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terça-feira, 18 de março de 2014

Anvisa libera novo medicamento para tratar câncer de mama

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um medicamento para o tratamento do câncer de mama que provoca menos efeitos colaterais do que a quimioterapia tradicional. A ação é possível porque o remédio atua diretamente no tumor, em vez de afetar todas as células do corpo.

O medicamento trastuzumabe entansina (também chamado de T-DM1) é indicado para um tipo de câncer de mama avançado, identificado como HER2 positivo, que corresponde a 20% de todos os casos da doença. Seu uso deve ocorrer quando o tratamento convencional não apresentar mais resultados. Além de evitar os efeitos colaterais da quimioterapia, ele aumenta em 50% o tempo de sobrevida.

Solange Moraes Sanches, oncologista clínica do A.C.Camargo, explica que o TDM-1 consiste em utilizar o trastuzumabe (primeiro bloqueador de HER-2) acoplado a uma quimioterapia. "O anticorpo conduz o quimioterápico até o interior da célula tumoral e libera o medicamento lá dentro, num mecanismo conhecido como cavalo de troia", explica.

Para ser aprovado, o medicamento contou com uma pesquisa envolvendo mil mulheres, cerca de cem brasileiras.

Uma das razões para o melhor prognóstico é que o novo medicamento pode ser usado por mais tempo do que a quimioterapia tradicional, que pode ser aplicada em no máximo oito sessões. A aplicação da trastuzumabe entansina é feita a cada 21 dias e pode ser utilizada por tempo indeterminado, por ser menos agressiva.
 
Minha Vida

Depilação íntima facilita a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis? Confira!

depilacao-intima-pode-favorecer-doencas-sexualmente-transmissiveisMuitas das mulheres brasileiras e até mesmo alguns homens, nutrem o hábito de depilar por completo a região íntima, o que geralmente se dá pelo fato sentirem-se mais confortáveis consigo mesmas, ou simplesmente por gostarem do visual.

Esse tipo de depilação brasileira  ficou conhecida fora do País como Brazilian Wax, e levou muitas mulheres de outras regiões a aderirem à moda. Apesar ter se tornado um hábito bastante comum especialmente entre as mulheres, existem ainda mitos cercando esse tipo de prática, uma delas é a que diz que a depilação  intima pode deixar a mulher exposta a algumas doenças. Na sequência você confere a interpretação da opinião de um especialista no assunto, dada em uma matéria ao portal de “Notícias UOL”.

Em uma matéria, o especialista foi questionado por um internauta a respeito do assunto em pauta, ao que pareceu, a pergunta de certa forma acabou deixando até mesmo o especialista em cima do muro em determinado momento, entretanto, de acordo com ele existem controvérsias em relação a esse assunto.

Ele garante que há ginecologistas que aprovam o fato da mulher fazer a depilação intima completa pelo fato de essa prática se traduzir bastante higiênica, ele admitiu porém que existe uma outra ala de profissionais que defendem a tese de que os pelos pubianos de alguma forma ajudam a proteger a região intima de algumas bactérias e fungos.

De acordo com o profissional o mais indicado para quem tem duvida sobre o assunto é conversar com o próprio ginecologista e argumentar sobre o assunto, ou seja, se a muito tempo já faz a depilação intima completa  e isso nunca atrapalhou de nenhuma forma e nem mesmo ocasionou qualquer tipo de infecção, é muito provável que o profissional compreenda e apoie a continuidade da depilação.

Vale ressaltar, porém, que existe a possibilidade dele procurar mostrar que a prática pode ser prejudicial, sendo nesse caso, mais recomendável seguir a orientação, já que é ele quem acompanha de perto o caso.

Em todo caso o mais aconselhável é acompanhar as reações do corpo quanto à depilação ou à ausência dela, e dialogar com o profissional responsável pelo quadro clínico da região a respeito das medidas mais recomendáveis, a conversa é sempre o melhor caminho para soluções de problemas quando se tem um especialista no assunto por perto.


Clickgratis

Pesquisadores da Espanha descobrem chip capaz de atuar como baço

Reprodução/BBC
O dispositivo já foi testado com glóbulos vermelhos humanos
saudáveis e em doentes de malária
O resultado foi obtido através da reprodução das  propriedades da unidade funcional do baço
 
Pesquisadores da Espanha conseguiram pela primeira vez no mundo criar um baço em três dimensões em um chip que é capaz de atuar como o órgão humano e filtrar os glóbulos vermelhos do sangue.
 
De acordo com o Instituto de Saúde Global de Barcelona, os cientistas conseguiram esse resultado recriando a microescala as propriedades físicas e as forças hidrodinâmicas da unidade funcional da polpa vermelha do baço.
 
Essa conquista, que pode servir para encontrar possíveis medicamentos contra a malária e outras doenças hematológicas, foi alcançada por pesquisadores do IBEC (Instituto de Bioengenharia da Catalunha) e do Instituto de Saúde Global.
 
A ideia do avanço científico surgiu de grupos de pesquisa do Centro de Pesquisa em Saúde Internacional de Barcelona, dirigidos por Hernando Del Portillo, e do catedrático e diretor do IBEC, Josep Samitier, ambos dedicados ao estudo da malária.
 
Devido às limitações éticas e tecnológicas de estudar o baço humano, conhecido como a 'caixa-preta' da cavidade abdominal, houve muito poucos avanços em seu estudo, explicou Portillo. O sistema de fluidos do baço é muito complexo e adaptado evolutivamente para filtrar e destruir seletivamente glóbulos vermelhos velhos, micro-organismos e glóbulos vermelhos com parasitas da malária.
 
― O baço filtra o sangue mediante um método único, fazendo 'microcircular' através de leitos de filtros formados pela polpa vermelha do baço em um compartimento especial onde o hematócrito [a porcentagem de glóbulos vermelhos do sangue] se vê aumentado, de modo que os macrófagos especializados podem reconhecer e destruir glóbulos vermelhos doentes.
 
Além disso, o sangue neste compartimento só pode viajar em um único sentido através de ranhuras interendoteliais antes de chegar ao sistema circulatório. Isso representa um rigoroso segundo teste para assegurar a eliminação das células velhas ou doentes.
 
Os pesquisadores espanhóis conseguiram imitar estas duas condições de controle em sua plataforma de tamanho micro para simular a microcirculação do sangue através de dois canais principais (um lento e um rápido) desenhados para dividir o fluxo. No canal 'lento' o sangue flui através de uma matriz de pilares simulando o ambiente real onde o hematócrito aumenta e o sangue "doente" é destruído.
 
Conforme informou o IBEC, o dispositivo já foi testado com glóbulos vermelhos humanos saudáveis e em doentes de malária.
 
― Nosso dispositivo facilitará o estudo da função do baço em malária, e poderia, inclusive, proporcionar uma plataforma flexível para a detecção de possíveis fármacos contra esta e outras doenças hematológicas.
 
Segundo Samiter, a pesquisa em órgãos em um chip integrando microfluídica com sistemas celulares ainda está dando seus primeiros passos, mas oferece enormes perspectivas rumo ao futuro dos testes de fármacos para diferentes patologias.
 
Estes dispositivos em 3D, que imitam as inter-relações tecido-tecido e os microambientes unicamente vistos nos órgãos vivos, permite uma nova percepção das doenças que não pode ser obtida com estudos convencionais com animais, que, segundo o diretor do IBEC, são caros e consomem muito tempo.

EFE / R7

Dor no peito, nos braços e enjoo podem ser sintomas de infarto

Divulgação/TV Globo
Renato Aragão continua internado após sofrer infarto no último
 sábado (15)
Especialistas explicam caso do humorista Renato Aragão, que está internado após problema
 
Desde o último sábado (15), o humorista Renato Aragão, 79 anos, está internado após sofrer um infarto. De acordo com o boletim médico, o apresentador teve um “infarto agudo no miocárdio e passou por angioplastia”. O infarto é a paralização do coração causado pela falta de irrigação de sangue no músculo cardíaco e pode ter diversas origens. Segundo especialistas ouvidos pelo R7, o problema decorre de predisposição genética ou fatores externos, como má alimentação, sedentarismo, hipertensão, alcoolismo e tabagismo.
 
Segundo o diretor da Socesp (Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo), Rui Ramos, o sangue pode ser interrompido pela “obstrução das artérias coronárias por placas de gordura que vão se formando ao longo dos anos em suas paredes”.
 
― O desprendimento de parte dessa parede de gordura ou a formação de um coágulo de sangue acarretam a obstrução do fluxo sanguíneo, causando problemas sérios ao coração.
 
De acordo com dados da SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia), no Brasil morrem cerca de 340 mil pessoas por doenças cardiovasculares todos os anos. Essa é a principal causa de morte por doenças, superando inclusive os cânceres.
 
No momento do infarto, de acordo com o cardiologista, a pessoa sente dor no peito que pode se irradiar para os dois braços.
 
— Em alguns casos as dores podem se irradiar para as costas, mandíbula e até mesmo par o estômago, provocando enjoos.
 
Para o cardiologista e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Diego Gaia, as primeiras duas horas após a aparição dos sintomas são essenciais para aumentares as chances de cura e diminuir as de sequelas.
 
― O aconselhado é que, assim que sentir os sintomas, a pessoa corra para o hospital. Se não houver ninguém para levá-la ao pronto-socorro é necessário chamar uma ambulância imediatamente.
 
Segundo o diretor da Socesp, 40% dos pacientes que chegam em até uma hora e meia ao hospital não adquirem nenhuma sequela após o infarto.
 
Gaia ainda explica que pessoas que sobrevivem ao infarto “podem desenvolver insuficiência cardíaca em que o coração tem menos força para bombear o sangue”.
 
—Então a pessoa pode se cansar mais do que o normal ao subir uma escada ou realizar um exercício.
 
Angioplastia
O procedimento que Aragão passou após o infarto, a angioplastia coronária, é um tratamento das obstruções das artérias do coração com o objetivo de aumentar o fluxo sanguíneo para o músculo.
 
― Após a desobstrução da artéria por meio de um cateter, é implantado um stent [pequeno tubo de metal] que mantém a artéria aberta, aumentando o fluxo de sangue.
 
Segundo Gaia, a angioplastia não é o único procedimento possível para tratar aqueles que tiveram o infarto agudo do miocárdio.
 
― Nem todos os casos necessitam uma angioplastia. Alguns casos específicos podem ser tratados por meio de medicamentos que desobstruem as artérias.
 
Se cuide e fuja do infarto
A vida corrida e atribulada dos dias de hoje faz com que as pessoas não tomem cuidado com a alimentação e com o corpo.  O estresse, a falta de sono e uma alimentação desregulada contribuem para que o coração fique sujeito a doenças cardíacas como o infarto.
 
De acordo com a cardiologista Ana Cristina Ludovice, a prática de exercícios físicos, pelo menos quatro vezes por semana, aliada a uma alimentação balanceada, podem diminuir os riscos de um infarto.
 
― O recomendado é evitar a ingestão exagerada de quaisquer tipos de gorduras. Aliado a isso, é necessário prática de atividades físicas quatro vezes por semana, com a duração mínima de 45 minutos, pois já colabora na prevenção de problemas cardíacos.
 
Segundo a diretora médica do INC (Instituto Nacional de Cardiologia) Cynthia Magalhães, os idosos devem ficar mais atentos à saúde do coração.
 
― Os idosos devem ficar mais atentos a fatores que coloquem a saúde do coração em risco.  Tabagismo, alcoolismo, sedentarismo e a hipertensão devem ser controlados ao máximo. Isso também vale para os mais jovens.
 
Para as cardiologistas, consultar regularmente os médicos para checar colesterol, diabetes, IMC (Índice de Massa Corpórea) e pressão arterial são grandes amigas da saúde do coração.
 
R7

Você trabalha o dia inteiro sentado? Se cuide e fuja das dores

Thinkstock
Uma das dicas é manter a planta dos pés apoiada no chão
Mude algumas atitudes e evite ter problemas de saúde
 
Bom Dia! Você trabalha o dia inteiro sentado? Sabia que os movimentos repetitivos, o ritmo intenso, a pressão por produção podem desenvolver lesões? As principais dores são sensação de formigamento, fadiga muscular e cansaço, podendo se agravar e caracterizar também alguns fatores psicológicos como depressão e afastamento das relações sociais, de acordo com a fisioterapeuta da Mercur, Tânia Fleig. Por isso, mude algumas atitudes e melhore sua vida!
 
— Uma importante recomendação é ater-se para as tarefas realizadas nos diferentes ambientes, seja doméstico, trabalho ou atividades de lazer, bem como revisar o local quanto aos fatores ergonômicos, como a iluminação, temperatura, mobiliário, posições adotadas e postura nas tarefas realizadas.
 
Para quem trabalha sentado:

1) A planta dos pés deve estar apoiada no chão, com os joelhos flexionados a 90º. Tenha cuidado para não exercer pressão entre a região posterior dos joelhos e a cadeira, pois isto comprime os vasos sanguíneos e dificulta o retorno venoso das pernas, contribuindo para formações de varizes e causando dor e formigamento nas pernas e pés. Se necessário utilize um apoio para os pés;

 2)  Utilize cadeiras giratórias e evite realizar movimentos rotacionais bruscos com o pescoço e tronco. O mais adequado é levantar-se da cadeira ou girá-la;

 3)  Procure levantar a cada 30 minutos, pois uma rápida caminhada estimula o retorno venoso das pernas por meio da contração muscular. Lembre-se de alongar braços, tronco e pernas pelo menos três vezes durante seu expediente

 4)  Aproxime sua cadeira da mesa, evitando flexionar seu tronco ou a cabeça para digitar e mantenha as costas bem apoiadas no encosto da cadeira;

 5) Para quem trabalha com computador, o ideal é manter o monitor a uma distância entre 45 a 75 cm dos olhos, regulando sua altura à linha de visão.

R7

Aplicativos: Exercicios sem Peso TCF

2 de 4Este aplicativo e perfeito para aquelas pessoas que são sedentárias, que não costumam praticar nenhum tipo de exercício físico. E também para aquelas pessoas que não tem tempo de ir a academia, de malhar.

Este programa de exercício e fácil de praticar, você pode fazê-lo em casa, na praça, em qualquer lugar, e você não precisa carrega peso nenhum.

Baixe já este aplicativo e comece a se exercitar.
 
Gratuito
Ao instalar, você concorda com os Termos de uso e com outros termos
 
Distribuidor
 
Peso do arquivo
< 1 MB            
 
Última atualização
02/09/2013            
 
Versão
1.0.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8.1
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
- Serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
 
O que é isso?                    
 
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

Concurso Prefeitura de Quixeramobim - CE 2014

A Prefeitura de Quixeramobim, no estado do Ceará, através da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura – FCPC, publicou editais n°s 004 e 005/2014 de concurso público. Serão distribuídas 903 vagas, com reserva de 53 oportunidades para pessoas com deficiência. As jornadas de trabalho são de 20h, 30h ou 40h semanais, por vencimentos que podem variar de R$ 725,00 a R$ 4.800,00, de acordo com o cargo.
 
Cargos
No edital n° 004/2014, são 473 vagas distribuídas entre as funções de Marinheiro Auxiliar de Convés, Máquinas, Motorista categorias "B" e "D", Operador de Máquinas/Trator, Motoniveladora e Retroescavadeira, Agente Administrativo, Agente Cultural, Agente de Trânsito, Agente Social, Atendente de Consultório Médico, Educador Social, Fiscal de Obras e Serviços, Fiscal de Tributos, Monitor de Informática, Operador/Técnico de áudio e Vídeo, Técnico para as áreas Agrícola, Topografia, Contabilidade, Edificações, Eletricidades Predial, Enfermagem, Laboratório/ Análises Clínicas, Radiologia, Saúde Bucal, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Sanitária, Tradutor e Intérprete de Libras.

Já no edital n° 005/2014, há 430 vagas para os empregos de Administrador Público, Advogado, Analista de Sistemas/ Programador, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Contador, Economista, Educador Físico/ Esportes/ Juventude e Saúde, Enfermeiro , Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Civil, Engenheiro de Segurança , Farmacêutico, Fisioterapeuta , Fonoaudiólogo, Historiador/Cultura e Turismo, Médico, Médico nas especialidades de Anestesia, Cardiologia, Cirurgia, Cirurgia Plástica, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia, Neurologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Radiologia, Traumatologia e Ortopedia, Urologia e Vascular, Médico-Veterinário, Músico/Cultura, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo/Ação Social, Psicólogo, Sociólogo, Tecnólogo em Agronegócio, Tecnólogo em Alimentos, Tecnólogo em Radiologia, Superior em Artes e em Turismo, Terapeuta Ocupacional, Professor Polivante, Professor para as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Sociais/História e Geografia e de Educação Física.
 
Inscrições
A solicitação de inscrição será admitida via internet, no endereço eletrônico www.fcpc.ufc.br, no horário das 8 horas do dia 17 e vão até às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de março de 2014, observado o horário de Fortaleza.
 
A taxa de inscrição será no valor de R$ 60,00 para os cargos de nível médio, R$ 35,00 para os cargos de nível fundamental e R$ 100,00 para  nível superior, que deverá ser paga em qualquer agência bancária ou correspondente bancário, através do boleto bancário, disponível no endereço eletrônico www.fcpc.ufc.br, durante o período de 17 a 27 de março de 2014.
 
Provas, Gabaritos e Validade
O candidato fará as provas de múltipla escolha, no dia 25 de maio de 2014, no município de Quixeramobim, em local a ser informado no dia 20 de maio de 2014, no endereço eletrônico de inscrição. O gabarito da prova será divulgado a partir das 10 horas do dia 26 de maio de 2014.

O concurso será válido por dois anos, a contar da data da publicação do seu resultado, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Quixeramobim.

Concurso Prefeitura de Quixelô – CE

A Prefeitura de Quixelô, no Ceará, abriu concurso público por meio do edital nº 001/2014 visando preencher um total de 75 vagas de emprego, disponíveis para cargos de todos os níveis. Os salários oferecidos são de R$ 724 a R$ 5.475,00 em jornadas de trabalho de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
As vagas estão distribuídas entre os cargos de Enfermeiro, Enfermeiro Obstetra, Atendente de Saúde, Auxiliar de Consultório Odontológico, Auxiliar em Enfermagem, Enfermeiro Auditor, Dentista, Assistente Social, Médico Clínico – Geral, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista, Professor da Educação Infantil, Professor de Educação Básica I, Professor de Educação Básica II em Ciências Humanas, Educação Física, Inglês, Linguagens e Códigos e Matemática; Agente Rural, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Limpeza Urbana, Auxiliar de Serviços Gerais, Magarefe, Médico Veterinário, Motorista e Encanador Bombeiro Hidráulico.
 
As inscrições podem ser feitas pessoalmente, entre os dias 06 e 30 de março de 2014, no Núcleo de Educação de Jovens e Adultos–NEJA, Rua Pedro Gomes de Araújo, 205, Centro, Quixeló/CE. Caso prefira, o candidato também pode fazer sua inscrição pela internet, no www.consulpam.com.br, desde que respeitando o prazo citado acima. A taxa de inscrição varia de R$ 50 a R$ 120, de acordo com o cargo pretendido.
 
Os que tiverem a inscrição homologada serão avaliados por prova objetiva. Para motorista haverá também prova prática e para os cargos de níveis médio e superior, prova de títulos. A provável data da Prova Objetiva será 20 de abril de 2014, enquanto a data de publicação dos gabaritos preliminares será em 21 de abril, no mesmo sítio onde deve ser feita a inscrição.
 
A Prova Prática – somente para o cargo de Motorista – será realizada provavelmente em 11 de maio. Já o resultado final com a lista de aprovados será comunicado em 11 de junho de 2014.
 
A validade do concurso será de dois anos, com possibilidades de prorrogação por mais dois anos.

Concurso Prefeitura de Quebrangulo - AL

A Prefeitura Municipal de Quebrangulo, estado de Alagoas, publicou edital nº 001/2014 para realização de concurso público. São ofertadas 74 vagas em todos os níveis de escolaridade, por vencimento de até R$ 1.371,13, em jornada de 20 a 40 horas semanais.
 
Do total de vagas oferecidas para cada cargo, durante o prazo de validade deste concurso público, pelo menos 5% serão reservadas às pessoas portadoras de deficiência.
 
Cargos
Assistente Social, Enfermeiro, Médico Plantonista, Nutricionista, Odontólogo, Professor de Educação Física, Psicólogo, Agente Administrativo, Assistente Administrativo Educacional, Auxiliar de Contabilidade, Auxiliar em Saúde Bucal, Educador Social, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Secretário Escolar, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Saúde Bucal, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar Administrativo Educacional, Guarda Municipal, Motorista Escolar, Motorista e Vigilante Escolar.
 
Inscrição
As inscrições seguem abertas de 10 de março a 08 de abril de 2014, poderão ser realizadas no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50;
Nível médio: R$ 70;
Nível superior: R$ 90.
 
Prova
A prova objetiva será aplicada na data provável de 18 de maio de 2014, em locais e horários que serão divulgados através de edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br e no quadro de avisos da Prefeitura de Quebrangulo/AL. O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado em 22 de maio de 2013.
 
Validade
O concurso público será válido por dois anos, prorrogável, a critério da administração do município de Quebrangulo, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Concurso Prefeitura de Igaci - AL

A Prefeitura de Igaci, no estado de Alagoas, lançou edital n° 01/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 82 vagas para cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.438,00. O concurso público será realizado sob a responsabilidade da FUNDEPES.
 
As chances são para os cargos de Assistente Social, Enfermeiro Plantonista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Médico Generalista PSF, Médico Plantonista, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Jurídico, Professor de Artes, Professor de Ciências, Professor de Educação Física, Professor de Geografia, Professor de História, Professor de Inglês, Professor de Matemática, Professor de Português, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Agente de Vigilância Sanitária, Agente de Vigilância Epidemiológica, Auxiliar em Saúde Bucal, Técnico de Enfermagem, Professor de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Vigilância Escolar e Operador de Máquinas.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br,  até 08 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O cartão de inscrição dos candidatos, cujas inscrições forem confirmadas via pagamento do Boleto Bancário ou por isenção, contendo informações referentes à data e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), estará disponível a partir do dia 13 de maio de 2014, no endereço eletrônico de inscrição.
 
As provas objetivas serão aplicadas provavelmente em 18 de maio de 2014, na cidade de Igaci, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014.
 
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso Prefeitura de Feira Grande - AL

A Prefeitura de Feira Grande, no estado de Alagoas, anunciou a realização de concurso público pelo edital nº 001/2014, com intuito de prover 102 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, por remuneração de até R$ 2 mil e jornada semanal de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Nutricionista, Odontólogo, Professor, Psicólogo, Agente Administrativo, Agente Sanitário, Assistente Administrativo, Auxiliar de Serviços Educacionais, Digitador, Escriturário, Inspetor Escolar, Recepcionista, Secretário Escolar, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias e Motorista (Categoria D).
 
As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de março a 08 de abril de 2014, pelo no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br. As taxas variam de R$ 50 a R$ 90, dependendo do cargo.
 
De acordo com o edital, a seleção será constituída de prova objetiva, que será realizada na data prevista de 18 de maio de 2014, na cidade de Feira Grande, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição.
 
O gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, serão divulgados no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014. Segundo o certame, o concurso também constará de prova de títulos, apenas para o cargo de Professor, e o resultado final será anunciado em 25 de julho deste ano.

Prefeitura de Feijó - AC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Feijó, município localizado a 344 km de Rio Branco, no Acre, lançou edital de processo seletivo nº. 01/2014, com a finalidade de selecionar 6 profissionais de nível superior para executar serviços pertinentes à Atenção Primária à Saúde, especialmente junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Os aprovados atuarão em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, cuja remuneração pode chegar a R$ 3.000,00.
 
Cargos: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 21 de março de 2014, na Secretaria Municipal de Administração no prédio da Prefeitura, situada na Av. Plácido de Castro, 678 – Centro, em Feijó, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
O certame constará de análise documental e análise curricular.
 
A análise documental será realizada, a partir do encerramento das inscrições, de até 03 dias úteis para avaliar os currículos, tendo como data limite para publicação do resultado o dia 26 de março de 2014.
 
O resultado classificatório será publicado até o dia 26 de março de 2014, no Diário Oficial do Estado e no site oficial do município.
 
O contrato administrativo de prestação de serviço terá vigência de 12 meses prorrogáveis.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses dependendo do interesse da administração, contado a partir da data de homologação do resultado.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, de 17 de março de 2014, pág. 50 a 54.

Concurso Prefeitura de Assis Brasil - AC: inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Assis Brasil, no estado do Acre, continua recebendo inscrições ao concurso público n° 001/2014, que tem a intenção de preencher 69 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 830,00 a R$ 4.500,00, em jornadas semanais de 20 a 40 horas.
 
As vagas são para os empregos de Coveiro, Barqueiro, Auxiliar Administrativo, Nutricionista, Médico, Enfermeiro, Odontólogo, Fisioterapeuta, Microscopista, Agente Comunitário de Saúde, Assistente de Consultório Odontológico, Técnico em enfermagem, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Professor, Pedagogo, Assistente Social, Psicólogo e demais cargos.
 
As inscrições foram prorrogadas até o dia 17 de março de 2014, exclusivamente pelo site www.noroesteconcursos.com.br. A taxa é de R$ 20,00 para nível fundamental, R$ 35,00 para médio e R$ 70,00 para superior.
 
As provas objetivas serão aplicadas na cidade de Assis Brasil, na data prevista de 27 de abril de 2014 (manhã e tarde), em locais e horários a serem divulgados. A divulgação do gabarito preliminar será na data prevista de 28 de abril de 2014.
 
O certame valerá por dois anos, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Lagoa da Canoa - AL

A Prefeitura de Lagoa da Canoa, no estado de Alagoas, através da empresa Copeve, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com o fito de ocupar 105 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 2.000,00 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As vagas são para os cargos de Analista de Sistemas, Assistente Social, Educador Físico, Enfermeiro, Enfermeiro Obstetriz,Farmacêutico, Fisioterapeuta, Gestor em Recursos Humanos, Médico Generalista, Médico Ginecologista, Médico para Pequenas Cirurgias, Médico Pediatra, Médico Plantonista, Médico Psiquiátrico, Médico Ultrassonografista, Médico Veterinário, Nutricionista, Odontólogo, Odontólogo Cirurgião Buco-maxilar, Odontólogo Endondontista, Odontólogo para Pacientes Especiais, Odontólogo Periodontista, Odontólogo Protesista, Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática, Psicólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional, Agente Administrativo, Auxiliar em Saúde Bucal, Escriturário, Fiscal de Tributos, Monitor do CAPS, Oficineiro de Artesanato, Professor de 1º ao 5º Ano, Recepcionista, Técnico Agrícola, Técnico de Enfermagem, Técnico em Prótese Dentária, Telefonista, Agente da Guarda Municipal, Agente de Endemias, Agente de Portaria, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Vigilância Escolar, Fiscal de Disciplina, Merendeira, Motorista – Habilitação B, Motorista – Habilitação D e Serviçal.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 08h de 17 de março até 08 de abril de 2014. As taxas são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 70,00 (nível médio/técnico) e de R$ 90,00 (nível superior).
 
O candidato que não dispuser de equipamento para efetuar sua inscrição pela internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Lan HouseK@juNet, situada na Rua Vicente Ferreira de Farias, n° 54, Centro, Lagoa da Canoa – Alagoas, no período entre 17 de março e 08 de abril de 2014 (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h às 13h;

Provas
As provas objetivas serão aplicadas, simultaneamente, na data provável de 18 de maio de 2014, na cidade de Lagoa da Canoa, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição. Caso o espaço físico destinado à realização das provas na cidade de Lagoa da Canoa não seja suficiente para comportar a demanda de candidatos, os excedentes serão realocados para os municípios circunvizinhos.
 
O concurso público para os cargos de Professor de Biologia, Professor de Educação Física, Professor de História, Professor de Língua Portuguesa, Professor de Matemática e Professor de 1º ao 5º Ano, será realizado em duas etapas, sendo a primeira constituída de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e a segunda de prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

A COPEVE/UFAL divulgará o gabarito preliminar, juntamente com as provas objetivas, no endereço eletrônico: www.copeve.ufal.br, a partir das 21h de 22 de maio de 2014.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Concurso CBTU 2014 - Edital e Inscrição

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), sediada no Estado do Rio de Janeiro, com o auxílio técnico da Consuplan, abriu edital de concurso público n° 001/2014, destinado à seleção de candidatos para o preenchimento de 525 vagas do seu quadro de servidores, bem como para a formação de Cadastro Reserva.

As oportunidades são para profissionais de níveis médio, médio/técnico e superior, por salários de até R$ 5.393,72 por carga horária de 36 e 44 horas semanais (veja os cargos abaixo da notícia). Os futuros contratados da CBTU receberão ainda benefícios como tíquete alimentação/refeição no valor de R$ 676,25, reembolso parcial de plano de saúde previdência complementar, entre outros.
 
Os novos servidores serão lotados nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE), João Pessoa (PB), Natal (RN) e Maceió (AL), de acordo com a necessidade da companhia. Do total de vagas existentes, 5%  ficarão reservadas aos candidatos que se declararem pessoas com deficiência.

As inscrições serão realizadas via internet das 14h de 20 de março até 22 de abril de 2014, no site www.consulplan.net. As taxas variam de R$ 12,50 a R$ 33,50 de acordo com o cargo escolhido.

As provas escritas objetiva de múltipla escolha e discursiva serão realizadas nos municípios onde os aprovados serão lotados, com data inicialmente prevista para o dia 25 de maio de 2014, em dois turnos. Já a Avaliação Psicológica e Teste de Aptidão Física) serão realizadas em Recife (PE).
 
Os gabaritos oficiais preliminares da prova objetiva serão divulgados na página da Consulplan a partir das 16h do dia subsequente ao da realização da prova escrita objetiva de múltipla escolha (segunda-feira).

A validade do concurso público é de dois anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
 
Cargos oferecidos
As chances são para as funções de Analista de Gestão (ANG-Tecnologia da Informação), Analista de Gestão (ANG – Bibliotecário), Analista de Gestão (ANG- Comunicador Social), Analista de Gestão (ANG- Contador), Analista de Gestão (ANG – Estatístico), Analista de Gestão (ANG- Psicólogo), Analista de Gestão (ANT – Designer Gráfico), Analista Técnico (ANT – Engenheiro Ambiental), Analista Técnico (ANT – Engenheiro de Operações e Gestão da Qualidade), Analista Técnico (ANT - Engenheiro Civil), Analista Técnico (ANT- Engenheiro de Produção), Analista Técnico (ANT- Engenheiro de Telecomunicações), Analista Técnico (ANTEngenheiro de Transportes), Analista Técnico (ANT- Engenheiro Eletricista), Analista Técnico (ANT- Engenheiro Eletrônico), Analista Técnico (ANTEngenheiro Mecânico), Analista Técnico (ANT- Engenheiro Segurança do Trabalho), Médico do Trabalho (MDT), Técnico de Enfermagem do Trabalho (TEN.), Técnico de Segurança do Trabalho (TSE), Técnico Industrial (TIN - Desenhista Projetista), Técnico Industrial (TIN- Eletrônica), Técnico Industrial (TIN – Telecomunicações), Técnico Industrial TIN - Edificações e Estradas), Técnico Industrial (TIN – Eletrônica), Técnico Industrial (TIN – Refrigeração), Analista de Gestão (ANG- Administrador), Analista de Gestão (ANG- Advogado), Analista de Gestão (ANG – Arquivista), Analista de Gestão (ANGAssistente Social), Analista de Gestão (ANG – Economista), Analista de Gestão (ANG- Pedagogo), Analista Técnico (ANT- Arquiteto Urbanista), Analista Técnico (ANT- Geógrafo), Assistente Operacional (ASO- Condução de Veículos Metroferroviários), Assistente Operacional (ASO- Manobra), Assistente Operacional (ASO - Operação de Estação), Assistente Operacional (ASOSegurança Metroferroviária), Assistente Operacional (ASO – Controle de Movimento de Veículos Metroferroviários), Assistente de Manutenção (ASMManutenção de Sistemas e Equipamentos Metroferroviários: todas as especialidades), Assistente de Manutenção (ASM- Operação de Máquinas e Equipamentos), Técnico de Gestão(TGE – Administração)), Técnico de Gestão (TGE- Contabilidade), Técnico de Gestão (TGE- Informática) e Técnico Industrial (TIN – Mecânica).

Prefeitura de São Francisco do Sul - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de São Francisco do Sul, no estado de Santa Catarina, abriu edital de processo seletivo n° 03/2014, através da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, para contratação de pessoal em caráter temporário e formação de cadastro de reserva. O certame oferece 09 vagas imediatas,  para a função de Médico Plantonista Upa, por salários de até R$ 4.505,96.

As inscrições estarão abertas até o dia 19 de março de 2014, das 08h às 11h30 e das 14h às 17h, na Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, sito à Praça Dr. Getúlio Vargas, n° 01, Centro.
 
Haverá avaliação de tempo de serviço e dos títulos apresentados para selecionar os profissionais inscritos.

A classificação será publicada no site www.saofranciscodosul.sc.gov.br e no mural da Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, a partir das 08h do dia 20 de Março de 2014.

As contratações decorrentes do processo seletivo Emergencial terão validade de 06 (seis) meses, podendo por interesse da Administração, os contratos serem prorrogados por igual período.

Concurso Prefeitura de Galvão – SC

A Prefeitura de Galvão, no estado de Santa Catarina, tornou público o edital nº 001/2014 de concurso público, para ocupação de 41 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário chega a R$ 8.720,20, por carga horária de trabalho de 20 ou 40 horas semanais.

As vagas são para os cargos de Agente de Copa e Limpeza, Agente de Manutenção e Construção, Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista de Ônibus, Motorista, Operador de Máquinas Rodoviárias, Operador de Trator Agrícola, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Tributação, Agente de Vigilância Sanitária, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Consultório Médico e Dentário, Fiscal de Tributos, Edificações e Posturas, Mecânico, Monitor Social, Operador de Escavadeira Hidráulica, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Agente de Gestão Pública, Agente de Licitação e Contratos e demais cargos.

A organização, aplicação e correção do concurso serão de responsabilidade da CONSESP – Concursos, Residências Médicas, Avaliações e Pesquisas Ltda.
 
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site www.consesp.com.br, até o dia 16 de abril de 2014. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 30 a R$ 80.

As provas serão realizadas provavelmente no dia 18 de maio de 2014, às 9h, em locais a serem divulgados por meio de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, por meio de jornal com circulação no município e do site www.consesp.com.br, com antecedência mínima de 3 dias.

O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados no site www.consesp.com.br, entre as 13h e as 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de dois dias.

A validade do concurso público será de dois anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de São José - SC

Publicado edital de concurso público nº. 001/2014, da Prefeitura de São José, no Estado de Santa Catarina. O certame a ser executado pela Fundação de Estudos e Pesquisa Socioeconômicos – FEPESE, oferecendo 54 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.596,60 em jornada de trabalho de 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos
Operador de Máquinas, Motorista, Monitor, Mestre de Embarcação, Cuidador, Agente (Fazendário, Defesa Civil, Fiscalização em Posturas, Fiscalização de Consumo e Administrativo), Terapeuta Ocupacional, Profissional de Ed. Física, Orientador Social, Nutricionista, Intérprete de Libras, Geólogo, Geógrafo, Engenheiro ( Químico, Civil, Tráfego e Sanitarista), Contador, Biólogo, Bibliotecário, Arquiteto, Analista (Previdenciário, Jurídico e Recursos Humanos) e Agente de Fiscalização (Tributária, Edilícia e Ambiental).
 
Inscrições
A inscrição somente será efetuada por meio do endereço eletrônico http://2014saojose.fepese.org.br/, até às 16h de 22 de abril de 2014. 
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 120,00.
 
Prova
O concurso será constituído de prova escrita e prática.
 
A prova escrita está prevista para 18 de maio de 2014, das 14h às 17h, em local a ser divulgado no site http://2014saojose.fepese.org.br/, na data provável de 15 de maio de 2014.
 
O gabarito provisório será divulgado no endereço eletrônico http://2014saojose.fepese.org.br/ a partir das 20 horas do dia da realização da prova escrita.
 
As provas práticas para os cargos de Mecânico, Mestre de embarcação, Motorista para ônibus e micro ônibus, Motorista e Operador de máquinas, serão aplicadas provavelmente no dia 8 de junho de 2014 em horário e local que será informado no site http://2014saojose.fepese.org.br/, na data provável de 3 de junho de 2014.
 
O resultado final será divulgado através do endereço eletrônico http://2014saojose.fepese.org.br/, a partir do dia 2 de julho de 2014.
 
O prazo de validade do concurso público será de dois anos, prorrogáveis a critério da administração pública.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios, de 17 de março de 2014, pág. 439 a 456.

Concurso Prefeitura de Matão - SP

A Prefeitura de Matão, Estado de São Paulo, através da empresa Persona Capacitação – Assessoria e Consultoria EIRELI, lançou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 134 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 875,07 a R$ 2.377,28, além de R$ 22,30 p/h para Médicos.

Cargos
- Nível Fundamental: Almoxarife, Auxiliar de Serviços Gerais, Telefonista, Motorista, Operador de Máquinas Pesadas, Tratorista, Cozinheiro, Eletricista, Eletricista de Autos, Mecânico de Veículos Leves, Panificador e Pedreiro;

- Nível Médio/Técnico: Agente de Ação Social, Salva-vidas, Auxiliar de Administração Geral, Fiscal Geral, Fiscal de Obras, Fiscal Sanitário, Auxiliar de Informática, Técnico em Farmácia, Auxiliar de Consultório Dentário, Técnico em Contabilidade, Técnico em Enfermagem do Trabalho, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho e Agente de Trânsito;

- Nível Superior: Fisioterapeuta, Arquivista, Bibliotecário, Enfermeiro, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Farmacêutico Bioquímico, Gerontólogo, Médico do Trabalho, Nutricionista, Cirurgião-dentista, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Educador Social, Psicólogo, Auditor Fiscal, Engenheiro Civil, Fonoaudiólogo, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Endocrinologista, Médico Geriatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Neurologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Pneumologista, Médico Psiquiatra, Médico Urologista e Médico-veterinário.

Inscrições
A inscrição será realizada exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até às 22h de 15 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 10,00 e R$ 17,50 de acordo com a função escolhida.

Provas e Gabaritos
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 18 de maio de 2014 em horários e locais a serem divulgados após a Homologação das Inscrições. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no site da Persona (www.personacapacitacao.com.br), no dia seguinte a realização da prova, a partir das 20h.

Validade
A validade do concurso público será de dois anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Matão.

Prefeitura de São Bento do Sul - SC abre processo seletivo

No estado de Santa Catarina, a Prefeitura de São Bento do Sul abriu processo seletivo nº. 02/2014, para contratação de profissionais de níveis fundamental e superior, destinados ao atendimento da administração direta e indireta, admitidos em caráter temporário. A carga horária do contratado será de 20 ou 40 horas semanais e a remuneração de até R$ 2.075,50.
 
Cargos: Auxiliar (Serviços, Operações e Serviços Fundação Municipal de Desportos), Professor e Especialista em Educação.
 
Interessados deverão se inscrever até o dia 25 de março de 2014, na Prefeitura de São Bento do Sul no Depto de Recursos Humanos, situada à Rua Jorge Lacerda, 75- Centro, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h.
 
Os candidatos serão avaliados por meio de escolaridade e tempo de serviço.
 
A lista com o resultado final será divulgada no site www.saobentodosul.sc.gov.br, no link Editais de RH e publicado no Diário Oficial dos Municípios.
 
O processo seletivo terá validade para o ano de 2014.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, de 17 de março de 2014, pág. 415 a 417.

Prefeitura de Feijó - AC lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Feijó, município localizado a 344 km de Rio Branco, no Acre, lançou edital de processo seletivo nº. 01/2014, com a finalidade de selecionar 6 profissionais de nível superior para executar serviços pertinentes à Atenção Primária à Saúde, especialmente junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. Os aprovados atuarão em jornadas de 20 ou 40 horas semanais, cuja remuneração pode chegar a R$ 3.000,00.
 
Cargos: Assistente Social, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Nutricionista e Psicólogo.
 
As inscrições serão efetuadas gratuitamente até o dia 21 de março de 2014, na Secretaria Municipal de Administração no prédio da Prefeitura, situada na Av. Plácido de Castro, 678 – Centro, em Feijó, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
O certame constará de análise documental e análise curricular.
 
A análise documental será realizada, a partir do encerramento das inscrições, de até 03 dias úteis para avaliar os currículos, tendo como data limite para publicação do resultado o dia 26 de março de 2014.
 
O resultado classificatório será publicado até o dia 26 de março de 2014, no Diário Oficial do Estado e no site oficial do município.
 
O contrato administrativo de prestação de serviço terá vigência de 12 meses prorrogáveis.
 
A validade do processo seletivo será de 12 meses, prorrogáveis por mais 12 meses dependendo do interesse da administração, contado a partir da data de homologação do resultado.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial do Estado, de 17 de março de 2014, pág. 50 a 54.

Prefeitura de Braganey - PR divulga edital de processo seletivo

A Prefeitura de Braganey, Estado do Paraná, através do Instituto Brasil, publicou edital n° 01/2014 de processo seletivo, destinado ao provimento de 02 vagas para os cargos de assistente social - PAEFI e psicólogo - PAEFI (nível superior) por salário de R$ 1.983,33 por carga horária de 30 ou 40 horas semanais.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.institutobrasil.net.br, até  24 de março de 2014.

Para os candidatos que não tiverem acesso à Internet será disponibilizado um posto de inscrição na sede da Prefeitura Municipal de Braganey, no mesmo período das inscrições via internet, no horário das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h, durante os dias úteis, considerando-se o horário de Brasília, onde serão disponibilizados computadores e pessoal treinado para orientação quanto à realização de inscrições.

A prova escrita será realizada provavelmente no dia 06 de abril de 2014 em local a ser definido no edital de homologação das inscrições. O gabarito preliminar será publicado no mural da Prefeitura Municipal de Braganey – PR às 08 horas do dia 07 de abril de 2014 e no site www.institutobrasil.net.br às 20 horas de 06 de abril de 2014.

O processo seletivo terá validade por 01 ano a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, a critério do Poder Executivo Municipal.

Concurso Prefeitura de Oriente - SP

A Prefeitura de Oriente, Estado de São Paulo, por meio da empresa CEMAT,  lançou edital de concurso público nº. 01/2014, com a finalidade de preencher 32 vagas para profissionais de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 740,04 a R$ 7.900,00, em jornadas de 20 ou 40 horas por semana.

Cargos
- Nível Alfabetizado: Gari e Serviços Gerais;

- Nível Fundamental: Coveiro/ Zelador e Guarda Municipal; Motorista de Ambulância, Motorista de Caminhão, Motorista, Motorista Ônibus, Operador de Máquinas, Pedreiro, Pintor e Tratorista;

- Nível Médio: Agente Saneamento Social, Assistente de Organização Escolar e Auxiliar Administrativo;

- Nível Superior: Contador Adjunto, Fonoaudiólogo, Médico de Saúde da Família, Médico, Nutricionista, Professor de Educação Física e Professor de Espanhol.

Inscrições e Taxas
As inscrições serão realizadas através do site  www.cematconcurso.com.br, até o dia 26 de março de 2014. As taxas variam de R$ 35,00 para nível fundamental, R$ 45,00 para médio e R$ 50,00 para superior.

Àquelas pessoas que não tiveram acesso particular a rede mundial de computadores (internet) poderão utilizar o ACESSA São Paulo, em horário de expediente, localizado junto à Biblioteca Municipal, na Rua Mario Reis, 69, na cidade de Oriente-SP.

Provas
Os inscritos serão avaliados em diferentes etapas, conforme o cargo, entre prova escrita, prova de raciocínio lógico, prova prática e prova de títulos.

As provas serão aplicadas na cidade de Oriente-SP, na Escola Estadual "Dona Vitu Giorgi", localizada à Rua Washington Luiz, 85A, Centro, na data prevista de 06 de abril de 2014, no horário com início às 8h30.

Validade
O certame valerá por dois anos, a contar de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso FUMSSAR - Santa Rosa - RS

A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa - FUMSSAR, Estado do Rio Grande do Sul, por meio da empresa Piascon, divulgou edital de concurso público n° 01/2014, destinado ao provimento de 12 vagas imediatas, mais cadastro de reserva, para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 2.849,84 em carga horária de 20 ou 40h semanais.
 
As vagas são para os empregos de Auxiliar de Laboratório, Visitador, Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Médico Neuropediatra, Médico de Família e Comunidade, Médico Clínico Geral, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Hematologista, Médico Pediatra e Médico Psiquiatra.

As inscrições serão realizadas somente via internet no site www.piascon.com.br, até o dia 03 de abril de 2014. As taxas variam de R$ 70,00 e R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova escrita será aplicada na data prevista de 27 de abril de 2014, às 09 horas, para todos os cargos e terá a duração de 3 horas, em locais e horários a serem divulgados.

Esse certame valerá por dois anos, a contar da homologação dos resultados, com possibilidade de ser prorrogado pelo mesmo período.

Concurso Prefeitura de Mariana Pimentel - RS

A Prefeitura de Mariana Pimentel, no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de concurso público n° 01/2014, com o objetivo de preencher 30 vagas mais cadastro de reserva nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 6.601,14. A execução do certame será de responsabilidade da Empresa PIASCON – Sociedade Pi de Assessoria e Consultoria LTDA.

As chances são para as funções de Agente Administrativo, Auxiliar Adminsitrativo, Enfermeiro, Fiscal, Mecânico, Médico, Merendeira, Motorista, odontólogo, Operário, Orientador Educacional, Professor, Psicólogo, Servente, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática e Zelador.

As inscrições serão recebidas até o dia 4 de abril de 2014, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, na tesouraria da Prefeitura Municipal. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 100,00 de acordo com o cargo escolhido.

A prova objetiva será realizada provavelmente no dia 04 de maio de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental João Ziulkoski Filho, situada a Rua General Daltro Filho n.º 279, com início às 8h e duração de 3 horas. O gabarito será divulgado na data prevista de 04 de maio de 2014, às 23h, no site www.piascon.com.br.

Já a prova prática será aplicada na data prevista de 24 de maio de 2014, a partir das 14h, para todos os cargos que assim exigirem, somente para os candidatos aprovados na prova objetiva.

No dia 06 de junho de 2014, será afixado junto ao Painel de Publicações do Município de Mariana Pimentel, o resultado final do concurso, bem como, no site www.marianapimentel.rs.gov.br e, em caráter meramente informativo, no site www.piascon.com.br, homologado pelo Prefeito Municipal de Mariana Pimentel.

O concurso terá validade por dois anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável uma única vez por igual período, a critério da Prefeitura Municipal de Mariana Pimentel e através de Decreto Municipal.

Concurso Banpará 2014

O Banco do Estado do Pará S.A - Banpará - divulgou edital de concurso público nº. 001/2014 com o objetivo de preencher 64 vagas existentes e formação de cadastro reserva para o cargo de níveis médio/técnico e superior. A responsabilidade técnico-administrativa é da empresa Inaz do Para Serviços de Concursos Públicos Ltda.
 
Os salários variam de R$ 1.648,12 a R$ 4.650,00, acrescentando outros benefícios como  participação nos lucros e resultados do Banco; possibilidade de adesão a plano de saúde e de previdência complementar; auxílio alimentação/refeição; e auxílio alimentação/cesta.

As vagas são para os cargos de Técnico Bancário, Contador e Médico do Trabalho nos Polos de Belém e Região das Ilhas, Castanhal, Marabá e de Santarém.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 18 de março a 10 de abril de 2014, pelo site www.paconcursos.com.br. As taxas variam de R$ 50,00 ou R$ 85,00, de acordo com o cargo escolhido.

Todos os inscritos serão avaliados por meio de prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada na data provável de 18 de maio de 2014. No caso de nível superior também haverá prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

O gabarito das provas objetivas será divulgado no endereço eletrônico www.paconcursos.com.br em até 2 dias úteis após a aplicação da mesma.

O concurso é válido por 01 ano e pode ser prorrogado por igual período.

Medicamentos: o custo da regulação e a proposta da bioisenção

Enquanto a complexidade do sistema regulatório assola o setor farmacêutico, a bioisenção nasce como promessa de redução de custos e burocracias
 
É fato conhecido que o setor industrial farmacêutico sobrevive desafios básicos, como a importação de praticamente 90% dos insumos de medicamentos, carga tributária elevada, logística deficiente, fragmentação do varejo e ainda um marco regulatório incompleto que coloca o departamento de “assuntos regulatórios” das indústrias, como um dos mais complexos e desafiadores.
 
Regularmente novas resoluções são aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e publicadas em Diário Oficial da União. Assim, as indústrias devem estar abertas às mudanças e negociação de prazos para implementação junto à Agência. “O objetivo principal da agencia é o de assegurar medicamentos no mercado com comprovação de eficácia, segurança e qualidade, que são os pilares fundamentais para fins de registro, pós-registro e renovação de medicamentos”, destaca a professora do Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos e coordenadora de assuntos regulatórios (ICTQ), Claudia Fadiga.
 
Vale lembrar que, para fins de registro de medicamentos, a Anvisa disponibiliza ao setor regulado várias ferramentas para elaboração dos processos. Porém, nem todas são oficiais, como por exemplo, orientações de serviço que são divulgadas apenas no Portal Eletrônico da Anvisa, e que podem não chegar ao conhecimento do setor regulado, de acordo com Claudia. Dessa maneira o processo pode não ser instruído conforme solicitado. Nestes casos, a Anvisa emite exigências para complementações das documentações, o que ocasiona atraso nos deferimentos dos registros.
 
O tempo e o custo são outros obstáculos a serem enfrentados. Em média, um registro de medicamento leva dois anos para ser aprovado. Para fins de registros de medicamentos, os estudos de bioequivalência e estudos clínicos são os testes mais caros a serem realizados, e custam de R$ 300 mil a R$ 1 milhão, aproximadamente. As taxas pagas para a Agência custam de R$ 6 mil (genéricos) a R$ 80 mil (novos) para empresas de grande porte.
 
O registro de medicamentos, independentemente da categoria, é válido por cinco anos. Dia, mês e ano devem ser considerados. Para fins de renovação do registro, Claudia ensina que o pedido deve ser manifestado junto à Anvisa num prazo de um ano a, no máximo, seis meses antes do vencimento. Por exemplo, se um registro de medicamento é válido até 10/12/2013, sua renovação deveria ter sido solicitada entre 10/12/2012 a 10/06/2013.
 
“Um importante gargalo nesse processo é a burocracia, que ocorre devido às muitas legislações envolvidas no processo de registro dos medicamentos. A Anvisa já está trabalhando para tentar diminuir o número de normas”, ressalta Claudia, que complementa dizendo que uma prova disso foi a publicação do decreto 8.077/13, que revogou o decreto 79.074/77. De 171 artigos, o decreto que regulamenta as condições para o funcionamento de empresas sujeitas ao licenciamento sanitário, e o registro, controle e monitoramento, no âmbito da vigilância sanitária, passou a possuir apenas 26 artigos. “De qualquer forma, a Anvisa é aberta, pois a inserção de um medicamento novo no mercado não é somente de interesse da indústria, mas também da própria Agência e do Ministério da Saúde, a fim de suprir a necessidade da população brasileira”, finaliza a especialista.
 
Bioisenção – uma promessa de redução de custos e burocracias na regulação
A bioisenção pode minimizar os altos custos dos estudos da biodisponibilidade relativa e bioequivalência. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a lista de fármacos candidatos à bioisenção baseada no sistema de classificação biofarmacêutica (SCB), por meio da RDC 37 de 2011.
 
“As indústrias farmacêuticas se beneficiam de várias formas com essa resolução, dentre elas a redução do prazo para submissão do registro e economia no valor do investimento, tendo em vista a isenção e substituição de estudos de biodisponibilidade relativa/bioequivalência. Isso pode refletir no valor final do produto. Esses estudos devem ser realizados com muita ética, de acordo com a resolução, para benefício principalmente da população, que fará uso desses medicamentos”, comenta o diretor de Relacionamento do ICTQ – Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para Farmacêuticos, Poatã Casonato.
 
Segundo a resolução, medicamentos genéricos, similares ou novos, orais de liberação imediata, contendo os seguintes fármacos, poderão ser candidatos à bioisenção baseada no sistema de classificação biofarmacêutica: ácido acetilsalicílico cloridrato de propranolol, cloridrato de doxiciclina, dipirona, estavudina, fluconazol, isoniazida, levofloxacino, metoprolol, metronidazol, paracetamol e sotalol.
 
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ANS: queixas não assistenciais terão mediação de conflito

Notificação de intermediação preliminar (NIP) passa a valer para reajustes indevidos, quebra de contratos e alteração de rede credenciada
 
Entra em vigor medida que, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), agiliza a solução de problemas do beneficiário de plano de saúde. A partir da próxima quarta-feira (19/03) as reclamações registradas nos canais de atendimento da Agência referentes a questões não assistenciais passarão a ser tratadas por meio de mediação de conflitos.
 
A mediação de conflitos para queixas de natureza assistencial foi instituída pela ANS em 2010 e vem apresentado alto índice de solução em prol do consumidor. Em 2013, o percentual chegou a 85,5%, o que significa que de cada cinco reclamações, quatro foram resolvidas pela Notificação de Investigação Preliminar (NIP), que agora passa a se chamar Notificação de Intermediação Preliminar. Diante de tais resultados, a medida será ampliada e o modelo passará a ser aplicado também para as reclamações de beneficiários sobre temas como reajustes indevidos, quebra de contratos e alteração e rede credenciada.
 
“Estamos ampliando um modelo testado e bem-sucedido para o tratamento de queixas de outra natureza, sempre com o foco no melhor atendimento ao consumidor”, ressalta, em comunicado, o diretor de Fiscalização da ANS, Bruno Sobral.
 
ANS afirma que, em caso de dificuldades de atendimento pelo plano de saúde, é importante que o beneficiário, primeiro, entre em contato com sua operadora para buscar a solução. Caso não consiga resolver, deve entrar em contato com a Agência, de posse do número de protocolo da queixa registrada na operadora. Isso agilizará a identificação da solicitação e a solução do conflito. O registro da reclamação pode ser feito pelos dos canais de relacionamento da Agência: Disque ANS – 0800 701 9656; Central de Atendimento ao Consumidor no portal de internet; ou nos Núcleos de atendimento presencial existentes em 12 cidades nas cinco Regiões do Brasil.
 
Acompanhamento de demandas
Também a partir do dia 19 de março, o beneficiário poderá acompanhar o andamento de sua demanda pelo portal da ANS. Basta informar um endereço de e-mail para recebimento da senha de acesso no momento do registro da queixa.
 
Para acompanhar o andamento da queixa, é preciso acessar o Espaço do Consumidor no portal da ANS na internet. Na seção Acompanhamento de Solicitações, ele terá acesso a todos os documentos referentes à demanda, como os pareceres da Agência e as respostas da operadora.
 
As operadoras serão notificadas diretamente pelo portal da ANS, em espaço próprio, onde poderão acompanhar essas demandas específicas e anexar a resposta dentro do tempo determinado.
 
O prazo para a operadora adotar as medidas necessárias é de até 5 dias úteis no caso da NIP assistencial e de até 10 dias úteis para a NIP não assistencial.
 
A não resolução do conflito nesta etapa de mediação resultará em abertura de processo administrativo sancionador.

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Comissão debate valor pago pelo SUS a laboratórios

Repasses do sistema público para laboratórios é ''uma penúria'', afirma deputado que propôs audiência
 
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público promove audiência pública na terça-feira (18) para discutir os valores pagos pelo SUS aos laboratórios de análises clínicas.
 
“Os laboratórios trabalham claramente numa situação de penúria”, afirma o deputado Ronaldo Nogueira (PTB-RS), que propôs a audiência. “A tabela do SUS permanece inalterada desde o início do Plano Real, e os custos da telefonia, água e operacionais, mesmo com contenção e redução de consumo, continuam sendo os grandes vilões.”
 
Foram convidados representantes do Ministério da Saúde, do Ministério Público Federal, do Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do Rio Grande do Sul (Sindilac), da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac) e da Confederação das Santas Casas.
 
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Anvisa criará metodologias para avaliar saneantes hospitalares

Anvisa criará metodologias para avaliar saneantes hospitalares
Esterilizantes, desinfetantes e detergentes usados em hospitais e clínicas terão capacidade avaliada
 
Uma parceria entre Anvisa, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) pretende criar metodologias para avaliar a atividade fungicida, bactericida e microbactericida de saneantes utilizados na limpeza e processamento de materiais em serviços de saúde. O acordo formalizado em fevereiro prevê projetos de desenvolvimento e implantação de testes para esterilizantes, desinfetantes e detergentes de uso em hospitais e clínicas, que vão de etanol em gel a desinfetantes para uso profissional e venda livre.
 
Segundo a coordenadora de controle de monitoramento de saneantes, Rosa Aires Mesiano, o convênio possibilitará maior segurança e eficácia dos produtos disponibilizados no mercado. “Além disso, as nossas análises fiscais terão uma ampliação do respaldo legal e, com isso, as vigilâncias sanitárias terão maior segurança no desempenho da sua função”, diz.
 
Rosa destaca que a limpeza é etapa mais importante no processamento de materiais nos serviços de saúde. Por isso, o desenvolvimento de novas metodologias é essencial. “Esse acordo contribuirá, também, com a biossegurança, uma vez que estamos constantemente sendo desafiados por microrganismos multirresistentes”, alega.
 
A coordenadora ressalta, ainda, que a parceria irá possibilitar novas ações da Anvisa, como a que ocorreu com a RDC 55/12, que regulamenta detergentes enzimáticos “Saímos na frente por sermos a primeira e única agência no mundo, até o momento, a apresentar um regulamento para detergentes enzimáticos. Esse convênio nos proporcionará o desenvolvimento de outra metodologia para enzimas, que no caso, será a lipase”, antecipa.
 
* com informações da assessoria de imprensa da Anvisa
 
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ANS amplia esforço online em qualidade de vida

Espaço Você Saudável compila conteúdo sobre saúde que vai de cuidados com bebês à prevenção de drogas
 
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu ampliar o Espaço Você Saudável, criado em seu portal em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para “despertar nas pessoas mudanças de comportamento que tenham impacto direto na melhoria da qualidade de vida”. A informação foi divulgada na quinta-feira (13) pela agência.
 
O espaço traz maior conteúdo sobre saúde e qualidade de vida, abordando desde as várias etapas saudáveis do desenvolvimento de bebês, por exemplo, até a prevenção e o controle de drogas, inclusive álcool. As orientações incluídas no Espaço Você Saudável resultam de cooperação entre a ANS, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a Associação Brasileira de Qualidade de Vida (ABQV), entre outras entidades.
 
Os clientes de planos de saúde tomarão conhecimento, ainda, das principais ações de promoção da saúde e prevenção de doenças. A ANS destacou que a partir de 2011, em especial, com a publicação das Resoluções Normativas nº 264 e 265, “que incentivam a criação pelas operadoras de programas voltados à promoção da saúde e prevenção de doenças”, cresceu o número de programas inscritos na agência.
 
De acordo com a ANS, os resultados apurados mostram que diminuiu a taxa de internação por doenças crônicas. Foi reduzida também a exposição das pessoas a fatores de risco, entre os quais inatividade física, alimentação inadequada e tabagismo.
 
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Carinho em bebês recém-nascidos internados ajuda na recuperação

  Evelyn Steadman, de 7 meses, dorme no colo da avó, Kathleen Jones, que é voluntária no Hospital Infantil da Universidade de Chicago. Quando nasceu, Evelyn recebeu carinho de voluntários da unidade (Foto:  AP Photo/Martha Irvine)
Foto: AP Photo/Martha Irvine
Evelyn Steadman, de 7 meses, dorme no colo da avó, Kathleen
 Jones, que é voluntária no Hospital Infantil da Universidade de
Chicago. Quando nasceu, Evelyn recebeu carinho de voluntários
Carinho acalma bebês em unidades de terapia intensiva de hospitais. Os benefícios do toque humano são bem conhecidos pela ciência
 
No Hospital Infantil da Universidade de Chicago, voluntários se encarregam de uma curiosa função: dar carinho a bebês recém-nascidos internados. Os "profissionais do carinho" seguem a mesma rotina em várias outras instituições americanas, que acreditam que a prática faz bem à saúde dos pequenos.
 
Quando as enfermeiras estão ocupadas com outros pacientes e os pais não podem comparecer ao hospital, um time composto por avós, aposentados, estudantes universitários e outros voluntários entra em ação.
 
"Você pode vê-los mais calmos, os batimentos cardíacos diminuírem e as pequenas testas relaxarem", diz Kathleen Jones, de 52 anos, uma voluntária do hospital de Chicago. "Eles estão lutando tanto e se submentendo a todo esse drama médico e todo esse trauma. Meu coração fica um pouco apertado por eles."
 
Unidades de terapia intensiva de recém-nascidos são ambientes barulhentos e estressantes. Há bebês extremamente prematuros ou com defeitos congênitos e outras doenças. Alguns estão muito doentes para serem segurados, mas não para serem tocados. Nesses casos, os voluntários os acariciam dentro da incubadora.
 
Evidências científicas dos benefícios de programas como esse são escassos, mas os benefícios do toque humano são bem conhecidos. Um estudo comprovou, por exemplo, que simplesmente colocar a mão sobre crianças prematuras reduz os níveis de hormônios do estresse. Outros estudos recentes sugeriram que o toque pode ajudar a regularizar o batimento cardíaco de prematuros, beneficiar o sono e até reduzir os dias no hospital.
 
Os estudos também sugerem que experiências negativas nessa fase da vida - incluindo dor, estresse e separação de outros humanos - pode prejudicar o desenvolvimento cerebral. Pesquisas em animais mostram que interações positivas estimulam o desenvolvimento do cérebro, de acordo com o médico Jerry Schwartz, diretor do setor de neonatologia do centro médico Torrance Memorial, perto de Los Angeles.
 
Nancy Salcido é uma voluntária no Torrance Memorial há um ano. Suas duas filhas estão crescidas e ela considera os turnos de três horas de carinho uma boa prática para potenciais netos. "Eu apenas os seguro perto de mim... e falo com eles, contando sobre meu dia, ou falo algumas palavras de estímulo", diz Nancy. "Uma das enfermeiras me apelidou de encantadora de bebês."
 
  Voluntária Gertie Rogers, de 84 anos, coloca um recém-nascido em uma cama na UTI neonatal no Hospital Infantil da Universidade de Chicago  (Foto: AP Photo/Martha Irvine)
Foto: AP Photo/Martha Irvine
Voluntária Gertie Rogers, de 84 anos, coloca um recém-nascido em uma cama na UTI neonatal no Hospital Infantil da Universidade de Chicago
 
Os pais precisam autorizar que seus bebês participem do programa e os "profissionais do carinho" devem passar por uma seleção e por treinamentos antes de começarem o trabalho. No hospital de Chicago, o treinamento inclui aulas sobre como ninar os bebês para fazê-los se sentirem seguros e como lidar com os fios e agulhas presos aos bebês, além de instruções específicas de higiene.

G1