma pelo menos 8 horas por noite. Enquanto dormimos, o cérebro grava tudo o que aprendemos durante o dia".

Outros fatores essenciais são os exercícios físicos e a boa alimentação. Uma pesquisa realizada por cientistas alemães e publicada na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que diminuir em 30% a ingestão de calorias pode melhorar a memória.

Voluntários com idade média de 60 anos foram divididos em três grupos. O primeiro seguiu uma dieta normal, o segundo recebeu mais ácidos graxos insaturados e o terceiro adotou a dieta com 30% menos calorias. Depois de três meses, os voluntários do terceiro grupo superaram os demais em um teste de memória.

Outra pesquisa, realizada por cientistas da Duke University, na Carolina no Norte, nos Estados Unidos, comprovou que os exercícios físicos podem melhorar a capacidade mental nas pessoas idosas e adiar o declínio mental.

Fonte Minha Vida

Moxabustão: Terapia com ervas quentes ajuda a relaxar e aliviar dor

Uso da moxa amplia os efeitos da acupuntura e outras terapias corporais

Seu terapeuta usa ou já indicou moxa durante um sessão de acupuntura? Se sim, parabéns! A moxa é um excelente complemento para qualquer terapia corpora, inclusive a acupuntura, que consiste em queimar um composto de ervas secas sobre a pele ou próxima a ela. Essa técnica não é novidade, já que há aproximadamente quatro mil anos, as técnicas de aquecimento eram feitas, só que ao invés de ervas, eram usadas pedras quentes. As pedras emitiam "raios vermelhos curadores" (infravermelho) que promoviam o relaxamento e o alívio da dor.

Com a evolução da técnica, as pedras foram substituídas pela moxa, que tem como principal matéria prima uma erva chamada popularmente de Artemísia (Artemísia vulgaris). Os chineses acreditavam que essa erva possui propriedades tonificantes, por ser uma planta que se sobressai sobre outras nas regiões em que é plantada.

Aplicações
A aplicação da moxa pode ser feita de maneira direta ou indireta. A direta é menos utilizada no ocidente, pois consiste em queimar a Artemísia diretamente sobre a pele do cliente, havendo o risco de lesões por queimadura. Mesmo que pareça estranho, apesar da técnica direta deixar cicatriz, ela é extremamente eficiente quando utilizada para tratamento de desordens crônicas e por isso é bastante usada no oriente.

A moxa indireta é mais popular no ocidente. Ela consiste em queimar um bastão de Artemísia próximo a pele, sem tocá-la diretamente. Para conseguir manter uma distância segura da pele do paciente e conseguir um resultado eficaz, o terapeuta mede a intensidade do calor com os dedos, respeitando o limite do cliente.

A moxa tem efeito em nosso corpo porque o aquecimento da pele tem um efeito subcutâneo, que leva oxigênio através do aumento da circulação sanguínea, fortalece os tecidos e promove o relaxamento e descontração da musculatura.

Não devemos esquecer que a moxa atua como um estímulo mais intenso do que as agulhas de acupuntura. O estímulo da moxa promove a circulação de energia nos canais e colaterais. Esses canais são uma espécie de circuito "bio-elétrico" do corpo e a sua circulação determina se uma pessoa esta saudável ou não, conforme a Medicina Tradicional Chinesa.

Fonte Minha Vida

Trabalhar mais que 8 horas por dia aumenta o risco de ataque cardíaco em 80%

Acredita-se que estresse, aumento da pressão arterial e dietas pouco saudáveis induzem ao problema cardíaco prematuro

Trabalhar mais que 8 horas por dia pode aumentar o risco de ataque cardíaco, de acordo com novo estudo.

Constatou-se que, muitas vezes, quando o funcionário faz horas extras as chances de ter um derrame aumentam, segundo o site Daily Mail.

Os investigadores acreditam que uma combinação de estresse, aumento da pressão arterial e dietas pouco saudáveis podem levar as pessoas a um problema cardíaco prematuro.

O estudo feito por uma equipe de cientistas do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional sugeriu que trabalhar mais que 11 horas por dia, levantou os riscos de doenças cardíacas em 67%.

Em um relatório sobre as conclusões do estudo, a Dra. Marianna Virtanen disse:

— Há vários mecanismos possíveis que podem estar subjacentes a associação entre longas horas de trabalho e doenças cardíacas. Uma delas é a exposição prolongada ao estresse psicológico.

Outros mecanismos também podem ser considerados como o aumento dos níveis de cortisol, maus hábitos alimentares e a falta de atividade física, devido ao tempo restrito para o lazer.

Em 2009, a mesma equipe descobriu que trabalhar demais aumentou o risco de demência.

Fonte R7

China suspende pesquisador que testou arroz transgênico em crianças

Pesquisa tinha como objetivo verificar se a variedade do alimento geneticamente modificado poderia reduzir a deficiência de vitamina A

O Centro Chinês para Controle e Prevenção de Doenças anunciou a suspensão do pesquisador Yin Shi'an, do projeto "Golden Rice", um dos responsáveis por testar em 24 crianças de seis a oito anos uma variedade de arroz transgênico enriquecida com vitaminas.

As crianças eram da província de Hunan e o projeto foi realizado por pesquisadores da China e norte-americanos da Universidade de Tufts (Massachusetts). A autoridade de saúde da China disse que não havia aprovado a pesquisa, iniciada em 2008 e detalhada em um artigo na edição de agosto do American Journal of Clinical Nutrition.

A pesquisa tinha como objetivo verificar se a variedade de arroz geneticamente modificado poderia reduzir a deficiência de vitamina A, que pode causar cegueira e a morte de crianças desnutridas. O estudo observou que a variedade transgênica pode ser eficiente.

Porém, o Centro Chinês afirmou em seu site que a pesquisa não atendeu às suas exigências, como a necessidade de que o trabalho fosse liberado por autoridades do ministério e por um comitê de ética. O pesquisador Yin Shi'an será investigado.

Segundo as autoridades de saúde, os relatos de Yin não estão de acordo com os da pesquisadora líder do projeto, Tang Guangwen, da universidade de Tufts. Tang havia dito anteriormente que os testes foram pré-aprovados, segundo a agência de notícias estatal Xinhua News.

A universidade está revisando os protocolos da pesquisa e se recusa a comentar o caso antes de concluir a análise. Não há indícios de que as crianças tenham sido prejudicadas, mas a reação do governo chinês deve consolidar a forte aversão que a China tem com relação aos alimentos geneticamente modificados, entre outras preocupações com a segurança alimentar.

Diferentemente dos Estados Unidos, na China é proibido usar transgênicos em produtos para consumo humano e a atividade desse setor se limita à produção doméstica, embora sejam importadas algumas rações. As informações são da Dow Jones.

Fonte R7

FDA acusa L'Oréal de propaganda enganosa em cremes anti-rugas

Agência deu 15 dias úteis para empresa se reportar e especificar as medidas planeja adotar

A FDA, agência encarregada de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos, pôs sob vigilância o grupo francês de cosméticos L'Oréal e sua filial americana da Lancôme por propaganda enganosa em alguns de seus produtos anti-rugas, segundo carta publicada em sua página na internet.

A agência explicou ter visitado a página americana da L'Oréal em agosto e examinado as descrições de vários produtos, entre eles a linha anti-rugas "Génifique Youth Activate Concentrate".

A FDA avaliou que os anúncios induziam a pensar que estes produtos "se destinavam a modificar a estrutura ou as funções do corpo humano, igualando-os assim (erradamente) a medicamentos segundo a lei americana, algo que é ilegal", diz a mensagem.

A entidade citou, entre outras, uma frase que diz que o produto "estimula a atividade dos genes e a produção de proteínas da juventude".

Estes anti-rugas são vendidos online e em departamentos de cosméticos de grandes lojas.

A FDA pediu à L'Oréal que tome "com urgência medidas para eliminar estas infrações ligadas a todos estes produtos".

Neste sentido, a agência avisou à L'Oréal que se não tomar medidas corretivas, entrará com duas ações contra os fabricantes e distribuidores, precedendo à retirada dos produtos ilegais.

A FDA deu 15 dias úteis à L'Oréal para reportar a recepção da carta e especificar as medidas que o grupo planeja adotar para corrigir as violações.

Fonte R7

Estudo avalia se dengue pode afetar o coração

Mulher de 29 anos que morreu na cidade em 2011 teria sido o primeiro caso no Brasil ter perdido a vida dessa forma

Estudo da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) aponta que o vírus da dengue também pode atacar o coração. Uma mulher de 29 anos que morreu na cidade em 2011 teria sido a primeira no Brasil de que se tem notícia a ter perdido a vida dessa forma. Outros 12 pacientes mortos com dengue tiveram seus casos analisados na Faculdade de Medicina da Unaerp.

No caso de maior destaque, a doença evoluiu para uma miocardite, que teria provocado a parada cardíaca que matou a mulher. De acordo com os pesquisadores, há casos semelhantes em locais como Tailândia e Índia.

Mas, diferentemente do ocorrido nesses países, que envolveu o tipo 3 do vírus, em Ribeirão Preto a ação se deu com o vírus tipo 1, algo até então desconhecido.

Esse caso chamou atenção porque a mulher não vinha tomando medicamentos e não tinha histórico de doenças cardiovasculares. Ela apresentou o primeiro sintoma da dengue e morreu três dias depois. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

Fonte R7

Saúde pessoal: como motivar alguém a se exercitar

Especialistas recomendam o exercício físico como forma de aprimorar o bem-estar e a felicidade

O que seria necessário para convencê-lo a se exercitar?

O desejo de perder peso ou melhorar a aparência? Evitar doenças cardíacas, câncer ou diabetes? Abaixar a pressão sanguínea ou o colesterol? Proteger os ossos? Viver de forma saudável até uma idade avançada?

Seria de se pensar que qualquer um desses motivos bastaria para levar os norte-americanos a se exercitarem, mas os resultados dos estudos mostram outra coisa. Aparentemente, os especialistas em saúde pública, médicos e as pessoas dedicadas ao exercício na mídia – como eu – estão usando táticas ineficientes para motivar os sedentários a se tornarem e permanecerem fisicamente ativos.

Há décadas as pessoas são bombardeadas com mensagens segundo as quais o exercício regular é necessário para perder peso, prevenir doenças graves e estimular o envelhecimento saudável. E, sim, uma grande maioria de norte-americanos – dois terços dois quais estão com sobrepeso ou são obesos – ainda não conseguiu engolir a "pílula do exercício".

Agora, a pesquisa levada a cabo por psicólogos sugere fortemente que está na hora de parar de pensar na saúde futura, perda de peso e imagem corporal como motivadores. Em vez disso, os especialistas recomendam a estratégia que os marqueteiros utilizaram para vender produtos: descrever a atividade física como forma de aprimorar o bem-estar e a felicidade atuais. Michelle L. Segar, pesquisadora do Instituto para Pesquisa sobre Mulheres e Gênero da Universidade de Michigan, durante entrevista disse:

— Nós precisamos tornar o exercício relevante na vida diária das pessoas. A agenda de todo mundo está entulhada com afazeres sem-fim. Somente podemos acrescentar o que for essencial."

Reformulando a mensagem
Segar faz parte do grupo que acredita que as pessoas não irão se dedicar ao exercício se virem seus benefícios como distantes ou teóricos.

— Ele deve ser apresentado como um comportamento atraente que pode nos beneficiar agora. Quem diz se exercitar pelos benefícios à vida cotidiana se exercita mais ao longo do ano do que quem diz valorizar o exercício pelos benefícios à saúde.

Baseada em estudos sobre o que motiva as pessoas a adotar e manter a atividade física, Segar pede aos especialistas que parem de definir o exercício moderado como uma receita médica a qual exige 150 minutos de atividade aeróbica por semana. Em vez disso, as autoridades da saúde pública devem começar a enfocar "os aspectos emocionais pelos quais é essencial adequá-lo a suas vidas frenéticas".

— Recompensas imediatas são mais motivadoras do que as distantes. Sentir-se feliz e menos estressado é mais motivador do que não ter doença cardíaca ou câncer, talvez, algum dia no futuro.

Num estudo com 252 trabalhadores de escritório, David K. Ingledew e David Markland, psicólogos da Universidade do País de Gales, constataram que enquanto muitos começam a se exercitar como forma de perder peso e melhorar a aparência, tais motivações não os mantêm se exercitando a longo prazo. De acordo com a conclusão dos pesquisadores, "os benefícios do bem-estar e prazer do exercício deveriam ser enfatizados".

Outros estudos mostraram que o que faz as pessoas levantarem da cadeira e continuarem se mexendo depende da idade, gênero, circunstâncias da vida e até mesmo da etnia. Para universitários, por exemplo, a atratividade física geralmente leva a uma lista de motivos para começar a se exercitar, embora o que os faz continuar pareça ser o alívio do estresse proporcionado por um programa de exercícios regulares. Já os idosos, por sua vez, podem começar em função de preocupações de saúde.

Num estudo recente com 1.690 homens e mulheres de meia-idade com sobrepeso ou obesos, Segar descobriu que melhorar o bem-estar diário era o fator mais influente para as mulheres da pesquisa. Os homens indicavam estar mais motivados por benefícios de saúde mais distantes, embora Segar suspeite que seja assim porque os homens se sentem menos à vontade para discutir as necessidades de sua saúde mental.

Valor além da perda de peso
Muitas pessoas começam a se exercitar porque desejam perder peso, mas muitas largam a ginástica quando os quilos não caem. Estudos seguidos constataram que, sem grandes mudanças nos hábitos alimentares, aumentar a atividade física só ajuda até certo ponto na perda de peso.

Por exemplo, pesquisadores de Brisbane, Austrália, e Leeds, Inglaterra, estudaram 58 homens e mulheres sedentários com sobrepeso ou obesos que participaram de um programa de exercícios aeróbicos monitorados de perto. A perda de peso foi mínima, porém as cinturas dos participantes encolheram, a pressão e a frequência cardíaca em repouso diminuíram, e a capacidade aeróbica e o humor melhoraram.

O importante é como essas atividades me fazem sentir: mais energizada, menos estressada, mais produtiva, mais envolvida e, sim, mais contente – mais capaz de ter um tempo para cheirar as rosas e lidar com as frustrações inevitáveis da vida cotidiana.

Fonte R7

Tratamento com células-tronco abre caminho para cura da surdez

Estudo ressalta que essa habilidade poderia abrir as portas para um futuro tratamento para o problema

Uma equipe de pesquisadores da universidade de Sheffield, no Reino Unido, desenvolveu um tratamento baseado na aplicação de células-tronco para combater a surdez que abre caminho para futuros tratamentos da doença, segundo um estudo publicado na revista "Nature".

O experimento representa um avanço importante, pois é a demonstração conceitual de que "as células embrionárias podem ser empregadas para reparar um ouvido danificado", segundo explicou à Agência Efe o argentino Marcelo Rivolta, que liderou o estudo.

O grupo de especialistas "instruiu" as células-tronco embrionárias humanas a gerar, primeiro, células que formam os ouvidos, e posteriormente células sensoriais ciliadas e neurônios.

Os pesquisadores desenvolveram um método para induzir as células-tronco embrionárias humanas (que tem capacidade para se diferenciar em muitos tipos de tecidos) a se transformar em células auditivas.

Esta primeira descoberta, segundo Rivolta, é "muito positiva", pois se trata de "uma fonte praticamente inesgotável para produzir células do ouvido sob demanda".

Numa segunda fase, o estudo procurou comprovar se as células do ouvido funcionariam quando fossem transplantadas para um animal com problemas auditivos.

Os cientistas utilizaram como cobaia um gerbilo, uma espécie de roedor com um aparelho auditivo mais parecido com o dos humanos do que os ratos.

Quando os pesquisadores transplantaram as células progenitoras para os animais que sofreram lesões no nervo auditivo, elas substituíram os neurônios perdidos, reconectaram-se e mostraram uma recuperação funcional significativa.

O estudo ressalta que essa habilidade para restaurar a funcionalidade neuronal auditiva poderia abrir as portas para um futuro tratamento para a surdez baseado em células-tronco.

Rivolta afirmou ainda que acredita que a técnica poderia ter um potencial uso terapêutico em um amplo número de pacientes se for empregada em combinação com os implantes cocleares (dispositivo eletrônico que ajuda a restabelecer a audição).

Fonte R7

Plástica de mama pelo SUS poderá ocorrer junto com retirada de câncer

Cirurgia só não será feita se houver contraindicação médica ou recusa da paciente

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou nesta quarta-feira (12) projeto de lei que obriga os profissionais que atendem pelo SUS (Sistema Único de Saúde) a realizar plástica reparadora nas mulheres submetidas à cirurgia para tratamento de câncer na mama.

A plástica só não será feita se houver contraindicação médica ou recusa da paciente. Autora da proposta, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) lembra que uma lei em vigor já assegura no SUS a cirurgia plástica reparadora na mama em caso de câncer. O projeto inova ao prever a simultaneidade da cirurgia reparadora e a plástica.

A relatora da proposta, senadora Ângela Portela (PT-RR), disse que mais de 20 mil mulheres estão na fila aguardando a reconstituição da mama pelo SUS, "algumas delas, há mais de cinco anos".

—Durante esse tempo, enfrentam a deterioração de sua autoestima e as consequências estigmatizantes da mutilação.

Como o projeto foi aprovado em decisão terminativa, será submetido aos deputados, sem ser votado no plenário do Senado, se não houver recursos contrário de pelo menos nove senadores. A senadora lembrou que o drama atinge sobretudo mulheres carentes, dependentes dos serviços públicos de saúde.

— O que revela uma face inaceitável da desigualdade social marcante de nosso País.

Ela entende que, quando a reconstituição não ocorre no mesmo momento da retirada da mama, a paciente se submete a novo risco cirúrgico. Ângela Portela alertou igualmente para o risco de descumprimento do direito à plástica reparadora quando esta não é feita na sequência da cirurgia oncológica, o que, entende, pode ser igualmente corrigido pela nova lei.

Fonte R7

Com 25 doadores em agosto, Rio Grande do Sul pode ter recorde de captação de órgãos em 2012

Central de Transplantes do Estado completou 25 anos de atuação no último fim de semana

A Central de Transplantes do Rio Grande do Sul comemora 25 anos de atuação com a marca de 25 doadores de órgãos só no mês de agosto, sendo 10 transplantes de fígado e rim em crianças e adolescentes. De janeiro a junho, o número de doadores variou entre 10 e 19 ao mês.

— Se a tendência de agosto se mantiver, 2012 deverá ser um ano recorde em número de doadores, com projeção de crescimento estimada de 25% em relação a 2011 — afirma a coordenadora da Central de Transplantes, Rosana Nothen.

Em 2011, ocorreram 476 notificações de morte encefálica com 158 doadores efetivos de órgãos. Conforme dados divulgados em julho pelo Ministério da Saúde, o Rio Grande do Sul teve um aumento de 44% no número de doadores de órgãos em relação ao primeiro quadrimestre de 2011, com a média de 17,3 doadores por milhão de habitante. Está acima da média nacional, que é de 13,6, mas afastado de Santa Catarina, que lidera o ranking de doadores, com 26,9 por milhão de habitante.

A recente parceria estabelecida entre o Ministério da Saúde e o Facebook, mais de 80 mil usuários se declararam doadores no site. Pela legislação brasileira, é a família que decide se autoriza ou não a doação de órgãos, mas abrir a discussão no círculo de amigos, por meio da rede social, pode interferir no momento da decisão. Para se declarar doador, é preciso selecionar eventos cotidianos no perfil.

Sobre a Central de Transplantes
Com a primeira sede no Hospital de Clínicas, a Central de Transplantes realizou a primeira busca de órgãos fora do Estado em 1990. Os pioneiros foram os médicos Valter Garcia e Nilo Hoelfmann (ainda hoje da Central de Transplantes), com apoio do coordenador do Laboratório de Imunologia do HCPA, Luiz Fernando Jobim e participação de Ivo Nesralla, além do secretário de Estado da Saúde da época, o médico Antenor Ferrari.

A estrutura para a efetivação dos transplantes é complementada pelas coordenações intra-hospitalares de Doação de Órgãos e Transplantes, presentes em vários hospitais, e pelas Organizações de Procura de Órgãos (OPOs), criadas para suprir eventuais dificuldades no processo.

As OPOs têm como atribuição principal organizar a logística da procura de doadores de órgãos e tecidos nos hospitais localizados na sua área de atuação que são definidos por critérios geográficos e populacionais sob a gerência da Central de Transplantes, e do Sistema Nacional de Transplantes. Além disso, têm a função de criar rotinas para oferecer aos familiares de pacientes falecidos, nos hospitais de sua área de abrangência, a possibilidade de doação de órgãos e tecidos.

Coração Gaúcho
O espaço do Instituto de Cardiologia, denominado DTG Coração Gaúcho, no Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, leva médicos e transplantados ao local para contar histórias de vida que foram salvas pelo ato de doação. Nesta quinta-feira, o Almoço dos Transplantados receberá familiares e profissionais de saúde. No dia 20 , o desfile temático vai contar com a presença de transplantados. Com o slogan "Coração gaúcho não foge da peleia", a ala vai apresentar mensagens sobre a importância da doação.

Fonte Zero Hora

Inalação diária de corticoides não é eficaz para controlar asma, aponta estudo

Descoberta pode modificar a prática médica, inclusive barateando o tratamento

A inalação diária de corticoides para controlar a asma seria inútil, concluiu uma pesquisa realizada nos Estados Unidos. A conclusão pode modificar a prática médica no combate a essa doença respiratória crônica que afeta dezenas de milhões de pessoas.

Atualmente, a recomendação consiste em inalar duas doses de corticoides por dia, além de fazer inalações de albuterol, que dilata as vias respiratórias, em caso de crise aguda de asma, explicaram os autores do estudo, publicado na edição desta quarta-feira da revista Journal of the American Medical Association (Jama).

Para estudar as diferentes opções de tratamento antiasmático no longo prazo, os pesquisadores da faculdade de Medicina da Universidade do Texas acompanharam 340 adultos que sofriam de asma persistente, leve ou moderada.

Os cientistas examinaram principalmente a reação dos brônquios, as funções pulmonares, a quantidade de dias de trabalho ou de escola perdidos, a intensificação dos sintomas e as crises agudas segundo tratamentos acompanhados durante nove meses. Esse período permitiu fazer ajustes, assim como levar em conta as variações sazonais.

Nesse sentido, não foi constatada qualquer diferença notável no fato de se fazer ou não duas inalações de corticoides por dia.

— A descoberta de que essas duas opções de tratamento não produzem resultados muito diferentes poderiam mudar a forma com que médicos e pacientes tratam a asma, oferecendo-lhes uma opção mais fácil de seguir e menos cara — destacou o doutor William Calhoun, professor de Medicina da Universidade do Texas e principal autor do estudo.

Para o pesquisador, os resultados são baseados em fundamentos sólidos de pesquisa sobre esta doença e são produzidos em um momento em que os casos de asma aumentam a um ritmo alarmante, sobretudo entre os americanos de baixa renda.

Cerca de 25 milhões de pessoas sofrem de asma nos Estados Unidos e a doença custa 3.300 dólares por doente ao ano em tratamentos médicos, faltas no trabalho e nas escolas, assim como em mortes prematuras.

Fonte Zero Hora

Alimentos naturais que viraram moda devem ser consumidos sob orientação médica

Ingredientes não agem sozinhos, resultado depende da combinação com outros hábitos saudáveis

Óleo de cártamo, amaranto, quinoa, óleo de coco e chia. Esses são apenas alguns dos alimentos em alta nas dietas de quem busca emagrecer no menor tempo possível. Porém, apesar de naturais, os ingredientes devem ser consumidos com parcimônia e sempre combinados com outros hábitos saudáveis para chegar a resultados relevantes.

Nairana Borim, nutricionista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, alerta que existe um entendimento equivocado sobre a função destes alimentos.

— Por si só, eles não emagrecem. É necessário associá-los a uma alimentação equilibrada e à prática de atividade física. Por isso, é importante procurar um especialista antes de qualquer regime — afirma.

A endocrinologista Luciana Spina ressalta que uma das substâncias mais utilizadas no momento, o óleo de coco virgem não é um medicamento, e sim um alimento complementar coadjuvante na prevenção de diversas doenças. Além disso, seu consumo deve ser moderado, pois pode levar ao aumento de peso.

— Não faz nenhum sentido usá-lo com intuito de emagrecer. Vale lembrar que o óleo de coco é gordura saturada, e, em tese, é uma gordura ruim. O que a difere de outras gorduras é porque sua metabolização é mais rápida que vários outros tipos de gordura — afirma Luciana.

A nutricionista ressalta que, além de não ajudar a diminuir a silhueta, o excesso do consumo de óleo de coco — como, qualquer outra gordura — pode aumentar peso e colesterol.

Dicas para o uso saudável
 
O óleo de coco pode ser usado para cozinhar, como substituto das gorduras convencionais. Por ter sabor agradável, vale como alternativa para passar em pães, temperar saladas e ser adicionado em sucos ou vitaminas. Use no máximo duas colheres de sopa por dia, divididas entre 30 minutos antes do almoço e do jantar.

No caso da chia, a melhor forma de consumir é em farinha, que pode ser adicionada a frutas, vitaminas, sucos e iogurtes. Também é possível colocá-la sobre refeições salgadas, pois não altera os sabores. Porém, ela também fornece calorias, por isso cuidado com a quantidade ingerida diariamente. Também aumente a ingestão de líquidos, de preferência água.

A dosagem adequada de qualquer suplemento deve ser prescrita por um médico ou nutricionista, pois nem todos podem utilizá-lo.

Fonte Zero Hora

Associação alerta para riscos de aditivos em alimentos industrializados

Substâncias adicionadas para realçar o sabor ou aumentar a conservação do produtos podem causar reações adversas

Conhecer os aditivos que podem prejudicar a saúde e evitar a compra de alimentos que tenham esses ingredientes na composição pode ajudar a evitar reações alérgicas, principalmente em crianças. Para ajudar o consumidor, a Proteste — Associação de Consumidores analisou a lista de ingredientes de diferentes categorias de produtos industrializados e selecionou 34 alimentos contendo ao menos um tipo de aditivo.

Os aditivos são adicionados aos alimentos para realçar o sabor, a cor e melhorar a conservação do alimento. Nem todos são prejudiciais à saúde, por isso, a entidade organizou a lista dividida entre os aditivos que devem ser evitados, os que podem ser consumidos com moderação e os que não impõem restrição no consumo. A ingestão diária de certas substâncias pode causar desde alergias e irritação no estômago até hiperatividade.

A Proteste defende que aditivos só sejam incluídos nos alimentos quando são estritamente necessários, como para conservar os alimentos, e não podem servir para mascarar a falta de qualidade dos produtos, nem induzir o consumidor ao erro. A entidade pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que determine que os fabricantes de alimentos suspeitos de causarem hiperatividade infantil adicionem ao rótulo a frase de advertência: "O consumo pode acarretar efeitos adversos na atenção e concentração da criança", assim como ocorre na Europa.

A lista que a Proteste elaborou para facilitar a identificação dos produtos com as substâncias está disponível no site http://bit.ly/PmRIhv. Confira alguns exemplos:

Evite
  • benzoato de sódio
  • eritrosina
  • amarelo crepúsculo
  • tartrazina
  • BHT e BHA

Consuma com moderação
  • cochonilha
  • vermelho 40
  • nitrito de sódio
  • glutamato monossódico
  • azul brilhante

Fonte Zero Hora

UNIMED-BH (MG) abre processo seletivo

O Diretor-Presidente da UNIMED-BH liberou o edital Nº. 01/2012 para realização de processo seletivo. A seleção visa preencher 242 vagas de nível superior para o cargo de médicos cooperados, para atuação na área de abrangência da Cooperativa em: Belo Horizonte, Baldim, Barão de Cocais, Caeté, Capim Branco, Catas Altas, Confins, Contagem, Ibirité, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Mário Campos, Matozinhos, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, Santa Bárbara, Santa Luzia, Santana do Riacho, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.
 
Os interessados deverão se inscrever somente via internet, acessando o endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, no período entre 10 horas do dia 13 de agosto às 19 horas do dia 14 de setembro de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 250,00.
 
O processo seletivo será constituído de prova objetiva e de títulos.
 
As provas objetivas serão aplicadas em Belo Horizonte, na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no comprovante definitivo de inscrição – CDI, através do site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
Os gabaritos serão divulgados no 1º dia subsequente ao da realização da prova, a partir das 12 horas no site www.gestaodeconcursos.com.br.
 
O resultado contendo a classificação final será divulgado no endereço eletrônico www.gestaodeconcursos.com.br, a partir do dia 12 de dezembro de 2012, em lista única, por especialidade médica/área de atuação e em ordem alfabética.
 
A validade do processo seletivo é improrrogável e vai até o dia 31 de julho de 2013.

Edital / Publicações






UFU - MG abre processo seletivo

Foi publicado edital de concurso público 416/2012 da Universidade Federal de Minas Gerais destinado ao provimento de 01 vaga docente para Titular na Escola de Enfermagem.

O profissional contratado atuará junto ao Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública em jornadas semanais de 40h, sob regime de Dedicação Exclusiva, e salário inicial de R$ 12.225,25.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 08 de dezembro de 2012, na Secretaria Geral da Escola de Enfermagem Av. Alfredo Balena, 190 - sala 215 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - CEP 30130-100. A taxa é de R$ 305,63.

Todos os participantes serão submetidos a prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário entre 60 e 120 dias.
 



UFMG publica edital de processo seletivo

Foi publicado edital de concurso público 416/2012 da Universidade Federal de Minas Gerais destinado ao provimento de 01 vaga docente para Titular na Escola de Enfermagem.
 
O profissional contratado atuará junto ao Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública em jornadas semanais de 40h, sob regime de Dedicação Exclusiva, e salário inicial de R$ 12.225,25.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 08 de dezembro de 2012, na Secretaria Geral da Escola de Enfermagem Av. Alfredo Balena, 190 - sala 215 - Santa Efigênia - Belo Horizonte - MG - CEP 30130-100. A taxa é de R$ 305,63.
 
Todos os participantes serão submetidos a prova de títulos, arguição de memorial e apresentação de seminário entre 60 e 120 dias.





Concurso Prefeitura de Umburatiba (MG)

A Prefeitura de Umburatiba, Estado de Minas Gerais, publicou edital n° 001/2012 de concurso público e processo seletivo Nº. 001/2012 de provas objetivas e práticas destinado ao provimento efetivo de 84 vagas. O concurso será executado através da empresa TR Assessoria Pública Ltda.
 
Serão distribuídas várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 2.620,00 em carga horária de 18 a 40 horas semanais. Cinco por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de agente administrativo, assistente social, auxiliar de secretaria, atendente de farmácia, educador social, facilitador PROJOVEM, farmacêutico, monitor do PETI, orientador social, psicólogo, auxiliar serviço público, enfermeiro, mecânico, motorista, nutricionista, operador de maquinas leve, operador de maquinas leve, patrolero, pedreiro, professor e técnico de enfermagem.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, por meio de acesso ao site www.trconcursos.com.br, entre os dias 28 de agosto e 26 de setembro de 2012. A Empresa Organizadora - MG também disponibilizará funcionário e equipamento de informática necessário para a efetivação das inscrições na sede da Prefeitura Municipal de Umburatiba, situada Praça Tancredo Neves - Nº 219 - Centro, no horário de 08:00 às 13:00h.
 
As taxas variam de R$ 37,32 a R$ 72,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 21 de outubro de 2012, às 09:00 nas Escolas Municipais e/ou Estaduais da sede do Município, conforme Edital de Convocação. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período (Inciso III, do Art. 37, da Constituição Federal).

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Tapira - MG

A Prefeitura de Tapira, Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2012 de concurso público para provimento de 292 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 622,00 a R$ 1.430,00 e a carga horária de 20 a 40 horas semanais. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda, tendo duração inicial de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Agente Administrativo, Assistente de Administração I e II, Auxiliar de Administração, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Laboratório, Auxiliar de Serviços, Carpinteiro, Coordenador Escolar, Desenhista, Eletricista, Encanador, Fiscal de Obras, Fiscal Tributário, Gari e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br - das 09:00 h do dia 24 de agosto até o dia 24 de setembro de 2012, às 20:00 h. As taxas variam de R$ 13,00 a R$ 25,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 28 de outubro de 2012, em locais e horários a serem divulgados no dia 22 de outubro de 2012, no quadro de avisos da Prefeitura Municipal e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Edital / Publicações






No município de Tabuleiro, Estado de Minas Gerais, a Prefeitura lançou edital n° 001/2012 de concurso público de provas e títulos para provimento de 89 vagas nos cargos do Quadro Permanente. O concurso será executado pela empresa Imperial Assessoria Consultoria e Concursos Ltda.
 
Haverá vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.510,24, em carga horária de 25 a 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Coordenação, Auxiliar de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços Gerais da Educação, Assistente Social, Agente de Prevenção e Combate á Endemias, Auxiliar de Serviço Público, Auxiliar de Obras, Dentista, Enfermeiro e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 hs do dia 03 de setembro às 19 hs do dia 03 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 200,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas e Gabaritos

As provas eliminatórias objetivas serão realizadas no Município de Tabuleiro, na data prevista de 21 de outubro de 2012, em horário e local a serem divulgados posteriormente pela empresa Organizadora através do endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br, bem como no quadro de avisos da Prefeitura, conforme Cronograma do Concurso.
 
O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.
 
Validade
O concurso público terá prazo de validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de São Sebastião da Vargem Alegre - MG

O município de São Sebastião da Vargem Alegre, Estado de Minas Gerais, lançou edital n° 001/2012 de concurso público de Provas e Títulos para provimento de 38 vagas dos cargos do Quadro Permanente da Prefeitura Municipal. O Concurso Público será realizado sob a responsabilidade da empresa SEAP - Serviço Especializado em Administração e Projetos Ltda.
 
Haverá oportunidades para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos vão até R$ 2.857,66, por carga horária de 20 a 40h semanais. Dez por cento do número de vagas de cada cargo ofertado ficam reservadas para as pessoas portadoras de deficiência, desprezadas as frações.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Assistente Administrativo, Assistente Social, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Serviços Gerais, Cirurgião Dentista, Costureira, Coveiro, Eletricista, Enfermeiro Hospitalar, Farmacêutico e demais cargos.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 40,00 a R$ 100,00, serão realizadas através do endereço eletrônico www.seapconcursos.com.br, das 09:00 h do dia 03 de setembro até o dia 03 de outubro de 2012, às 20:00 h.
 
Os candidatos interessados no certame, que não tiverem acesso à Internet, poderão utilizar os terminais de computador disponibilizados pela Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre, situado a Av. Afonso Alves Pereira, 76 – Centro – São Sebastião da Vargem Alegre exceto sábado, domingo, feriado ou ponto facultativo, no horário de 09 às 16 h.
 
Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão aplicadas na data prevista de 11 de novembro de 2012. A divulgação das homologações das inscrições, locais e horários das Provas Objetivas na Prefeitura Municipal de São Sebastião da Vargem Alegre e no site www.seapconcursos.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 12 de novembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de São Miguel do Anta - MG

A prefeitura do Município de São Miguel do Anta, Estado das Minas Gerais, lançou edital nº 002/2012 de concurso público para provimento de cargos vagos e formação de cadastro reserva. São 45 oportunidades disponíveis, que podem contemplar candidatos do ensino fundamental, médio ou superior.
 
A remuneração oscila entre as cifras de R$ 622,00 a R$ 2.362,69 para jornadas de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Operário, Oficial de Manutenção e Serviços, Motorista, Agente Sanitário, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Administração, Agente Cultural e de Turismo, Técnico em Farmácia, Assistente Social, Contador, Enfermeiro Plantonista, Engenheiro Civil, Fisioterapeuta, Nutricionista, Professor de educação Básica - Nível II, Professor de Educação Física, Professor de Informática, Supervisor Pedagógico, Técnico em Planejamento Educacional, Técnico Superior em Informática, Técnico Superior em Agricultura e Meio Ambiente, Médico Pediatra, Médico Ginecologista Obstetra, Psicólogo e Enfermeiro.
 
Inscrições:
A inscrição será recebida, exclusivamente, via internet no site da empresa Libertas (www.libertas-mg.com.br), no período de 18 de setembro a 18 de outubro de 2012. O candidato que tiver dificuldade de acesso a internet poderá, pessoalmente ou através de procurador, comparecer diretamente na Sede da Prefeitura Municipal, localizado na Rua São José, 730, Centro, São Miguel do Anta, no horário de 08:00 ás 11:30 e 12:30 às 16:30 de segunda a sexta-feira.

As taxas variam de R$ 38,00 a R$ 130,00 e deverá ser paga até o seu vencimento.
 
Provas:
A Prova Escrita de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório, será realizada na data prevista 25 de novembro de 2012. A relação de candidatos inscritos, o local de realização da Prova Objetiva de Múltipla Escolha e confirmação de data e horários de provas, serão divulgados até o dia 21 de novembro de 2012.

As provas práticas serão realizadas em horários e locais a serem divulgados. O gabarito oficial das Provas de Múltipla Escolha será afixado no quadro oficial de avisos da Prefeitura Municipal no dia útil seguinte à realização das mesmas, e será divulgado no site www.libertas­mg.com.br, após às 12:00h.
 
Validade:
O prazo de validade do concurso público é de dois anos, a contar da data da sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de São João do Oriente (MG)

A Prefeitura de São João do Oriente, município mineiro localizado a 270 km de Belo Horizonte, abriu concurso público com a finalidade de preencher 33 vagas. As oportunidades contemplam candidatos do ensino fundamental até o superior.
 
Cargos: Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Assistente Adminstrativo, Assistente Social, Auxiliar de Enfermagem, Coordenador do Cras, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Especialista em Educação, Fiscal de Tributos, Gari, Médico, Motorista, Odontólogo, Operador de Máqinas Pesadas, Psicólogo, Secretária Escolar, Vigia e Zelador da Praça de Esportes.
 
O salário oferecido varia de R$ 622,00 a R$ 5.500,00, para uma jornada de trabalho de 20 a 40 horas semanais.
 
Inscrição: Os interessados deverão se inscrever do dia 19 de setembro de 18 de outubro de 2012, na sede da Prefeitura de São João do Oriente, situada à Praça 1º de março, nº 46, Centro, CEP 35146-000, São João do Oriente/MG ou através do endereço eletrônico www.exameconsultores.com.br. As taxas variam de R$ 40,00 a R$ 85,00 de acordo com o cargo desejado.
 
Provas: As provas objetivas e práticas estão previstas para 25 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 19 de novembro de 2012. O gabarito da prova objetiva será divulgado na data provável de 27 de novembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Santa Rita do Ituêto - MG

A Prefeitura de Santa Rita do Ituêto, em Minas Gerais, através da empresa Máxima Auditores, publicou edital de concurso público destinado ao preenchimento de 93 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários oferecidos variam de R$ 622,00 a R$ 6.997,35 em jornada de 20, 25, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
- Ensino Superior: Assistente Social, Auxiliar de Clínica Odontológica, Bibliotecário, Contador, Enfermeiro de Ambulatório, Enfermeiro ESF, Engenheiro, Farmacêutico, Médico Ambulatório, Médico ESF, Nutricionista, Odontólogo Ambulatório, Odontólogo ESF, Professor do Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Professor do Ensino Fundamental 6º ao 9º ano na disciplina de Ciências, Geografia, História, Língua Portuguesa e Matemática, Psicólogo e Supervisor Escolar;

- Ensino Médio: Agente Administrativo de Unidade Básica de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Secretaria, Técnico Agrícola, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho e Motorista;

- Ensino Fundamental: Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Mecânico, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro e Telefonista.

Inscrições e Taxas
As inscrições poderão ser efetuadas entre às 8h do dia 3 de setembro até às 23h59 do dia 7 de outubro de 2012, através do site www.maximaauditores.com.br. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 120,00.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se inscrever diretamente da Prefeitura Municipal, localizada na avenida Antônio Berçan, nº. 59, centro, Santa Rita do Ituêto, das 13h às 16h.

Provas, Gabaritos e Validade
O certame será realizado por meio de provas objetivas para todos, prevista para ser aplicada no dia 21 de outubro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados posteriormente. Além disso, haverá prova prática para Eletricista, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas e Pedreiro e prova de títulos para as funções de nível superior. O gabarito será publicado na data prevista de 22 de outubro de 2012.

O concurso terá a validade de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Santa Helena de Minas - MG

Sob a responsabilidade da empresa Ágora Consultoria Ltda, a Prefeitura de Santa Helena de Minas (Minas Gerais), lançou edital nº 01/2012 de concurso público para provimento de 40 vagas. As oportunidades serão distribuídas em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, com oferta salarial que varia entre R$ 622,00 e R$ 7.000,00, em jornadas de 20 a 40 horas semanais.
 
As vagas são para os cargos de Advogado, Agente de Saúde Comunitário Zona Urbana, Agente de Saúde Comunitário Zona Rural, Assistente Social, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar de Limpeza Pública, Auxiliar de Registro e Pagamento de Pessoal, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Divisão, Digitador, Encarregado de Obras, Encarregado Registro Escolar, Enfermeiro e demais cargos.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 02 a 22 de outubro de 2012, pela internet, no site www.agoraconsultoria.srv.br, ou presencialmente, na Biblioteca Pública Municipal, situada na Rua Marechal Floriano Peixoto, 445, Centro de Santa Helena de Minas, exceto aos sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas, não havendo atendimento fora do horário estabelecido.

A taxa de inscrição varia de R$ 50,00 a R$ 100,00, de acordo com o cargo escolhido.

As Provas Objetivas serão realizadas provavelmente no dia 11 de novembro de 2012. Os locais e horários serão divulgados na Prefeitura Municipal de Santa Helena de Minas e no site www.agoraconsultoria.srv.br. Para alguns cargos, as provas objetivas poderão ser antecipadas para o dia 10 de novembro de 2012 a critério da Prefeitura Municipal.

Os Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas serão divulgados no dia 11 de novembro de 2012 e o Concurso Público tem validade de 2 anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Santa Cruz de Minas - MG

A Prefeitura de Santa Cruz de Minas, Estado de Minas Gerais, divulgou edital de concurso público para o provimento de cargos de nível superior nas áreas de saúde, contabilidade e educação. Ao todo, são disponibilizadas 10 vagas distribuídas entre as funções de Contador, Farmacêutico Bioquímico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Clínico Geral - PSF, Médico Ginecologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Prof. Educação Basica Séries Finais e Professor de Informática.
 
Além do curso superior, o edital estabelece que os candidatos devam possuir registro da especialidade nos respectivos conselhos de cada classe que assim o exige. A remuneração oferecida oscila entre as cifras de R$ 1.079,27 a R$ 2.798,34, com exceção do cargo de Professor educação básica, que tem o vencimento baseado em hora/aula no valor de R$ 14.64.
 
Inscrições
As inscrições poderão ser efetuadas de 13 de agosto até o dia 13 de setembro de 2012 através do site www.jcmconcursos.com.br. Quem preferir se inscrever de forma presencial poderá deslocar-se ao Posto de Inscrição instalado na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas, localizada na Praça da Liberdade, s/nº, centro, das 13h às 16h.

A taxa de inscrição oscila entre R$ 40,00 e R$ 85,00.

Provas
Os candidatos inscritos serão avaliados por meio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório formulada com questões de múltipla escolha. As provas deverão ser realizadas, provavelmente, no dia 14 de outubro de 2012. O horário e local da realização das provas será divulgado em data oportuna.
 
Os gabaritos serão divulgados no dia 15 de outubro de 2012 no mural na sede da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas e no site da organizadora: www.jcmconcursos.com.br.
 
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período, uma única vez.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Sabinópolis – MG

Através da Ágora Consultoria, foi lançado o edital nº 001/2012 que abre concurso público na prefeitura do município de Sabinópolis, Estado das Minas Gerais. Estão sendo oferecidas 64 vagas mais formação de cadastro de reserva para candidatos de todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos disponíveis
Ajudante Geral, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Mecânico de Manutenção, Auxiliar de Secretaria, Auxiliar de Serviços Gerais, Bibliotecário, Bombeiro Hidráulico, Calceteiro, Carpinteiro, Cirurgião Dentista PSF, Coveiro, Eletricista, Encarregado de Obras, Enfermeiro, Farmacêutico, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Lanterneiro, Mecânico de Manutenção, Médico PSF, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquinas, Padeiro, Pedreiro, Professor de Educação Básica - Educação Infantil e séries Iniciais da Educação Fundamental, Soldador, Supervisor Pedagógico, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Laboratório, Telefonista, Tratorista e Vigia.
 
A remuneração inicial oscila entre as cifras de R$ 653,10 a R$ 9.402,26 para jornadas de trabalho de 40 horas semanais.
 
Inscrição
Para realizar a inscrição presencialmente basta comparecer no Salão Paroquial da Igreja Matriz do respectivo município, situado à Praça Monsenhor Amantino, Centro, Sabinópolis - MG munido de cópias e originais dos documentos de identificação pessoal. As inscrições online poderão ser realizadas através do endereço eletrônico: www.agoraconsultoria.srv.br. O período para se inscrever será de 01 a 19 de outubro de 2012.
 
O valor da taxa de inscrição oscilará de R$ 30,00 a R$ 150,00. A divulgação da lista de candidatos inscritos será informada no dia 06 de novembro de 2012.
 
Provas
As Provas Objetivas serão realizadas no dia 18 de novembro de 2012 em locais e horários que serão divulgados no dia 12 de novembro de 2012.
 
A divulgação dos Gabaritos Oficiais das Provas Objetivas será através da Prefeitura Municipal de Sabinópolis em seu mural e no site www.agoraconsltoria.srv.br no mesmo dia após a realização das provas.
 
O prazo de validade do Concurso Público é de dois anos, contados da data da homologação do seu resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez a critério da Administração Pública.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Castro – PR

Foi divulgado edital para realização de concurso público Nº. 05/2012 da Prefeitura de Castro, Estado do Paraná. O concurso destina-se ao preenchimento de 14 vagas de nível médio e superior, com salário de até R$ 12.617,82.
 
Aos portadores de deficiências serão reservadas no mínimo 5% do total das vagas da Administração Direta, nos casos em que houver compatibilidade entre a deficiência e o cargo/área de qualificação a exercer.
 
Cargos: Guarda Municipal e Médico.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.avancecidade.com.br, até às 23h59 min. horas do dia 13 de setembro de 2012.
 
A taxa de inscrição é de R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior).
 
Serão disponibilizados computadores com acesso ao portal das inscrições na Prefeitura de Castro – PR, no Departamento de Gestão Pública, durante os dias úteis do período de inscrições, no horário das 08h00min às 11h00min das 13h00min às 17h00min.
 
A prova objetiva será aplicada na data provável de 30 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados a partir do dia 28 de setembro de 2012, nos sites www.castro.pr.gov.br e www.avancecidade.com.br.
 
O gabarito será divulgado no site www.castro.pr.gov.br da Prefeitura de Castro e no site www.avancecidade.com.br, a partir das 13h30min do primeiro dia útil subsequente a aplicação da prova objetiva.
 
O concurso público será válido por 02 anos, contados a partir da data de publicação de sua homologação no Órgão Oficial de Publicação do Município, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Edital / Publicações






Concurso Prefeitura de Santa Amélia - PR 2012

A Prefeitura de Santa Amélia, cidade do Estado do Paraná, lançou edital n° 01/2012 de concurso público para preenchimento de 20 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam entre R$ 622,02 e R$ 4.325,92, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As oportunidades oferecidas são para os cargos de Advogado, Médico PSF, Enfermeira Padrão, Cirurgião Dentista, Médico Veterinário, Farmacêutico, Professor, Técnico em Higiene Dental, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar Administrativo de Pessoal, Professor de Educação Infantil, Auxiliar Administrativo (I, II e II), Mecânico, Operador de Máquinas, Auxiliar de Serviços Gerais, Servente e Agente Comunitário de Saúde.

As inscrições estão abertas e serão realizadas até as 18h00 do dia 07 de outubro de 2012, somente via Internet, no endereço eletrônico www.uenp.edu.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 25,00 para nível fundamental, R$ 50,00 para nível médio e R$ 80,00 para nível superior.

O interessado na obtenção de isenção na taxa de inscrição, deverá formalizar seu pedido, através de requerimento disponibilizado no site www.uenp.edu.br.

O período para solicitação de isenção será de 11 a 14 de setembro de 2012, com divulgação preliminar dos isentos no endereço eletrônico da UENP www.uenp.edu.br, até às 18 horas do dia 18 de setembro de 2012.

As provas serão realizadas no dia 04 de novembro de 2012, no horário das 9 às 13 horas, num total de 4 (quatro) horas, na cidade de Santa Amélia - PR. Os locais das provas, bem como o ensalamento, serão divulgados no endereço eletrônico da UENP www.uenp.edu.br. A prova prática, para o cargo de Operador de Máquinas, será realizada no dia 18 de novembro de 2012, em local e horário a ser designado junto com a publicação do gabarito definitivo, somente pelos candidatos aprovados na prova objetiva.

O Concurso Público terá validade de 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, desde que haja interesse e conveniência por parte da Prefeitura Municipal de Santa Amélia - PR.

Edital / Publicações






Concurso do Hospital Regional de Osasco - SP

Foram publicados três editais de concurso público destinados ao provimento de 11 vagas na classe de Médico das áreas de Neurologia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatra em Medicina Intensiva, para o Hospital Regional "Dr. Vivaldo Martins Simões", em Osasco, no Estado de São Paulo.
 
O vencimento inicial da classe será de R$ 1.993,02, entre outros benefícios, acrescido de Produtividade no valor de até R$ 875,00, para jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 05 de outubro de 2012, das 10h às 16h, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua Ari Barroso, nº. 355, Presidente Altino, Osasco, São Paulo.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.saude.sp.gov.br ou retirá-la na unidade detentora do certame. O valor da taxa de inscrição será de R$ 60,85.
 
O concurso público constará de Prova de Conhecimentos Específicos com questões de múltipla escolha. A prova será realizada na cidade de Osasco, com data prevista para o dia 28 de outubro de 2012, no período da manhã ou tarde, e os candidatos serão convocados por meio de edital a ser publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo www.imprensaoficial.com.br.
 
O certame terá validade de 2 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período, a critério da Secretaria da Saúde, não cabendo qualquer ato posterior.





Prefeitura de Joaçaba - SC abre processo seletivo

A Prefeitura de Joaçaba, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Saúde, publicou edital N° 006/2012 de processo seletivo de contratação de pessoal, por prazo determinado, para reposição de vagas, em caráter emergencial e para formação de Cadastro de Reserva - CR.
 
São ofertadas 03 vagas mais cadastro de reserva para os cargos de enfermeiro e médico de nível superior, com salários variados de R$ 2.804,87 e R$ 11.000,00 em carga horária de 40h semanais.
 
As inscrições serão recebidas até o dia 18 de Setembro de 2012, das 8h às 11h e das 14h às 16h, na Secretaria de Saúde de Joaçaba - SC, situada na Av. XV de Novembro, n.º 223, devendo, o servidor responsável, proceder ao devido protocolo e autuação.
 
O resultado dos candidatos aprovados será publicado oficialmente ente em 21 de Setembro de 2012 no site da Prefeitura Municipal de Joaçaba e no Mural.





UNICAMP (SP) abre processo seletivo

A Diretoria Geral de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, por intermédio da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento, divulgou editais para realização de processo seletivo. São ofertadas 59 vagas de nível fundamental, médio/técnico e superior, com salário que varia entre R$ 1.693,41 e R$ 6.501,69.
 
Cargos: Técnico Químico, Técnico em Equipamentos Médicos e Odontológicos, Tecnólogo, Sociólogo, Químico, Profissional para Assuntos Universitários, Profissional de Organização de Arquivos, Profissional de Apoio Técnico de Serviços, Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação, Profissional da Arte, Cultura e Comunicação, Médico, Jornalista, Historiador, Farmacêutico, Engenheiro, Cirurgião Dentista, Biólogo, Biologista e Auxiliar em Saúde Bucal.
 
A inscrição será efetuada via internet, no endereço eletrônico www.dgrh.unicamp.br, até às 17:00 horas do dia 24 de setembro de 2012, observado o horário de Brasília/DF.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 32,00;
Nível médio: R$ 42,00;
Nível superior: R$ 57,00.
 
Caso necessite de condições especiais para se submeter às provas, o candidato portador de necessidades especiais deverá solicitá-la por escrito até o segundo dia útil após o encerramento das inscrições. A solicitação deverá ser protocolada no horário das 09:00 às 12:00 horas e das 14:00 às 17:00 horas, na Divisão de Planejamento e Desenvolvimento da Diretoria Geral de Recursos Humanos - Prédio 3 da Reitoria - Campus da Unicamp - Cidade Universitária Zeferino Vaz - Barão Geraldo - Campinas, juntamente com o laudo médico que ateste a espécie e o grau da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID.
O processo seletivo constará de prova objetiva e dissertativa.
 
A data, horário e local de realização das provas objetivas e dissertativas serão divulgadas a partir do dia 11 de outubro de 2012 no Diário Oficial do Estado e pelo site - www.dgrh.unicamp.br.
 
O resultado final das provas será publicado no Diário Oficial do Estado.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, a contar da data de publicação do edital de homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.





Concurso Conjunto Hospitalar do Mandaqui – SP

O Conjunto Hospitalar do Mandaqui, no Estado de São Paulo, publicou edital de concurso público, com 01 vaga para Médico na área de Gastroenterologia. O contratado receberá o salário de R$ 2.268,64 e demais benefícios de acordo com a unidade e legislação vigente, acrescido de produtividade no valor de até R$ 1.980,00, em jornada de 20 horas semanais.
 
Poderão se inscrever os profissionais com formação em curso superior de Medicina, Residência Médica Completa na especialidade para a qual concorre ou Título de Especialista e registro no Conselho Regional de Medicina.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 17 a 28 de setembro de 2012, no Núcleo de Recrutamento e Seleção, na rua Voluntários da Pátria, nº. 4301, Mandaqui, São Paulo, das 10h às 15h. A taxa de participação será de R$ 60,85.
 
A previsão é de que o concurso seja composto de prova de conhecimentos específicos que deverá ser aplicada no dia 28 de outubro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados com antecedência. Os candidatos habilitados poderão entregar títulos, cópia simples e original, para conferência.
 
O certame será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da Secretaria da Saúde.