Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 22 de maio de 2012

Tudo sobre: Gripe

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias
O que é gripe?
Também conhecida como influenza, a gripe é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é a pneumonia, responsável por um grande número de internações hospitalares no país. A doença inicia-se com febre alta, em geral acima de 38ºC, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca.

A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios, como tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se, em geral, por três a quatro dias após o desaparecimento da febre. É uma doença muito comum em todo o mundo, sendo possível uma pessoa adquirir influenza várias vezes ao longo de sua vida. Também é frequentemente confundida com outras viroses respiratórias e, por isso, o seu diagnóstico de certeza só é feito mediante exame laboratorial específico.

Todos os anos, com a aproximação do inverno, começamos a nos preocupar em evitar as doenças respiratórias que popularmente chamamos de gripe. Apesar de usarmos esse termo de forma genérica para nos referirmos a sintomas como nariz entupido, espirros e dor de cabeça, a gripe e os resfriados são causados por vírus diferentes e apresentam algumas características que permitem a sua diferenciação.

Enquanto a maioria das pessoas é infectada algumas vezes durante o ano com o vírus do resfriado, a gripe ocorre com menos frequência, manifestando-se, por exemplo, uma vez em alguns anos.

Causas
A gripe é causada pelo vírus influenza. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. Entre o segundo e o quarto dia, os sintomas do corpo tendem a diminuir enquanto os sintomas respiratórios aumentam, aparecendo com frequência uma tosse seca.

Como no resfriado, a presença de secreções nasais e espirros na gripe é comum.

Já o resfriado é causado, na maioria das vezes, por rinovírus. Seus primeiros sinais costumam ser coceira no nariz ou irritação na garganta, os quais são seguidos após algumas horas por espirros e secreções nasais. A congestão nasal também é comum nos resfriados, porém, ao contrário da gripe, a maioria dos adultos e crianças não apresenta febre ou apenas febre baixa.

Tratamento de Gripe
Ainda não existem medicamentos que tenham demonstrado bons resultados no combate aos vírus da gripe e do resfriado. Por isso, o tratamento é direcionado ao alívio dos sintomas. Os principais medicamentos sintomáticos utilizados são os analgésicos e antitérmicos, que aliviam a dor e a febre.

Atenção: mesmo medicamentos que podem ser comprados sem necessidade de receita médica podem provocar reações indesejadas. Somente o profissional de saúde poderá indicar o medicamento mais apropriado para cada caso.

Prevenção
A vacina é a melhor maneira de evitar a gripe e suas complicações. Todos os anos, é necessário receber uma nova dose, já que a sua composição é alterada de acordo com o tipo de vírus mais provável de se disseminar. A vacina previne aproximadamente 70-90% dos casos de gripe, mas não protege contra outras infecções respiratórias, como o resfriado.

O efeito preventivo da vacina é observado cerca de duas semanas após a sua administração. Por isso, a aplicação da vacina deve ser feita antes do inverno, época em que ocorrem os maiores índices de infecção. Como o vírus utilizado na vacina foi inativado em laboratório, não é possível que a vacinação provoque gripe.

As reações adversas que podem ocorrer costumam ser leves, como: dor no local da injeção, febre e mal-estar, que duram um ou dois dias. Há evidências de que quem recebe a vacina todos os anos desenvolve maior resistência à doença, por isso, todas as pessoas que tiveram acesso à vacina devem recebê-la anualmente. Para o resfriado, ainda não há vacina disponível.

Fonte Minha Vida

Adesão à lei antiálcool para menores chega a 99,4% em seis meses

Proprietários de bares demonstram preocupação, diz Vigilância Sanitária

Balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que a lei antiálcool para menores, do governo de São Paulo, completou seis meses de fiscalização com 99,4% de adesão dos estabelecimentos vistoriados. É um índice similar à da Lei Antifumo, em vigor no Estado desde 2009.

Desde 19 de novembro de 2011 os agentes da Vigilância Sanitária Estadual, vigilâncias municipais e Procon-SP realizaram 165 mil inspeções e aplicaram 931 multas (veja dados por região abaixo). Na capital houve 352 autuações entre 27,1 mil estabelecimentos vistoriados.

Além da capital, foram registradas multas nas regiões do ABC, Alto Tietê, Franco da Rocha, Araçatuba, Araraquara, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marília, Piracicaba, Presidente Prudente, Vale do Ribeira, Ribeirão Preto, Baixada Santista, Vale do Paraíba e Litoral Norte, São José do Rio Preto e Sorocaba.

Depois da capital paulista, a região que registrou maior número de autuações foi a Baixada Santista, com 180. Do total das autuações aplicadas no Estado, 65% delas referiram-se a bebidas alcoólicas misturadas a outros produtos como refrigerantes, água e sucos em uma mesma gôndola ou geladeira.

A ausência de placas indicativas da lei representou 19% das autuações, e a venda ou permissão de consumo de bebidas alcoólicas por menores nos estabelecimentos respondem por 16% das multas aplicadas.

Segundo Maria Cristina Megid, diretora da Vigilância Sanitária Estadual, o trabalho da Vigilância Sanitária Estadual é contínuo e ininterrupto, as equipes de fiscalização continuarão percorrendo bares, restaurantes, lojas de conveniência e baladas, entre outros locais.

– Mesmo com a adesão à lei considerada satisfatória não podemos baixar a guarda. A luta contra o consumo de bebidas alcoólicas na infância e na juventude é uma prioridade de saúde pública, explica.

A lei paulista determina sanções administrativas, além das punições civis e penais já aplicadas pela legislação brasileira, a quem vende bebidas alcoólicas para menores de idade. Está prevista a aplicação de multas de até R$ 92 mil, além de interdição por até 30 dias, ou até mesmo a perda da inscrição no cadastro de contribuintes do ICMS, de estabelecimentos que vendam, ofereçam, entreguem ou permitam o consumo, em suas dependências, de bebida com qualquer teor alcoólico entre menores de 18 anos de idade em todo o Estado.

Fonte R7

Diabete afeta saúde de adolescentes nos EUA

Pesquisas confirmam que a diabete tipo 2 está crescendo nessa faixa etária

Mais da metade dos adolescentes com sobrepeso nos Estados Unidos corre o risco de ter doenças cardíacas. A conclusão é de estudo conduzido pelo Centers for Disease Control and Prevention (CDC, sigla em inglês), ligado ao governo americano.

O levantamento, feito com mais de 3 mil jovens, confirma estudos recentes de que a diabete tipo 2 está crescendo nessa faixa etária. No total, 23% estão com pré-diabete ou já desenvolveram a doença, segundo pesquisa publicada no Journal Pediatrics. Em 2000, a taxa era de 9%. Esse aumento na incidência de diabete tipo 2 é o principal responsável pelo risco cardíaco em crianças e adolescentes.

A doença tem sido registrada mesmo entre adolescentes magros, embora em escala menor dos que estão com sobrepeso ou são obesos. Duas décadas atrás, quase não havia casos de diabetes tipo 2 entre crianças e adolescentes nos EUA, independentemente do peso. Em países como o Brasil, ainda é raro, segundo endocrinologistas. Normalmente, nessa faixa etária, as pessoas são portadoras de diabete tipo 1.

Fonte R7

Medicamentos para a malária: um terço são falsos, sugere estudo

Cientistas alertam que comprimidos falsos ou de baixa qualidade geram variedades da doença resistentes a tratamentos

Dados compilados por pesquisadores dos Estados Unidos sugerem que um terço dos medicamentos usados no mundo para o tratamento da malária são falsificados.

Após examinar 1.500 amostras de sete medicamentos de sete países no sudeste da Ásia, os cientistas constataram que comprimidos de baixa qualidade ou falsos estão gerando resistência aos medicamentos e também o fracasso dos tratamentos.

Eles também examinaram dados coletados em 21 países da África sub-saariana, incluindo mais de 2.500 amostras de medicamentos, mostraram resultados parecidos.

Mas, os pesquisadores do Centro Internacional Fogarty, no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, acreditam que o problema pode ser ainda maior do que o que os dados sugerem.

'A maioria dos casos, provavelmente, é relatada para agências erradas ou mantida em segredo pelas companhias farmacêuticas', afirmaram os pesquisadores, que alertam que nenhum grande estudo sobre a qualidade dos medicamentos chegou a ser realizado em países como a China e a Índia, países que sediam um terço da população mundial e são a fonte 'provável' de muitos dos medicamentos falsificados e também dos medicamentos verdadeiros, segundo os pesquisadores.

O artigo foi publicado na revista especializada The Lancet Infectious Diseases.

Riscos de malária
O pesquisador que liderou o estudo, Gaurvika Nayyar, destacou que 3,3 bilhões de pessoas correm o risco de contrair malária, a doença que já foi classificada como endêmica em 106 países.

'Entre 655 mil e 1,2 milhão de pessoas morrem todos os anos devido à contaminação pelo Plasmodium falciparum (parasita causador da malária)', disse.

'Grande parte desta mortalidade pode ser evitada se todos os remédios disponíveis para os pacientes fossem eficazes, de alta qualidade e usados corretamente.'

Os pesquisadores afirmaram que, em partes do mundo com predominância de malária, os medicamentos contra a doença são distribuídos em larga escala e receitados tanto de forma correta como incorreta.

O estudo também mostrou que as instalações para monitorar a qualidade dos medicamentos para malária são insuficientes e os consumidores e profissionais de saúde sabem pouco a respeito das terapias disponíveis.

Além disso, há poucas regras para fiscalizar a fabricação dos remédios e punição leve para os falsificadores.

Apesar de tudo isto, as taxas de mortalidade pela malária registraram uma queda de mais de 25% no mundo todo desde o ano 2000.

Mas, a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que manter as atuais taxas de progresso não será o bastante para alcançar as metas globais de controle da doença e pede por mais investimentos para o diagnóstico, tratamento e vigilância.

Fonte R7

Médicos federais do Rio promovem paralisação e protesto nesta terça-feira

Servidores estão indignados com redução de 50% dos salários

Os médicos dos hospitais federais e universitários do Rio de Janeiro paralisaram as atividades nesta terça-feira (22), segundo o Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro). Apenas os serviços de emergência são mantidos.

Os profissionais também participarãam de um ato no palácio Capanema, a partir das 10h. Os médicos devem caminhar até a Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio), onde farão novo protesto.

As manifestações são motivadas pela publicação da Medida Provisória 568/2012, que reduz em 50% os vencimentos dos médicos servidores federais ativos e inativos.

Para a presidente do Cremerj, Márcia Rosa de Araújo, a redução dos salários afasta os profissionais da área da rede pública de saúde.

— A redução de salários é inconstitucional e estamos mobilizados para revertê-la. Já é cada vez mais difícil atrair médicos para a rede pública por conta da falta de estrutura e dos baixos salários e agora criam mais esse empecilho. A MP prejudica a população.

Fonte R7

Massagem antes da corrida estimula a circulação sanguínea

Ela ativa a circulação e faz com que músculos respondam mais rapidamente ao exercício

O comum é receber a massagem corporal após a prática esportiva. No entanto, especialistas garantem que a massagem antes de uma corrida também beneficia os exercícios. Isso porque a massagem faz com que a circulação seja ativada e permite que os músculos respondam mais rapidamente ao estímulo do exercício.

No entanto, alertam os especialistas, a massagem para proporcionar esses benefícios deve ser estimulante. Do contrário, o músculo relaxa demais e o atleta perde a eficiência na contração muscular.

Uma massagem estimulante melhora a oxigenação dos quadríceps e tríceps sural (localizado na batata da perna). A técnica também melhora a nutrição celular, a liberação de toxinas e impede aderências na musculatura.

A fisioterapia esportiva recomenda que o atleta inclua pelo menos uma sessão de massagem por semana. No entanto, a massagem não é recomendada para portadores de insuficiência cardíaca ou renal, alterações cutâneas ou com lesões musculares agudas.

Fonte R7

Remédios antigos: Cepacaína pastilhas, solução e spray

                           

                              
                                                            

Exames: ACTH

O que é o exame: coleta de sangue venoso para dosagem da concentração de ACTH (hormônio adreno-corticotrófico), hormônio produzido normalmente pela hipófise, que age na glândula adrenal.

Para que serve: diagnóstico de desordens do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal, como doença de Cushing, doença de Addison, síndrome de secreção ectópica do ACTH (nas quais se encontra em níveis elevados), adenoma e carcinomas adrenais (nos quais se encontra reduzido). A dosagem dos níveis de ACTH é bastante útil para diferenciar insuficiência adrenal primária de secundária. Na insuficiência primária, são encontradas baixas concentrações de cortisol no sangue, com altos níveis de ACTH. Na insuficiência secundária, há redução da produção hipofisária de ACTH, com baixos valores de cortisol e ACTH.

Obs.: uma única dosagem de ACTH pode se encontrar dentro dos valores de referência em casos de doença de Cushing (produção excessiva de ACTH) ou deficiência limítrofe do hormônio.

Valor de referência: inferior a 46,0 picog/mL

Instruções para realização do exame: informar medicamentos em uso.

- O horário da coleta de sangue para dosagem de ACTH é importante, em virtude da variação circadiana (ao longo do dia) do hormônio.

Fonte boasaude@uol.com.br

9 motivos para ter acreditação

Pesquisa mostra as principais razões que motivam os hospitais a entrarem em um processo de certificação. Segurança eficiência no tratamento com pacientes estão entre os maiores incentivos
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos em Gestão em Gestão de Serviços de Saúde denominada Panorama da Acreditação Hospitalar no Brasil denominou os principais motivos que levam os hospitais brasileiros a participarem de um processo de acreditação.
De acordo com o estudo, a partir da literatura e das entrevistas realizadas com os gestores dos hospitais, pode-se concluir que existem dez grandes motivadores deste processo.
Veja a seguir:
  • Aumentar a segurança do paciente
  • Aumentar a eficiência no atendimento ao paciente
  • Estimular a cultura da qualidade na organização
  • Avaliar objetivamente o desempenho do hospital
  • Aumentar a integração entre os setores do hospital
  • Desenvolver a cultura da mensuração no hospital
  • Aumentar a segurança dos funcionários no trabalho
  • Alcançar a padronização dos processos
  • Aumentar a satisfação dos pacientes
 Fonte SaudeWeb

“Providenciar saúde aos funcionários é tendência entre as empresas”

Por Henrique Oti Shinomata

Em post, blogueiro diz que cresce no Brasil nos últimos anos é a quantidade de empregos formais criados pela impulsão da economia. Logicamente que quanto maior o número de empregos formais, mais funcionários podem contar com a assistência privada

Esses dias estava refletindo sobre alguns dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) há um certo tempo. Segundo o estudo cerca de 50 milhões de brasileiros já contam com o serviço de saúde privado. O número corresponde a mais de 25% da população do país.

O maior crescimento na adesão aos planos de saúde privados está no interior. Cada vez mais os moradores de pequenas cidades podem contar com auxilio privado. Em compensação ainda é muito distante a realidade das regiões ricas do país como o sul e o sudeste, por exemplo, para as regiões mais pobres no norte e nordeste.

Fiquei pensando em qual seria o motivo para o crescimento no número de famílias com planos de saúde privados. Será que o brasileiro passou a ganhar mais e preocupar-se com a sua saúde? Talvez sim.

Apesar da preocupação do brasileiro com sua saúde, especialmente chefes de família com filhos, compartilho a ideia de outros especialistas no segmento: o acesso do brasileiro a saúde privada está relacionado com planos de saúde empresariais.

Outro número que cresce no Brasil nos últimos anos é a quantidade de empregos formais criados pela impulsão da economia. Logicamente que quanto maior o número de empregos formais, mais funcionários podem contar com a assistência privada.

Sendo assim, acredito que apesar do brasileiro estar preocupado com sua saúde ele ainda não é a principal prioridade em suas casas. Alguns estudos indicam que antes da saúde, os brasileiros preocupam-se com a casa própria e a educação.

O brasileiro está insatisfeito com o sistema de saúde pública no país. Por outro lado o atendimento no hospital privado, por meio de convênios, também não agrada, o que faz a população ficar sem saídas para resolver os seus problemas.

O fato é que apesar de preocupar-se com a saúde e cada dia mais brasileiros disporem de serviços privados, infelizmente ainda não é o quesito prioritário para a população. Fico com a impressão que esses são números que devem ser comemorados com cautela, pois se existem preocupações maiores do que com a saúde, significa que ainda temos muitos problemas para solucionar.

Por outro lado demonstra que o número de empregos registrados aumentou, proporcionalmente ao número de planos de saúde privados. É importante continuarmos nessa linha! As empresas começam a entender que a saúde do funcionário reflete em seu rendimento, portanto providenciar saúde de qualidade para seu funcionário e familiares é uma tendência nas empresas brasileiras e multinacionais que aqui atuam.

Fonte SaudeWeb

SP: Liminar coibe médicos de realizarem greve

Documento da 14ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Central, assinada, última quarta-feira (16), suspende a mobilização da categoria. No entanto, trabalhadores decidiram prosseguir com a paralisação

Em regime de greve escalonada desde 13 de abril, os médicos do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) foram comunicados por uma liminar da 14ª Vara da Fazenda Pública do Fórum Central, assinada, última quarta-feira (16), que suspende a mobilização da categoria.

De acordo com o Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), a administração estadual fez alegações falsas sobre o movimento grevista, o que gerou a restrição.

Durante assembleia, realizada na última sexta-feira, (18), os trabalhadores do Iamspe se reuniram e, com o apoio do Simesp, decidiram prosseguir com a paralisação, fazendo prevalecer o direito de organização da categoria.

De acordo com o diretor do Simesp, Otelo Chino Júnior, os médicos os médicos do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) deixam seus cargos em razão dos baixos salários e de não haver plano de carreira específico. Para o executivo, os médicos ficam sobrecarregados. Não é possível renovar o quadro clínico e isso gera insatisfação. Se o governo não tomar uma atitude, a situação ficará crítica.

Segundo levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o ideal para atendimento pelo HSPE seria de um corpo clínico com pelo menos 1.500 profissionais, mas a realidade atual é de que existem apenas cerca de 1.000 médicos que trabalham no Hospital.

Entenda a greve dos médicos servidores públicos
Com início no dia 13 de abril, a greve dos servidores da Saúde do Estado, que vem sendo ampliada com a paralisação de médicos em alguns hospitais, como o do Hospital do Servidor Público Estadual (desde 16 de abril), HC de Ribeirão Preto (30 de abril) e Hospital das Clínicas de São Paulo (a partir de 2 de maio).

Em 2011, o governador Geraldo Alckmin havia dito que ia apresentar projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) a respeito da carreira médica. De acordo com entidades do setor, a expectativa era que a proposta do governo fosse enviada até dezembro passado, depois em fevereiro deste ano, mas até o momento não há nada formalizado.

Fonte SaudeWeb

Agência reguladora de remédios dos EUA volta a propor escritório no País

Na prática, o escritório permitiria que técnicos da agência fiscalizassem diretamente laboratórios de remédios que exportam para os EUA -função conduzida atualmente pela Anvisa

Um ano depois de criar uma polêmica, a poderosa Food and Drug Administration (FDA), a agência reguladora de medicamentos dos Estados Unidos, voltará a propor ao governo brasileiro a abertura de um escritório no País. As informações são do jornal Estado de S. Paulo.

De acordo com a publicação, a informação foi revelada pela chefe do órgão norte-americano, Margaret Hamburg, durante encontro em Genebra das agências reguladoras. Na prática, o escritório permitiria que técnicos da agência fiscalizassem diretamente laboratórios de remédios que exportam para os EUA -função conduzida atualmente pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O diretor da Anvisa, Dirceu Barbano, alertou que, se a proposta for de instalar um escritório com o objetivo de dar a imagem de que os EUA não confiam na Anvisa, a posição do Brasil será contrária à iniciativa. O Brasil ainda coloca como condição a abertura de um escritório da Anvisa em Washington, num sinal de reciprocidade.

A agência americana já havia anunciado, no começo de 2011, a intenção de ter um escritório no País. Mas sua chefe culpa a imprensa brasileira por ter dado uma “imagem errada” do que se queria com a iniciativa. Naquele momento, a abertura do escritório foi apontada como um voto de não confiança na Anvisa.

Barbano foi claro que essa não era a intenção dos americanos. De acordo com ele, naquele momento a ideia do FDA não foi apresentada dessa forma (de cooperação). Poderiam pintar da cor que quisessem a ideia que a cor real estava clara. Ele diz ainda que na verdade, eles retrocederam na época porque Barbano imediatamente pediu uma reunião e disse a ela (Margaret): se vocês querem um parceiro forte, ele não pode passar a imagem ao mundo de que ele é fraco. Porque isso (abertura do escritório) vai nos enfraquecer, explicou.

O brasileiro ainda insinuou que a abertura de um escritório americano em Brasília teria de ser seguido por uma ação de reciprocidade.

Desta vez, Margaret garante que o objetivo é mesmo de cooperação. Ela diz que já existem três escritórios na China e estão fazendo cursos, centros de educação e uma cooperação real. A executiva disse que pretende voltar a propor neste ano a criação do escritório no Brasil e mostrar que os objetivos não são os que foram retratados.

Parte dessa nova etapa na relação entre os dois países poderia começar a ganhar forma já no próximo mês. A Anvisa vai assinar em junho, em Boston, o plano de trabalho do acordo de cooperação com a FDA que envolverá ações em remédios, pesquisa clínicas e outras áreas.

Força
Neste domingo, (20) a Anvisa marcou seu território ao promover um evento num dos hotéis mais prestigiados de Genebra e que contou com 50 países, além da diretora da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan. O objetivo oficial era o de debater formas de cooperação entre agências reguladoras. Só a Anvisa, que bancou o evento e almoço, esteve presente com oito funcionários.

Fonte SaudeWeb

UTI do Hospital da Criança deve ser entregue em junho

Além da reforma nesta unidade, o hospital vai receber melhorias em outras áreas, como a caldeira e o lavatório do corredor de cirurgia

Até o fim de junho deve estar concluída a reforma da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTI Pediátrica) do Hospital da Criança Prefeito João Vargas de Oliveira.

Neste domingo, trabalhadores voluntários do regime semi-aberto erguiam as paredes de alvenaria dos dois leitos que serão usados para isolamento. O serviço que vai além da UTI e se estendeu por outras áreas do hospital, como o corredor que faz a ligação com o centro cirúrgico e a troca da caldeira, que já está em funcionamento e o expurgo de roupas sujas.

O supervisor de gestão administrativa, Cláudio Augusto Jorge, diz que não há como fazer mudanças em uma UTI sem mexer no restante da estrutura do hospital. Segundo ele, a reforma é uma exigência da Vigilância Sanitária do município e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Jorge explica que no caso dos leitos de isolamento, eles eram separados por divisórias comuns, mas que a vigilância sanitária exigiu que fosse feito em alvenaria. A UTI tem 113,47 metros quadrados.

Fonte SaudeWeb

Eucalipto

Resumo
Eucalipto: planta medicinal utilizada no tratamento da tosse (ação expectorante) e do resfriado (inalação). É apresentada em forma de infusão, pastilhas, inalações ou cápsulas.

Observações
Esta planta de origem australiana (utilizada pelos aborígenes), encontra-se em inúmeras preparações à venda nas farmácias. Esta planta pode ser um bom complemento natural para tratar a tosse e outras doenças infecciosas como os resfriados, graças aos óleos essenciais contidos na folha de eucalipto.

Nomes
Nome em português: Eucalipto
Nome francês: Eucalyptus
Nom latim: Eucalyptus globulus
Nome inglês: eucalyptus
Nome alemão: Eukalyptus
Nome italiano: eucalipto

Família
Myrtaceae (Mirtáceas)

Constituintes
Óleo essencial de eucalipto (cineol, eucaliptol).

Partes utilizadas
Folhas

Efeitos do eucalipto
Expectorante, antibacteriano, antisséptico.

Indicações do eucalipto
Tosse, bronquite, resfriado, sinusite.

Efeitos secundários
Possíveis efeitos secundários na região gastro-intestinal. Peça conselhos ao seu especialista.

Contra-indicações
Tome cuidado com as crianças pequenas, não aplique os óleos essenciais à base de eucalipto nos olhos. Peça conselhos ao seu especialista.

Interações
Interação possível com outros medicamentos. Peça conselhos ao seu farmacêutico.

Preparações à base de eucalipto
- Infusão de eucalipto
- Inalação de eucalipto
- Tintura de eucalipto (em gotas)
- Óleo essencial de eucalipto
- Cápsula de eucalipto
- Pastilhas ou balas de eucalipto

Onde cresce o eucalipto?
O eucalipto cresce nos países tropicais e na Austrália.

Quando colher o eucalipto?
-

Fonte Criasaúde

Humor: Saúde no Brasil

Prefeitura de Schroeder (SC) abre processo seletivo

No Estado de Santa Catarina, a Prefeitura de Schroeder, localizada 220 km da capital está promovendo o edital nº 002/2012/SMSAS/PMS para realização de processo seletivo para atendimento em caráter temporário (ACT), para atuarem junto a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A remuneração varia entre R$ 779,02 a R$ 4.952,38.
Ficam reservados 5% do total das vagas destinadas no processo seletivo, aos portadores de deficiência.
Cargos
Auxiliar de Serviços Gerais I, Motorista, Médico (Pediatra e Clínico Geral) e Técnico em Enfermagem.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas, gratuitamente, das 00h do dia 05 até às 23h59min de 13 de junho de 2012, eletronicamente, pelo site http://www.schroeder.sc.gov.br/.
Para os candidatos que não tiverem acesso à internet, a Prefeitura de Schroeder disponibilizará o acesso para a inscrição na Biblioteca Pública Municipal “Cruz e Souza”, situada na Rua Paulo Jahn, 325, Centro, no município de Schroeder, das 7he30min às 11he30min e das 13he30min às 16he30min, durante os dias úteis, considerando-se o horário de Brasília, sendo que o término para inscrição neste local será até as 15 h, do dia 13 de junho de 2012, onde serão disponibilizados computadores para a realização das inscrições.
Provas
A prova objetiva será aplicada na data provável de 24 de junho de 2012, às 08he30min, na Escola Municipal Professor Emílio da Silva, situada na rua Paulo Jahn, n°215.
O gabarito será divulgado, provavelmente, no dia 25 de junho de 2012, no Diário Oficial dos Municípios do Estado de Santa Catarina – http://www.diariomunicipal.sc.gov.br/, bem como no site do município - http://www.schroeder.sc.gov.br/.
Validade
O processo seletivo será válido por 06 meses, a partir da data de sua homologação, podendo sua lista classificatória, ser prorrogada por igual período por expressa determinação do órgão competente.

Concurso Prefeitura de Mostardas - RS

A Prefeitura de Mostardas, Estado do Rio Grande do Sul, vai recompor parte do seu quadro de servidores por meio da realização do concurso público regido pelo edital n° 001/2012. São 44 vagas disponíveis, sendo 7 imediatas e as demais para a formação de cadastro reserva em cargos de nível superior, médio e fundamental.
A execução técnico-administrativa do certame está sob a responsabilidade da empresa Premier Concursos LTDA.
Cargos
As oportunidades são para os cargos de Cirurgião Dentista, Fisioterapeuta, Técnico em Enfermagem, Médico, Monitor, Secretário de Escola, Motorista de ônibus, Professor e Supervisor Escolar. Os salários são de até R$ 5.016.31 para carga horária de 20 a 40h semanais.
Inscrições e Taxas
As inscrições deverão ser realizadas até o dia 04 de junho de 2012, de segunda a sexta feira das 8hs às 11h30min e das 13hs às 16hs, na Prefeitura Municipal de Mostardas, sito à Rua Bento Gonçalves, nº 1020, Mostardas, RS. As taxas variam de R$ 31,00 a R$ 62,00 de acordo com o cargo escolhido.
Provas, Gabaritos e Validade
A prova escrita será realizada em dia, horário e local a serem divulgados no Edital de Homologação das Inscrições. O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil após a realização das provas, a partir das 14 horas.
O concurso tem validade de 02 anos a partir da data de homologação dos resultados finais, podendo ser prorrogado por mais 02 anos, a critério da Administração Municipal de Mostardas.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Taquarituba (SP)

A Prefeitura de Taquarituba, Estado de São Paulo, publicou extrato do edital nº 03/2012 de concurso público destinado ao provimento de 22 vagas mais cadastro de reserva em cargos de níveis fundamental, médio/técnico e superior, para lotação em seu quadro de servidores.
Os salários oferecidos variam de R$ 733,18 a R$ 2.574,62, com jornada de trabalho semanal que varia de 20 a 40 horas, de acordo com a necessidade de cada função.
Para nível fundamental, são oferecidas vagas para os cargos de eletricista encanador, monitor de esportes, serviços gerais e eletricista soldador. No nível médio/técnico, os candidatos poderão disputar as vagas de escriturário e enfermeiro. Já para o nível superior, há vagas nos cargos de monitor de artes, médico psiquiatra e médico neurologista.
Os interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico http://www.omconsultoria.com.br/ até o dia 31 de maio  de 2012. Quem tiver dificuldade de acesso à internet deverá se dirigir à Coordenadoria Municipal da Cultura, na Rua Ataliba Leonel, N° 979, centro, em Taquarituba, durante os dias úteis do período de inscrição, das 9h às 11h e das 13h às 17h. A taxa de inscrição varia de R$ 22,00 a R$ 52,00, de acordo com o cargo pleiteado.
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa, com pelo menos, 5 dias de antecedência.
O edital de concurso público Nº 03/2012, contendo escolaridade e/ou requisitos exigidos, tipos de prova, jornada de trabalho, salário, taxa de inscrição, documentos necessários à contratação, programas, bibliografias e demais instruções, estará afixado nos locais de costume e disponível nos endereços eletrônicos http://www.omconsultoria.com.br/ e www.twitter.com/om_consultoria.

Concurso Prefeitura de Baixo Guandu - ES

O município de Baixo Guandu, no Estado do Espírito Santo, está com inscrições abertas para realização de concurso público N° 001/2012 de caráter eliminatório e classificatório, para provimento de 127 vagas existentes no quadro da Prefeitura de Baixo Guandu. O concurso será realizado sob responsabilidade técnica especializada da empresa GUALIMP – Assessoria e Consultoria.
As oportunidades são para os cargos de nível superior, com vencimentos de até R$ 1.100,00 para carga horária de 20 a 40h semanais. Ficam reservados 5% das vagas oferecidas para os candidatos portadores de Necessidades Especiais, desde que não os incompatibilize para o exercício da função ao cargo pretendido.
Cargos
Advogado, Contador, Engenheiro Civil, Engenheiro Agrônomo, Zootecnista, Médico Veterinário, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Cirurgião Dentista, Médico, Assistente Social e Psicólogo.
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 90,00, serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.br/, até às 23 horas e 59 minutos do dia 04 de junho de 2012, observado o horário oficial de Brasília/DF.
Provas
O cartão de inscrição é o documento que determina definitivamente o dia, horário e o local em que o candidato deverá apresentar-se para a realização das provas objetivas, que deverá ser retirado no endereço eletrônico http://www.gualimp.com.bra/ partir de 02 de julho de 2012.
A etapa única, constituída de provas objetivas de múltipla escolha será realizada preferencialmente no município de Baixo Guandu/ES, com data prevista para 08 de julho de  2012, com duração de 03 horas para a realização das provas em cada turno.
Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de sua homologação, podendo a critério do Poder Público, ser prorrogado por igual período, de conformidade com Art. 37, III, da Constituição da República Federativa do Brasil.

Prefeitura de Ipiranga do Norte (MT) lança edital de processo seletivo

Terá início a partir do dia 21 de maio as inscrições para processo seletivo n°003, de 18 de maio de 2012 da Prefeitura de Ipiranga do Norte, Estado de Mato Grosso. Será selecionado 1 vaga de nível superior para o cargo de Fisioterapeuta, com salário de até R$ 3.606,21 e carga horária de 40 horas semanais.
Inscrições
As inscrições serão efetuadas até o dia 25 de maio de 2012, das 07h00min às 11h00min e das 13h00min às 17h00min, na sede da Prefeitura de Ipiranga do Norte, na Rua dos Girassóis, 387, Centro, Ipiranga do Norte/MT.

Provas
As provas objetivas serão realizadas no dia 01 de junho de 2012, das 08h00min às 10h00min, na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, localizada na Rua Solimões, s/n, Bairro dos Rios, Ipiranga do Norte/MT.
O gabarito será disponibilizado dois dias após a realização das provas, através do site http://www.ipirangadonorte.mt.gov.br/.
O presente processo seletivo será válido por 06 meses, à partir da sua homologação.

Concurso Prefeitura de Cajuru - SP

A Prefeitura de Cajuru, Estado de São Paulo, publicou edital N° 01/2012 de concurso público para nível Fundamental e Superior, que visa o provimento de 03 vagas. São oferecidas 02 vagas para ensino Fundamental, com o cargo de Agente Comunitário de Saúde e 01 vaga para a função de Assistente Social, que exige Nível Superior. O certame será organizado e executado pela empresa Projeção Assessoria e Consultoria Pública Ltda.
A função de Agente Comunitário de Saúde tem salário de R$ 775,00, para 40 horas semanais de trabalho, já o cargo de Assistente Social tem remuneração de R$ 1.346,00, para uma jornada semanal de 30h.
As inscrições vão até às 23h59 do dia 01 de junho de 2012, exclusivamente pela internet, no site http://www.projecaoconcursos.com.br/. Para efetuar sua inscrição, o candidato deverá preencher um formulário, gerar e pagar o boleto da taxa de inscrição com valor de R$ 30,00 para o cargo de Agente Comunitário de Saúde e de R$ 50,00 para a função de Assistente Social.
A seleção dos candidatos será feita através de provas objetivas para todos os cargos e de análise e avaliação de títulos para Assistente Social. As provas objetivas têm data prevista para se realizar no dia 17 de junho de 2012, às 09h, na Escola Municipal de Ensino Básico - EMEB André Ruggeri, que fica na Rua Capitão João Batista Ferreira, n.º 117, Bairro Cruzeiro, em Cajuru.
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado oficialmente no jornal que publica os atos oficiais da Prefeitura Municipal de Cajuru e a título informativo pela internet no endereço eletrônico http://www.projecaoconcursos.com.br/, bem como, será afixado no prédio da Prefeitura Municipal de Cajuru.
Este concurso público tem validade de 02 anos, contados a partir da data de homologação dos resultados, podendo ser prorrogado, a critério da Prefeitura Municipal de Cajuru, por igual período.

Prefeitura de São José do Rio Claro (MT) abre processo seletivo

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo Nº. 02/2012 da Prefeitura de São José do Rio Claro, Estado de Mato Grosso. A intenção da Prefeitura é contratar um Agente Comunitário de Saúde, que poderá receber salário de até R$ 871,00 trabalhando por 40 horas semanais.
As inscrições, no valor de R$ 5,00, serão realizadas na Prefeitura de São José do Rio Claro, até o dia 01 de junho de 2012, das 08:00 às 13:00 horas.
A prova objetiva está prevista para 11 de junho de 2012, das 08:00 às 10:00 horas, em local a ser publicado em edital complementar.
O gabarito será divulgado no 1º dia útil após aplicação das provas.
O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado até o dia 15 de junho de 2012, no mural da Prefeitura de São José do Rio Claro e da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, assim como no Jornal Oficial dos Municípios e no site http://www.amm.org.br/.
O processo seletivo será válido por 02 anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final.

Concurso Prefeitura de Bayeux – PB

Encontra-se aberto o período de inscrição para participação no concurso da prefeitura de Bayeux, Estado da Paraíba. Este concurso tem como finalidade preencher vagas efetivas e cadastro de reserva para o quadro de servidores do respectivo município. Ao todo estão disponíveis 1.129 vagas mais cadastro de reserva. Os cargos destinam-se para candidatos que possuam os níveis fundamental, médio/técnico e superior.
Cargos:
Auxiliar Administrativo, Auxiliar de merendeira, Auxiliar de Serviços Gerais, Coveiro, Cozinheiro, Copeira, Gari, Encanador, Mecânico, Merendeira, Pintor, Pedreiro, Servente de obras, Agente Administrativo, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Agente de Trânsito, Auxiliar de Consultório Dentário, Auxiliar de Farmácia, Cuidador educacional, Condutor Socorrista, Digitador, Educador Social, Eletricista, Fiscal de Limpeza Urbana, Guarda Municipal, Inspetor escolar, Interpretes de Braille, Interpretes de libras, Monitor de Programas Sociais, Monitor escolar, Motorista, Recepcionista, Técnico em Contabilidade, Técnico em Edificações, Técnico em Enfermagem-SMS, Técnico em Laboratório, Técnico em Prótese Dentária, Técnico em Gesso, Técnico em Informática, Técnico em Radiologia, Agente Fiscal de Tributos e Arrecadação, Administrador, Analista de Sistema, Analista em TI, Arquiteto Urbanista, Arte Educador, Assistente Social, Bioquímico, Contador, Educador Físico, Enfermeiro, Engenheiro Civil, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Geógrafo, Médico PSF, Médico Anestesiologista, Médico Cardiologista, Médico Clínico, Médico Ortopedista, Médico Pediatra, Médico Psiquiatra, Nutricionista, Odontólogo, Procurador Municipal, Psicólogo.
Salários:
Os vencimentos iniciais variam de acordo o cargo a ser exercido e fica entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 5.000,00.
Inscrições:
Os interessados a alguma destas vagas que possua o perfil exigido através do edital deverão realizar a inscrição através do endereço eletrônico http://www.contemaxconsultoria.com.br/. Haverá ainda a opção de inscrição presencial a se realizar na Central de Atendimento ao Candidato, instalada no centro administrativo da prefeitura de Bayeux, situada à Avenida Liberdade, 3720. O período para realização das inscrições encerra-se no dia 08 de junho de 2012. A taxa de inscrição será de acordo o nível de escolaridade e custa R$ 50,00 para nível fundamental, R$ 70,00 para médio/técnico e R$ 90,00.
Provas:
Todos os candidatos deverão se submeter à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório que se realizarão em data, local e horário divulgados em data oportuna pelo site http://www.contemaxconsultoria.com.br/.    
Gabarito:
Os gabaritos com as respostas das questões das provas objetivas estarão disponíveis em 24 horas após o término das provas e os concurseiros poderão consultar através do endereço eletrônico mencionado anteriormente.
Validade:
A validade deste concurso será de dois anos, mas poderá ser prorrogado por igual período uma única vez.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Córrego do Bom Jesus – MG

Acaba de ser lançado edital nº 01/2012 que dispõe sobre concurso público da prefeitura de Córrego do Bom Jesus, Estado das Minas Gerais, que tem por finalidade a provisão de pessoal para diversos cargos no quadro de servidores públicos municipal. Ao todo serão disponibilizadas 55 vagas para candidatos que possuam os níveis alfabetizado, médio e superior.
Cargos:
Auxiliar de Serviços Gerais, Ajudante de Conservação e Manutenção, Motorista, Pedreiro, Operador de Máquinas Pesadas, Operador de ETA, Vigia, Telefonista, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Eletricista, Pintor, Contador, Enfermeiro Padrão, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Médico Clínico Geral, Médico Cardiologista, Médico Pediatra, Nutricionista, Professor de Educação Física, Professor de Inglês, Professor de Informática, Professor de Ensino Infantil.
Salários:
Os vencimentos iniciais variam de acordo o cargo e oscilam entre os valores de R$ 762,48 e R$ 2.503,80.
Inscrições:
As inscrições serão realizadas de forma presencial e online, para quem for realizar as inscrições de forma presencial deve comparecer na sede da prefeitura do município de Córrego do Bom Jesus, situada à Rua 12 de Dezembro, nº 347, Centro, portando todos os documentos. Já para quem preferir realizar a inscrição pela internet basta acessar o site da empresa organizadora no endereço eletrônico http://www.rumocertoservicos.com.br/ e preencher a ficha de inscrição. O período para realizar as inscrições compreende os dias 23 de julho a 22 de agosto de 2012. A taxa de inscrição fica entre R$ 25,00 e R$ 70,00.
Provas:
Todos os candidatos deverão ser submetidos à prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório a se realizarem na data de 21 de outubro de 2012. Nesta mesma data ocorrerá a prova prática para os cargos que exigem. Haverá ainda prova de títulos para os cargos de nível superior.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Romelândia - SC

A Prefeitura de Romelândia, Estado de Santa Catarina, através da empresa Inova Concursos, publicou edital N° 003/2012 de processo seletivo destinado ao provimento de 21 vagas em cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 13.444,75 para carga horária de 20 e 40h semanais.
Cargos
As chances são para os cargos de Monitor, Auxiliar de Serviços Gerais, Professor, Agente Comunitário de Saúde e Médico Clinico Geral.
Inscrições
Será admitida a inscrição somente via internet, no endereço eletrônico http://www.inovaconcursos.com.br/, solicitado até o dia 15 de junho de 2012.
Taxas
Ensino Superior - R$ 50,00;
Ensino Médio - R$ 30,00;
Ensino Fundamental - R$ 20,00.

Provas e Validade
A prova escrita/objetiva será aplicada a todos os candidatos, independente do cargo/função, provavelmente, no dia 24 de junho de 2012, das 8h às 12h, nas dependências da Escola Municipal Milena Schafer, sito a Avenida Iraldo Schreiner snº, centro, Romelândia SC.
O prazo de validade do certame será de 1 ano, contando da publicação de sua homologação, será convocado para que no prazo de 02 dias úteis para que compareça junto ao departamento de Recursos Humanos para assumir a vaga, o seu não comparecimento caracterizará desistência da vaga.

Concurso Prefeitura de Serrana - SP

A Prefeitura de Serrana, Estado de São Paulo, está com concurso público nº. 001/2012 aberto para o preenchimento de 204 vagas de nível fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 6.631,18.
Cargos
Agente de Conservação e Manutenção do Espaço Público, Agente de Controle de Vetores, Agente de Manutenção Escolar, Agente de Serviços de Campo, Atendente de Alunos, Auxiliar Administrativo, Cozinheiro, Mecânico, Motorista, Operador de Máquinas - Caminhões e Viaturas, Operador de Sistema de Água e Esgoto, Padeiro, Pedreiro, Servente de Pedreiro, Agente de Segurança Escolar , Agente de Segurança Escolar, Assistente Administrativo, Assistente Jurídico, Guarda Civil Municipal , Monitor de Creche, Secretário de Educação Básica, Técnico Sanitarista, Técnico em Enfermagem, Técnico em Farmácia, Técnico em Saúde Bucal, Assistente Social, Dentista, Farmacêutico, Psicólogo, Químico, Professor de Educação Básica Matemática, Professor de Educção Física, Professor de Educação Infantil, Professor de Educação Ensino Fundamental, Médico Cardiologista, Médico Clínico Geral, Médico Geriatra, Médico Ginecologista e Obstetra, Médico Infectologista, Médico Pediatra.
Inscrição:
Os interessados deverão se inscrever até o dia 03 de junho de 2012, pela internet, através do site http://www.assessorarte.com.br/.
Para os candidatos que não disponham de internet, os mesmos poderão utilizar as instalações do PAT - Posto de Atendimento ao Trabalhador, situado à Rua São Sebastião, 459, Serrana - SP de segunda a sexta das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00 horas.
As taxas de inscrição são de R$  25,00  (nível fundamental), R$  35,00 ,00 (nível médio) e R$  55,00 ,00 (nível superior).
Prova:
As provas objetivas estão previstas para 16 ou 17 de junho de 2012, sendo que a confirmação oficial sobre a data, horário e local da realização será divulgada oportunamente, após o encerramento das inscrições através do edital de convocação para provas objetivas, a ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura de Serrana, localizada à rua Dr. Tancredo de Almeida Neves n° 176, e divulgados nos sites da Prefeitura  - http://www.serrana.sp.gov.br/, e da empresa Assessorarte - http://www.assessoraete.com.br/.
O gabarito oficial da prova objetiva será divulgado e publicado no site da Prefeitura de Serrana - http://www.serrana.sp.gov.br/ e no site da empresa organizadora - http://www.assessorate.com.br/.
Validade: O presente concurso terá validade de 02 anos, podendo ser prorrogado por igual período a critério da administração municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Santópolis do Aguapeí – SP

A Prefeitura de Santópolis do Aguapeí, Estado de São Paulo, através da empresa CEMAT, publicou edital Nº 01/2012 de concurso público para provimento efetivo de 04 cargos de ajudante de serviços gerais, médico PSF e motorista de níveis fundamental e superior. Os vencimentos variam de R$ 622,00 a R$ 5.894,78 para carga horária de 40h semanais.

As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 30 de maio de 2012, via internet no site da CEMAT (http://www.cematconcurso.com.br/).
Àquelas pessoas que não tiverem acesso particular a rede mundial de computadores (Internet) poderão utilizar o ACESSA SP na Biblioteca Municipal, em horário de expediente, localizado à Rua Kiyoshigue Noguti, nº 275, Centro, na cidade de Santópolis do Aguapeí - SP. As taxas variam de R$ 30,00 para cargos de nível fundamental e R$ 50,00 para nível superior.

As provas serão realizadas na cidade de Santópolis do Aguapeí-SP, na E.M.E.B. Professor Minas Barganian, localizada à Rua Clarindo Rosa Neto, nº 612, centro, na data prevista de 17 de junho de 2012 (domingo), com início às 9:00h.

O concurso público terá validade de 2 anos, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, se o interesse público assim o exigir, nos termos do artigo 75, inciso III, da Lei Orgânica do Município.

Concurso Prefeitura de São João do Ivaí – PR

Acaba de serem divulgados através da empresa Exatus-pr dois editais 019/2012 e 020/2012 do concurso público da prefeitura de São João do Ivaí, Estado do Paraná, que dispõe de diversas vagas no quadro de servidores públicos do respectivo município. Ao todo estão sendo disponibilizadas 29 vagas efetivas mais cadastro de reserva entre os dois editais que são no regime estatutário e celetista, sendo que as vagas do sistema celetista são apenas três, referentes ao edital 020/2012.
Cargos:
Agente Comunitário de Saúde, Médico, Técnico em Enfermagem, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Enfermagem, Auxiliar de Biblioteca, Psicopedagogo, Médico, Contador, Auxiliar Técnico Desportivo, Auxiliar de Serviços Gerais Masculino, Motorista - Distrito de Ubaúna, Motorista - Distrito de Luar, Motorista - Distrito de Santa Luzia, Coveiro, Pedreiro, Pintor, Fonoaudiólogo, Motorista, Nutricionista, Operador de Máquinas, Professor de Educação Física, Secretária, Técnico em Informática, Tratorista, Vigia.
Salários:
Os vencimentos são estipulados de acordo o cargo e oscilam entre as cifras de R$ 622,00 e R$ 2.800,00.
Inscrição:
Os interessados a concorrerem alguma destas vagas podem realizar a inscrição através do endereço eletrônico http://www.exatuspr.com.br/ no período que compreenderá os dias 21 de maio a 04 de junho de 2012. Outra opção para realizar as inscrições é presencialmente na prefeitura do município de São João do Ivaí, Paraná. A taxa de inscrição varia entre R$ 30,00 e R$ 80,00.
Provas:
Os candidatos serão submetidos a provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório, formulada com questões de múltipla escolha a se realizarem em data, local e horário a ser divulgado em data oportuna.
Validade:
A validade do concurso, nos dois editais, será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez.  

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Barra Bonita (SP)

A Prefeitura da Estância Turística de Barra Bonita, Estado de São Paulo, abriu inscrições para concurso público N° 02/2012, destinado a contratação de médico, técnico em saúde IV e agente comunitário de saúde I de níveis médio e superior. O concurso será executado através da empresa Om Consultoria.
Há 20 vagas mais cadastro de reserva com salários variados de R$ 989,38 e R$ 69,71 por hora, mais auxílio-alimentação de R$ 300,00 em carga horária de 20 e 40h semanais.
Os interessados deverão inscrever-se até o dia 27 de maio de 2012, pela internet, através do endereço eletrônico http://www.omconsultoria.com.br/. As taxas variam de R$ 32,00 para cargos de nível médio e R$ 42,00 para nível supperior.
A data, horário e local das provas serão divulgados pela imprensa com, pelo menos, 5 (cinco) dias de antecedência.
O concurso público terá validade de 01 ano, podendo ser prorrogado por até igual período, a critério da Administração Municipal.

Prefeitura de Saltinho - SC abre Processo Seletivo

Encontra-se aberto o período de inscrições do processo seletivo da prefeitura do município de Saltinho, Estado de Santa Catarina, que visa o preenchimento de vagas para cargos de Farmacêutico Bioquímico e Motorista. A organização do processo seletivo é do Instituto de Consultoria em Administração Pública e o certame está sendo regido pelo edital nº 005/2012.
Para participar da seleção será necessário se inscrever exclusivamente pela internet através do endereço eletrônico http://www.icap.ne.br/. O prazo para realização das inscrições compreende os dias 22 de maio a 06 de junho de 2012. A taxa de inscrição será de R$ 80,00 para o cargo de Farmacêutico Bioquímico e de R$ 30,00 para motorista. 
Este processo terá como forma de avaliação e seleção a aplicação de provas objetivas que se realizarão da provável data de 17 de junho de 2012 iniciando às 08h nas instalações do núcleo Escolar Saltinho, Rua Herica Pfeifer, s/n no Município de Saltinho - Santa Catarina.

Prefeitura de São João da Urtiga (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de São João da Urtiga, Estado do Rio Grande do Sul, avisa a todos os interessados que se encontram abertas as inscrições do processo seletivo para preenchimento de 01 vaga de Agente Comunitário de Saúde em nível fundamental, com salário de R$ 871,00 por carga horária de 40h semanais.
O candidato terá até o dia 1º de junho de 2012 para preencher o formulário de inscrição disponível na Secretaria de Administração, localizada na Avenida Professor Zeferino, nº. 991, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e pagar a taxa de R$ 50,00.
As provas de conhecimentos específicos e de conhecimentos gerais serão realizadas provavelmente no dia 13 de junho de 2012, com início às 19:00 horas, tendo como local a Escola Municipal de Ensino Fundamental Luis Biasi, neste Município.
Este processo seletivo terá a validade de até 01 ano, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, mas poderá ser prorrogado por igual período a critério da administração.

Concurso Prefeitura de Sagres - SP

A Prefeitura de Sagres, Estado de São Paulo, através do Instituto Athenas, publicou edital N° 001/2012 de concurso público destinado ao preenchimento de 07 vagas de níveis Fundamental, Médio e Superior. Os salários oferecidos variam entre R$ 700,00 e R$ 1.621,80 em carga horária semanal de 40 horas.
São ofertadas 04 vagas de nível Médio para Agente Municipal de Saúde e Técnico de Informática, 02 vagas de nível Fundamental para Almoxarife e Chefe da Turma, além de 01 vaga para Assistente Social, cargo que exige o Ensino Superior na área e registro no conselho profissional.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 27 de maio de 2012, na Prefeitura Municipal de Sagres, localizada na Rua Vereador José Alexandre de Lima, nº. 427, centro, das 9h às 11h e das 13h às 15h, mediante o pagamento da taxa que varia de R$ 20,00 a R$ 55,00.
As provas objetivas serão aplicadas nos dias, horários e locais a serem oportunamente publicados em Jornal e no mural da sede da Administração Pública Municipal de Sagres.
O concurso terá a validade de 02 anos, contados a partir da data da publicação da homologação oficial do resultado final de cada cargo, podendo inclusive o prazo ser prorrogado por mais dois anos, a critério da administração.

Prefeitura de Aparecida - SP abre processo seletivo

Aberto em Aparecida, no Estado de São Paulo, o processo seletivo nº 001/2012, que servirá para preencher várias vagas no quadro de servidores da administração. A ser realizado pela empresa Consesp, podem participar deste concurso cidadãos de nível fundamental.
Os salários vão até R$ 928,39, mais benefícios adicionais: 20% de insalubridade para carga horária de 200h mensal.
Cargos: Agente Comunitário de Saúde – PSF e Agente de Combate as Endemias.
Inscrições: serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/ até o dia 06 de junho de 2012. A taxa é de R$ 33,00.
Provas: serão realizadas provavelmente no dia 17 de junho de 2012, às 8h, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/ com antecedência mínima de 3 dias.
Gabarito: serão disponibilizados, à partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias úteis.
Validade: será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por 1 ano, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Taquarivaí (SP)

A Prefeitura de Taquarivaí, Estado de São Paulo, cidade de pouco mais de 5,1 mil habitantes, realizará concurso público N° 002/2012 para preenchimento de vagas em seu quadro de funcionários. Ao todo, são ofertadas 16 vagas, mas será formado cadastros de reserva em vários cargos de níveis fundamental, médio e superior.
A organização, aplicação e correção do concurso público serão de responsabilidade da CONSESP - Consultoria em Concursos e Pesquisas Sociais Ltda. Os vencimentos variam de R$ 625,00 a R$ 1.437,50 em jornadas de trabalho variada de 20 e 40h semanais.
Cargos
Nível Alfabetizado: Gari, Guarda e Jardineiro;
Nível Fundamental Incompleto: Motorista e Tratorista;
Nível Fundamental Completo: Agente Comunitário de Saúde;
Nível Médio: Almoxarife, Auxiliar de Biblioteca, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal e Desenhista Projetista;
Nível Superior Incompleto: Auxiliar de Departamento Jurídico;
Nível Superior Completo: Engenheiro Civil, Nutricionista, Professor de Matemática e Psicólogo.
Inscrições e Taxas
As inscrições serão feitas exclusivamente via internet, no site http://www.consesp.com.br/ até o dia 29 de maio de 2012. As taxas variam de R$ 25,00 e 29,00 para cargos de nível fundamental, R$ 36,00 para nível médio e de R$ 40,00 e R$ 50,00 para nível superior.
Provas e Gabaritos
As provas serão realizadas na data prevista de 17 de junho de 2012, em locais a serem divulgados através de Edital próprio que será afixado no local de costume da Prefeitura, através de jornal com circulação no município e através do site http://www.consesp.com.br/, com antecedência mínima de 3 dias. As provas práticas serão realizadas na mesma data em locais e horários a serem informados durante a realização das provas escritas.
O gabarito oficial e a prova objetiva (teste de múltipla escolha) serão disponibilizados a partir das 18h da segunda-feira subsequente à data da aplicação da prova e permanecerão no site pelo prazo de 2 dias.
Validade
A validade do concurso público será de 2 anos, contados da homologação final dos resultados, podendo haver prorrogação por igual período, a critério da Administração.

Concurso Prefeitura de Iapu (MG)

A Prefeitura de Iapu, Estado de Minas Gerais, estará realizando concurso público N° 001/2012 para provimento de 29 cargos, que compõem o quadro de pessoal do efetivo do município. São distribuídas 106 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior, com salários variados de R$ 622,00 a R$ 1.928,00 em carga horária de 25 a 40h semanais.

Cargos
As chances são para os cargos de assistente social, contador, enfermeiro, farmacêutico, psicólogo, supervisor pedagógico, professor de educação básica, agente administrativo, agente de controle ambiental, agente de controle interno, auxiliar de secretaria escolar, fiscal de posturas, fiscal tributário, técnico em contabilidade, técnico em enfermagem e entre outros.

Inscrições e Taxas
As inscrições vão de 17 de julho a 17 de agosto de 2012, pela internet, através do site http://www.rvcon.com.br/. As taxas variam de R$ 30,00 a R$ 145,00 de acordo com o cargo escolhido.

Provas
O concurso terá provas Teórico Objetiva e Práticas e estará sob a coordenação técnico-administrativa da empresa RV Consultoria e Serviços Ltda.

A Prova Objetiva de Múltipla Escolha será realizada no município de Iapu, provavelmente, no dia 28 de outubro de 2012, nos locais e horários a serem divulgados no site http://www.rvcon.com.br/ e quadros de avisos da Prefeitura e Câmara Municipal. O gabarito será publicado na data prevista de 29 de outubro de 2012.

Validade
O prazo de validade do concurso público é de 02 anos, contados a partir da data de publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado uma vez por igual período a critério da Administração Municipal.

Edital / Publicações

Concurso USP 2012

A Vice-Reitoria Executiva de Administração da Universidade de São Paulo divulgou edital Nº. RH 177/2012 de concurso público visando preencher 1 vaga de nível médio para o cargo de técnico de laboratório.
A remuneração é de até R$  3.026,54, para carga horária de 40h semanais.

Inscrição

A inscrição, no valor de R$ 46,00, deverá ser realizada pela internet, até 17 horas do dia 01 de junho de 2012, mediante acesso ao site: www.sistemas.usp.br/marteweb.
Provas e Gabaritos
A prova de múltipla escolha e dissertativa serão realizadas em data, horário e local a serem comunicados oportunamente mediante publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.
O gabarito será divulgado no dia seguinte ao da realização da prova de múltipla escolha através do site: www.usp.br/drh - link: Vagas/Funcionários/Editais em Andamento.
Validade
O concurso público terá validade de 6 meses, a contar da data da publicação do despacho de homologação no Diário Oficial do Estado de São Paulo, podendo, a critério da Universidade de São Paulo, ser prorrogado por igual período.

Concurso Prefeitura de Triunfo - RS

Abertos editais de concurso público N° 006/2012 e processo seletivo N° 007/2012 da Prefeitura de Triunfo, Estado do Rio Grande do Sul, destinados à contratação de profissionais de níveis Fundamental, Médio e Superior. Ao todo são ofertadas 12 vagas na área da Saúde, além de cadastro de reservas.
São 05 vagas para Agente Comunitário de Saúde. Este cargo exige o Ensino Fundamental completo e residência na área de atuação e oferece o salário de R$ 903,81 em carga horária semanal de 40 horas. Para preencher a vaga de Técnico em Raio X e receber a remuneração de R$ 1.486,47 em regime de 24 horas semanais, o candidato deverá ter o Ensino Médio completo com habilitação técnica legal e registro no órgão de classe. As oportunidades que exigem o nível Superior e oferecem o vencimento mensal de R$ 1.983,77 em carga horária semanal de 33 horas são para Fonoaudiólogo, Geólogo e Médico Psiquiatra. Para Médico Comunitário também é exigido o Ensino Superior e registro no conselho profissional, porém o salário é de R$ 2.383,36 em regime de 40 horas semanais.
Às pessoas com deficiência é assegurado 3% das vagas para cada cargo, desde que as atribuições do cargo sejam compatíveis com a deficiência de que são portadoras, de acordo com a Lei Municipal nº 2.156, de 28 de novembro de 2006 e art. 37 inciso VIII da Constituição Federal.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 04 de junho de 2012, pelo site http://www.indexus.com.br/, mediante o preenchimento da ficha de inscrição e pagamento da taxa de R$ 35,00 para disputar funções de nível Fundamental, de R$ 61,33 para Médio e de R$ 87,62 para Superior.
Para os candidatos que não possuem acesso a internet será disponibilizado posto de atendimento que fica na Rua Luiz Barreto, nº. 453, sala 01, centro, Triunfo, de segunda à sexta feira, das 8h30 às 12h30.
As provas serão realizadas no Município de Triunfo, em data, horário e local a serem divulgados, no Mural da Prefeitura Municipal de Triunfo, Rua XV de Novembro, 15, em Triunfo/RS e na internet, nos sites: http://www.indexus.com.br/ e http://www.triunfo.rs.gov.br/, em caráter meramente informativo.
Tanto o processo seletivo quanto o concurso público terão a validade de 02 anos, mas poderão ser prorrogados por igual período a critério da administração.

Portugal: Sarampo: Vacina para viajar a Londres

Os portugueses que se deslocam a Londres, no Reino Unido, nomeadamente para assistirem aos Jogos Olímpicos e aos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 devem vacinar-se contra o sarampo, recomendou, em comunicado, a Direcção-Geral de Saúde (DGS).

A nota da DGS recomenda que, preferencialmente, quatro a seis semanas antes da viagem as pessoas que tiverem 18 anos de idade ou menos e vacinas do Programa Nacional de Vacinação em atraso devem dirigir-se ao centro de saúde para actualizar (gratuitamente) o plano de vacinas.

Caso o viajante tenha mais de 18 anos de idade, para além da eventual actualização do PNV, se não estiver vacinado contra o sarampo, nem tiver tido a doença, deve vacinar-se com, pelo menos, uma dose de vacina contra o sarampo, gratuitamente, no centro de saúde.

Segundo o comunicado, "o sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, que se transmite apenas 'pessoa-a-pessoa'".

A mesma nota refere que na maioria dos países europeus, incluindo a Inglaterra, têm ocorrido surtos nos últimos anos, registando-se mais de 34 mil casos, nove mortos e sete mil internamentos hospitalares em 2011.

"Durante eventos internacionais, como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2012, existe um risco elevado de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas em fase de contágio", assinala o texto.

Os Jogos Olímpicos de Londres 2012 decorrem entre 27 de Julho e 12 de Agosto, enquanto os Jogos Paralímpicos de Londres 2012 terão lugar de 29 de Agosto a 9 de Setembro.

No início do mês a DGS já tinha emitido o mesmo aviso para todos os portugueses que desejem assistir ao campeonato da Europa de Futebol, na Ucrânia e na Polónia, que se realiza entre 8 de Junho e 1 de Julho.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Doentes mentais crónicos sem médicos

A Direcção da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental alerta para a importância da criação de uma rede de cuidados continuados para os doentes mentais crónicos, que necessitam de estruturas e locais adequados ao seu tratamento e que estão a ser enviados para casas sociais sem o devido acompanhamento médico, psicológico e de reabilitação.

A sociedade manifesta a sua preocupação pela escassa implementação do plano nacional de saúde mental e, por isso reclama uma urgente avaliação da sua execução.

Muitas das intenções manifestadas no documento nunca foram aplicadas na prática, facto que preocupa os médicos psiquiatras.

Para os profissionais que integram a sociedade, o plano encontra-se desadequado à realidade actual do país, uma vez que ocorreram muitas mutações a nível político, económico e social, levando-os a defender a criação de um novo plano, adequado à realidade e elaborado com ampla colaboração de técnicos especializados e com experiência na área.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Governo lembra "epidemia séria" de sida face à redução do apoio externo

Conselho de Combate à sida de Moçambique alertou para "uma maior atenção" na luta contra o flagelo face à redução drástica da ajuda externa ao país, que tem pela "frente uma epidemia séria, de grande dimensão".

Desde 2009, os parceiros internacionais baixaram de 2,5 milhões de euros para 825 mil euros o apoio ao Conselho de Combate à sida de Moçambique, apesar de alguns contribuições de larga escala serem direcionadas para o Ministério da Saúde visando atender, essencialmente, aspetos clínicos de tratamento.

Em entrevista à Lusa, a secretária executiva do Conselho Nacional de Combate à Sida (CNCS) de Moçambique, Joana Mangueira, assinalou o impacto das ajudas ao país, onde a sida continua a ser um dos problemas de saúde pública mais sérios. "Estamos conscientes de que, apesar de não haver fundos da comunidade internacional, temos à nossa frente uma epidemia séria, de grande dimensão, uma epidemia que tem uma taxa de prevalência de 11,5 por cento e que continua a ser alimentada, diariamente, por cerca de 450 novas infeções", disse.

Fonte Destak

Portugal: Avastin: Falta de ensaios impede pedido de autorização para uso oftalmológico - Roche

A Roche esclareceu  que não solicitou Autorização de Introdução no Mercado (AIM) do Avastin para uso oftalmológico porque esta pressupõe ensaios clínicos que não foram feitos e desaconselhou o uso deste fármaco além das suas indicações oncológicas.

Tavares de Castro, oncologista e diretor de assuntos corporativos da Roche, reagiu desta forma à afirmação do bastonário da Ordem dos Médicos que hoje disse que só os interesses comerciais das farmacêuticas justificam que o medicamento Avastin continue sem aprovação para uso oftalmológico.

"Não tem aprovação porque o laboratório não quer submeter [o Avastin] a essa aprovação, por uma questão de interesse comercial, prefere vender o medicamento mais caro do que vender o mais barato", declarou à Lusa José Manuel Silva, bastonário da Ordem dos Médicos.

Fonte Destak