Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 10 de junho de 2014

Conselho de medicina apurará suspeitas de tráfico de órgãos dentro da USP

Reprodução /BBC
Objetivo da investigação é verificar eventuais infrações no código brasileiro de ética médica
 
O Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) abrirá sindicância para investigar o suposto envolvimento de médicos do SVO (Serviço de Verificação de Órgãos), entidade ligada à USP, num esquema de venda ilegal de órgãos para pesquisa médica. Como a BBC Brasil revelou na última sexta-feira (6), o caso está sendo investigado pelo Ministério Público de São Paulo.
 
Segundo o médico, o objetivo da investigação é verificar eventuais infrações no código brasileiro de ética médica. "Não temos registro de nenhuma sindicância parecida com essa em São Paulo, relacionando instituições como o SVO a tráfico de órgãos", afirma. A informação foi adiantada com exclusividade pelo presidente do conselho, João Ladislau Rosa.
 
― A abertura da sindicância será aprovada formalmente amanhã, mas já posso adiantar que ela acontecerá.
 
À reportagem, o médico Luiz Fernando Ferraz da Silva, diretor do SVO e professor da Faculdade de Medicina da USP, afirmou que ainda não foi oficialmente notificado da sindicância do Cremesp.
― Estaremos à disposição do Conselho para todos os esclarecimentos necessários.
 
Procurada pela reportagem após a divulgação do caso, a USP afirmou, em nota, que "por conta da autonomia das Unidades de Ensino e Pesquisa, a apuração dos fatos deve ser feita no âmbito do próprio SVO, que está ligado ao Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina e possui seu próprio diretor".
 
Já a Faculdade de Medicina da USP disse, também por meio de nota, que "o SVO é uma entidade independente da Faculdade e faz parte da Universidade de São Paulo".
 
Direito de defesa
De acordo com Rosa, as penas aplicáveis vão desde advertências aos médicos responsáveis, no caso de infrações leves, até a suspensão e cassação da licença de exercício profissional.
 
"O tipo de pena é discutido no momento do julgamento, que só acontecerá se surgirem provas contra os médicos", diz o presidente do Cremesp.
 
Ele afirma ainda que "os médicos podem recorrer em todas as instâncias, respeitando o princípio do contraditório e da ampla defesa" - o que significa, em termos leigos, que os investigados têm direito a serem ouvidos e de se defender durante a investigação.
 
Rosa afirma que o primeiro passo será ouvir os responsáveis pelo SVO, assim como visitar e investigar suas instalações.
 
― Também solicitaremos informações ao MP. A partir daí tudo será encaminhado e deverá correr em sigilo
 
Entenda o caso
Em entrevista à BBC Brasil na semana passada, a diretoria do SVO afirmou que "trabalha dentro da lei" e que "todas as informações que forem solicitadas pela promotoria do Ministério Público, sobre qualquer investigação, serão diretamente encaminhadas a eles".
 
A Promotoria não tem certeza sobre a finalidade da suposta venda de órgãos, que teria sido denunciada nos depoimentos de duas testemunhas ao MP. Até agora, a investigação aponta que eles seriam vendidos para uso em pesquisas - e não para transplantes.
 
Como a BBC Brasil revelou, a Promotoria investiga se o SVO, que fica dentro do Hospital das Clínicas, seria omisso na busca por familiares de pessoas que morreram sem amigos ou parentes por perto.
 
De acordo com as denúncias, sem pedir autorização às famílias, o SVO extrairia e venderia órgãos ilegalmente para uma rede de instituições de pesquisa e atendimento médico.
 
Entidade estadual, o SVO é responsável por identificar, por meio de autópsias, as causas de mortes naturais de pessoas desacompanhadas - em geral ocorridas nas ruas ou em hospitais públicos - na cidade de São Paulo.
 
Sala Social
A BBC Brasil descobriu esta investigação a partir de uma petição online que circulava nas redes sociais.
 
Publicado no site Change com o título "Parem de enterrar pessoas com identificação como indigentes!", o abaixo-assinado foi o ponto de partida para um quebra-cabeça envolvendo pessoas não-identificadas, SVO, USP e Ministério Público.
 
O que começou como uma reportagem sobre a repercussão da petição nas redes sociais para o #salasocial, projeto da BBC Brasil que levanta historias a partir das redes sociais, se tornou um furo de reportagem com repercussão internacional.
 
BBC Brasil / R7

Receita de picolé funcional de gengibre e hortelã

Foto: Reprodução
Picolé de gengibre e hortelã
Você gosta de picolé? Imaginamos que sim. Infelizmente o picolé que o mercado nos oferece é cheio de açúcar e de química como corantes e conservantes

O pior é quando o picolé é diet, pois eles utilizam adoçantes sintéticos mais prejudiciais que o açúcar. Então, pense bem antes de consumir os picolés industrializados.

O melhor mesmo é fazer seu próprio picolé.

Uma receita legal é o picolé funcional de gengibre e hortelã.

A junção desses dois ingredientes nesta receita dá a ela um forte potencial termogênico (acelera o metabolismo) e, por isso, ela contribui para o emagrecer saudável (acompanhado de dieta e exercícios).

O picolé funcional tem outras atividades medicinais. O gengibre, um dos ingredientes, é considerado um poderoso anti-inflamatório, anticoagulante, antioxidante e bactericida.

Ele também tem propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Por isso, é um ótimo medicamento caseiro para evitar crises de enxaqueca.

Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece e recomenda o seu uso como remédio natural para enjoo.

A hortelã tem propriedades antibacterianas, antissépticas e anestésicas. Ela atua como um tranquilizante e analgésico suave.

Entre outras indicações, ela serve para o tratamento de azia, má digestão, problemas do fígado e vesícula biliar, flatulência, náuseas, vômitos, intestino irritável, dor de dente e nevralgias.

Vamos aprender a fazer o picolé funcional de gengibre e hortelã? É muito simples!

Anote:

Ingredientes
- Gengibre

- Hortelã

- Água

- 1 colher de mel para adoçar (opcional)

Modo de preparo

Faça um chá bem forte, fervendo lascas de gengibre.

Espere esfriar, coe e bata no liquidificador com folhas de hortelã.

Distribua em forminhas de gelo ou de picolé.

Se você não tiver fôrmas de picolé, pode improvisar usando copos descartáveis e palitos de picolé (ver foto).

Ponha para congelar.

Em poucas horas, estará pronto o seu picolé funcional de gengibre e hortelã.

Por não conter conservantes, consuma este picolé em no máximo uma semana.

Cura Pela Natureza

Dia frio pode piorar a caspa; entenda motivo

Thinkstock
Segundo a especialista, o problema é causado por problemas
emocionais ou fatores genéticos
Tomar banho quente estimula produção de sebo e aumenta descamação do couro cabeludo
 
Com o frio, somos impulsionados a tomar um banho bem quentinho, não é verdade? Porém, por mais gostosa que seja, a água quente pode piorar um problema que atinge muitas pessoas: a caspa! 

Por isso, a dermatologista Angélica Pimenta dá cinco dicas para que o problema não piore ou não volte. Veja!
 
1) Enxague bem o cabelo
Enxague bem o cabelo para retirar todos os resíduos do couro cabeludo, pois o acúmulo, especialmente do condicionador, auxilia na descamação
 
2) Lave bem os cabelos
Procure lavar os cabelos pelo menos três vezes por semana, com água morna ou fria. Evite ao máximo a água quente!
 
3) Massageie o couro cabeludo
Na hora de lavar o cabelo, faça massagem na raiz com a ponta dos dedos durante cinco minutos. Isso ajuda a ativar a circulação no couro cabeludo. Mas cuidado: esfregar com as unhas pode estimular a produção de sebo
 
4) Não aplique condicionador na raiz do cabelo
Se utilizar condicionador ou leave-in, aplique apenas do meio às pontas dos fios. Não aplique na raiz e evite prender e dormir os cabelos úmidos
 
5) Escolha um shampoo com ácido salicílico
Opte por shampoos que contenham ácido salicílico no inverno. E, ao lavar o couro cabeludo, deixe agir por cinco minutos. Shampoos com essências mentoladas costumam ajudar na redução da coceira no couro cabeludo
 
Por causa do frio é normal que se aumente a temperatura da água na hora do banho, porém, o que muitos não sabem, é que essa alteração pode intensificar a caspa, um problema que atinge entre 15 e 20 %da população.
 
De acordo com a dermatologista Angélica Pimenta, a caspa, nome popular da dermatite seborreica, é uma inflamação que provoca a descamação da pele, principalmente do couro cabeludo.
 
— A caspa também atinge as sobrancelhas, rosto, orelhas, e em alguns casos, há alteração da imunidade, atingindo o corpo todo, inclusive bebês e recém-nascidos.
 
Segundo a especialista, o problema é causado por problemas emocionais ou fatores genéticos e seus sintomas são a vermelhidão, coceira e ardência.
 
— Apesar de ser considerada uma inflamação de cunho genético, fatores emocionais, como estresse, desordens nutricionais e desequilíbrios hormonais, também provocam e intensificam a caspa.
 
No frio, a caspa tende a piorar devido a uma maior quantidade de secreção oleosa, conhecida como sebo, que é gerada pelas glândulas sebácea para compensar o ressecamento da pele. Por isso, o banho quente pode piorar o problema, já que a água quente estimula a produção de sebo.
 
— Enquanto uns higienizam os cabelos com a água muito quente, outros acabam lavando pouco os fios, e isso também auxilia para o aumento da caspa. Além disso, ingerimos mais carboidratos e alimentos gordurosos no frio, e isso também acentua o problema.
 
Segundo a dermatologista, a descamação também é uma das principais causas da queda de cabelo nas estações frias. Isso porque quando as bases capilares inflamam, as pessoas coçam a região, fazendo com que haja uma maior queda.
 
— À medida que há um controle e redução da descamação, a alopecia provocada pela dermatite acaba. A caspa não tem cura, porém não é contagiosa e acomete somente pessoas com propensão a tê-la, independente da idade. Mas, é possível controlá-la.
 
R7

Governo distribuirá camisinhas e fará teste gratuito de HIV durante a Copa do Mundo

Thinkstock
Durante o mundial, serão distribuídas cerca de dois milhões
 de camisinhas
Ação acontecerá nas cidades-sede do Mundial durante o período de jogos
 
O Governo Federal oferecerá testes de HIV e camisinhas nas cidades-sede da Copa do Mundo para torcedores durante o período do Mundial. As ações de prevenção ao HIV e Aids integram o Projeto Proteja o Gol, parceria do Ministério da Saúde com o Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV e Aids).
 
Durante o mundial, serão distribuídas cerca de dois milhões de camisinhas, acompanhados de panfletos com mensagens de prevenção. Para o ministro Arthur Chioro, o projeto representa o esforço do Ministério da Saúde e da UNAIDS em implantar estratégias inovadoras de prevenção voltadas aos jovens, que normalmente não buscam os serviços de saúde de forma voluntária. O diagnóstico será realizado em unidades móveis (trailers) disponibilizados pelo Ministério da Saúde e serão utilizados testes rápidos, com resultado em até 30 minutos. Inicialmente, serão oferecidos cerca de 40 mil testes para as cidades sedes.
 
— Quando focamos nosso trabalho em eventos de grande porte — como o Carnaval, feiras, shows e agora nos jogos da Copa do Mundo estamos tentando levar informação e conscientização a um público que, muitas vezes, não pensa em fazer o teste de HIV, por falta de oportunidade, coragem ou dificuldade de acesso.
 
O ministro disse ainda que a campanha Proteja o Gol contribui para abordar com os jovens  a questão da prevenção ao HIV e Aids.
 
— É importante fazer chegar aos jovens e adolescentes  mensagens como as da campanha, para que nossa juventude, meninos e meninas, possam lidar com o sexo, de forma responsável, de maneira segura, usando o preservativo e tomando todos os cuidados. Assim conseguiremos atingir zero de infecção de HIV, zero de óbitos por aids, e principalmente, zero de discriminação, porque ninguém pode ser estigmatizado por ser portador de um vírus. É preciso tratar todos com dignidade e é isso que o Brasil vem fazendo e fará durante a Copa.
 
O Diretor Executivo do UNAIDS e Secretário Geral Adjunto das Nações Unidas, Michel Sidibé afirmou que a escolha da capital baiana se deu pela relevância histórica.
 
— Salvador é marcada por sua tradição e importância como elo de ligação entre as Américas e a África. É preciso ressaltar que o Proteja o Gol  não é apenas uma campanha, mas uma ação global de solidariedade e um movimento de vários países em prol da  igualdade social e contra todas as formas de estigma e discriminação.
 
R7

Em um mês, dengue cresce 73% no Estado de São Paulo

Agência Brasília/Divulgação
De janeiro a maio, foram registrados 94.249 casos da doença,
contra 54.423 notificados até o balanço do mês anterior
De janeiro a maio, foram registrados 94.249 casos da doença
 
O número de casos de dengue registrados no Estado de São Paulo cresceu 73% em um mês, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (9) pela Secretaria de Estado da Saúde. De janeiro a maio, foram registrados 94.249 casos da doença, contra 54.423 notificados até o balanço do mês anterior, divulgado no início de maio.
 
Em relação ao mesmo período do ano passado, o número apresentou queda de 51%. Nos cinco primeiros meses de 2013, foram 193.771 registros.

Os dados mostram, no entanto, que nem todos os novos casos foram registrados no período de um mês entre um balanço e outro. Alguns casos ocorreram nos meses anteriores, mas só foram confirmados agora. O pico da doença ocorreu em abril, quando o Estado teve 43.821 pessoas infectadas.
 
Em maio, foram pouco mais de 13 mil casos. Segundo a secretaria, cinco cidades concentram 60% de todos os registros da doença: Campinas (31.637), São Paulo (8.542), Americana (8.477), Taubaté (4.554) e Jaú (3.148). Além dos mais de 94 mil casos confirmados, outros 49 mil estão em investigação, de acordo com a secretaria.
 
Estadão Conteúdo

Estado norte-americano proíbe composto bactericida que baixa hormônios

Foto: Reprodução
O composto bactericida Triclosan, que tem sido ingrediente chave na composição de sabonetes, detergentes, desodorantes e cremes dentais durante décadas, pode ser perigoso para a saúde das pessoas
 
Estudos recentes têm demonstrado que o composto é capaz de provocar distúrbios hormonais, baixando os níveis de testosterona e do hormônio da tireoide, além de causar alergias. Além disso, uma pesquisa recente da Universidade de Minnesota, no Estados Unidos, mostrou que o triclosan é encontrado em sentimentos de lagos.
 
Estado norte-americano de Minnesota aprovou essa semana  uma lei que proíbe a fabricação e venda de produtos de limpeza que tenham na sua composição química o composto.
 
Os cientistas temem, ainda, que a prevalência do produto químico no ambiente poderia resultar na evolução de bactérias resistentes, fazendo com que a ação de sabonetes e outros produtos de limpeza sejam menos eficazes em hospitais, onde são realmente necessários.
 
A substância tem a capacidade de matar bactérias porque desativa uma enzima usada na síntese de ácidos graxos. O produto era considerado seguro para uso humano porque não afeta as enzimas humanas.
 
No Brasil, o sabonete Protex, da Colgate-Palmolive Company, trazia em sua composição o Triclosan. Segundo a sua assessoria de imprensa, o composto retirado do produto há três anos.

Concurso Governo do Rio de Grande do Sul

A  Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH) do governo do Rio de Grande do Sul abre no dia 16 de junho as inscrições do concurso público para 240 vagas e formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários vão de R$ 962,81 a R$ 3.029,54.

Os cargos de nível superior são para analista de sistemas, arquivista, assessor administrativo especialista, engenheiro, médico e técnico ambiental. As vagas de nível médio/ técnico são para técnico agrícola, guarda de parque e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições podem ser feitas somente pela internet até o dia 15 de julho pelo site www.fdrh.rs.gov.br. A taxa varia de R$ 63,69 a R$ 145,21.

As provas ocorrerão em data a ser divulgada. O concurso terá 2 anos de validade e poderá ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Exército

O Exército abriu concurso público com 65 vagas de nível superior, para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar em 2015. Os candidatos precisam ter, no máximo, 36 anos e estatura mínima de 1,60m para o sexo masculino e 1,55m para o sexo feminino.

Podem concorrer ao cargo graduados em administração, biblioteconomia, ciências contábeis, comunicação social, direito, enfermagem, informática, psicologia, veterinária e licenciatura plena para o magistério, nas áreas de espanhol, física, geografia, matemática, português e química.
Inscrições

As inscrições devem ser feitas de 9 de junho a 8 de agosto pelo site www.esfcex.ensino.eb.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110.

O candidato que desejar isenção de pagamento da taxa de inscrição deverá fazê-lo no momento da inscrição, no mesmo site.

Os postulantes serão avaliados por meio de prova escrita, inspeção de saúde, exame de aptidão física (corrida, flexão de braço, abdominal), verificação documental preliminar, revisão médica e comprovação dos requisitos de matrícula.

A prova escrita está prevista para ser aplicada no dia 14 de setembro.

Os candidatos convocados para a revisão médica e comprovação dos requisitos para matrícula deverão se apresentar na Escola de Formação Complementar do Exércit (EsFCEx), localizada em Salvador, na Bahia, na data prevista pelo calendário anual, disponível no edital.

Departamento de Perícias Médicas de São Paulo (DPME/SP)

O Departamento de Perícias Médicas do Estado de São Paulo (DPME/SP) abriu concurso público com 40 vagas para nível superior, na área médica. A banca organizadora do concurso é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). Uma vaga é destinada à candidato com deficiência.

As oportunidades estão distribuídas entre cardiologia (3 vagas), clínica médica (4 vagas), dermatologia (1vagas), ginecologia e obstetrícia (3 vagas), medicina legal e perícia médica (3 vagas), medicina do trabalho (9 vagas), neurologia (3 vagas), ortopedia (3 vagas), otorrinolaringologia (3 vagas), pneumologia (1 vagas), psiquiatria (4 vagas) e urologia (3 vagas). A remuneração é de R$ 4.550 para 20h de trabalho por semana.

É preciso ter graduação em medicina, registro no Conselho Regional de Medicina de São Paulo (CRM/SP) e certificado de conclusão de residência médica na área pretendida ou título de especialista emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB).

A data provável da prova é 27 de julho. Serão cobrados conhecimentos em língua portuguesa, legislação e conhecimentos específicos da área pretendida.

Os interessados poderão se inscrever de 5 de maio até 22 de junho, no site www.ibfc.org.br. A taxa custa R$ 113,75.

O concurso terá validade de dois anos, a partir da homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Lagoa Vermelha - RS abre processo seletivo

A Prefeitura de Lagoa Vermelha, no estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Administração, abriu edital de processo seletivo n° 001/2014, com o objetivo de ocupar 15 vagas na função de Agente Comunitário de Saúde (nível fundamental). O salário oferecido é de R$ 952,18, em carga horária de 40 horas semanais.

O concurso será realizado sob a execução técnico-administrativa da empresa Objetiva Concursos Ltda. As inscrições via internet poderão ser realizadas até 23 de junho de 2014, pelo site www.objetivas.com.br. A taxa é de 73,62.

A prova objetiva será aplicada em 20 de julho de 2014, em local e horário a serem divulgados quando da homologação das inscrições, a partir de 04 de julho de 2014.

O certame terá validade por dois anos, a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais dois anos, a critério do Município de Lagoa Vermelha.

Concurso Prefeitura de Araioses - MA

A Prefeitura de Araioses, no estado do Maranhão, divulgou o edital de  concurso público nº 001/2014 que visa o provimento de 220 vagas para profissionais de todos os níveis escolares. Os salários variam de R$ 724,00 a R$ 5.000,00, por jornadas de 30 ou 40 horas semanais.

Das 220 vagas, seis são para Pessoas com Necessidades Especiais (PNE). O concurso será realizado sob a responsabilidade do Instituto Graça Aranha.

As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar Operacional, Guarda Municipal, Motorista Categoria C, Motorista Categoria D, Vigia, Agente Administrativo, Digitador, Orientador Social, Recepcionista, Técnico de Enfermagem, Assistente Social, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico, Médico, Nutricionista e Psicólogo.

As inscrições serão feitas pela internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br, até 26 de junho de 2014. As taxas variam de R$ 32,00 a R$ 52,00 de acordo com a função escolhida.

As provas serão realizadas na data prevista de 27 de julho de 2014, na cidade de Araioses, Estado do Maranhão. Na ocorrência de indisponibilidade, inadequação ou insuficiência de locais para a realização das provas na cidade, as mesmas poderão ser realizadas em dois turnos e/ou em dias diferentes, conforme entendimento da Comissão de Concurso, cuja indicação será oportunamente divulgada no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Araioses – MA e também na internet, no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Os gabaritos preliminares referentes às provas objetivas serão divulgados em até 48 horas após a realização das provas no endereço eletrônico: www.igracaaranha.com.br.

Este concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração Pública Municipal de Araioses - MA.

Prefeitura de Serra - ES abre vagas na saúde

A Prefeitura de Serra, no estado do Espírito Santo, lançou os editais n° 001 e 002/2014 de processo seletivo, destinados a contratação de Médico (Clínico Geral, Pediatra, Neonatologista, Ginecologista/Obstetra e Psiquiatra). O salário é de R$ 6.258,61 mais  auxílio alimentação mensal no valor de R$ 250,00, por carga horária de 20 horas semanais. 
 
As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo site www.serra.es.gov.br ou www.serra.es.gov.br/inscricao-sesa no período de 9h de 13 junho até às 18h de 30 de junho de 2014.
 
Para efeito de formalização do contrato fica definida a apresentação da ficha de inscrição gerada pelo sistema e da cópia legível dos seguintes documentos:
  • CPF ou comprovante de situação cadastral do CPF emitido pelo site da Receita Federal;
  • Carteira de identidade (RG), com número, órgão expedidor e data da sua expedição;
  • Título de eleitor;
  • Declaração de quitação eleitoral atualizada, emitida pelo site www.tse.gov.br;
  • Carteira de trabalho profissional onde conste fotografia, número/série, data de expedição, filiação, local de nascimento;
  • Comprovante de PIS/PASEP;
  • 01 foto 3x4;
  • Comprovante de residência no nome do candidato;
  • Comprovante de conta bancária do Banestes , Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal (poupança ou conta corrente);
  • Certificado de reservista;
  • Certidão de casamento ou nascimento;
  • Certidão de nascimento de dependentes;
  • Cartão de vacina atualizado (dupla adulto/hepatite B);
  • Atestado de bons antecedentes criminais (apenas os expedidos pela Polícia Civil);
  • Atestado de aptidão física e mental, expedido por médicos da Medicina do Trabalho;
  • Registro no conselho de classe;
  • Diploma ou certidão de conclusão de curso de graduação de nível superior em Medicina.
A seleção será realizada em etapa única, através da Análise de Títulos, de caráter eliminatório e classificatório.
 
A divulgação do resultado final ocorrerá até a data provável de 04 de julho de 2014 e será publicada no site da Prefeitura de Serra - www.serra.es.gov.br.
 
O processo seletivo terá validade de um ano, a partir da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.
 
O edital encontra-se disponível no site www.serra.es.gov.br.

Inscrições prorrogadas no seletivo da Prefeitura de Apiacás - MT

A Prefeitura do município mato-grossense de Apiacás divulgou edital de processo seletivo nº. 003/2014, destinado à admissão de 50 profissionais de todos os níveis de escolaridade. A remuneração pode chegar a R$ 11.395,00, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
Para os candidatos portador de necessidades especiais, ficam reservadas 5% das vagas, desde que as atribuições do cargo pretendido sejam compatíveis com a deficiência de que é portador.
 
Cargos: Apoio Administrativo Educacional, Vigia, Fiscal de Tributos, Serviços Gerais, Trabalhador Braçal, Pedreiro, Motorista, Técnico em Enfermagem, Auxiliar de Consultório Dental, Auxiliar de Laboratório, Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços Gerais , Médico Clínico Geral, Enfermeiro e Odontólogo.
 
A inscrição será realizada somente presencial na Prefeitura de Apiacás, no Departamento de Tributação e Fiscalização, situado na Avenida Brasil, n° 1059, Bairro Bom Jesus, Apiacás – MT, até 13 de junho de 2014, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h de segunda a sexta-feira. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
A prova objetiva está prevista para 22 de junho de 2014, das 08h às 11h, na Escola Municipal Centro de Promoção Educacional, situada na Avenida Brasil nº 1331, Bairro Bom Jesus, em Apiacás/MT. Também haverá prova prática (para o cargo de Motorista) e a fase de contagem de pontos por tempo de serviço público.
 
A validade do processo seletivo será de um ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período a critério da administração.
 
O edital foi publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 30 de maio de 2014, pág. 284 a 296. O edital retificado do certame foi publicado no mesmo veículo, porém na data de 09 de junho de 2014.
 
Os documentos do certame também são encontrados aqui: http://www.apiacas.mt.gov.br/Transparencia/Teste-Seletivo/

Prefeitura de Santa Adélia - SP lança edital de concurso público

A Prefeitura de Santa Adélia, localizada a 371 km da capital paulista, lançou edital de concurso público n° 002/2014, a fim de preencher 18 vagas de trabalho, nos cargos de Coletor de Lixo, Agente Comunitário de Saúde, Técnico de Enfermagem e Enfermeiro Padrão.
 
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da S. R. Digitalizações e Serviços Ltda. Os cargos citados exigem dos candidatos níveis fundamental, médio ou superior como escolaridade, por salários de até R$ 2.471,21, em carga horária de 40 horas semanais.
 
As inscrições, no modo presencial, estarão abertas até 27 de junho de 2014, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na sede da Prefeitura Municipal, situada na Rua Duque de Caxias, nº 303, Santa Adélia – SP. Quem preferir a comodidade da internet, pode também efetivar a inscrição pelo www.srconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 25,00 a R$ 50,00.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 13 de julho de 2014, às 09h, na EMEF “PROFª Robe Ramalho de Miranda ABDO” (Centro Cultural), sita à Av. Dr. Luiz Dumont, nº 320, Centro, Santa Adélia - SP.

O gabarito preliminar será disponibilizado no site www.srconcursos.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerá no site pelo prazo de 2 dias.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por até igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Cacaulândia - RO lança processo seletivo

A Prefeitura de Cacaulândia, em Rondônia, abriu processo seletivo nº. 001/PMC/2014, com a finalidade de contratar 06 profissionais em cargos de níveis médio/técnico e superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 908,46 e R$ 5.800,08 em regime de trabalho de 24 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Médico, Enfermeiro e Técnico em Enfermagem.
 
Inscrição
Interessados deverão se inscrever até 13 de junho de 2014, no Departamento de Recursos Humanos – DRH, da Prefeitura de Cacaulândia, localizada à Rua João Boava, n. 2119, Bairro Setor 01, Cacaulândia – RO, no horário das das 7h30 às 12h e das 14h às 17h30, ou enviando a via assinada pelo candidato e os documentos solicitados, para o e-mail do DRH – Departamento de Recursos Humanos: drh_cacau@cacaulandia.ro.gov.br (formulário de inscrição disponível no site www.cacaulandia.ro.gov.br).
 
Documentação  necessária para a inscrição:
  • Currículo;
  • Diploma ou comprovante de Graduação Superior em Medicina, Enfermagem ou Técnico em Enfermagem acompanhado do histórico (autenticado em cartório de Notas e Registro Civil);
  • Comprovante de Tempo de Serviço na área, podendo ser: Certidão de Tempo de Serviço, Registro de Contrato de Trabalho na Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS;
  • Cópia da Cédula da Identidade Civil (autenticado em cartório de Notas e Registro Civil);
  • Cópia do Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  • Cópia do Registro no Conselho de Classe competente (autenticado em cartório de Notas e Registro Civil).
Prova
O certame constará de análise de títulos a serem entregues com o formulário de inscrição na mesma data, local e horário descrito nas inscrições.
 
A validade do processo seletivo será de 06  meses, a contar da data da homologação do Resultado Final, publicado no Diário Oficial do Estado de Rondônia.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Rondônia, de 09 de junho de 2014, pág. 68 a 73.

Prefeitura de Platina - SP abre concurso público

A Prefeitura de Platina, em São Paulo, divulgou edital de concurso público n° 03/2014, com a finalidade de preencher 08 vagas para as funções de Costureira, Atendente do Setor de Serviço Social, Auxiliar Consultório Dentário e Agente Comunitário de Saúde (níveis fundamental  e médio). Os salários variam de R$ 813,40 a R$ 1.130,00, por carga horária de 40h semanais.

A organização, a aplicação e a correção do concurso público serão de responsabilidade da QUÂNTICO – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos.

As inscrições serão realizadas até às 22h de 22 de junho de 2014, no site www.quanticoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 33,00 a R$ 53,00de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será realizada provavelmente em 20 de julho de 2014, em dois períodos e em locais e horários a serem divulgados através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br e www.platina.sp.gov.br, no saguão (mural) da Prefeitura e em jornal de circulação local.

O gabarito da prova objetiva (escrita) será publicado nos sites www.quanticoconcursos.com.br e www.platina.sp.gov.br, em 22 de julho de 2014, no saguão da Prefeitura e em jornal de circulação local. A classificação geral sairá em 1º de agosto de 2014 nos mesmos meios de comunicação utilizados para divulgar o gabarito.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Platina.

Prefeitura de Guaimbê - SP abre vagas em concurso público

Estão abertas as inscrições para o Concurso Público da Prefeitura de Guaimbê, no estado de São Paulo. Os interessados em concorrer a uma das 06 vagas oferecidas têm até às 22h de 29 de junho de 2014 para efetuar a inscrição, através do site da empresa responsável pela organização, aplicação e correção do concurso (www.quanticoconcursos.com.br). A taxa é de R$ 43 e R$ 53, para nível médio e superior respectivamente.
 
Os candidatos à função de Agente Comunitário precisam ter apenas o Ensino Médio, mas há vagas para Assistente Social, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, entre outras que podem ser assumidas por pessoas que tenham curso superior na área exigida pelo cargo.
 
Os salários vão de R$ 932,34 a R$ 1.694,20, por jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
O Processo Seletivo será constituído por prova objetiva, em caráter eliminatório e classificatório, a realizar-se na data provável de 27 de julho de 2014, às 9h, em local ainda a ser informado.
 
As informações sobre o concurso serão publicadas nos sites: www.quanticoconcursos.com.br e www.guaimbe.sp.gov.br e em jornal de circulação local. Cópias impressas serão afixadas no saguão da Prefeitura de Guaimbê.
 
Serão asseguradas 5% do total de vagas aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE) em funções cujas atribuições sejam compatíveis com as deficiências do candidato.
 
As informações constam no Edital do Concurso Público nº 02/2014, que pode ser visualizado no site da Quântico Concurso (www.quanticoconcursos.com.br).

Prefeitura de Taquarituba - SP promove seletivo para algumas funções

A Prefeitura de Taquarituba, no estado de São Paulo, lançou o edital de processo seletivo nº 02/2014, com intuito de preencher 06 vagas para os cargos de níveis médio/técnico e superior, com remunerações de até R$ 6.074,61 e jornada de trabalho de 40 horas semanais. A empresa QUÂNTICO – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos - ficará responsável pela realização do mesmo.
 
Os cargos oferecidos pelo certame são: Técnico de Enfermagem e Médico Intervencionista do SAMU.
 
As inscrições podem ser realizadas até às 22h de 15 de junho de 2014, através do site www.quanticoconcursos.com.br. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 43 ou R$ 53, de acordo o cargo selecionado.
 
A prova objetiva será realizada na data prevista de 22 de junho de 2014, em local e horário a serem divulgados através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.taquarituba.sp.gov.br e no quadro de aviso instalado no saguão da Prefeitura Municipal de Taquarituba.
 
O gabarito será publicado nos mesmo sites citados anteriormente e no saguão da Prefeitura Municipal de Taquarituba, provavelmente, em 24 de junho de 2014. A classificação geral será informada provavelmente em 04 de julho de 2014.

Prefeitura de Leopoldina - MG lançou edital de processo seletivo

A Prefeitura de Leopoldina, no estado de Minas Gerais, através da Secretaria Municipal de Saúde, lançou edital de processo seletivo nº. 007/2014, destinado à contratação de 06 Atendentes de Consultório Dentário (nível médio). O vencimento é de R$ 725,97 mais 240,00 de vale alimentação, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
 
As inscrições serão recebidas de forma gratuita até 13 de junho de 2014, no horário das 07h às 16h (de segunda a sexta-feira), na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Getúlio Vargas, 61, Centro, Leopoldina/MG.
 
Para fins de inscrição será exigido dos candidatos a apresentação do original e cópia dos seguintes documentos:
  • Documento de Identidade com foto;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovante de quitação com a Justiça Eleitoral;
  • Quitação com a obrigação militar (masculino);
  • Comprovante de Registro no Conselho Federal de Odontologia;
  • Currículo acompanhado de originais e cópias dos certificados de cursos realizados.
A seleção constará da análise de currículo.
 
O resultado final será divulgado a partir do dia 17 de junho de 2014, no site www.leopoldina.mg.gov.br, publicado no Diário Oficial do Município – Jornal Equipe, além de ser afixado nos quadros de avisos da Prefeitura de Leopoldina.
 
O processo seletivo será válido por 06 meses, contados da data de publicação do resultado.
 
Edital disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 09 de junho de 2014, pág. 29 e 30.

Prefeitura de Santa Carmem - MT publica edital de processo seletivo

Com oferta de 6 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Santa Carmem, no Estado do Mato Grosso, lançou edital nº. 003/2014 para realização de processo seletivo.
 
 
A carga horária dos contratados é de 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 1.058,96 e R$ 2.753,55.
 
Cargos: Operador de Máquinas Pesadas, Motorista de Veículo de Transporte de Cargas e de Passageiros, Agente Comunitário de Saúde e Psicólogo.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas até 18 de junho de 2014, na sede da Prefeitura de Santa Carmem, situada na Avenida Santos Dumont nº 491 – Centro, no seguinte horário das 07:00 às 13:00 (Horário Oficial Local).
 
Original e cópia dos seguintes documentos: Cédula de Identidade ou outro documento com foto que tenha validade como Identidade civil (CNH, CRM, etc.) e CPF - Cadastro de Pessoa Física.
 
Prova
A seleção será constituída de prova objetiva, a ser realizada na data provável de 29 de junho de 2014, na Escola Municipal Selvino Damian Preve, localizada à Rua Tamandaré nº 649, com início às 08h e término às 12h.
 
O resultado final será divulgado através de edital publicado no quadro mural da Prefeitura Municipal, a partir do dia 01 de julho de 2014.
 
Validade
O prazo de validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2014, podendo ser prorrogado, a critério e necessidade da administração, a partir do 1º colocado na seleção os classificados seguintes seguirão para o cadastro reserva, não gerando expectativa de direito.
 
O edital encontra-se disponível no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 09 de junho de 2014, pág. 140 a 142.

Concurso Prefeitura de Inúbia Paulista - SP tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Inúbia Paulista, no estado de São Paulo, abriu edital de concurso público n° 01/2014, com a finalidade de preencher 06 vagas para as funções de servidor braçal, auxiliar de pedreiro, pedreiro, mecânico, motorista II e médico. Os salários podem chegar a R$ 2.731,90, por carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
A organização, aplicação e a correção do concurso público serão de responsabilidade da Quântico – Assessoria e Prestação de Serviços Públicos. As chances são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.
 
As inscrições foram prorrogadas até 11 de junho de 2014, podendo ser realizadas na Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista (Setor de Protocolo), das 09h às 11h e das 13h às 15h. Os candidatos podem se inscrever também pelo site www.quanticoconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, às 9h, em local a ser divulgado através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br e também no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista, por meio de aviso afixado no mural.

Já a prova prática (2ª Fase) está prevista para ser realizada no dia 10 de agosto de 2014,  em local e horário também a serem divulgados nos mesmos sites e mural supracitados.

Em 15 de julho de 2014, o gabarito da prova objetiva deverá ser publicado nos mesmos meios de comunicação já utilizados e em um jornal de circulação local.

A classificação geral será publicada no dia 25 de julho de 2014 através dos sites: www.quanticoconcursos.com.br, www.inubiapaulista.sp.gov.br, em jornal de circulação local e no saguão da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

A validade do concurso será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Inúbia Paulista.

Prefeitura de Alto Taquari - MT lança processo seletivo

A Prefeitura de Alto Taquari, município distante 480 km da capital Cuiabá, estado de Mato Grosso, divulgou edital de processo seletivo nº. 002/2014. A finalidade é a contratação temporária de 3 profissionais, mais cadastro reserva, na função de Auxiliar de Consultório Dentário, por  vencimento de até R$ 891,00 em jornada de 40 horas semanais.
 
Os interessados deverão se inscrever gratuitamente até 16 de junho de 2014, na sede do Paço Municipal, situada na Avenida Macário Subtil de Oliveira, 848, centro, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 22 de junho de 2014, na Escola Municipal Profª Elzinha Lizardo Nunes, das 14hs às 16h30.
 
O gabarito será divulgado a partir de 23 de junho de 2014, no Diário Oficial dos Municípios do Mato Grosso, no mural da Prefeitura de Alto Taquari-MT e também no site www.prefeituradealtotaquari.com.br.
 
A validade do processo seletivo será de 1 ano, a contar da data de sua homologação final, podendo ser prorrogado por igual período, conforme necessidade da Prefeitura de Alto Taquari.
 
O edital encontra-se publicado no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 09 de junho de 2014, pág. 32 a 38.

Prefeitura de Ribeiro Gonçalves - PI abre processo seletivo

A Prefeitura de Ribeiro Gonçalves, no estado do Piauí, lançou edital de processo seletivo nº. 01/2014, com o objetivo de preencher 87 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior. Os salários variam de R$ 724,00, R$ 916,58 e R$ 1.869,00, em jornadas de 20 ou 30 horas por semana.

As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Professor de Polivalência, Professor de Educação Infantil, História, Geografia, Letras/Inglês, Letras/Português, Matemática, Educação Física, Ciências, Assistente Social e Psicólogo.

Os interessados deverão efetuar a inscrição no site da organizadora, que é www.consep-pi.com.br, entre 10 de junho até às 18h de 20 de junho de 2014. As taxas são de R$ 30,00 para Agente de Saúde e R$ 40,00 para as demais funções.
 
A prova objetiva será realizada provavelmente em 13 de julho de 2014, às 9h, na Cidade de Ribeiro Gonçalves, com 3 (três) horas de duração, sendo este horário limite máximo para o ingresso nos locais de provas. Os respectivos locais das provas estarão disponibilizados até 7 de Julho de 2014, na Prefeitura Municipal de Ribeiro Gonçalves e no site da www.consep-pi.com.br.

O certame valerá por 01 ano, a contar de sua homologação, com chance de ser prorrogado pelo mesmo período.

Prefeitura de Formosa - GO divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Formosa, no estado do Goiás, divulgou extrato de chamamento nº. 002/2014, que tem como objetivo o provimento de vagas ao cargo de Agente de Combate às Endemias. Os convocados vão atuar no exercício de julho a dezembro de 2014.
 
As inscrições serão realizadas gratuitamente até 11 de junho de 2014, no horário das 8h às 11h e das 13h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada na Avenida Maestro João Luiz do Espírito Santo, nº 26 - Formozinha.
 
Mais informações pelo telefone da Secretaria de Saúde: (61) 3981 - 1153/1125.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial do Estado, de 09 de junho de 2014, pág. 15.

Seletivo na Prefeitura de Pirangi – SP tem inscrição prorrogada (II)

A Prefeitura de Pirangi, no interior paulista, lançou o edital de processo seletivo nº 001/2014, com a finalidade de preencher 04 vagas (contratações imediatas e formação de cadastro reserva). As oportunidades são todas para candidatos de nível superior nas áreas compatíveis com o exercício das funções. Os salários variam entre R$ 1.636,51 e R$ 2.612,61, em jornadas de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Há vagas para os cargos de Cirurgião Dentista, Nutricionista (N.A.S.F.), Psicólogo (N.A.S.F.) e Professor (confira as áreas no edital).
 
As inscrições foram prorrogadas até 20 de junho de 2014 e podem ser feitas pelo site www.corretoconcursos.com.br. A taxa de inscrição vai de R$ 32 a R$ 52.
 
Os candidatos serão selecionados por Prova Objetiva, com data prévia de aplicação para 20 de julho de 2014, além da Análise de Títulos, para a vaga de professor.
 
O edital e demais atualizações podem ser encontrados na íntegra no portale www.corretoconcursos.com.br.

Concurso Prefeitura de Pirangi – SP: inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Pirangi, no estado de São Paulo, prorrogou as inscrições do concurso regido pelo edital 001/2014, para ocupação de 16 vagas. As chances são para profissionais de todos os níveis de escolaridade, por salário que pode chegar até R$ 2.377,53, em regime de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até 20 de junho de 2014, pelo site da organizadora no http://www.corretoconcursos.com.br/ e será validade após o pagamento da taxa no valor de R$ 17 a R$ 47.
 
As vagas estão distribuídas entre as funções de Agente de Desenvolvimento Infantil, Escriturário, Fonoaudiólogo, Inspetor de Alunos, Médico Clínico Geral, Merendeira, Monitor, Motorista, Técnico de Enfermagem e Tratorista.
 
Todos serão avaliados por Prova Objetiva, com data de aplicação prevista para 20 de julho de 2014, na EMEF Joaquim de Abreu Sampaio Vidal, situada à Rua Prudente de Moraes, n° 993, Centro. Alguns cargos também terão Prova Prática, com data de aplicação prevista para 27 de julho de 2014, na Avenida Aparício Lara, 773 – Centro (Almoxarifado do Município de Pirangi).
 
Edital completo e outras atualizações no http://www.corretoconcursos.com.br/.

Prefeitura de Várzea do Poço - BA abre seletivo através do REDA

A Prefeitura de Várzea do Poço, na Bahia, informa que foi publicado o edital nº 02/2014 de processo seletivo, destinado ao preenchimento de vagas e a formação de cadastro de reserva para contratações temporárias. Os candidatos aprovados vão fazer parte do quadro de servidores municipais, sob o Regime Especial de Direito Administrativo - REDA.
 
São ofertadas 21 vagas para contratações imediatas, todas voltadas para candidatos de nível superior, nos cargos de Assistente Social, Farmacêutico, Dentista PSF, Enfermeiro – PSF, Psicólogo, Psiquiatra e Médicos Plantonistas. Exigência de conclusão do ensino superior. O vencimento pode chegar a R$ 8.232,32, em jornadas que variam de 08 a 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições presenciais ficarão abertas entre os dias 10 e 20 de junho de 2014, no horário das 09h às 12h e das 13h30 às 16h, no posto de inscrição (antigo prédio da secretaria de educação), localizado na Rua Durval Gama s/n, Centro – Várzea do Poço /BA.
 
Para quem deseja efetuar a inscrição pela Internet, o período de inscrição será de 21 de junho a 04 de julho de 2014, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição no site http://www.planejarconcursos.com.br.
 
A taxa de inscrição custará R$ 80,00 para todos os cargos.
 
Provas
Os inscritos passarão por Provas Escritas (eliminatórias e classificatórias) e também serão avaliados através de Prova de Títulos (classificatória).
 
As provas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014 (domingo), no município de Várzea do Poço, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município.
 
O horário e o local das provas serão definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Várzea do Poço e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do Processo Seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Várzea do Poço - BA

A Prefeitura de Várzea do Poço, na Bahia, lança concurso público para 56 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Regido pelo edital nº 01/2014, o órgão oferece salários que oscilam em R$ 724,00 a R$ 1.568,47, para carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Oportunidades
Nível fundamental - Merendeira, Operador de Máquina Categoria "D" e Motorista Categoria "D”.
 
Nível médio/técnico - Agente de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo, Técnico de Enfermagem e Técnico de Higiene Dental.
 
Nível superior - Nutricionista, Professor nas disciplinas de Arte, Educação Física, Historia, Inglês, Língua portuguesa, Matemática e Professor Séries Iniciais.
 
Inscrições
As inscrições podem ser feitas das seguintes formas:
 
Presencial - As inscrições ficarão abertas entre os dias 10 e 20 de junho de 2014, no horário das 09h às 12h e das 13h30 às 16h, no posto de inscrição (antigo prédio da secretaria de educação), localizado na Rua Durval Gama s/n, Centro – Várzea do Poço /BA.
 
Internet - O período de inscrição será de 21 de junho a 04 de julho de 2014, mediante preenchimento do Requerimento de Inscrição no site http://www.planejarconcursos.com.br.
 
A taxa varia de acordo com o cargo, sendo R$ 30,00 para cargos de nível fundamental, R$ 50,00 nível médio/técnico e R$ 80,00 para nível superior.
 
Seleção
Os inscritos passarão por Provas Escritas (eliminatórias e classificatórias) e também serão avaliados através de Prova de Títulos (classificatória).
 
As provas serão realizadas provavelmente em 03 de agosto de 2014 (domingo), no município de Várzea do Poço, podendo ser aplicadas também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. O horário e o local da prova serão definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Várzea do Poço, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Várzea do Poço e também através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.
 
Validade
O prazo de validade do Concurso será de dois anos, podendo ser prorrogado, por igual período.

FUNESA – SE abre oportunidade em processo seletivo

A Fundação Estadual de Saúde de Sergipe (FUNESA/SE)  tornou público o edital nº 04/2014 de processo seletivo simplificado, objetivando a contratação de profissional de Analista de Tecnologia da Informação (TI). Interessados devem ter nível superior em TI, para trabalhar jornada semanal de 40 horas, por salário de R$ 3.500,00.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração,  na Escola Técnica de Saúde do SUS (ETSUS), situada na Av. Carlos Burlamarqui,  nº 514, Centro, Aracaju/SE, até 13 de junho de 2014, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Candidatos com inscrições homologadas serão selecionados por Análise de Curriculum.
 
A validade do certame será de 12 meses. Pode haver prorrogação pelo mesmo período.
 
O edital completo pode ser acessado no link http://funesa.saude.se.gov.br/modules/news/article.php?storyid=335 

Protetor bucal evita 90% de lesões em partidas de futebol

Foto: Reprodução
Os protetores ideais são individuais e confeccionados sobre
 modelo em gesso da arcada dentária do jogador
O protetor bucal individualizado, feito por um cirurgião-dentista, permite comunicação, ingestão de líquidos, não atrapalha a respiração e melhora o desempenho do atleta
 
É  difícil ver nos campos jogadores que usam protetores bucais, o que é um grande erro, segundo Neide Pena Coto, professora de odontologia da USP que acaba de lançar um livro chamado “Odontologia no Esporte – Uma abordagem multiprofissional”. Para ela, usar protetores bucais é a melhor forma de proteger a boca de uma série de complicações e traumas. 
 
“Os protetores ideais são individuais e confeccionados sobre modelo em gesso da arcada dentária do jogador. Eles são muito diferentes dos protetores comercializados em lojas esportivas chamados de ‘aquece e morde’. O protetor bucal individualizado, que é feito por um cirurgião-dentista, permite comunicação, ingestão de líquidos e não atrapalha a respiração”, diz a especialista. 
 
Usando esse tipo de proteção, os jogadores de futebol estão livres de problemas bastante comuns, como lacerações de lábios e línguas e fraturas dentais. “Os dentes incisivos centrais superiores são os mais atingidos durante uma partida e o uso correto do protetor bucal individualizado diminui esse risco em 90%“, diz Neide.   
 
Para fraturas de ossos da face (principalmente nariz e “osso da bochecha”), também existem protetores faciais. Eles normalmente são usados para proteger lesões já existentes, como recentemente foram os casos dos jogadores Renato Augusto, do Corinthians, e Álvaro Pereira, do São Paulo, que após sofrerem uma fratura no rosto, jogaram diversos jogos com uma espécie de “máscara”.  
 
Bom rendimento
Para Neide, é uma pena que os protetores bucais não sejam obrigatórios no futebol. “O protetor bucal bem ajustado e acompanhado pelo cirurgião-dentista traz segurança ao atleta, resultando em um melhor rendimento na partida”. 
 
Além dos protetores bucais, a presença do profissional da odontologia em uma equipe esportiva também é fundamental para que a boca do atleta tenha a atenção devida. “O cirurgião-dentista dentro de um clube de futebol vai minimizar seqüelas e gastos financeiros, além de prevenir doenças”, diz Neide.
 
Terra

Entenda por que dormir demais deixa as pessoas com sono

Getty Images
Quantidade não é qualidade de sono", alerta especialista
Horas extras na cama interrompe rotina do sono e quebra ciclo de repouso, o que causa ainda mais exaustão
 
Dormiu mais do que o normal na noite passada, mas continua cansado? Pois é, ao contrário do que se imagina, ter horas extras de sono pode não ser a cura para o cansaço. Isso porque o corpo funciona dentro de uma rotina de sono e está adaptado e acostumado com esta consistência.
 
Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido. As informações são do site The Huffington Post.
 
Segundo Michael J. Breus, especialista da Academia Americana da Medicina do Sono, a média de um ciclo de sono é de 90 minutos, o que significa que as pessoas têm aproximadamente cinco etapas dessas durante uma noite de 7,5 horas de repouso. Portanto, quem fica uma hora a mais na cama além do que está acostumado desperta no estágio 3 ou 4 deste ciclo, que representa o sono profundo.
 
Além de ser mais difícil acordar nesta fase, é a interrupção desta etapa completa que deixará a pessoa exausta e desanimada durante todo o dia. "Vale lembrar que quantidade não é qualidade. Você pode dormir muito e ainda ser estar privado de um bom sono", afirma o especialista.
 
Para ter uma qualidade melhor de sono, o ideal é marcar o horário que precisa levantar da cama de manhã e diminuir 7,5 horas para assim encontrar o tempo certo de ir dormir e poder completar os cinco ciclos completos durante a noite.
 
Terra

Dieta 'paleo' é duas vezes mais efetiva, diz site

Getty Images
Carnes magras, vegetais, legumes e frutas são liberados à
vontade na dieta Paleolítica
O regime 'dos homens das cavernas' permite comer muitas frutas, vegetais e carnes magras, mas nada de pães, arroz, massas e laticínios
 
Se você quisesse perder alguns quilinhos, aceitaria comer igual aos nossos ancestrais faziam há 40 mil anos? Segundo o Mirror, talvez seja uma boa ideia considerar a opção.
 
A 'dieta dos homens das cavernas', pode ser até duas vezes mais efetiva para perda de peso do que os regimes mais modernos.
 
A Paleo, como também é chamada, é popular entre celebridades — da atriz Uma Thurman ao cantor britânico Tom Jones — e recebeu o selo de aprovação de especialistas suecos, em um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition.
 
Eles compararam os resultados de emagrecimento entre mulheres que seguiram a dieta da idade da pedra com aquelas que adotaram um regime mais moderno de alimentação, ao longo de seis meses. 
 
O primeiro grupo perdeu o dobro de peso, além de também reduzir mais centímetros na região da cintura.
 
Criada para imitar os hábitos alimentares dos seres humanos antes da invenção da agricultura, os adeptos podem comer frutas, vegetais e carnes magras, como frango, em abundância. Mas pães, arroz, massas e laticínios são banidos, assim como tudo que contém grãos, açúcar refinado e sal.
 
Outro experimento anterior também concluiu que os homens que seguiram a dieta paleolítica por apenas três semanas já reduziam as chances de derrame e ataques cardíacos.
 
Mirror / Terra

Ecstasy é mais letal em ambientes quentes, diz estudo

Getty Images
Droga era considerada segura em doses baixas, mas pode ser
 letal em ambientes com temperatura elevada, como danceterias
Lugares quentes, como baladas e festas, deixam a droga mais perigosa, mesmo em doses baixas
 
Pesquisadores norte-americanos descobriram que doses de ecstasy que não seriam letais em temperaturas mais baixas podem matar se forem consumidas em ambientes quentes e lotados, como baladas e festas.
 
Segundo o Daily Mail, os especialistas do National Institute of Health afirmam que algumas pessoas acreditam que o ecstasy não é perigoso se consumido em doses baixas. Mas, segundo as conclusões do novo estudo, isso não é verdade em ambientes com temperatura elevada.
 
"Nós já sabíamos que uma dose alta de MDMA pode aumentar repentinamente a temperatura corporal, potencialmente levando à falência dos órgãos e até a morte", disse Nora Volkow, uma das responsáveis pela pesquisa.
 
"Mas esse estudo atual apresenta a possibilidade de mesmo as doses controladas serem letais em certas condições."
 
Os pesquisadores disseram ainda que ainda não é possível prever quem terá uma reação adversa com uma dose pequena de ecstasy.
 
Daily Mail / Terra

Correr causa flacidez prematura nos seios; veja curiosidades

Getty Images
Entre os dados, estão: os seios se movimentam muito mais do que se imagina e uma pessoa de 18 anos corre quase na mesma velocidade que uma de 60
 
Correr queima calorias, define os músculos, reduz as taxas de estresse e melhora a saúde do coração, além de ser muito prático e barato: é só calçar um par de tênis e começar.

Em comemoração ao National Running Day, o site da revista americana Health listou sete dados surpreendentes sobre esta prática.

Confira:
 
Os seios pulam muito mais do que se pensa
Pesquisadores ingleses da Universidade de Portsmouth descobriram que os seios não ficam só subindo e descendo durante a corrida, eles também se mexem de um lado para o outro e de fora para dentro.

Estes movimentos bruscos podem danificar alguns ligamentos Coopers, causando flacidez prematura, por isso é essencial usar tops que deem o suporte adequado aos seios e que minimizem o máximo possível estes movimentos.
 
Corredores estão mais aventureiros e sujos
Em 2013, mais pessoas completaram provas com obstáculos e corridas na lama do que maratonas e meia-maratonas convencionais.

Estima-se que 4 milhões de corredores participaram destas provas não-tradicionais. No entanto, as corridas mais frequentadas e populares ainda são as provas de 5 km, que foram feitas por 6,2 milhões de pessoas em 2012.

As pessoas são mais rápidas aos 20 do que aos 18 anos
Um estudo espanhol comparou as idades e tempos de prova de corredores da Maratona de Nova York em 2010 e 2011 e concluiu que os homens são mais rápidos aos 27 anos e as mulheres aos 29. Em outras idades, notaram que as pessoas eram 4% mais lentas a cada ano antes desta média e 2% nos anos depois. Assim, um maratonista de 18 anos corre quase na mesma velocidade que um atleta de 60.

Percorrer longas distâncias é mais fácil aos 90 anos
A pessoa mais velha a completar uma prova foi o inglês Fauja Singh. Ele tinha 101 anos quando correu a Maratona de Londres em 7h49min21s, em 2012. Atualmente ele está vivo e completou 103 anos. Já a havaiana Gladys Burrill é a mulher mais velha a ter o mesmo feito: em 2011 e aos 92 anos, ela cruzou a linha de chegada da Maratona de Honolulu em 9h53min16s.
 
Correr queima muitas calorias
Para simplificar, dizem que 100 calorias são gastas a cada 1,6km percorridos, mas a queima varia de acordo com o peso, ritmo e preparação física. Uma boa fórmula é multiplicar o peso em libras (0,45kg) por 0,63 e então pelo número de quilômetros da prova. Assim, se uma mulher de 68kg corre 9,6km, ela queimará 567 calorias. Se uma pessoa mais magra corre a mesma distância, ela gastará menos calorias, por isso o ideal é sempre ir cada vez mais rápido e longe para manter a queima calórica em alta.
 
Correr pode ser uma exigência profissional
O teste básico de aptidão física do exército americano tem três partes: flexões, abdominais e uma corrida de 3km que tem limites de tempo para ser feita. Estas exigências são fundamentais se os soldados quiserem subir de patente.
 
Mulheres dominam as pistas
As mulheres representam 56% do total de 15,5 milhões de pessoas que completaram alguma corrida em 2012, de acordo com a organização Running USA. As meia-maratonas (21,1 km) são as provas preferidas do público feminino e têm uma proporção de 61 mulheres para cada 39 homens. Na verdade, as maratonas (42,1km) são as únicas provas com maioria masculina.
 
Terra

Beber durante a gravidez pode ser pior do que usar cigarro ou maconha

Getty Images
Pediatras dizem que pelo menos 1% dos bebês nascidos na
Inglaterra sofrem problemas comportamentais ou de
desenvolvimento devido à exposição ao álcool
Estudo indica fetos expostos ao álcool apresentam mais problemas comportamentais ou de desenvolvimento
 
Beber durante a gravidez pode causar mais danos ao feto do que um fumar cigarro ou maconha, dizem especialistas.
 
Com o alerta, foi preciso alterar as diretrizes governamentais, que indicam às mulheres que têm o hábito de beber que o façam no máximo duas vezes por semana. A recomendação dos especialistas para as gestantes é que eliminem de vez o álcool da rotina. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
 
Pediatras dizem que pelo menos 1% dos bebês nascidos na Inglaterra sofrem de problemas comportamentais ou de desenvolvimento devido à exposição ao álcool. Isto significa que, entre 730 mil nascidos no país por ano, pelo menos 7 mil são afetados.
 
Os danos que as bebidas alcoólicas podem causar são tão sérios que um especialista disse que, se é para ter um hábito ruim durante a gravidez, que seja o uso de maconha ou cigarro.
 
Neil Aiton, pediatra dos hospitais universitários de Brighton e Sussex, disse que sua recomendação para as futuras mamães seria “não beba”. “Temos fortes evidências de que beber álcool com regularidade é prejudicial”, afirma.
 
Ele complementa dizendo que bebês de mães que fumam podem nascer menores do que o normal. “Existem outras evidências, mas são menores quando comparadas com os prejuízos psicológicos e neurológicos de longo prazo que o álcool causa ao sistema nervoso.”
 
Uma taça de 250 ml contém cerca de três unidades de álcool e os médicos dizem que, com isso, as mulheres estão colocando os seus fetos em risco. Sheila Hollins, da British Medical Association, diz que esta é uma recomendação difícil de se seguir, já que as pessoas não sabem o que é uma unidade.
 
“A recomendação do BMA seria a de que eliminar a bebida durante a gravidez é mais seguro devido à incerteza sobre beber de níveis baixos a moderados”. 
 
Daily Mail / Terra

Humor: Como é que se diz...

Anvisa: sistema agiliza importação e exportação de controlados

Shutterstock
National Drug Control System permitirá a informatização do envio de dados estatísticos de consumo de medicamentos e substâncias controladas
 
A Anvisa instalou um sistema desenvolvido pela Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) para otimizar a emissão de autorizações de importação e exportação de substâncias e medicamentos sujeitos a controle especial.
 
A Agência concluiu a instalação do NDS (National Drug Control System) no último dia 30 de maio e esta semana finaliza o treinamento com os servidores da Coordenação de Produtos Controlados.
 
De acordo com a Agência, o NDS permitirá a informatização do envio de dados estatísticos de consumo de medicamentos e substâncias controladas no País, bem como a consolidação dos dados pela Anvisa, que é responsável pelo envio destas informações à ONU, trimestral e anualmente.
 
Os próximos passos incluem a realização de um piloto, treinamento de empresas e a publicação de norma para o início da utilização deste sistema, previsto para o final do ano de 2014.
 
Anvisa / Saúde Web

Aplicativos: Sleep

7 de 8Sleep is a sound mixer that combines 19 soothing base sounds with accompanying accent sounds to provide you with a good nights sleep, Pin your favorite base sounds to the start screen by long pressing the tile for quick access to your favorite soothing sounds!  No Ads!
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com Termos de uso e outros termos
    
 
Distribuidor
Blake Haas                
 
Tamanho do download
120 MB
 
Última atualização
26/03/2014            
 
Versão
1.7.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
  • biblioteca de música
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • sensor direcional e de movimento
  • componente do navegador
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
  • identidade do telefone
O que é isso?                   

Idiomas suportados (1)
English (United States)

Faça o download e instale manualmente