Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Escolha a melhor posição para fazer sexo na gravidez

Prazer e intimidade não precisam ficar de fora da vida do casal durante a gestação
 
Sexo durante a gravidez ainda é um tabu entre muitos casais. Enquanto a mãe sofre com o desconforto conforme a barriga vai crescendo, o homem tem medo de machucar o bebê ou a própria mulher. Mas as mudanças hormonais não deixam dúvida de que existe muito desejo, principalmente a partir do terceiro mês - nesta fase, sintomas como enjoos e vômitos tendem a desaparecer.

O problema é que, justamente nesse momento, a barriga saliente passa a exigir criatividade do casal. "O sexo faz bem para a autoestima da mulher, que se sente desejada, querida e cuidada, principalmente quando é feito com carinho pelo seu companheiro", afirma a ginecologista Bárbara Murayama, diretora da Clínica Gergin, especializada em ginecologia e obstetrícia.

Existem posições mais indicadas para cada fase da gravidez, considerando principalmente o crescimento da barriga e o incômodo que ela pode causar para o homem e para a mulher. "Mas essas posições só valem para quem não tem gravidez de risco e são totalmente contraindicadas caso exista chance de aborto ou de parto prematuro", afirma a especialista. Não é seu caso? Então aproveite para apimentar os nove meses. 
 
Papai e mamãe - Ilustração: Minha VidaPapai e mamãe - a posição clássica
O homem fica por cima da mulher deitada. O homem fica apoiado com os braços ao lado da mulher, com a preocupação de não pressionar demais o abdômen da grávida. A posição é indicada quando a barriga ainda está pequena, quase imperceptível. "Com o homem por cima, existe uma pressão sobre a barriga que pode se tornar desconfortável ao longo da gestação", afirma a ginecologista Bárbara Murayama, da Clínica Gergin. O homem deve realizar o maior esforço na hora do sexo, enquanto a grávida preocupa-se em evitar movimentos exagerados e que gerem algum tipo de machucado. 
 
Os dois de pé - Ilustração: Minha VidaOs dois de pé
Homem e mulher estão de pé. A mulher se apoia na parede e tem as pernas elevadas pelo homem. A barriga da mulher deve estar pequena. "No primeiro trimestre, quando a grávida não tem muitas queixas de náuseas e vômitos, a vida continua normal e ainda é possível arriscar os movimentos favoritos do casal", afirma a ginecologista. A barriga discreta permite posições mais ousadas, como esta em pé. Mas é importante tomar muito cuidado com o risco de quedas, já que agora a mulher está mais sensível. 
 
Colher ou conchinha - Ilustração: Minha VidaColher ou conchinha
Homem e mulher ficam deitados de lado. A barriga já está com uma circunferência maior e fica apoiada na cama. Importante: os dois estão deitados do lado esquerdo (por causa da veia cava, que fica do lado direito e precisa estar livre de pressão para transportar sangue ao bebê). "Como a barriga começa a pesar, as posições em que a grávida fica apoiada na cama tornam-se as mais confortáveis a partir do quinto mês", afirma a ginecologista e obstetra Vera Fonseca, da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). 
 
Cachorrinho - Ilustração: Minha VidaCachorrinho
A mulher fica de quatro sobre a cama. O homem de joelhos fica atrás dela e a segura pelos quadris. "As posições em que há penetração vaginal por trás são naturalmente menos controladas pela mulher, por isso, é importante que o homem seja muito delicado e respeite o corpo e a sensibilidade da grávida", afirma o sexologista Jorge José Serapião. A regra número um para posições deste tipo é ter liberdade e confiança no parceiro, avisando ao menor sinal de incômodo. A posição 'cachorrinho' é boa por deixar o esforço físico por conta do parceiro, preservando o prazer intenso para o casal.
 
Deitados um de frente para o outro - Ilustração: Minha VidaDeitados um de frente para o outro
O homem e a mulher estão deitados sobre a lateral do corpo, olhando um para o outro. A mulher fica deitada sobre o lado esquerdo, o homem deitado sobre o lado direito. A barriga da mulher está aparente. "Essa posição funciona como uma espécie de colher frente a frente e, da mesma forma que na outra posição, a mulher deve se apoiar no lado esquerdo do corpo, para preservar a saúde do bebê", diz a ginecologista Vera Fonseca. Apoiando a perna direita sobre a coxa esquerda do homem, a mulher ganha um alívio de peso que torna a posição mais leve. "Esta posição é muito valorizada pelas mulheres, que fica confortável ao mesmo tempo em que pode olhar para o parceiro e trocar expressões de afeto", afirma a especialista. 
 
Papai e mamãe com apoio - Ilustração: Minha VidaPapai e mamãe com apoio
Com o crescimento da barriga, surge também a necessidade de pensar em alternativas para a hora do sexo. Como o papai e mamãe pode colocar muita pressão sobre a grávida, dá para fazer uma adaptação e tornar a posição muito mais gostosa para os dois. Que tal fazer ele ficar de joelhos? Ou pedir para ele se apoiar com os braços ao lado da sua barriga? "Não há regras, mas apoiar a lombar em uma almofada, por exemplo, pode ajudar a aliviar a pressão nas costas", afirma a médica Bárbara Murayama. 
 
Gangorra - Ilustração: Minha Vida'Gangorra'
Homem e mulher estão sentados um de frente para o outro, enquanto ela enrosca as pernas ao redor do homem, sobre as pernas dele. A barriga da grávida está aparente, com circunferência característica dos seis meses de gravidez. "Essa não é uma posição muito comum no Ocidente, mas serve como alternativa nos últimos meses da gestação", afirma o psicólogo sexologista Jorge José Serapião. O encaixe estimula regiões erógenas da mulher sem acrescentar nenhum peso a ela. "Mas o homem precisa ter um bom preparo físico para se movimentar", diz o sexologista. 
 
Homem de joelhos - Ilustração: Minha VidaHomem de joelhos
Mulher fica deitada com as pernas separadas. Homem fica de joelhos entre as pernas dela, que se enroscam na cintura do homem. Isso faz os quadris dela ficarem levemente elevados. "A ideia de elevar o quadril também pode ser adaptada, já que deixa os movimentos mais leves", afirma a ginecologista Vera Alencar. Use as pernas para criar esse apoio e deixe de lado medos como a sensação de que o pênis do parceiro chegue até o bebê. "O bebê está dentro do útero, que fica fechado até o início do trabalho de parto, e ainda dentro da bolsa, não há risco de machucá-lo", afirma a médica Bárbara Murayama. Mesmo assim, é importante ir com delicadeza, respeitando o tempo da mulher, já que movimentos muito bruscos podem ser desconfortáveis. 
 
Mulher por cima - Ilustração: Minha VidaMulher por cima
Homem está deitado na cama. A mulher fica por cima dele. A barriga da mulher precisa estar grande. A mulher se apoia em um dos braços para sustentar melhor o peso. "A posição em que a mulher fica por cima do homem é válida para os últimos meses da gravidez, porque a mulher tem mais controle na relação sexual, pode regular a velocidade e a intensidade da penetração", afirma a ginecologista e obstetra Bárbara Murayama. Se o homem flexionar os joelhos, a grávida pode se apoiar nas coxas dele e ficar mais relaxada. 
 
Estímulo manual - Ilustração: Minha VidaEstímulo manual
A mulher está sentada, com as costas apoiadas em uma almofada. O homem está sentado ao lado dela, apoiado no braço esquerdo, e com a mão direita estimulando o clitóris dela, que está quase no fim da gestação. "O sexo nem sempre se resume à penetração vaginal, o estímulo no clitóris, por exemplo, provoca muito prazer á mulher e, ás vezes, é suficiente para gerar um orgasmo", afirma o psicólogo José Jorge Serapião. Além disso, como a vagina fica mais sensível durante a gestação, às vezes é bom evitar o atrito do pênis dentro dela. Com as pernas abertas, a mulher pode ficar de frente para o homem, que masturba a parceira com a mão.

Estímulo oral - llustração: Minha VidaEstímulo oral
Outra maneira de evitar a penetração, caso o movimento do sexo seja muito intenso para a grávida no fim da gestação, é o sexo oral. "Este é um contato de carinho, uma demonstração de companheirismo e proximidade emocional que faz muito bem para a grávida", afirma o sexologista Serapião. Como sinal de afeto, o sexo oral é um 'presente' do homem que quer que a mulher se sinta desejada e sexualmente satisfeita até o último instante da gravidez. 
 
Minha Vida

Oito sinais indicam que você está fazendo uma dieta maluca

Problemas ocasionados pelos maus hábitos vão desde desmaios até diabetes e depressão
 
Dietas malucas sem a orientação médica podem causar uma série de complicações para a saúde. Deixar de consumir grupos alimentares importantes, como as dietas que restringem os carboidratos, ficar longos períodos em jejum, ingerir basicamente líquidos, como sopas, shakes e vitaminas, são alguns exemplos de dietas prejudiciais.

Afinal, para conseguir uma perda de peso saudável e duradoura é importante investir em bons hábitos alimentares e exercícios. "Para a obtenção de um peso adequado não existe fórmula mágica, o ideal é uma dieta balanceada em nutrientes e adequada ao sexo, idade e estilo de vida. A atividade física também é essencial", afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especializada em nutrição clínica.

Conversamos com especialistas e listamos oito sinais de que a dieta que a pessoa está fazendo é maluca e pode favorecer problemas que vão desde desmaios até diabetes e depressão.  
 
Deixar de consumir um grupo de nutrientes
Dietas que excluem determinados grupos alimentares, como os carboidratos, proteínas ou lipídeos, são prejudiciais à saúde. "A alimentação deficiente pode resultar em problemas físicos e mentais. Dietas restritas ou milagrosas devem ser avaliadas por profissionais da saúde e exigem cuidados", alerta a nutricionista Beatriz Botéquio.

O carboidrato é a principal fonte de energia para o organismo. "A dieta do Dr. Atkins ou da 'proteína', que consistem no consumo liberado de gorduras e proteínas e restrição de carboidratos, por exemplo, é deficiente em fibras, vitaminas e minerais e pode causar complicações como alterações cognitivas e aumento dos níveis do colesterol LDL", conta Botéquio.

A falta dos carboidratos ainda pode proporcionar fadiga, cansaço e tonturas, e devido ao alto consumo de proteínas ocorre o aumento da concentração de homocisteína, composto químico que eleva o risco de problemas cardiovasculares. "Pode ocorrer ainda a queda de serotonina, levando a irritabilidade, ansiedade, dispersão e insônia. Com a falta dos carboidratos, o corpo tende a converter gordura em energia, acarretando a liberação de corpos cetônicos, que em altos níveis podem ser prejudiciais", afirma a nutricionista Rita de Cássia Leite Novais, especializada em nutrição clínica. O excesso de proteínas ainda pode causar uma sobrecarga nos rins.

A falta de lipídeos também é prejudicial, pois além de serem fontes de energia eles possuem vitaminas A, relacionada ao sistema imunológico, vitamina D, que influencia consideravelmente no sistema imunológico e na diferenciação celular, vitamina E, que possui ação antioxidante, e vitamina K, que é fundamental para manter os ossos saudáveis e também atua no processo de coagulação sanguínea. "Os lipídeos ainda agem como hormônios esteroides e são componentes de membranas celulares. Um dos problemas do baixo consumo de gorduras é a queda nos níveis de testosterona", conta a nutricionista Katherinne Gutierrez, do Grupo Nutricionistas Associadas.

É importante ressaltar que os lipídeos aos quais nos referimos são as gorduras monoinsaturadas, como o abacate e o azeite de oliva, e poli-insaturadas, como os peixes gordurosos e a semente de linhaça.

A falta de proteínas na dieta também afeta a saúde, isto porque o nutriente é formado por aminoácidos que ajudam na construção e manutenção de órgãos e tecidos e ajudam na formação de enzimas e hormônios e na imunidade. "Alguns dos problemas causados pela deficiência de proteínas é o comprometimento do sistema imunológico e perda de massa muscular", conta Gutierrez.  
 
Longo período em jejum
Dietas que envolvem passar longos períodos em jejum são prejudiciais para o organismo. A orientação é comer de 3 em 3 horas, sendo que o período sem se alimentar não deve ultrapassar o máximo de 4 horas. "A partir disso o corpo começa a utilizar seus estoques de energia para sobreviver, o que prejudica seu funcionamento integral", explica Botéquio.

Os problemas que decorrem dos longos períodos em jejum são variados. "Algumas das complicações são perda de massa magra, músculos, aumento da produção de cortisol, confusão mental, mau hálito, sonolência, desmaios, anemia e a longo prazo o indivíduo pode chegar a desenvolver diabetes tipo 2", alerta Gutierrez.

Além de todos esses problemas, o jejum ainda pode causar o ganho de peso. Isto porque o longo tempo sem comer faz com que o corpo produza mais cortisol, hormônio que aumenta a deposição de gordura, especialmente na região abdominal.  
 
Dietas líquidas
Dietas líquidas, como os shakes, sopas e sucos, são pobres em nutrientes levando o indivíduo a ter problemas de saúde. As fibras são uma das substâncias que ficam mais carentes neste cardápio, a falta dela desfavorece a formação do bolo fecal e desequilibra a flora intestinal. Este nutriente ainda é importante porque oferece a sensação de saciedade. "Os alimentos líquidos ainda não favorecem o processo de mastigação, que é importante para proporcionar a saciedade", explica Botéquio. A mastigação informa ao cérebro que a pessoa está comendo, fazendo com que ele libere hormônios e substâncias que controlam a sensação de saciedade.

As nutricionistas afirmam que as pessoas não ficam muito tempo fazendo dietas líquidas, por ser muito monótona. "Em algum momento, a pessoa sentirá falta de mastigar e consumir outros alimentos", explica a nutricionista Roseli Rossi. Além disso, quando abandona uma dieta como essa, o risco da pessoa sofrer o efeito rebote e querer comer de tudo e em muita quantidade é grande - e isso reflete diretamente na balança. O baixo teor de calorias e nutrientes da sopa deixa o corpo fraco e sem energias. Isso vai gerar falta de energia, cansaço, dores de cabeça e degradação de massa muscular. 
 
Perder peso muito rápido
A perda de peso muito rápida merece atenção especial. "Pode indicar que existe uma restrição calórica muito grande o que significa uma redução no consumo de alimentos que consequentemente leva a um menor equilíbrio no consumo de nutrientes e micronutrientes para a saúde", explica Botéquio.

Os especialistas afirmam que a perda de peso saudável varia de 0,5 kg a 1,5 kg por semana. Sendo que isto pode variar de acordo com o peso inicial, a idade, entre outras questões. "O corpo precisa de um tempo para se adaptar às mudanças de peso. Quando isso não acontece, o emagrecimento pode vir acompanhado de complicações físicas e psicológicas", conta Novais.

A nutricionista Rita de Cássia Leite Novais lista os principais problemas que podem ocorrer em decorrência da perda de peso muito rápida:

-Alteração da libido: diminuição na produção de hormônios sexuais o que altera o interesse sexual.

-Anemia: dietas não equilibradas geram carência de vitamina B e ferro, o resultado pode ser um comprometimento cerebral, que leva até a dificuldade de andar.

-Baixa imunidade: aumentam as chances de gripe, infecções, viroses, verminoses e reações alérgicas.

-Flacidez: a pele não acompanha a redução de peso rápida e fica flácida. Além disso, a falta de nutrientes deixa as fibras de colágeno e a elastina desnutridas, impedindo a firmeza da pele.

-Queda de cabelos e unhas fracas: o que desencadeia esses problemas é uma dieta pobre em vitaminas, zinco e proteínas.
 
Poucas calorias
Dietas com grande restrição calórica não são eficazes para a perda de peso com saúde. "Uma das razões dela não ser interessante é que o indivíduo não se reeducou e ao parar com a dieta ele volta a ganhar o peso novamente, causando o efeito 'sanfona'", explica Novais. Além disso, quanto mais restritivo for o consumo de calorias, mais o organismo irá se proteger, ou seja, a queima calórica será mais lenta. 
 
Efeito sanfona
Você consegue emagrecer com as dietas, mas depois recupera o peso antigo? Isto pode ser um sinal de que o seu método para emagrecer não é saudável. Este emagrece-engorda conhecido como o efeito sanfona ocorre quando há uma variação de 0,5 kg a 1 kg por semana. Também é parte desse fenômeno a pessoa que passou por oscilações de peso iguais ou maiores do que 4 kg em determinado período.

O efeito sanfona pode causar diversos problemas para a saúde. Há o risco da piora do quadro de diabetes ou o aumento do risco de desenvolver a doença para quem não a tem. Também pode ocorrer o aumento da gordura do fígado e dos níveis do colesterol ruim, LDL, e do triglicérides.  
 
Fórmulas malucas
O uso de fórmulas diferentes ou inibidores de apetite na dieta devem ser feitos com cuidado. Antes de ingerir qualquer um desses recursos é importante ter uma avaliação médica que observe os sintomas clínicos do paciente e, se preciso, solicite exames. "O uso de inibidores de apetite causa diversos efeitos colaterais sérios no organismo, sendo recomendado apenas em casos especiais", alerta Novais. Alguns dos problemas que podem ocorrer em decorrência dos inibidores são insônia, sono superficial, irritabilidade, tremores, depressão e aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca. 
 
Relação com o corpo
Você já alcançou o peso que desejava, mas ainda se enxerga acima do peso? Este problema com a autoimagem pode ocorrer justamente devido à mudança na alimentação sem a orientação correta, especialmente nos casos de dietas que envolvem a restrição de algum nutriente, como os carboidratos.

Os carboidratos facilitam a absorção do triptofano, aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse no corpo e proporcionar a sensação de bem-estar. "A ausência do carboidrato leva a uma sensação de falta de energia e disposição relevante que causam sintomas depressivos. Durante a depressão a pessoa tem percepções distorcidas e interpretações pessimistas, inclusive de si mesmo", explica o nutrólogo e psiquiatra Hewdy Lobo, da Vida Mental Serviços Médicos.

A retirada de proteínas também pode levar a problemas, pois a ação dos neurotransmissores depende de proteínas para serem formados e agirem. Assim, a retirada radical pode causar complicações como a alteração da tolerância, capacidade de se relacionar com pessoas e resolver problemas do dia a dia.  
 
Minha Vida

Exercícios físicos e jogos para memória garantem melhor qualidade de vida aos idosos

Ao fazer exercícios há um ganho de massa muscular e, com isso,
a perda natural da musculatura que acontece com a idade
 ocorre mais lentamente
A atividade física ajuda a manter a força física e o equilíbrio do corpo por mais tempo
 
Praticar exercícios físicos é importante para garantir uma velhice mais saudável e alguns idosos, como Pedro Oliveira, de 64 anos, ainda podem fazer isso desfrutando da beleza de um dos cartões postais mais famosos do Rio, o Aterro do Flamengo. É lá que, mesmo sob calor forte no verão, ele faz caminhadas regulares para manter a saúde. Oliveira integra o contingente de idosos da cidade, segunda capital brasileira com maior número de pessoas com mais de 60 anos, atrás apenas de Porto Alegre.
 
No Rio, onde 14,8% dos cariocas já passaram dos 60 anos e são considerados idosos pela OMS (Organização Mundial de Saúde), a prefeitura inovou ao estimular a atividade física. Instalou a céu aberto 130 academias da terceira idade, um conjunto de 10 equipamentos para exercícios de mobilidade, com o objetivo de prevenir doenças e melhorar qualidade de vida a população idosa  — conforme orienta o Estatuto do Idoso, que este mês completa dez anos de entrada em vigor.
 
Segundo o diretor da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Ademir Lopes Junior, a iniciativa estimula a prática de exercícios. A atividade física, de qualquer tipo, ao ar livre ou na academia, ajuda a manter a força física e o equilíbrio do corpo por mais tempo. Ao fazer exercícios há um ganho de massa muscular e, com isso, a perda natural da musculatura que acontece com a idade ocorre mais lentamente, explicou Junior.
 
— O idoso se mantém independente por mais tempo.
 
O Colégio Americano de Esportes e Medicina, que reúne pesquisadores de 90 países, confirma que o exercício regular limita o aparecimento e a progressão de doenças crônicas, inclusive aquelas relacionadas à perda de cognição, como o Mal de Alzheimer. Cerca de 30 minutos por dia, duas vezes por semana, fazem uma grande diferença contra essas doenças, diz a pesquisa da professora Andrea Deslandes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
 
— Há melhora da capacidade funcional e da cognição, principalmente em pacientes com Alzheimer. Para evitar essas doenças, os especialistas como Andrea também recomendam manter o cérebro ativo, lendo livros, indo ao teatro, ao cinema ou fazendo jogos de memória.
 
Segundo Lopes Junior, “não é só caça-palavras, se a pessoa quer aprender um instrumento, vá em frente”.
 
Hábitos saudáveis e o convívio social, com amigos e familiares também ajudam os idosos a ter uma vida melhor. Comida com pouco sal, beber muita água e parar de fumar são fundamentais. Os médicos alertam que, com o passar dos anos, as pessoas podem perder um pouco do paladar e sentir menos sede que o restante da população e é preciso se policiar para não exagerar no sal ou ficar desidratado.
 
O diretor Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade ainda disse que envelhecer de forma saudável significa manter o máximo possível de sua capacidade funcional e intervir na própria a vida. Isso passa por manter os movimentos, o raciocínio lógico e o sentidos.
 
R7

Mais fraldas para adultos que para crianças mostram envelhecimento no Japão

Japão vende mais fraldas geriátricas do que infantis
As vendas de fraldas para adultos no Japão superarão pela primeira vez às de crianças em 2014 e é um símbolo claro do rápido envelhecimento de um país, cuja natalidade cai constantemente há décadas.
 
Com uma expectativa de vida média de 83 anos, a mais alta do mundo, junto com a Suíça, no Japão os mais velhos se transformaram em um segmento de consumo muito cobiçado. Um exemplo disso são as novas linhas de produto lançadas pelos fabricantes de fraldas, com modelos de colchões, com forma de calças e com mais capacidades absorventes para torná-los mais atraentes para os consumidores.
 
O mercado das fraldas para adultos é uma tendência que há anos está em alta no Japão e entre 2007 e 2013 cresceu 38,26%, enquanto em nível global aumentou 14% no mesmo período, segundo um estudo da empresa de consultoria Euromonitor. Os analistas esperam que em 2014 as vendas de fraldas para idosos superem as de crianças, setor que gerou este ano lucro de 161,97 bilhões de ienes (R$ 3,61 bilhões) para as empresas japonesas.
 
O envelhecimento do Japão pode ser comprovado nos últimos dados do governo japonês que estima que os maiores de 65 anos serão cerca de 40% da população do país para o ano 2060. Este ano houve redução de nascimentos pelo quinto ano consecutivo, enquanto o número de mortes caiu pela primeira vez em mais de uma década.
 
As principais empresas do setor de fraldas já estão realizando mudanças em sua linha de negócio para abastecer a crescente demanda. Por exemplo, Nippon Paper decidiu aumentar este ano a capacidade de produção de fraldas em sua fábrica de Kioto, enquanto a Daio Paper Corp investiu três bilhões de ienes (21 milhões de euros) em nova maquinaria, segundo o jornal econômico "Nikkei". Já a empresa líder do mercado, a Unicharm, vendeu mais fraldas para idosos do que para crianças em 2012, e também está projetando estratégias para atrair potenciais consumidores como mulheres de 20 e 30 anos que tiveram filhos e sofrem problemas de incontinência.
 
Ainda existem certos tabus na hora de comprar estes produtos ativamente, já que primeiro exige que o consumidor admita que tem certos problemas para que decida comprá-los. "O tabu social ao redor dos produtos de incontinência é evidente, mas se reduziu nos últimos anos devido às campanhas publicitárias voltadas para os idosos", disse a analista da Euromonitor, Keita Tamaoki. Neste sentido, as empresas de fraldas estão realizando campanhas de marketing para superar estes tabus e, entre outras iniciativas, no ano de 2008 no Japão começou a ser realizado o primeiro desfile de moda de fraldas para adultos.
 
"O forte desejo de viver uma vida independente sem ser uma carga para os familiares representa uma notável oportunidade para os fabricantes que querem se adaptar aos novos estilos de vida dos consumidores", explicou Tamoki.
 
A tendência contagia outros muitos setores. Em 2011, o consumo dos maiores de 65 anos representou impressionantes mais de 100 trilhões de ienes (R$ 2,42 trilhões), um número que só tende a aumentar. É um segmento da população que no Japão conta com alto poder aquisitivo e para o qual muitas empresas estão adotando seus produtos, de viagens a robôs que facilitem o cotidiano.
 
EFE/R7

Nova York irá legalizar maconha para uso médico, diz imprensa

31.12.13/ REUTERS/Rick Wilking
EUA vivem momento de legalização parcial da droga
para uso medicinal e recreativo
Hospitais poderão receitar a droga para pacientes de câncer e glaucoma
 
O governador do Estado de Nova York, Andrew Cuomo, anunciará nesta semana a permissão da venda limitada de maconha para usos medicinais, segundo informa o jornal The New York Times em sua página da internet.
 
Cuomo, que até agora tinha rejeitado essa ideia, fará com que Nova York se some à crescente tendência nos Estados Unidos em favor do uso médico da droga no país, onde 21 Estados e o Distrito de Columbia já o permitem.
 
O anúncio de Cuomo chegará, além disso, dias depois de o Estado do Colorado ter iniciado no dia 1º de janeiro a venda legal e limitada de maconha para usos recreativos.
 
O plano de Nova York é mais limitado que os de outros estados, acrescenta o Times, já que prevê permitir que só 20 hospitais de todo o estado receitem maconha para pacientes que sofram com doenças como câncer e glaucoma, segundo critérios que estabelecerá o Departamento de Saúde estadual.
 
O jornal lembra que Cuomo prevê se apresentar à reeleição em novembro próximo e que o uso médico da maconha tem o apoio de uma grande maioria da população do estado (82% segundo uma pesquisa divulgada em maio passado).
 
No passado, Cuomo já apoiou outras medidas sociais muito populares no estado, como o casamento gay (2011) e a iniciativa que lançou em 2013 após o massacre escolar de Newtown (Connecticut) para proibir a venda de armas de assalto e de carregadores de alta capacidade, algo que acabou sendo respaldado pelas duas câmaras legislativas.
 
A flexibilização das leis sobre o uso de maconha gera um debate muito intenso neste país, onde houve 658.231 detenções policiais em 2012 por posse desta droga, segundo números oficiais recolhidos pela Drug Policy Alliance, uma organização que procura modificar o quadro normativo sobre os entorpecentes.

EFE/R7

Pais choram morte de bebê que teve coluna quebrada no parto



Segundo Rachel, ela pediu ao médico que fizesse uma
cesariana, mas não foi  atendida. De acordo com sua sogra, Angie
Costs, sua nora ficou 18 horas em trabalho de parto,  e então o médico começou a usar
o objeto.

— Quando ele tocou a parte superior e lateral do crânio,
ouvimos um barulho

 
Foto: Reprodução/DailyMail
Depois de perderem a filha no parto, o casal Allen Coats e Rachel Melancon, do Texas, nos Estados Unidos, planejam processar o hospital onde a menina nasceu por suposto erro médico. O crânio da menina foi esmagado e sua coluna vertebral quebrada, após um procedimento durante o parto. A informação é do site Daily Mail
 
De acordo com a publicação, o obstetra do Centro Médico do Sudeste Texas, que participou do procedimento, teria utilizado um fórceps durante o nascimento da filha do casal no dia 28 de dezembro. O dispositivo ficou preso em torno da cabeça do bebê. De acordo com Coats, houve um som de estalo durante o parto.
 
A menina Olivia Marie sobreviveu por cinco dias depois de ter sofrido danos no cérebro e ter tido a coluna fraturada. Além de planejar processar a obstetra, o casal também faz uma campanha no Facebook para recolher assinaturas contra o uso de fórceps em todos os nascimentos.
 
Segundo Rachel, ela pediu ao médico que fizesse uma cesariana, mas não foi  atendida. De acordo com sua sogra, Angie Costs, sua nora ficou 18 horas em trabalho de parto,  e então o médico começou a usar o objeto.

— Quando ele tocou a parte superior e lateral do crânio, ouvimos um barulho.
 
Rachel foi levada para uma cesariana de emergência, mas quando Olivia finalmente nasceu, ela não conseguia respirar. O bebê foi levado para outro hospital, onde os pais foram informados de que ela havia sofrido inúmeras fraturas.
 
A mãe ainda conta que se lembra que, ao nascer, a menina não fez nenhum barulho.

 — Não havia choro e pediram para meu marido sair da sala.
 
Com a sua morte, a válvula do coração e do tecido de suas pernas e joelhos foram doados para salvar a vida de outro bebê.
 
R7

Cera de depilação pode transmitir doenças? Descubra se é mito ou verdade



A
depilação com cera causa flacidez? 
 

De acordo com a coordenadora técnica
Michele Keiph Oliveira Silva, da Depyl Action, é mito dizer que a depilação
causa flacidez. Segundo ela, a falta de colágeno no organismo é o que pode
deixar a pele flácida. 

 

— Alguns médicos indicam o consumo de
colágeno para deixar a pele firme. A substância pode ser comprada em pó e
misturada na comida ou na água. Ou ainda é encontrada em gelatinas. O ideal é ingerir uma vez ao dia

Especialistas dão dicas de higiene e prevenção de doenças na hora de depilar
 
A depilação brasileira é conhecida pelos quatro cantos do mundo, mas o tipo de cera e a remoção total ou quase total dos pelos podem prejudicar a saúde. Por isso, o R7 consultou especialistas para desvendar alguns mitos sobre o tema e dar dicas de higiene e prevenção de doenças.
 
A depilação com cera causa flacidez?
 De acordo com a coordenadora técnica Michele Keiph Oliveira Silva, da Depyl Action, é mito dizer que a depilação causa flacidez. Segundo ela, a falta de colágeno no organismo é o que pode deixar a pele flácida.  

— Alguns médicos indicam o consumo de colágeno para deixar a pele firme. A substância pode ser comprada em pó e misturada na comida ou na água. Ou ainda é encontrada em gelatinas. O ideal é ingerir uma vez ao dia.
 
As ceras reutilizadas podem transmitir doenças? 
Michele avisa que as ceras reutilizadas podem transmitir doenças, como herpes. O ideal é que o produto seja 100% natural e descartável.  

— Durante a depilação, é necessário utilizar uma espátula esterilizada para evitar contaminação.
 
A lâmina agride menos a pele do que a cera?   
A lâmina é considerada menos agressiva do que a cera somente em pessoas que não tenham alergia, avisa a dermatologista Isabel Martinez, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia).  

— O papel da lâmina é cortar o pelo ao invés de puxá-lo. Porém, quem tem tendência à foliculite (inflamação de um ou mais folículos capilares), não deve usá-la em direção contrária ao pelo para não encravar. O ideal é fazer o movimento a favor do crescimento.
 
Com o tempo, a depilação deixa os pelos mais finos?  
Para a dermatologista, ao puxar o pelo diretamente da raiz, pode ocorrer algum tipo de alteração em seu crescimento. No entanto, Isabel ressalta que não há nenhuma comprovação científica sobre a depilação deixar o pele mais fino.
 
É melhor usar cera quente ou fria para depilar?
Para Michele, a cera quente é melhor, pois a temperatura ajuda a abrir os poros, facilitando a remoção dos pelos. Sobre a dor, Isabel avisa que tanto a cera quente como a fria podem causar incômodo devido ao movimento de arrancar os pelos.
 
O corpo fica mais suscetível a doenças após a depilação?
Como a pele fica mais sensível, o corpo pode ficar mais suscetível a doenças. Isabel avisa que se a mulher estiver com baixa imunidade e machucar a região depilada, pode apresentar um processo inflamatório no local.  

— Vamos supor que a pessoa que depilou o buço tenha herpes. Se naquele período, ela estiver com a imunidade baixa, a região pode ficar infeccionada.
 
A cera quente pode causar manchas e queimaduras? 
Cera muito quente pode queimar a pele, alerta Michele. Por isso, o ideal é que a temperatura esteja entre 30º C e 40º C.  

— Para evitar manchas, é importante não expor a pele ao sol nas primeiras 24 horas após a depilação.
 
Depilar o buço pode causar espinhas? 
Segundo Michele, a depilação não causa espinhas no buço, mas pode ocorrer uma pequena reação alérgica.  

— Após o procedimento, algumas pessoas podem apresentar pequenas bolinhas avermelhadas na região. Mas, isso some em dois a três dias.
 
Depois da depilação, é necessário passar algum produto hidratante na região? 
Nas primeiras 24 horas, deve-se evitar o uso de cremes na região depilada, pois os poros ainda estão abertos e podem entupir, avisa a coordenadora da Depyl Action.

— Isso vale também para a região facial. Maquiagem, por exemplo, não é recomendada logo após a depilação.

Uma dica da dermatologista Isabel é, após essas horas de “descanso da pele”, usar hidratantes à base de camomila ou aloe vera para ajudar a restabelecer a camada da pele.
 
As mulheres podem usar desodorante após depilar as axilas?
A resposta é sim. A única ressalva da médica é aplicar o produto apenas algumas horas após a depilação.

— Alguns desodorantes, por conter álcool ou substâncias químicas do perfume, podem irritar e até manchar a pele.
 
A depilação a laser é definitiva?
Segundo Isabel, a depilação a laser é semi-definitiva, pois reduz em torno de 80% a 90% dos pelos. Isso porque “ainda podem existir algumas células que desenvolvem novos pelos em decorrência de alterações hormonais”.  

— Nas primeiras sessões, os pelos diminuem substancialmente. No entanto, a pessoa deve continuar com a manutenção da depilação, pois os hormônios podem estimular o crescimento dessa pelugem.
 
Quem tem problema de alergia pode fazer depilação?   
Michele explica que se a pessoa for alérgica aos componentes da cera, como mel e própolis, não pode fazer depilação com o produto à base destas substâncias. Caso contrário, o procedimento pode ser feito normalmente.
 
Com qual frequência é recomendado fazer depilação?
Isso vai depender da velocidade do crescimento dos pelos, explica a dermatologista da SBD.

 — No caso de cera ou lâmina, a frequência pode ser a cada 15 ou 20 dias. Já se for depilação a laser, os intervalos entre as sessões podem ser de 30 dias. Mas, isso também vai depender de cada paciente, tipo de pele e laser utilizado.
 
Depilar toda a região íntima é realmente mais higiênico?
Isso depende da preferência de cada mulher. Segundo a psiquiatra Carmita Abdo, fundadora do Programa de Estudos em Sexualidade da USP (Universidade de São Paulo), o excesso de pelos na genitália pode provocar o acúmulo de secreções.

— Por isso, é importante cortá-los ou manter a depilação em dia. 
 
É recomendado tomar banho antes da depilação?
O banho não interfere em nada no processo de depilação, mas é uma questão de higiene e respeito com a profissional que faz a depilação. Isabel recomenda “fazer uma limpeza da região com antisséptico”.
 
R7

Calor e umidade facilitam o encravamento dos pelos

Cortes na pele podem facilitar a entrada
de bactérias e causar inflamações
Especialista dá dicas de como deixar a pele lisinha e longe da foliculite
 
As altas temperaturas e a umidade típicas do verão são grandes vilãs para a saúde da pele. No verão, a chamada foliculite, inflamação “poros dos pelos”, torna-se mais frequente, podendo provocar, além de dor no local, um aspecto indesejado na pele, que piora quando há pus. Segundo a dermatologista Anelisa Lamberti, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), o problema pode acometer qualquer parte do corpo onde existem pelos, mas aparece principalmente onde há maior atrito.
 
— A área mais afetada nas mulheres é a virilha e, no homem, o pescoço, por serem locais sensíveis onde o pelo pode nascer e crescer em várias direções, facilitando o encravamento. Para melhorar a inflamação e o incômodo, recomenda-se o uso de pomadas com antibióticos no local.
 
Além de a exposição ao sol e a umidade favorecem a inflamação dos poros, a especialista ressalta que a depilação é outro fator que pode causar a foliculite.
 
— A cera quente ou fria, combinada com o uso de roupas apertadas, contribui para o surgimento dos pelos encravados, pois a extração completa do pelo junto com a raiz abre os poros da pele, deixando-os vulneráveis para a entrada de bactérias. No caso dos homens, as lâminas de barbear devem receber também uma atenção especial, pois qualquer machucado ou corte pode permitir a entrada de bactérias que causam inflamações.
 
A médica recomenda não fazer depilação na véspera da exposição ao sol. Segundo ela, “o ideal é que seja feita com, no mínimo, 48 horas de antecedência”. Anelisa avisa que a utilização de antisséptico seguido de pomada com antibiótico deve ser priorizada em caso de inflamação no local.
 
— Não reutilizar a lâmina de depilação, pois isso ajuda a evitar infecções no caso de cortes durante a depilação.
 
Outra dica da especialista é evitar o uso de cremes gordurosos ou loções com álcool após a depilação com cera ou lâmina de depilação, pois deixam os poros abertos e vulneráveis.
 
— Também é importante não cutucar o pelo encravado porque isso piora a situação e mancha a pele. Além disso, deve-se proteger os pontos de foliculite do sol para evitar possíveis manchas, evitar roupas apertadas e não permanecer com roupas de banho molhadas durante muito tempo.
 
Anelisa explica que o primeiro estágio do pelo encravado é quando ele está embaixo da pele. O segundo é quando ele fica inflamado, provocando inchaço, vermelhidão e o aparecimento de uma secreção amarelada; e o último é quando ele vira um cisto, deixando a região da pele rígida e dolorida.
 
Ela reforça que caso o pelo esteja muito profundo, recomenda-se procurar a orientação de um dermatologista para tratamento adequado.

R7

Aplicativos: Dieta Semanal

1 de 3
App desenvolvida para quem quer ter uma vida saudável e uma dieta balanceada, tendo todos os dias da semana e suas respectivas refeições

Gratuito            
instalar                
 
Distribuidor
taii.cris                                    
 
Peso do arquivo
< 1 MB
 
Última atualização
14/09/2013            
 
Versão
1.0.0.0
 
Funciona com
 
- Windows Phone 8
 
- Windows Phone 7.5
 
Aplicativos necessários
 
- serviços de dados
 
- HD720P (720x1280)
 
- WVGA (480x800)
 
- WXGA (768x1280)
                   
Idiomas suportados (1)
Português (Brasil)
 

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (II)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares divulgou nove editais de concursos públicos para o total de 1.971 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior. Os salários variam de R$ 1.630 a R$ 7.774.

Para o Hospital Universitário Maternidade Ana Bezerra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte são três editais que oferecem 375 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior.

No edital nº02 são 93 vagas de nível superior na área médica. As oportunidades são para médicos nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, endocrinologia pediátrica, endoscopia ginecológica, ginecologia e obstetrícia, infectologia, mastologia, medicina do trabalho, neonatologia, neurologia pediátrica, pediatria, pneumologia pediátrica, radiologia e diagnóstico por imagem, ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia e urologia.

No edital nº03 são 238 vagas na área assistencial. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, enfermeiro nas áreas assistencial, terapia intensiva, terapia intensiva neonatal e saúde do trabalhador, enfermeiro em saúde da mulher – obstetrícia, farmacêutico, fisioterapeuta nas áreas respiratória, saúde da mulher e terapia intensiva neonatal, fonoaudiólogo, nutricionista psicólogo – hospitalar e terapeuta ocupacional. As vagas de nível médio são para técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em laboratório de patologia clínica, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº04 são 44 vagas na área administrativa. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas áreas de administração, contabilidade e estatística, analista de tecnologia da informação nas áreas de processos e suporte e redes, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho e psicólogo organizacional. As vagas de nível médio são para assistente administrativo, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

Para o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte são três editais que oferecem 1.104 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior.

No edital nº02 são 190 vagas de nível superior na área médica. As oportunidades são para médicos nas especialidades de alergia e imunologia, anestesiologia, agiorradiologia e cirurgia endovascular, cancerologia cirúrgica, cancerologia clínica, cardiologia – cardiologia a- ecocardiografia, cardiologia – eletrofisiologia clínica invasiva, cardiologia – ergometria, cardiologia pediátrica, cirurgia cardiovascular, cirurgia de cabeça e pescoço, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, clínica médica, coloproctologia, dermatologia, diagnóstico por imagem – ultrassonografia geral, ecografia vascular com doppler, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, endoscopia digestiva, endoscopia respiratória, gastroenterologia, gastroenterologia pediátrica, geriatria, hematologia e hemoterapia, hemodinâmica e cardiologia intervencionista, infectologia, mastologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, nefrologia, neurocirurgia, neurocirurgia – dor, neurologia, neurologia- neurofisiologia clínica, neurologia pediátrica, oftalmologia, ortopedia e traumatologia, otorrinolaringologia, patologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, psiquiatria da infância e adolescência, radiologia e diagnóstico por imagem, radiologia intervencionista e angiorradiologia, reumatologia, reumatologia pediátrica e urologia.

No edital nº03 são 796 vagas na área assistencial. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, cirurgião dentista, cirurgião dentista – cirurgia e traumatologia buco -maxilo-faciais, enfermeiro nas áreas assistencial, cardiologia, nefrologia, oncologia, saúde do trabalhador, terapia intensiva e terapia intensiva pediátrica, farmacêutico, físico – física médica – radiodiagnóstico, fisioterapeuta nas áreas respiratória, terapia intensiva e terapia intensiva pediátrica, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo na área hospitalar, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional. As vagas de nível médio são para técnico de laboratório de patologia clínica, técnico em anatomia e necropsia, técnico em enfermagem, técnico em enfermagem – saúde do trabalhador, técnico em farmácia, técnico em histologia, técnico em radiologia e técnico em saúde bucal.

No edital nº04 são 118 vagas na área administrativa. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas áreas de administração, administração hospitalar, arquitetura, contabilidade, economia, estatística e jornalismo, analista de tecnologia da informação nas áreas de processos, suporte e redes e sistemas operacionais, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurança do trabalho, engenheiro eletricista, engenheiro mecânico, pedagogo e psicólogo – área organizacional. As vagas de nível médio são para assistente administrativo, técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

Para o Hospital Universitário Maternidade Escola Januário Cicco da Universidade Federal do Rio Grande do Norte são três editais que oferecem 492 vagas e formação de cadastro de reserva em cargos de nível médio e superior.

No edital nº02 são 141 vagas de nível superior na área médica. As oportunidades são para médicos nas áreas de anestesiologia, cardiologia, cardiologia ecocardiografia, cardiologia pediátrica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, diagnóstico por imagem – ultrassonografia geral, endocrinologia e metabologia, endoscopia ginecológica, genética médica, ginecologia e obstetrícia, hematologia e hemoterapia, infectologia, mastologia, medicina do trabalho, medicina intensiva, medicina intensiva pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, neonatologia, neurologia pediátrica, oftalmologia, patologia, pediatria, radiologia e diagnóstico por imagem, radiologia intervencionista e angiorradiologia e urologia.

No edital nº03 são 299 vagas na área assistencial. Os cargos de nível superior são para assistente social, biólogo, biomédico, enfermeiro nas áreas assistencial, saúde do trabalhador, saúde da mulher, terapia intensiva e terapia intensiva neonatal, farmacêutico, fisioterapeuta nas áreas de terapia intensiva, terapia intensiva neonatal e saúde da mulher, fonoaudiólogo, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo – área hospitalar, tecnólogo em radiologia e terapeuta ocupacional. As vagas de nível médio são para técnico em enfermagem, técnico em farmácia, técnico em laboratório de patologia clínica e técnico em radiologia.

No edital nº04 são 52 vagas na área administrativa. Os cargos de nível superior são para advogado, analista administrativo nas áreas de administração, biblioteconomia, contabilidade, estatística e relações públicas, analista de tecnologia da informação nas áreas de processos, suporte e redes e telecomunicações, engenheiro civil, engenheiro clínico, engenheiro de segurando do trabalho e psicólogo na área organizacional. As vagas de nível médio são para técnico em informática e técnico em segurança do trabalho.

As inscrições devem ser feitas no período de 18 de dezembro a 19 de janeiro de 2014 pelo site www.iades.com.br. A taxa é de R$ 36 para nível médio e R$ 56 para nível superior.

 As provas objetivas serão aplicadas no dia 9 de fevereiro para os concursos do Hospital Universitário Maternidade Ana Bezerra, em 16 de fevereiro para o Hospital Universitário Onofre Lopes, e em 23 de fevereiro para o Hospital Universitário Maternidade Escola Januário Cicco. As provas serão aplicadas nas cidades de Natal e Santa Cruz. Ainda haverá prova de títulos para os cargos de nível superior e avaliação de experiência profissional para todos os cargos.

Os concursos terão validade de 2 anos e poderão ser prorrogados, uma vez, pelo mesmo período.

Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH)

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) abriu concurso público para 628 vagas para o Hospital Universitário (HU) de Dourados (MS). Os salários variam de R$ 1.841 a R$ 9.044.
O extrato dos editais foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (17).

No HU da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), são 148 vagas de nível superior na área médica, distribuídas em 46 especialidades, 441 de nível superior e médio na área assistencial e outras 39 de nível superior e médio na área administrativa. Além disso, há previsão de formação de cadastro de reserva em todos os editais.

Segundo a EBSERH, a contratação permitirá às unidades a reativação de leitos que atualmente estão desativados por conta da falta de pessoal e a ampliação dos serviços.

As inscrições devem ser feitas entre as 8h de 2 de janeiro e às 23h59 (horário de Brasília) de 10 de fevereiro de 2014, pelo site www.institutoaocp.org.br.

 Os candidatos aprovados que ingressarem no quadro permanente da EBSERH serão contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e terão direito ao plano de cargos, carreiras e salários, além do plano de benefícios da empresa.

Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS)

O Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso do Sul (CRMV-MS) abriu concurso público para preencher dez vagas e para cadastro de reserva em cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários variam de R$ 724,58 a R$ 5.763, mais vale-transporte, vale-alimentação, auxílio médico-hospitalar.

Os cargos previstos no edital são de médico veterinário fiscal, contador, advogado, jornalista, técnico em informática, auxiliar administrativo, agente fiscal, recepcionista e auxiliar de serviços gerais.

As inscrições deverão ser feitas até o dia 7 de fevereiro de 2014 pelo site www.fapec.org/crmvms. As taxas são de R$ 50 (nível fundamental), R$ 80 (nível médio) e R$ 130 (nível superior).

A prova escrita objetiva e discursiva será aplicada no dia 23 de fevereiro de 2014, em Campo Grande, e terá quatro horas de duração. O certame terá também prova de títulos.

 O concurso terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual ou menor período.

Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR)

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) abriu, nesta quinta-feira (11), as inscrições para o concurso público que deve contratar 10 profissionais, de todos os níveis de escolaridade.

As vagas são para atuar em Curitiba, Foz do Iguaçu, Londrina e Umuarama.

Os salários variam de R$ 870,00 a R$ 4.808,65, conforme o cargo e o nível de escolaridade. As inscrições devem ser feitas pela internet, até o dia 12 de janeiro de 2014, e a taxa custa entre R$ 35,00 e R$ 60,00

As vagas cuja contratação será imediata são para o cargo de copeira, em Curitiba, para oito assistentes administrativos, também na capital paranaense e mais uma para Umuarama. O concurso deve formar ainda cadastro de reserva para trabalhar como assistente administrativo nas demais cidades, advogado, contador e médico fiscal, para atuarem em Curitiba e mais uma vaga de médico fiscal para Londrina.

As provas estão marcadas para o dia 26 de janeiro de 2014, em todas as cidades para as quais há vagas abertas. Detalhes sobre o processo de seleção, salários, atribuições dos cargos e outros podem ser obtidos no site http://www.quadrix.org.br/concursocrmPR2013.aspx

Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren/ES

O Conselho Regional de Enfermagem do Espírito Santo (Coren/ES) divulgou, nesta quarta-feira (18), um edital para 11 vagas de emprego, em cargos de nível médio e superior. Os salários variam entre R$1.306,15 e R$4500,00. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro, através da internet. Já as provas acontecem no dia 23 de fevereiro de 2014.

Ao todo, são oferecidas sete vagas para profissionais de nível médio e quatro para candidatos com formação superior.

Os postos para nível médio são para Auxiliar Administrativo e Técnico de Informação. Já no nível superior, há vagas para administrador, advogado, contador e enfermeiro fiscal.

 As inscrições podem ser realizadas através do site do Instituto Nacional do Concurso Público (INCP), até o dia 17 de janeiro de 2014. Para o nível médio, o valor é de R$40,00 e para o superior, de R$60,00.

As provas acontecem no dia 23 de fevereiro. Os candidatos vão testar os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Legislação Básica. Mais informações podem ser encontradas no edital disponível no site do concurso.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil divulgou edital de concurso para 8.630 vagas para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Minas Gerais (parte do estado), Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal. Do total das oportunidades, 456 são reservadas para pessoas com deficiência. O salário é de R$ 2.043,36 para jornada de 30 horas semanais.

O candidato deve ter nível médio e idade mínima de 18 anos completos até a data da contratação.

O escriturário faz a comercialização de produtos e serviços do banco, atendimento ao público, atuação no caixa (quando necessário), contatos com clientes, prestação de informações aos clientes e usuários; redação de correspondências em geral; conferência de relatórios e documentos; controles estatísticos; atualização/manutenção de dados em sistemas operacionais informatizados; execução de outras tarefas inerentes ao conteúdo ocupacional do cargo, compatíveis com as peculiaridades.

O candidato classificado será convocado, em função das necessidades do banco, a assinar contrato individual pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), obedecidas as ordens de classificação, de acordo com a sua opção no ato da inscrição, por microrregião. O candidato poderá ser convocado, uma única vez, para macrorregião diferente daquela em que se inscreveu, desde que exista vaga e não haja candidato classificado para preenchê-la. Nesse caso, o Banco do Brasil utilizará a ordem de classificação na UF. Se o candidato não aceitar tomar posse na dependência fora da macrorregião em que se inscreveu, será excluído da classificação estadual, mantendo, porém, a classificação na macrorregião em que se inscreveu.

Ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas Seleções Externas 2012/001, 2012/003 e 2013/001 até o termino de suas vigências (07/05/14, 15/04/14 e 26/09/14, respectivamente) ou o esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.

As inscrições devem ser feitas no período de 12 de dezembro a 7 de janeiro de 2014 pelo site www.cesgranrio.org.br. A taxa é de R$ 40. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão se inscrever nos locais credenciados listados no anexo IV do edital, em dias úteis, das 9h às 16h.

A seleção terá três etapas: prova objetiva, prova de redação e perícias médicas e procedimentos admissionais.

As provas objetiva e de redação serão aplicadas na data provável de 9 de fevereiro de 2014, com duração de 5 horas, nas cidades de Maceió, Penedo ou União Palmares, Arapiraca ou Santana do Ipanema, Alagoinhas ou Camaçari, Feira de Santana, Santo Antônio de Jesus, Esplanada, Porto Seguro ou Teixeira de Freitas, Itabuna, Jequié ou Vitória da Conquista, Barreiras, Bom Jesus da Lapa ou Santa Maria da Vitória, Brumado ou Guanambi, Irecê, Itaberaba ou Seabra, Jacobina ou Senhor do Bonfim, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Brasília, Itumbiara, Caldas Novas, Rio Verde, Anápolis, Uruaçu, Goiânia, Valparaíso de Goiás ou Formosa, Posse, Campo Grande, São Gabriel do Oeste, Dourados, Três Lagoas, Bonito, Belo Horizonte, Contagem, Sete Lagoas, Conselheiro Lafaiete, João Monlevade, Divinópolis, Juiz de Fora, Viçosa, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passos, Varginha, Governador Valadares ou Ipatinga, Manhuaçu, Teófilo Otoni, Montes Claros, Janaúba, Diamantina, Abaetetuba/Barcarena, Belém Castanhal, Capanema, Paragominas, Marabá, Tucurí, Xinguara, Redenção, Santarém, Altamira, Votuporanga, Jales, Araçatuba, Andradina, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Marília, Lins, Bauru, Ourinhos, Botucatu, Itapeva, Itapetininga, Sorocaba, Registro, Franca, Mogi Guaçu, Araraquara, Piracicaba, São Carlos, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Campinas, Jundiaí, Santos, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco, São Paulo, São José dos Campos, Taubaté, Araguaína, Guaraí, Paraíso do Tocantins, Palmas, Gurupi e Dianópolis.

Serão avaliadas as provas discursivas apenas dos candidatos habilitados e mais bem classificados na prova objetiva, no limite estabelecido pelo edital.

Concurso Prefeitura de Várzea Alegre - CE

Com o objetivo de atender as demandas da administração municipal, a Prefeitura de Várzea Alegre, estado do Ceará, lançou o edital de concurso público nº. 001/2013, visando à contratação temporária de 269 profissionais de todos os níveis de escolaridade. O vencimento pode chegar a R$ 3.330,87 por jornada de trabalho de 12x36, 20 ou 40 horas semanais.
 
Os interessados em pleitear uma das vagas deverão se inscrever no site cev.urca.br, das 8h do dia 20 janeiro até às 23h59 do dia 26 de janeiro de 2014. Os valores da taxa de inscrição são de R$ 50,00 (nível fundamental), R$ 80,00 (nível médio) e R$ 120,00 (nível superior), devendo ser efetuado até o dia 27 de janeiro de 2014.
 
A seleção será realizada por meio de prova objetiva, títulos, prática de direção e aptidão física.
 
A prova objetiva será aplicada provavelmente no dia 23 de fevereiro de 2014, em locais e horários a serem divulgados no cartão de identificação do candidato, no período de 17 a 22 de fevereiro de 2014 no site cev.urca.br. O gabarito preliminar da prova objetiva também será divulgado no site cev.urca.br, a partir do dia 24 de fevereiro de 2014.
 
A entrega dos títulos será feita no prazo máximo de 3 dias úteis, a partir do dia seguinte ao ato da divulgação oficial do resultado da prova objetiva, no Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de Várzea Alegre, localizado na Rua Deputado Luiz Otacílio Correia, nº. 153, bairro Centro, Várzea Alegre/CE, no horário das 08h às 12h.
 
As provas práticas de direção e a aptidão física serão realizadas pela Comissão Executiva Vestibular– CEV/URCA, na data provável de 23 de março de 2014, no município de Várzea Alegre/CE, em horário e local a serem divulgados através de convocatória expedida pela CEV/URCA, através do site cev.urca.br.
 
O concurso público será válido por 01 ano, a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, mediante ato devidamente justificado da autoridade competente, condição necessária à prorrogação.

Prefeitura de Catanduvas - SC realiza processo seletivo

A Prefeitura de Catanduvas, estado de Santa Catarina, anunciou a abertura das inscrições para realização de processo seletivo, por meio do edital 001/2014, destinado à formação de cadastro reserva de profissionais com níveis fundamental, médio/magistério ou superior. Os vencimentos podem chegar a R$ 13.726,14. 
 
Cargos
Cuidador Infantil, Professor, Motorista de Ônibus, Agente de Copa e Higienização, Agente de Construção e Manutenção, Agente de Serviços Gerais, Vigia, Motorista de Caminhão Basculante, Operador de Máquinas Pesadas, Psicóloga, Assistente Social, Farmacêutico, Enfermeiro, Técnico em Enfermagem, Médico, Auxiliar Odontológico, Motorista de Ambulância, Fisioterapeuta e Agente Comunitário de Saúde.
 
Inscrições e Taxas
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site www.infinityprovas.com.br, no período de 08 a 17 de janeiro de 2014. Haverá a cobrança de taxas de acordo com o cargo pretendido, que variar entre R$ 30 e R$ 50. 
 
Provas
A previsão é que o certame seja composto de prova objetiva para todos os candidatos, avaliação de títulos para Professores e Cuidador Infantil, além de prova prática para Motorista de Ônibus, Agente de Copa e Higienização, Agente de Construção e Manutenção, Agente de Serviços Gerais, Motorista de Caminhão Basculante e Operador de Máquinas Pesadas. De acordo com o edital, a prova objetiva deverá ser aplicada na data prevista de 26 de janeiro de 2014, nos dois turnos.
 
Validade
O período de validade é de 12 meses, podendo ser, excepcionalmente, prorrogado, por igual período.

Concurso Prefeitura de Linha Nova - RS

A Prefeitura de Linha Nova, no estado do Rio Grande do Sul, lançou edital nº 001/2014, de concurso público, para provimento dos cargos de médico geral comunitário, médico ginecologista e obstetra, operário e professor de ensino fundamental de 1ª a 4ª série. A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.
 
São ofertadas 04 vagas para profissionais de nível superior m(sendo que o cargo de operário não pede exigência específica), por salários entre R$ 979,18 a R$ 6.854,26 em carga horária de 15 a 44 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 26,40, serão feitas pelo www.unars.com.br, até o dia 16 de janeiro de 2014.
 
A prova escrita e prática será aplicada na data prevista de 1º de fevereiro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março, à Rua Henrique Spier, 2600 – Linha Nova-RS.
 
O gabarito preliminar será divulgado na data provável de 03 de fevereiro de 2014, a partir das 15h, no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.
 
O concurso será válido por dois anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Prefeitura de Pirapozinho - SP abre processo seletivo

A Prefeitura de Pirapozinho, no estado de São Paulo, através da empresa KLC - Consultoria em Gestão Pública Ltda, abriu editais n°s 002 e 003/2013 de processo seletivo, para os cargos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias e Professor. As vagas exigem do candidato nível fundamental e superior. Os salários vão até R$ 3.703,85.

Os interessados deverão fazer suas inscrições até às 23h59min. do dia 10 de janeiro de 2014, através do endereço eletrônico www.klcconcursos.com.br. A taxa é de R$ 20,00 para todas as funções.

A prova escrita será aplicada provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, com início às 09h, sendo que, o local da avaliação será divulgado quando da publicação do edital de homologação das inscrições.

O gabarito oficial da prova escrita objetiva será divulgado no primeiro dia útil, após a aplicação da prova escrita objetiva, a partir das 15h, mediante edital afixado na Prefeitura Municipal de Pirapozinho, disponibilizado no site www.klcconcursos.com.br e através de publicação no Órgão de Imprensa Oficial do Município.

A validade do certame será de 01 ano, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Prefeitura de Divinópolis - MG promove processo seletivo

No estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Divinópolis, divulgou edital nº. 069/2013, de processo seletivo, com intuito de prover 01 vaga no cargo de Fisioterapeuta. A jornada de trabalho do profissional contratado será de 20 horas semanais, com remuneração de R$ 1.227,39. 
 
As inscrições serão realizadas na Secretaria Municipal de Saúde, em atenção aos Recursos Humanos, localizada à Rua Minas Gerais, 900, Centro, Divinópolis/MG, entre os dias 03 e 07 de janeiro de 2014. O processo seletivo constará de  avaliação curricular.
 
O edital encontra-se disponível no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 03 de janeiro de 2014.

Aberto teste seletivo para professores na UEPG

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, anunciou a abertura de inscrições ao teste seletivo para contratação de professor colaborador (não integrante da carreira docente). A oferta total é de 58 vagas, distribuídas entre os Departamentos de Medicina (Edital Prorh 161/2013, seis vagas) e dos demais setores da instituição (Edital Prorh 162/2013, 52 vagas).
 
A remuneração dos docentes contratados será variável em função da titulação e da carga horária a ser cumprida, podendo oscilar entre R$ 1.161,94 e R$ 5.876,96.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de janeiro de 2014, para as vagas em Medicina, e até 22 de janeiro de 2014, para os demais departamentos, no endereço eletrônico http://testeseletivo.uepg.br/. A taxa de inscrição no valor de R$ 50,00 deverá ser recolhida nas agências da Caixa Econômica Federal, na conta especificada nos editais da Prorh. Os documentos necessários para inscrição estão listados em cada edital.

O processo de seleção compreenderá as fases de Prova Escrita, Prova Didática (aula de 30 minutos) e Avaliação de Títulos. As provas para os concorrentes às vagas em Medicina serão realizadas de 27 a 29 de janeiro de 2014, enquanto para os demais a seleção ocorrerá de 5 a 7 de fevereiro de 2014, conforme consta no cronograma dos editais.
 
Os editais completos estão disponíveis no endereço: http://www.pitangui.uepg.br/ChamaTesteSeletivo/

Concurso Prefeitura de Monte Azul Paulista - SP

A Prefeitura de Monte Azul Paulista, no estado de São Paulo, disponibilizou os editais 01/2013, de concurso público, e 03/2013, de processo seletivo, com a intenção de ocupar 70 vagas imediatas e formar cadastro reserva em todos os níveis de escolaridade.  As seleções serão executadas pela Persona Capacitação. 
 
As oportunidades são para os cargos de Professor Adjunto, Professor de Ensino Fundamental II (Educação Artística), Enfermeiro, Técnico de Enfermagem, Agente Comunitário, Fisioterapeuta, Agente de Serviço I, Agente de Serviços Gerais, Agente Mecânico, Técnico de Saúde Bucal e Professor Substituto de Ensino Fundamental II (Português, Ciências, Educação Física, História, Inglês e Matemática). De acordo com o edital, os salários podem chegar a R$ 2.103,49.
 
As inscrições serão realizadas exclusivamente através de Formulário de Inscrição, disponível no endereço eletrônico www.personacapacitacao.com.br, até 10 de janeiro de 2014. As taxas variam de R$ 7 a R$ 10. 
 
As provas serão realizadas provavelmente no dia 26 de janeiro de 2014, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Coronel Aureliano Junqueira Franco, nº 13, Praça Embaixador Macedo Soares - Monte Azul Paulista/SP. Os gabaritos da prova estarão disponíveis no dia seguinte a realização da prova, no seguinte endereço eletrônico: www.personacapacitacao.com.br.
 
A validade do concurso público será de dois anos e a do processo seletivo será de 01 ano, contados da data de homologação dos respectivos resultados finais, com a possibilidade de serem prorrogados.

FSNH de Novo Hamburgo - RS lança edital de processo seletivo

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), no estado do Rio Grande do Sul, divulgou edital de processo seletivo nº. 01/2014, destinado a contratação temporária de 34 Médicos. A remuneração varia de R$ 6.098,50 a R$ 12.205,47, de acordo com a função escolhida. A jornada de trabalho será de até 120 horas mensais.

Todos os profissionais contratados farão jus ao benefício espontâneo de auxílio deslocamento mensal de até R$ 500,00, mais auxílio alimentação mensal de até R$ 180,00.

Os cargos a serem preenchidos são para as especialidades de Emergencista; Clinico Geral/Generalista; Pediatria Clínica; Plantonista de UTI; Ortopedia/ Traumatologia; Neurologista; Saúde Coletiva; Neonatologista; Psiquiatra; Intensivista Rotineiro e Internista.

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente, pela internet, até o dia 13 de janeiro de 2014, no site: www.fsnh.net.br.
 
A seleção ocorrerá por Análise de Títulos.

Os resultados do certame serão publicados no site da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (www.fsnh.net.br). Esse processo seletivo é válido por um período de 12 meses prorrogável por igual período.

Prefeitura de Santa Bárbara - MG abre vagas

A Prefeitura de Santa Bárbara, em Minas Gerais, divulgou os editais de processo seletivo nº. 01, 02 e 03/14, destinados à Admissão em Caráter Temporário (ACT) de (01) Motorista de Ônibus Escolar, (01) Oficial de Obras/Serviços, (01) Operador de Máquinas, (01) Médico PSF, (01) Auxiliar de Enfermagem, (01) Técnico em Saúde Bucal e (01) Monitor de Turismo. O salário pode chegar a R$ 12.000,00 em regime de trabalho de 40 horas semanais.
 
São requisitos específicos para os candidatos para inscrição no presente processo seletivo:
 
Motorista de Ônibus Escolar: ser portador de comprovante de ensino fundamental e portar carteira de habilitação categoria D;

Oficial de Obras/Serviços: ter nível elementar de escolaridade (Oficial de Obras e Serviços) e Carteira Nacional de Operador de Máquinas: habilitação-CNH no mínimo na categoria C;

Médico PSF: ser portador de diploma de curso superior em Medicina e possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRM;

Auxiliar de Enfermagem: ser portador de diploma de Curso Técnico de Enfermagem ou Curso de Auxiliar de Enfermagem e possuir registro junto ao Conselho Profissional – COREN;

Técnico em Saúde Bucal: ser portador de diploma de Curso Técnico em Saúde Bucal /Técnico de Higiene Dental e possuir registro junto ao Conselho Profissional – CRO;

Monitor de Turismo: ser portador de diploma de Ensino Médio Completo;
 
Interessados, deverão se inscrever até o dia 14 de janeiro de 2014, no horário das 08h às 11h e das 13h30 às 17h, em dia de expediente, nas Secretarias de Educação; Obras/Vias Públicas; Saúde e Turismo, Cultura/Desenvolvimento Econômico, Situadas respectivamente na Rua Francisco Arcanjo de Souza Melo, S/N, Centro e localizada na Rua Padre Lucindo, s/n.º, Centro e Rua Conselheiro Afonso Pena,116 , Centro Santa Bárbara – MG.
 
O processo seletivo será realizado por meio de análise de títulos, currículos e/ou avaliação de experiências anteriores.
 
O processo seletivo será válido por 01 ano, período durante o qual as convocações observarão a lista de classificação.
 
O edital encontra-se publicado no Diário Oficial dos Municípios Mineiros, de 03 de janeiro de 2014, pág. 59 a 75 (www.diariomunicipal.com.br/amm-mg).