Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Incêndio atinge hospital no Maranhão

Pacientes não se feriram e estão sendo transferidos aos hospitais da rede pública e particular de São Luís; causas ainda não foram esclarecidas

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Hospital Carlos Macieira na manhã desta segunda-feira, em São Luís, no Maranhão. O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas às 14h ainda havia fumaça no local e uma vistoria verifica se há risco de desabamento no prédio, que tem 152 leitos.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, os pacientes não se feriram e todos estão sendo transferidos para hospitais da rede pública e particular da região. O número de pessoas removidas não foi informado.

A secretaria informou ainda que o fogo começou na área da farmácia, por causa de produtos químicos e atingiu o hospital todo. Em comunicado, o órgão lamentou o ocorrido e informou que está tomando as medidas necessárias.

Fonte iG

Propagandas antigas: Óleo de São Jacob

Coração partido e queimadura são a mesma coisa para o cérebro

A ciência finalmente confirmou o que qualquer um que já esteve apaixonado sabe: levar um fora doi. Fãs da balada melosa dos anos 60 agora estão cientificamente corretos ao cantarem “Love Hurts”.

Em um novo estudo utilizando ressonância magnética funcional (RMF), pesquisadores descobriram que as mesmas redes cerebrais ativadas quando você se queima com café quente também entram em ação quando você pensa em um amante que te desprezou.

Em outras palavras, o cérebro não parece distinguir claramente dor física de dor emocional intensa. Mágoa e rompimentos dolorosos são “mais do que apenas metáforas”, explica Ethan Kross, pesquisador chefe e professor de psicologia da Universidade de Michigan.

O estudo, publicado na revista “Procedimentos”, da Academia Nacional de Ciências, aponta o papel que os sentimentos de rejeição e trauma emocional podem desempenhar no desenvolvimento de distúrbios de dor crônica, como fibromialgia (síndrome dolorosa generalizada não-infamatória). “Isso levanta questões interessantes sobre a possibilidade de o tratamento da dor física ajudar a aliviar a dor emocional e vice-versa”, acrescenta Kross.

“O que é interessante sobre estes resultados”, diz ele, “é que eles definem a forma direta pela qual experiências emocionais podem estar ligados ao corpo”.

Kross e seus colegas recrutaram 21 mulheres e 19 homens que não tinham histórico de dor crônica ou doença mental, mas que haviam sido dispensados pelo(a) parceiro(a) nos últimos seis meses. Os voluntários foram submetidos aos testes de ressonância magnética – que mede a atividade cerebral por meio de mudanças no fluxo de sangue – durante duas tarefas dolorosas.

Na primeiro, uma fonte de calor presa ao braço esquerdo de cada participante criou dor física semelhante a um “copo de café quente sendo segurado sem pano, guardanapo ou qualquer outro objeto que alivie o calor”, explica Kross. No segundo, os voluntários foram convidados a olhar para as fotos de seus amores perdidos e recordar experiências específicas que compartilharam com a pessoa.

Outras pesquisas de ressonância magnética haviam analisado como a rejeição social se manifesta no cérebro, mas esse estudo foi o primeiro a mostrar que a rejeição pode provocar uma resposta em duas áreas do cérebro associadas à dor física: no córtex somatossensorial secundário e na ínsula dorsal posterior. “Essas regiões do cérebro podem ter aparecido nesse estudo em particular, e não nos anteriores, porque a rejeição que seus voluntários experimentaram foi anormalmente intenso”, afirma Kross.

Embora Kross salienta que o estudo é “apenas o primeiro passo” para a compreensão da relação entre dor física e emocional, os resultados podem ajudar pacientes de cor crônica a compreender que emoções podem afetar a sua condição física, de acordo com a psicóloga Judith Scheman, diretora do programa de reabilitação da dor crônica na Clínica de Cleveland, Estados Unidos.

“Traumas do passado podem tornar as pessoas mais sensíveis à dor e, portanto, mais suscetíveis a doenças como fibromialgia, que causa tanto dor crônica quanto fadiga”, alerta Scheman. Ela e sua equipe encorajam seus pacientes a “explorar seus traumas emocionais”, mas muitos relutam em fazê-lo.

“Como médico, eu gosto de estudos como esse, pois os pacientes muitas vezes não entendem porque têm que fazer um trabalho emocional doloroso”, diz. “Mostrar-lhes algo como isso ajuda-os a compreender que existe base científica para o que eu peço para eles fazerem”.

Fonte Hypescience

12 minutos de ioga por dia protege organismo contra estresse

Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, divulgaram um estudo que reuniu evidências de que um tipo específico de ioga que envolve uma breve e simples meditação diária é capaz de reduzir os níveis de estresse de pessoas que cuidam de familiares com Alzheimer ou demência. Em um segundo estudo, publicado agora, eles descobriram porque.

Publicado no periódico Psychoneuroendocrinology, o estudo mostra que a prática da meditação Kirtan Kriya (da linha Kundalini Yoga) causa mudanças nas respostas de 68 genes, o que resulta na redução da inflamação. A inflamação, se constantemente ativada, pode contribuir para uma infinidade de problemas crônicos de saúde. A pesquisa foi realizada com 45 cuidadores de familiares com demência ou Alzheimer.

“Sabemos que o estresse crônico coloca os cuidadores em um risco maior para desenvolver depressão. Em média, a incidência e prevalência de depressão clínica entre essas pessoas é de 50%. Os cuidadores também têm duas vezes mais probabilidade de relatar altos níveis de angústia emocional. Além disso, muitos cuidadores tendem a ser mais velhos, o que pode levar o que é conhecido como ‘resistência diminuída’ ao estresse e aumento da taxa de doença cardiovascular e mortalidade” , diz Helen Lavretsky, autora do estudo.

Imunidade celular

No estudo, os participantes foram divididos em dois grupos. Ao grupo de meditação foi ensinada a prática de 12 minutos que incluiu Yoga Kirtan Kriya , que foi realizada diariamente no mesmo horário, durante oito semanas.

O outro grupo foi convidado a relaxar em um lugar tranquilo, com os olhos fechados enquanto escutava um CD de relaxamento, também por 12 minutos diários, durante oito semanas.

Amostras de sangue foram tomadas no início do estudo e novamente ao final das oito semanas.

“O objetivo do estudo foi determinar se a meditação pode alterar a atividade de proteínas inflamatórias e antivirais que moldam a expressão do gene de imunidade celular”, explica Lavretsky.

Os resultados da análise mostraram uma redução da atividade das proteínas ligadas diretamente ao aumento da inflamação. Para a autora, esta é uma notícia encorajadora. “Os cuidadores muitas vezes não têm tempo, energia ou amigos que possam lhes trazer um pouco de alívio do estresse de cuidar de um ente querido com demência, assim eles podem praticar uma forma breve de meditação, que é fácil de aprender e muito útil”, conclui.

Fonte O que eu tenho

AACD vai construir ambiente de TI com 100% de contingência

Projeto contempla dois testes anuais, em que são avaliados todos os procedimentos técnicos e operacionais para viabilizar o perfeito funcionamento da solução em caso de contingência real

A Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD) contratou a IBM Brasil para construir um ambiente de TI com 100% de contingência. O projeto envolveu especialistas da IBM e da AACD, que em conjunto desenharam uma solução na qual os sistemas críticos são dedicados e com replicação de dados, via software.

A ideação também contempla dois testes anuais, em que são avaliados todos os procedimentos técnicos e operacionais para viabilizar o perfeito funcionamento da solução em caso de contingência real.

Também foi adquirido o serviço de consultoria para estratégia e plano de recuperação e continuidade de negócios, a fim de que o cliente tenha toda a segurança necessária na execução dos procedimentos em situações de contingência.

Fonte SaudeWeb

Médicos discutem atenuantes para eutanásia

Médicos consideram positivo texto do anteprojeto que vai orientar a elaboração do novo Código Penal que prevê a descriminalização da ortotanásia e prevê atenuantes no caso da prática da eutanásia

O Conselho Federal de Medicina (CFM) considera positivas as abordagens relativas à eutanásia e à ortotanásia no anteprojeto que vai orientar a elaboração do novo Código Penal. O texto, fruto do trabalho de mais de sete meses de uma comissão de 15 juristas, prevê a descriminalização da ortotanásia (consolidando um entendimento já defendido pelo CFM na esfera ética) e prevê atenuantes no caso da prática da eutanásia.

O 1º vice-presidente do CFM, conselheiro federal Carlos Vital Corrêa Lima, destaca que os médicos são contrários à prática da eutanásia desde os tempos hipocráticos, que essa conduta continuará sendo crime (punível com prisão, de dois a quatro anos), mas que as atenuantes são medidas coerentes com os princípios fundamentais do Direito, da razoabilidade e da proporcionalidade. “Vem ao encontro de fundamentos, de bases, da operacionalização do Direito, de forma que o CFM vê a mudança dentro de aspectos condizentes com o que já se aplica em uma série de outras tipificações penais”, ressalta.

Este assunto será um dos debates do III Congresso Nacional de Direito Médico, evento que ocorre nos dias 14 e 15 de agosto, em Curitiba (PR). Sob a responsabilidade do Conselho Federal de Medicina, o evento será realizado no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), e é direcionado a médicos, advogados, magistrados, representantes do Ministério Público e interessados em Medicina, Saúde, Direito e Justiça. A expectativa é que o evento receba 350 participantes nos dois dias de atividades.

A programação do Congresso abrange também temas como direito à saúde e liminares; reparação de danos; responsabilidade civil em obstetrícia, cirurgia plástica e no erro de diagnóstico; e sigilo médico, entre outros. Todas essas questões têm reflexos diretos na prática cotidiana da medicina e do Judiciário.

Eutanásia
O vice-presidente do CFM destaca que é importante que esteja claro para a sociedade a diferença entre as práticas. “A ortotanásia e a eutanásia são institutos completamente diferentes. A eutanásia é o aceleramento do processo de morte por meios artificiais, por uma ação omissiva ou comissiva, enquanto a ortotanásia é a não interferência no processo natural de morte, deixando que esse processo ocorra naturalmente, sem retardar nem acelerar, em circunstância de terminalidade da vida, doença crônica ou outro processo de caráter irreversível onde não há como salvar o doente e manter-lhe a vida”, explica Vital.

Em consonância com o entendimento já defendido pelo CFM, o texto proposto pela comissão de juristas exclui a ortotanásia de ilicitude, assegurando que “não há crime quando o agente deixa de fazer uso de meios artificiais para manter a vida do paciente em caso de doença grave irreversível, e desde que essa circunstância esteja previamente atestada por dois médicos e haja consentimento do paciente, ou, na sua impossibilidade, de ascendente, descendente, cônjuge, companheiro ou irmão”.

Novo Código – O projeto de Lei do Código Penal começou a tramitar neste mês no Senado Federal e será votado após passar pelas comissões necessárias. Se aprovado, segue para a Câmara de Deputados e, de lá, para a sanção presidencial. Não há prazo para que o texto comece a figurar nos livros de Direito Penal, pois como tudo o que envolve assuntos polêmicos, ele deve ser amplamente discutido, enfrentando inclusive oposição de grupos conservadores.

Algumas das propostas da reforma serão objeto de avaliação dos médicos durante o III Congresso Brasileiro de Direito Médico:
- exclusão da condição de crime da posse de drogas para uso pessoal (art 212, parágrafo 2º),

- propagação de epidemia (art. 225),

- infração de medida sanitária preventiva (art. 226),

- omissão de notificação de doença (art. 227),

- falsificação ou adulteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais (art. 231),

- fornecimento de medicamento em desacordo com receita médica (art. 238),

- exclusão da condição de crime da prática do aborto (art. 128),

- eutanásia e ortotanásia (ambos no art. 122)

Fonte SaudeWeb

Avon doa R$ 1,7 milhão para projeto de mamografias gratuitas

Em parceria com a Fundação Pio XII e o Hospital de Câncer de Barretos, a doação faz parte de um projeto de transformação de uma carreta em uma unidade móvel para a realização de um amplo rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos

O Instituto Avon doa R$ 1,7 milhão para projeto que vai realizar mamografias gratuitas em 14 municípios da região de Porto Velho. Os exames serão realizados em uma unidade móvel e no Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho, que ganharão mamógrafos digitais. A doação será usada para transformar uma carreta em uma unidade móvel para a realização de um amplo rastreamento mamográfico em mulheres de 40 a 69 anos, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ao longo de um período de três anos.

Cerca de 49 mil mulheres rondonienses serão beneficiadas por uma parceria oficializada entre o Instituto Avon, a Fundação Pio XII, de Barretos/SP, e o governo estadual de Rondônia, para promover a detecção precoce do câncer de mama – doença com 95% de chance de cura se diagnosticada e tratada em estágio inicial.

O projeto abarcará a região da grande Porto Velho, que inclui a capital do estado e mais 13 municípios vizinhos: Itapuã, Candeias, Guajará Mirim, Nova Mamoré, Ariquemes, Cujubim, Rio Crespo, Alto Paraíso, Cacaulândia, Machadinho D’Oeste, Monte Negro, Campo Novo de Rondônia e Buritis.

A Unidade Móvel será equipada com toda a infraestrutura de um consultório fixo: sala de recepção, espaço para troca de roupa, mamógrafo digital e equipamentos que permitem a transmissão das imagens digitais colhidas para o hospital.

As mulheres que apresentarem exames com algum tipo de alteração serão encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos – Unidade Porto Velho para avaliação mais detalhada e, caso seja detectado um câncer de mama, serão direcionadas para o início do tratamento. A carreta deve entrar em operação em novembro próximo.

A doação feita pelo Instituto Avon também financiará a compra de um mamógrafo digital para equipar a Unidade Avançada de Prevenção de Câncer de Mama do hospital, que entrará em funcionamento em 2013. Além disso, o projeto prevê a capacitação de profissionais de saúde (enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários) e ações que promovam maior adesão da população aos exames.

O Hospital de Câncer de Porto Velho está sob a gestão da Fundação Pio XII desde junho. “Graças ao apoio do Instituto Avon, podemos contar com um projeto ainda mais forte para prevenir a mortalidade por câncer de mama em Rondônia”, comemora Henrique Prata, Diretor Geral do Hospital de Câncer de Barretos. “Vamos atender mulheres em diversas cidades do estado, sem que elas precisem se deslocar para a capital”, completa.

Câncer de Mama
O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no país e levou à morte 12 mil mulheres em 2010, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Para 2012, a estimativa de surgimento de novos casos apenas na região norte é de 1.530. Em Rondônia, a proporção é de surgimento de 24,52 casos da doença para cada 100 mil mulheres. Na capital, a taxa estimada vai para 38,21 para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA. “Temos confiança de que essa parceria vai contribuir para que muitas vidas sejam salvas, porque é um projeto que inclui uma ação completa de prevenção, com a oferta de exames na carreta, no hospital, e uma ação de sensibilização para que as mulheres se cuidem, se preocupem com sua saúde”, afirma Lírio Cipriani, Diretor Executivo do Instituto Avon.

A incidência do câncer de mama em mulheres aumenta significativamente a partir dos 40 anos, tendo seu pico entre os 50 e 60 anos. Apesar disso, segundo a pesquisa Instituto Avon/Ipsos – Percepções sobre o Câncer de Mama – Mitos e Verdades em Relação à Doença, realizada em 2010, apenas 40% das mulheres acima de 40 anos fazem mamografia regularmente. A pesquisa ouviu mil mulheres em 70 cidades brasileiras. Das mulheres entrevistadas, apenas 23% se consideram muito informadas sobre a doença.

A doação para este projeto não é a primeira iniciativa do Instituto Avon em Porto Velho pela detecção precoce do câncer de mama. Em 2006, o Instituto Avon fez uma doação de R$ 150 mil reais à Casa de Saúde Santa Marcelina para a compra de um mamógrafo. Foi um dos primeiros mamógrafos da região.

Fonte SaudeWeb

Portugal: Diagnóstico evita lesões irreparáveis

Os portugueses desconhecem que existe uma percentagem considerável de doenças dos pés que poderiam ser evitadas com um diagnóstico precoce. O tratamento personalizado evita, na maioria das vezes, abordagens cirúrgicas e mais invasivas, bem como lesões irreparáveis, alerta a Associação Portuguesa de Podologia (APP).

Em Portugal, a patologia do pé atinge 85 por cento de pessoas com mais de 35 anos. Contudo, apenas 12 por cento da populaçãojá recorreu a um podologista. O desconhecimento sobre apodologia é superior a 30 por cento, de acordo com a APP.

Com a chegada do Verão, os pés, que antes se escondiam em sapatos fechados, ganham maior exposição e a preocupação com a estética, naturalmente, aumenta. A solução mais procurada, sobretudo pelas mulheres, ainda é uma ida ao calista ou pedicure. "Há que esclarecer que não há nenhuma semelhança entre calistas ou pedicures e podologistas. A profissão decalista é artesanal, da área da estética e sem formação científica, causando por vezes lesões graves nos pés. Os calistas devem apenas versar sobre situações estéticas do pé como cuidados de embelezamento do mesmo", explica Manuel Portela, presidente da APP.

O pé de atleta afecta mais de dois milhões de portugueses, mas é apenas uma das doenças dos pés mais frequente. É um processo inflamatório, que pode ocorrer nos dedos, espaçosinterdigitais ou na planta do pé. A doença é contagiosa, por contacto directo entre dois indivíduos ou através de objectos e superfícies que foram contaminados.

As calosidades, as unhas encravadase as verrugas são outras das doenças que mais incomodam os pés dos portugueses, reconhece Manuel Portela. No caso das unhas encravadas, a onicomicose na unha do pé pode provocar dificuldades na utilização de sapatos e na prática de actividade física.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Amianto ameaça escola em Cascais

Pais e professores da Escola Secundária da Cidadela, em Cascais, estão preocupados com as placas de amianto que ligam o edifício principal a um bloco de salas de aula. O director, José João Gonçalves, reconhece a existência do problema e aguarda por uma intervenção para remover a cobertura.

O Ministério da Educação e Ciência, confrontado pelo CM, garante estar a proceder à remoção do amianto das escolas, dando prioridade às situações mais urgentes. O amianto é um agente cancerígeno.

"Não é de agora que sabemos desta situação. Recentemente, os familiares de um jovem visitaram a escola e disseram-me que tinham ficado mal impressionados por existirem placas de amianto", reconhece José João Gonçalves, presidente do Conselho de Administração Provisório do agrupamento de escolas da Cidadela, garantindo já ter alertado a Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo: "Solicitámos um técnico para vir à escola e analisar otelheiro em questão. Estamos a aguardar, mas não acredito que isso aconteça antes do início do próximo ano lectivo".

A situação agrava-se com o passar dos anos. "Já houve alunos que, na brincadeira, atiram bolas para cima do telhado e acabam presos lá em cima porque as placas partem-se", refere, dando conta que já tem orçamentos para a remoção dasestruturas: "Sete mil euros para tirar tudo e dois mil euros só para as placas partidas". No agrupamento da Cidadela há outra escola com amianto: EB1 Aldeia de Juzo 2. "Por ser responsabilidade da autarquia, já foi encerrada para se removerem as placas".

O MEC explica que "os telhados de amianto nas escolas da área de influência da DRELVT estão a ser substituídos, com prioridade aos que se encontram mais degradados".

Fonte Correio da Manhã

Teve dois dentes no olho por 23 anos

Uma indiana viveu durante 23 anos com dois dentes inteiros dentro da cavidade ocular.

A descoberta foi feita por médicos de Chennai, sul da Índia, que detectaram um tumor no olho esquerdo da paciente e, associado ao tumor, o estranho fenómeno.

"Nasci com problemas no olho esquerdo e o inchaço foi crescendo nos últimos anos", explicou a paciente, Nagabhushanam Siva.

Os médicos frisaram que a existência de tecidos duros nestes tumores é vulgar, mas dentes é algo inusitado. O tumor foi retirado mas a jovem acabou por cegar do olho esquerdo.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Fatura virtual alargada à maioria dos hospitais até fim do ano

Até ao final do ano, mais de 80% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) deverão entregar aos utentes das urgências e das consultas externas uma fatura virtual com os custos dos cuidados prestados.

A experiência piloto deste projeto arrancou na terça-feira no Hospital de S.José, em Lisboa, e segundo a Administração Central dos Sistemas de Saúde (ACSS) vai avançar até ao fim deste ano nas restantes unidades hospitalares.

Serão abrangidos cerca de 80% dos hospitais do Serviço Nacional de Saúde, aqueles que têm em comum um mesmo sistema informático.

Fonte Destak

Portugal: DECO recebeu "diversas reclamações" de utentes relativas à qualidade dos serviços prestados

A DECO anunciou que tem recebido diversas reclamações relativas à qualidade dos serviços prestados pelo grupo de clínicas dentárias Vitaldent.

De acordo com a Associação de Defesa do Consumidor, são várias as irregularidades acusadas, nomeadamente "a má qualidade e existência de defeitos dos materiais empregues nos tratamentos médicos que, por sua vez, originam reparações e restaurações sucessivas que perduram no tempo, não se cumprindo com o orçamentado".

As queixas entradas na DECO apontam também para "a excessiva e duvidosa rotatividade dos médicos dentistas, o que implica a desmarcação constante das consultas, motivando várias interrupções e adiamentos dos tratamentos".

Fonte Destak

Portugal: Farmácias: Insolvência generalizada no setor, alerta associação

A generalidade das farmácias está insolvente ou à beira da falência e não cumpre os pagamentos aos fornecedores, alerta um documento enviado à agência Lusa pela Associação Nacional de Farmácias (ANF).

"O setor está à beira do colapso", garante a ANF.

Perante esta realidade, as farmácias deverão apresentar, este ano e de um modo geral, prejuízos nos seus resultados, tanto operacionais como líquidos.

Fonte Destak

Concurso Fhemig 2012 - Edital e Inscrição

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) publicou edital nº. 01/2012 de concurso público. O objetivo do órgão é selecionar candidatos para o preenchimento de 1.330 vagas de nível médio e superior, oferencendo salário de até R$ 4.485,41, para o cumprimento de carga horária entre 24 e 40 horas semanais.

Cargos: Técnico Operacional da Saúde, Enfermagem, Analista de Gestão e Assistência à Saúde e Médico.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet no período das 10 horas do dia 27 de agosto às 14 horas do dia 21 de setembro de 2012 (horário de Brasília), no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br.

Taxa de inscrição
Técnico Operacional da Saúde – TOS e Profissionais de Enfermagem: R$ 72,70;
Analista de Gestão e Assistência à Saúde – AGAS: R$ 122,70;
Médico: R$ 137,70.

Seleção
O concurso será constituído de prova objetiva, dissertativa e títulos.

As provas objetiva e dissertativa serão aplicadas na data provável 11 de novembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no Cartão Informativo divulgado no endereço eletrônico www.concursosfcc.com.br e publicado no Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais. O gabarito será divulgado no primeiro dia útil após a aplicação das provas objetivas.

Os candidatos serão convocados para prova de títulos mediante publicação no mesmo veículo oficial, devendo encaminhar a documentação via sedex ou aviso de recebimento (AR), à Fundação Carlos Chagas (Departamento de Execução de Projetos – Ref.: Títulos/FHEMIG - MG - Av. Prof. Francisco Morato, 1565, Jardim Guedala – São Paulo - SP - CEP 05513-900).

O prazo de validade do concurso público será de 2 anos, contados a partir da data publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério da FHEMIG.

Edital / Publicações

Concurso Cisrun - MG 2012

Através da Comissão Técnica de Concursos da Universidade Estadual de Montes Claros, foi lançado o edital nº 01/2012 que dispõe sobre o concurso público do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas - Cisrun. Ao todo serão disponibilizadas 570 vagas para candidatos nos níveis fundamental, médio e superior.

Os vencimentos iniciais variam entre as cifras de R$ 713,88 a R$ 4.250,00, sendo os contratos no regime celetista. Serão 194 vagas para o cargo de Condutor Socorrista, 74 para Médico, 42 para Enfermeiro, 240 para Técnico em Enfermagem e 20 para Técnico Administrativo. Destas 570 vagas, 29 reservam-se para pessoas portadoras de deficiência. A jornada de trabalho será de 120 a 200 horas mensal.

As vagas destinam-se para os municípios de Berizal, Bocaiúva, Bonito de Minas, Brasília de Minas, Capitão Enéas, Coração de Jesus, Cristália, Espinosa, Francisco Dumont, Francisco Sá, Gameleiras, Ibiaí, Itacambira, Itacarambi, Jaíba, Janaúba, Januária, Mato Verde, Manga, Miravânia, Montalvânia, Monte Azul, Montes Claros, Montezuma, Pintópolis, Pirapora, Ponto Chique, Porteirinha, Rio Pardo de Minas, Salinas, São João da Ponte, São Francisco, são João do Paraíso, São Romão, Taboeiras, Várzea da Palma e Varzelândia.

Inscrições:
Para concorrer a alguma destas vagas o candidato deverá inscrever-se no período de 18 de julho a 17 de agosto de 2012. O site para efetuar a inscrição é o www.cotec.unimontes.br.

Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, a se realizar em data a ser informada no site da organizadora a partir do dia 17 de setembro de 2012. No edital a ser divulgado nesta data será divulgado o local, horário e data exata em que as provas objetivas serão aplicadas.

Validade:
A validade deste concurso do Cisrun será de dois anos, contados a partir da data de homologação, sendo que poderá sofrer prorrogação, por igual período e uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso CISMAS - Alto Sapucaí (MG)

Foi publicado edital n° 001/2012 do concurso público de provas para provimento de cargos públicos no Quadro de Pessoal do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Municípios da Microrregião do Alto Sapucaí (CISMAS), Estado de Minas Gerais. O concurso será executado através da empresa JCM – Consultoria Municipal Ltda.

Haverá 02 vagas para os cargos de Analista de Água e Técnico em Enfermagem (níveis médio e superior), com salários variados de R$ 1.123,25 e R$ 1.27643 por carga horária de 44h semanais.

As inscrições serão efetuadas via internet, através do site www.jcmconcursos.com.br, no período de 08 horas do dia 12 de setembro até às 22 horas do dia 11 de outubro de 2012. As taxas variam de R$ 50,00 para nível médio e de R$ 70,00 para nível superior.

Estará disponível a qualquer interessado um posto de atendimento para inscrição presencial, na Sede do CISMAS, Rua Antônio Simão Mauad, 301 – Bairro Pinheirinho, Itajubá-MG – 37.500-180, no período de 12 de setembro a 11 de outubro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 13h e 30min às 17h.

Todos os candidatos serão submetidos às provas objetivas que serão realizadas no dia 11 de novembro de 2012. O horário e local serão informados na ficha de inscrição definitiva e através do site www.jcmconcursos.com.br e na sede do CISMAS. Os gabaritos serão divulgados no dia 12 de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso é de 02 anos, a contar da data de publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período.

Edital / Publicações

Concurso CISLESTE (MG)

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste (CISLESTE), em Minas Gerais, divulgou o edital nº.001/2012 para realização de concurso público. Estão sendo oferecidas 10 vagas em todos os níveis de escolaridade, com vencimento de até R$ 1.260,00, para jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Serviços Gerais, Motorista, Auxiliar Administrativo, Atendente Administrativo, Técnico em Eletroencefalograma, Auxiliar Administrativo II e Técnico Administrativo.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever do dia 27 de setembro a 29 de outubro de 2012, através do site www.ecapconsultoria.com.br.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

A prova objetiva será realizada na data provável de 11 de novembro de 2012, em local e horário que serão estipulados no cartão definitivo de inscrição, que o candidato retirará no site www.ecapconsultoria.com.br, a partir do dia 31 de outubro de 2012.

O gabarito preliminar será divulgado a partir do dia 12 de novembro de 2012 e o concurso será válido por 2 anos.

Edital / Publicações

Prefeitura de Santa Luzia (MG) abre concurso público

Foi publicado edital n° 03/2012 de concurso público da Prefeitura de Santa Luzia, Estado de Minas Gerais, destinado ao preenchimento de 198 vagas para profissionais de nível superior na área da saúde e com registro no conselho profissional. Os contratados receberão salários que variam de RS 1.831,00 a R$ 2.400,00 em jornadas de 20, 30 e 40 horas semanais.

Cargos
As oportunidades são para os cargos de Dentista, Médico-Veterinário, Enfermeiro, Fiscal Sanitário, Fisioterapeuta, Assistente Social, Terapeuta Ocupacional, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Farmacêutico, Biólogo e Nutricionista.

Inscrições e Taxa
Os interessados deverão fazer suas inscrições pelo site www.ibaconcursos.org, no período de 10 de agosto a 10 de setembro de 2012, e pagar a taxa de R$ 120,00.

Os candidatos que não tiverem acesso à internet poderão se inscrever no Centro Administrativo da Prefeitura municipal de Santa Luzia, na avenida VIII, nº. 50, Santa Luiza, das 8h às 17h, ou no Instituto Brasileiro de Administração, localizado na rua Isabel Bueno, nº. 710, Sala 03 Jaraguá, Belo Horizonte, das 9h às 17h.

Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva está prevista para ser realizada no dia 28 de outubro de 2012. Os locais e horários serão informados no comprovante de inscrição do candidato e divulgados no site da organizadora. O gabarito será publicado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

O concurso terá a validade de 02 anos, contados a partir da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Brumadinho - MG

Foi divulgado o edital nº 01/2012 do Concurso Público de Brumadinho, Estado das Minas Gerais, que objetiva a contratação de 261 profissionais para recompor parte do Quadro Permanente de servidores do município. Há chances para candidatos de todos os níveis de escolaridade e a remuneração oferecida é de até R$ 2.360,00 .

Cargos
Engenheiro civil, contador, administrador, veterinário, advogado, assistente social, engenheiro ambiental, biólogo, geógrafo, biomédico, dentista, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo, nutricionista, médico nas especialidade (clínico, anestesista, angiologista, cardiologista, dermatologista, ginecologista, neurologista, ortopedista, otorrinolaringologista, psiquiatra, urologista, pneumologista, endocrinologista, pediatra, nefrologista, médico do trabalho, médico do trabalho), técnico em edificações, desenhista projetista, topógrafo, assistente técnico estradas, técnico agrícola, técnico em segurança do trabalho, técnico em meio ambiente, técnico florestal, técnico em enfermagem, técnico em radiologia, técnico em patologia, técnico em higiene dental, técnico em edificações, mecânico de autos, pintor de parede, eletricista de manutenção, armador, bombeiro hidráulico, pedreiro, serralheiro, soldador, marceneiro, lanterneiro de veículos, calceteiro, mecânico de máquinas agrícolas, jardinagem, agente administrativo, agente condutor - motorista, operador de máquinas leves, operador de retroescavadeira, operador de pá carregadeira, operador de trator de esteira, auxiliar de biblioteca e secretaria, professor nas disciplinas de (português, educação física, inglês), supervisor pedagógico, secretário escolar, gari e auxiliar de serviços gerais (masculino e feminino).

Inscrições
Os interessados poderão se inscrever no período que compreende os dias 25 de setembro a 26 de outubro de 2012 todos os dias da semana, exceto sábados, domingos e feriados. O local de realização das inscrições é diretamente no prédio da Prefeitura Municipal de Brumadinho, situada à Rua Dr. Victor de Freitas, 128, Centro, Sala I Térreo, Brumadinho, Minas Gerais. O horário de atendimento será de 9:00 às 16:00 horas.

Os candidatos que preferirem outra maneira de se inscrever, estará disponível também a modalidade online, através do endereço eletrônico www.magnusconcursos.com.br.

O valor da taxa de inscrição oscilará entre R$ 35,00 e R$ 150,00 a depender do cargo e nível de escolaridade.

Provas
Os candidatos serão submetidos a prova objetiva, prova prática e prova de títulos, de acordo a exigência do cargo. A prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, formulada com questões de múltipla escolha, será aplicada, segundo o edital, entre os dias 01 e 02 de dezembro de 2012. As informações do local das provas e horários serão divulgadas através do site www.magnusconcursos.com.br e do mural da prefeitura de Brumadinho no dia 26 de novembro de 2012.

Vale ressaltar que as provas práticas, para os cargos que exigirem, serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro de 2012.

Validade
O prazo de validade deste concurso será de dois anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez por igual período, a critério exclusivo da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso UFF 2012

Foi divulgado no Diário Oficial da União o edital nº 153/2012, que rege o Concurso Público da Universidade Federal Fluminense - UFF. O objetivo do certame é preencher 23 vagas para o Magistério Superior. A remuneração oscila entre os valores de R$ 2.619,03 a R$ 7.627,06 já incluso os benefícios.

Áreas de Atuação Departamento de Engenharia Agrícola e Meio Ambiente, Departamento de Engenharia de Telecomunicações, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Produção, Departamento de Odontotécnica, Departamento de Microbiologia e Parasitologia, Departamento de Epidemiologia e Bioestatística, Departamento de Geologia, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de História, Departamento de Físico-Química, Departamento de Economia, Departamento de Análise, Departamento de Geometria, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Cirurgia Geral e Especializada, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Elétrica, Departamento de Ciência da Informação, Departamento de Geografia de Campos, Departamento de Ciências Sociais de Campos, Departamento de Administração de Volta Redonda, Departamento de Engenharia Mecânica de Volta Redonda, Departamento de Formação Específica em Fonoaudiologia, Departamento de Ciências Básicas, Departamento de Direito.

Inscrições
Os interessados deverão efetuar as suas inscrições no período que compreenderá os dias 06 de agosto a 05 de setembro de 2012. Para se inscrever será necessário acessar a página http://sistemas.uff.br/cppd em seguida cadastrar-se no referido portal no sitema CPD/Copemag. Somente após ter efetuado esse processo é que o candidato poderá efetuar login e consequentemente preencher o requerimento de inscrição.

A taxa de inscrição oscila entre as cifras de R$ 72,00 a R$ 210,00 para jornadas de trabalho de 20 e 40 horas semanais.

Seleção
O candidato será notificado da data, hora e local em que será instalada a Banca Examinadora do certame com antecedência mínima de cinco dias. Uma vez instalada, a Banca Examinadora entregará aos candidatos inscritos cópias do cronograma de realização do concurso e a relação de 10 a 15 pontos elaborados com base na ementa da área de conhecimento, de onde deverão ser retirados e sorteados os pontos para o concurso: um para a prova escrita e o outro para a prova didática.

Validade do processo
O prazo de validade do concurso será de 12 meses, podendo ser prorrogado por uma única vez por mais 12 meses, com prazo inicial a partir da publicação do edital de homologação no Diário Oficial da União.

Prefeitura de Cabeceira Grande - MG lança edital de concurso público

No Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Cabeceira Grande, publicou seu mais recente edital (nº 01/2012) de concurso público, que visa o preenchimento imediato de 57 vagas e cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio, técnico e superior. O salário proposto varia de R$ 622,00 a R$ 7.191,00, em jornadas de 20 a 44 horas semanais.

Para o nível fundamental, as chances são para os cargos de Auxiliar Administrativo I, Auxiliar de Cuidador Social, Gari, Monitor de Creche, Motorista, Operador de Máquina, Vigia, Auxiliar Administrativo II, Auxiliar de Serviços Gerais, Recepcionista/Telefonista, Cantineira, Monitor de Creche e Servente Escolar.

Quem tem nível médio e curso técnico, os postos são de Cuidador Social, Técnico de Enfermagem, Topógrafo, Auxiliar Administrativo III, Fiscal de Tributos e Auxiliar de Biblioteca.

Já para candidatos de nível superior há vagas nos cargos de Engenheiro Civil, Farmacêutico, Professor de Educação Física, Matemática, Português, Professor Regência de Turma, Assistente Social, Procurador, Psicólogo, Pedagogo, Professor de Ciências, Educação Física, Professor Regência de Turma, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral e Odontólogo.

As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura de Cabeceira Grande - Praça São José s/nº - Centro (exceto sábados e domingos), no período de 31 de julho a 17 de agosto de 2012, ou pela internet, no endereço www.magnusconcursos.com.br.

A taxa de inscrição varia de R$ 30,00 a R$ 250,00, de acordo com o cargo.

As Provas Objetivas de Múltipla Escolha, de caráter eliminatório e classificatório e as provas práticas serão aplicadas para todos os cargos no Município de Cabeceira Grande, provavelmente no dia 02 de setembro de 2012, com duração máxima de três horas.

A partir do dia 29 de agosto de 2012, será disponibilizada a planilha contendo locais e horários de realização das provas objetivas e práticas. O prazo de validade do concurso é de 02 anos, contados da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por mais 02 anos.

Edital / Publicações

Concurso SPTrans 2012 - Edital e Inscrição com vagas na área da saúde

Através da Fundação Vunesp, foi divulgado o edital (nº 001/2012) de processo seletivo da São Paulo Transporte S. A - SPTrans, que dispõe de 323 vagas para candidatos em todos os níveis de escolaridade. O prazo de validade do Processo Seletivo Público será de dois anos, contados da data da homologação de cada cargo, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da SPTrans.

Cargos
Agente de Serviços Operacionais - Serviços de Manutenção Geral, Ajudante Geral - Manutenção Predial, Ajudante Geral - Serviços Gerais, Copeiro, Agente de Informações, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Guincheiro, Mensageiro, Técnico de Edificações, Técnico de Informática, Técnico de Manutenção - Elétrica, Técnico de Medições - Rede Elétrica, Técnico de Processos Administrativos Júnior - Administração Geral, Técnico de Sistema de Transporte Júnior, Telefonista, Advogado Pleno - Administrativo, Advogado Pleno - Cível, Advogado Pleno - Trabalhista, Advogado Pleno - Tributário, Analista de Comunicação Pleno, Analista de Gestão Pleno - Administração Geral, Analista de Gestão Pleno - Cargos, Salários e Carreira, Analista de Gestão Pleno - Compras, Analista de Gestão Pleno - Contábil, Analista de Gestão Pleno - Desenvolvimento de Recursos Humanos, Analista de Gestão Pleno - Econômico Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Financeiro, Analista de Gestão Pleno - Licitações e Contratos, Analista de Gestão Pleno - Planejamento Estrutural, Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Compras Gerais), Analista de Gestão Pleno - Preços e Custos (Obras e Serviços de Engenharia), Analista de Gestão Pleno - Transporte, Analista de Informática I, Analista de Marketing Pleno, Analista de Marketing Pleno - Web Designer, Arquiteto Pleno - Arquitetura e Urbanismo, Assistente Social, Auditor Pleno, Engenheiro Pleno - Engenharia Civil, Engenheiro Pleno - Engenharia Elétrica, Engenheiro Pleno - Engenharia Veicular e Médico Auditor - Plano de Saúde e Médico do Trabalho.

As remunerações inicias oscilam entre os valores de R$ 846,20 a R$ 4.721,79 para jornadas de trabalho de 120 a 200 horas por mês.

Inscrições
Os interessados deverão se inscrever das 10 horas de 13 de agosto de 2012 às 16 horas de 10 de setembro de 2012 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela internet, no site www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição oscila entre os valores de R$ 30,00 a R$ 70,00.

Seleção
Os candidatos serão submetidos a provas objetiva, prática, de redação e a prático-profissional de caráter eliminatório e classificatório. Toda convocação oficial para realização das provas será feita por meio de Edital de Convocação a ser publicado no Diário Oficial da Cidade de São Paulo, divulgado pela internet, no site da SPTrans (www.sptrans.com.br) e no site da Fundação VUNESP (www.vunesp.com.br).

As provas objetivas, de redação e prático-profissional, conforme o caso têm data prevista para serem aplicadas em 11 de novembro de 2012. As provas objetiva e de redação serão aplicadas, concomitantemente, às 14 horas, e a prático-profissional às 9 horas.

Edital / Publicações

Hospital de Clínicas da UNICAMP (SP) abre processo seletivo

Terá início a partir do dia 16 de agosto as inscrições para processo seletivo n°003/2012 do Hospital de Clínicas da Unicamp, Estado de São Paulo. Serão selecionados novos servidores de nível médio/técnico para o cargo de Técnico de Enfermagem, com salário de até R$ 2.058,32 e carga horária de 40 horas semanais.

Inscrições:
A inscrição será realizada no Recursos Humanos do Hospital de Clínicas, localizado à Rua Vital Brasil, nº 251, no período entre 16 e 24 de agosto de 2012, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 16:00.

Provas:
A prova objetiva está prevista para 16 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados no Portal DGRH - www.dgrh.unicamp.br, a partir do dia 06 de setembro de 2012.

Os resultados serão publicados no Diário Oficial do Estado, no Portal DGRH - www.dgrh.unicamp.br, em data a ser divulgada quando da realização da prova escrita.

Validade:
O processo seletivo será válido por 01 ano, contado a partir da data de publicação do resultado final,podendo ser prorrogado por igual período a critério da Divisão de Planejamento e Desenvolvimento / Diretoria Geral de Recursos Humanos da Unicamp.

Hospital Geral de Guaianases (SP) abre processo seletivo

O Hospital Geral de Guaianases, localizado no Estado de São Paulo, publicou os editais de nº. 093 e 094/2012 para realização de processo seletivo visando preenchimento de 17 vagas para o cargo de Médico nas áreas de Pediatra e Clínica Médica.

Os vencimentos iniciais referentes à classe de Médico, correspondem a R$ 1.862,64 acrescido de produtividade no valor de até R$ 2.640,00. Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência.

As inscrições serão efetuadas no período entre 06 a 24 de agosto de 2012, das 09:00 às 16:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Av. Miguel Achiole da Fonseca 1092, Guaianases, São Paulo.

O processo seletivo será constituído de análise curricular.

O prazo de validade do processo seletivo será de 01 ano, a partir da data de publicação da classificação final, ou antes, de findo este prazo, em razão de homologação de concurso público.

Concurso Secretaria de Estado da Saúde - SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, publicou edital nº. 33/2012 de concurso público visando preencher vagas no Centro de Atenção Integral à Saúde, Cais-Santa Rita, Centro de Reabilitação de Casa Branca e Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto. São ofertadas 20 vagas de nível médio para o cargo de Técnico de Enfermagem.

O vencimento é de até R$ 961,44 e demais benefícios de acordo com a unidade e Legislação Vigente, acrescido de prêmio de incentivo no valor de até R$ 306,00, com carga horária de 30 horas semanais. Será reservada 5% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.

As inscrições, no valor de R$ 40,57, serão recebidas no período de 20 a 22 de agosto de 2012, das 09:00 às 15:00 horas, no Centro de Atenção Integral à Saúde de Santa Rita no Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, situado na Av. Padre Pio Corso n° 1523, bairro Jardim, Santa Rita do Passa Quatro - SP ou para o Centro de Reabilitação de Casa Branca , na Rodovia 340 Km 238 – Zona Rural – Casa Branca e no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto, na Av: Adelmo Perdizza, 495 – Jardim Califórnia – Ribeirão Preto.

O candidato poderá preencher a ficha de inscrição, via internet, por acesso ao site www.crh.saude.sp.gov.br/acesso-rapido/concurso/candidato/ficha-de-inscricao ou retirá-la na unidade detentora do certame.

A prova de conhecimentos específicos será realizada nas cidades de Santa Rita do Passa Quatro, Casa Branca e Ribeirão Preto com data prevista para o dia 23 de setembro de 2012, em local e horário a serem divulgados através do edital.

O concurso será válido por 02 anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação em Diário Oficial do Estado, prorrogável uma vez por igual período a critério da Secretaria da Saúde.

Concurso SES -SP

Terá início hoje, dia 13 de agosto as inscrições para concurso público n°014/2012 da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. Serão selecionados 3 novos servidores de nível superior para o cargo de Enfermeiro, com salário de até R$ 1.464,83 e carga horária de 30 horas semanais.

A ficha de inscrição disponível no site www.saude.sp.gov.br, deverá ser preenchida e entregue até o dia 15 de agosto, das 9h às 15h, nos seguintes endereços: no Centro de Reabilitação de Casa Branca (Rodovia SP 340, km 238, Zona Rural, Casa Branca); no Centro de Atenção Integral a Saúde de Santa Rita (Avenida Padre Pio Corso, nº. 1523, Santa Rita do Passa Quatro); ou no Hospital Santa Tereza de Ribeirão Preto (Avenida Adelmo Perdizza, nº. 495, Jardim Califórnia, Ribeirão Preto), juntamente com o RG, CPF e comprovante de pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 60,85.

A prova escrita está prevista para o dia 16 de setembro de 2012, em locais e horários a serem definidos e divulgados posteriormente.

A validade do concurso público será de dois anos, contados a partir da data da publicação de sua homologação, mas poderá ser prorrogado por igual período, a critério da Secretaria da Saúde.

UFSCAR abre processo seletivo

Foi divulgado no Diário Oficial da União o extrato do edital de processo seletivo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), que tem por objetivo contratar professor adjunto para o Departamento de Enfermagem.

O salário base inicial é de R$ 7.627,02. A jornada de trabalho é de 40 horas semanais.

As inscrições poderão ser realizadas no endereço eletrônico www.concursos.ufscar.br até o dia1 20 de agosto de 2012. A taxa de inscrição é de R$ 191,00.

A validade do processo seletivo será de 12 meses, mas poderá ser prorrogado, por igual período e uma única vez.

Concurso Prefeitura de Inaciolândia – GO

A Prefeitura do município de Inaciolândia, Estado de Goiás, lançou edital de Concurso Público para provimento de 134 vagas em seu quadro de servidores, podendo participar candidatos de todos os níveis de escolaridade. A remuneração varia de acordo o cargo e ficará entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 5.291,37.

Cargos:
Nível Fundamental: Auxiliar de Serviços Gerais, Auxiliar de Obras Serviços, Eletricista de Manutenção, Motorista de Veículos Leves, Motorista de Veículos Pesados, Mecânico de Manutenção, Operador de Máquinas Pesadas, Pedreiro, Tratorista, Pintor e Auxiliar Administrativo.

Nível Médio: Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Radiologia, Técnico em Enfermagem, Monitor de Escola, Fiscal de Tributos, Fiscal de Vigilância Sanitária, Fiscal de Obras e Posturas, Fiscal Ambiental, Auxiliar de Finanças, Assistente Administrativo, Assessor Administrativo e Agente Administrativo.

Nível Superior: Psicólogo, Professor III (Matemática), Professor III (História), Professor III (Geografia), Professor III (Letras), Professor III (Educação Física), Professor III (Pedagogia), Odontólogo, Nutricionista, Médico Pediatra, Médico Ortopedista, Médico Ginecologista, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Maestro Regente, Gestor de Resíduos Sólidos, Fonoaudiólogo, Fisioterapeuta, Farmacêutico, Enfermeiro e Assistente Social.

Inscrições
As inscrições foram reabertas no período de 15 a 22 de agosto de 2012, através do site www.institutocidades.org.br. O candidato que não tiver acesso à internet poderá procurar o Ponto Facilitador, situado a Praça Ulysses Guimarães, nº 37, Bairro José Aparecido - Inaciolândia, Goiás. A taxa de inscrição varia entre os valores de R$ 35,00 a R$ 150,00.

Provas
Este concurso dar-se-á através de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, de avaliação dos títulos para cargos de nível superior e provas práticas para as áreas que exigem. O gabarito parcial estará disponível no site da organizadora após a prestação das provas em data a ser divulgada.

A validade do concurso de Inaciolândia será de dois anos, mas poderá ser prorrogada por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Sirinhaém - PE

Com a finalidade de preencher 129 vagas, a Prefeitura de Sirinhaém, cidade localizada a 65 km do Recife, em Pernambuco, abre inscrições para concurso público. Serão contratados profissionais de níveis fundamental, médio e superior, que poderão receber salários de R$ 622,00 a R$ 5.000,00, dependendo da função ocupada.

Cargos

Agente Comunitário de Saúde, Agente de combate às Endemias, Auxiliar de Consultório Dentário, Educador Social, Fiscal de Tributos, Guarda Municipal, Assessor Administrativo, Técnico Controle Interno, Auxiliar de Enfermagem, Professor, Orientador Pedagógico, Enfermeiro, Médico e Advogado.

Inscrição

Os interessados deverão se inscrever no período de 20 de agosto a 20 de setembro de 2012, através do site www.idhtec.org.br ou no posto de inscrição, localizado no prédio do Centro Recreativo Municipal de Sirinhaém (CLUBE), localizado à rua São Francisco, S/N – Centro – Sirinhaém/PE, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas, onde o candidato deverá adquirir o manual do candidato ao custo de R$ 5,00, juntamente com a ficha de inscrição e o boleto bancário para pagamento da taxa de inscrição.

A taxa de inscrição é de:

Nível fundamental: R$ 50,00;
Nível médio: R$ 60,00;
Nível superior: R$ 70,00.

Prova

Os títulos deverão ser entregues no posto de inscrição ou ainda enviados pelos correios, através de SEDEX, para o Escritório da Organizadora, localizado à Av. Getúlio Vargas, 169, 1º andar, sala 103, São José, Carpina, PE. CEP 55.819-110, no mesmo período das inscrições.

A prova escrita será aplicada na data provável de 28 de outubro de 2012, das 09:00 às 12:00 horas, em local a ser divulgado.

O gabarito será divulgado no site www.idhtec.org.br a partir do dia 29 de outubro de 2012.

Validade

O concurso será válido por 2 anos, podendo ser renovado por mais 2 anos.

Edital / Publicações

Concurso Marinha do Brasil

A Diretoria de Ensino da Marinha (DEnsM) publicou edital para realização de concurso público visando a admissão de pessoal para a área da saúde. Serão selecionados 54 profissionais para o quadro de médicos nas áreas de Urologia, Reumatologia, Radioterapia, Radiologia, Psiquiatria, Pneumologia, Pediatria, Patologia Clínica, Otorrinolaringologia, Ortopedia e Traumatologia, Oftalmologia, Neurologia, Neurocirurgia, Nefrologia, Medicina Nuclear, Medicina Intensiva, Infectologia, Ginecologia e Obstetrícia, Geriatria, Endocrinologia/ Metabologia, Dermatologia, Clínica Médica, Cirurgia Vascular, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cirurgia Cardíaca, Cardiologia, Cancerologia e Anestesiologia.

As inscrições serão realizadas no período de 10 de agosto a 08 de setembro de 2012.

A data, local e horário da prova objetiva será divulgado possivelmente em 20 de setembro de 2012, nas organizações responsáveis pela divulgação ou na página da DEnsM na internet.

Locais de realização das provas:
Rio de Janeiro/RJ - Diretoria de Ensino da Marinha - Rua Visconde de Itaboraí, nº 69 - Centro - Rio de Janeiro/RJ - CEP 20010-060 - Tel.: (21) 2104-6006;

Vila Velha/ES - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Espírito Santo (EAMES) - Enseada do Inhoá, s/nº - Prainha - Vila Velha/ES - CEP 29100-900 - Tel.: (27) 3041-5417;

Salvador/BA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 2º Distrito Naval - Avenida das Naus, s/nº - Comércio - Salvador/BA - CEP 40015-270 - Tel.: (71) 3507-3787/3727;

Natal/RN - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 3º Distrito Naval - Rua Aristides Guilhem, nº 331 - Alecrim - Natal/RN - CEP 59040-140 - Tel.: (84) 3216-3440;

Olinda/PE - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Pernambuco (EAMPE) - Avenida Olinda, s/nº - Complexo de Salgadinho - Olinda/PE - CEP: 53010-000 - Tel.: (81) 3412-7615;

Fortaleza/CE - Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE) - Avenida Coronel Filomeno Gomes, nº 30 - Jacarecanga - Fortaleza/CE - CEP 60010-280 - Tel.: (85) 3288-4716;

Belém/PA - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 4º Distrito Naval - Praça Carneiro da Rocha, s/nº - Cidade Velha - Belém/PA - CEP 66020-150 - Tel.: (91) 3216-4022;

São Luís/MA - Departamento do Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Maranhão - Avenida José Sarney, s/nº - Complexo Jenipapeiro/Camboa - São Luís/MA - CEP 65020-720 - Tel.: (98) 2107-0150/0157;

Rio Grande/RS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 5º Distrito Naval - Rua Almirante Cerqueira e Souza, nº 197 - Centro - Rio Grande/RS - CEP 96201-260 - Tel.: (53) 3233-6106;

Porto Alegre/RS - Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Alegre - Rua dos Andradas, nº 386 - Centro - Porto Alegre/RS - CEP 90020-000 - Tel.: (51) 3226-1711 ramais 39 e 42;

Florianópolis/SC - Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina (EAMSC) - Avenida Marinheiro Max Schramm, nº 3028 - Estreito - Florianópolis/SC - CEP 88095-900 - Tel.: (48) 3298-5075/3024-3411;

Ladário/MS - Serviço de Recrutamento Distrital do Comando do 6º Distrito Naval - Rua 14 de Março, s/nº - Centro - Ladário/MS - CEP 79370-000 - Tel.: (67) 3234-1232;

Brasília/DF - Serviço de Recrutamento Distrital - Esplanada dos Ministérios - Bloco "N" - Térreo - Prédio Anexo ao do Comando da Marinha - Brasília/DF - CEP 70055-900 - Tel.: (61) 3429-1190;

São Paulo/SP - Comando do 8º Distrito Naval - Rua Estado de Israel, nº 776 - Vila Clementino - São Paulo/SP - CEP 04022-002 - Tel.: (11) 5080-4797/ 4859;

Manaus/AM - Comando do 9º Distrito Naval - Rua Bernardo Ramos, s/nº - Centro - Ilha de São Vicente - Manaus/AM - CEP 69005-310 - Tel.: (92) 2123-2278/2275.

A inspeção de saúde será realizada entre os dias 5 de dezembro de 2012 e 11 de janeiro de 2013. Já o teste de aptidão física (TAF) para os candidatos aptos na Inspeção de Saúde será realizado do dia 19 de dezembro de 2012 a 18 de janeiro de 2013.

Os candidatos deverão entregar os documentos comprobatórios para a prova de títulos do dia 06 a 08 de fevereiro de 2013.

Maiores informações através dos sites

Edital / Publicações

Prefeitura de Uberaba - MG lança edital de Processo Seletivo

Publicado edital de processo seletivo visando formar cadastro de reserva para o quadro da Prefeitura de Uberaba, em Minas Gerais. As futuras contratações serão temporárias para o cargo de médico, que atenda aos serviços de urgência e emergência. Para participar, é necessário ter graduação em medicina e registro no órgão competente.

O processo seletivo será planejado e executado pelo Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração em parceria com os Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

Para carga horária de 12h semanais, é oferecido salário de R$ 812,99, produtividade de até R$ 1.599,00, mais ticket alimentação de R$ 210,00 e plano de saúde. Já para 24 horas, o salário é de R$ 1.739,36 e a produtividade de até R$ 3.097,07, acrescido dos benefícios citados.

As inscrições serão realizadas na próxima segunda, terça e quinta-feira, dias 13, 14 e 16, das 12h às 17h, na Secretaria Municipal de Saúde, localizada na Avenida Guilherme Ferreira, nº. 1539 – São Benedito. Os candidatos devem apresentar fotocópia do documento oficial de identidade (RG, CTPS, CNH ou Identidade Profissional) e do CPF, além de comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 7,00, retirado no local de inscrição.

A data, local e horário para a realização das entrevistas técnicas serão publicadas posteriormente no Órgão Oficial do Município “Jornal Porta Voz” ou em jornal local de grande circulação.

A divulgação dos resultados parciais e finais, recursos, homologação do resultado final, bem como as convocações para a formalização dos atos, serão feitas por meio de Editais através do Órgão Oficial do Município "Jornal Porta Voz" (www.portavozuberaba.com.br) ou em jornal local de grande circulação.

O Processo Seletivo Simplificado terá validade de 24 (vinte e quatro) meses.

Concurso Prefeitura de Mendes Pimentel - MG

Com a finalidade de preencher 30 vagas de níveis médio e superior, a Prefeitura de Mendes Pimentel, cidade localizada a 309 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, abriu concurso público. A seleção oferece salário que varia entre R$ 1.037,00 a R$ 7.500,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 10% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.

Cargos: Assistente de Serviços de Saúde, Cirurgião-Dentista, Coordenador de Vigilância Sanitária, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico entre outros.
As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, via internet, pela página www.trconcursos.com.br, a partir das 08:00 horas do dia 09 de outubro até às 17:00 horas do dia 09 de novembro de 2012.

A taxa de inscrição varia entre R$ 60,00 e R$ 150,00.

As provas objetivas serão realizadas na data provável de 25 de novembro de 2012, em locais e horários a serem definidos no edital de convocação a ser publicado oportunamente. Os resultados das provas serão afixadas no quadro de avisos da Prefeitura de Mendes Pimentel – MG, no Diário Oficial do Município, no site www.diariomunicipal.com.br/amm-mg e no site de inscrição a partir do dia 12 de dezembro de 2012.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável uma vez por igual período.

Edital / Publicações

Remédios antigos : Zyloric 100mg e 300mg

 

Tratar a endometriose possibilita a gravidez, avisa médico

No entanto, pesquisa mostra que 88% delas não conhecem as opções terapêuticas disponíveis

Apesar de não ter cura, a endometriose pode ser controlada com tratamento medicamentoso ou cirúrgico. No entanto, uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) com 5 mil mulheres acima de 18 anos mostrou que 88% delas desconhecem as opções terapêuticas disponíveis atualmente no mercado.

Segundo o ginecologista Dr. Carlos Alberto Petta, vice-presidente da SBE e professor de Ginecologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), a decisão do melhor tratamento deve ser tomada em comum acordo entre médico e paciente.

— Precisamos avaliar o estágio da doença, se há ou não quadro de infertilidade e se a mulher pretende ter filhos.

Como a causa ainda é desconhecida, o ginecologista explica que a paciente pode viver vários anos com dor sem receber a confirmação do diagnóstico. Diante dos dados, ele chama a atenção para a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado.

—É fundamental identificar a doença cedo para conseguirmos resultados efetivos. Se a endometriose estiver bem controlada, aumentam as chances de a mulher realizar o sonho de engravidar.

Aprovado recentemente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o medicamento Allurene é o primeiro tratamento de longo prazo administrado por via oral com dose única diária. À base de um hormônio feminino chamado dienogeste, o remédio promete aliviar as fortes dores na região pélvica e ainda tem efeito contraceptivo.

No entanto, o ginecologista Dr. Thomas Faustman, chefe da área global para assuntos da mulher da Bayer, avisa que o comprimido não deve ser usado como anticoncepcional.

— Embora o risco de engravidar seja praticamente zero com o uso do medicamento, ele não deve ser prescrito como pílula anticoncepcional. Sua função é reduzir a dor causada pela endometriose e proporcionar melhor qualidade de vida para as pacientes.

Segundo ele, o medicamento não tem efeitos colaterais significativos — os mais relatados foram dor de cabeça e desconforto nos seios — e já está disponível nas farmácias de todo o País.

Fonte R7

Médicos de SP suspendem atendimento a planos de saúde dia 6 de setembro

Em assembleia, profissionais decidiram suspender, por 24 horas, o atendimentos eletivo aos planos de saúde

Médicos de São Paulo, mais uma vez, deram cartão vermelho aos planos de saúde. Reunidos em assembleia na sede da Associação Paulista de Medicina (APM), nesta semana, os profissionais decidiram suspender, por 24 horas, o atendimentos eletivo aos planos de saúde durante o dia 6 de setembro.

Desde o ano passado os médicos vêm realizando diversas ações em defesa de uma relação justa de trabalho com as operadoras: fizeram paralisação escalonada, passeatas, pressionaram e buscaram negociação. Eles reivindicam consulta de R$ 80 e valores dos procedimentos médicos atualizados de acordo com a CBHPM. As empresas tiveram como prazo limite para negociar com as entidades médicas 31 de julho. Nenhuma atendeu rigorosamente à solicitação da categoria. De acordo com as lideranças médicas, após 30 reuniões com 17 planos de saúde foram pouquíssimas as propostas razoavelmente consistentes.

A Porto Seguro apresentou consulta a R$ 60 e 10% de atualização sobre os demais honorários a partir de agosto. A Marítima fez a mesma proposta, porém com pagamento a partir de outubro. Já a Sul América propôs consulta a R$ 60 e 7,5% de reajuste para os procedimentos a partir de setembro.

As demais empresas que participaram das negociações, Allianz, Amil, Medial, Blue Life, Dix Amico, Bradesco, Mediservice, Care Plus, Green Line, Gama e Itaú-Unibanco mencionaram apenas os valores de consulta. Nove empresas de autogestão ligadas a Unidas informaram quanto pagam pela consulta e que algumas utilizam a Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM) 3ª edição. As demais ligadas ao grupo não se manifestaram até o momento.

Intermédica, Notredame, Santa Helena, Seisa, Trasmontano e Universal negociaram mas não mandaram resposta. Já Itálica, Life Empresarial, Metrópole, Prevent Senior, Santa Amália, São Cristóvão, Cabesp, Caixa Econômica Federal, Sabesprev, Cetesb, Petrobrás, Metrus, Afresp, Embratel, Gama e Sabesprev sequer negociaram.

Para Cid Carvalhaes, presidente do Simesp, está clara a insatisfação dos profissionais. " Nossa assembleia avaliou as negociações como insuficientes e por isso votou pela continuidade da luta. O Simesp concorda, apoia e participa ativamente da coordenação deste movimento. É importante a unidade das entidades médicas para enfrentar o forte loby das operadoras. Os médicos exigem respeito e querem seu trabalho valorizado" , avalia.

Para o presidente da APM, Florisval Meinão, apesar de o movimento ainda não ter atendido às reivindicações, pode ser considerado positivo. " Estamos unidos e pressionando. A opinião pública não tem dúvida da situação dos médicos em relação aos planos de saúde" . Já Renato Azevedo Júnior, presidente do Cremesp, destacou que há " desvalorização e cerceamento das atividades médicas, por exemplo, por meio de procedimento negados.

Coletiva
No dia 5 de setembro, será realizada uma coletiva de imprensa na sede da APM com representantes das entidades médicas quando serão apresentadas informações sobre os valores praticados pelas operadoras e sobre as dificuldades enfrentadas pelos médicos no relacionamento com essas empresas de saúde.

Após coletiva, haverá passeata até a Câmara Municipal quando os médicos entregarão aos vereadores documento contendo dados sobre valores praticados pelos planos de saúde.

Pelo Simesp, também participaram da assembleia os diretores Aizenaque Grimaldi de Carvalho, Antonio Carlos Cruz e Otelo Chino Júnior.

Fonte isaude.net

Obesos que perdem 10 kg podem ganhar até 10 anos a mais de vida

Estudo avaliou resultados ao longo de uma década com 3 mil indivíduos com sobrepeso e baixa tolerância a glicose nos EUA

Novo estudo apresentado na American Psychological Association's 120th Annual Convention, nos EUA, mostra que os indivíduos que estão com sobrepeso ou obesos podem ganhar dez anos a mais de vida simplesmente por perderem cerca de 10 quilos. Trabalho foi desenvolvido a partir do Diabetes Prevention Program, um estudo nacional que envolveu 3 mil indivíduos com sobrepeso e com baixa tolerância a glicose.

Ao invés de receber medicamentos, os participantes do estudo foram instruídos sobre como mudar o próprio comportamento. Os resultados revelaram que a perda de peso modesta (média de pouco mais de 5 quilos) reduziu o risco de diabetes tipo 2 em 58%. Os benefícios para a saúde ao perder peso duraram até uma década, mesmo se o indivíduo recuperou o peso durante os 10 anos.

Os participantes foram convidados a manter um registro de tudo o que consumiram e foram obrigados a reduzir a quantidade de alimentos não saudáveis em sua casa. Além disso, eles se exercitaram com maior regularidade.

"Ajudar as pessoas a encontrar maneiras de mudar sua alimentação, comportamentos e adotar intervenções não medicamentosas para reforçar um estilo de vida saudável, fez uma enorme diferença na prevenção de um dos principais problemas de saúde nos Estados Unidos. A perda de 10% do peso corporal de uma pessoa (ou seja, 10 kg para uma pessoa de 100 kg) também tem demonstrado impacto em longo prazo sobre apneia do sono, hipertensão, qualidade de vida e no retardar do declínio da mobilidade que ocorre com a idade", explicou Rena Wing, professora de psiquiatria e comportamento humano da Brown University's Alpert Medical School e diretora do Weight Control and Diabetes Research Center no Miriam Hospital, em Providence (EUA), uma das desenvolvedoras da pesquisa.

"Estamos tentando mostrar que as mudanças de comportamento não apenas podem tornar as pessoas mais saudáveis em termos de redução de fatores de risco de doença cardíaca, mas fazê-los viver mais tempo", concluiu Rena.

Fonte isaude.net

Viciada bebe 25 litros de água por dia

Veja outros casos de mulheres que também são obsessivas por água

Sasha Kennedy, de 26 anos, que mora em Essex, Inglaterra, é obcecada por água e chega a tomar 25 litros por dia. Muito dedicada aos dois filhos, Reggie, de dois anos, e Fraser, de um ano, a mulher assume que o vício vem arruinando sua vida.

Ela conta que essa "sede" afeta relacionamentos, carreira e, até mesmo, seu sono, pois não consegue dormir uma hora sem ter que levantar para beber água ou ir ao banheiro.

— Eu não bebo na frente dos meus filhos, porque não quero que eles pensem que é normal tomar essa quantidade de água.

A orientação dada é beber de seis a oito copos d´água por dia, pois o excesso pode ser muito ruim e, até mesmo, fatal, segundo o site Daily Mail.

Ela não está sozinha
Já houve casos de pessoas que morreram de intoxicação por água. Além disso, cresce o número de mulheres que são obcecadas por água, uma condição pouco conhecida e pesquisada que apresenta riscos à saúde.

O outro caso é de Natasha Collins-Daniel, de 28 anos, que bebe até 5 litros d´água por dia. A mulher, que é casada com o designer gráfico, Daniel James, disse:

— Eu não costumava ser assim, mas quando comecei a trabalhar criei o hábito de tomar uma garrafa de água constantemente.

Segundo o professor de psicologia, Robert Brown, da Universidade de Glasgow, este desejo de beber tanta água não é tecnicamente um vício.

— Em alguns casos, é uma forma de transtorno obsessivo-compulsivo. Com essa obsessão, você faz coisas que lhe dão a sensação de alívio e, se não fizer, traz uma sensação de catástrofe.

O psicólogo explica que a melhor maneira de lidar com isso é solicitar a ajuda de um profissional, como um terapeuta cognitivo-comportamental.

A nutricionista Catherine Collins, diretora do hospital St. George, em Londres, alerta que beber água em excesso pode danificar o coração.

— Se você bebe muita água, pode expulsar as vitaminas solúveis em água, como a vitamina C e a B.

O urologista Marc Laniado acrescenta que as pessoas que sentem a necessidade de beber água constantemente devem ir ao médico para ver se apresentam alguma doença, como diabetes, por exemplo.

Fonte R7