Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

FDA aprova primeira vacina contra a gripe fabricada com cultura de células

A Flucelvax, produzida com células animais cultivadas, vai prevenir a gripe sazonal em pessoas com mais de 18 anos
 
A Food and Drug Administration (FDA) anunciou a aprovação da primeira vacina contra a gripe sazonal licenciada nos Estados Unidos produzida com uso de células animais cultivadas, em vez de ovos de galinha fertilizados. A Flucelvax foi aprovada para prevenir a gripe sazonal em pessoas com mais de 18 anos.
 
O processo de fabricação é semelhante ao método de produção à base de ovo, mas uma diferença significativa é que as estirpes de vírus incluídos na vacina são produzidos em células de mamíferos.
 
"A aprovação desta vacina representa o resultado de vários esforços para desenvolver uma vacina contra a gripe sazonal usando cultura de células como uma alternativa para o processo à base de ovo, disse Karen Midthun, diretora do Centro da FDA para Avaliação e Pesquisa Biológica.
 
As vantagens da tecnologia de cultura de células incluem a capacidade de manter um fornecimento adequado de células previamente testadas e caracterizadas para utilização na produção de vacinas e o potencial para uma produção em maior escala de vacinas em caso de pandemia.
 
Flucelvax foi avaliada em um estudo clínico, realizado nos Estados Unidos e Europa, que envolveu cerca de 7.700 pessoas com idades entre 18 a 49 anos. Parte do grupo recebeu Flucelvax e outra parcela um placebo. O estudo mostrou que a Flucelvax foi 83,8 % eficaz na prevenção da influenza, quando comparado com o placebo.
 
A avaliação de segurança incluiu cerca de 6.700 indivíduos que receberam Flucelvax em estudos clínicos controlados. Local da injeção e reações gerais para Flucelvax eram típicos daqueles vistos com vacinas contra a gripe atuais. Dor, vermelhidão e dor no local da injeção e dor de cabeça e fadiga foram as reações mais comuns.
 
Fonte isaude.net

Ensaios clínicos não registram risco de anticoagulante provocar trombose

O fármaco vem despertando grande interesse para
 o sistema de farmacovigilância
Segundo UFMG, testes realizados com todo o aparato laboratorial disponível deixam de focalizar reação adversa grave e comum

Ensaios clínicos que investigam a eficácia de medicamentos nem sempre avaliam de forma adequada a segurança desses produtos. Um desses casos é esmiuçado em tese de doutorado defendida pela farmacêutica Daniela Rezende Garcia Junqueira, segundo a qual estudos sobre o anticoagulante heparina não registram a tendência de o medicamento provocar um tipo de trombose, a Trombocitopenia Induzida por Heparina (TIH).
 
" Trata-se de um fármaco importante, que precisa ser usado com o conhecimento desse risco" , explica ela, que se surpreendeu ao perceber que os testes realizados com todo o aparato laboratorial disponível deixam de focalizar essa reação adversa grave e comum.
 
No principal artigo que compõe a tese, a farmacêutica registra que recuperou mais de 800 estudos relacionados ao uso de heparina em pacientes pós-cirúrgicos. " Desses, 50 eram potencialmente relevantes, mas somente dois acompanhavam os pacientes de modo adequado para o risco de TIH" , relata. Segundo o co-orientador do trabalho, professor Edson Perini, ensaios clínicos são experimentos para avaliar eficácia e segurança de medicamentos, permitindo às indústrias aprovar produtos para comercialização.
 
O problema é que a detecção de reações adversas não figura no elenco de prioridades desses ensaios. " Quem não procura não acha" , critica Perini, coordenador do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed), no âmbito do qual foi realizada a pesquisa de Daniela Junqueira.
 
A autora da tese explica que, apesar de a heparina ter sido o principal instrumento no manejo de alterações tromboembólicas por mais de meio século, " em função de recentes circunstâncias comerciais e clínicas, que demonstram um necessário alerta referente à sua utilização" .

Suína ou bovina
Ao analisar o mercado farmacêutico brasileiro, Daniela Junqueira identificou outra falha relacionada à heparina a ausência de referências à origem do medicamento, que pode ser isolado e extraído da mucosa intestinal de suínos ou do tecido pulmonar bovino. Segundo a pesquisadora, as diferenças quanto ao perfil de segurança entre esses fármacos indica necessidade de acompanhamento do tratamento e da resposta dos pacientes.
 
A autora do estudo explica que a origem biológica é fator pouco explorado nas diretrizes de dose e posologia, embora a fonte animal do medicamento altere seu perfil de efetividade e segurança. " A heparina bovina e a suína não são fármacos equivalentes. A bovina possui maior grau de sulfatação de seus compostos, e isso determina efeitos distintos na coagulação" , assegura, ao destacar que a decisão sobre qual tipo de heparina usar pode ser influenciada por reações adversas tais como a trombose.
 
Para a orientadora do estudo, professora Maria das Graças Carvalho, do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia, ao utilizar o método de revisão sistemática, trabalhos como o de Daniela cumprem a função de " sumarizar a vasta literatura médica acerca de determinado assunto e identificar áreas carentes de pesquisa científica" .
 
A orientadora lembra que os profissionais de saúde e a própria comunidade científica dependem de pesquisas desse tipo, sobretudo diante do número crescente de publicações em todo o mundo.
 
Fonte isaude.net

Enzima potencializa propriedades anticancerígenas do suco de laranja

Imagem mostra o suco concentrado.
Foto: Antonio Scarpinetti/Ascom/Unicamp
Imagem mostra o suco concentrado
Biotransformação aumenta concentração de compostos fenólicos livres e melhora atividade funcional de antioxidantes
 
Pesquisadores do Departamento de Ciências de Alimentos da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp conseguiram potencializar as propriedades anticancerígenas do suco de laranja. Para isso, os cientistas usaram a biotransformação, que aumenta a concentração de compostos fenólicos livres e melhora atividade funcional de antioxidantes da fruta. O trabalho da pesquisadora Lívia Rosas Ferreira teve a orientação da professora Gabriela Alves Macedo e coorientação da professora Juliana Alves Macedo.
 
A escolha do alimento se justifica pelo fato de o Brasil ser o maior produtor mundial de concentrado de suco de laranja, além de estudos mostrarem que essa bebida possui grande capacidade antioxidante, em parte relacionada à presença de polifenóis.
 
A fim de aumentar a atividade funcional da fruta, o extrato semipurificado de tanase, obtido do microrganismo Paecilomyces variotti, foi avaliado quanto à sua capacidade de biotransformar os polifenóis hesperidina e naningina predominantes no suco de laranja de padrões comerciais.
 
Os resultados mostraram que o extrato semipurificado de tanase levou a um aumento de cerca de 17% do teor fenólico total e foi capaz de modificar o perfil polifenólico, convertendo os padrões hesperidina e naningina nas suas formas agliconas, que possuem maior atividade antioxidante do que as formas glicosiladas.
 
Dependendo do método empregado, a atividade antioxidante do suco de laranja aumentou de 50% a 70%. Para a pesquisadora, os estudos da biotransformação enzimática de polifenóis em matrizes alimentares, que revelaram o aumento da atividade antioxidante, abrem caminho para a produção de alimentos de consumo corrente com maiores atividades funcionais.
 
Segundo a autora, o trabalho mostrou pela primeira vez a capacidade do extrato semipurificado de tanase em atuar na hidrólise das flavanonas hesperidina e naringina, modificando o perfil polifenólico do suco de laranja de maneira a levar a um aumento da atividade antioxidante em meio artificial ou in vitro.
 
Fonte isaude.net

Pilates melhora saúde de motoristas e trabalhadores da construção civil

Tratamento trouxe uma significativa melhora em relação à postura e
às dores dos trabalhadores após aplicação do método de pilates
Estudo mostrou que pessoas submetidas ao método apresentaram melhora quanto à flexibilidade, dor lombar e atitude postural
 
Pesquisa feita com motoristas de ônibus e trabalhadores da construção civil, em Manaus (AM), mostra que o tratamento com o método pilates trouxe uma significativa melhora em relação à postura e às dores lombares dos profissionais. "O estudo mostrou que as pessoas submetidas ao protocolo fisioterapêutico com o método pilates apresentaram melhora quanto à flexibilidade, dor lombar e atitude postural", disse a pesquisadora mestre em Biologia Urbana pelo Centro Universitário Nilton Lins, Andréa Conceição Gomes Lima.
 
A constatação vem do estudo 'Diagnóstico Postural Associado à Intervenção Fisioterapêutica com o Método Pilates em Ambiente Local', de autoria da pesquisadora.
 
O estudo analisou 60 pessoas, que foram submetidas a consulta fisioterapêutica com questionários sobre queixas clínicas, avaliação postural computadorizada, diagnóstico da flexibilidade, caracterização da dor e avaliação do ambiente de trabalho, para identificar possíveis problemas físicos desses trabalhadores. Durante a pesquisa, os trabalhadores utilizaram o método pilates que por suas técnicas, que aliam concentração, controle, respiração, alinhamento, centralização e integração de movimentos, pode proporcionar ao praticante bem-estar físico e mental.
 
A pesquisadora ainda ressaltou outro resultado positivo da pesquisa, que demonstra que no ambiente de trabalho, houve melhora na integração desses trabalhadores na convivência com os demais colegas. "Todos ressaltaram a importância do cuidado das empresas para com a saúde do trabalhador e sentiram-se mais motivados e dispostos, devido à diminuição dos sintomas (dores) e menor nível de estresse no trabalho", completou.
 
A pesquisa também alerta para importância do cuidado com os padrões culturais e o estilo de vida. "A vida moderna da população está impondo cada vez mais atividades que sobrecarregam o corpo humano. A alta incidência de problemas posturais em adultos está relacionado à tendência para esse padrão de atividade, especializado ou repetitivo", destacou Lima.
 
Ela observou que os trabalhadores da construção civil e motoristas de ônibus desenvolvem suas atividades em condições adversas, com sobrecargas mecânicas e em ambientes de trabalho que os expõem ao estresse físico e ambiental, associado às condições pré-estabelecidas de horários e prazos para finalização das tarefas rotineiras e diárias. "A carga mecânica está presente em todos os tipos de atividades, sejam laborais ou não, podendo ser classificada sob os aspectos físico, cognitivo e psíquico", completou Lima.

Pilates
Muitas são as razões para a ascensão do método pilates nos dias atuais: saúde, escultura do corpo, resistência, melhora da concentração mental, entre outras. Criado pelo alemão Joseph Pilates durante a Primeira Guerra Mundial, o método rapidamente caiu no gosto dos bailarinos, que o usavam como complemento ao treino. No quesito saúde, muitas são as pesquisas que apontam os benefícios e influência dos pilates na melhora da qualidade da vida de pessoas que optam pelo método.
 
Fonte isaude.net

Diminuição da função renal está associada a pior raciocínio e memória

Pesquisa sugere que quanto maior a redução no funcionamento renal de uma pessoa, pior sua função cognitiva geral
 
A diminuição da função renal está associada com menor função cognitiva em áreas como a capacidade cognitiva global, raciocínio abstrato e memória verbal, de acordo com pesquisadores da Universidade de Temple, nos EUA.
 
O estudo é o primeiro a descrever a mudança em vários domínios do funcionamento cognitivo a fim de determinar quais habilidades específicas são mais afetadas em indivíduos com insuficiência renal.
A equipe de pesquisa analisou dados de 590 pessoas para avaliar o quanto a função renal havia mudado ao longo do período de cinco anos, e se isso teve associação com alterações no funcionamento cognitivo.
 
Eles estavam interessados na mudança global, mas também em habilidades específicas, tais como o raciocínio abstrato e memória verbal.
 
"O cérebro e os rins são ambos órgãos afetados pelos sistemas cardiovasculares. Eles são afetados por situações como a hipertensão, por isso, é natural esperar que mudanças em um órgão vão estar ligadas a mudanças no outro", afirma o principal autor do estudo Adam Davey.
 
O que os pesquisadores descobriram foi que quanto maior a diminuição no funcionamento renal de uma pessoa, maior a diminuição da função cognitiva global, particularmente o raciocínio abstrato e memória verbal.
 
Segundo Davey, esta informação enfatiza dois pontos importantes: a importância do diagnóstico e tratamento da doença renal crônica e a extensão da diminuição no funcionamento cognitivo.
 
"À medida que envelhecemos, nossa função renal tende a diminuir naturalmente, por isso, se há um problema extra envolvido na função renal, como doença renal crônica, precisamos disso o mais rápido possível. Isso é algo que precisa ser gerenciado, assim como é feita a gestão da hipertensão", afirma o pesquisador.
 
Davey também observou que a diminuição do funcionamento cognitivo encontrada no estudo, quando comparada a pessoas com demência ou comprometimento cognitivo, não é tão grande a ponto de interferir no tratamento da doença renal.
 
"Os pacientes renais ainda são capazes de tomar o medicamento na hora e sem assistência, bem como compreender a informação que o médico está compartilhando com eles sobre a doença", destaca Davey.
 
 
Fonte isaude.net

Equipe descobre medicamento mais eficaz na prevenção do AVC

Professor Donald Singer, líder da pesquisa
Foto: University of Warwick
Professor Donald Singer, líder da pesquisa
Pesquisa mostra que remédio tirofiban é mais eficaz que outros tratamentos convencionais como a aspirina
 
Cientistas da Universidade de Warwick, no Reino Unido, descobriram uma nova forma de prevenir acidentes vasculares cerebrais (AVCs) em pacientes de alto risco.
 
O grupo está usando o exame de ultrassom para olhar para os pacientes com doença da artéria carótida, uma das principais causas de acidente vascular cerebral. Coágulos podem se formar em artérias carótidas doentes do pescoço. Pequenas partes desses coágulos podem se liberar para formarem microembolias, que podem viajar para bloquear as artérias importantes do cérebro e causar fraqueza, fala perturbada, perda de visão e outras síndromes graves do AVC.
 
O tratamento padrão com drogas antiplaquetárias tais como a aspirina podem não impedir a formação de microembolias prejudiciais.
 
O exame pode ser utilizado para detectar pacientes com risco elevado de acidente vascular cerebral devido a microembolias que se formaram apesar do uso de drogas antiplaquetárias.
 
Usando o processo de digitalização, a equipe verificou que tirofiban, outro fármaco antiplaquetário concebido para inibir a formação de coágulos de sangue, pode suprimir a microembolia onde o tratamento anterior, tal como a aspirina, tem sido ineficaz.
 
Em seu estudo, tirofiban foi mais eficaz do que outros tratamentos convencionais.
 
"Estes resultados mostram que a escolha do tirofiban é muito importante quando os pacientes desenvolvem microembolia apesar do tratamento anterior com outros antiplaquetários como a aspirina. Nós agora precisamos realizar outros estudos para procurar o equilíbrio entre proteção e risco para nossos pacientes", afirma o líder da pesquisa Donald Singer.
 
A equipe ressalta que os resultados mostram a importância dos testes de ultrassom para detectar pacientes com doença carotídea. Segundo eles, estes biomarcadores de alto risco de AVC não podem ser previstos apenas por meio da avaliação da gravidade de fatores de risco como tabagismo, colesterol e pressão arterial.
 
Fonte isaude.net

Grávidas que fumam têm filhos com pior capacidade de leitura

Crianças nascidas de mulheres que fumaram um maço de cigarros por dia na gravidez tiveram pior velocidade de leitura e ortografia
 
Crianças expostas ao fumo materno ainda no útero tem desempenho mais fraco em testes de compreensão de leitura, segundo estudo da Universidade de Yale, nos EUA.
 
A pesquisa mostra que filhos de mulheres que fumaram mais de um maço de cigarros por dia pontuaram 21% menos do que os colegas nascidos de mães não fumantes em um teste em que a criança lê em voz alta e diz se entendeu o que foi lido.
 
 
O autor principal, Jeffrey Gruen e seus colegas analisaram dados de mais de 5 mil crianças acompanhadas de 1990 a 1992 por cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido.
 
Gruen comparou o desempenho das crianças em sete tarefas específicas, velocidade de leitura, identificação de palavra única, ortografia, precisão, leitura real e não de palavra, e compreensão de leitura, com os níveis de tabagismo materno, após o ajuste para status socioeconômico, interações mãe-filho e 14 outros fatores potenciais.
 
As crianças foram testadas aos sete anos e outra vez aos nove anos.
 
Eles descobriram que, em média, as crianças expostas a altos níveis de nicotina no útero tiveram pior desempenho em todas as áreas em comparação com crianças nascidas de mães não fumantes.
 
Entre os estudantes que compartilham origens e educação semelhantes, os filhos de mães fumantes tiveram pior precisão da leitura e capacidade de compreensão.
 
"Não é uma pequena diferença, é uma grande diferença na precisão e compreensão em um momento crítico quando as crianças estão sendo avaliadas", afirma Gruen, que também aponta que os efeitos do fumo na gravidez são especialmente pronunciados em crianças com déficit fonológico, ou dificuldades de fala.
 
Fonte isaude.net

USP desenvolve leite funcional com o dobro de selênio e vitamina E

Crianças que tomaram o novo alimento apresentaram maior concentração das substâncias e do bom colesterol no sangue
 
Pesquisa realizada pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) está testando o Leite Funcional. O novo produto mantém todos os nutrientes do velho e conhecido alimento, mas enriquecido com o dobro de selênio e vitamina E, além de melhor composição da gordura. Para isso, numa primeira etapa, os pesquisadores inseriram na dieta animal o selênio e a vitamina E, junto com óleo de girassol. As substâncias foram acrescidas ao leite extraído dessas vacas e o perfil de ácidos graxos foi modificado.
 
O leite produzido foi ofertado a 90 crianças, com idade de sete a 10 anos, da cidade de Casa Branca, em São Paulo, durante três meses. Os testes ainda estão em andamento, mas as crianças que tomaram o leite funcional apresentaram maior concentração das substâncias e do bom colesterol no sangue.
 
Uma segunda fase dos trabalhos testa agora o produto em 130 idosos da Casa do Vovô e da Amizade, de Ribeirão Preto. O estudo começou em setembro de 2012 e deve ser finalizado no início de dezembro deste ano. Os testes em Ribeirão Preto são coordenados por Karina Pfrimer, pesquisadora do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP.

Antioxidantes e ácidos graxos poliinsaturados
O estudo, que une avaliação zootécnica com análise da saúde humana em um mesmo experimento, é inédito no País. O selênio e a vitamina E são antioxidantes que desaceleram o envelhecimento das células, podendo reduzir as chances de desenvolvimento do câncer. O óleo de girassol é considerado saudável, por apresentar alto teor de ácidos graxos poliinsaturados, o que pode ser útil na redução dos níveis de colesterol no sangue.
 
No programa de pesquisa do Leite Funcional são realizados estudos de zootecnia, nutrição e saúde humana com o objetivo de modificar a composição do leite por meio da alimentação da vaca para que o alimento favoreça a saúde e o crescimento dos seres humanos.
 
O leite de vaca, um dos principais alimentos na nutrição humana, fornece proteína, lactose, gordura, vitaminas e minerais. Dentre os minerais, o cálcio é o mais importante, sendo responsável pelo crescimento, desenvolvimento e manutenção dos ossos e dentes.
Contudo, como o leite bovino naturalmente existe para suprir necessidades nutricionais dos bezerros, as pesquisas trabalham para modificá-lo para ficar mais interessante à nutrição humana. Assim, os pesquisadores introduziram na alimentação das vacas o dobro da quantidade normalmente exigida de selênio e vitamina E.

Laboratório de Qualidade do Leite
Intensificando os trabalhos, a Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo acaba de inaugurar em Ribeirão Preto o Laboratório de Qualidade do Leite (APTALAC), que fará as análises de composição, físico-químicas e microbiológicas do leite dos produtores rurais da região e condutividade do leite de diversas raças de gado. Foi construído com recursos da APTA e os equipamentos, financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O prédio está localizado no Polo Regional Centro Leste da Secretaria da Agricultura do Estado, localizado na Av. Bandeirantes, 2419.
 
Os pesquisadores garantem que, além de melhorar a qualidade do leite para o consumo humano, a alimentação enriquecida ajuda também na saúde e nutrição das vacas, com a diminuição da ocorrência da mastite subclínica e o aumento de 30% da produção de leite.
 
Os estudos com leite funcional da APTA são feitos em parceria com a Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da USP, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da /USP.
 
Fonte isaude.net

Consumo regular de aspargos verdes ajuda a combater o diabetes

Ingestão regular do alimento mantém os níveis de açúcar sob controle e estimula a produção de insulina
 
Pesquisadores da Universidade de Karachi, no Paquistão, descobriram que o consumo de aspargos verdes pode ajudar a combater o diabetes.
 
O estudo mostra que a ingestão regular do alimento mantém os níveis de açúcar sob controle e estimula a produção de insulina, hormônio que processa a substância no organismo. As informações são do jornal Daily Mail.
 
A equipe injetou ratos com produtos químicos para induzir um estado diabético, com baixos níveis de insulina e alto teor de açúcar no sangue.
 
Em seguida, eles trataram metade com um extrato de aspargos e a outra metade com uma droga anti-diabetes chamada glibenclamida.
 
Os ratos foram alimentados com o extrato de aspargos em doses pequenas ou grandes todos os dias durante 28 dias.
 
Exames de sangue foram realizados para medir as mudanças no diabetes.
 
Os resultados, publicados no British Journal of Nutrition, mostraram que os ratos que receberam altas doses do extrato demonstraram queda significante nos níveis de açúcar no sangue e ainda aumento da produção de insulina pelo pâncreas. Em pequenas doses, o alimento apenas ajudou a controlar o índice de açúcar no sangue.
 
Os resultados apoiam estudos anteriores que destacam os benefícios do consumo de aspargos.
 
Fonte isaude.net

Uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas

A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias
 
De acordo com a OMS, são realizadas um total de 92 milhões de doações de sangue por ano em todo o mundo. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 1,9% dos brasileiros doa sangue regularmente. Embora, esteja dentro do parâmetro de 1% a 3% definido pela OMS, esse número ainda precisa melhorar.
 
Além disso, foi publicada no Diário Oficial da União, a Portaria 1.353, que estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, com novos critérios para a doação de sangue no Brasil. A nova legislação estabelece diretrizes voltadas ao aumento da segurança para quem doa e recebe sangue no país e amplia a faixa etária para candidatos à doação. Com as medidas, a previsão do Ministério da Saúde é que aproximadamente 14 milhões de brasileiros sejam incentivados a serem doadores em potencial. A faixa etária atinge jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e ampliação para idosos com até 68 anos - antes a faixa era de 18 a 65 anos.
 
A biomédica Cinthya Duran explica que em uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas."De qualquer modo, é necessária a conscientização de que a doação de sangue precisa ser feita não apenas em épocas de campanhas para o reabastecimento de baixo estoque, mas durante todo o ano. O sangue doado tem sempre utilidade e nunca sobra, pelo contrário, faz falta", completa a especialista.
 
Não custa nada e vale muito
A falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Um exemplo é o paciente que faz quimioterapia, já que, caso não receba o suporte de transfusão, poderá não resistir ao tratamento. "Além disso, pode ser um enorme prejuízo ao paciente o adiamento de cirurgias cardíacas, de transplantes de rim, de fígado, de medula óssea, entre outros procedimentos que necessitam de sangue e de plaquetas", diz a biomédica Cinthya Duran.
 
Uma pessoa adulta possui em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450 ml. Ou seja, é menos de 10% de todo seu sangue. Quem deseja doar sangue vai passar por uma avaliação prévia em ambulatório que tem o objetivo de detectar alguns impedimentos, como doenças, para a doação. Essa entrevista é particular e os dados são mantidos sob total sigilo.
 
De acordo com a coordenadora do hemocentro da Unifesp, em São Paulo, Rudneia Alves, é importante desmistificar a crença de que a doação de sangue é útil para saber suas condições de saúde, por conta dos exames que são feitos. "O doador deve estar com um espírito totalmente altruísta", diz ela. "Se a pessoa possui qualquer suspeita de ter algum problema de saúde, não deve tentar resolver isso doando sangue, pois, apesar de cômoda, essa atitude pode representar um risco a quem vai receber a transfusão. Recomendamos que ela consulte um médico e faça os exames necessários".
 
Conheça os critérios para ser um doador:
 
A partir da nova legislação, jovens entre 16 e 17 anos (mediante autorização dos pais ou responsáveis) e idosos com até 68 anos também poderão doar sangue no Brasil:
  • Pesar mais de 50 quilos
  • Estar descansado
  • Não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas quatro horas
  • Não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses
  • Não estar com febre, gripe ou resfriado
  • Se mulher, não estar grávida, amamentando ou ter tido parto normal ou aborto há menos de três meses. Em caso de cesárea, seis meses
  • pós aplicar piercing aguardar três dias para doar
  • Após fazer uma tatuagem aguardar 12 meses
  • Após vacina da gripe ou rubéola aguardar 30 dias
  • Após vacina da gripe H1N1 aguardar 48 horas
  • Não ter antecedentes de hepatite após 10 anos de idade
  • Não ter antecedentes de doença de chagas
  • Acupuntura - sendo agulhas do próprio paciente, não há impedimento
  • Sobre medicamentos - o esclarecimento deve ser feito pessoalmente ou por telefone antes de doar
  • Se esteve em áreas de alta incidência para Febre amarela, malária, doar após seis meses
  • Hipertensos podem doar dependendo da situação avaliada em entrevista clínica
  • Diabéticos que não façam uso de insulina
  • Tratamento dentário
  • Tempo variado entre três dias e um mês dependendo do caso
  • Alimentação - não deve-se doar em jejum prolongado.
Tendo observado esses critérios, o resto é muito simples:

- Pela manhã: tomar café leve e sem alimentos gordurosos;

- À tarde: doar duas horas após o almoço;

- Não se alimentar de refeições com alto teor de gordura;

- Levar documento com foto/

- Saber o endereço completo com CEP para o envio de carteirinha de doador e resultado de exames

- Homens podem doar a cada 60 dias (respeitando o limite de quatro doações ao ano) e mulheres a cada 90 dias (respeitando o limite de 3 doações ao ano).

Fonte Minha Vida

Blinde seu parente idoso de maus tratos

A gerontóloga Dra. Maria Angélica Sanchez, conselheira da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, dá dicas preciosas para o idoso ter qualidade de vida
 
1. É importante a família estar próxima do parente idoso para acompanhar seu estado de saúde, a administração dos medicamentos nos horários certos, a alimentação e seu bem-estar físico e psicológico
 
2. Para evitar acidentes domésticos, a casa do idoso precisa ter cama adequada para ele não cair, barras de segurança no banheiro, principalmente no vaso sanitário e box, tapetes antiderrapantes, poucos móveis e iluminação adequada
 
3. Para prevenir quedas, o idoso deve usar sapato fechado e antiderrapante. Se for necessário, vale recorrer a uma bengala ou acessório para andar
 
4. Se a família optar por deixar seu parente em uma casa de saúde, é importante observar as condições de higiene da instituição e a adequação do espaço para receber pessoas com pouca ou nenhuma mobilidade. O valor da mensalidade pode variar de R$ 2 mil a R$ 12 mil
 
5. Antes de contratar um cuidador, certifique-se de que ele tenha ensino fundamental, seja maior de 18 anos e tenha curso prático de no mínimo 160 horas, de preferência em instituições ligadas ao MEC (Ministério da Educação)
 
6. É importante acertar previamente com o cuidador a carga horária, os dias de folga e o salário. Cuidar de um idoso é um trabalho delicado e exige preparo emocional
 
7. Apesar de o cuidador não ser um empregado doméstico, é preciso que cuide do ambiente onde trabalha. Ele é responsável por proporcionar um local agradável e limpo para o idoso
 
8. Independentemente de o idoso estar em uma casa de saúde ou com acompanhamento de um cuidador, a família precisa checar se ele tem marcas pelo corpo, expressão de dor, algum incômodo ou se está muito agitado

9. Se o idoso usar fraldas, é fundamental fazer uma limpeza adequada na região genital sempre que for trocá-lo. Isso previne assaduras e micoses

10. É importante o idoso tomar banho todos os dias, seja no chuveiro ou em uma cadeira higiênica. Se ele conseguir tomar banho sozinho, opte por sabonete líquido com uma bucha para que ele não precise se abaixar caso o sabonete caia no chão

11. A roupa de cama deve estar sempre limpa e esticada para evitar a formação de úlceras por pressão.

Fonte R7

Saúde pessoal: plano para

Yvet­ta Fedor­ova/T­he New York Times­
Quem fuma regularmente pode ter a expectativa de
vida reduzida em 10 anos
Médicos e especialistas dão dicas para quem quer largar o cigarro
 
Poucos fumantes diriam que é fácil parar de fumar. A dependência de nicotina é forte e se reforça repetidamente pelas circunstâncias que motivam os fumantes a acender outro cigarro.
 
No entanto, os milhões de pessoas que conseguem parar de fumar são a prova de que uma vida livre do fumo é possível, até mesmo para aqueles que fumam de modo regular e excessivo há décadas.
 
Hoje, 19 por cento dos adultos americanos são fumantes, uma redução em relação aos mais de 42 por cento que fumavam meio século atrás, quando Luther Terry, diretor geral de saúde dos Estados Unidos, formou um comitê para produzir o primeiro relatório oficial sobre os efeitos do tabagismo na saúde. Restrições cada vez maiores sobre os lugares em que as pessoas podem fumar têm contribuído para aumentar o número de ex-fumantes.
 
Agora, no entanto, o declínio do tabagismo adulto se estagnou, apesar da crise econômica e do aumento no preço do cigarro.
 
Atualmente, 45 milhões de americanos são fumantes regulares que, se permanecerem fumantes, podem, em média, esperar viver 10 anos a menos do que viveriam se não fumassem. Metade vai morrer de uma doença relacionada ao tabaco, e muitos outros vão sofrer durante anos por doenças provocadas pelo tabagismo. O fumo custa 96 bilhões de dólares em assistência à saúde aos cofres públicos do país, escreveu a Dra. Nancy A. Rigotti no periódico da Associação Médica Americana em outubro. Mesmo que alguns adultos fumantes parem de fumar, há ainda 800 mil adolescentes que se tornam fumantes regulares a cada ano, e adultos jovens que, por meio da publicidade e da distribuição de brindes, são hoje o principal alvo da indústria do tabaco.
 
Pessoas entre 18 e 25 anos apresentam atualmente o índice mais alto de fumantes do país: cerca de 34 por cento, segundo a Pesquisa Nacional sobre Saúde e Uso de Drogas de 2010, relataram ter fumado cigarros no mês anterior. Eu tive que prender a respiração recentemente, em um vernissage em uma galeria de arte — lá, dezenas de jovens de 20 e poucos anos fumavam sem parar. Será que eles não sabem como é fácil ficar viciado em nicotina e como é difícil escapar desse vício?
 
Difícil, sim, mas de jeito algum impossível. Na Internet, é possível baixar um "Guia para parar de fumar", com descrições detalhadas de todas as ferramentas e dicas para ajudar você a se tornar um ex-fumante de uma vez por todas.
 
Você pode ainda consultar o novo livro do Dr. Richard Brunswick, um médico de família aposentado de Northampton, Massachusetts, que diz ter ajudado centenas de pessoas a se livrar das garras da nicotina e do tabagismo. (O título do livro – fora o palavrão – é "Não consegue parar? Você pode, sim, largar o cigarro".)
 
"Não existe pílula mágica ou fórmula para deixar a dependência da nicotina", disse Brunswick. "No entanto, com uma melhor compreensão de por que você fuma e com as diferentes ferramentas que você pode usar para controlar a vontade de acender um cigarro, você pode deixar de ser um escravo do fumo."
 
Dependência e abstinência
A nicotina segue um caminho direto em direção ao cérebro, no qual fornece relaxamento e um leve impulso de energia. Mas poucos fumantes percebem que o estresse e a letargia que estão tentando aliviar são resultado da abstinência de nicotina, e não uma angústia subjacente. Ao se interromper a dependência, as sensações desagradáveis tendem a se dissipar.
 
A abstinência física da nicotina não dura muito tempo. Quatro dias sem ela e o pior já passou. Os sintomas restantes desaparecem dentro de um mês, segundo Brunswick. Mas os laços emocionais e circunstanciais do fumo podem durar muito mais tempo.
 
Dependendo de quando e por que você fuma, as motivações para fazê-lo podem incluir a necessidade de fazer uma pausa no trabalho, concentrar-se em uma tarefa desafiadora, beber café ou álcool, estar com outras pessoas que fumam ou em lugares que você associa ao tabagismo, concluir uma refeição ou atividade sexual e se sentir deprimido ou chateado.
 
Para desfazer essas associações, você primeiro deve identificá-las e, em seguida, substituí-las por outras atividades, como uma caminhada, mastigar um chiclete sem açúcar ou respirar profundamente. Isso pode ajudá-lo a controlar os desejos até que a vontade passe.
 
Se você foi mal sucedido em uma tentativa anterior de parar de fumar, tente identificar o que deu errado e fazer as coisas de maneira diferente desta vez, sugere Brunswick. A maioria dos fumantes precisa de várias tentativas antes que possa parar de fumar permanente.
 
Talvez o mais importante seja ter certeza de que você está levando a sério a proposta de parar de fumar; se não, espere até que você se sinta assim. Ter motivação significa já ter vencido metade da batalha. Além disso, se você cometer um deslize e fumar um cigarro depois de dias ou semanas sem fumar, não presuma que fracassou. Não desista. Simplesmente não fume mais.
 
Auxílios para deixar de fumar
Muitos, se não a maioria dos fumantes, precisam de dois tipos de ajuda para deixar permanentemente de fumar: apoio psicológico e ajuda medicinal. Apenas cerca de 4 a 7 por cento das pessoas conseguem parar de fumar simplesmente tentando, sem auxílio, diz a sociedade do câncer.
 
Todos os 50 estados americanos e o Distrito de Columbia têm programas gratuitos de apoio telefônico que põem pessoas que desejam parar de fumar em contato com conselheiros treinados. Juntos, vocês podem planejar um método para parar de fumar que se adapte ao seu padrão de consumo de cigarro, impedindo que você caia em armadilhas comuns.
 
Grupos de apoio online e os Fumantes Anônimos também podem ajudar. Para encontrar um grupo nos Estados Unidos, pergunte em um hospital na sua região ou ligue para a sociedade do câncer no 800-227-2345. Considere contar a parentes e amigos sobre sua intenção de parar, e planeje passar um tempo em ambientes onde não se fuma.
 
Mais de uma dúzia de tratamentos podem ajudar a interromper a dependência física do tabaco. O mais popular é a terapia de reposição de nicotina, vendida com e sem receita médica. A Administração de Alimentos e Medicamentos aprovou cinco tipos dessas terapias: adesivos de nicotina de diferentes intensidades, gomas de mascar, sprays, inaladores e pastilhas que podem atenuar os sintomas da abstinência e ajudar a reduzir gradualmente sua dependência da nicotina.
 
Dois medicamentos vendidos com prescrição médica também são eficazes: uma forma de liberação prolongada do antidepressivo bupropiona (Zyban ou Wellbutrin), que reduz o desejo de nicotina, e a vareniclina (Champix), que bloqueia os receptores de nicotina no cérebro, reduzindo os efeitos prazerosos do tabagismo e os sintomas de abstinência de nicotina. Combinar um método de substituição de nicotina com um desses medicamentos muitas vezes funciona bem mais do que recorrer a uma dessas abordagens isoladamente.
 
Outras técnicas sugeridas, como a hipnose e acupuntura, ajudaram algumas pessoas a parar de fumar, mas não há provas concretas de sua eficácia. Tampouco há provas de que pastilhas de tabaco e cartuchos e pirulitos de nicotina, assim como protetores labiais, ajudam a parar de fumar, e não foram divulgados estudos clínicos que mostrem que o cigarro eletrônico pode ajudar as pessoas a largar o cigarro.
 
A sociedade de câncer sugere que se escolha um "dia para parar de fumar"; tire todos os apetrechos de fumo de seu carro, casa e local de trabalho; escolha um plano para parar de fumar e compre todos os dispositivos auxiliares de que possa precisar.
 
No dia escolhido, mantenha-se ativo; beba muita água e sucos; use um método de reposição de nicotina; mude sua rotina, se possível, e evite álcool, assim como situações que você associa ao tabagismo e a proximidade com pessoas que estejam fumando.
 
Fonte The New York Times
 
Por R7

Greenpeace condena Zara por uso de produtos perigosos em peças

Outras grandes marcas como Puma, Adidas, Nike, H&M,
Marks and Spencer e Li-Ning já se comprometeram a não usar
qualquer substância perigosa em seus produtos
Estudos revelaram a presença de etoxilatos de nonilfenol, suspeitos de afetar a reprodução humana e incidir em certos tipos de câncer
 
O grupo ambientalista Greenpeace realizou neste sábado (24) uma série de "ações de sensibilização" em frente a lojas da marca espanhola Zara, como parte de uma campanha contra o uso de substâncias perigosas nos tecidos de suas peças.
 
O Greenpeace organizou manifestações em frente às lojas da Zara em França, Alemanha, Espanha, Suécia e México para denunciar o uso de produtos tóxicos nos tecidos usados pela marca, e a falta de compromissos da empresa com relação ao tema, informou a ONG em Paris.
 
Militantes da organização simularam desfiles de moda, com modelos usando máscaras de proteção contra produtos químicos. Apenas na França foram feitas estas manifestações em frente a 19 lojas da Zara, inclusive a situada na avenida Champs Elysées.
 
Na cidade de Toulouse, 20 manifestantes do Greenpeace exibiam cartazes que denunciavam a "Zara Tóxica". Em Nice, um grupo de manifestantes exibia máscaras de proteção e cartazes onde se lia "Tóxico". Nadine Kerdat, militante do Greenpeace em Nice, explicou:
 
— Decidimos atacar a Zara porque é uma das principais marcas de moda prêt-à-porter na França. C&A e Marks and Spencer já limparam sua cadeia produtiva e é o momento de a Zara limpar a sua.
 
Enquanto isso, em Lyon, um grupo de militantes organizou o desfile de "moda tóxica" em frente à loja da Zara na praça Bellecour, diante de uma multidão de curiosos.
 
Estudo
O dia de protestos ocorre depois da publicação de um informe do Greenpeace initulado "A face tóxica da moda", em que o organismo revela o resultado de análises feitas com peças das maiores marcas mundiais.
 
Esses estudos revelaram a presença de etoxilatos de nonilfenol, produtos considerados suspeitos de afetar a reprodução humana e incidir em certos tipos de câncer.
 
A Zara respondeu ao estudo, informando na sexta-feira que "deseja" cessar todo uso de substâncias perigosas em suas peças.
 
O Greenpeace, no entanto, considerou a resposta "insuficiente" e pediu à marca que "adote um compromisso confiável e ambicioso para parar de usar estas subsâncias químicas perigosas".
 
O serviço de imprensa da Zara na Espanha não pôde ser localizado no sábado.
 
Segundo o Greenpeace, outras grandes marcas como Puma, Adidas, Nike, H&M, Marks and Spencer e Li-Ning já se comprometeram a não usar qualquer substância perigosa em seus produtos.
 
Fonte R7

Vegetarianos têm vida sexual mais satisfatória do que pessoas que comem carne

Pessoas que consomem tofu e outros alimentos à base de plantas têm maiores níveis de estradiol, o hormônio do sexo
Pessoas que consomem tofu e outros alimentos à base de plantas
têm maiores níveis de estradiol, o hormônio do sexo
Consumo de tofu e outros alimentos à base de plantas pode aumentar níveis do hormônio estradiol, o hormônio do sexo
 
Vegetarianos têm uma vida sexual melhor do que os amantes de carne. É o que revela estudo de publicado na revista Hormones and Behavior.
 
O estudo revela que pessoas que consomem tofu e outros alimentos à base de plantas podem desfrutar de uma vida sexual melhor do que as que consomem carne.
 
Segundo os pesquisadores, certos produtos vegetais podem influenciar os níveis hormonais e aumentar a atividade sexual.
 
A pesquisa é a primeira a observar a relação entre os hormônios sexuais chamados fitoestrogênios, encontrados em plantas e o comportamento em primatas selvagens.
 
Os pesquisadores, liderados por Michael Wasserman, analisaram um grupo de macacos vermelhos colobus em Uganda durante 11 meses.
 
Os pesquisadores se concentraram em comportamentos agressivos, que mediram pelo número de perseguições e lutas, a frequência de acasalamento e o tempo gasto com higiene, e os cientistas também coletaram amostras fecais para avaliar as mudanças nos níveis hormonais.
 
Os pesquisadores descobriram que quanto mais os machos comiam folhas de Millettia dura, árvore tropical que contém compostos semelhantes ao estrogênio, mais elevados seus níveis de estradiol, o "hormônio do sexo".
 
Eles descobriram que os macacos com níveis hormonais alterados passaram mais tempo fazendo sexo, e menos tempo se preparando.
 
Especialistas acreditam que o colesterol presente em carne, ovos e laticínios podem entupir as artérias e diminuir o fluxo de sangue para todos os órgãos do corpo, incluindo aqueles vitais para o sexo.
 
Refeições vegetarianas, por outro lado, não contêm nenhuma das gorduras animais ou colesterol encontrados na carne, ovos e produtos lácteos.
 
"Quando se trata de relações sexuais, carnívoros podem ser mais lentos já que o sangue demora mais a passar pelas artérias, mas os vegetarianos têm mais resistência", afirma Mimi Bekhechi, da associação PETA, no Reino Unido.
 
Fonte isaude.net

Novas pulseiras ajudam a monitorar sua forma física

Tecnologia avisa sobre a falta de exercícios
 
Talvez você já tenha ouvido isso: os americanos estão ficando menos em forma e mais gordos. Existem muitas teorias sobre o motivo – porções maiores de comida, xarope de milho e açúcar onipresentes, menos jogos e brincadeiras após a escola. Mas as pessoas estão começando a pensar que, em muitos casos, o peso corporal pode estar ligado à dieta e aos exercícios.
 
Agora, estudos mostraram que se houver algum monitor visível e presente de seu comportamento negativo — gastar dinheiro demais, comer muito, usar energia demais em sua casa —, você terá uma probabilidade muito maior de corrigi-lo.
 
Essa é a ideia por trás das pulseiras monitoras de atividades pessoais, como a Nike FuelBand (US$ 150) e a Jawbone Up (US$ 130). Elas deixam o usuário constantemente ciente de seu grau de atividade (ou inatividade). Elas permitem que você compare seus dados com amigos online, estabelecendo uma rivalidade amigável – ou pelo menos um pouco de culpa. E elas motivam-no a adotar mudanças cumulativas: estacionar mais longe, usar as escadas, descer do ônibus um ponto antes.
 
Existem muitos outros monitores de atividades físicas, incluindo rastreadores presos à roupa (como o FitBit e o Striiv) e dispositivos parecidos com relógios de pulso (como o MotoActiv, da Motorola). Mas a maravilha das pulseiras é que você pode ficar com elas — dormindo, no chuveiro, sem camisa ou os três juntos —, e isso aumenta suas chances de continuar com o programa.
 
No entanto, aqueles que acompanham a indústria dos dispositivos monitores de atividade sem dúvida estão agora coçando a cabeça. A pulseira Up? Aquilo não era uma pulseira lançada há mais ou menos um ano, que se mostrou um fracasso numa epidemia humilhante de falhas de hardware? A Jawbone, empresa conhecida por alto-falantes e fones de ouvido Bluetooth, não retirou a Up do mercado, oferecendo um generoso pedido de desculpas ("Você pode receber seu dinheiro de volta pela Up, mesmo se decidir ficar com a pulseira")?
 
Sim.
 
A empresa diz que, após meses de testes e milhões de dólares em pesquisa, percebeu que a pulseira original, vendida como sendo à prova d'água, na realidade não era. Água, suor e espuma de banho conseguiam se infiltrar e afetar os componentes.
 
A nova pulseira Up, segundo a Jawbone, é à prova de balas. Ou pelo menos realmente, verdadeiramente à prova d'água. A empresa diz ter reformulado 17 peças e feito 28 melhorias no processo de fabricação. A nova pulseira parece idêntica – ainda é uma letra "C" de borracha dura numa variedade de cores, com pontas que se sobrepõem –, mas dentro ela está mais bem protegida e fechada (além de US$ 30 mais cara).
 
O aplicativo correspondente para iPhone também foi reformulado. O conceito central é uma linha do tempo (estilo Facebook) de sua vida. Cada "publicação" representa o equivalente a um dia de atividade, ou uma noite de sono, ou uma refeição (você pode inserir manualmente exercícios não baseados em passos, como ciclismo ou musculação). As atividades de saúde de seus amigos também podem aparecer em seu fluxo.
 
Isso não significa que o aplicativo é perfeito. Sua maneira de duplicar menus ocultos é bastante desconcertante, e ele traz sua cota de problemas e falhas. Por que, numa tela que é muito mais alta do que larga, as barras em seus gráficos de progresso ficam nadando em espaços vazios? E se você fizer um abdominal toda vez que receber a mensagem "Desculpe, houve um erro de conexão com o servidor UP", sua barriga ficará quadriculada (um aplicativo para Android está sendo desenvolvido).
 
O lado bom, no entanto, é que as ambições da Up vão além do simples monitoramento de atividade. Se você pressiona duas vezes o botão na ponta da pulseira quando vai para a cama, por exemplo, ela faz um ótimo trabalho monitorando sua noite de sono: quanto tempo você leva para adormecer, quantas vezes acorda, quantas horas passa em sono leve e pesado.
 
Um recurso relacionado extremamente útil: quando você precisa de uma soneca (um sono de 25 minutos, cujas qualidades de renovação foram muito bem documentadas em estudos), a pulseira não começa a contar até ver que você está realmente dormindo. Assim você consegue 25 minutos de verdade, após os quais o dispositivo vibra para despertá-lo. Isso é algo que o pedômetro médio não faz.
 
Você pode monitorar seu consumo de alimentos de três formas: tirando uma foto do que come, digitalizando o código de barras da embalagem (o aplicativo o identifica de maneira instantânea e correta) ou escolhendo de uma lista categorizada de alimentos comuns. Tudo isso ainda é bem manual — nenhuma pulseira pode dizer o que você está colocando na boca —, então a maioria das pessoas nem usará esses recursos.
 
Mas se você usar, a nova pulseira Up deverá fazer algo de útil com as informações. Ela traz o que a Jawbone chama de "Insights" — observações determinadas correlacionando suas informações de sono, atividade física, alimentação e localização. "Você costuma comer mais quando está na Costa Oeste", ela pode dizer, ou "Você não dorme tão bem quando come após 21h00", ou "Você pega no sono mais rapidamente nos dias em que fez exercícios".
 
Em minha semana usando a pulseira Up (e sem registrar muitas refeições), o Insights nunca me ofereceu nada mais incisivo do que, por exemplo, "estudos mostram que o exercício libera elementos químicos de bem-estar em seu cérebro". A Jawbone diz que as observações ficam mais inteligentes à medida que você passa mais tempo usando a pulseira (e quanto mais dados você insere no sistema).
 
Apesar de todas essas melhorias, a Jawbone não solucionou a maior falha conceitual de sua primeira encarnação: para transferir seus dados coletados da pulseira ao iPhone, ainda é preciso tirá-la do pulso, abrir a tampa na extremidade (aproximadamente do tamanho de um átomo de carbono), inserir o pino na entrada de fones de ouvido de seu iPhone, abrir o aplicativo para fazer a sincronização – e então fazer todo o caminho de volta. Se você não tiver perdido a tampinha após três semanas, pode pensar numa carreira em nanotecnologia.
 
A Jawbone insiste em que a solução mais óbvia ao problema de sincronização – a funcionalidade Bluetooth – é complicada demais e exige componentes grandes demais para uma pulseira.
 
Com sua FuelBand, a Nike discorda.
 
Ela é mais larga e volumosa, mais para um relógio do que para aquelas pulseiras beneficentes. Sua bateria não dura tanto tempo (vários dias, em vez de 10 com a Up). E ela é resistente à água (chuveiros), e não à prova d'água (piscinas).
 
Mas a FuelBand possui uma tela embutida. Com cada apertar do botão adjacente, as palavras "Passos", "Calorias" ou "Tempo" surgem numa matriz de LED, seguido por seu registro atual (ou tempo). Também aparece uma quarta estatística, chamada NikeFuel, embora a Nike não ofereça uma explicação clara sobre o que seria isso — além de dizer que criou um algoritmo baseado na "cinética do oxigênio".
 
A tela faz uma diferença poderosa. Ela significa que você pode acompanhar seus resultados sem um telefone. Ela também significa que você pode usar a FuelBand (disponível em preto sólido, preto ou branco "gelo" — plástico translúcido que lhe permite enxergar os componentes internos – como um relógio de visual descolado.
 
Mas se você quiser transmitir seus dados ao aplicativo para iPhone, tudo que precisa fazer é segurar o botão apertado. A tela diz "Sincronizar", e o gráfico de seus esforços do dia surge na tela do celular. A pulseira nunca deixa seu pulso.
 
A pulseira da Nike é elegante e profissional, traz a incrível tela e a sincronização via Bluetooth é uma dádiva. Ela apresenta seu truque de forma brilhante, mas ainda é apenas um truque.
 
A pulseira Up é afetada por seu método de sincronização patético, e por um design de software bastante estranho. Mas a vida de bateria de 10 dias, o fato de ser absolutamente à prova d'água e o monitoramento de sono aumentam muito sua probabilidade de cumprir com sua função: ajudá-lo a ser mais saudável. E se as observações do Insights algum dia se tornarem mais perspicazes, você pode aprender algo novo sobre si mesmo — e isso pode fazê-lo se sentir melhor no dia a dia. Nada mal para uma pulseira de borracha.
 
Fonte The New York Times
 
Por R7

UFAL abre Concurso Público

Publicado através do Diário Oficial da União o edital de concurso público n° 99/2012 destinado ao preenchimento de 54 vagas docentes, sendo 52 para o cargo de professor adjunto e 02 para professor assistente na Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Os novos servidores atuarão em jornadas semanais de 20, 40 horas ou regime de dedicação exclusiva, recebendo salários que variam de R$ 2.619,03 a R$ 7.627,02.
 
As vagas disponíveis são para as áreas de: Química Inorgânica, Química Analítica, Físico-química, Ensino de Química, Bioquímica, Química Orgânica, Álgebra e Análise, Física Geral, Física Experimental, Ciência Política, Teoria Sociológica, Clínicas Psicológicas, História do Brasil e História Indígena, Filosofia Gera, Relações Públicas, Mercado e Profissão, Prática de Relações Públicas, Genética, Farmacologia, Software Básico e Arquitetura de Computadores, Sistemas Embarcados, Comunicação Analógica e Digital, Circuitos Elétricos e Eletrônicos, Banco de Dados e Estrutura de Dados, Automação e Controle, Fundamentos do Trabalho Profissional, Clínica Integrada e Materiais Dentários, Saúde Coletiva, Métodos Quantitativos Aplicados à Economia, Projeto de Produto, Projeto de Interiores, Projeto Gráfico, Nutrição em saúde Pública, Gestão da Qualidade em Alimentação e Nutrição, Psiquiatria, Dermatologia, Infectologia, Anestesiologia, Semiologia, Linguística Textual, Fundamentos de Enfermagem, Sistemas Oceânicos, Processos de Produção, Geologia e Geofísica, Engenharia de Reservatório, Engenharia de Poço, Geotecnia e Fundamentos Psicopedagógicos da Educação.
 
Inscrições
Os interessados podem efetuar as inscrições a partir das 17h do dia 22 de novembro e até às 17h do dia 17 de dezembro de 2012, pelo site www.copeve.ufal.br. A taxa de inscrição varia conforme o cargo e regime de trabalho:
 
- Assistente - DE - R$ 120.94;
- Adjunto - 20h - R$ 65.47;
- Adjunto - 40h - R$ 111.80;
- Adjunto - DE - R$ 190.67.
 
Provas
O certame será composto por prova escrita e prova didática, em data provável para realização de 19 de fevereiro de 2013. Os cronogramas contendo data exata, horário e local de realização das mesmas será divulgado no site www.copeve.ufal.br e no Quadro de Avisos da respectiva Unidade Acadêmica a partir do dia 25 de janeiro 2013.

Concurso Prefeitura de Santana do Ipanema - AL

Com a finalidade de preencher 402 vagas, a Prefeitura de Santana do Ipanema, estado de Alagoas, abre inscrições para concurso público voltado à selecão de profissionais de níveis fundamental, médio e superior. Confira o edital.
 
O certame oferece salário que varia entre R$ 650,00 a R$ 2.200,00, dependendo da função ocupada. Vale lembrar que 5% das vagas serão destinadas a portadores de necessidades especiais.
 
Cargos
Administrador, Analista Ambiental, Arquiteto, Assistente Social, Bibliotecário, Biomédico, Contador, Economista, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro (Agrônomo e Civil) Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Gestor de Planejamento e de Ações em Serviços Público, Gestor em Controle Interno, Gestor em Recursos Humanos, Gestor em Tecnologia de Informática, Informação e Comunicação, Médico (Cardiologista, Clínico Geral, PSF, Trabalho, Ginecologista Obstetra, Ortopedista, Pediatra, Pneumologista e Psiquiatra), Músico, Nutricionista, Odontólogo, Pedagogo, Psicólogo, Professor (Ciências, Ed. Física, Ens. Religioso, Geografia, Historia, Inglês, Matemática e Português), Psicopedagogo, Relações Públicas, Secretário Executivo, Terapeuta Ocupacional, Turismólogo, Veterinário, Zootecnista, Agente Arrecadador, Assistente de Serviços Administrativo Educacionais, Assistente em Serviços Administração, Assistente em Serviços de Assistência Social, Assistente em Serviços de Saúde, Assistente Técnico em Turismo, Condutor Socorrista, Educador Social, Facilitador Social, Fiscal de Obras e Conduta, Fiscal de Tributos Municipal, Motorista em Serviços da Assistência Social, Motorista em Serviços de Ação Municipal, Motorista em Serviços de Saúde, Motorista Escolar, Orientador Social, Técnico Agropecuário, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem, Técnico em Higiene Bucal, Técnico em Informática, Informação e Comunicação, Técnico em Laboratório, Técnico em Radiologia, Técnico em Secretariado, Técnico em Segurança do Trabalho na Saúde, Agente de Controle de Endemias, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Controle Sanitário, Auxiliar do Consultório Dentário, Auxiliar de Serviços Administrativos Educacionais, Auxiliar de Serviços de Apoio a Assistência Social, Auxiliar de Serviços de Apoio à Saúde e Operador de Máquinas Pesadas.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, no período entre 19h00min do dia 16 de novembro e 23h59min do dia 17 de dezembro de 2012.
 
O candidato que não tiver acesso a internet poderá utilizar os equipamentos disponibilizados na Associação Comercial de Santana do Ipanema, situada na Rua Coronel Lucena, nº 127, Centro, Santana do Ipanema/AL, no período de inscrição (exceto sábados, domingos e feriados), no horário das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 17h00.
 
A taxa de inscrição é de:
Nível fundamental: R$ 35,00;
Nível médio: R$ 50,00;
Nível superior: R$ 70,00
 
Prova
As provas objetivas serão realizadas na data provável de 10 de março de 2013, na cidade de Santana do Ipanema, em locais e horários a serem divulgados no cartão de inscrição, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br, a partir do dia 05 de março de 2013. O gabarito preliminar será divulgado a partir das 21 horas do dia 12 de março de 2013.
 
Os documentos devem ser apresentados em envelope e entregues no local indicado no edital de convocação para a prova de títulos, a ser publicado no dia 15 de abril de 2013.
 
Será permitido o envio dos títulos pelos correios, via sedex ou carta registrada, ambos com Aviso de Recebimento (AR), desde que o recebimento do envelope de correspondência na sede da COPEVE-UFAL ocorra no período de 16 a 18 de abril 2013. O envelope deverá ser remetido à sede da COPEVE-UFAL, situada no Campus A. C. Simões, na Av. Lourival Melo Mota, s/n, Tabuleiro dos Martins, CEP 57.072-970, Maceió, AL.
 
O resultado preliminar da prova de títulos será publicado até o dia 07 de maio de 2013, no endereço eletrônico www.copeve.ufal.br.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, mediante ato próprio de autoridade competente.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Nova Itarana - BA

A Prefeitura de Nova Itarana, Estado da Bahia, publicou edital N° 01/2012 de concurso público para o preenchimento de cargos vagos e cadastro reserva do Quadro Permanente de Pessoal, tendo como entidade responsável a empresa Planejar Consultoria e Planejamento Ltda EPP.
 
O concurso tem a intenção de selecionar 302 profissionais, sendo 186 para provimento imediato e 116 para cadastro de reserva, em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 5.000,00 por carga horária de 20 a 40h semanais.
 
Cargos

Secretaria de Saúde
Assistente Social, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Médico Clínico Geral, Odontólogo, Psicólogo, Agente Administrativo, Auxiliar de Consultório Odontológico, Recepcionista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Vigilância Epidemiológica, Técnico em Vigilância Sanitária, Vigilante, Auxiliar de Serviços Gerais, Cozinheira, Motorista Classe D e Agente Comunitário de Saúde;
 
Secretaria de Educação
Professor Serieis Finais, Nutricionista, Coordenador Pedagógico, Professor Series Iniciais, Auxiliar de Ensino, Coordenador de Merenda Escolar, Auxiliar de Serviços Gerais e Porteiro;
 
Secretaria de Administração Geral
Auxiliar Administrativo, Guarda Municipal, Auxiliar de Serviços Gerais e Gari;
 
Secretaria de Ação Social
Assistente Social, Psicólogo, Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Serviços Gerais.
 
Inscrições
As inscrições serão realizadas via Internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, até o dia 03 de dezembro de 2012. Já as inscrições presenciais serão realizadas no Centro Administrativo de Nova Itarana, situado na Praça da Bandeira, s/nº, Centro, Nova Itarana - Bahia, no horário das 09:00 às 12:00 das 13:00 às 15:00 hs.
 
Taxa de Inscrição
- Cargos de Nível Superior - R$ 80,00;
- Cargos de Professor Séries Iniciais - R$ 50,00;
- Cargos de Nível Médio - R$ 50,00;
- Cargos de Nível Fundamental - R$ 35,00.
 
Provas, Gabaritos e Validade
A prova objetiva será aplicada na data provável de 16 de dezembro de 2012 (domingo), podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal, da Câmara Municipal de Nova Itarana e através da Internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.
 
O gabarito será divulgado na data prevista de 17 de dezembro de 2012.
 
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Edital / Publicações

UFG abre processo seletivo

A Universidade Federal de Goiás (UFG) divulgou edital N° 82/2012 de processo seletivo para contratação de 06 professores por tempo determinado. A remuneração varia de R$ 1.863,83, R$ 2.519,54 e R$ 3.441,18, conforme a titulação.
 
As oportunidades serão todas para Professor Temporário, sendo uma para Especialista, quatro para Auxiliar e uma para Assistente, com jornadas de 40h semanais, exceto para Especialista, que será de apenas 20h.
 
Os profissionais atuarão no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação, Escola de Engenharia Civil e Faculdade de Medicina dos campi de Goiânia e Jataí.
 
As inscrições serão feitas nas respectivas Unidades Acadêmicas, localizadas nos Campus Samambaia (Campus I), Colemar Natal e Silva (Campus II) e Campus Jataí, até o dia 30 de novembro de 2012. A taxa é no valor de R$ 45,00.
 
A validade do certame será até 31 de dezembro de 2013.

Prefeitura de Balneário Piçarras (SC) divulga edital processo seletivo

Foi divulgado edital n° 002/2012 de processo seletivo da Prefeitura de Balneário Piçarras, Estado de Santa Catarina. São disponibilizadas 61 vagas para admissão em caráter temporário de profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Bem Estar Social.
 
O processo seletivo será realizado sob a responsabilidade da empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas LTDA. A carga horária é de 20 e 40 horas semanais, com remuneração de até R$ 6.064,06.
 
Cargos: Agente Comunitário de Saúde (36), Auxiliar de Consultório Dentário (3), Enfermeiro (2), Médico (13), Técnico de Enfermagem (7).
 
Inscrições e taxa
Aos interessados, as inscrições estarão abertas no período de 23 de novembro a 03 de dezembro 2012, somente via internet, pelos sites www.picarras.sc.gov.br e www.clicksolucoesinteligentes.com.br. A taxa de inscrição é no o valor de R$ 40,00.
 
Provas
De acordo com a empresa Click Soluções Técnicas, Administrativas e Pedagógicas Ltda, responsável pelo certame, haverá prova escrita de caráter classificatório, a ser aplicada para todos os candidatos, prevista para ser realizada no dia 09 de dezembro de 2012, na Escola Monteiro Lobato, à Rua: Geraldo Cardozo, sn - Bairro Nossa Senhora da Paz, com inicio às 8h e termino às 12h e Prova de Títulos a ser aplicada a todos os candidatos, com exceção aos candidatos ao cargo de Técnico de Enfermagem.
 
Validade
O certame será válido por 1 (um) ano.

Edital / Publicações

UFOP (MG) lança edital de concurso público

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Minas Gerais, abriu edital N° 074/2012 de concurso público com o objetivo de contratar 26 Professores. Os salários variam de R$ 3.137,18 a R$ 7.627,02 e, de acordo com o edital, serão 19 vagas para a classe de Assistente e 7 para a de Adjunto, distribuídas entre diversas áreas do conhecimento.
 
As inscrições, que custam entre R$ 60,00 e R$ 146,00, serão realizadas exclusivamente pela "internet" no endereço www.concurso.ufop.br, até às 23 horas e 59 minutos do dia 26 de dezembro de 2012.
 
Para todos os inscritos, haverá prova escrita, prova didática e projeto de pesquisa, exame dos títulos e Curriculum.
 
O local, a data e a hora do início das provas serão divulgados, no máximo, trinta dias após a publicação da relação de inscritos e com antecedência mínima de quinze dias da realização da primeira prova, por Edital afixado no âmbito da Unidade respectiva e na página da UFOP na "internet".
 
O prazo de validade do concurso é de 01 ano, prorrogável por igual período, contado a partir da data da publicação da homologação do concurso no Diário Oficial de União (D.O.U.).

Universidade Federal de Sergipe abre processo seletivo

A Universidade Federal de Sergipe - UFS, publicou edital N° 032/2012 de processo seletivo visando a contratação pelo prazo de até 01 (um) ano, de professor por tempo determinado (Substituto/Temporário). São ofertadas 23 para para professor classe auxiliar e assistente de nível superior, com salários de até R$ 2.072,77 em carga horária de 20h semanais.
 
A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico www.grh.ufs.br (menu concursos), até as 23 horas e 59 minutos do dia 05 de dezembro de 2012 (horário local).
 
A seleção será composta por duas fases:

- Prova didática;

- Avaliação do Curriculum Vitae.
 
O resultado final do certame será homologado pelo Reitor da Universidade Federal de Sergipe e publicado no Diário Oficial da União e no site da Gerência de Recursos Humanos.

Concurso Hospital das Clínicas

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) lançou edital n° 140/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 01 vaga para Médico. O profissional selecionado atuará no serviço de transplante e cirurgia do fígado da divisão de clínica cirúrgica I das Unidades Médicas e de Apoio do Instituto Central.
 
Para exercer a função de Médico o candidato deverá possuir, além da formação requerida, residência médica por um período de 2 anos em cirurgia geral e residência médica em cirurgia do aparelho digestivo realizadas em serviço reconhecido pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) ou ter 5 anos de formado, com comprovação de atividade contínua na especialidade em serviços de reconhecido valor e possuir treinamento em cirurgia.
 
A remuneração inicial para a função-atividade de médico será de R$ 1.993,02 mensais. Os contratados perceberão auxílio alimentação e poderão optar pelo benefício do vale transporte correspondente ao deslocamento residência-trabalho e vice-versa, em jornada de trabalho de 20 horas semanais.
 
Inscrição
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.hcnet.usp.br e entregá-la até o dia 07 de dezembro de 2012, para o Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do HCFMUSP (Rua Doutor Ovídio Pires de Campos, 225, Prédio da Administração, 1º Andar, Cerqueira César, São Paulo - CEP: 05.403- 010), juntamente com a cópia da cédula de identidade e original do comprovante de depósito bancário individual da taxa de inscrição de R$ 60,85.
 
Prova
O concurso constará de prova escrita, prova prática oral e de títulos. A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.
 
Validade
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.