Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dente traumatizado conservado em leite tem mais chances de recuperação

Quando o dente sai da boca, o reimplante deve ocorrer em 10 minutos. Conservação no leite aumenta esse tempo para 6 horas´
 
Estudo clínico comprova, pela primeira vez, que o leite é um ótimo meio de conservação para dentes traumatizados ou avulsionados, que são aqueles que se soltam completamente da arcada dentária devido a um trauma. A pesquisa, desenvolvida pela professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Juliana Vilela Bastos, recebeu o Prêmio Jeans Andreasen no 17º Congresso Mundial de Traumatismo Dentários.
 
Levantamento realizado pela pesquisadora demonstrou que, dos 700 pacientes pesquisados, 80% procuraram atendimento emergencial dentro de seis horas, ou seja, se esses dentes tivessem sido armazenados no leite, a maioria dos reimplantes teria grandes chances de sucesso. " Para termos 100% de sucesso quando um dente sai completamente da boca, o reimplante deve ocorrer nos 10 minutos seguintes ao trauma ou ser armazenado no leite. Se o dente for colocado em um recipiente com leite, esse tempo de 10 minutos passa para seis horas e, nesse período, é possível procurar atendimento médico" , argumenta Juliana.
 
Desde a década de 1980, estudos experimentais já sinalizavam que o leite seria um ambiente propício à manutenção de dentes avulsionados. Contudo, a comprovação clínica veio agora com a tese de doutorado da professora, que tem como objetivo avaliar fatores genéticos e clínicos associados à cicatrização de dentes reimplantados.
 
" Sabemos que a maioria dos acidentes ocorre com crianças em idade escolar. O ideal, quando um dente sai inteiro após um trauma, é que a própria pessoa ou acompanhante tente colocá-lo no lugar nos 10 minutos seguintes à lesão. Entretanto, na maioria das vezes esse tempo é impossível de ser obedecido, pois até que as primeiras providências sejam tomadas, esse período já passou. Daí a importância de divulgar o leite como meio de conservação, pois ele é facilmente encontrado nas escolas infantis, onde ocorre a maioria dos traumas dentários" , diz Juliana.
 
Segundo a professora, a partir do momento que os professores e pais sabem o que fazer no momento do trauma (tentar reposicionar o dente ou guardá-lo no leite), as chances de sucesso do tratamento chegam a 100%.

Com informações da UFMG
 
Fonte isaude.net

Iniciativa pioneira no AM envia SMS para lembrar consulta de paciente do SUS

Atualmente, cerca de 200 mil pessoas faltam ao atendimento marcado no estado. SMS será enviado até 48 horas antes da consulta
 
Pacientes com consultas agendadas nas unidades estaduais de saúde do Amazonas vão receber mensagens no celular lembrando a data e o horário do atendimento até 48 horas antes do dia da consulta. A novidade é pioneira no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil e foi lançada pelo governo do estado, nesta semana, com a meta de reduzir o tempo de atendimento a população. O serviço está disponível para os usuários do sistema em Manaus. O serviço será ampliado para o interior a partir do ano que vem.
 
Todos os meses são agendadas mais de 600 mil consultas para atendimento médico especializado e realização de exames nas unidades de atendimento especializado mantidas pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Segundo dados do Sistema de Regulação (Sisreg), banco de informações cadastrais do serviço estadual de saúde, em média, cerca de 200 mil pessoas faltam ao atendimento marcado, o equivalente a 40% das vagas disponibilizadas na rede.
 
A principal alegação é o esquecimento da data. O problema acaba contribuindo para aumentar o tempo de espera por vagas na rede.
 
Segundo o secretário estadual de Saúde, Wilson Alecrim, com o SMS enviado para o celular do paciente a expectativa é reduzir o tempo de espera para atendimento de uma maneira geral. Mais de 70% dos pacientes que buscam consultas e exames na rede possuem telefone celular cadastrado para contato.
 
" Vamos otimizar o atendimento utilizando a tecnologia. Identificamos que grande parte dos usuários possuem celular cadastrado no Sisreg e desenvolvemos esse sistema para facilitar a vida deles e também no sentido de melhorar o atendimento de uma maneira geral. Muitas vagas disponibilizadas na rede são preenchidas e não utilizadas. Isso gera uma nova demanda, pois o paciente vai retornar para marcar nova consulta" , frisou Alecrim.
 
A pedagoga Hildamar Silva participou do teste do novo sistema e recebeu um SMS em seu celular avisando sobre a consulta. Para ela, o novo serviço está aprovado. " Eu acredito que é um avanço na saúde. Hoje a vida da gente é muito corrida e com certeza isso vai auxiliar para a gente não perder as consultas" .
 
O sistema de envio de mensagens funcionará acoplado ao Sisreg, implantado em 2009 para informatizar e regular o processo de marcação de exames e consultas especializadas no Amazonas. Para implantar o sistema de envio de mensagens telefônicas, serão investidos R$ 34,5 mil por ano.
Fonte isaude.net

Cafeína bloqueia inflamação ligada ao comprometimento cognitivo leve

Pesquisa vai ajudar a explicar como o consumo da substância age no cérebro para reduzir o risco de Alzheimer
 
Cientistas da University of Illinois, nos EUA, descobriram como a cafeína age para reduzir o risco de Alzheimer. A pesquisa revela que a substância pode bloquear a inflamação cerebral que está ligada ao comprometimento cognitivo leve.
 
"Esta descoberta pode levar a drogas capazes de reverter ou inibir o déficit cognitivo", afirma o pesquisador Gregory Freund.
 
A equipe de Freund examinou os efeitos da cafeína sobre a formação da memória em dois grupos de ratos. Um grupo recebeu a cafeína e o outro não. Os dois grupos foram então expostos a hipoxia, simulando o que ocorre no cérebro durante uma interrupção da respiração ou o fluxo de sangue e, em seguida, deixados para recuperação.
 
Os ratos tratados com cafeína recuperaram a capacidade de formar memória de novo de forma 33% mais rápida do que os ratinhos não tratados com a cafeína.
 
Os cientistas observaram que o episódio de hipóxia desencadeou a liberação de adenosina pelas células cerebrais. "As células são potências pequenas que funcionam a base de um combustível chamado ATP que é feito de moléculas de adenosina. Quando há danos a uma célula, a adenosina é liberada", explica Freund.
 
"Assim como a gasolina vazando de um tanque de combustível representa perigo para tudo ao seu redor, a adenosina vazando de uma célula representa um perigo para o ambiente celular", explica o pesquisador.
 
A adenosina extracelular ativa a enzima caspase-1, que desencadeia a produção da citocina IL-1ß, um leitor crítico na inflamação.
 
Os pesquisadores notaram que a cafeína bloqueia toda a atividade da adenosina e inibe a caspase-1 e a inflamação que surge, limitando os danos ao cérebro e protegendo-o de novos danos.
 
A capacidade da cafeína de bloquear os receptores de adenosina tem sido associada a melhoria cognitiva, em determinadas doenças neurodegenerativas e como um protetora contra a doença de Alzheimer. "Esta pesquisa pode levar a uma forma de reverter o prejuízo cognitivo inicial no cérebro. Nós já temos drogas que visam determinados receptores de adenosina. Nosso trabalho agora é determinar qual receptor é o mais importante e usar um antagonista específico para esse receptor", conclui Freund.
 
 
Fonte isaude.net

Acupuntura alivia efeito colateral causado pela radioterapia

Tratamento reduz sensação de boca seca, que aparece devido à ação da radiação sobre as glândulas salivares
 
Cientistas do Reino Unido descobriram que a acupuntura é capaz de aliviar um efeito colateral muito comum causado pela radioterapia para câncer de cabeça e pescoço.
 
A pesquisa revela que o tratamento com agulhas reduz a sensação de boca seca, ou xerostomia, que aparece devido ao efeito da radiação sobre as glândulas salivares.
 
Cerca de meio milhão de pessoas em todo o mundo desenvolvem câncer de cabeça e pescoço a cada ano e, no momento, existem poucos tratamentos eficazes para a boca seca.
 
A xerostomia afeta a qualidade dos de vida dos pacientes, interferindo com gosto, mastigação, fala e sono. Soluções de curto prazo, tais como antissépticos bucais, géis e cremes dentais fornecem alívio, enquanto o tratamento com uma droga chamada pilocarpina tem seus próprios efeitos colaterais indesejados.
 
Médicos de sete centros de câncer no Reino Unido recrutaram 145 pacientes que sofrem de xerostomia induzida por radiação para um estudo que comparou a acupuntura com a educação sobre saúde bucal.
 
Os pacientes foram separados para receber sessões de acupuntura por 20 minutos a cada semana, durante oito semanas, ou para receber duas sessões de educação sobre higiene oral de uma hora, com um mês de intervalo. Quatro semanas após o final dos tratamentos, os pacientes foram trocados para receber a outra abordagem.
 
Os sintomas da xerostomia foram medidos objetivamente por meio de tiras de papel, chamados de tiras de Schirmer, que medem a quantidade de saliva na boca. Os pacientes também responderam a questionários que avaliaram o nível de secura da boca que els notaram.
 
Embora os pesquisadores tenham descoberto que não houve mudanças significativas na produção de saliva, os pacientes que receberam nove semanas de acupuntura foram duas vezes mais propensos a relatar melhora na boca seca do que os pacientes que receberam cuidados oral. Sintomas individuais também foram significativamente melhores no grupo que recebeu a acupuntura.
 
"O tempo teve um importante efeito sobre os sintomas-chave, com pacientes que receberam acupuntura mostrando uma resposta rápida, que se manteve durante várias semanas", afirma um dos autores do estudo Richard Simcock, do Sussex Cancer Centre.
 
Segundo os pesquisadores, mais estudos são necessários para refinar a técnica de acupuntura e descobrir como seu efeito dura muito tempo e se sessões de reforço podem ser necessárias. Mas eles acreditam que o tratamento poderia ser facilmente incorporado ao cuidado de pacientes com xerostomia.
 
Fonte isaude.net

Passe longe do câncer de mama com 11 hábitos saudáveis

Exame de toque e mamografia não são as únicas maneiras de se proteger
 
O Dia Rosa, comemorado dia 29 de setembro em todo mundo, chama a atenção para a prevenção do câncer de mama, que é a doença que mais mata mulheres no Brasil - mais 10 mil óbitos por ano, segundo o Ministério da Saúde.
 
A maneira mais popular para a detecção precoce desse câncer é o autoexame de toque. "Ele ajuda a fazer um diagnóstico precoce da doença, aumentando as chances de cura", diz o mastologista Domingos Auricchio Petti, coordenador do CIAMA - Instituto da Mama do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Já a mamografia e o ultrassom de mama são os exames mais precisos, que podem diagnosticar o tumor na mama. "O rastreamento mais viável para reverter esse quadro é a mamografia. Ela consegue encontrar tumores menores do que um centímetro. Nesse estágio, 95% dos casos são tratáveis", explica o oncologista Ricardo Caponero, do Hospital Albert Einstein.

Além do diagnóstico precoce, existem hábitos que ajudam a evitar o desenvolvimento dessa doença.
 
Saiba quais são eles e aumente a sua proteção:
 
Corrida - Foto Getty ImagesExercícios
Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos, publicado no Journal of the National Cancer Institute, apontou que adolescentes praticantes de exercícios físicos intensos diminuem as chances de sofrer de câncer de mama na fase adulta em até 23%. Nessa análise, a prática de atividade física deveria começar por volta dos 12 anos e durar por pelo menos dez anos para que a proteção contra a doença seja notada. Os pesquisadores relatam que isso acontece porque os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrogênio, hormônio relacionado ao risco de câncer.

"A prática de exercícios físicos deve ser adotada para a vida toda. Ela diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama", explica o mastologista Domingos Petti.
 
Amamentação- Foto Getty ImagesAmamentação
Além de trazer inúmeros benefícios para o bebê, a amamentação mantém a saúde das mamães em dia. Segundo um estudo feito pela World Cancer Research Fund, na Inglaterra, mulheres que amamentam os seus filhos por, pelo menos, seis meses têm 5% menos chances de desenvolver câncer de mama. "Quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, em sua corrente sanguínea", explica Domingos Petti.
 
Omega 3 - Foto Getty ImagesÔmega 3
Pesquisadores do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos, mostraram que óleo de peixe pode diminuir em até 32% as chances de câncer de mama. Isso acontece pela ação antioxidante do ômega 3, ácido graxo encontrado em abundância nos óleos de peixe.
 estresse - Foto Getty ImagesEstresse
O estresse está entre os fatores de risco para câncer de mama. "Alguns estudos mostraram que as mulheres que vivem uma rotina muito agitada e estressante têm quase o dobro de chances de desenvolver a doença", explica Domingos Petti.

Ainda não se sabe muito bem porque o estresse aumenta as chances de câncer de mama, mas a relação entre os dois é bastante evidente. Técnicas de respiração, meditação e relaxamento, praticadas em Tai Chi e ioga, ajudam a controlar o estresse e a ansiedade.
 
Soja - Foto Getty ImagesSoja
"Estudos observaram que a incidência de câncer de mama é menor em países asiáticos e descobriram que o consumo de soja e seus derivados, comum nesses países, ajuda na prevenção da doença", diz o médico do Hospital Oswaldo Cruz Domingos Petti.

Segundo o especialista, isso se deve ao fato de a soja ser rica em estrógenos vegetais, um tipo de isoflavona que tem características bastante parecidas com o estrógeno, mas que não aumenta a proliferação de células mamárias, fator que aumenta as chances de câncer de mama.
 
Álcool - Foto Getty ImagesLonge do Álcool
De acordo com o médico Arthur Guerra, coordenador do Curso Médico da Faculdade de Medicina do ABC, o consumo de apenas 14 gramas de álcool por dia pode aumentar as chances de câncer de mama em 30%.

"O mecanismo de ação pelo qual o consumo de álcool aumenta o risco de câncer de mama ainda permanece desconhecido, mas sabemos que o álcool influencia as vias de sinalização do estrógeno, hormônio fortemente associado ao câncer de mama", explica.
 
Balança - Foto Getty ImagesPeso sob controle
Ao atingir a menopausa, mulheres com sobrepeso ou obesidade correm mais risco de desenvolver câncer de mama. E mais: o excesso de peso ainda aumenta as chances do câncer ser mais agressivo. Segundo o mastologista Domingos Petti, um dos principais hormônios produzidos pelo tecido adiposo (formado por gorduras) é o estrógeno. Esse hormônio provoca a reprodução celular que, se for descontrolada, pode causar câncer de mama.
Insira a Legenda - Foto Getty ImagesDe olho no histórico familiar
A maioria das mulheres devem começar a fazer mamografias anualmente após os 50 anos, mas, para quem tem histórico familiar de câncer de mama, o exame deve começar mais cedo. "Se um parente próximo teve câncer de mama aos 40, é preciso começar a fazer mamografias anualmente a partir dos 30 anos, por exemplo", explica Domingos Petti.
 
Exame de toque - Foto Getty ImagesAtenção a outros sintomas
Muitas mulheres não sabem, mas a aparição de caroço ou nódulo no seio não é o único sintoma da doença. "Além do caroço, outros sintomas como alterações na auréola e a presença de secreções podem ser um sinal de câncer de mama", diz o mastologista Domingos Petti. Ao notar um ou mais desses sintomas, a mulher deve procurar rapidamente um profissional e perguntar se é preciso fazer mamografia.
 
Vegetais - Foto Getty Images Dieta rica em vegetais
Mulheres que consomem vegetais com frequência têm até 45% menos chances de desenvolver câncer de mama, de acordo com um estudo realizado pela Boston University. Alimentos como brócolis, mostarda, couve e hortaliças verdes são ricos em glucosinolatos, que são aminoácidos com um papel importante na prevenção e tratamento de câncer de mama.
 
Hormônios - Foto Getty ImagesCuidado com a reposição hormonal
Muitas mulheres procuram a reposição hormonal para diminuir os sintomas da menopausa. Segundo o Domingos Petti essa reposição - principalmente de esteroides, como estrógeno e progesterona - pode aumentar as chances de câncer de mama. "Está comprovado que o uso de reposição hormonal aumenta claramente o risco das mulheres desenvolverem esse tipo de câncer. Por isso, o uso de estrogênios em mulheres deve ser evitado", explica o especialista.

Na menopausa, os tecidos ficam ainda mais sensíveis à ação do estrógeno, já que os níveis desse hormônio estão baixos devido à ausência de sua produção pelo ovário.

Como alternativa à reposição hormonal, o especialista indica que a prática de exercícios físicos e uma dieta balanceada ajudam a controlar o aumento de peso e evitar doenças vasculares e osteoporose, principais preocupações das pessoas que entram nesse período feminino. "Com essas medidas, normalmente não é preciso fazer reposição hormonal de estrógeno ou progesterona", explica Domingos Petti.
 
café - Foto Getty ImagesCafé
Tomar até cinco xícaras de café por dia tem um fator de proteção contra uma forma agressiva de câncer de mama, segundo um estudo feito pelo Breast Cancer Research. Os cientistas afirmam que as mulheres que tem esse hábito podem ficar até 57% mais protegidas. Mas é preciso tomar cuidado com o consumo excessivo de café, ainda mais se você tiver hipertensão ou sofrer de insônia. Por isso, consulte a opinião do seu médico antes de aumentar o consumo dessa bebida.
 
Fonte Minha Vida

Pele do colo e do pescoço também precisa de cuidados

Hidratação e proteção solar são etapas importantes para prevenir rugas e manchas
 
Dizem que eles são uma prova irrefutável da idade que está chegando. Símbolos de feminilidade, as áreas do colo e pescoço nem sempre ganham a merecida atenção quando o assunto são os cuidados com a pele. O foco, na grande maioria das vezes, acaba sendo tratar a pele rosto. Loções, cremes, séruns, vale tudo para atacar qualquer indício de rugas, marcas e linhas finas. O que muita gente acaba percebendo um pouco tarde demais é que para manter uma aparência harmônica, não dá para esquecer destas duas regiões, que ficam tão expostas quanto o rosto.

O colo e o pescoço são formados por uma pele muito fina e, em razão da menor quantidade de glândulas sebáceas que acumulam estão ainda mais propensos ao ressecamento e à flacidez. "O pescoço também não tem muitos pelos, por isso a pele fica mais desprotegida", explica a dermatologista Daniela Taniguchi de Barros, professora da Faculdade de Medicina do Grande ABC.

A seguir, a especialista lista os principais cuidados para manter a pele do colo e pescoço bonita, saudável e prevenir o envelhecimento precoce.
 
Vista a armadura
Proteja-se do sol. A exposição a radiação solar provoca ao colo e pescoço os mesmos danos que causa ao rosto. Os raios ultravioletas favorecem o aparecimento de manchas na pele, além de acelerar a perda de colágeno, resultando na indesejada flacidez .

Para evitar estes problemas, o uso do protetor solar é tão indispensável quanto escovar os dentes. Deve ser um hábito diário. Como não existem protetores solares específicos para a região do colo e do pescoço, nessas áreas é importante passar o mesmo protetor usado no rosto, por ser mais concentrado. "É recomendado o uso diário de protetor, no mínimo duas vezes por dia, para garantir que o fator de proteção seja mantido", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Pessoas de pele mais claras deverão usar, no mínimo, o fator 30. Já, para as peles mais morenas, é recomendado o fator 15.
 
Apague as marcas
As manchas avermelhadas, chamadas de poiquilodermia, são um problema sério. Muito frequentes, elas se originam por causa da exposição crônica ao sol e aparecem no colo, que é uma das áreas que mais ficam expostas, já que muitas mulheres costumam usar blusas decotadas. O sol ainda pode provocar o aparecimento de outro tipo de mancha, as chamadas melanose solares. "Escuras, de coloração marrom, geralmente essas manchas são pequenas e aparecem em pessoas mais velhas, embora estejam mais relacionadas com a exposição solar do que com o processo de envelhecimento", explica Daniela Taniguchi.

Mantenha a firmeza
Além das manchas, a pele do pescoço está mais suscetível à flacidez e ao aparecimento de rugas. Apesar de o sol acentuar esses problemas, pois acelera a perda do colágeno, o enrugamento da pele faz parte do processo natural de envelhecimento cronológico. Já a flacidez, varia de pessoa a pessoa, dependendo da predisposição genética.

Além de aplicar filtro solar no colo e no pescoço, manter a região hidratada garante uma pele mais saudável com o passar do tempo. Para evitar ressecamento e envelhecimento precoce da pele, Daniela Taniguchi recomenda o uso de hidratantes que contenham vitaminas A, D e E e o uso de cremes nutritivos de ação antioxidante. "Os produtos que contém substâncias antioxidantes visam diminuir os efeitos colaterais dos raios ultravioletas e preservar as células de colágeno e fibras de elastina, responsáveis pela firmeza da pele", explica a dermatologista.
 
Aplique do jeito certo
A maneira correta ideal de se espalhar o hidratante, o protetor solar ou o creme anti-idade é promover uma massagem suave no sentido de baixo para cima do pescoço, como se estivesse fazendo uma drenagem linfática. "A massagem serve para que o sangue circule mais facilmente no local e oxigene as células", diz a dermatologista.
 
Tratamentos
Para quem pulou a etapa da prevenção, há três tipos de tratamentos mais comuns nos consultórios dermatológicos: laser, peeling e botox.

Caso a pele já esteja danificada pelas manchas e melanoses, é aconselhável o tratamento a laser, que, através do estímulo de calor, faz com que as atividades metabólicas da derme aumentem, estimulando a produção de colágeno. Depois de algumas sessões, que variam de 4 a 10, a pele torna-se mais lisa e firme, atenuando as rugas, linhas de expressão e imperfeições. "A melhora é significativa, mas a pele não consegue voltar ao que era antes", explica Daniela.

Apesar de mais agressivo (em alguns casos, recomenda-se dias de repouso sem exposição ao sol), o peeling também pode ser utilizado, pois o ácido usado na aplicação elimina as manchas mais superficiais.

O botox é recomendado para quem tem o músculo dessas regiões muito marcado, com linhas e vincos. "O hábito de dormir de lado pode fazer com que a pele fique marcada por causa das dobras, favorecendo o aparecimento de rugas. Com a exposição ao sol, essas rugas ficam mais marcadas. Nesses casos, a aplicação de botox poderá ser eficiente".

Para combater a flacidez, os aparelhos de radiofrequência garantem maior eficiência, pois são emitidas ondas eletromagnéticas que aquecem a derme e a hipoderme, promovendo a contração das fibras de colágeno e estimulando sua produção.

Há ainda, uma alternativa mais barata para quem precisa de tratamentos para a pele. Embora de forma menos eficiente, os cremes clareadores a base de ácido glicólico e vitamina C combatem as manchas e o envelhecimento da pele. Para estimular a produção de colágeno, ainda, os produtos mais indicado são os que possuem ácido retinóico na composição.

Média de preços das sessões:
- Laser: R$ 500

- Radiofrequência: R$ 300

- Peeling: R$ 120
 
Fique atenta
- Como a pele do pescoço e do colo é mais seca, o ideal é que a limpeza da região seja feita com sabonetes neutros, assim eles não ressecam e nem aumentam a oleosidade da pele.

- Deve-se evitar esfregar o local com esponjas de banho ou toalha, para não causar ferimento na pele, que já é muito sensível.

- Em dias de sol forte, tome cuidado com o perfume, pois ele reage com o sol e pode provocar manchas e alergias na pele.

- Joias e bijouterias podem provocar coceira e irritação, dependendo do material e do grau de secura da pele.

- Alguns exercícios físicos de ginástica facial deixam a pele do pescoço e do colo mais rígida, pois aumentam o metabolismo celular, a oxigenação e a circulação sanguínea da pele, ativando a produção de colágeno.
 
Fonte Minha Vida

Oito cuidados para evitar crises de psoríase

Doença de pele exige medidas especiais na depilação, no banho e até para tomar sol
 
As lesões costumam aparecer após episódios emocionalmente traumáticos, mas, ainda assim, a verdadeira causa da psoríase é desconhecida.
 
Até agora, os especialistas conseguiram descobrir que esta é uma doença de pele caracterizada por placas escamosas e avermelhadas, sem coceira - a principal diferença em relação ao eczema, problema de aparência semelhante.
 
De acordo com a dermatologista Renata Ferreira Magalhães, médica assistente da disciplina de dermatologia da UNICAMP, estima-se que cerca de 3% da população mundial sofra do problema.

O diagnóstico costuma assustar, já que a psoríase não tem cura, mas ela não é contagiosa e pode ser controlada para que o paciente tenha uma vida completamente normal. Por isso, em 29 de outubro, Dia Mundial da Psoríase, o Minha Vida elaborou uma lista com hábitos que ajudam a evitar crises da doença.
 
Mulher passando hidratante na pele - Foto Getty ImagesHidratação
Pessoas com psoríase devem usar hidratantes corporais várias vezes ao dia, principalmente nas áreas onde costumam aparecer as lesões. "Prefira aqueles que não tenham muito perfume e cor, pois são menos propensos a desencadear uma alergia", afirma a dermatologista Cláudia Maia, coordenadora da Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Outra recomendação é evitar produtos com ureia, que podem causar ardência nas regiões mais sensíveis ou em processo de cicatrização. Aproveite o pós-banho para fazer a hidratação principal.
 
Mulher fazendo esfoliação - Foto Getty ImagesEsfoliação
"A esfoliação é contraindicada para pacientes que sofrem de psoríase", afirma a dermatologista Márcia Purceli, especialista em dermatologia pela UNIFESP. Segundo a especialista, o procedimento pode causar rompimento da pele, desencadeando uma nova crise. Este é o chamado fenômeno de koebner, em que um trauma em alguma região saudável da pele leva ao surgimento de lesões que existiam em outras partes do corpo. O mesmo acontece em portadores do vitiligo.
 
Sol - Foto Getty ImagesSol
Tomar sol não só é permitido como é recomendado para pacientes com psoríase. Mas, claro, alguns cuidados. O primeiro deles em relação ao horário de exposição. "Aproveite o calorzinho do sol até as 10h ou após as 16h", afirma a dermatologista Márcia. Outro cuidado é a duração da exposição. "Cerca de 10 minutos já são suficientes para aproveitar o efeito anti-inflamatório dos raios solares", complementa. O filtro solar pode ser usado apenas nas lesões de longa duração e, após o banho de sol, recomenda-se o uso de um hidratante.
 
Homem fazendo a barba - Foto Getty ImagesDepilação
De acordo com a dermatologista Cláudia, homens podem fazer a barba com lâmina normalmente, tomando cuidado apenas com traumas que possam provocar lesões. A depilação, por sua vez, requer ainda mais atenção. "O paciente deve optar pelo método que traumatizar menos a pele", explica. Se ele tem alergia à lâmina, por exemplo, deve evitar o uso. Se tem alergia à cera, por outro lado, recomenda-se tentar a lâmina. Entretanto, se a área estiver muito inflamada, o ideal é tratar a pele antes de realizar qualquer procedimento para evitar o agravamento do quadro.
 
Homem tomando banho - Foto Getty ImagesBanho
"O banho do paciente com psoríase deve ser rápido, morno e sem o uso de buchas", afirma a dermatologista Márcia. Quanto ao sabonete, prefira as versões neutras e glicerinadas. Por fim, seque a pele com uma toalha macia sem esfregar e tome cuidado especial com as regiões lesionadas.
 
Mulher usando cosmético - Foto Getty ImagesCosméticos
"Antes de realizar qualquer procedimento estético, consulte seu dermatologista", recomenda a especialista Cláudia. Segundo ela, a maior parte dos produtos pode ser usada em regiões livres de lesões. Nas áreas com traumas, entretanto, é preciso tomar cuidado para que substâncias presentes nas composições não agravem o quadro.
 
Mulher escolhendo roupas - Foto Getty ImagesRoupas
Opte sempre pelo conforto. "Roupas muito justas ou que não são de algodão podem impedir que a pele transpire normalmente, favorecendo a proliferação de fungos", aponta a dermatologista Márcia. Assim, prefira peças que permitam ventilação e não limitem seus movimentos.
 
Tatuagem - Foto Getty ImagesTatuagem e piercing
"Como a psoríase é uma doença caracterizada pelo fenômeno de koebner, o paciente deve estar ciente de que traumas causados por uma tatuagem ou um piercing podem desencadear o aparecimento de lesões", afirma a dermatologista Renata. Se você for arriscar, vale saber que está correndo o risco de surgir uma lesão crônica no local. De acordo com a especialista ainda, procedimentos para eliminar tatuagens também favorecem lesões.
 
Fonte Minha Vida

Iogurte ajuda na perda de peso

O cálcio, mineral contido no iogurte, ajudaria na queima de gordura e, com isso, se transforma em um forte aliado nas dietas alimentares.
 
A conclusão é de um estudo da Universidade de Harvard, nos EUA.
 
O cálcio cria uma espécie de detergente ao chegar no intestino e evita assim a absorção de moléculas gordurosas.
 
O mineral também aumenta o gasto das calorias. Além disso, o iogurte faz bem para o sistema imunológico.
 
As bactérias contidas nele estimulam as células de defesa, deixando-as preparadas para combater vírus e bactérias perigosas.
 
A recomendação é consumir um potinho de iogurte desnatado uma vez ao dia.
 
Fonte R7

Como evitar que a poluição prejudique a saúde

O ar poluído da cidade grande é um dos principais responsáveis pelos danos causados à nossa saúde. Os gases emitidos pelas indústrias, cigarros e veículos automotivos atacam as vias respiratórias podendo causar danos irreversíveis.
 
Segundo estudos da Organização Mundial de Saúde, é possível reverter esses males com medidas simples. Por exemplo, para evitar a emissão de monóxido de carbono (CO) emitido pelos carros, a solução da OMS é deixar os veículos domésticos na garagem e trocá-los pela condução pública.
 
Ingerir CO pode causar dor de cabeça, fadiga, náuseas, vômito, palidez, irritabilidade e outros sintomas relacionados a diminuição do oxigênio. Para também diminuir a poluição do ar que se respira dento de casa, a OMS recomenda a limpeza dos filtros de ar-condicionado antes do verão.
 
Diminuir o uso de aerossóis também é uma sugestão, uma vez que ele destrói as moléculas de ozônio da terra.
 
Outra sugestão é manter o fogão regulado.
 
O gás de cozinha emite dióxido de carbono que atinge os pulmões provocando lesões e até mesmo bronquites crônicas, enfisema pulmonar, broncopneumonias químicas e insuficiência respiratória.
 
Fonte R7

Britânicos criam 'teste simples' para detectar câncer ou HIV

Pesquisadores britânicos anunciaram neste domingo a criação de um teste sanguíneo "muito simples, mas também muito sensível e barato, que utiliza nanopartículas de ouro para detectar doenças e infecções, como o câncer e o vírus da Aids".
 
O método, desenvolvido por pesquisadores do Imperial College de Londres e publicado neste domingo na revista Nature Nanotechnology, utiliza uma nova técnica para detectar moléculas de p24, um marcador do HIV, ou o Antígeno Prostático Específico (PSA), o que permite diagnosticar um câncer de próstata.
 
O soro do sangue do paciente é colocado em uma base de plástico na qual estão depositadas ínfimas partículas de ouro e "se o resultado for positivo para o p24 ou o PSA, ocorre uma reação que gera (...) uma cor azul na solução", destacam os pesquisadores.
 
"Se os resultados são negativos, as nanopartículas se separam em formas similares a bolas, criando uma cor avermelhada, e ambas reações são observadas facilmente".
 
Segundo a equipe britânica, o sistema é dez vezes mais sensível que os habituais métodos para detectar o p24 e o PSA. Desta maneira, permite verificar níveis mínimos de p24 em pacientes com ligeiras cargas virais que outros testes não revelam.
 
Mas a nova técnica não é capaz de especificar com precisão a concentração de marcadores de câncer ou HIV. "É um teste de 'sim' ou 'não'", disse Stevens. "Não revela quantos biomarcadores há no sangue, apenas se estão presentes".
 
Uma das autoras do estudo, Molly Stevens, destacou à AFP que serão necessárias experiências com mais voluntários para confirmar a confiabilidade do novo teste.
 
Fonte R7

Prefeitura de Fraiburgo (SC) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Fraiburgo, Estado de Santa Catarina, publicou edital N° 0034, de 17 de outubro de 2012, para Contratação em Caráter Temporário - ACT, para atender as necessidades temporárias de excepcional interesse público e preenchimento de vagas na área de saúde do município, para o ano de 2012, podendo ser prorrogado.
 
São ofertadas vagas para o cargo de Agente Comunitário de Saúde de nível médio, com vencimento de até R$ 622,00 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

Os interessados deverão se inscrever no período de 18 a 31 de outubro de 2012, das 08:30 as 11:30 horas e das 14:00 às 17:00 horas, em dia de expediente (excetuados sábados, domingos, feriados e pontos facultativos), na Secretaria de Administração e Planejamento, Departamento de Gestão de Pessoal de Fraiburgo, localizada na Av. Rio das Antas, 185, Centro, CEP 89.580-000.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova de títulos.

Edital / Publicações

Universidade Federal de Sergipe abre concurso público

Foi divulgado edital de concurso público N° 030/2012 da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O objetivo é a contratação de 10 Professores para os campi de São Cristóvão, da Saúde, Laranjeiras e Lagarto. A remuneração será de R$ 2.356,41 para Auxiliar (40h), R$ 4.837,56 para Assistente (40h DE) e de R$ 7.627,02 para Adjunto (40h DE).

Serão 06 oportunidades para a classe Adjunto nos Departamentos de Matemática, Psicologia, Química, Serviço Social, 03 para Assistente nos Departamentos de Dança, Farmácia e Terapia Ocupacional e por fim, 01 para Auxiliar junto ao Departamento de Medicina.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 20 de novembro de 2012, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br. As taxas variam de R$ 70,00, R$ 100,00 e R$ 150,00.

Haverá prova escrita, prova didática, prova de títulos e prova do projeto de pesquisa, conforme a necessidade de cada caso.

Concurso Prefeitura de Neópolis - SE

A Prefeitura Municipal de Neópolis, Estado de Sergipe, publicou edital de concurso público de Provas e Provas e Títulos para provimento de 111 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.000,00 e a carga horária poderá ser de 20 ou 40 horas semanais. O concurso será realizado pela AMIGA Assessoria Técnica Administrativa e Informática Ltda (Amiga Pública).
 
Cargos
Nível Fundamental: Bombeiro Hidráulico, Operador de Máquinas Leves e Pesadas, Gari, Pedreiro, Carpinteiro, Vigilante e Motorista II;

Nível Médio: Técnico Executivo na Área Administrativa, Técnico em Nutrição, Agente de Trânsito, Técnico Executivo nas Áreas de Fiscalização de Obras e Urbanismo, Agropecuária, Topografia e Agrimensura e Fiscalização Fazendária;

Nível Superior: Procurador do Município, Analista Executivo na Área de Gestão Pública, Nutricionista, Arquiteto, Engenheiro Civil e Engenheiro Elétrico.
 
Inscrições
As inscrições foram prorrogadas até o dia 09 de novembro de 2012 e poderão ser realizadas em qualquer horário via internet, no endereço eletrônico www.amigapublia.com.br/concursos. As taxas variam de R$ 38,00, R$ 44,00 e R$ 50,00, de acordo com o cargo escolhido.
 
Provas
As provas objetivas terão duração de 03 (três) horas e serão realizadas prioritariamente no Município de Neópolis, Estado de Sergipe, em locais e data a serem divulgados através de Edital específico, a ser publicado na internet, no endereço eletrônico www.amigapublica.com.br/concursos e no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Neópolis/SE.

A aplicação das provas objetivas está prevista para o domingo, dia 16 de dezembro de 2012, e será dividida em 2 turnos com previsão de início às 9h para as provas realizadas no período da manhã e 14h para as provas realizadas no período da tarde, horário local, podendo ser alteradas por Edital próprio de acordo com a conveniência administrativa. O gabarito será publicado na data prevista de 05 de dezembro de 2012.
 
Validade
O prazo de validade do concurso é de 02 anos, prorrogável, a critério da Administração do Município de Neópolis, por igual período, a contar da data da publicação do ato de homologação do resultado do mesmo.

Edital / Publicações

Concurso UFABC

A Universidade Federal do ABC (UFABC), no Estado de São Paulo, divulgou os editais N°s 141, 142, 143, 144, 145, 146 e 147/2012 de concurso público para provimento de vagas de Professor Adjunto. A remuneração é de até R$ 7.627,02.
 
No total serão ofertadas 08 vagas distribuídas entre as áreas de Biologia Física, Filosofia - Epistemologia Contemporânea, Física - Física Estatística e/ou Computacional, Física - Física Médica ou Biofísica, Física - Informação Quântica Teórica e Experimental e Ciências Químicas - Química Analítica.
 
O interessado deve efetuar sua inscrição até o dia 21 de janeiro de 2013. A ficha, disponibilizada no endereço www.ufabc.edu.br, deve ser preenchida e dirigida ao Reitor da Universidade, sendo acompanhada de cópia autenticada do RG; comprovante de recolhimento da taxa; Curriculum Vitae em três vias; e memorial e projeto de pesquisa também em três vias. Essa documentação deve ser entregue na Divisão de Recursos das instituição (rua Catequese, nº. 242, 1º andar, bairro Jardim, Santo André).
 
A taxa de inscrição será de R$ 183,00.
 
Haverá prova escrita, análise curricular, defesa de projeto de pesquisa e prova didática para todos os inscritos.
 
As provas deverão ocorrer em até 6 (seis) meses, a contar da publicação do Edital de Homologação das Inscrições.
 
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, a contar da data de publicação do edital de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

UFSCAR abre concurso público

Divulgados os extratos dos concursos públicos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Paulo, destinados ao provimento de 10 vagas docentes nos campi São Carlos e Sorocaba. A remuneração para profissionais com mestrado será de R$ 4.837,66 e para doutores, de R$ 7.627,02.

A informação é de que serão seis vagas para a classe de Adjunto e outras quatro para Assistente destinadas ao Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Departamento de Ciências Humanas e Educação e Departamento de Física, Química e Matemática, todas com jornada de 40 horas semanais em regime de Dedicação Exclusiva.

Os interessados deverão efetuar sua inscrição por meio do site www.concursos.ufscar.br e realizar o pagamento da taxa, no valor de R$ 121,00 e R$ 191,00, conforme a titulação do profissional.

Períodos de inscrição por editais:
-066/2012 - 18 de outubro a 7 de novembro;
-067/2012 - 18 de outubro a 14 de novembro;
-068/2012 - 18 de outubro a 23 de novembro;
-069/2012 - 18 de outubro a 30 de novembro;
-070, 071/2012 - 19 de outubro a 30 de novembro;
-072/2012 - 22 de outubro a 7 de novembro;
-073 e 074/2012 - 22 de outubro a 21 de novembro de 2012.

Concurso UNITAU - SP

A Universidade de Taubaté (UNITAU), em São Paulo, lançou edital R - Nº 002/2012 abrindo concurso de provas e títulos para admissão de 02 professores auxiliares no Departamento de Medicina. A remuneração-base mensal, por 8 horas semanais, será de R$ 467,04 mais 40% referente ao nível universitário, e outras vantagens pecuniárias, quando pertinentes.
 
Serão duas as exigências mínimas para inscrição: formação conforme quadro abaixo e estágio ou residência médica na especialidade.
 
A inscrição, no valor de R$ 200,00, deverá ser efetuada pessoalmente, ou por procurador legalmente constituído, no período de 22 de outubro a 09 de novembro de 2012, das 08h às 11h e das 14h às 17h, de 2ª a 6ª feira, na Secretaria da CECON.
 
O concurso constará de duas partes: Provas Escrita/Didática e Contagem de Títulos.

Edital / Publicações

UNIFESP abre concurso público

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) divulgou através do Diário Oficial da União o edital 536/2012, que regula o concurso público para o Magistério Superior, no Quadro Permanente do Campus de Guarulhos. O concurso objetiva o provimento de 21 vagas na Classe de Professor Adjunto - Nível I, no regime de trabalho de 40 horas em dedicação exclusiva.
 
A remuneração será de R$ 7.931,02, para o regime de quarenta horas com dedicação exclusiva (DE), sendo esse valor composto pelo vencimento básico (R$ 3.553,46), retribuição por titulação (R$ 4.073,56) e auxílio alimentação (R$ 304,00).
 
O candidato deverá preencher completamente o formulário eletrônico após ciência e anuência do inteiro teor do edital no endereço eletrônico: www.unifesp.br.
 
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de novembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 16h00, no Campus Guarulhos - Rua Estrada Do Caminho Velho, Nº 333 - Bairro Dos Pimentas - Guarulhos, pessoalmente ou por procurador legalmente constituído. A taxa de inscrição é de R$ 198,28.
 
O certame será constituído de prova escrita, prática, didática e arguição do memorial.
 
O concurso será realizado, provavelmente, no período de 01 de dezembro de 2012 a 31 de janeiro de 2013, possivelmente no Campus Guarulhos, situado à Rua Estrada do Caminho Velho, Nº 333 - Bairro dos Pimentas - Guarulhos, a ser confirmado através de publicação no Diário Oficial da União e no endereço eletrônico - www.unifesp.br.
 
O concurso será válido por 01 ano, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Ubatuba - SP

Visando o preenchimento de 419 vagas em diversos cargos de níveis fundamental, médio e superior, a Prefeitura de Ubatuba, em São Paulo, lançou dois editais (n° 003 e 004/2012) para realização de processo seletivo e concurso público. O salário oferecido é de até R$ 6.586,18, em jornadas de 20 e 40 horas semanais, lembrando que do total de vagas ofertadas, 5% são destinadas aos candidatos portadores de necessidades especiais.
 
Quem tem apenas o nível fundamental poderá concorrer às chances de Ajudante Geral, Auxiliar de Consultório Dentário do Programa da Saúde da Família, Auxiliar de Serviços Gerais, Eletricista, Encanador, Motorista, Operador de Máquina, Pedreiro, Pintor e Telefonista.

Quem tem o nível médio pode concorrer nos cargos de Agente Administrativo, Agente Administrativo do Programa da Saúde da Família, Agente de Controle de Endemias, Fiscal de Obras, Fiscal de Postura, Fiscal de Saúde Pública, Fiscal de Tributos, Fotógrafo, Técnico de Contabilidade e Técnico de Informática.

Nas especialidades que exigem nível superior, há vagas para Analista de Sistema, Arquiteto, Assistente Social, Contador, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Dermatologista, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Oftalmologista, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Urologista, Médico Veterinário, Procurador Municipal, Professor de Educação Básica II (Ciências), Professor de Educação Básica II (História), Programador de Computador, Publicitário e Técnico Desportivo.
 
Além dessas funções, o processo seletivo também oferece vagas para Licenciatura Plena em Pedagogia, Normal Superior ou curso secundário de Magistério, na função de Professor Adjunto de Ensino Básico I (PAEB I).

O certame será realizado através da Fundação VUNESP, que disponibilizou sua página eletrônica para processamento das inscrições entre 29 de outubro a 03 de dezembro de 2012. O endereço é www.vunesp.com.br e a taxa de inscrição varia de R$ 35,00 a R$ 75,00, de acordo com o cargo desejado.

O edital prevê que os candidatos serão avaliados através de prova objetiva, para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, visando avaliar o grau de conhecimento teórico do candidato, necessário ao desempenho do cargo.

A prova objetiva, para todos os cargos, ocorrerá na data prevista do dia 17 de fevereiro de 2013, às 9 horas e o gabarito oficial será publicado no "Jornal Agito" a partir do 2º dia útil subsequente ao da aplicação.

O prazo de validade do Processo Seletivo e do concurso público será de 02 (dois) anos, contados da publicação de sua homologação, podendo ser prorrogado, uma única vez, por até igual período.

Editais

Concurso Prefeitura de Pindorama - SP

A Prefeitura de Pindorama, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 01/2012 de concurso público destinado ao provimento de 03 vagas para os cargos de Médico Plantonista, Procurador Jurídico e Tesoureiro, todos de nível superior. O salário é de até R$ 1.800,00 por cargas horárias de 20 e 40 horas semanais.

As inscrições, no valor de R$ 50,00, serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico do Instituto Soler de Ensino Ltda (www.institutosoler.com.br), das 09hs do dia 23 de outubro até às 24hs do dia 20 de novembro de 2012.

As Provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 09 de dezembro de 2012 em horários e locais a serem divulgados após a homologação das inscrições, em Jornal de circulação Regional e no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br. O gabarito será publicado na data prevista de 10 de outubro de 2012.

A validade do concurso público será 02 anos, contados da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado.

Concurso Prefeitura de Itapira - SP

 
A Prefeitura de Itapira, Estado de São Paulo, através do IDECAN, publicou os editais N° 002, 003 e 004/2012 de concurso público para preenchimento de 202 vagas no funcionalismo municipal. Das oportunidades abertas, 32 são para a Área Administrativa, 157 na Área da Educação e 13 para Saúde.
As oportunidades são para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Os salários vão até R$ 2.448,02 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos
Agente de Serviços II - Auxiliar de Serviços Gerais, Agente de Serviços II - Braçal, Agente de Serviços VII - Eletricista de Autos Oficial, Agente de Serviços II - Jardineiro, Agente de Serviços VII - Mecânico de Autos Oficial, Agente de Serviços VII - Motorista, Agente de Serviços IX - Operador de Máquina Pesada, Agente de Serviços IV - Operador de Roçadeira Costal, Agente de Serviços X - Pedreiro Especializado, Gestor Público X - Médico Anestesista, Gestor Público X - Médico Cirurgião Geral, Gestor Público X - Médico Cirurgião Vascular, Gestor Público X - Médico do Trabalho, Gestor Público X - Médico Endoscopista, Gestor Público X - Médico Ginecologista-Obstetra, Gestor Público X - Médico Neurocirurgião, Gestor Público X - Médico Pediatra, Gestor Público X - Médico Urologista, Gestor Público X - Plantonista Pronto Socorro, Professor de Educação Infantil I, Agente de Administração VII – Instrutor de Informática e Professor de Ensino Fundamental II – Educação Artística.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão fazer suas inscrições via internet, das 14h00min do dia 24 de outubro às 23h59min do dia 18 de novembro de 2012, no site www.idecan.org.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 65,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
As inscrições presenciais serão realizadas na Central de Atendimento dos candidatos do IDECAN, localizada na Centro de Valorização do Trabalho, situado na Rua Victorio Coppos, nº 122 - Bairro São Benedito - Itapira/SP, no período entre 24 de outubro a 16 de novembro de 2012, exceto sábados, domingos e feriados, de 09h00min às 16h00min, com exceção do primeiro dia de inscrição, que se iniciará às 14h00min.
 
Provas
As provas escritas objetivas de múltipla escolha serão realizadas na Cidade de Itapira/SP, com data inicialmente prevista para o dia 16 de dezembro de 2012 (domingo). As informações referentes à data, ao horário e ao local de realização das provas (nome do estabelecimento, endereço e sala), cargo, assim como orientações para realização das provas, estarão disponíveis a partir do dia 10 de dezembro de 2012, no site do IDECAN (www.idecan.org.br).
 
Gabaritos
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados na Internet, no site www.idecan.org.br, às 16h00min do dia útil subsequente ao da realização da prova escrita.
 
Validade
A validade do concurso público é de 02 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma vez, por igual período.
Editais

Concurso Prefeitura de Guaratinguetá - SP

A Prefeitura de Guaratinguetá, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 001/2012 de concurso público para provimento dos cargos adiante mencionados, sob responsabilidade da CKM Serviços LTDA.
 
São providas 22 vagas para os cargos de Técnico de Segurança do Trabalho, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Educador de Saúde Pública e Médico de níveis médio e superior, com salários de até R$ 1.297,13.

As inscrições foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 30 de outubro de 2012, pela internet, no endereço eletrônico www.makiyama.com.br.
 
As taxas variam de R$ 14,00 para cargos de nível médio/técnico e R$ 30,00 para nível superior.

As provas serão aplicadas na data prevista de 25 de novembro de 2012. A confirmação da data e as informações sobre horário e local para a realização das provas serão divulgadas, oportunamente, por meio de Edital de Convocação nos sites www.makiyama.com.br e www.guaratingueta.sp.gov.br e Imprensa Oficial do Município. O gabarito será publicado no dia 28 de novembro de 2012.

O prazo de validade do concurso será de 02 anos, contado da sua homologação, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá , uma única vez e por igual período.

Edital / Publicações

Prefeitura de Franca - SP abre concurso público

A Prefeitura de Franca, Estado de São Paulo, divulgou edital N° 002/2012 de concurso público, sob responsabilidade técnica da empresa Persona Capacitação Assessoria e Consultoria. Há várias vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 1.142,09 a R$ 3.221,38 em jornadas de 10, 20 e 40 horas semanais.

Cargos
-Ensino Fundamental - Auxiliar de Necropsia;
-Ensino Superior - Médico Cabeça e Pescoço, Médico Cardiologista, Médico Cardiologista Infantil, Cirurgião Toráxico, Clínico Geral, Emergencialista Clínico Geral, Emergencialista Pediatra, Endocrinologista, Endocrinologista Infantil, Fisiatra, Cirurgião Gastroenterologista, Geriatra, Ginecologista, Hematologista, Nefrologista, Neurologista, Neurologista Infantil, Neurocirurgião, Oftalmologista, Oncologista, Ortopedista, Otorrinolaringologista, Patologista, Pediatra, Pneumologista, Proctologista, Psiquiatra Infantil, Psiquiatra, Radiologista, Médico Especialista em Doppler, Médico de Saúde Ocupacional e Urologista, Professor de Educação Musical, Biologia, Ciências, Educação Artística, Física, Língua Portuguesa, Matemática e Química, Professor Substituto de Educação Básica, Educação Musical, Educação Especial, Educação Física, Filosofia e Sociologia.

Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 22h do dia 3 de novembro de 2012, pelos sites www.personacapacitacao.com.br ou www.franca.sp.gov.br. A taxa de inscrição será de R$ 15,00 para disputar a função de Auxiliar de Necropsia e de R$ 25,00 para os demais cargos.

Provas
A realização da prova objetiva está prevista para o dia 25 de novembro de 2012 em horário e local a ser definido após a Homologação das Inscrições. Após divulgação da homologação do resultado final, o concurso terá a validade de 02 anos, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Barueri (SP)

A Prefeitura de Barueri, a 30 km de São Paulo, através da Instituição Soler de Ensino Ltda, publicou edital Nº 001/2012 de concurso público de Provas e/ou Provas e Títulos, para provimento de 25 vagas, em cargos de nível fundamental e superior. Os salários vão até R$ 5.517,51, em carga horária de 20 e 40h semanais.
 
Cargos
As chances são para os cargos de Arquivista, Guarda de Patrimônio e Médico.
 
Inscrições
Via Internet: Serão realizadas através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.institutosoler.com.br, até às 24h do dia 07 de novembro de 2012.
 
Presencial: Ganha Tempo, localizado na Av. Henriqueta Mendes, nº 550, Centro, no município de Barueri, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17 horas, até o dia 07 de novembro de 2012 (Exceto Sábado, Domingo e Feriado). A taxa é de R$ 15,00 para todos os cargos.
 
Provas
As Provas objetivas serão realizadas no município de Barueri, provavelmente, no dia 02 de dezembro de 2012, em locais e horários a serem divulgados, na data de 17 de novembro de 2012, após a homologação das inscrições. O gabarito será divulgado na data prevista de 05 de outubro de 2012.
O certame será válido por 02 anos, podendo ser prorrogado.

Edital / Publicações

Concurso Polícia Militar – SP - Oficial de Saúde

Foi divulgado o edital nº 003/2012, que rege o concurso público para provisão de 26 cargos no posto inicial de 2º Tenente Médico PM Estagiário e de 02 cargos no posto inicial de 2º Tenente Farmacêutico PM Estagiário, ambos do Quadro de Oficiais de Saúde da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A remuneração inicial é de R$ 5.501,30.
 
Para o cargo de 2º Tenente Médico PM Estagiário, o candidato deverá, no ato da inscrição, optar por uma das seguintes especialidades médicas: Anestesia (1 vaga), Cardiologia (1 vaga), Cirurgia Geral (1 vaga), Cirurgia Plástica (1 vaga), Clínica Médica (1 vaga), Dermatologia (1 vaga), Endocrinologia (1 vaga), Endoscopia (1 vaga), Fisiatria (1 vaga), Gastroenterologia Clínica (1 vaga), Hematologia (1 vaga), Infectologia (1 vaga), Medicina do Trabalho (1 vaga), Medicina de Urgência (1 vaga), Medicina Intensiva (1 vaga), Neurocirurgia (1 vaga), Neurologia (1 vaga), Oncologia (1 vaga), Ortopedia e Traumatologia (1 vaga), Otorrinolaringologia (1 vaga), Pneumologia (1 vaga), Proctologia (1 vaga), Psiquiatria (1 vaga), Radiologia (1 vaga), Reumatologia (1 vaga), Urologia (1 vaga).

Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site www.vunesp.com.br, no período das 10 horas de 01 de outubro até às 16 horas de 01 novembro de 2012. O valor da inscrição será de R$ 200,00 e poderá ser pago em qualquer agência bancária, em dinheiro, cheque ou por internet.

Etapas da seleção
Na primeira etapa, os inscritos deverão se submeter à prova escrita objetiva, formulada com questões de múltipla escolha e proposta de redação. As outras etapas serão a prova de condicionamento físico, prova oral, exames de saúde, exames psicológicos, investigação social e por último a análise de documentos e títulos.

A Prova Escrita tem data prevista para aplicação em 16 de dezembro de 2012, às 13 horas e será aplicada na cidade de São Paulo. A confirmação da data e do horário e as informações sobre local para a realização da prova serão divulgadas oportunamente.
 
Validade
O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data de sua homologação e poderá, a critério da Administração, ser prorrogado por igual período, nos termos constitucionais.

Concurso Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos - SP

Foi divulgado edital de concurso público do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, no Estado de São Paulo. São 25 vagas destinadas a médicos e enfermeiros na unidade da Secretaria da Saúde na região do Alto Tietê. No total, são oportunidades em oito especialidades.

Para as vagas de enfermeiros e médicos especialistas em anestesiologia, ortopedia e traumatologia, oftalmologia, pediatria e pediatria com área de atuação em medicina intensiva pediátrica, as inscrições terminam dia 28 de outubro. Para as demais áreas, o prazo segue até 11 de novembro de 2012.

A ficha de inscrição está disponível no site da Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde. Os candidatos devem pagar uma taxa, por meio da Gare 167-3, no valor de R$ 60,85, em qualquer agência bancária.

A data da prova será publicada no Diário Oficial do Estado. Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site da Imprensa Oficial. O Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos fica na rua Princesa Isabel, 270, em Ferraz de Vasconcelos.

Concurso Hospital das Clínicas – SP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou os editais N°s 124 e 125/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 01 vaga para Médico no Serviço de Hematologia, Citologia e Genética da Divisão de Laboratório Central das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central e 01 vaga para Oficial Operacional, na função de Operador de Terminal de Computador.

Para exercer a função de Médico o candidato deverá, além da formação em Medicina, residência médica em patologia clínica ou hematologia clínica, cédula de identidade do conselho regional de medicina e experiência comprovada na área de Citometria de Fluxo. A remuneração será de R$ 1.993,02 em regime de 20 horas semanais.

Já para preencher a vaga para Operador de Terminal de Computador e garantir o salário de R$ 759,70 em jornada de 40 horas semanais, o candidato deverá ter o ensino médio.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 9 de novembro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, nº. 225, Prédio da Administração, 1º. Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 40,57 ou R$ 60,85.

O concurso constará de prova escrita e prova prática oral. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.

O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Concurso Prefeitura de Miravânia - MG

No município de Miravânia, Estado de Minas Gerais, a prefeitura liberou o edital N° 001/2012 de concurso público para cargos de provimento efetivo. O concurso terá a execução técnico administrativa da CÁTEDRA se destina ao preenchimento de 84 vagas, sendo 36 cargos de caráter efetivo de níveis fundamental, médio e superior.
 
Os salários vão até R$ 7.000,00 e será respeitado o percentual de 10% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Inscrições
As inscrições presenciais serão realizadas na Prefeitura Municipal de Miravânia - Av. Novo Oriente, 150 - Centro - CEP 39465-000, no período de 01 a 30 de novembro de 2012, das 8h às 12h e das 14h às 17 h (segunda à sexta-feira, exceto feriados, sábados e domingos), ou através da internet, no site www.catedraconsultoria.com.br. As taxas variam de R$ 35,00 a R$ 40,00 de acordo com o cargo escolhido.
 
Cargos
Agente Comunitario de Saúde, Agente de Combate a Endemias, Agente de Fiscalização (Meio Ambiente, Sanitarista, Tributos e Renda), Agente de Manutenções e Apoio, Agente de Manutenção (Elétrico/Hidráulico), Almoxarife, Analista Contábil, Analista de Convênios e Prestação de Contas, Analista Jurídico, Arquivista Municipal, Atendente de Farmácia, Auxiliar da Educação Básica (AEB), Engenheiro Civil, Fiscal de Obras e Posturas, Fisioterapeuta, Gari, Guarda Municipal, Mecânico de Manutenções, Médico PSF, Professor, Motorista, Monitor de Educação Infantil (MEI), Monitor de Biblioteca Escolar, Monitor do Transporte Escolar, Técnico de Enfermagem, Técnico em Informática e Servente Escolar.
 
Provas
A prova escrita, para todos os cargos, será aplicada na data prevista de 16 de dezembro de 2012 (das 9h às 12h) e das (14h às 17h), em locais a serem divulgados, no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Miravânia e em caráter informativo no site: www.catedraconsultoria.com.br. O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de dezembro de 2012, até às 10h.
 
 
Validade
O concurso terá validade por 2 anos a partir da data de homologação dos resultados, prorrogável por mais 2 anos, a critério do Órgão promotor do Concurso, conforme dispõe o art. 12, da Lei 8.112/90.

Edital / Publicações

CREMESC abre concurso público

O Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina - CREMESC abre a partir de 27/10 as inscrições para seu concurso público, que visa a contratação de funcionários que possuam o ensino médio ou superior.
 
Os candidatos que possuem o ensino médio completo poderão concorrer aos cargos de Assistente Administrativo (lotação em Canoinhas/ SC) e de Técnico em Informática (lotação em Florianópolis/ SC), ambos os cargos contam com uma vaga mais a formação de cadastro de reserva. Os salários oferecidos são de R$ 751,43 e de R$ 1.758,15, para uma jornada de 20 e 40 horas/ semanais, respectivamente. A taxa de inscrição é de R$ 40.
 
Já os candidatos que possuem o ensino superior poderão se candidatar ao cargo de Advogado (lotação Florianópolis/ SC), que conta com uma vaga mais a formação de cadastro de reserva. O salário oferecido é de R$ 2.814,84 a jornada de trabalho é de 20 horas/ semanais e a taxa de inscrição é de R$ 65.
 
Os candidatos aprovados serão admitidos sob o regime da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e receberão os seguintes benefícios: auxílio alimentação no valor de R$ 616,00/ mês, Vale-Transporte e Plano de Assistência Médica e Hospitalar.
 
As inscrições poderão ser feitas até 13 de novembro, por meio do site do organizador do concurso, o Instituto Nosso Rumo - www.nossorumo.org.br.

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso, divulgou edital Nº. 01/2012 de concurso público visando o preenchimento de 10 vagas de níveis médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 905,25 e R$ 4.792,50, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.

O Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) publicou edital N° 113/2012 de concurso com 05 vagas para Médico Anestesiologista. O salário será de R$ 6.040,48 e as inscrições poderão ser efetuadas até às 16h do dia 23 de novembro de 2012, pelo site www.uspdigital.usp.br/marteweb. A taxa é de R$ 91,00.

O concurso será composto de prova com 50 questões objetivas, sendo 48 sobre anestesiologia e duas de informática.

A Prova de Múltipla Escolha terá a duração de 3 horas e será realizada provavelmente no dia 18 de dezembro de 2012 às 14 horas no Hospital Universitário da USP, localizado na Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 - 1º andar - Cidade Universitária - Butantã - São Paulo - SP. O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da Prova de Múltipla Escolha através do site: www.hu.usp.br.

O concurso terá a validade de 06 meses, a contar da data da publicação do despacho de homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo ser prorrogado por igual período.

Concurso CRM - MT

O Conselho Regional de Medicina do Estado do Mato Grosso, divulgou edital Nº. 01/2012 de concurso público visando o preenchimento de 10 vagas de níveis médio/técnico e superior. A remuneração varia entre R$ 905,25 e R$ 4.792,50, por jornada de trabalho de 20, 30 e 40 horas semanais.
Aos portadores de deficiência, serão reservados 5% do número total de vagas providas durante a validade do presente concurso, que é de dois anos.

Cargos

Auxiliar Administrativo, Técnico em Informática, Advogado e Médico Fiscal.

Inscrição

As inscrições serão realizadas até o dia 29 de outubro de 2012, no endereço eletrônico - www.institutoaocp.org.br, mediante o pagamento de taxa que varia de acordo com o nível exigido:
 
Nível médio/técnico: R$ 50,00 e 70,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 02 de dezembro de 2012, em horário e local a ser informado através de edital disponibilizado no endereço eletrônico www.institutoaocp.org.br, a partir do dia 16 de novembro de 2012. O gabarito preliminar será divulgado 01 dia após a aplicação da prova objetiva.

Edital / Publicações