Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 28 de março de 2013

Bebê de 7 kg se recupera após perder oxigênio em parto difícil no Reino Unido

Segundo médicos, George King e a mãe passam bem, mas criança poderá ter dificuldades de aprendizado

Com seis semanas de vida, George King passa bem. Mas seu nascimento foi difícil. Ele chegou ao mundo pesando 7,233 kg, e ficou cinco minutos sem oxigênio durante o parto, realizado em um hospital no interior do Reino Unido.

A mãe, Jade King, conta que os médicos só se deram conta do tamanho de seu filho quando o ombro do bebê ficou preso durante o parto, que ela chamou de "traumático".

Por ter passado cinco minutos sem oxigênio, os médicos deram 10% de chances de sobrevivência a George, mas ele resistiu. Ele está passando por uma série de exames em um hospital em Bristol, para onde foi transferido. Seu estado de saúde é bom, mas ele poderá ter dificuldades de aprendizado.

Em 2012, um bebê nasceu com 7,3 kg na China. No Brasil, uma mãe gaúcha deu à luz uma criança com 6,1 kg em 2009. Os médicos agora querem saber por que George nasceu tão grande.

Já a mãe diz que não quer engravidar de novo tão cedo e que, por enquanto, está feliz com o seu pequeno grande homem.

Assista ao vídeo:
 
Fonte BBC

Estudo internacional revela mais de 80 alterações genéticas ligadas ao câncer

Cientistas internacionais conseguiram sequenciar 1.092
genomas humanos de indivíduos ao redor do mundo
Maior pesquisa sobre câncer pode ajudar a calcular o risco de um indivíduo de desenvolver doença na mama, próstata e ovário

O maior estudo internacional realizado sobre alterações genéticas até a data identificou mais de 80 marcadores genéticos que podem aumentar o risco de câncer de próstata, mama ou ovário.

O projeto, liderado por pesquisadores da University of Cambridge e do Institute of Cancer Research (ICR) no Reino Unido, pode levar a um teste de rastreio do DNA em cinco anos.
 
O projeto representa a primeira vez em que os investigadores alcançaram uma imagem relativamente clara do número total de alterações genéticas que podem ser ligadas a estes cânceres.
 
Em última análise, os pesquisadores esperam ser capaz de calcular o risco individual de câncer, entender melhor como esses cânceres se desenvolvem e ser capaz de gerar novos tratamentos.
 
 
Os artigos são originários do COGS (Collaborative Oncological Gene-environment Study), um consórcio de base europeia, onde mais de 160 grupos de pesquisa de todo o mundo estão incluídos. Nos cinco estudos, os pesquisadores analisaram 100 mil pacientes com câncer de ovário, mama ou próstata e 100 mil indivíduos saudáveis da população geral.
 
Os cientistas realizaram análises genéticas de todos os participantes do estudo. A composição das bases A, G, C e T, foi estudada em 200 mil seções selecionadas da cadeia de DNA. Quando os pacientes com câncer tinham composições significativamente diferentes quando comparados com indivíduos saudáveis de controle, as diferenças foram consideradas importantes para o risco de doença.
 
As alterações podem ser descritas como "erro de ortografia" genética, em que A, G, C ou T foram substituídos por outra letra. Este erro de ortografia é chamado polimorfismos de nucleotídeo único (SNPs).
 
Para o câncer de mama, os pesquisadores encontraram 49 erros genéticos ou SNPs, mais que o dobro do número encontrado anteriormente. No caso do câncer de próstata, os investigadores descobriram mais 26 desvios, o que significa um número total de 78 SNPs que pode ser ligado à doença. Para o câncer de ovário oito novos SNPs relevantes foram encontrados.
 
"Uma descoberta igualmente importante é que nós identificamos muitos SNPs adicionais que poderiam influenciar o risco de câncer de mama e câncer de próstata, respectivamente. Para o câncer de mama o número é de 1 mil e de 2 mil para o câncer de próstata. Nós também temos uma imagem de onde no genoma devemos olhar em estudos futuros", afirma o pesquisador Per Hall.
 
SNPs são parte do nosso patrimônio natural, todos nós temos. Como isso afeta o indivíduo depende de onde na cadeia de DNA esse desvio genético é encontrado.
 
Os investigadores agora esperam ser capazes de avaliar a importância dos desvios identificados, de modo que será possível prever mais claramente quais os indivíduos estão em risco elevado de desenvolvimento de um destes cânceres.
 
"Estamos à beira de ser capaz de usar o nosso conhecimento destas variações genéticas para desenvolver testes que poderiam complementar o rastreamento do câncer de mama e levar-nos um passo mais perto de ter um efetivo um exame de rastreio do câncer de próstata", conclui o autor do estudo Doug Easton.
 
Fonte isaude.net

Análise detecta mais de 26 mil bactérias em notas de bancos europeus

Notas mais recentes, e mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias
Notas mais recentes, e mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias
Pesquisa realizada em 15 países da Europa mostra ainda que notas mais novas e, portanto, mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias
 
Pesquisadores do Reino Unido descobriram que as notas de bancos europeus contêm, em média, mais de 26 mil bactérias.
 
As análises mostraram ainda que as notas mais novas e, portanto, mais limpas, têm cerca de 2.400 bactérias. As informações são do site Ciência Hoje.
 
"A percepção dos europeus sobre a sujeira do dinheiro não é infundada. As notas que testamos continham uma média de 26 mil bactérias, o que, para vários tipos de organismos patogénicos, é o suficiente para transmitir uma infecção. Estudos anteriores sobre notas indicaram contaminação com bactérias potencialmente perigosas, como a Klebsiella e a Enterobacter que podem provocar doenças nos seres humanos", observa Ian Thompson, da Universidade de Oxford.
 
A Klebsiella é uma bactéria que causa infecções respiratórias, urinárias e feridas infecciosas e Enterobacter surge de forma natural ou patogênica nos intestinos dos humanos e outros animais, e que às vezes cresce nas plantas.
 
O crescimento das bactérias resistentes aos antibióticos é uma ameaça cada vez maior. "Com as notas circulando entre tantas pessoas, valeria a pena realizar um estudo mais amplo sobre a propagação de estirpes resistentes de bactérias por meio do dinheiro vivo circulante em todo o mundo", destacam os pesquisadores.
 
Os resultados do estudo foram conclusivos, com poucas diferenças na maneira como os Europeus percepcionam a sujeira do dinheiro.
 
Nos 15 países europeus onde se realizou a investigação, o dinheiro vivo foi considerado o menos higiênico dos objetos, mais sujo que o corrimão das escadas rolantes, teclas de um caixa eletrônico ou livros de uma biblioteca.
 
Para o estudo, as notas foram limpas com uma solução (PBS) para retirar a amostra de bactérias, e esta solução foi diluída em diferentes soluções e introduzida em placas de Petri com agar tríptico de soja, fonte de nutrientes na qual as bactérias podem crescer.
 
As placas de Petri foram depois postas em uma incubadora durante 5 dias a uma temperatura de 30ºC e o número de bactérias triplicou. Como apenas 1% das bactérias pode crescer em laboratório, os resultados foram multiplicados por 100 para obter o número aproximado de bactérias por nota. Esta é a prática corrente para quantificar as bactérias em ambientes ' in vitro' . Foram testadas 25 notas, em seis moedas diferentes, e foram retiradas dez amostras em cada nota.
 
Fonte isaude.net

FDA aprova novo tratamento para adultos com esclerose múltipla

Tecfidera pode diminuir a contagem de células brancas do sangue que ajudam a proteger o organismo contra infecções
Foto: Divulgação/Biogen Idec
Tecfidera pode diminuir a contagem de células brancas do sangue
 que ajudam a proteger o organismo contra infecções
Pacientes que tomaram a droga tiveram menos recaídas da doença em comparação com aqueles que tomaram placebo
 
A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) aprovou um novo medicamento oral, chamado Tecfidera, para o tratamento de adultos com formas reincidentes de esclerose múltipla (MS).
 
A esclerose múltipla é uma doença crônica, inflamatória e autoimune do sistema nervoso central, que interrompe a comunicação entre o cérebro e outras partes do corpo. Ela está entre as causas mais comuns de incapacidade neurológica em adultos jovens e ocorre mais frequentemente em mulheres do que homens.
 
Para a maioria das pessoas com MS, episódios de agravamento da função (recaídas) são inicialmente seguidos por períodos de recuperação (remissão). Ao longo do tempo, os períodos de recuperação podem ser incompletos, levando a um declínio progressivo na função e aumento na incapacidade. Pacientes com esclerose múltipla, muitas vezes sentem fraqueza muscular e dificuldade de coordenação e equilíbrio. A maioria das pessoas experimentam seus primeiros sintomas entre as idades de 20 e 40 anos.
 
"Nenhuma droga proporciona cura para a esclerose múltipla por isso é importante ter uma variedade de opções de tratamento disponíveis para os pacientes. A esclerose múltipla pode prejudicar o movimento, sensação, pensamento e ter um impacto profundo na qualidade de vida de uma pessoa", afirma Russell Katz, diretor da Divisão de Produtos de Neurologia no Centro do FDA para Avaliação e Pesquisa de Drogas.
 
Os resultados de dois ensaios clínicos mostraram que pacientes que tomaram Tecfidera tiveram menos recaída em comparação com pessoas que tomaram um comprimido inativo (placebo). Um dos estudos mostrou que aqueles que tomaram Tecfidera sentiram agravamento da deficiência com menos frequência do que os pacientes que receberam o placebo.
 
Tecfidera pode diminuir a contagem de células brancas do sangue (linfócitos). Linfócitos ajudam a proteger o organismo contra a infecção e baixas contagens podem aumentar o risco de infecção, mas não houve aumento significativo na infecção em pacientes que tomam Tecfidera em ensaios clínicos.
 
Antes de iniciar o tratamento, e depois anualmente, a FDA recomenda que a contagem das células brancas do sangue seja avaliada pelo seu prestador de cuidados de saúde.
 
Rubor (calor e vermelhidão) e problemas de estômago (náuseas, vômitos e diarreia) foram as reações adversas mais comuns relatadas por pacientes que receberam Tecfidera em ensaios clínicos, especialmente no início da terapia. Estes efeitos secundários podem diminuir ao longo do tempo.
 
Fonte isaude.net

Cientistas norte-americanos criam ovário artificial em laboratório

Órgão funcional, que libera estrogênio e progesterona, fornece opção mais natural para a terapia de reposição hormonal
 
Pesquisadores do Wake Forest Baptist Medical Center, nos EUA, construíram um ovário artificial e funcional em laboratório.

A técnica fornece uma opção mais natural para a terapia de reposição hormonal para mulheres. Segundo os pesquisadores, no ambiente de laboratório, os ovários modificados apresentaram liberação sustentada dos hormônios sexuais estrogênio e progesterona.
 
Embora haja medicamentos que podem compensar a perda de produção de hormona sexual feminina, os medicamentos não são frequentemente recomendados para utilização a longo prazo devido ao risco aumentado de doença cardíaca e câncer de mama.
 
"Nosso objetivo é desenvolver uma terapia hormonal baseada em tecido ou célula, essencialmente um ovário artificial, para entregar os hormônios sexuais de uma maneira mais natural do que as drogas. Um ovário bioartificial tem o potencial de secretar hormônios de forma natural com base nas necessidades do corpo, em vez de o paciente tomar uma dose específica de drogas a cada dia", explica o autor sênior da pesquisa Emmanuel C. Opara.
 
Os ovários são órgãos reprodutivos femininos que produzem ovos que são fertilizados para a gravidez, bem como secretam hormônios importantes para a saúde óssea e cardiovascular. A perda da função dos ovários pode ocorrer devido à remoção cirúrgica, quimioterapia e radioterapia para certos tipos de câncer e menopausa. Os efeitos da perda hormonal podem variar de secura vaginal e infertilidade a aumento do risco de osteoporose e doenças cardíacas.
 
"Este projeto de pesquisa é interessante porque oferece esperança para substituir hormônios do ovário em mulheres com falência ovariana prematura ou em mulheres que atravessam a menopausa. O formato de enxerto traria certas vantagens: eliminaria variações farmacocinéticas de hormônios quando administrados como medicamentos e também permitiria que os mecanismos corporais de realimentação controlassem a libertação de hormônios do ovário", observa o pesquisador Tamer Yalcinkaya.
 
O projeto de engenharia de um ovário bioartificial envolve a encapsulação de células de ovário dentro de uma fina membrana que permite que o oxigénio e os nutrientes entrem na cápsula, mas que impedem o paciente de rejeitar as células. Com este cenário, tecido ovariano funcional a partir de doadores podem ser utilizados para criar ovários bioartificiais para mulheres com ovários que não funcionam.
 
A equipe de Wake Forest Baptist isolou os dois tipos de células endócrinas encontradas em ovários (teca e granulosa) de ratos com 21 dias de idade. As células foram encapsuladas dentro compatíveis com o corpo. Os cientistas avaliaram três diferentes formas de dispor as células no interior das cápsulas.
 
A função das cápsulas foi em seguida avaliada em laboratório, expondo-os ao hormônio folículo-estimulante e o hormônio luteinizante, dois hormônios que estimulam os ovários para produzir hormônios sexuais.
 
O arranjo das células que mais imitava o ovário natural (camadas de células em uma forma 3D) secretaram níveis de estrogênio 10 vezes mais elevados do que outros arranjos de células.
 
As cápsulas também secretaram progesterona, bem como de inibina e ativina, dois hormônios que interagem com a pituitária e hipotálamo e são importantes para o sistema natural do corpo para regular a produção de hormônios sexuais femininas.
 
"As células nas cápsulas em camadas múltiplas funcionaram de forma semelhante aos ovários nativos. A secreção de inibina e ativina sugere que estas estruturas podem potencialmente funcionar como um ovário artificial através de sincronização com o sistema de controle inato do corpo", afirma Opara.
 
A equipe ressalta que o próximo passo na pesquisa, já em andamento, é avaliar a função das estruturas do ovário em animais.
 
 
Fonte isaude.net

Estalos só preocupam quando causam dor

Os estalos são um hábito na rotina de muitas pessoas, que
 adoram ouvir os barulhos das esticadas e dos contorcionismos
 nos dedos e na coluna
Barulho não vem dos ossos, mas do líquido no interior das articulações
 
Quando percebe, você já começou o trec-trec. Os estalos são um hábito na rotina de muitas pessoas, que adoram ouvir os barulhos das esticadas e dos contorcionismos nos dedos e na coluna (há até quem adore estalar o pescoço).

Segundo o ortopedista Alberto Tesconi Croci, do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a brincadeira não traz motivo de preocupação. "Se não causam dor, os ressaltos (como os médicos chamam os estalos) não precisam ser vistos como um problema. Trata-se de uma reação natural do organismo a um estímulo", diz o médico.

O barulho que você escuta ao puxar os dedos, por exemplo, é resultado de uma diferença de pressão. "O líquido que está de um dos lados da articulação para passa para o outro lado quando você estica ou pressiona alguma parte do corpo. É desta passagem que vem o barulho", explica o ortopedista.
 
É por isso que, logo depois de um estalo, dificilmente você consegue repeti-lo com a mesma intensidade. É preciso esperar alguns minutos para que o líquido volte a se acumular, gerando a diferença de pressão novamente.

A cena repete-se no caso da coluna, formada por uma série de pequenas articulações. O movimento do fluido sinovial, contido nestas articulações, causa os estalidos que você escuta quando torce o tronco ou quando se estica para trás ou para frente.

E nem precisa se incomodar: os estalos não engrossam os dedos, como pensa muita gente. Segundo o médico, as articulações ficam mais grossas com a idade, independente se há ou não ressaltos.

Mas nem todos os estalos estão ligados às articulações. Alguns deles ocorrem nas chamadas fáscias (camadas mais profundas da musculatura). Quando é estimulada de forma abrupta, principalmente em pessoas sedentárias, a fáscia gera os estalos (porque, dentro dela, também há um líquido semelhante àquele contido nas articulações). "A diferença aqui é que, normalmente, há dor neste tipo de ressalto. Ele acontece nos movimentos bruscos da escápula e dos ombros, por exemplo". 
 
Nas situações em que há dor, é importante buscar ajuda de um ortopedista. Isso porque o especialista vai fazer mais do que aliviar o desconforto, ele consegue descobrir por que a dor apareceu e dar um jeito para que isso não ocorra novamente. "Além de analgésico, geralmente receitamos uma compressa de gelo para aplicar no local", diz o ortopedista do Hospital Beneficência Portuguesa.

Muito comum entre os adolescentes, os estalos também podem ser resultado do chamado estirão de crescimento: nessa situação, os músculos são menores do que deveriam e não acompanham o crescimento ósseo, daí as dores e os estalos. "Se o adolescente estiver com sobrepeso, recomendamos uma dieta (assim as articulações deixam de ser tão forçadas) e também é necessário o acompanhamento de um fisioterapeuta para que ele estimule o alongamento muscular", diz o médico. "Mas este alongamento tem de ser constante e aos poucos, para não haver lesões ou mais dores.
 
Qualquer trabalho de hipertrofia também deve ser suspenso nesta fase ou aumentam as dores e o desequilíbrio".
 
Pondo a coluna no lugar
Se você já fez alguma aula de educação física ou frequenta a academia, certamente já se deitou num colchonete à espera das estaladas que o professor daria na sua coluna, sob a justificativa de colocá-la no lugar.

Na próxima vez que ouvir o convite, recuse. Ninguém ajusta a coluna com a pressão das mãos. Um terço da população brasileira tem escoliose e o ser humano não é simétrico, pessoas destras tendem a ter braços e pernas do lado direito maiores e isso não chega a ser um problema, afirma o ortopedista.

Mas e se for? Então procure um médico, que vai dar as orientações corretas para resolver, sem riscos de que um desconforto acabe se tornando motivo de dor de cabeça, como uma lesão mais séria em alguma das vértebras .
 
Para quem pedir ajuda?
Você pode marcar uma consulta com um ortopedista ou com um fisiatra. Os dois são médicos por formação e entendem tudo sobre o funcionamento do sistema músculo-esquelético.

"A diferença é que o ortopedista, além da prática clínica, pode realizar cirurgias. Já o fisiatra está apto a agir na reabilitação dos pacientes", diz o ortopedista.

Sem exageros
Realizados de vez em quando, os estalos não chegam a ser um problema. Mas repetir demais os movimentos pode comprometer a sua força. "Não existe ligação aparente entre o estalo de articulações e a artrite.

Entretanto, pessoas que têm o hábito de estalar os dedos apresentaram sinais de outros tipos de danos, incluindo lesão nos tecidos moles e até da cápsula articular, além de diminuição da força.

Essa lesão provavelmente resulta do alongamento rápido e repetido dos ligamentos que circundam a articulação", afirma o traumatologista Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte.
 
Relaxando
Quando as articulações são manipuladas, os órgãos do tendão de Golgi (um conjunto de terminações nervosas envolvidas no movimento) são estimulados e os músculos em torno da articulação relaxam.

"Esse é um dos motivos que explica por que algumas pessoas sentem prazer ao estalar uma articulação. Coluna vertebral, joelhos, cotovelos e todas as outras articulações de movimentação estão sujeitas ao mesmo tipo de manipulação que os nós dos dedos", afirma o médico traumatologista.
 
Fonte Minha Vida

Cólica menstrual pode alterar estrutura cerebral

Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só
de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando
Alterações deixam o organismo mais suscetível à dor
 
As cólicas menstruais são a desordem ginecológica mais comum em mulheres em idade fértil. Caracterizadas pela dor na parte inferior do abdômen que começa no início do fluxo menstrual, as cólicas de estímulo contínuo podem causar alterações no sistema nervoso, de acordo com um estudo do Instituto de Ciências e do Cérebro da Yang-Ming University, em Taiwan. O estudo será publicado na íntegra na edição de setembro da revista Pain.

Através da análise de 32 pacientes que sofriam de cólicas menstruais, os pesquisadores relataram mudanças anormais na estrutura do cérebro, quando elas sentiam dores e até mesmo quando elas não se queixavam. O acompanhamento foi feito através de questionários e de ressonância magnética, que era feita quando as pacientes não apresentavam dores.

Assim, mapas da massa cinzenta do cérebro de cada voluntária foram criados e os pesquisadores puderam ver que houve variações significativas no volume dessa massa cinzenta. Além disso, diminuições anormais foram encontradas em regiões envolvidas na transmissão da dor, significando maior processamento sensorial que afetava a regulação das regiões envolvidas na modulação da dor e na regulação dos hormônios.

O coordenador do estudo, o professor Jen-Chuen Hsieh, comentou: "Nossos resultados demonstram que as mudanças anormais em determinadas regiões do cérebro estão presentes em pacientes que costumam ter cólicas menstruais mesmo no período em que não há dor. Isso mostra que não somente a dor física, mas também o período cíclico em que elas ocorrem podem resultar em mudanças duradouras", que acrescentou ainda: "Esse estudo mostrou que o cérebro adolescente é mais vulnerável a dor menstrual, porém precisamos de mais estudos que mostrem o porquê dessa relação, bem como a interferência hormonal no quadro clínico e se as alterações cerebrais são reversíveis ou não."
 
Aliviando as cólicas menstruais
Mais de 50% das mulheres em idade fértil sentem calafrios só de olhar o calendário e notar que a fase de cólicas está chegando. "Dos 12 aos 30 anos, esse é um problema comum", afirma a ginecologista Silvana Chedid, diretora da clínica Chedid Grieco e chefe do setor de Reprodução Humana do Hospital Beneficência Portuguesa. "O mal aparece em consequência das contrações realizadas pelo útero para eliminar o sangue. Ou seja, quanto mais intenso for o fluxo da mulher, mais fortes são as cólicas", explica a médica.

Mas se você já está cansada de saber o que está por trás de tanto sofrimento e quer mesmo é arranjar uma solução para ele, confira algumas dicas de soluções simples e muito eficazes para acabar de vez com esse martírio.

1. Analgésicos e anti-inflamatórios: "Algumas mulheres têm cólicas mensalmente. Para elas, lançar mão de algum remédio pode ser a melhor saída. Mas só faça isso depois de consultar um médico", afirma a ginecologista do Hospital Beneficência Portuguesa.

2. Anticoncepcionais à base de hormônios: A pílula ou outros métodos do gênero têm ação comprovada contra as dores de quem pena com o fluxo muito intenso. Como ela diminui a intensidade do fluxo, as cólicas também acabam diminuindo.

3. Massagens: Técnicas que utilizam o calor (como a massagem de pedras) têm ótimo efeito contra as dores e os inchaços tão comuns no período. As massagens ayurvédica, tuiná, o shiatsu e a reflexologia melhoram a circulação e relaxam a musculatura, afirma a fisioterapeuta Andréa Machado, gerente do Thalasso Spa da Praia do Forte (Bahia).
 
5. Exercícios físicos: Quando treina, você aumenta a dose de endorfina que circula no sangue. Esse hormônio provoca uma sensação de prazer e euforia, ajudando a esquecer o desconforto. Além disso, o esforço físico faz com que os vasos do colo uterino se dilatem, facilitando a passagem do sangue. "Fora isso, os líquidos retidos que causam o inchaço, tanto da mama como do ventre, são mais bem drenados com o aumento da temperatura corporal e com a transpiração", afirma a especialista do Thalasso Spa.

6. Bolsa de água quente: O calor alivia as dores porque relaxa os músculos, dilata os vasos capilares e produz o bem-estar.
 
Fonte Minha Vida

O que é fibromialgia?

O que é fibromialgia?
A dor é uma sensação desconfortável que avisa que há algo de errado com o organismo. Ela pode durar dias, semanas e até meses, mas depois de um tempo, ela pode passar a ser parte da vida. Quando isso acontece, ela passa a ser mais do que um sintoma, e se torna a própria doença. Estamos falando da fibromialgia.
 
A fibromialgia é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas. O principal deles é a dor em vários pontos do corpo, principalmente nos ombros e na coluna. Pacientes com fibromialgia também costumam sentir cansaço, insônia, falta de memória e problemas emocionais como ansiedade e depressão.
 
Causas do problema
A doença é mais frequente nas mulheres, mas pode atingir pessoas de qualquer faixa etária, sendo mais comum em indivíduos com mais de 20 anos de idade.
 
A doença não tem uma causa definida, mas está associada a um desequilíbrio nos níveis de alguns neurotransmissores do cérebro, como a serotonina e a endorfina. Nestes pacientes, o tálamo, que funciona como um centro de dor do organismo fica mais ativo que o normal. Apesar de o principal sintoma ser invisível a olho nu, o diagnóstico é clínico.
 
No caso de suspeita da doença procure um médico reumatologista ou neurologista. A síndrome pode ser controlada com medicamentos, exercícios e terapias.
 
Fonte Minha Vida

Reconheça o seu tipo de tosse antes de tomar xarope por conta própria

Numa emergência, experimente a velha receita caseira de
misturar sumo de limão com algumas colheres de mel
Dependendo do caso; uma dose de mel é mais eficiente do que os remédios
 
Se, além de aparência típica, alguém precisar descrever o som do inverno, ela certamente é lembrada: a tosse. Seca, expectorante ou simplesmente pigarro: os tipos variam, mas mantêm em comum a incidência maior na época mais gelada do ano.
 
A mucosa do nariz e da garganta é intensamente inervada. A tosse e o espirro são resultados da irritação destas terminações nervosas por algum agente inalado ou pela inflamação desta mucosa , explica a pneumologista Elnara Nagri, do Núcleo Avançado do Tórax do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Tanto a tosse como o espirro são mecanismos de defesa das vias aéreas contra a entrada de partículas externas .

Uma lesão nos brônquios, a secreção aprisionada nos seios da face ou até problemas cardíacos também podem levar à tosse seca, ou seja, sem catarro. Assim como as causas do problema, os xaropes também variam. Alguns são apenas à base de solução hipertônica de açúcar, outros têm substâncias que agem no sistema nervoso inibindo o reflexo da tossee há os que apresentam corticóides e broncodilatadores na fórmula, diminuindo a inflamação das vias aéreas, mas podem trazer muitos efeitos colaterais , afirma Elnara Nagri.

Dada a multiplicidade de aplicações, os xaropes não devem ser utilizados sem orientação médica. Longe de serem inofensivos, eles podem causar diminuição no fluxo respiratório, problemas cardíacos e sérias reações alérgicas. Numa emergência, experimente a velha receita caseira de misturar sumo de limão com algumas colheres de mel. O preparo lubrifica a garganta, aliviando as tosses causadas por irritação , garante a médica. Tomar copos e mais copos de água, por outro lado, é pouco eficaz. A água ajuda a fluidificar as secreções respiratórias e facilita a expectoração, porém pode não ser eficaz no alívio da tosse , diferencia a pneumologista.

Quando existe eliminação de catarro, é preciso redobrar a atenção. Segundo a médica, caso esse tipo de tosse dure mais de duas semanas, é preciso procurar um pneumologista e fazer uma radiografia do tórax para investigar melhor os sintomas, prevenindo ou tratando no início males como pneumonia e tuberculose. A exceção fica por conta dos fumantes e de pacientes com asma, que sofrem de tosse crônica.

Mas não se assuste caso haja um sangramento discreto após uma crise de tosse. Isso é sinal de irritação na garganta. Agora, caso o sangramento seja mais volumoso, procure um posto de saúde ou pronto-socorro. Você pode estar sofrendo com sangramento pulmonar, que é grave e exige tratamento imediato .

Problemas no coração também causam tosse. quando o sangue que vem dos pulmões não é bombeado corretamente, eles ficam inchados e os bronquíolos se fecham. Daí a tosse, que pode ser seca ou acompanhada de uma secreção rósea e espumosa , afirma Elnara. Essa tosse piora ao deitar, pode acordar o paciente durante a noite e, em geral, é associada à falta de ar e até chiado .
 
Fonte Minha Vida

Tosse constante é um alerta de que os pulmões estão mal

AdMuitas vezes, só a força que fazemos para tossir é o
suficiente para trazer complicações
Ela pode ser causada por alergias, irritações e até câncer de pulmão
 
Não é porque o verão chegou que a tosse não é um assunto importante. Seja ela crônica ou aguda, o sintoma é incomodo que atinge todas as idades e precisa ser levada a sério. "A tosse não é uma doença, e sim um sinal de que algo está irritando as nossas vias aéreas ou nossos pulmões", diz a pneumologista Iara Fikcs, do Hospital São Luiz.

Muitas vezes, só a força que fazemos para tossir é o suficiente para trazer complicações. Em idades extremas, ou seja, para as crianças e para os idosos, a tosse pode desencadear uma série de contusões. "Durante um ataque de tosse, as pessoas com mais idades ou as crianças podem forçar excessivamente os músculos que atuam na respiração, ou até mesmo quebrar uma costela ou tirar algum órgão do lugar por terem o organismo mais frágil", explica a médica.
 
Fatores externos
Uma casa empoeirada pode ser um dos motivos de ataques de tosse frequentes. "Quando estamos em um ambiente com muito pó ou outras partículas que irritam nosso sistema respiratório, os ataques de tosse se tornam muito mais comuns", diz Iara Fiks.

Esse tipo de problema acontece muito quando passamos por frentes frias. Com a baixa temperatura, as pessoas têm o instinto de fechar todas as janelas da casas, impedindo a circulação do ar e causando o acúmulo de poeiras.

Mas esse tipo de problema não acontece apenas no inverno. "O cada vez mais usado ar condicionado aumenta as chances de ataques de tosse por irritar os pulmões e deixar o ambiente mais seco", explica a pneumologista.
 
De acordo com a especialista, produtos de limpeza, perfumes e incensos com odores muito fortes também entram na lista negra dos fatores que contribuem para a irritação das vias aéreas.

Normalmente esse tipo de tosse dura menos do que três semanas, e é chamado de tosse aguda. Para amenizar os ataques desse tipo de tosse, além dos medicamentos prescritos pelo seu médico, como xaropes, vale a pena investir no mel e no própolis, além de frutas e sucos ricos em vitamina C.

Uma receita caseira que pode ajudar a combater uma tosse aguda é a mistura de mel de eucalipto com gotas de própolis. O mel ajuda na expectoração e diminui a irritação da garganta. O própolis é anti-inflamatório e ajuda a tratar agressões nas vias pulmonares.

Mas vale um alerta: as pessoas diabéticas devem evita o mel, pois é rico em açúcares, assim como crianças menores de um ano de idade.
 
Fuja do cigarro
Para os fumantes fica o aviso da especialista: a fumaça do cigarro prejudica a qualidade de vida de todos os moradores da casa. "Não é apenas o fumante, mas todas as pessoas que convivem com ele, estão mais propensas a ter o pulmão irritado ou desenvolver doenças que causam tosses", diz Iara Finks.

A presença do cigarro na rotina traz problemas principalmente para os mais novos. Um estudo feito pela Sociedade Brasileira de Cefaleia comprova que filhos de mulheres que fumaram durante a gestação têm 2,5 vezes mais chance de ter dor de cabeça crônica diária na infância.

Outra pesquisa ainda diz que entre 20% a 30% dos fumantes desenvolvem a DPOC - doença que une bronquite e enfisema - após os 40 anos, sendo que alguns estudos sugerem que as mulheres são mais suscetíveis aos efeitos nocivos do cigarro do que os homens.

As crises respiratórias são causadas geralmente por infecções bacterianas ou virais, como explica a pneumologista. No período das crises, os pacientes sentem piora da falta de ar, fadiga, aumento da tosse crônica e da produção de catarro. Em 95% dos casos, as lesões dos tecidos pulmonares são irreversíveis, mesmo que o paciente tenha parado de fumar por muito tempo.
 
Quando a tosse não passa
Se a tosse dura mais do que três semanas, ela passa do quadro agudo para o quadro crônico. "Quando uma pessoa está a tanto tempo tossindo, é preciso procurar um médico para diagnosticar o problema e resolvê-lo enquanto isso", explica Iara Fiks.

A tosse pode ser o sintoma de uma série de doenças, desde as mais comuns como gripe, resfriado e alergia, como algumas mais sérias como tuberculose e até mesmo câncer de pulmão.

"Algumas doenças podem ser diagnosticadas a partir da presença, cor e textura do catarro ou de algum chiado no pulmão. Uma tosse carregada de catarro pode ser um sinal de uma doença mais séria, e é preciso procurar um médico o quanto antes", alerta a pneumologista.

"Um aviso importante é não ficar mais de três semanas tomando remédios para tosse, sejam eles caseiros ou comprados na farmácia, sem procurar um médico. Essa atitude pode estar mascarando uma série de problemas respiratórios que, se fossem tratados precocemente, poderiam ser curados sem grandes problemas", diz Iara Fiks.  
 
Confusão com engasgo
Muita gente pensa que durante uma crise de tosse por engasgamento, bater nas costas de uma pessoa para tentar ajudá-la vai resolver o problema.

Um ataque de tosse é muito facilmente confundido com um engasgo. "O famoso tapinha nas costas não funciona quando estamos tossindo, e pode ser até perigoso para quem está com algo realmente preso na garganta", diz a pneumologista Iara Fiks, do Hospital São Luiz.

O mesmo discurso serve para líquidos. Oferecer um copo de água para uma pessoa com ataque de tosse não irá trazer alívio, e pode até fazer a pessoa engasgar de verdade, ficando ainda mais sem ar. 
 
Fonte Minha Vida

Empresa anuncia desenvolvimento de vacinas contra dengue e febre chikunguny

Ambas prometem proteção eficaz para as doenças
 
Duas novas vacinas, contra a dengue e a febre chikungunya (CHIK), foram desenvolvidas pela empresa Themis, de Viena, e após estudos preliminares prometem uma proteção eficaz contra ambas as doenças. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pela companhia austríaca Viennese biotech boutique Themis em comunicado, após publicar os dados dos estudos clínicos que acabam de ser concluídos.
 
Ambas as vacinas "candidatas" mostraram uma boa eficácia, afirma a nota. "Com apenas uma vacinação contra a febre de chikungunya foi possível o desenvolvimento de uma proteção completa", enquanto a fórmula contra a dengue é efetiva para quatro esteriótipos conhecidos da doença. Baseada nos bons resultados, a Themis começará antes do fim deste ano o estudo da primeira fase clínica para ambas as vacinas.
 
As duas doenças são virais e transmitidas pelo mosquito "aedes aegypti" e "aedes albopictus", que são criados na água acumulada em recipientes e objetos em desuso. A dengue, única Doença Tropical Desatendida (ETD) que se expandiu na última década, multiplicou sua incidência por 30 nos últimos 50 anos, segundo afirmou em janeiro a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Ela pode ser mortal e já é uma doença endêmica em 100 países do mundo, incluindo quase todos da América Latina. A chamada artrite epidêmica chikungunya é uma cepa de febre viral transmitida pelos mosquitos "aedes aegypti" e "aedes albopictus", endêmica no Sudeste Asiático e zonas da África.

Fonte R7

Pílula anticoncepcional mata 20 mulheres no ano

Agência francesa diz que mulheres morrem todos os
 anos por causa da pílula
Quatorze das 20 mortes foram causadas por remédio lançado nas duas últimas décadas
 
Vinte mulheres morrem por ano causa da pílula anticoncepcional, de acordo com Agência Nacional para a Segurança de Medicamentos e Produtos de Saúde da França, publicado no jornal britânico Daily Mail desta quarta-feira (27).
 
De acordo com o estudo, o contraceptivo está associado a doenças como a trombose ou coágulos de sangue. Ainda segundo a publicação, 14 das 20 mortes são causadas pela terceira ou quarta geração de pílulas — que foram lançadas nos últimos 20 anos.
 
Estas duas categoriais de medicamentos estão sendo investigados depois que uma jovem de 25 anos de idade ter entrado com uma ação alegando que o contraceptivo foi a causa de ela ter sofrido um AVC (acidente vascular cerebral).
 
Ainda de acordo com a agência, todas as pessoas estão suscetíveis a ter trombose, porém o risco é baixo. Segundo a agência, o risco aumenta com o passar dos anos, independentemente de se usar contraceptivo ou não.
 
Fonte R7

Aumenta número de sobreviventes de câncer nos EUA

Considera-se que uma pessoa sobrevive ao câncer quando vive
 há cinco anos sem sinal de ressurgimento da doença
O número de americanos que sobreviveram ao câncer está em ascensão e espera-se que chegue aos 18 milhões de pessoas na próxima década, segundo um relatório publicado nesta quarta-feira.
 
Esse número representa um aumento de 30% com relação aos últimos dados divulgados em janeiro de 2012, que mostravam que 13,7 milhões de pessoas sobreviveram no país a algum tipo de câncer, de acordo com a Associação Americana para a Pesquisa do Câncer (AACR, na sigla em inglês).
 
As projeções de aumento se devem, sobretudo, ao envelhecimento da população, com dois terços dos sobreviventes de câncer com 65 anos ou mais em 2020, acrescentou o estudo.
 
A tendência representa um novo desafio para a área da saúde e para os sobreviventes mais longevos e que poderão enfrentar outros problemas de saúde no longo prazo.
 
"Como assegurar que estes pacientes tenham uma vida não só longa, mas saudável e produtiva, será um desafio vital para todos nós", afirmou Julia Rowland, diretora do Departamento de Sobreviventes de Câncer do Instituto Nacional do Câncer, que integra os Institutos de Saúde Nacional (NIH) dos Estados Unidos.
 
Segundo o informe da AACR, as mulheres que sofreram câncer de mama somam 22% dos sobreviventes e os homens com câncer de próstata, 20%.
 
No entanto, os sobreviventes de câncer de pulmão representam apenas 3%.
 
"Para os pacientes de câncer de próstata, temos quase 100% de sobrevivência durante cinco anos e no câncer de mama também há tremendos avanços, com a sobrevivência para cinco anos subindo de 75% em 1975 para quase 89% em 2012", afirmou Rowland.
 
Considera-se que uma pessoa sobrevive ao câncer quando vive há cinco anos sem sinal de ressurgimento da doença.
 
Segundo estimativas da Sociedade Americana do Câncer, a doença ainda mata 1.500 pessoas por dia nos Estados Unidos - um total de 301.820 homens e 275.370 mulheres em 2012. Todos os anos, 1,6 milhão de americanos são diagnosticados com câncer no país.

Fonte R7

Nova York comemora dez anos de bares e restaurantes sem fumaça

Nova York comemorou, nesta quarta-feira, dez anos sem fumaça em seus bares e restaurantes graças a uma lei pioneira que, segundo seu incentivador, o prefeito Michael Bloomberg, gerou uma onda de medidas similares no resto dos Estados Unidos e em outros países.
 
"As inovadoras políticas para melhorar a saúde pública em Nova York foram e continuarão sendo um modelo a ser seguido pelo resto do mundo", disse hoje Bloomberg em entrevista coletiva no bar Old Town, que na época se opôs à legislação por considerar que afetaria seus negócios. Segundo o prefeito, desde que foi proibido o fumo em bares e restaurantes da 'Big Apple', em 2003, mais de 500 municípios e 35 estados dos Estados Unidos, assim como 49 países, "seguem os passos" da cidade, aprovando normas similares.
 
Bloomberg lembrou que a porcentagem de fumantes em Nova York baixou de 21,5% em 2002 até 14,8% em 2011, a esperança média de vida alcançou um recorde histórico de 80,9 anos e o nível de emprego nos bares e restaurantes aumentou 48% durante esse período.
 
"Dez anos depois, os nova-iorquinos fumam menos e vivem mais, nossas indústrias prosperam e ninguém quer o retorno dos bares e restaurantes cheios de fumaça", disse o prefeito, que chegou a ser apelidado de "babá Bloomberg" por suas contínuas políticas para tentar melhorar a saúde dos cidadãos. A última campanha contra o tabaco, promovida pelo prefeito desde 2002, tenta fazer com que os maços de cigarros estejam fora do campo de visão dos clientes em lojas para evitar que os mais jovens fiquem expostos a esse "marketing".
 
Desde que há dez anos foi proibido fumar em bares e restaurantes, as restrições foram sendo expandidas até abrangerem em 2009 as entradas de edifícios e hospitais, e, em 2011, os parques, praias, praças públicas e lugares históricos da cidade.
 
Fonte R7

Ambientalistas: Milhares de pesticidas circulam irregularmente nos EUA

Milhares de pesticidas circulam no mercado americano apesar de não terem sido aprovados em rigorosos testes de segurança, pondo em risco a saúde de pessoas, animais e insetos polinizadores, como as abelhas, alertou nesta quarta-feira um grupo ecologista.
 
O Conselho de Defesa de Recursos Naturais culpou uma lacuna regulatória no Congresso que data de 1978 e permitiu à Agência de Proteção Ambiental (EPA, na sigla em inglês) aprovar mais de 10.000 pesticidas com a realização de testes mínimos.
 
Este "registro condicional" foi estabelecido para casos específicos, como o aparecimento de doenças ou crises de saúde pública, mas na prática foi aplicado em 65% dos 16.000 pesticidas do mercado.
 
"Um dos problemas que também descobrimos foi que o banco de dados da EPA está caótico", afirmou Mae Wu, advogada do Conselho Nacional de Proteção Ambiental, que participou da investigação nos últimos dois anos.
 
"Não estavam seguindo em absoluto os procedimentos corretos de registro", acrescentou, em declarações à imprensa, ao observar que o público nunca esteve envolvido no processo de seleção e que os pesticidas temporários ficavam relegados a "buracos negros".
 
O Conselho mencionou dois produtos que chegaram ao mercado sem ser submetidos a testes de toxicidade: um bactericida conhecido como nanosilver, usado em tecidos e vestuário, e o pesticida clotianidina, que ameaça as abelhas.
 
O grupo pediu à EPA que revise os pesticidas registrados, revogue a aprovação do nanosilver e da clotianidina, além da formação de uma base de dados de pesticidas autorizados, acessível ao público.
 
Consultada pela AFP, a EPA respondeu em um comunicado que estava "trabalhando intensamente para proteger as abelhas e outros polinizadores dos pesticidas perigosos através de uma regulamentação, do trabalho de voluntários e de programas de pesquisa".
 
A EPA também está "acelerando o calendário para revisar os pesticidas neonicotinoides devido às incertezas em torno destes e ao desconhecimento de seus potenciais efeitos nas abelhas", disse.

Fonte R7

"Viagra" completa 15 anos tratando a disfunção erétil

Washington - A pílula "Viagra" contra a impotência masculina completou nesta quarta-feira 15 anos desde que foi aprovada para sua comercialização pela Administração de Alimentos e Remédios dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês).
 
A companhia farmacêutica Pfizer descobriu acidentalmente o remédio enquanto trabalhava em um tratamento para tratar a hipertensão e problemas cardíacos. Desde então, o medicamento se revelou uma de suas mais rentáveis invenções.
 
A pílula azul se transformou em um ícone e um sucesso de vendas que levou especialistas a alertar que é receitado com muita facilidade. Poucas semanas após ser aprovada em 1998, a pílula já tinha mais de 40 mil prescrições, já que não existia até então uma formula tão eficiente contra a impotência.
 
O losango azul chegou a ser capa da revista "Time" e foi utilizado pela CIA como moeda de troca para obter informação sobre movimentos insurgentes em países como o Afeganistão. Em um primeiro momento, personalidades americanas se mostraram publicamente encantadas com as virtudes do remédio, enquanto outras foram mais reservados na hora de confessar terem recorrido ao "Viagra".
 
A maior mudança do "Viagra", que agora concorre com remédios similares de outros laboratórios, como o "Cialis", aconteceu na vida privada dos cerca de milhões de homens que, mundo afora, sofrem de disfunção erétil.
 
Fonte R7

Concurso INEA (RJ) 2013

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Estado do Rio de Janeiro, publicou edital N° 01/2013 de concurso público. São 86 vagas imediatas para cargos de Nível Superior, Tecnólogo e Nível Médio Técnico, que irão compor a estrutura organizacional do INEA.

O concurso será executado por meiro da FGV Projetos - Concursos. O salário será de R$ 4.229,76 para os cargos de nível superior, de R$ 2.753,16 para tecnólogo e de R$ 1.759,12 para médio.

Cargos
- Ensino Médio Técnico: Técnico Administrativo, Técnico Ambiental, Técnico em Engenharia Civil, Técnico Florestal, Técnico em Hidrologia e Técnico em Química;

- Tecnólogo: Gestão Ambiental;

- Ensino Superior: Administrador, Advogado, Analista de Sistemas, Arquiteto e Urbanista, Assistente Social, Biólogo, Comunicador Social, Contador, Engenheiro-Agrônomo, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil (Geotécnico, Hidrólogo e Obras e Orçamento), Engenheiro Florestal, Engenheiro Hidráulico, Engenheiro Mecânico, Engenheiro de Minas, Engenheiro Químico, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro em Segurança do Trabalho, Engenheiro de Tráfego, Estatístico, Geógrafo, Geólogo, Meteorologista, Oceanógrafo, Oceanógrafo, Pedagogo, Químico, Médico-Veterinário e Secretário Executivo.

Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 18 de abril de 2013, pelo site www.fgv.br/fgvprojetos. A taxa de inscrição será de R$ 79,00 para disputar as funções de nível superior e de R$ 69,00 para os demais cargos.

Provas, Gabaritos e Validade
O concurso público será realizado em única etapa para os cargos de Nível Médio Técnico e o Tecnólogo e em duas etapas para os cargos de Nível Superior, com exceção do cargo de Secretário Executivo.

A prova escrita objetiva de múltipla escolha será realizada nas cidades de Macaé, Volta Redonda e Rio de Janeiro, simultaneamente, no dia 19 de maio de 2013, das 08h às 12h, segundo o horário da cidade do Rio de Janeiro. Os locais para realização da Prova Escrita Objetiva, assim como o resultado e o gabarito oficial preliminar, serão divulgados no endereço eletrônico www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/inea13.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos contado a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período a critério da Administração do INEA.

Concurso Prefeitura de São José dos Campos

A Prefeitura de São José dos Campos, Estado de São Paulo, por intermédio do Instituto Zambini, lançou edital N° 01/2013 de concurso público, com o objetivo de preencher 58 vagas para médicos. A remuneração será de R$ 2.496,85 ou R$ 2.996,16 em jornadas de 20h ou 24h semanais, mas esses valores poderão aumentar se acrescidos de adicionais de Desempenho Médico, de Condições Especiais de Trabalho, de insalubridade e de Trabalho em Dia Especial, podendo chegar a R$ 4.754,76.
 
As oportunidades são para Cardiologista Adulto, Cardiologista Infantil, Cirurgião Geral, Cirurgião Torácico, Clínico Geral, Endocrinologista Adulto, Gastroenterologista Adulto, Ginecologista e Obstetra, Homeopata, Infectologista, Neurocirurgião, Neurologista Adulto, Neurologista Infantil, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Pediatra Geral, Médico do Trabalho, Emergencista Adulto, Pediatra Emergencista, Emergencista Adulto e Infantil para o Distrito São Francisco Xavier e Psiquiatra.
 
A inscrição, no valor de R$ 80,00, deverá ser efetuada no período de 1º a 10 de abril de 2013 (horário oficial de Brasília), exclusivamente pela Internet, no endereço eletrônico www.zambini.org.br.
 
O candidato que não tiver acesso próprio à internet poderá efetivar sua inscrição por meio de serviços públicos, disponíveis nos seguintes locais:

- Paço Municipal de São José dos Campos – andar térreo – Rua José de Alencar, 123 – Jardim Santa Luzia;

- Centros do Espaço.com, disponibilizados em todas as regiões do Município.
 
A prova será realizada na cidade de São José dos Campos. A confirmação da data e do horário, e informações sobre o local e a sala para a realização da prova deverão ser acompanhadas pelo candidato por meio de Edital de Concurso/Convocação a ser divulgado oficialmente no site da Prefeitura Municipal de São José dos Campos – www.sjc.sp.gov.br, e do Instituto Zambini – www.zambini.org.br, não podendo ser realizada fora do estabelecido neste item e nem alegada qualquer espécie de desconhecimento.
 
O gabarito oficial estará à disposição dos interessados a partir das 10h30 do 1º dia útil subsequente da aplicação das provas, nos sites www.sjc.sp.gov.br e www.zambini.org.br.
 
O prazo de validade do concurso público será de 1 ano, contado da data da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Administração Municipal, uma única vez e por igual período.

Assembleia Legislativa do Maranhão abre concurso público

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) publicou os editais (nº 01 a 04/2013) para comunicar a realização de concurso público, visando o provimento de 92 vagas para contratar novos profissionais com formação em nível superior, médio e fundamental. Os salários vão de R$ 971, 00 a R$ 10.097,96 por jornadas de trabalho de 40 horas por semana.
 
Os cargos disponibilizados para o concurso são: técnico em iluminação, criador de desenvolvimento web e plataformas digitais, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico, carpinteiro, motorista, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico, programador de sistemas, revisor, taquígrafo e consultor legislativo especial.
 
As inscrições podem ser feitas somente pela internet, por meio do site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alema13, entre os dias 1º e 25 de abril de 2013. Os valores das taxas de inscrição são de R$ 75,00, R$ 95,00, R$ 130,00 e R$ 160,00, dependendo do cargo pretendido. A taxa de inscrição deve ser paga, no máximo, até 26 de abril, levando em consideração os horários de atendimento bancário.
 
O processo seletivo ocorrerá com a aplicação de uma prova objetiva para os candidatos de todos os cargos, sendo que também serão aplicadas outras avaliações, como prova prática, discursiva e de títulos, dependendo da função.
 
A prova objetiva será aplicada na provável data de 26 de maio de 2013, na capital maranhense São Luís, das 14h às 18h. Os locais das provas serão informados aos candidatos pelo site www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/alema13. As datas das outras avaliações serão informadas posteriormente pelo mesmo site das inscrições, assim como possíveis mudanças de data (caso ocorram) e o resultado final com a lista dos aprovados.
 
O certame está sendo organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Prefeitura de Crisólita (MG) abre vagas

A Prefeitura de Crisólita, estado de Minas Gerais, divulgou aviso do edital de processo seletivo emergencial nº 02/2013, tendo como objetivo a contratação de 01 Médico Clínico, pelo período de 12 meses, ou até que se realize concurso público, podendo ser prorrogado por igual período.
 
As inscrições serão recebidas gratuitamente no período de 1º a 02 de abril de 2013, no setor de recursos humanos, situado na Rua Praça Jose Quaresma da Costa, nº 08, Centro, das 07 às 11 horas.
 
Maiores informações no email crisolit@uai.com.br ou pelo telefone (33) 3611-8000.
 
O aviso do edital encontra-se publicado no Jornal da Imprensa Oficial de Minas Gerais, publicações de terceiros, de 26 de março de 2013.

Fundo Municipal de Saúde de Joaçaba (SC) abre processo seletivo

O Fundo Municipal de Saúde de Joaçaba, Estado de Santa Catarina, lançou edital de processo seletivo N° 01/2013, com o objetivo de ocupar 04 vagas para os cargos de médico, técnico de enfermagem e auxiliar de saúde bucal (níveis médio/técnico e superior). Os vencimentos variam de R$ 992,01 a R$ 11.770,00 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da organizadora Sociedade de Desenvolvimento Vale do Bandeirantes.
 
Inscrições e Taxas
As inscrições, nos valores de R$ 30,00 e R$ 50,00, deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br, até o dia 03 de abril de 2013.
 
Provas
O processo seletivo será constituído das seguintes etapas:
- 1ª Etapa – Prova escrita objetiva – para todas as funções, de caráter seletivo, eliminatório e classificatório;

- 2ª Etapa – Provas de títulos, de caráter classificatório, para os cargos de médico 40h e 20h.
 
As provas objetivas serão aplicadas na data provável de 07 de abril de 2013, na cidade de Joaçaba - SC. A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.joacaba.sc.gov.br e no site da Noroeste Concursos.

Validade
A validade do certame será de 01 ano, prorrogável a critério da Administração por igual período.

Prefeitura de São Tiago (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de São Tiago, município localizado a 187 km de Belo Horizonte, em Minas Gerais, publicou aviso de edital de processo seletivo. A finalidade do certame é a contratação de Professor, Psicólogo, Assistente Social, Auxiliar de Serviços Gerais e Motorista para atenderem às necessidades do município.
 
Os interessados deverão se inscrever nos dias 08 a 09 de abril de 2013, das 13h às 17h, no Departamento de Pessoal da Prefeitura Municipal de São Tiago.
 
As provas escritas e práticas serão realizadas no dia 13 de abril de 2013, em local e horário a serem divulgados.
 
Maiores informações no tel.: (32) 3376-1022.
 
O aviso encontra-se disponível no Jornal da Imprensa Oficial de Minas Gerais, publicações de terceiros, de 26 de março de 2013, pág. 52.

Prefeitura de Nova Bandeirantes (MT) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Nova Bandeirantes, Estado de Mato Grosso, através da empresa Sociedade de Desenvolvimento Vale dos Bandeirantes - Noroeste Concursos, abriu edital de processo seletivo N° 001/2013, destinado ao provimento de 192 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários variam de R$ 678,00 a R$ 3.005,00, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de professor, enfermeiro, odontólogo, médico, assistente social, farmacêutico/bioquímico, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, agente administrativo, agente operacional, agente de manutenção, agente de fiscalização, agente de multimeios, auxiliar de odontólogo, auxiliar de enfermagem e demais cargos.

Inscrições
As inscrições seguem abertas até o dia 08 de abril de 2013, e deverão ser efetuadas, única e exclusivamente, pela internet no endereço www.noroesteconcursos.com.br.

Taxas
Nível Fundamental Completo - 50,00;
Ensino Médio e Técnico - 80,00;
Nível Superior - 120,00.

Provas
As Provas serão aplicadas na data prevista de 21 de abril de 2013, na cidade de Nova Bandeirantes - MT, com duração máxima de 3:00h (três horas), incluso o tempo para preenchimento do cartão-resposta e realização da prova subjetiva ( redação) para os cargos de professores.

A confirmação da data e as informações definitivas sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas oportunamente por meio de Edital de Convocação, no site oficial do Município www.novabandeirantes.mt.gov.br/portal e no site www.noroesteconcursos.com.br.

Validade
A validade do processo seletivo será de 1 ano, prorrogável, a critério da Administração, por igual período.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre processo seletivo

A Prefeitura de Divinópolis, estado de Minas Gerais, divulgou edital de processo seletivo nº. 027/2013-SEMUSA, visando a contratação temporária de 05 Médicos Pediatra Plantonista. O vencimento mensal inicial é de até R$ 2.452,55 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo e 70% de gratificação, para uma carga horária de 12 ou 24 horas semanais.
 
Os interessados deverão enviar o Curriculum Vitae à Secretaria Municipal de Saúde, em atenção ao setor de Recursos Humanos, localizado à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas do dia 05 de abril de 2013.
 
A avaliação curricular será realizada pelo Setor de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Saúde Pública e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, na seguinte ordem: Residência no Município de Divinópolis.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 27 de março de 2013, pág. 17 a 18.

Prefeitura de Divinópolis (MG) abre vagas na área da saúde

Abertas no município de Divinópolis, em Minas Gerais, as inscrições para o processo seletivo que visa o preenchimento de 05 vagas para os cargos de Enfermeiro e Técnico de Enfermagem. O edital da seleção, de nº. 023 e 024/2013-SEMUSA, encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios de 27 de março de 2013.
 
A remuneração poderá chegar a R$ 3.012,28 mais 20% de insalubridade sobre o salário mínimo.
 
Os interessados deverão enviar o curriculum vitae a Secretaria Municipal de Saúde, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG – CEP: 35500-007, até às 17 horas de 03 de abril de 2013.
 
A avaliação final será feita por meio de curriculum vitae e a classificação e desempate ocorrerão, impreterivelmente, obedecendo o critério de Residência no Município de Divinópolis.

Polícia Civil (SP) abre concurso público

A Polícia Civil do Estado de São Paulo disponibilizou mais um edital para realização de concurso público na área da segurança pública, também sob a responsabilidade da Vunesp. Trata-se do certame que vai selecionar 22 candidatos ao cargo de Atendente de Necrotério Policial de 3ª classe, com a exigência de nível fundamental.
 
A remuneração inicial oferecida é de até R$ 2.278,05 e as inscrições, no valor de R$ 10,65, serão realizadas entre 22 de abril e 24 de maio de 2013 (horário de Brasília), pelo site www.vunesp.com.br.
O concurso será constituído de prova preambular, aptidão psicológica/física e comprovação de idoneidade e conduta escorreita, mediante investigação social.
 
A prova preambular será realizada na data provável de 14 de julho de 2013, nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Os locais e horários de realização da prova preambular serão divulgados no edital de convocação a ser publicado 3 dias antes da data prevista para a realização da prova.
 
Posteriormente, serão convocados para realizar a prova de aptidão psicológica - PAP os candidatos habilitados na prova preambular que obtiverem as maiores notas. Os candidatos considerados aptos na PAP serão convidados, por meio de publicação específica, a comparecer à sessão pública, na Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, para o sorteio dos nomes destinados à formação da agenda da prova de aptidão física - PAF.
 
A comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social, de caráter unicamente eliminatório, será realizada pela Corregedoria Geral da Polícia Civil e pela Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra, apenas para os candidatos aprovados na prova de aptidão física.
 
O concurso público será válido por 2 anos, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período.
O edital completo (AN 1/2013) pode ser acessado aqui ou no Diário Oficial de São Paulo - Poder executivo - seção I, de 27 de março de 2013, pág. 197 a 199.

Concurso Tribunal de Justiça do Amazonas 2013

O Tribunal de Justiça do Amazonas - TJAM informa que já estão disponíveis os editais nº 001 e 002/2013 de abertura de concurso público para juízes e servidores do quadro de apoio administrativo, sob a organização da Fundação Getúlio Vargas (FGV). O concurso visa preencher 332 vagas distribuídas entre a capital e o interior do Estado, sendo 188 para cargos de níveis médio, 124 para os de nível superior (incluídas 31 vagas para Juiz Substituto) e 20 para cargos de nível fundamental. As seleções também servirão para formar cadastro de reserva.
 
O maior salário oferecido é para o cargo de Juiz Substituto, no valor de R$ 19.435,27. Para demais cargos de nível superior, o vencimento poderá chegar a R$ 6.787,06 e para o de nível médio, será de R$ 3.484,56. O menor salário é para o cargo de nível fundamental, que chega a R$ 1.823,75.
 
Cargos
As oportunidades de nível superior são para os cargos de Analista Judiciário I e Analista Judiciário II (Leiloeiro e Oficial de Justiça). Para esses postos, podem concorrer candidatos com formação nas áreas de Administração, Arquivologia, Direito, Designer Gráfico ou Desenhista Industrial, Economia, Enfermagem, Engenharias (Ambiental e Sanitária, Elétrica, Mecânica), Medicina (Cardiologia e Ginecologia), Psicologia, Pedagogia e Serviço social, bem como graduados em qualquer área de formação.
 
Para disputar uma das vagas ao cargo de Juiz Substituto é preciso ser bacharel em Direito e comprovar experiência de três anos de atividade jurídica após a obtenção do grau de bacharel, além de cumprir outros requisitos listados no edital.
 
Para o nível médio, as vagas são para o cargo de Assistente Judiciário, destinadas tanto a candidatos com formação intermediária geral, quanto aqueles que possuem formação técnica nas especialidades de Suporte ao Usuário de Informática, Auxiliar de Consultório Dentário, Programador, WebDesigner, Técnico em Telecomunicações e Editor Gráfico
 
Já para o nível fundamental, há vagas para o cargo de Auxiliar Judiciário II.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas unicamente via Internet, no período entre 14h00min do dia 20 de março de 2013 e 23h59min do dia 22 de abril de 2013, no endereço eletrônico da FGV (www.fgv.br/fvgprojetos/concursos/tjam13). A taxa de inscrição custa R$ 50,00 (níveis fundamental), R$ 65,00 (nível médio), R$ 85,00 (superior) ou R$ 195,00 (Juiz Substituto). Os editais prevêm a isenção de taxa, para os candidatos que atendam às condições necessárias, e também a reserva de vagas para portadores de deficiência (10%).
 
Etapas da Seleção e datas importantes
A prova escrita objetiva para todas as especialidades do cargo Analista Judiciário I e para Auxiliar Judiciário II (Nível Fundamental) será realizada no dia 09 de junho de 2013. No dia 02 de junho de 2013 estão agendadas as provas escritas objetivas para o cargo de Analista Judiciário II (Oficial de Justiça Avaliador e Leiloeiro) e para todas especialidades do cargo Assistente Judiciário (Nível Médio).
 
Para o cargo de Juiz de Direito Substituto, a seleção será realizada por meio de: prova escrita objetiva (05 de junho de 2013); prova escrita discursiva e prova prática de sentença cível e criminal; sindicância de vida pregressa e investigação social; prova oral e avaliação de títulos.
 
Todas as etapas do concurso serão realizadas no município de Manaus-AM, mas, caso seja necessário, outros municípios circunvizinhos poderão ser utilizados como locais de prova. Os candidatos devem acompanhar todas as informações sobre as etapas do certame na página www.fgv.br/fgvprojetos/concursos/tjam13.
 
Os gabaritos oficiais preliminares da prova escrita objetiva serão divulgados no dia 04 de junho de 2013.
 
O prazo de validade do concurso para a área administrativa/apoio será de dois anos e o certame para Juiz Substituto terá validade de um ano.
 

Prefeitura de Conquista D'Oeste (MT) abre processo seletivo

A Prefeitura de Conquista D'Oeste, Estado do Mato Grosso, lançou edital de processo seletivo nº. 01/2013 visando preencher 36 vagas em cargos de níveis fundamental e superior. O salário oferecido varia de R$ 771,21 a R$ 6.515,58 e a jornada poderá ser de até 40 horas semanais.
 
Aos candidatos portadores de deficiência especiais serão destinadas 10% das vagas do respectivo cargo, cujas atribuições sejam compatíveis com a deficiência de que são portadores.
 
Cargos
Enfermeiro, Farmacêutico Bioquímico, Médico Clínico Geral, Professor, Auxiliar de Enfermagem, Agente Comunitário de Saúde e Gari.
 
Inscrição
Os interessados deverão se inscrever do dia 01 a 09 de abril de 2013, das 08h00min às 11h00min horas e das 13h30min às 16h30min nas dependências da Prefeitura de Conquista D’Oeste, Departamento de Pessoal, situada na Avenida Dos Oitis, 1200, Centro – Fone: (65) 3265 – 1000 – na cidade de Conquista D’Oeste – MT. Não será cobrada taxa de inscrição.
 
Prova objetiva e de Títulos
A prova objetiva será aplicada na data provável de 14 de abril de 2013, às 08;00, na Escola Municipal Linda Wagner Guse, situada à Rua das Laranjeiras, 1160, Centro – na Cidade de Conquista D’Oeste – MT. O gabarito será publicado até às 09h do dia 15 de abril de 2013.
 
Validade
A validade do processo seletivo será até 31 de dezembro de 2013.
O edital encontra-se no Jornal Oficial Eletrônico dos Municípios do Estado de Mato Grosso, de 27 de março de 2013, pág. 199 a 210.

Prefeitura de Imbuia (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Imbuia, Estado de Santa Catarina, publicou edital de concurso público para o preenchimento de vagas nos níveis iniciais das categorias funcionais do Quadro de Pessoal do Município de Imbuia. São ofertadas 10 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários de até R$ 10.595,79 por carga horária de 20 a 44 horas semanais.

A empresa responsável pela execução do Concurso Público n.º 001/2013, será a INFOVR – Tecnologia e Consultoria Pública Ltda.

Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais - Merendeira/Servente, Auxiliar de Serviços Gerais - Trabalhador Braçal, Mecânico, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Fonoaudiólogo, Médico e Nutricionista.

Inscrições
As inscrições serão efetuadas exclusivamente via Internet, através do site www.infovr.com.br, até às 20h do dia 28 de março de 2013.

O candidato que não tiver acesso à Internet ou tenha dificuldade para realizar sua inscrição, terá ao seu dispor terminal com Internet e pessoal para ajudar na inscrição, no período de inscrições, nos dias úteis, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, junto ao Departamento de Pessoal, sito à Avenida Bernardino de Andrade nº 86, Centro, Município de Imbuia, Estado de Santa Catarina.

Taxas
As taxas variam de R$ 20,00 para cargos com exigência de nível Alfabetizado; e R$ 60,00 para cargos com exigência de Ensino Superior.

As provas escritas serão realizadas provavelmente no dia 7 de abril de 2013, em local e horário a ser identificado no Edital de Homologação das Inscrições. As provas escritas terão duração de 02h30min (duas horas e trinta minutos), contadas a partir da autorização do fiscal para início da mesma.

Gabaritos
O gabarito oficial será publicado até o dia 15 de abril de 2013, no Mural de Publicações Oficiais do Município de Imbuia e nos sites: www.imbuia.sc.gov.br e www.infovr.com.br.

Validade
O concurso público terá validade de 2 anos, a contar da data do ato de homologação do resultado final com a respectiva classificação para o cargo, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período, a critério da Administração Municipal de Imbuia.

Prefeitura de Conselheiro Lafaiete - MG abre 65 vagas

A Prefeitura de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, já publicou o edital do processo seletivo nº 01/2013/SMS. O certame tem a intenção de ocupar 65 vagas mais cadastro de reserva para Agente Comunitário de Saúde para atuarem no Programa Saúde da Família, função que oferece salário de até R$ 756,00 para 40 horas semanais de trabalho.
 
As inscrições serão realizadas na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no Endereço Rua Rodrigues Maia, 490 – Bairro Angélica, até às 16:00 horas do dia 12 de abril de 2013, exceto nos dias 28 e 29 de março de 2013 em virtude das festividades da Semana Santa.
 
O local da prova objetiva será na Escola Municipal Doriol Beato, situada na Rua Senador Milton Campos, 610 - Bairro Angélica, provavelmente, no dia 14 de abril de 2013, domingo, com início, impreterível, às 9h e término às 11h.
 
A lista dos aprovados com o resultado será divulgada no Diário Oficial do Município e disponibilizado em sitio eletrônico www.conselheirolafaiete.mg.gov.br/diario_oficial/index.php e na Secretaria Municipal de Saúde a partir de 22 de abril de 2013.
 
O período de vigência desse processo seletivo será de 02 anos prorrogável por igual período.

Concurso Hospital Regional Sul (SP)

O Hospital Regional Sul, Estado de São Paulo, abriu concurso público, por meio dos editais 002 e 003/2013, para contratação de Médico Pediatra e Médico com especialidade em Neurocirurgia.
São oferecidas 6 vagas, devendo os profissionais contratados cumprirem carga horária de 20 horas semanais, com direito à remuneração de R$ 2.650,00, acrescida de Produtividade Médica no valor de até R$ 2.512,50.
 
As inscrições serão recebidas entre os dias 1º e 30 de abril de 2013, das 10 às 16 horas, no Serviço de Recursos Humanos, Seção de Recrutamento e Seleção, na unidade detentora do certame, sito à Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho, nº 227, Santo Amaro - São Paulo.
 
O candidato poderá preencher a ficha de inscrição pelo site www.crh.saude.sp.gov.br/coordenadoria-de-recursos-humanos ou retirá-la no local de inscrição. A taxa é de R$ 63,92.
 
O concurso, que terá validade de dois anos, prorrogável uma vez por igual período, constará de prova de conhecimentos específicos (aplicada provavelmente no dia 05 de maio de 2013) e avaliação de títulos.