Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 5 de março de 2014

Fatores emocionais estão intimamente ligados ao sobrepeso da população

Por essa razão, tratamentos psicológicos são fundamentais para compor o tratamento
 
Belo Horizonte — Não foi só a comida, tampouco a falta de exercícios físicos que levaram Graça Aparecida Domingos, 45 anos, a chegar a 178kg.
 
Com diabetes e pressão alta, a mulher, que sai de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, para ir à capital toda semana em busca de um psicólogo e de uma nutricionista, revela que teve obesidade de grau 3 depois que o marido assassinou a filha do casal, de 1 ano e 3 meses, há 10 anos.
 
“Com esse golpe da vida, não cuidei mais de mim. Tive depressão e descontava tudo na comida. Não tinha controle sobre isso. Só consegui me levantar, quando meu ex-marido foi preso, há pouco tempo”, desabafa.
 
A história da Graça é um exemplo do que a medicina já considera um dos passos no caminho da obesidade: os fatores emocionais. Sem uma única causa definida, o problema é decorrente de questões multifatoriais, ou seja, é fruto de várias vertentes que podem estar agindo isoladamente ou em conjunto. Entre elas, estão a ingestão aumentada de calorias, a diminuição da atividade física, a idade, os fatores genéticos e os emocionais. Mas a questão psicológica já se tornou, para os médicos, um dos gatilhos-chave para o excesso de peso.

“Os outros fatores podem ser controláveis se a cabeça estiver bem. Se não estiver sã, nada resolve. É claro que vai chegar a um ponto que a pessoa vai precisar de uma cirurgia, mas se a mente não estiver saudável, mesmo depois de um procedimento cirúrgico, o paciente volta a ganhar peso”, comenta Frederico Garcia, professor do Departamento de Saúde Mental da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e membro da diretoria da Associação Mineira de Psiquiatria.

Correio Braziliense

Dieta com muita proteína pode ser tão prejudicial quanto fumar

Foto: Reprodução
Uma dieta com muita carne e queijos pode ser tão prejudicial como fumar, mas o consumo moderado de proteínas é saudável, principalmente depois dos 65 anos de idade, afirmou um estudo publicado nesta terça-feira pela revista "Cell Metabolism".
 
Os pesquisadores acompanharam a dieta e as condições de saúde de uma ampla amostra de adultos por duas décadas, e perceberam que o consumo contínuo de proteínas animais faz com que uma pessoa tenha quatro vezes mais probabilidades de morrer de câncer que alguém com uma dieta pobre em proteínas.
 
É um risco de mortalidade por câncer comparável ao de uma pessoa que fuma. "Existe a noção equivocada de que, porque todos comemos, é fácil e simples entender a nutrição", assinalou o autor principal do estudo, Valter Longo, professor da Escola de Gerontologia e diretor do Instituto de Longevidade da Universidade do Sul da Califórnia.
 
O consumo excessivo de proteína não só aparece vinculado a um aumento substancial na mortalidade por câncer, mas as pessoas de meia idade que comem muita proteína de origem animal, incluídas carnes, leite e queijo, são mais suscetíveis a uma morte antecipada em geral, segundo a pesquisa. Dentro do estudo, quem tinha dieta com alto consumo de proteínas ficaram 74% mais propensos a morrer dentro do período do estudo que seus pares que consumiam menos proteínas. Também foram várias vezes mais propensos a morrer em consequência do diabetes.
 
A quantidade de proteína que deve fazer parte de uma dieta saudável foi um assunto controvertido por muito tempo, agitado ocasionalmente pela popularidade das dietas com alto valor protéico, como Dunkan, Paelo e Atkins.
 
O estudo da USC chegou à conclusão que a fase adulta não é monolítica, já que a biologia muda à medida que as pessoas envelhecem. A proteína controla o hormônio do crescimento IGF-I que ajuda no desenvolvimento do corpo, mas também foi associada com a suscetibilidade ao câncer. Os níveis de IGF-I caem substancialmente depois dos 65 anos de idade e isso contribui para o enfraquecimento e perda muscular.
 
O estudo chegou à conclusão que, apesar da ingestão elevada de proteínas ser prejudicial na meia idade, quando está incluído em uma dieta de níveis moderados ou altos de proteína depois dos 65 anos de idade pode fazer com que as pessoas fiquem menos suscetíveis às doenças. Um aspecto importante é os pesquisadores terem determinado que as proteínas vindas de plantas, como grãos, não parecem ter os mesmos efeitos sobre a mortalidade das proteínas de origem animal.
 
"A maioria das pessoas nos Estados Unidos come quase o dobro das proteínas que deveria ingerir e talvez a melhor mudança seria diminuir a ingestão diária de todas as proteínas, mas especialmente as de origem animal", assinalou Longo.
 
As conclusões sustentam as recomendações de várias agências de saúde que dizem que um consumo saudável é de 0,8 gramas de proteína por quilograma de peso corporal por dia na meia idade. Por exemplo, uma pessoa que peso 59 quilos deve consumir entre 45 e 50 gramas de proteína por dia com preferência para as proteínas de origem vegetal, como os legumes.
 
Os pesquisadores qualificam como dieta com alto conteúdo de proteínas uma na qual pelo menos 20% ingeridas vem de proteínas, independente de serem vegetal ou animal. Uma dieta moderada inclui de 10 a 19% de calorias de proteína, e uma dieta baixa é a que inclui menos de 10% de proteína.

EFE / R7

Pimenta, canela e gengibre ajudam na perda de peso

Getty Images
Alimentos termogênicos como a pimenta ajudam a acelerar
 a perda de gordura
Nutricionista dá cinco dias valiosas para eliminar os quilinhos a mais
 
Você exagerou neste Carnaval? E agora precisa literalmente fechar a boca para perder os quilinhos a mais? Mudanças simples na alimentação podem te ajudar a eliminar os excessos.

De acordo com a nutricionista Talitta Maciel, do Espaço Reeducação Alimentar, alguns alimentos são "poderosos antioxidantes e ajudam a desintoxicae e definir o corpo".
 
Veja o que fazer e fique linda:

 
1— Beba água, muita água! Além de ser fundamental para hidratar o corpo, transporte os nutrientes para as células e ajuda a eliminar as toxinas produzidas pelo organismo, a água é uma aliada na perda de peso. Segundo a nutricionista, ingerida um pouco antes das refeições, 30 minutos diminui a sensação de fome, fazendo você maneirar na porção
 
2 — Leve seu kit Sobrevivência na bolsa ou até no bolso. “Nesse kit pode conter bala de algas, chocolate amargo, garrafinha de água, amendoim, frutas e suco orgânico”, afirma Talitta
 
3— Aposte nos integrais: trocar pão, arroz e macarrão refinados por integrais ajudam o intestino a funcionar melhor. Além disso, baixa o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura
 
4 — Alimentação de três em três horas – Faça mais refeições ao longo do dia e em menor quantidade. Com isso, seu cérebro vai entender que não precisa guardar toda a gordura do alimento que vai ingerir, além de ajudar na saciedade
 
5— Inclua alimentos termogênicos no cardápio: esses produtos ativam seu metabolismo e são aliados na perda de gordura. Bons exemplos são: pimentas, café, chá verde, canela, gengibre

R7

ONU critica Uruguai e EUA por legalização da maconha

Foto: BBC
Diversos estados americanos já legalizaram a venda de maconha
A organização evocou em seu relatório anual uma "perigosa tendência"
 
O OICS (Órgão Internacional de Controle de Entorpecentes) questionou, nesta terça-feira (4), as iniciativas do Uruguai e dos Estados Unidos para a legalização da maconha, consideradas ilegais aos olhos das convenções internacionais.
 
A agência da ONU evocou em seu relatório anual uma "perigosa tendência" no Uruguai após a legislação da "produção, venda e consumo de maconha com fins não-médicos", e garante que tal lei contraria as disposições da Convenção única sobre os entorpecentes de 1961.
 
O parlamento uruguaio adotou definitivamente em dezembro de 2013 um texto que regula a produção e a venda de maconha sob autorização do Estado, uma iniciativa sem precedentes no mundo.
 
o OICS também lamentou "profundamente" que os estados do Colorado e de Washington tenham legalizado a posse de pequenas quantidades de maconha, em vigor desde o início de janeiro no Colorado e e possível a partir do segundo trimestre de 2014 em Washington.
 
O OICS perde ao governo federal norte-americano que "atente para que as convenções sejam plenamente respeitadas em todo o território" do país.
 
A agência pediu para que os governos tenham como prioridade "a saúde e o bem-estar da população no longo prazo", no espírito do preâmbulo da Convenção de 1961" na hora de avaliar "suas futuras políticas" sobre a questão das drogas.
 
R7

Aplicativos: Runtastic Push-Ups

1 de 5Seu treinador pessoal de flexões que ajuda você a alcançar suas metas de exercícios e treinamentos de resistência com um plano eficiente e fácil de seguir.

Você acha que isso não pode ser assim tão fácil? Deixe a Runtastic mostrar para você o contrário!
 
Com o aplicativo Runtastic Push-Ups, você pode atingir seus objetivos de fitness com a orientação de treinadores profissionais. Você vai estar motivado para treinar duro, fortalecer seus músculos e você ainda vai se divertir durante o processo!
 
Gratuito                          
 
Distribuidor
 
Peso do arquivo
17 MB
 
Última atualização
20/02/2014
 
Versão
1.0.2.0                            
 
Funciona com
- Windows Phone 8
 
Aplicativos necessários
  • identidade do telefone
  • reprodução de mídia
  • serviços de dados
  • sensor direcional e de movimento
  • HD720P (720x1280)
  • WVGA (480x800)
  • WXGA (768x1280)
O que é isso?                    
 
Idiomas suportados (8)
Deutsch English español français italiano 日本語 português (Brasil) 中文(简体)
               
Faça o download e instale manualmente                    

Iogurte batido com chá de frutas vermelhas ajuda a desintoxicar corpo

ThinkStock
Boa opção é optar por sucos com iogurte
Receitas fáceis ajudam você a "limpar" o corpo após exageros no Carnaval
 
Bom dia! Bebeu muita bebida alcoólica neste Carnaval? Comeu muitos alimentos gordurosos? A balança já está marcando um peso bem acima do seu? Calma!
 
Aposte nos sucos detox e elimine as toxinas. Uma boa opção é apostar nos sucos com iogurte.
 
O produto é altamente nutritivo, fonte de cálcio, apresenta alta densidade nutricional e reduzido teor de lactose.
 
Veja as receitas e desintoxique seu corpo
 
Iogurte batido com chá de frutas vermelhas
 
Ingredientes:
 
— 3 sachês de chá de frutas vermelhas (silvestre)
 
— 2 xícaras (chá) de iogurte batido (400 ml)
 
Preparo: Faça um chá bem concentrado: aqueça ½ xícara (chá) de água filtrada (100 ml), coloque os sachês de chá, tampe e deixe em infusão por 5 minutos. Deixe esfriar, retire os sachês e misture com o iogurte. Leve à geladeira por 20 minutos, ou até o momento de servir. Sirva gelado.
 
Vitamina de acerola e pera 
 
Ingredientes:
 
— 2 polpas congeladas de acerola (200 g)
 
— 2 xícaras (chá) de iogurte batido (400 ml)
 
— 1 pera madura cortada em cubos
 
Preparo: Coloque as polpas de acerola, o iogurte e a pera no copo do liquidificador e bata em velocidade média até que a vitamina fique homogênea. Sirva em seguida.
 
R7

SESAU – TO abre vagas para docentes

A Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins (SESAU) publicou o edital nº 8/2014 de Processo Seletivo, visando a contratação de 06 docentes de Oficinas Didático-Pedagógico (Ensino Médio). A jornada será de 96 horas distribuídas entre oficinas de 32 horas em cada aula. A remuneração será de R$ 60 por hora aula.
 
As inscrições serão gratuitas e podem ser feitas no período de 03 a 14 de março de 2014, presencialmente, na Secretaria Geral de Ensino da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes,  situada na Quadra 606 Sul, APM- 07, Alameda Portinari, Palmas -TO;
 
Os documentos apresentados na inscrição devem ser:
  1. Carteira de Identidade;
  2. Cadastro de Pessoa Física - CPF;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Comprovante de Conta Corrente;
  5. Contracheque atualizado;
  6. PIS/PASEP;
  7. RG ou certidão de nascimento do dependente.
Os inscritos serão avaliados por Avaliação de Curricular e Exposição em Microaula. Além do quantitativo de vagas previsto, serão classificados outros seis candidatos, que serão inseridos na categoria de Suplentes.
 
O Processo Seletivo será válido por um ano, com chance de prorrogação por mais um ano.

Concurso Prefeitura de São João da Boa Vista - SP

A Prefeitura de São João da Boa Vista, estado de São Paulo, publicou edital nº 03/2014, para realização de concurso público destinado ao preenchimento de duas vagas e formação de cadastro reserva nos cargos de Auxiliar de Laboratório, Agente Administrativo, Contador e Educador de Saúde Pública. Os vencimentos são de até R$ 2.701,63.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 28 de fevereiro a 13 de março de 2014, pelo site www.nosso
rumo.com.br. As taxas variam de R$ 23 a R$ 49.
 
Prova
As provas serão realizadas provavelmente no dia 06 de abril de 2014, em locais e horários a serem comunicados oportunamente através de Edital de Convocação. Os gabaritos da prova objetiva serão divulgados nos endereços eletrônicos www.nossorumo.org.br e www.saojoao.sp.gov.br, em data a ser comunicada no dia da realização das provas.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de dois anos, contado a partir da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período segundo interesse da Administração.

Concurso UFPE 2014

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) publicou edital n° 10/2014 de concurso público, destinado ao provimento de 53 vagas para profissionais de níveis médio e superior, por salários de até R$ 3.230,88. O concurso será executado pela Comissão de Processos Seletivos e Treinamentos (COVEST-COPSET).
 
As chances são para as funções de Assistente em Administração, Técnico de Laboratório, Edificações, Eletrotécnica, Mecânica, Microscopia Eletrônica, Morfofuncional, Topografia, Transportes, Técnico para as áreas de Contabilidade, Eletrônica, Tecnologia da Informação para as áreas de Suporte/ Redes e Desenvolvimento de Software, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, Arqueólogo, Jornalista e Médico para as áreas de Clínica Médica e Dermatologia.
 
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via internet, no período de 26 de março a 15 de abril de 2014, no endereço eletrônico www.covest.com.br.
 
A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para os cargos pertencentes ao nível de classificação E, e de R$ 45,00 para os cargos de nível de classificação D.
 
Todos os inscritos serão submetidos à prova escrita/objetiva na data prevista de 25 de maio de 2014, em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão e prova prático-operacional, apenas em Recife.
 
A divulgação dos gabaritos das provas escritas/objetivas será no dia 25 de maio de 2014, através da internet no endereço eletrônico www.covest.com.br.
 
O certame é valido por 01 ano, a contar de sua homologação.

Concurso Prefeitura de Ivaiporã - PR

A Prefeitura de Ivaiporã, no estado do Paraná, divulgou os editais 31 e 32/2014, de concursos, visando prover 138 vagas de níveis fundamental, médio e superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 9.531,90.
 
As vagas são para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Enfermeiro, Médico, Dentista, Auxiliar de Manutenção e Conservação, Auxiliar de Consultório Dentário, Eletricista de Autos, Motorista de Autos, Motorista de Veículos Pesados, Operador de Máquinas, Pedreiro, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Educação Infantil, Cuidador Social, Desenhista, Educador Infantil, Educador Social, Fiscal de Meio Ambiente, Fiscal de Obras, Fiscal de Tributos, Mestre de Obras, Técnico Agropecuário, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Meio Ambiente, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico/ Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico Pediatra, Médico Veterinário, Nutricionista, Pedagogo, Procurador, Professor, Professor de Educação Física e Psicólogo.
 
As inscrições podem ser realizadas de 27 de fevereiro a 19 de março de 2014, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br. As taxas oscilam de R$ 30 a R$ 70.
 
De acordo com o edital, a seleção será composta de prova objetiva, na data provável de 13 de abril de 2014, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br. O gabarito preliminar e o caderno de questões da prova objetiva serão divulgados 01 dia após a aplicação da prova objetiva, no endereço eletrônico www.fundacaofafipa.org.br.
 
O prazo de validade dos certames serão de dois anos, podendo ser prorrogados por igual período.

Concurso UNIR

A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulgou edital de  concurso público nº 006/2014, destinado ao provimento de 51 vagas para docentes, nos Campi de Porto Velho, Cacoal, Ji-Paraná, Vilhena, Ariquemes e Rolim de Moura. Este Concurso Público será operacionalizado pela Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD. A remuneração chega a R$ R$ 8.422,77.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 6 a 14 de março de 2014 pelo endereço eletrônico www.processoseletivo.unir.br, de forma gratuita.

Os inscritos serão submetidos às Provas Escrita, Didática e de Títulos, previstas para serem relizadas a partir de 12 de maio de 2014.

O certame terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Coronel João Pessoa (RN) abre processo seletivo

Com oferta de 67 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Coronel João Pessoa, no Estado do Paraná, lançou edital nº. 001/2014 para realização de processo seletivo. A carga horária dos contratados será de 20 a 40 horas semanais, por salários que variam entre R$ 724,00 e R$ 3.600,00.
 
Cargos: Médico, Odontólogo, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Bioquímico, Nutricionista, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Assistente Social, Gestor Municipal em Saúde Publica, Ag. de Saúde, Ag. de endemias, Educador físico, ACD, Técnico em enfermagem, Professor (Educação física, educação infantil e ensino fundamental), Supervisor escolar, Psicopedagogo, Agente Administrativo, Guarda noturno, Motorista (CNH D), Tratorista, ASG, Engenheiro, Arquiteto, Eletricista, Gari e Assistente social.
 
As inscrições serão realizadas nos dias 06, 07 e 10 de março de 2014, das 08h às 12h, na sede da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua - Rua João Rufino, s/n, Centro. A taxa de inscrição é de R$ 15,00 (nível fundamental e médio) e R$ 25,00 (nível superior).
 
No ato da inscrição o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
  1. Cédula de identidade (R.G.), original e xérox;
  2. Cadastro de Pessoa Física (C.P.F.), original e xérox;
  3. 02 fotos 3 x 4 atual;
  4. Provas de quitação do serviço militar, se do sexo masculino e de quitação das obrigações eleitorais, originais e xérox;
  5. Comprovante de pagamento da inscrição par o cargo pleiteado.
A seleção será composta de prova escrita e de títulos.
 
A prova escrita será aplicada na data provável de 29 de março de 2014 na escola Dr. Severiano e José Próspero.
 
Os títulos deverão ser entregues após a divulgação da lista de aprovados na prova objetiva até às 16h de 10 de abril de 2014 na sede da Secretaria Municipal de Educação.
 
O processo seletivo será válido por 10 meses, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogáveis, pelo prazo necessário, até a conclusão do processo de realização do concurso público.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 27 de fevereiro de 2014, pág. 77 a 80.

Concurso Prefeitura de Aracati - CE 2014

A Prefeitura de Aracati, no estado do Ceará, através do Instituto Nacional de Gestão Avançada – INGA, publicou edital de concurso público n° 001/2014, com a intenção de ocupar 683 vagas para profissionais de níveis médio e superior. Os salários podem chegar a até R$ 5.929,54.

Cargos
- Nível Médio: Agente Administrativo, Atendente de Farmácia, Auxiliar em Consultório Dentário, Digitadores, Guarda Florestal, Guarda-Vidas, Monitor de Artes, Músicos - Flauta, Clarinete, Sax-Alto, Sax-Tenor, Bombardino, Trombone, Trompete, Trompa EB, Contra Baixo e Percussão, Secretário Escolar, Técnicos em Contabilidade, Edificação, Enfermagem, Gesso, Hematologia, Higiene Bucal, Imobilização Ortopédica, Informática, Laboratório, Prótese Dentária - CEO, Radiologia, Radiologia e Tomografia, em Segurança do Trabalho e Vigilante Sanitário;
 
- Nível Superior: Administrador, Advogado, Arquiteto, Assistente Social, Auditor em Saúde, Auditor Fiscal, Bibliotecário, Biomédico, Bioquímico, Economista, Enfermeiro, Enfermeiro de PSF, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiros Civil e de Pesca, Farmacêutico Bioquímico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico, Médico-Cirurgião, Médicos Anestesista, Clínico Geral, de PSF, Dermatologista, Endoscopista, Ginecologista Obstetra, Infectologista, Oftalmologista, Pediatra, Psiquiatra, Radiologista, Traumatologista, Ultrassonografista, Nutricionista, Odontólogos de Pacientes Especiais, de PSF, Prótese Dentária e nas áreas de Endodontia, Especialista em DTM, Odontopediatria, Periondontria, Pedagogo, Psicólogo, Psicopedagogo, Sociólogo, Terapeuta Ocupacional, Veterinário, Professor das áreas de Humanas, Ciências, Educação Física, Inglês, Matemática, Polivalente  e Português.

Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até 10 de março de 2014, exclusivamente via internet, no site do INGA (www.ingagestao.org.br). O valor da taxa de inscrição será de R$ 30,00 para os cargos de nível médio e R$ 50,00 para os cargos de nível superior.

Provas
O concurso público será composto de prova de conhecimentos para todos, além de avaliação de títulos somente para cargos do Magistério. As provas serão realizadas na Cidade de Aracati-CE, na data prevista de 13 de abril de 2014, nos horários especificados no edital e no Cartão Informativo.

Validade
O prazo de validade do concurso será de dois  anos, contados a partir da publicação oficial da homologação do Resultado Final, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Prefeitura de Bom Jardim de Goiás - GO anuncia processo seletivo

A Prefeitura Municipal de Bom Jardim de Goiás, no estado de Goiás, publicou extrato do edital de processo seletivo n° 005/2014, destinado ao provimento de várias vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior.

As chances são para as funções de Agente Comunitário de endemias, Agente Comunitário de Saúde, Auxiliar de Farmácia, Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Serviços de Limpeza, Cozinheira, Educador Físico, Eletricista, Enfermeiro, Farmacêutico-Bioquímico,Guarda-Noturno, Jardineiro, Monitor do Peti, Motorista de Veículos Leves, Motorista II, Motorista S, Nutricionista S, Operador de Lavanderia, Operador de Máquinas Agrícolas, Pedreiro, Recepcionista e Técnico em Enfermagem.

As inscrições e a apresentação do currículo serão recebidas junto ao Departamento de Recursos Humanos desta Prefeitura, sito na Praça José Benjamim, s/n, Centro, das 08h as 11h e das 13h30 horas às 17h30 até o dia 06 de março de 2014.

Cópias do Edital do Processo Seletivo Simplificado-PSS nº 05/2014 estão a disposição dos interessados no mural de publicações da Prefeitura e no site www.bomjardim.go.gov.br e no site da Associação Goiana dos Municípios www.agm.org.br.

Concurso Prefeitura de Palhoça - SC

A Prefeitura de Palhoça, estado de Santa Catarina, abriu concurso público com intuito de preencher 15 vagas para Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle de Endemias, Motorista, Auxiliar de Consultório Dentário, Monitor, Técnico em Enfermagem, Técnico em Informática, Técnico em Contabilidade, Fiscal do Meio Ambiente, Analista de Sistemas, Arquiteto, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Geógrafo, Nutricionista, Procurador do Município, Médico ESF e Médico Psiquiatra. Os vencimentos são de até R$ 6.588, por jornada de 10 a 40 horas semanais.
 
Inscrição
As inscrições serão efetuadas até 07 de abril de 2014, pelo site http://palhoca2014.fepese.org.br/. A taxa varia de  R$ 40 a R$ 90.
 
Prova
O concurso constará de prova escrita, prevista para 04 de maio de 2014, em local que será divulgado na data provável de 29 de abril de 2014, no endereço eletrônico do Concurso Público.
 
A prova e o gabarito provisório serão divulgados no endereço eletrônico: http://palhoca2014.fepese.org.br/, a partir das 21h do dia da sua realização.

Concurso Funarte 2014

A Fundação Nacional de Artes (Funarte) divulgou edital nº. 1, de 27 de fevereiro de 2014, para a realização de concurso público. O certame oferece 50 vagas para profissionais de níveis médio e superior, com salários de até R$ 4.247,82.
 
Ficam reservadas 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Contador, Psicólogo, Profissional de Artes Cênicas - Instrutor Circense, Cenógrafo, Contrarregra, Assistente Administrativo, Operacional Administrativo, Assistente Técnico/Financeiro, Fisioterapeuta, Administrador e PTS I, II e II (Profissional Técnico Superior).
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas no período de 10 de março até às 03 de abril de 2014, no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/funarte.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 100,00.
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas nas cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP, na data provável de 11 de maio de 2014, das 08h às 12h (nível médio) e das 14h às 18h (nível superior), em local a ser divulgado no site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/funarte.
 
Os candidatos inscritos no cargo Profissional de Artes Cênicas - Instrutor Circense serão convocados para a realização das provas práticas por meio de edital.
 
O resultado preliminar e o gabarito oficial preliminar da prova objetiva serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos.
 
Validade
A validade do concurso será de 01 ano, contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da administração da FUNARTE.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial da União, de 28 de fevereiro de 2014, pág. 23 a 28.

Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) - PR

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali), no Paraná, publicou edital n° 001/2014 de concurso público, com a intenção de preencher 21 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 3.784,26 em carga horária de 20 a 40 horas semanais.
 
O concurso público será realizado sob responsabilidade da Fundação Municipal Centro Universitário da Cidade de União da Vitória – Uniuv.
 
As vagas são para os cargos de Advogado, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Farmacêutico, Psicólogo, Técnico em Enfermagem, Atendente, Auxiliar Administrativo, Motorista Categoria “D”, Serviços Gerais, Assistente Social, Enfermeiro, Médico e Técnico em Enfermagem.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições, no endereço eletrônico concursopublico.uniuv.edu.br, até o dia 24 de março de 2014. As taxas variam de R$ 60,00 a R$ 100,00.
 
A prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, terá duração de 3 horas e será realizada no dia 13 de abril de 2014, com início às 14h, em local a ser informado posteriormente.
 
No dia da realização da prova objetiva, os portões serão abertos às 12h30 e o candidato deverá chegar ao local das provas antes das 13h3, pois os portões de acesso à sala de prova serão fechados rigorosamente nesse horário. Não será admitido, sob qualquer hipótese, adentrar ao local da prova o candidato que se apresentar após o horário determinado.
 
Os gabaritos provisórios e os cadernos de provas serão divulgados no site da Uniuv: concursopublico.uniuv.edu.br, a partir das 17h, do dia 14 de abril de 2014.
 
O concurso terá validade de dois anos, a partir da data da homologação do resultado final, que será publicada no site e órgão oficial de imprensa do Cisvali, podendo, a critério do Cisvali, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Serra Azul de Minas - MG

Mais uma oportunidade de emprego é disponibilizada no estado de Minas Gerais. A Prefeitura de Serra Azul de Minas divulgou extrato do edital nº. 001/2014 de concurso público, oferecendo várias vagas em todos os níveis de escolaridade.
 
Cargos: Odontólogo, Bioquímico, Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Fisioterapeuta, Psicólogo, Aux. de Serviços Gerais, Fiscal Sanitarista, Motorista, Professores, Servente Escolar, Supervisor Pedagógico, Assistente Administrativo, Agente Administrativo, Fiscal de Tributos/Rendas, Aux. Administrativo, Assistente Social, Operador de Máquinas Pesadas(Retroescavadeira/Patrol), Operador de Máquinas Leves (Girico), Oficial de Serviços Públicos (Pedreiro), Mecânico - frota de veículos escolar/veículos da administração e Gari.
 
As inscrições serão realizadas do dia 02 a 31 de maio de 2014, no site www.polisauditoria.com.br.
 
O extrato do edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 28 de fevereiro de 2014, pág. 109.

Prefeitura de Santa Bárbara (MG) abre vagas na área da saúde

A Prefeitura de Santa Bárbara, em Minas Gerais, divulgou os editais de processo seletivo nº. 02, 09, 005, 006 e 010/14, destinados à admissão em caráter temporário de 01 Oficial de Obra e Serviço (nível fundamental), 01 Técnico de Enfermagem, 01 Agente de Combate às Endemias (nível médio/técnico), 02 Enfermeiros (nível superior) e 02 Médicos PSF, por vencimento de até R$ 12.000,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
  1. Ter nível elementar de escolaridade;
  2. Possuir ensino médio completo;
  3. Ser portador de diploma de curso Técnico de Enfermagem;
  4. Possuir registro junto ao Conselho Profissional – COREN;
  5. Ser portador de diploma de Curso Superior em Enfermagem;
  6. Ser portador de diploma de Curso Superior em Medicina;
  7. Possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM.
As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de março de 2014, no horário das 07h30 às 11h e das 13h30 às 17h, nos seguintes locais:
 
Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, localizada à Rua Francisco Arcanjo de Souza Melo – s/n – Parque Recanto Verde, Centro, Santa Bárbara/MG;
 
Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro, Santa Bárbara – MG.
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital foi publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 28 de fevereiro de 2014, pág. 88 a 97.

Banco do Brasil publica edital de concurso para 456 vagas

Aberto pelo Banco do Brasil, o concurso nº 01/2014, cuja finalidade é a formação de cadastro reserva para 456 postos no nível inicial da chamada Carreira SESMT - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. Serão selecionados candidatos aos cargos de Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho (superior), Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de Enfermagem do Trabalho (médio técnico).
 
As oportunidades estão distribuídas entre as seguintes capitais: Acre (4), Amapá (4), Amazonas (14), Pará (12), Rondônia (4), Roraima (4), Tocantins (4),  Alagoas (4), Bahia (20), Ceará (17), Maranhão (12), Paraíba (7), Pernambuco (12), Piauí (12), Rio Grande do Norte (12), Sergipe (4), Goiás (13), Mato Grosso (12), Mato Grosso do Sul (7), Espírito Santo (12), Minas Gerais (27), Rio de Janeiro (24), São Paulo (56), Paraná (28), Rio Grande do Sul (21), Santa Catarina (21). Ainda em São Paulo, há 56 vagas para Ribeirão Preto e na capital federal (Brasília), há 33 vagas.
 
Salário
A remuneração oferecida para os futuros contratados será diferenciada, em função do cargo ocupado, variando de R$ 3.673,08 a R$ 8.707,19, para um regime laborativo de 30 ou 40 horas semanais. Além da remuneração oferecida, o Banco oferece vantagens como: possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional; participação nos lucros ou resultados; vale-transporte; auxílio-creche; ajuda alimentação/refeição; auxílio a filho com deficiência; plano odontológico; assistência médica (planos de saúde); e previdência privada. As contratações se darão sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
 
Inscrições
As inscrições já se encontram abertas, por meio do endereço eletrônico da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), e serão encerradas no dia 20 de março de 2014. As taxas são de R$ 45 e R$ 83, conforme o nível do cargo pretendido.
 
Provas
A avaliação dos candidatos englobará Prova Objetiva (conhecimentos básicos e específicos), Prova Discursiva (Redação) e a etapa final de Perícias Médicas e Procedimentos Admissionais. Somente será avaliada a Redação dos candidatos habilitados e melhor classificados nas provas objetivas, de acordo com os critérios previstos no Edital.
 
A aplicação das Provas Objetivas e Discursiva - Redação está prevista para o dia 04 de maio de 2014.
Com previsão de divulgação do resultado no dia 24 de junho de 2014, este concurso terá validade de um ano, contado a partir da data de sua homologação final. Este prazo poderá ser prorrogado somente uma vez, a critério exclusivo do Banco.

O edital completo e outras atualizações estão no sítio da Fundação Cesgranrio.

Prefeitura de Lajes (RN) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Lajes, no Rio Grande do Norte, divulgou edital de processo seletivo nº. 001/2014, destinado à contratação de 9 profissionais de níveis médio e superior. O vencimento pode chegar a R$ 3.000,00, com carga horária de 20, 30 ou 40 horas semanais.
 
Cargos: Assistente Social, Bioquímico, Médico Psiquiatra, Farmacêutico, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Médico Autorizador e Educador Físico.
 
Interessados, deverão se inscrever no período de 10 a 14 de março de 2014, das 08h às 12h, na Secretaria Municipal de Saúde, na Praça Monsenhor Vicente, 660, Centro - Lajes/RN.
 
A taxa de inscrição é de R$ 30,00 (nível médio) e R$ 50,00 (nível superior).
 
A seleção constará de análise de Curriculum Vittae.
 
O resultado final será divulgado até o dia 20 de março de 2014.
 
A validade do processo seletivo será de 01 ano, podendo ser prorrogado por igual período, a contar da data de homologação da referida seleção, para suprir as necessidades da administração municipal.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios do Estado do Rio Grande do Norte, de 28 de fevereiro de 2014, pág. 64 a 65.

CRO - PB abre processo seletivo

Foi divulgado edital de processo seletivo 001/2014 do Conselho Regional de Odontologia da Paraíba (CRO - PB). O certame será executado por meio da empresa Amiga Pública Concursos e oferece 08 vagas para profissionais de níveis fundamental e médio, por salários que variam de R$ 795,08 a R$ 1.270,43 para trabalhar em jornadas de 40 horas semanais.

As chances são para as funções de Auxiliar de Serviços Gerais, Agente Administrativo, Agente de Portaria e Auxiliar de Fiscalização I.

Os interessados deverão fazer suas inscrições no período de 10 de março a 11 de abril de 2014, pelo site www.amigapublica.com.br. As inscrições custam R$ 40,00 para Auxiliar de Serviços Gerais I e R$ 50,00 para as demais funções.

Os inscritos serão avaliados através de provas objetivas, que terão duração de 03h (três horas) e serão aplicadas prioritariamente no Município de João Pessoa, Estado de Paraíba, em locais e data a serem divulgados através de Edital específico, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no Quadro de Avisos do CRO/PB. É de responsabilidade exclusiva do candidato a identificação correta da data, local e horário de realização das provas.

O processo seletivo terá validade de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado a critério do CRO - PB.

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP 2014

A Prefeitura de Guarulhos, no estado de São Paulo, através do Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Administração e Modernização, abriu edital 07/2014-SAM 01 de concurso público, com o fito de ocupar 95 vagas para médicos em diversas especialidades. Os salários variam de R$ 4.611,63 ou R$ 5.533,96, de acordo com a vaga pretendida e regime desempenhado, em carga horária que pode ser de 20h ou 24 horas semanais.

O concurso será executado por meio do Instituto Brasileiro de Administração Municipal - IBAM.

Os interessados deverão fazer suas inscrições de 10 de março a 10 de abril de 2014, pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa é no valor de R$ 79,00.

Os candidatos inscritos serão submetidos às provas objetiva e de títulos. A aplicação das provas objetivas está prevista para 11 de maio de 2014 e serão realizadas na cidade de Guarulhos-SP.

A confirmação da data e as informações sobre horários e locais da prova serão divulgados oportunamente, através de Edital de Convocação para as provas, a ser publicado no dia 06 de maio de 2014 no Diário Oficial do Município de Guarulhos e também nos sites www.ibamsp-concursos.org.br e da Prefeitura www.guarulhos.sp.gov.br - através de informativos que serão encaminhados pelo IBAM, por intermédio de e-mails (informados pelos candidatos no momento da inscrição) ou dos correios.

O prazo de validade do concurso será de dois anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável por igual período, a juízo da Administração Municipal.

Prefeitura de Presidente Alves - SP realiza processo seletivo

A Prefeitura de Presidente Alves, no estado de São Paulo, publicou edital de processo seletivo 001/2014, destinado ao provimento de 02 vagas para dentista. O salário é de R$ 1.570,47 para carga horária de 20h semanais.
 
 Podem se inscrever candidatos com ensino superior completo em Odontologia que tenham registro no Conselho de Classe.

Os interessados deverão fazer suas inscrições pela página eletrônica www.milconsultoria.com.br, até 10 de março de 2014. A taxa de inscrição é de R$ 60,00.
 
O processo seletivo compreenderá o exame de conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, sob a responsabilidade da empresa J. Alvares Ferreira & Alvares Ltda.

As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 30 de março de 2014, às 9h, em locais a serem informados futuramente pelo www.milconsultoria.com.br. A validade da seleção é de 01 ano, a contar de sua homologação, podendo ser prorrogada.

Concurso Prefeitura de São Vicente - SP

A Prefeitura de São Vicente, no estado de São Paulo, através do Instituto Zambini, abriu edital de concurso público nº 01/2014, para preenchimento de 96 vagas nos cargos de níveis fundamental, médio e superior, por salários de até R$ 2.207,93 em carga horária de 20 ou 40 horas semanais.
 
As chances são para as funções de Agente da Autoridade de Trânsito, Engenheiro Civil, Enfermeiro - Programa Saúde da Família - PSF, Guarda Civil Municipal 2ª Classe e Médico nas mais diversas especialidades.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período das 13h de 10 de março até às 22h de 10 de abril de 2014, no endereço eletrônico www.zambini.org.br. As taxas variam de R$ 38,00 a R$ 75,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
A prova objetiva tem data prevista de realização para 11 de maio de 2014. A convocação dos candidatos para prova objetiva, indicando horário e local de provas, poderá ser verificada nos sites www.zambini.org.br e www.saovicente.sp.gov.br e seu aviso será publicado na Imprensa Oficial do Município de São Vicente.
 
A Prova Objetiva será aplicada no município de São Vicente e, eventualmente, se a capacidade das escolas não for suficiente para atender a todos os inscritos, será realizada nos municípios vizinhos.
 
O concurso público destina-se ao provimento de vagas, pelo regime Estatutário, aos cargos públicos atualmente vagos e dos que vagarem, dentro do prazo de validade de dois anos, prorrogável por até igual período, a critério da Prefeitura Municipal de São Vicente, a contar da data da homologação do certame.

Concurso Prefeitura de Tailândia - PA tem inscrições prorrogadas

A Prefeitura de Tailândia, no Pará, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, abriu o concurso público de edital 001/2014, destinado ao preenchimento de 181 vagas distribuídas entre os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Endemias (ACE). O vencimento inicial de ambos os cargos é de um salário mínimo (R$ 724,00), lembrando que também será formado cadastro de reserva.
 
O certame será executado pela organizadora INAZ DO PARÁ – Serviços de Concursos Públicos LTDA.
 
O período de inscrição segue aberto até 21 de março de 2014, pelo site www.paconcursos.com.br, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 44,00.
 
A seleção para todos os cargos será composta de prova objetiva e Curso de Formação Continuada. A aplicação da prova terá data comunicada futuramente pelo www.paconcursos.com.br.

Mulheres com mais de 70 têm 'o melhor sexo de suas vidas'

Idosos (Foto: BBC)
Foto: BBC
Pesquisadora americana conclui que mulheres mais velhas são mais aventureiras e confiantes na sua sexualidade que as jovens
 
Segundo a crença popular, o desejo e a atividade sexual diminuem com a idade, especialmente nas mulheres. Mas uma acadêmica da American University, de Washington, sugere que mulheres com mais de 70, 80 ou até 90 desfrutam a melhor atividade sexual de suas vidas.
 
Iris Krasnow, professora de Jornalismo e Estudos Femininos, entrevistou 150 mulheres entre 20 e 90 anos sobre os seus segredos mais íntimos e teve conversas surpreendentes e reveladoras - que acabada de publicar no livro Sex After...: Women Share How Intimacy Changes as Life Changes ('Sexo depois dos...: Mulheres compartilham como a intimidade muda com as mudanças da vida', em tradução livre).
 
Krasnow abordou o assunto de vários ângulos, indagando sobre a atividade sexual em diferentes fases da vida: depois da faculdade, da maternidade, da menopausa e da viuvez.
 
Descobriu que as mulheres mais velhas eram mais aventureiras e mais confiantes na sua sexualidade que as jovens que estão em fase de 'envolvimento' ou namoro. 'A era da senhora', diz.
 
'Frágil, enrugada e seca'
Suas entrevistadas eram de diferentes idades, classes sociais, raças, culturas e religiões. Mas o fator comum é que relatos de sexo bom estavam sempre ligados ao desenvolvimento de intimidade e conexão emocional.
 
'As pessoas pensam sobre o sexo até o momento em que morrem', disse Iris Krasnow, em entrevista à BBC Mundo (serviço espanhol).
 
E, de acordo com o que dizem, não estão só pensando, mas também praticando e se divertindo. 'A era da mulher de 78 anos, frágil, enrugada e seca é coisa do passado', disse a autora.
 
Ela acrescentou que as mulheres entre 80 e 90 anos estão na faixa etária que mais cresce dentro da população idosa, em muitos países ocidentais. O que estamos vendo agora é não só um aumento na longevidade, mas o aumento da atividade sexual neste setor da sociedade.
 
Este crescimento da expectativa de vida vem com melhores remédios, mais vigor, mais exercício, melhor dieta e saúde - o que resulta numa população de terceira idade mais sexual e saudável do que antes.
 
Igualmente arcaico, indica Krasnow, é o mito de que as mudanças fisiológicas, como a menopausa, cirurgias de câncer ou histerectomia (retirada do útero), não permitem o desenvolvimento da atividade sexual saudável.
 
'Uma das minhas entrevistadas fez uma histerectomia aos 30 e, depois disso, melhorou sua vida sexual', deu como exemplo. 'Também inclui no livro as histórias de mulheres de 90 que estão iniciando relacionamentos', destacou.
 
Segundo a especialista em Estudos Femininos, a alegada incapacidade das mulheres permanecerem sexualmente ativas na velhice é um mito perpetuado por homens mais velhos que querem firmar sua juventude e, com a ajuda de Viagra, buscam relacionamentos com mulheres mais novas.
 
Embora não seja necessariamente defensora do uso de medicamentos, que podem ter efeitos colaterais graves, a acadêmica argumenta que hoje há acesso a uma gama de opções de tratamentos, desde os hormonais e lubrificantes aos antidepressivos, que podem devolver o entusiasmo e a capacidade de desfrutar do sexo.
 
Saúde e aparência
Iris Krasnow divide as mulheres que se reencontram com sua sexualidade após os 65 anos em duas categorias:
 
A primeira é a do 'ninho vazio' - aquela mulher que terminou de criar os filhos, adolescentes e estudantes universitários, e estes já saíram de casa.
 
Se antes estavam sobrecarregadas pela agitação doméstica, ocupadas em levar as crianças para lá e para cá ou preocupadas com que alguma delas a surpreendesse fazendo amor com seu parceiro, agora estão comemorando as possibilidades oferecidas por esta última fase da vida.
 
Essas mulheres e seus parceiros estão geralmente aposentados, mas ativos e conectados com o mundo exterior por meio de dispositivos modernos e redes de comunicação. Mas, principalmente, eles estão relaxados.
 
'Uma mulher me disse que, pela primeira vez, fez sexo na cozinha e estava experimentando um vibrador', disse Krasnow.
 
A outra categoria é a viúva. A mulher que foi casada por 55 anos e cuja vida sexual passou de ardente a aborrecida e, finalmente, inexistente. A que cuidou de seu marido doente por dez anos e o viu morrer.
 
'Agora essa viúva conhece outro viúvo - jogando golfe ou cartas - e os dois começam a praticar carícias de formas que nunca fizeram. Isso torna-se o melhor sexo de suas vidas', disse ela.
 
Um aspecto importante é a boa saúde, conseguida através de atividade e dieta adequadas.
 
As pessoas que vivem um estilo de vida sedentário e comendo demais não só se sentem mal, como não gostam como se vêem, afirma Krasnow.
 
'Alguém com sobrepeso geralmente têm outros problemas, come para preencher um buraco em sua alma', disse ela. 'Se você estiver com sobrepeso, certamente não tem boa circulação e não há irrigação para os órgãos genitais. Sexo é a irrigação', observa.
 
'100% das mulheres em seus 70 e 80 anos que disseram que estavam tendo um bom sexo estão em excelente condição física', contou.
 
Sexo, por sua vez, prolonga a vida, assegura a pesquisadora. 'Fisiologicamente, mantém o coração andando, as entranhas andando, o corpo andando, a vida andando'.
 
Intimidade
Mas o mais importante no desenvolvimento de uma boa prática sexual é a conexão emocional. O sexo é melhor quando há uma emoção igualmente profunda.
 
Krasnow chegou a essa conclusão depois de entrevistar milhares de casais ao longo de mais de três décadas.
 
'A pessoa que diz que só quer sexo sem amor mente. Todo mundo quer amar e ser amado. Isso é uma sensação primária que todos buscamos, sentir-se único nos olhos do amante', diz.
 
'Tudo parte de uma química sexual, explica, e, se essa química converte-se em compromisso e amor, o casal tem uma boa chance de sucesso e uma vida longa juntos. E se os dois estão de acordo com a evolução sexual de ambos, tudo fluirá bem', nota.
 
'Se você escolhe um parceiro desejado e sua mente pode se adaptar a um corpo envelhecido, sexualmente qualquer coisa é possível', acrescenta.
 
Nem tudo tem que ser sexo na cozinha ou de alta intensidade, Krasnow explica. Pode ser uma boa sessão de amasso ou uma massagem lenta e concentrada.
 
'O que pode ser melhor que isso? Sexo é o vínculo que temos com a nossa juventude. Nos mantém feliz, jovens e vivos'.
 
BBC Brasil / G1

Abuso de medicamentos supera o consumo de drogas ilícitas

Situação ocorre principalmente no continente americano.  Relatório foi publicado pela Junta Internacional de Entorpecentes
 
O consumo abusivo de medicamentos vendidos com prescrição médica aumenta no mundo e representa uma ameaça crescente para a saúde pública, alertou a Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (JIFE) em um relatório publicado nesta terça-feira (4) em Viena.
 
'Este uso se intensificou em todas as regiões' e em 'alguns países supera a taxa de consumo de drogas ilícitas', indicou em seu relatório anual a JIFE, um organismo da ONU com sede em Viena.
 
O continente americano é particularmente afetado e as mulheres consomem mais que os homens, indicou o relatório.
 
A instituição convida os Estados a reduzir a oferta destes medicamentos e a sensibilizar a opinião pública.

G1

Entre o câncer e o déficit de vitamina D, médicos recomendam suplemento

 A suplementação é o melhor remédio em caso de déficit
de vitamina D
Reumatologistas e dermatologistas recomendam suplementação diária. Sol é indicado como medida de prevenção, não quando já há carência
 
Apesar de dermatologistas e reumatologistas eventualmente discordarem sobre se é melhor usar protetor solar o tempo todo e evitar um câncer de pele no futuro ou se é preferível expor o corpo alguns minutos por dia e prevenir a osteoporose, as duas sociedades médicas concordam em um ponto: a suplementação é o melhor remédio em caso de déficit de vitamina D.
 
Isso porque não há consenso sobre o tempo mínimo de sol necessário para corrigir uma eventual deficiência. O sol nos braços e pernas antes das 10h da manhã, portanto, funciona mais como fator de prevenção, e não de correção.
 
“Dizer que tomar sol de 15 a 20 minutos por dia é suficiente para obter vitamina D não é certo, pois isso depende de fatores como idade, cor da pele, poluição do ar, estação do ano e se o país está perto do Equador”, explica a reumatologista Rosa Pereira, presidente da Comissão de Osteoporose e Doenças Osteometabólicas da Sociedade Brasileira de Reumatologia.
 
Alguns pacientes também não podem se expor aos raios ultravioleta (UV) porque são muito idosos, têm doenças de pele, problemas autoimunes, pele branca demais ou antecedentes familiares. “Se o nível de vitamina D estiver muito baixo, o médico solicita suplemento em gotas ou cápsulas. Caso esteja perto do limite, não precisa de remédio”, diz Rosa.
 
Nos três primeiros meses, é aplicada uma dosagem mais alta, depois uma menor, e aí o exame de sangue é refeito – geralmente, após uma dosagem de 800 a 1.000 unidades de vitamina D por dia. O acompanhamento pode ser realizado com um reumatologista, um endocrinologista ou um clínico geral.
 
O que é déficit?
A própria questão do que é considerado carência de vitamina D é controversa: enquanto os reumatologistas fixam 30 nanogramas/ml como limite, os dermatologistas trabalham com 20 nanogramas/ml.
 
“Esse valor menor é o que o Instituto Americano de Medicina estabelece como suficiente. Trinta é demais”, afirma o dermatologista Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Segundo ele, a entidade vai se manifestar para que os laboratórios do país reconsiderem esse parâmetro.
 
Em 2005, Maia coordenou uma pesquisa com 50 pacientes com melanoma e outros 50 saudáveis que tomavam sol, e chegou à conclusão de que os dois grupos tinham níveis semelhantes de vitamina D, mesmo o primeiro não podendo se expor diretamente aos raios UV.
 
“O pouco de radiação que eles recebiam, pela falta de bloqueio total do filtro, já era suficiente para sintetizar a substância”, diz o médico.
 
Na opinião do dermatologista, precisa haver um fórum interdisciplinar para discutir a questão da vitamina D e chegar a uma conciliação das classes.
 
“Quando o paciente fica com duas orientações diferentes, é ele quem sofre. Não podemos ter opiniões diversas. E os dermatologistas não podem ser culpados pelos casos de osteoporose no mundo”, ressalta.
 
Osteoporose
Maia também destaca que a vitamina D não é a única substância responsável pela prevenção da osteoporose. “A pessoa precisa ter um nível de cálcio bom, além de fígado, rins e absorção intestinal em pleno funcionamento”, enumera.
 
Segundo a reumatologista Rosa Pereira, 80% do problema depende de influência genética, de uma exposição solar insuficiente na infância e adolescência e da baixa ingestão de leite e derivados – grupo alimentar cuja recomendação diária o brasileiro tem mais dificuldade de alcançar.
 
A incidência de déficit de vitamina D entre homens e mulheres é semelhante. Já no caso da osteoporose, a prevalência é maior nas representantes femininas. “A mulher tem maior perda óssea após a menopausa, principalmente nos primeiros cinco a oito anos depois da última menstruação”, explica a médica.
 
“Panaceia universal”
Na opinião do dermatologista Marcus Maia, a vitamina D é a nova “panaceia universal”, ou seja, um remédio contra todos os males. Isso porque a substância tem sido usada nos mais diversos testes científicos, desde os que querem achar a cura para o câncer até os que pretendem prevenir problemas cardiovasculares, tuberculose ou esclerose múltipla.
 
“O Instituto Americano de Medicina examinou todos os trabalhos sobre vitamina D nos EUA e descobriu que eles são inconclusivos e inconsistentes”, afirma.
 
Para a dermatologista Márcia Purceli, do Hospital Albert Einstein, a vitamina D só virou “febre” no mundo inteiro porque é possível dosá-la no sangue. Na verdade, o que se verifica na corrente sanguínea é a quantidade de hormônio da paratireoide (paratormônio ou PTH), cujo nível aumenta quando há deficiência de vitamina D – já que é ele o responsável por retirar o cálcio dos ossos para jogar no sangue e cumprir as funções metabólicas necessárias.
 
“Se as outras vitaminas, como A, C e E, pudessem ser dosadas, certamente haveria novos booms”, diz Márcia. Atualmente, só são quantificadas no sangue a vitamina D e as do complexo B.

G1

Teste de fragmentação do DNA espermático: avaliando a qualidade do sêmen

Muitas vezes os espermatozoides podem estar se movimentando bem, mas seu DNA pode estar comprometido
 
que é o teste de fragmentação do DNA espermático
Alguns espermatozoides podem ter seu DNA quebrado e ter esses fragmentos soltos no sêmen. Desde os anos 2000 vários estudos mostram que uma maior quantidade de fragmentos de DNA no sêmen estão relacionados a maiores taxas de infertilidade. 
 
Isso ocorre porque esse tipo de gameta não tem a mesma qualidade dos que não se fragmentaram e também não consegue gerar um bebê saudável, o que normalmente leva ao aborto espontâneo. É normal que a fragmentação do DNA ocorra com alguns espermatozoides, mas quando há muitos fragmentos de DNA no esperma, as chances da gravidez ocorrer espontaneamente é menor. Por tudo isso esse exame é feito de forma complementar ao espermograma. 
 
Mas é importante ressaltar que muitas vezes os índices altos de fragmentos de DNA no sêmen podem ser resultado de algum problema específico, como tabagismo, consumo de alimentos inflamatórios, uso de corticoides e até mesmo uma temperatura elevada nos testículos. Resolver esses problemas pode normalizar as taxas do teste de fragmentação do DNA espermático. 
 
Outros nomes
Índice de fragmentação de DNA no sêmen, DFI (sigla inglesa do método), Tunel, Comet ou SCSA 
 
Quando o exame é pedido
Normalmente esse exame é um complemento do espermograma e é feito em casais inférteis sem causa aparente, homens com mais de 40 anos de idade e homens com histórico de exposição a agentes tóxicos para os testículos. Alguns centros de fertilização podem recomendar esse teste para casais com falhas na inseminação artificial ou homens com alterações graves no sêmen. 
 
Como é feito o teste de fragmentação do DNA espermático
A coleta é feita da mesma forma que o espermograma, através de masturbação. Para tanto, os laboratórios fornecem estímulos como filmes e revistas. Mas é preciso ter cuidado na hora da coleta: é muito importante que o paciente ejacule dentro do frasco e não faça uso de lubrificantes, pois essas condições interferem no resultado do exame. 
 
Depois disso, a amostra é levada para laboratório. Além de serem testadas as categorias comuns do espermograma, como volume, viscosidade do sêmen e motilidade e vitalidade dos espermatozoides, ele também analisa o índice de fragmentação do DNA dos espermatozoides, quebrando essas cadeias de DNA usando uma técnica chamada Tunel. Assim é determinada a porcentagem de espermatozoides que tiveram seu DNA fragmentado e com isso é possível avaliar os resultados e a fertilidade deste homem. 
 
Pré-requisitos
O essencial é que o paciente tenha abstinência sexual de 2 a 7 dias. No caso, não apenas o sexo, como também a masturbação e qualquer outra ação que cause ejaculação. Não é necessário jejum alimentar nem nenhum outro tipo de cuidado. 
 
Recomendações pós-exame
Após a coleta não há nenhum cuidado específico que o paciente precise seguir. Ele pode voltar à sua rotina normalmente. 
 
Contraindicações
Não há contraindicações para o exame, assim como para o espermograma, ele pode ser feito por qualquer homem em idade reprodutiva. Mas, pacientes com oligospermia severa podem não ter resultado pelo baixo número de espermatozoides. 
 
Possíveis complicações
Por se tratar de um exame de coleta e análise laboratorial, o teste de fragmentação do DNA espermático não envolve complicações ou riscos. 
 
O que significa o resultado do exame?
O resultado do exame é um index chamado de IFDNA. Ele representa o percentual de espermatozoides que teve o seu DNA fragmentado, ou seja, que não são capazes de completar o DNA do embrião. Quanto maior a porcentagem de gametas nessas condições, maior a probabilidade do embrião não se desenvolver ou não se implantar e assim ocorrer algum aborto espontâneo. 
 
Caso a porcentagem seja muito alta, esse poderá se o principal motivo de um casal não conseguir engravidar ou de a mulher ter uma série de abortos de repetição. Isso também pode atrapalhar os resultados do coito programado e da inseminação artificial, ou mesmo da fertilização in vitro com assisted hatching. Nesses casos, pode ser indicada a fertilização in vitro usando a técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoides (ICSI), em que um espermatozoide analisado e mais saudável é injetado diretamente dentro do óvulo, com o uso de uma agulha fina.
 
Mas é importante ressaltar que esse valor não é fixo, a maior fragmentação do DNA dos espermatozoides pode ser causada por maus hábitos ou outros fatores como: ter os testículos aquecidos, tabagismo, dieta rica em alimentos inflamatórios, uso de corticoides, entre outros... E se esses fatores forem revertidos, os resultados podem voltar novamente a serem satisfatórios. 
 
Valores normais
Homens com até 2% de espermatozoides com DNA fragmentado são considerados férteis. Porém, apenas IFDNA acima de 27% é um resultado em que o homem terá dificuldades para que a gravidez ocorra naturalmente ou mesmo com inseminação artificial. Os valores normais dependem da técnica aplicada. 
 
O que significam resultados anormais
Homens com mais de 27% dos espermatozoides com DNA fragmentado encontrarão maior dificuldade para engravidar uma mulher, mesmo com inseminação artificial. Mas esse não é um valor fixo, afinal essa fragmentação pode ser causada por fatores transitórios como: altas temperaturas nos testículos, tabagismo, dieta rica em alimentos inflamatórios, uso de corticoides, entre outros. 
 
Onde fazer o exame
Este exame não está disponível na rede pública de saúde nem é coberto pelos convênios médicos. Mas está disponível em clínicas e hospitais particulares. 
 
Fontes consultadas
Ginecologista especialista em infertilidade Renato Tomioka (CRM-SP 130.201), da Clínica VidaBemVinda, de São Paulo

Urologista Conrado Alvarenga (CRM SP 116.006), da Clínica Vida Bem Vinda, em São Paulo

Revisado pelo geneticista Ciro Martinhago (CRM-SP 102030), diretor do departamento de genética médica do SalomãoZoppi Diagnósticos
 
Minha Vida

Conheça os prós e contras da circuncisão

Foto: Reprodução
Postectomia
Quando feita na vida adulta, pode gerar reclamações de disfunção erétil e ejacualação retardada
 
Por Dr. André Cavalcanti
 
A circuncisão ou postectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada do prepúcio, prega de pele que recobre o pênis.

Trata-se de um procedimento ambulatorial que pode ser realizado apenas com anestesia local ou associado com uma sedação. Através de técnicas diferentes o tecido do prepúcio é removido e é realizada uma sutura circular entre a pele e a mucosa remanescente.

Em crianças de baixa idade, os dispositivos plásticos (que dispensam a necessidade de suturas) podem ser utilizados para a diminuição do tempo cirúrgico e maior praticidade do procedimento, porém alguns cirurgiões preferem os resultados estéticos das intervenções clássicas, com a ressecção e sutura. Apesar de ser um procedimento simples, deve ser sempre realizado por um médico habilitado e com experiência na técnica, geralmente cirurgiões com formação em Urologia ou Cirurgia Pediátrica. 
 
Um procedimento inadequado pode estar associado a resultados estéticos insatisfatórios ou mesmo com complicações mais graves como amputações parciais da glande e lesões na uretra. Pela exposição da glande ao contato com curativos e roupas, alguns pacientes podem sentir uma aumento da sensibilidade local e desconforto no pós-operatório da postectomia, principalmente quando havia no pré-operatório uma ausência completa da sua exposição. Este desconforto tende a melhorar e desaparecer com o passar dos dias e semanas. 
 
A circuncisão é realizada frequentemente por motivos religiosos, principalmente entre judeus e muçulmanos. As indicações médicas estão em geral associadas à impossibilidade ou dificuldade de exposição da glande (fimose).

Em crianças a fimose pode causar dificuldade de micção (jato fino e doloroso), infecções urinárias e infecções locais por fungos. É importante salientar que uma parte substancial de crianças que nascem com fimose, irão apresentar uma resolução espontânea (sem cirurgia) até os 3 a 4 anos de vida. Ainda neste grupo é possível a melhora com a utilização de medicações tópicas que favorecem o descolamento do prepúcio. 
 
Repercussões sexuais
Apesar de ser um procedimento usualmente realizado na população masculina, existem alguns relatos na literatura médica de insatisfações dos pacientes sobre os resultados da cirurgia do ponto de vista estético e da qualidade da ereção e da ejaculação.

Apesar de poucos estudos na literatura apontarem para estes resultados insatisfatórios, é possível observar na prática urológica, pacientes que apresentam queixas de disfunção erétil ou retardo na ejaculação, associados com a cirurgia. Muitas destas queixas podem estar diretamente associadas a condições de origem psicológica e também a um incompleto entendimento do paciente ao procedimento que está sendo realizado e suas expectativas.
 
Quando a circuncisão é realizada dentro de uma indicação médica precisa, com uma completa discussão com o paciente sobre resultados e possíveis complicações (que são mínimas quando o procedimento é realizado por um profissional experiente) a circuncisão é um excelente procedimento. 
 
Em adultos a dificuldade de exposição da glande pode estar associada a desconforto durante o ato sexual, inclusive com traumatismo local, bem como infecções fúngicas locais. Muitos homens apresentam uma exposição completa da glande, que pode estar parcialmente ou totalmente recoberta pelo prepúcio, sem qualquer tipo de queixa e neste caso não há indicação de qualquer tipo de procedimento cirúrgico do ponto de vista médico.
 
A postectomia não deve ser realizada com o intuito de diminuir a sensibilidade da glande em pacientes com queixas de ejaculação retrógrada, pois sabemos que esta patologia é mediada ao nível do sistema nervoso central e que procedimentos cirúrgicos locais em geral não terão efeitos. 
 
Saúde blindada
Alguns estudos demonstraram que a realização da postectomia, em populações de alto risco, pode reduzir o risco de transmissão do vírus HIV, oferecendo uma proteção parcial. Porém é importante salientar que o estudo foi feito em populações africanas de alto risco e de forma alguma pode substituir as formas clássicas de prevenção em nosso meio, como o uso regular de preservativos.
 
A circuncisão também oferece um papel protetor sobre o câncer de pênis, doença prevalente em populações com baixa condição sócio-econômica e com baixos níveis de higiene. A adequada higiene corporal e limpeza peniana com água e sabão também oferecem um papel de proteção para este tipo de câncer, sem a necessidade de realização de cirurgia. 
 
Minha Vida

Vacina contra o HPV divide opiniões

Vacina contra o HPV divide opiniões Rodrigo Philipps/Agencia RBS
Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS
Inclusão da dose no calendário nacional preocupa devido ao debate sobre a eficácia e a segurança da vacina
 
A partir da próxima semana, a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) passa a integrar o calendário de vacinação e será ofertada pela rede pública a meninas com idade entre 11 e 13 anos. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para meninas de 9 a 11 anos. A meta do governo é reduzir a incidência do câncer de colo de útero no país. Mas, para o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Daniel Knupp, a estratégia deve ser vista com ressalva e muita cautela.
 
Em entrevista à Agência Brasil, ele explicou que a inclusão da dose no calendário nacional preocupa em razão do debate científico sobre a eficácia e a segurança da vacina. Segundo Knupp, diversas pesquisas demonstram, por exemplo, que a imunização pode provocar, entre outros efeitos colaterais, o aumento de doenças autoimunes como o diabetes tipo 1.
 
Outro problema, de acordo com o especialista, trata da realização do chamado rastreamento tradicional de câncer de colo de útero ou papanicolau. Dados da SBMFC indicam que a cobertura do exame no Brasil está bem abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Menos de 50% das brasileiras com idade entre 25 e 69 anos faz o papanicolau pelo menos uma vez a cada três anos, quando a taxa ideal seria pelo menos 80%.
 
— A vacinação não substitui o rastreamento tradicional. Ela não elimina as lesões [que provocam o câncer], apenas diminui a incidência delas. Se a população for vacinada e deixar de fazer os exames preventivos, ela pode ter piores consequências do que se não tivesse se submetido à vacina — afirma Knupp.
 
Por fim, Daniel abordou também o esquema de vacinação proposto pelo Ministério da Saúde, que consiste em três doses – a segunda seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos depois. Segundo ele, o esquema tradicional adotado na maior parte dos países inclui a segunda dose dois meses após a primeira e a terceira, seis meses depois.
 
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, explicou que o esquema de vacinação adotado pela pasta é recente mas já é utilizado em países como Canadá e Suíça. Segundo ele, ficou comprovado que, com apenas duas doses, a menina já está protegida. A ideia de aplicar a terceira doses cinco anos depois consiste em prolongar o efeito protetivo da imunização.
 
— Vários estudos científicos demonstram que o uso da vacina reduz a prevalência do HPV mesmo entre os não vacinados. É o efeito rebanho ou de imunidade coletiva. Quando você vacina essas meninas, elas deixam de transmitir o vírus e você vai quebrando a cadeia de transmissão — disse, ao destacar que, nos Estados Unidos, foi registrada uma queda da infecção por HPV entre meninos após a imunização de meninas.
 
Para Jarbas, a eficácia da vacina é indiscutível. Segundo ele, a Organização Mundial da Saúde (OMS) se reuniu em junho do ano passado e revisou dados relativos à imunização contra o HPV. O relatório emitido pelo órgão garantia a segurança da imunização.
 
— Essa vacina vai ser uma ferramenta muito importante e a combinação [vacina e papanicolau] pode fazer a gente pensar, em uma ou duas décadas, no câncer de colo de útero cada vez mais raro. Mas, para chegar lá, vamos ter que vacinar muito e aumentar a adesão das mulheres ao papanicolau.
 
Estamos diante de um cenário otimista como em poucas vezes a gente tem em relação ao câncer — completa Knupp.

Agência Brasil / Zero Hora