Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 29 de maio de 2012

“Escassez de profissionais no mercado de TI é lenda”

Para Ricardo Menezes, da Dell, as fusões e aquisições do setor estão impulsionando um maior nível de profissionalização das empresas

Em 2009, a fabricante Dell colocou em prática o plano de atuar mais fortemente nos mercados de saúde e educação no Brasil. A exemplo do trabalho que já fazia ao redor do mundo, a companhia aproveitou a deixa da aquisição da provedora de serviços de Perot Systems para encampar o desafio de fornecer serviços e infraestrutura para empresas nestas verticais.

A importância desta nova visão de negócios é que ao invés de se aproximar do cliente na intenção de vender um novo servidor, a empresa passou a olhar como ela poderia melhorar a farmácia daquele hospital.

Indicada pela segunda vez consecutiva para o Top Hospitalar, juntamente com a Teiko e IBM, a Dell olhou para a possibilidade de preencher uma lacuna no atendimento do mercado de saúde. A entrada neste setor da empresa, que este ano levou o prêmio da categoria Indústria de TI/serviços, coincide com a guinada das empresas em direção a uma maior profissionalização.

“É um passo necessário, obrigatório e impossível de não ser dado”, afirma Ricardo Menezes, diretor de Vendas para Saúde da companhia. “Ninguém imagina hoje, no Brasil, que está à frente de alguns países de primeiro mundo, o mercado financeiro sem a sofisticação que para nós é lugar comum. Então este histórico do mercado financeiro vai acontecer no segmento de saúde, mas vai levar 5 anos, ao invés de demorar os 40 anos que levou o mercado financeiro, porque obviamente a dinâmica de hoje é muito diferente da década de 1960 e 1970.”

O fato é que as fusões e aquisições do setor estão impulsionando um maior nível de profissionalização das empresas. O que não aconteceria se os grupos continuassem sendo grupos familiares.

Menezes chama de lenda a ideia da escassez de profissionais no mercado. O executivo afirma que em relação a tecnologia e consultoria para saúde, o Brasil já tem boas amostragens de profissionais de alto nível. “Por exemplo, nós contratamos recentemente pessoas que tinham 10 anos no assunto”, afirma o executivo.

Se para a Dell o Brasil representa um grande mercado potencial, para a concorrente IBM, não é menos. A empresa divulgou no último balanço que o crescimento obtido nos países dos Brics foi maior do que nas demais regiões em crescimento, onde anualmente registrou-se avanço de 7%, contra 10% na região formada por Brasil, Rússia, Índia e China.

Adicionalmente, a companhia norteamericana registrou globalmente uma receita de US$ 10,5 bilhões apenas com a área de serviços de tecnologia.

A outra indicada, a Teiko, provedora de soluções em TI, destacou no ano passado com a modernização do ambiente de TI do Hospital Santa Catarina, com o projeto “Alta Disponibilidade II”, cujo resultado apresentou ganho de 50% a 90% em tempo de execução das operações.

A visão do executivo da Dell a respeito da necessidade de investimentos que este mercado demanda aponta para outro fator crítico: a maior exigência do cliente dos hospitais. “O cliente final não aceita ser tratado de uma forma pouco sofisticada”, completa Menezes.

Fonte SaudeWeb

Nestlé busca consolidar-se na área hospitalar

Com a Nestlé Health Science, companhia aposta em produtos para nutrição clínica

Conhecida mundialmente no setor de alimentação, em 2011, a Nestlé deu mais um passo e abriu a Nestlé Health Science, com intuito de desenvolver também a área de nutrição clínica. E é neste segmento que a multinacional foi reconhecida e conquistou o troféu Top Hospitalar 2011, na categoria Nutrição Clínica – alimentação enteral. Com a multinacional também concorreram ao troféu a Support (Danone) e a Abbott.

Em nota enviada à redação, a empresa afirma que, segundo o CEO da multinacional, Paul Bulcke, a criação da Nestlé Health Science S.A. proporcionará à empresa uma função de liderança em uma indústria inteiramente nova, enquanto permitirá manter o foco necessário nos negócios fundamentais de alimentos, bebidas e nutrição”.

No ano de 2011, a empresa também alinhou sua estratégia à tendência de envelhecimento populacional e colocou no mercado um suplemento alimentar desenvolvido para esse público.

De acordo com o diretor da Nestlé Healthcare Nutrition, Marco Hidalgo, o plano para os próximos anos é consolidação na área hospitalar. “O desafio da área é estreitar ainda mais sua relação com os hospitais e profissionais de saúde, além de reforçar seu compromisso de melhorar o status nutricional da população com soluções inovadoras que contribuam cada vez mais para a recuperação dos pacientes”, afirmou.

Fonte SaudeWeb

7 passos para uma gestão profissionalizada

Especialista fala sobre o perigo de falsas OSs e OSCIPs, que visam exclusivamente abocanhar uma fatia de “novos negócios na saúde pública”

Por José Cleber do Nascimento Costa*

Este País parece mesmo destinado à prosperidade. Possui 48% da área de toda a América do Sul e tem 50,3% da população dessa região (mais de 190 milhões de brasileiros). Como se ainda não bastasse, tem 54,7% do PIB sul-americano. Só o Estado de São Paulo tem um PIB maior do que o argentino, e o do Rio de Janeiro é maior do que o do Chile. Nosso Brasil, definitivamente, cresce a passos largos.

Mas é ingenuidade pensar que todos os atores da saúde agem com as melhores intenções assistenciais, sem pensar em receitas, despesas, custos, lucros e sustentabilidade. Logo, o papel da administração profissional é cada vez mais imprescindível às organizações hospitalares. As técnicas de gestão de risco, acreditação, logística, cadeia de suprimentos, finanças, planejamento, entre outras, exigem que o hospital privado ou público, de qualquer esfera, esteja atualizado sobre todos esses temas.

Assim, seus gestores precisam se preocupar com uma administração moderna; conhecer o mercado e suas assimetrias; relacionar-se com as pessoas e com os profissionais envolvidos na prestação de serviços; procurar fontes de financiamento; saber o ambiente jurídico que as envolve, os sistemas de informações, as estatísticas setoriais, as técnicas de negociação e tantos outros aspectos, relevantes na direção de um hospital.

Hoje as PPPs – Parcerias Público-Privadas, na área de saúde, viraram linguagem comum no nosso meio. Tudo isso com um único objetivo: gerenciamento racional com qualidade, capacidade de investimentos, profissionalização, metas, controles, inclusive social, gerando sustentabilidade e perpetuidade.

Existem entidades sérias, tanto privadas como sem fins lucrativos, que estão interessadas em participar desses contratos, em função do lucro justo ou para cumprir suas funções estatutárias e sociais – e o fazem muito bem! Por outro lado, parece existir um verdadeiro berçário de falsas Organizações Sociais (OSs) e/ou Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs), as quais produzem e registram estatutos, com diretores e artigos duvidosos e, que se cadastram em órgãos legais, visando exclusivamente abocanhar uma fatia de “novos negócios na saúde pública”, sem a preocupação real com a gestão profissional. Tais entidades podem representar um perigo real ao gestor público mas, sobretudo, geram sérios danos à sociedade em geral.

Também existem prestadores de serviços de infraestrutura hospitalar – das áreas de esterilização, coleta de resíduos sólidos, higienização, segurança, nutrição, lavanderia, manutenção predial e de equipamentos, engenharia clínica, entre outros – que estão se organizando em consórcios, com objetivo de tomar para si esses contratos e prestar seus serviços.

As lideranças políticas e os gestores terceirizados também precisam observar princípios, que garantam uma assistência adequada e uma evolução na qualidade de vida daquelas pessoas que buscam esse atendimento. Essa nova forma de a sociedade acessar os serviços de saúde é pluralista de pensamentos, mas precisa agir com gestão profissional. Para isso, fundamentalmente, é necessário:


1. Estudar orçamentos e planilhas financeiras em bases realistas, inclusive, provisionando os valores de rupturas de contratos;

2. Fazer uma excelente gestão de pessoas, na qual se garanta que no quadro existam profissionais com comprovada habilitação e experiência;

3. Estabelecer um programa de qualidade que assegure uma assistência digna aos cidadãos e um sistema de informações gerenciais, assistenciais e epidemiológicas;

4. Ter metas e prazos claros, com auditorias permanentes, visando evitar desvios e obter o perfeito alcance dos resultados;

5. Minimizar os riscos de desequilíbrio econômico-financeiro do contrato, com ajustes adequados e reajustes – tudo na forma da legislação vigente;

6. Criar uma operação eficiente e eficaz, que dê suporte aos atos médicos, de enfermeiros e dos demais profissionais de saúde;

7. Manter um plano diretor de obras que se coadune a um plano diretor de medicina.

Desta forma, as oportunidades para gestores profissionais de saúde e consultores especializados são cada vez melhores. A maior demanda dos hospitais tem sido por profissionais que auxiliem no diagnóstico institucional, na formulação de soluções eficientes e na operação/execução dessas diretrizes.

Por fim, somente gestores especializados em administração hospitalar, associados a equipes multidisciplinares formadas por engenheiros, arquitetos, médicos e demais profissionais, poderão dar uma resposta eficaz às demandas atuais das nossas instituições de saúde, uma vez que vivemos este momento único de prosperidade!

José Cleber do Nascimento Costa é administrador hospitalar, com mestrado pela Universidade Mackenzie, MBA pela FIA-USP, membro da Academia Brasileira de Administração Hospitalar, vice-presidente de Gestão Administrativa da ABDEH – Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (www.abdeh.org.br) e atual diretor geral do INDSH – Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (www.indsh.org.br).

Fonte SaudeWeb

Santa Casa BH inaugura 34 leitos de enfermaria

As novas instalações fazem parte do Projeto Mil Leitos SUS e estão localizadas na Ala C do 8° e do 9° andar do Hospital Central

Na última sexta-feira, a Santa Casa de BH inaugurou 34 leitos de enfermaria destinados ao atendimento de pacientes da rede pública de saúde. As novas instalações fazem parte do Projeto Mil Leitos SUS e estão localizadas na Ala C do 8° e do 9° andar do Hospital Central.

Segundo o provedor da Santa Casa BH, Saulo Levindo Coelho, cerca de 40% do atendimento da instituição é destinado a pacientes de outros municipios. O executivo ressalta que na última sexta-feira, a entidade completou 113 anos. E afirma que um dos objetivos da instituição é levar assistência humanizada às pessoas que só podem contar com o sistema público de saúde.

Com a abertura das duas novas unidades, a Santa Casa BH passa a contar com 1.088 leitos para atender pacientes do SUS, sendo 140 de CTI e 948 de enfermaria.

Mil Leitos SUS
O Projeto Mil Leitos SUS foi criado pelo Grupo Santa Casa BH, em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte e o Ministério da Saúde, e tem como objetivo transformar o Hospital Central em unidade 100% SUS. Para isso, estão sendo realizadas obras de adequação das enfermarias com instalações confortáveis e modernas. Também está previsto a aquisição de equipamentos que irão situar Belo Horizonte como uma das capitais com a melhor resolutividade no atendimento ao paciente do Sistema Único de Saúde. Ao todo, serão investidos mais de R$ 47 milhões no projeto.

Responsável por uma média de 2.500 internações/mês de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS.

Fonte SaudeWeb

Remédios antigos: Chophytol drágeas e solução oral

 

     
                                                      

Energia Elétrica: imprescindível para a manutenção de um hospital

Conheça estratégia da Stemac no atendimento de rede hospitalar

Imprescindível para a manutenção das atividades em um hospital, a energia elétrica é um insumo que exige muitos cuidados para que não haja intermitência em seu fornecimento. Por isso, as unidades de saúde necessitam de uma infraestrutura de geradores capaz de atender suas necessidades de abastecimento. A Stemac, vencedora da categoria infraestrutura de energia do prêmio Top Hospitalar 2011, possui em sua linha de produtos, equipamentos que atendem a toda rede hospitalar, adequando-se a demanda de energia instalada através de geradores acionados a diesel e a gás.

Segundo a empresa, todos os projetos são customizados e adequados às exigências dos projetistas. Cerca de 100 engenheiros da empresa são dedicados ao dimensionamento do grupo gerador e análise conjunta do local de instalação, levando em consideração as leis ambientais e atendendo as exigências governamentais referente às emissões de poluentes.

A empresa, que possui 38 filiais distribuídas no Brasil e 3 mil colaboradores, considera de extrema importância e como um dos diferenciais de seu negócio, a prévia avaliação de falhas e monitorização das usinas a distância. “A robótica, a modernização dos centros cirúrgicos, a precisão dos instrumentos e seu uso freqüente, exigem energia elétrica contínua”, disse a empresa em nota enviada à redação.

Além de hospitais, a empresa também atende a laboratórios e a indústria farmacêutica. “O setor de saúde representa um percentual importante dentro da produção da Stemac, onde, nos últimos anos ampliou-se nossa atuação em prestação de serviço direta ou indiretamente a área”, completa a nota.

A Sotreq, também finalista na categoria, tem o segmento de missão crítica, que compreende o setor de energia ininterrupta, como um dos mais importantes dentro da divisão de energia. A empresa procura focar nos grandes complexos hospitalares de alto padrão como alvo.

De acordo com o diretor da unidade de negócios da empresa, Marcelo Braz, 2011 não foi um ano muito forte em termos de negócios. “Acompanhamos os grandes projetos que têm ciclos de 2 a 3 anos e acreditamos que neste ano eles devam ser contratados”, explica ele, que completa dizendo que a participação dos hospitais no faturamento da divisão é bastante flutuante.

Segundo o executivo, uma tendência do mercado para os novos empreendimentos hospitalares de alto padrão é trabalhar com grupos geradores para alimentarem as cargas durante os horários de pico (17h às 20h), quando a energia paga à concessionária é consideravelmente mais cara que em outros horários. “É muito interessante verificar a economia de energia que se pode obter com a implantação desses sistemas. Existe muito benefício quando o cliente está conectado em uma tensão mais baixa”, avalia Braz.

Fonte SaudeWeb

Agência fixa novos critérios para estudos bioanalíticos

Empresas terão até o dia 1º de dezembro de 2012 para se adaptar ao que dispõe a RDC 27/ 2012

A Anvisa publicou, na última terça-feira (22), a Resolução RDC 27/ 2012, que estabelece os requisitos mínimos para a validação de métodos bioanalíticos em estudos para obter o registro dos medicamentos na Agência e para a fase de pós registro. Os métodos bioanalíticos são aqueles que utilizam materiais biológicos como, por exemplo, sangue e plasma. A resolução foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

As empresas terão até o dia 1º de dezembro de 2012 para se adaptar ao que dispõe a RDC 27/ 2012. A nova norma substituirá parte da Resolução RE 899, de 2003, relativa aos métodos bioanalíticos.

Até 1º de dezembro, as indústrias farmacêuticas poderão optar por protocolar a documentação na Anvisa ainda de acordo com a norma antiga ou já como previsto na RDC 27/2012. Depois da data limite, a Anvisa aceitará apenas os estudos bioanalíticos que cumprirem os requisitos da nova norma.

Fonte SaudeWeb

Estimule seu bebê ainda na barriga

Ele não precisa viver isolado do mundo e isso só depende de você!

O espaço quentinho e protegido na sua barriga não é um mundo isolado. Mesmo antes de nascer, o bebê pode sentir e escutar o que se passa com a mãe. Melhor do que saber que suas conversas com ele são ouvidas é que esses momentos dedicados a seu filho se refletem no desenvolvimento dele e, acredite, até no comportamento que terá no futuro.

Falar, acariciar a barriga, cantar e ouvir música são gestos percebidos pelos bebês ainda no útero. Esses momentos passam ao pequenino a sensação de tranqüilidade e segurança, e ajudam a estabelecer um vínculo ainda mais próximo com a mãe e o mundo que a cerca. Só isso já seria o bastante para dar toda a atenção para a barriga.

Mas tem mais. Estudos internacionais mostram que ouvir música clássica durante a gestação colabora no desenvolvimento do cérebro do baby é o chamado efeito Mozart.

Outra: o bebê estimulado desde a barriga com carinho, música e conversas tem uma capacidade maior de aprender na infância, e seu comportamento social é mais adequado", conta a terapeuta Mônica Lemos, da Universidade de Brasília.

E nem é preciso esperar ele nascer para notar os benefícios dessa atenção. Ainda na barriga, o bebê responde à mãe de uma forma muito especial , conta Mônica. "Os batimentos cardíacos ficam mais calmos, ele se movimenta, pisca e faz o movimento de sucção como se estivesse mamando quando a mãe canta, por exemplo", diz ela. Não há prazo certo para começar. Por volta da 16ª semana de vida o ouvido do feto já está formado, e ele pode escutar o que se passa lá fora.

Sabe aquela história de que a música que a mãe ouvia na gravidez é o único calmante para o recém-nascido chorão? É verdade, especialmente depois dos seis meses de gestação, quando a memória implícita já está formada no pequenino.

É esta parte do cérebro que, no futuro, dará a sensação de que aquilo já foi sentido antes. Quando estava grávida de Miguel, a atriz Nívea Stelmann aproveitava todos os momentos de tranqüilidade para estimular o bebê. Tomava longos banhos de espuma para acariciar a barriga e falar com ele, conta.

Na época, Nívea interpretava a vilã Graça, na novela global Chocolate com Pimenta. Preocupada com o impacto das cenas, ela explicava para o bebê o que estava acontecendo. Dizia para meu filho que aquilo era uma brincadeira, que a mamãe é atriz e as falas na gravação não eram o que eu pensava de verdade, lembra.

O esforço de Nívea para passar boas emoções ao bebê tem fundamento científico. Se a mãe está relaxada, o feto percebe isso e relaxa também. Se a mãe está tensa ele também é capaz de sentir e responde com tensão, diz a terapeuta Mônica. Portanto, não subestime o poder desse contato e aproveite para curtir o bebê desde já.

Fonte Minha Vida

Endometriose: doença silenciosa afeta 6 milhões de brasileiras

Cólicas frequentes podem ser um dos sintomas do problema

Ter cólicas menstruais é normal para boa parte das mulheres. Mas, quando as dores são muito fortes - do tipo que deixam a pessoa prostrada, sem condições de fazer nada -, pode ser um sinal da endometriose. A doença se caracteriza quando o tecido que recobre a camada interna do útero (o endométrio) cresce também fora do útero, podendo acometer ovários, trompas, bexiga, intestino e outras áreas próximas - até os pulmões.

O endométrio existe para que a mulher possa engravidar. Ele cresce todo mês durante o ciclo menstrual, com o objetivo de receber uma gravidez. Caso ela não aconteça, ele descama e é eliminado, normalmente, durante o período menstrual.

Trata-se de uma doença que pode ocorrer em qualquer momento da fase fértil - ou seja, entre os 15 e os 45 anos, em média. No Brasil, estima-se que cerca de 6 milhões de mulheres sofram com o problema.

Adolescente já pode ter o problema
A doença se manifesta na adolescência. Segundo estimativas fornecidas pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), 70% das adolescentes com dores crônicas causadas pela menstruação e que não respondem a tratamentos medicamentosos podem estar com endometriose. A porcentagem é alarmante, mais ainda quando se sabe que, apesar de os sintomas se manifestarem cedo, o despreparo das meninas e dos médicos pode fazer com que o diagnóstico ocorra tardiamente.

É por isso que a maioria das mulheres só vai descobrir a doença na fase adulta, quando tenta engravidar e não consegue. Na investigação feita por meio de exames, ela descobre que já tinha endometriose e conviveu com ela por muito tempo. Muitas vezes, pensava que era apenas uma cólica menstrual, e tratou essa cólica com paliativos, mas a doença permaneceu atuante.

Portanto, é de fundamental importância que as adolescentes tenham o hábito de se consultar rotineiramente com a sua ginecologista. Nas consultas, com base no relato da menina, a médica tem condições de começar a elaborar o diagnóstico e, com isso, iniciar o tratamento da doença - sem falar que, de maneira geral, é muito importante que a adolescente vá ao consultório ginecológico para esclarecer dúvidas, mesmo que ainda seja virgem.

Um estudo americano aponta que, entre 12% e 31% de mulheres submetidas a laparoscopia para determinar causa de dor pélvica têm endometriose. Outro dado mostra que de 25% a 38% das adolescentes com dor pélvica crônica parecem ter a doença. E 2/3 da mulheres adultas começam a apresentar sintomas antes dos 20 anos de idade.

Causas não são conhecidas
A teoria mais comum, e aceita, para explicar as causas da endometriose é a da menstruação retrógrada, em que o fluxo volta pelas trompas e gruda em outros lugares da cavidade abdominal. Porém, essa teoria não explica tudo, e existem outras teorias acerca das causas da endometriose.

Sobre a menstruação retrógrada, ela está presente em mulheres com ou sem endometriose, em igual porcentagem. Portanto, não é a menstruação retrógrada, sozinha, a causadora da doença. Isso envolve outros fatores, como a predisposição genética e imunológica.

Maioria das mulheres é assintomática
Das mulheres que apresentam sintomas, o mais comum é a dor na região pélvica. Pode haver também dor nas relações sexuais, cólicas menstruais intensas, sangramento menstrual pelos diversos focos de endometriose (fezes, urina, tosse com sangue etc.), infertilidade e cistos de ovário.

Um estudo brasileiro apresentado no Congresso Mundial de Endometriose, em 2008, apontou que o período entre o início dos sintomas, o diagnóstico da doença e o tratamento é de aproximadamente oito anos. Quando a queixa de dor começa no início da adolescência, esse intervalo aumenta para 12 anos.

Diagnóstico se baseia em sintomas e exames
A endometriose é identificada quando se nota que as células do endométrio estão fora da cavidade uterina. O diagnóstico é feito com base nos sintomas da paciente. Alguns exames podem ser solicitados, como ultra-som pélvico, ressonância magnética e videolaparoscopia (para biópsia).

Não havendo sintomas, o problema pode ser descoberto aleatoriamente, durante uma visitas de rotina à ginecologista ou mediante a realização de exames para identificar outros problemas.

Tratamento envolve bloqueio da menstruação
O tratamento vai depender do grau da doença e dos órgãos acometidos, mas se baseia no bloqueio da menstruação. Isso é feito por meio de medicação (anticoncepcional). Assim, a mulher não correrá mais o risco de ter a menstruação retrógrada, e com isso voltar a desenvolver a endometriose.

Mas é importante dizer que o acompanhamento da paciente será sempre individualizado. A ginecologista deverá pedir exames complementares e realizar outras ações - por exemplo, se a mulher tiver um cisto, ele terá de ser retirado.

O tratamento pode envolver ainda a retirada completa do útero - a última tentativa é retirá-lo, juntamente com os ovários. Isso só feito, porém, quando o tratamento clínico e/ou o cirúrgico conservador (retirada apenas das aderências causadas pela doença) é falho.

A melhor maneira de bloquear a menstruação é engravidar, pois, durante toda a gestação, a mulher não menstrua, e isso é um ótimo tratamento para a endometriose. Após a gravidez, a doença é, geralmente, controlada.

Há indícios de que a acupuntura tenha efeitos benéficos no tratamento e controle da doença. Praticar exercícios e manter uma alimentação e hábitos saudáveis são sempre recomendáveis para se evitar a endometriose e outros problemas que comprometem a qualidade de vida da mulher.

Fonte Minha Vida

Bebês gigantes podem ter problemas de saúde

Apesar de grandes e fofos, eles podem sofrer até com diabetes

Bebês gigantes são grandes, fofos e fortes, mas toda essa vitalidade pode ser ameaçada por algumas doenças causadas pelo excesso de peso.

A mãe e o bebê podem sofrer de diabetes gestacional e outros problemas.

O feto fica com uma quantidade extra de açúcar — e por isso fica grande.

Mas há varios problemas, como um subdesenvolvimento dos órgãos, inclusive do pulmão.

Existe ainda a predisposição a problemas cardíacos. Veja a reportagem e fique por dentro do assunto:


Fonte R7

Sete descobertas da ciência para reforçar a saúde feminina

Soluções simples para reverter as doenças mais comuns entre as mulheres

As mudanças no estilo de vida feminino, uma eterna disputa entre o desenvolvimento profissional e os cuidados com a família, não trouxeram somente mais autonomia. Doenças que antes eram consideradas tipicamente masculinas agora passam a preocupar também as mulheres, como é o caso do infarto e da insuficiência cardíaca.

"Poucas horas de sono, alimentação inadequada e sedentarismo são só algumas das imprudências que causaram o aumento desses problemas", afirma o geriatra Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Somados às alterações hormonais, capazes de dar um nó na saúde e no metabolismo feminino, os maus hábitos formam um cenário ameaçador, que exige atenção. Sorte que a Ciência está ao seu lado e não para de oferecer descobertas que se traduzem em mais qualidade de vida.


1.Prevenindo a osteoporose
A diminuição do estrogênio, típica da menopausa, causa uma perda óssea importante. Dados divulgados pela International Osteoporosis Foundation (IOF) indicam que cerca de 20% das mulheres com mais de 50 anos têm osteoporose e 15% sofrem uma fratura vertebral, decorrente da osteoporose. Mas a maioria delas nem desconfia disso, já que esse problema só causa dor em um terço dos casos.

O mais adequado é prevenir a doença. "Tomar quinze minutos de sol três vezes por semana, manter uma dieta rica em vitaminas e minerais, além da prática regular de atividade física são boas medidas preventivas", afirma o ginecologista Raul Nakano, da clínica de fertilidade Ferticlin. A musculação é uma das melhores atividades para prevenir a osteoporose, desde que realizada com supervisão profissional. Um estudo realizado pela Northwestern University, nos Estados Unidos, mostra que esse tipo de exercício traz o aumento na densidade óssea da coluna e do quadril, áreas mais comumente afetadas pela osteoporose nas mulheres.

2. Sintomas da menopausa
Ondas de calor, alterações do sono e do humor, suores noturnos e diminuição do desejo sexual são sintomas relatados por cerca de 70% das mulheres que chegam à menopausa. Mas, além da reposição hormonal, existem outros métodos para combater os problemas.

Um amplo estudo, da Universidade de Delaware, nos Estado Unidos, indica que comer duas porções de soja por dia pode reduzir a frequência e a severidade das ondas de calor comuns do período em até 26%. Os resultados, publicados no periódico Menopause: The Journal of the North American Menopause Association, envolveram mais de 1.200 mulheres ao todo.

De acordo com outro estudo do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, o alimento à base de soja produz efeitos semelhantes à terapia hormonal, comumente aplicada em mulheres que passam pelo climatério. A dieta foi capaz de reduzir as típicas ondas de calor em até 65,4% e problemas musculares e articulares em 40%, além de diminuir a secura vaginal. Raul Nakano explica que a ação da soja se deve à presença de isoflavonas, mas o mecanismo de ação dessas substâncias ainda não está totalmente esclarecido.

3. Reposição hormonal
A progesterona usada na reposição hormonal tem função protetora contra o câncer de endométrio (o estrogênio, também usado na reposição, faz essa camada se espessar). Mas, por outro lado, a progesterona pode desencadear tumores nas mamas. Um estudo realizado pelo National Institute of Health (EUA) revelou que pacientes de reposição hormonal combinada (progesterona e estrogênio) tinham maiores chances de desenvolver câncer de mama. Apesar das limitações desse estudo, que usou uma dose muito alta de hormônios para análise, o resultado foi aceito pela comunidade médica. Já o uso do estrogênio isoladamente (feito em mulheres que retiraram o útero) não apresenta esse risco.

Não é de hoje que se discutem os riscos e benefícios da reposição hormonal. O ginecologista Raul explica que as vantagens na atenuação dos sintomas (calores, sudorese, estresse) são consenso. Mas os riscos do tratamento ainda deixam as mulheres com medo de optar pelos hormônios.

4. Trabalho e estresse
Um estudo feito pelo National Heart, Lung and Blood Institute, nos Estados Unidos, e apresentado no encontro anual da American Heart Association, em Chicago, avaliou 17.415 mulheres e descobriu que aquelas que ficavam estressadas no trabalho tinham um risco 40% maior de ter um ataque cardíaco. Nacionalmente, um levantamento realizado pela seguradora Sulamérica mostra que a rotina das brasileiras também é marcada pelo estresse e, em consequência, pelo aumento de doenças cardiovasculares. "Diminuir as obrigações femininas é quase impossível, mas dá para mexer na rotina e melhorar a alimentação, além de fazer exercícios para manter a saúde em dia", afirma o geriatra Paulo Camiz.

5. Doenças Cardíacas
Uma pesquisa da American Heart Association, indica que cerca de 500 mil mulheres morrem todos os anos nos Estados Unidos por doenças do coração, superando o número de homens mortos pela mesma causa. Até o início dos anos 80, eles eram a maioria, mas passaram a se prevenir e se tratar mais. O número de mortes após um primeiro infarto é de 38% para as mulheres, contra 25% para os homens. As mortes súbitas, sem sintomas, por doenças do coração também ocorrem mais em mulheres (65%) do que em homens (50%).

O geriatra Paulo Camiz explica que a rotina atribulada deixa menos tempo para as mulheres cuidarem da saúde. Redução das horas de lazer, da prática de atividade física e também das horas de sono são algumas das mudanças mais destacadas. "Paralelamente a isso, notamos que os médicos não dão tanto crédito a queixas cardiovasculares quando elas partem das mulheres", afirma o especialista. Os resultados não poderiam ser mais desastrosos. O especialista recomenda atenção no trato à saúde, dedicando-se ao trabalho sem esquecer-se da saúde e do bem-estar.

6. Sedentarismo
Os homens brasileiros são mais ativos que as mulheres: 39,6% se exercitam regularmente, contra uma frequência de 22,4% entre elas. Os dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada pelo Ministério da Saúde. Outra recente pesquisa intitulada "Os Pés dos Brasileiros", feita com 26.339 pessoas, mostrou que as mulheres brasileiras são mais sedentárias que os homens. O estudo encontrou que 57,6% dos homens e apenas 38,8% das mulheres praticam algum tipo de esporte. Paulo Camiz explica que o sedentarismo é, atualmente, considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde e deve ser tratado como tal. "Ele é um dos principais causadores de outras doenças, como a obesidade e o diabetes" A dica é praticar ao menos 30 minutos de atividade física três vezes por semana para combater o sedentarismo e se proteger desse mal.

7. Prevenção do câncer de mama
Um estudo publicado no periódico Radiology constata que a mamografia reduz significantemente a mortalidade por câncer de mama. Chamado Swedish Two-County Trial of mammographic screening, ele foi o primeiro teste que utiliza apenas a mamografia para rastrear diminuições nas mortes por câncer de mama. O exame é um dos mais importantes para a saúde da mulher, mas, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) 31% das mulheres não fazem a mamografia com a periodicidade necessária. Outra pesquisa, realizada pela HealthStat Consulting, dos Estados Unidos, aponta que mulheres diagnosticadas com câncer a partir de um exame de mamografia costumam ter tratamento mais simples, menos chance de reincidência do problema e menor índice de mortalidade em comparação a mulheres que descobriram a doença por outros métodos de detecção.

O ginecologista Raul conta que a idade ideal de início do exame ainda é motivo de controvérsia dentro da comunidade médica. O consenso é que se deve realizar o exame de mamografia entre os 50 e 69 anos de idade preferencialmente anualmente. O rastreamento com mamografia também pode ser iniciado mais precocemente, quando a paciente tiver um parente de primeiro grau que teve a doença. Nesse caso o exame ser realizado 10 anos antes da idade do diagnóstico dessa doença no familiar.


Fonte Minha Vida

Governo busca alternativa para manter auxílio a grávidas

Presidente da Câmara avisou que o polêmico texto não será colocado em votação

Depois de irritar feministas, causar desconforto dentro do próprio governo e ser modificada para tentar reduzir a polêmica, a medida provisória que cria o cadastro de acompanhamento de gestantes perderá validade hoje, terça-feira. O presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), avisou que o texto não será colocado em votação. Com o desfecho, o governo tenta agora encontrar alternativas para manter um programa contido na MP - e defendido pelo Ministério da Saúde - o auxílio de R$ 50 para deslocamento da gestante às consultas de pré-natal.

O assunto vem sendo discutido na Casa Civil, com representantes da Saúde e da Secretaria de Políticas para Mulheres. Uma das alternativas seria incluir o benefício no texto de projetos que já estão em discussão no Congresso. Outra saída seria revogar a MP antes de ela caducar. Isso permitiria que o governo apresentasse uma nova MP prevendo o mesmo benefício - sem o risco do ressurgimento da polêmica do cadastro das gestantes.

O auxílio deslocamento já vem sendo concedido a 1.291 gestantes cadastradas. Para essas mulheres, as parcelas do recurso estão garantidas. Mas governo quer que o benefício seja estendido, uma medida que, avaliam, ajudaria a garantir a adesão das gestantes ao pré-natal.

Publicada pela primeira vez no dia 28 de dezembro, a MP causou turbulência entre feministas por dois motivos. O cadastro de gestantes poderia colocar em risco mulheres que, depois das primeiras consultas do pré-natal, decidissem pela interrupção da gravidez. O texto ainda falava do direito dos nascituros, esquecendo-se da garantia do direito ao aborto nos casos de risco de vida para a mãe ou quando a gravidez é resultado de estupro.

Críticas
A medida causou mal-estar no próprio governo. "Pode parecer paranoia, mas não é", afirmou no início do ano Elizabete Saar, então gerente da Secretaria Especial das Mulheres. Em audiência do Conselho Nacional de Saúde (CNS), ela observou que, diante do conservadorismo do Congresso, o texto pode levar a uma discussão desnecessária. Lurdinha Rodrigues, da Liga Brasileira de Lésbicas, disse:

— Era levantar uma lebre. Abrir uma brecha para que a ala conservadora, que estava relativamente quieta, novamente se manifestasse.

Diante da polêmica, o governo revogou a primeira versão em janeiro e, em um segundo texto, retirou o direito dos nascituros. Nas palavras do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a alteração colocava um fim em um mal-entendido sobre o assunto.

O descontentamento persistiu e movimentos feministas continuaram lutando contra a MP. Um grupo destacado pelo conselho para avaliar a MP também manteve posição contrária à medida - batizada de ?famigerada? por Maria do Espírito Santo Tavares dos Santos, do CNS.

Fonte R7

Campo Novo/RO: 100 oportunidades com salários de até R$ 4 mil

Já estão abertas as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura da Cidade de Campo Novo de Rondônia - distante a 304 Km da Capital, Porto Velho - que visa o preenchimento de 100 vagas no quadro de servidores do município.

Sobre o processo seletivo.
- Total de oportunidades abertas: são 52 vagas para início imediato e outras 28 para formação de cadastro de reserva para diversas funções, abrangendo todos os níveis de escolaridade.
- Salários: os vencimentos oferecidos variam entre R$ 622,00 e R$ 4.045,00
- Jornada de trabalho: carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
- Cargos disponíveis: as oportunidades são para bioquímico, engenheiro civil, médico, veterinário, nutricionista, professor, agente administrativo, agente de gestão escolar, motorista, técnico em diversas áreas, agente de manutenção e limpeza, motorista de veículos leves, operador de máquinas, zelador, sepultador, borracheiro, telefonista, lavadeira e agente comunitário de saúde.

Sobre a participação no concurso.- Prazo das inscrições: até às 20h do dia 3 de junho.
- Como se inscrever: exclusivamente pela internet, através do site http://www.ibestconcursos.com.br/
- Taxa de inscrição: R$ 35,00 (fundamental), R$ 50,00 (médio) e R$ 70,00 (superior)

Sobre as avaliações.- Data da prova: a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 24 de junho.

17 vagas com salários de até R$ 7,5 mil em Marquinho/PR

Estão abertas as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura da Cidade de Marquinho - no interior do Estado do Paraná - com o objetiva de preencher 17 vagas no quadro de servidores do município.

Sobre o processo seletivo.- Total de oportunidades abertas: são 17 vagas em diversos cargos, abrangendo todos os níveis de escolaridade.
- Salários: os vencimentos oferecidos variam entre R$ 622,00 e R$ 7.500,00
- Jornada de trabalho: carga horária entre 20 e 40 horas semanais.
- Cargos abertos: as chances oferecidas são para advogado, assistente social, contador, dentista, enfermeiro, engenheiro civil, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, veterinário, nutricionista, professor, pscicólogo, professor de educação física, auxiliar administrativo, fiscal de tributo, técnico administrativo, topógrafo, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços gerais, borracheiro, eletricista, auxiliar de mecânico e motorista.

Sobre a participação no concurso.
- Prazo das inscrições: até o dia 8 de junho.
- Como se inscrever: pela internet - através do site http://www.ibdus.org/ - ou na sede da Prefeitura Municipal.
- Taxa de inscrição: R$ 50,00 (fundamental), R$ 75,00 (médio) e R$ 100,00 (superior).

Sobre as avaliações.
- Data da prova: a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 17 de junho

Campinas/SP: 125 vagas com salários de até R$ 4,7 mil

Já estão abertas as inscrições para o concurso público que será promovido pela Prefeitura da Cidade de Campinas - no interior do Estado de São Paulo - que visa o preenchimento de 125 vagas no quadro de servidores do município.

Sobre o processo seletivo.
- Total de oportunidades abertas: são 125 vagas efetivas em diversos cargos, abrangendo todos os níveis de escolaridade.
- Salários: os vencimentos oferecidos variam entre R$ 1.177,81 a R$ 4.776,75
- Cargos disponíveis: as oportunidades são para agente de apoio à saúde, agente de controle ambiental, auxiliar de radiologia, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, bioquímico, fisioterapeuta, agente de suporte em tecnologias, arquiteto, desenhista entre outras funções.

Sobre a participação no concurso.
- Prazo das inscrições: até o dia 14 de junho
- Como se inscrever: exclusivamente pela internet, através do site http://www.caipimes.com.br/
- Taxa de inscrição: entre R$ 23,56 e R$ 95,54 - dependendo do cargo pretendido.

Sobre as avaliações.- Data da prova: a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 1º de julho

Lucas do Rio Verde/MT: 33 oportunidades com salários de até R$ 9,5 mil

Já estão abertas as inscrições para o concuro público promovido pela Prefeitura da Cidade de Lucas do Rio Verde - no interior do Estado do Mato Grosso - que prevê o preenchimento de 33 vagas no quadro de servidores do município.

Sobre o processo seletivo.
- Total de oportunidades abertas: são 33 vagas efetivas - mais a formação de cadastro de reserva - para diversas funções, abrangendo todos os níveis de escolaridade.
- Salários: os vencimentos oferecidos variam de R$ 900,27 a R$ 9.585,23
- Jornada de trabalho: carga horária entre 30 e 40 horas semanais.
- Cargos disponíveis: as chances são para médico, professor, monitor de creche e escola, auxiliar de saúde bucal, fiscal, auxilar de serviços escolares, agente comunitário de saúde e agente de combate às endemias.

Sobre a participação no concurso.
- Prazo das inscrições: até o dia 14 de junho.
- Como se inscrever: pela internet, através dos sites www.concurso.datadigital.com.br/2012_055 e http://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/ ou diretamente na Prefeitura.
- Taxa de inscrição: R$ 15,00 (fundamental incompleto e alfabetizados), R$ 35,00 (fundamental completo), R$ 50,00 (médio) e R$ 100,00 (superior)

Sobre as avaliações.
- Data da prova: a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 24 de junho

São Pedro das Missões/RS: inscrições abertas para 83 oportunidades

Estão abertas as inscrições para o concurso público promovido pela Prefeitura da Cidade de São Pedro das Missões - no interior do Estado do Rio Grande do Sul - que visa o preenchimento de 83 vagas no quadro de servidores do município gaúcho.

Sobre o processo seletivo.- Total de oportunidades abertas: são 83 vagas efetivas - além da formação de cadastro de reserva - em diversos cargos, abrangendo todos os níveis de escolaridade.
- Salários: os vencimentos oferecidos variam entre R$ 477,26 e R$ 7.954,40
- Jornada de trabalho: carga horária entre 12 e 40 horas semanais.
- Cargos disponíveis: as chances são para agente de controle interno, assessor pedagógico, enfermeiro, farmacêutico, gestor ambiental, médico, professor, veterinário, agente administrativo, agente de arrecadação, atendente, diretor administrativo, técnico agrícola, técnico em enfermagem, técnico em informática, visitador do PIM, eletricista mecânico, motorista, pedreiro, pintor, vigilante, agente comunitário de saúde e auxiliar administrativo.

Sobre a participação no concurso.
- Prazo das inscrições: até às 17h do dia 15 de junho.
- Como se inscrever: na sede da Prefeitura Municipal
- Taxa de inscrição: R$ 30,00 (fundamental), R$ 50,00 (médio) e R$ 100,00 (superior)

Sobre as avaliações.
- Data da prova: a aplicação da prova objetiva está prevista para acontecer no dia 14 de outubro. Maiores informações sobre o processo seletivo no site http://www.precisaoconcursos.com.br/

Concurso Prefeitura de Ribeirão Pires – SP

Foi publicado edital de concurso público Nº 002/2012 da Prefeitura de Ribeirão Pires, Estado de São Paulo. São oferecidas 53 vagas e formação de cadastro de reserva para profissionais de nível fundamental, médio/técnico e superior. O concurso será realizado sob a responsabilidade da empresa Moura Melo Consultoria em Recursos Humanos Ltda.
Os salários variam de R$ 658,82 a R$ 4.000,00, mais cesta básica de R$ 94,48 pra todos os cargos em carga horária de 20 a 40h semanais.
Cargos
Agente escolar, coveiro, agente administrativo, assistente administrativo, técnico administrativom técnico de enfermagem, técnico em raio x, médico e demais cargos.
Inscrições e Taxas
As inscrições via internet (www.mouramelo.com.br) serão realizadas a partir da 00 h: 01 min do dia 28 de maio a 20 h: 59 min de 14 de junho de 2012. As taxas variam de R$ 18,00 a R$ 51,00.
Provas e Validade
A data prevista para a prova é 24 de junho de 2012, em locais e horários que serão divulgados em até 5 dias antes na prefeitura de Ribeirão Pires, no Jornal Local e no site www.mouramelo.com.br.
O prazo de validade do concurso será de 01 ano, contados da data de sua homologação, podendo ser prorrogado por igual período, a critério da Administração

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Jacobina - BA

Na Bahia, a Prefeitura da cidade de Jacobina abriu o período de inscrições para o concurso público Nº 001/2012, que se destina a contratar 380 profissionais. As oportunidades são para cargos de todos os níveis de escolaridade. Os salários oferecidos para os aprovados variam entre R$ 622,00 e R$ 1.142,71, por jornadas de 20 a 40 horas semanais.
O concurso será executado através da PLANEJAR Consultoria e Planejamento Ltda EPP.
Cargos
Assistente social, auditor fiscal, bioquímico, enfermeiro, engenheiro agrônomo, médico, odontólogo, psicólogo,psicopedagogo, veterinário, agente administrativo, arquivista, digitador, professor, entre outros.
Inscrições
As inscrições serão realizadas via internet, no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br, no período de 28 de maio a 04 de junho de 2012, com o horário de encerramento às 19h59min do dia 04 de junho de 2012.
Taxas
Cargos de Nível Superior – R$ 100,00;
Cargos de Professor – R$ 60,00;
Cargos de Nível Médio – R$ 50,00;
Cargos de Nível Fundamental – R$ 40,00.
Provas, Gabaritos e Validade
As provas serão realizadas no município de Jacobina podendo ser aplicada também em cidades vizinhas, caso o número de inscritos exceda a capacidade de alocação do município. A data provável para o dia 17 de junho de 2012 (domingo), podendo ser aplicado em dois turnos a depender da estrutura do município, com horário e local a serem definidos e publicados no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal de Jacobina, no Quadro de Avisos da Câmara Municipal de Jacobina e através da internet no endereço eletrônico www.planejarconcursos.com.br.
O gabarito para conferência do desempenho dos candidatos será divulgado pela Prefeitura Municipal até o 2º (segundo) dia útil após a realização da respectiva prova.
O prazo de validade do concurso será de 2 anos, podendo ser prorrogado por mais 2 (dois) anos, contado a partir da data de homologação do resultado final.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Matias Cardoso 2012

A partir do dia 23 de julho de 2012 começa o período de inscrições para o concurso público da Prefeitura Municipal de Matias Cardoso, em Minas Gerais. Serão selecionados 102 servidores para ocupação de diversos postos na Administração, lembrando também que será formado cadastro reserva de classificados para algumas dos cargos oferecidos.
Cargos
As chances são para os cargos de Assistente Social, Biólogo, Bioquímico, Cirurgião Dentista, Médico – ESF, Nutricionista, Psicólogo, Professor de diversas disciplinas, Psicopedagogo, Supervisor Escolar, Supervisor de Merenda Escolar, Defensor Público Municipal, Monitor, Técnico de Enfermagem – Farmácia/Laboratório, Técnico de Enfermagem – Plantonista, Técnico de Enfermagem – UBS Rural, Técnico em Meio Ambiente, Agente Administrativo para Assistência Social, Agente Administrativo – Geral, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Auxiliar de Secretaria, Encanador Hidráulico, Guarda Municipal, Mestre de Obra CR, Motorista para Assistência Social, Motorista de Transporte
Escolar, Operador de Patrol, Brigadista CR, Auxiliar de Serviço Geral, Auxiliar de Serviços Gerais para Escolas, Carpinteiro,
Gari, Jardineiro, Motorista e Vigilante.
A remuneração inicial varia de um salário mínimo (R$ 622) a R$ 8.000,00.
Inscrições
O prazo de inscrições prosseguirá até 12 de agosto de 2012 através do site da organizadora IDECAN (www.idecan.org.br). Já as inscrições presenciais serão realizadas na CENTRAL DE ATENDIMENTO AO CANDIDATO DO IDECAN, localizada junto à sede da Prefeitura Municipal de Matias Cardoso/MG, Avenida Hudson Charles, s/nº, Alto Bonito, Matias Cardoso/MG, no período entre 23 de julho de 2012 e 10 de agosto de 2012.
O candidato poderá realizar mais de uma inscrição no concurso público, desde que não haja coincidência nos turnos de aplicação das provas.
Etapas do concurso
De acordo com o Edital, o Concurso Público será realizado em quatro etapas:
1ª etapa – provas escritas objetivas de múltipla escolha para todos os cargos, de caráter eliminatório e classificatório, a ser aplicada no dia 02 de setembro de 2012, pela manhã e pela tarde;
2ª Etapa – avaliação de títulos somente para os cargos de “Professor” em todas as modalidades, de caráter apenas classificatório, no mesmo dia da prova escrita;
3ª Etapa – provas práticas somente para os cargos de: Auxiliar de Serviço Geral, Auxiliar de Serviços Gerais para Escolas, Carpinteiro, Encanador Hidráulico, Gari, Jardineiro, Mestre de Obra, Motorista, Motorista para Assistência Social, Motorista de Transporte Escolar e Operador de Patrol, de caráter eliminatório e classificatório. Está prevista para 29 de setembro de 2012;
4ª Etapa – comprovação de requisitos e apresentação de exames e atestados médicos, de caráter apenas eliminatório, a ser realizada após a homologação do concurso, sob a responsabilidade da Administração Municipal.
Os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas serão divulgados no site do IDECAN às 16h00min do primeiro dia útil após a prova escrita (segunda-feira).
Por fim, a validade do concurso será de dois anos contados a partir de sua homologação.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Mantena - MG

Terá início a partir do dia 27 de junho as inscrições para concurso público n°001/2012 da Prefeitura de Mantena, Estado de Minas Gerais. Serão selecionados 318 novos servidores de níveis fundamental, médio e superior, com salário de até R$ 6.255,30 e carga horária de 20, 24, 25, 30 e 40 horas semanais.
Serão reservados 5% das vagas às pessoas portadoras de deficiência.

Cargos

Agente Administrativo, Agente de Programas Sociais, Agente de Saúde, Analista de Educação Básica, Analista Técnico do Serviço de Saúde, Arquivista, Assistente Administrativo, Assistente Social, Atendente, Atendente de Regulação, Atendente de Saúde, Atendente de Vigilância Sanitária, Auxiliar de Escritório, Auxiliar de Mecânico, Auxiliar de Professor de Creche, Auxiliar de Secretaria, Médico, Professor, entre outros.

Inscrição

As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, no endereço www.imperialconcursos.com.br, de 09:00 do dia 27 de junho até às 19:00 do dia 26 de julho de 2012.
Taxa de inscrição:
Nível fundamental: R$ 40,00;
Nível médio: R$ 70,00;
Nível superior: R$ 90,00.

Prova

As provas objetivas serão realizadas no município de Mantena, Estado de Minas Gerais, no dia, horário e local a serem divulgados oportunamente através da publicação de Avisos na sede da Prefeitura de Mantena e no endereço eletrônico: www.imperialconcursos.com.br.
O gabarito oficial será divulgado no primeiro dia útil subsequente a realização da prova objetiva.
Os títulos/certificados autenticados deverão ser entregues pessoalmente ou postados via sedex ou com AR para o endereço da empresa organizadora do concurso, situada a Rua Synval Ladeira, n. 100, Bairro Cachoeirinha, Cep.: 31.150-050, Belo Horizonte – MG ou entregues na sede da Prefeitura Municipal, situada na Avenida José Mol, n.º 216, 1º andar, Centro, Mantena / MG, CEP: 35.290/000 a comissão supervisora do concurso público n.º 001/2012, no mesmo período da realização das inscrições.
A prova prática será realizada através de convocação, em local e horário previamente comunicados por meio de publicação nos quadros de avisos da Prefeitura de Mantena e no endereço eletrônico www.imperialconcursos.com.br.

Validade

O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de sua homologação, podendo ser prorrogado uma única vez, por igual período, a critério da Prefeitura Municipal.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Louveira - SP

Já estão abertas as inscrições do concurso público da prefeitura municipal de Louveira, Estado de São Paulo, que, regido pelo edital nº 02/2012, dispõe de diversas oportunidades na área da saúde. Estão sendo oferecidas 08 vagas para contratação imediata e a organização do concurso está sob a responsabilidade da Empresa Alfar Assessoria.
Cargos
As vagas destinam-se aos cargos de médico clínico e geral, médico generalista, médico ginecologista e obstetra, médico radiologista especialista em ultrassonografia e mamografia e odontólogo.
Remuneração
Os salários iniciais estão estipulados em R$ 4.140,00 com exceção da função de médico generalista PSF que é de 6.208,00. A jornada de trabalho será de 20 e 40 horas semanais.
Inscrições
Para participar deste concurso, os interessados deverão realizar a inscrição na modalidade presencial entre os dias 28 de maio a 01 de junho de 2012, nas dependências da prefeitura municipal de Louveiras, onde está instalado um posto de atendimento ao candidato, situado à Rua Catharina Calssavara Caldana nº 451, Vila Caldana - bairro Leitão. O valor da taxa de inscrição será de R$ 55,00.
Provas
Os candidatos deverão se submeter a prova objetiva formulada com questões de múltipla escolha. A data prevista para que ocorra a prova objetiva é 16 de junho de 2012, mas os detalhes quanto ao local de aplicação e horários deverão ser diposnibilizados nos sites: www.alfarassessoria.com.br e www.louveira.sp.gov.br. Haverá ainda avaliação dos títulos de cada candidato como forma de avaliação.
Gabarito
Os gabaritos estarão sendo divulgados através dos sites da organizadora e da prefeitura em data ainda não divulgada, por isso será fundamental que os concurseiros estejam informados, acessando as páginas oficiais do respectivo concurso.
Validade
Este concurso da prefeitura de Louveira - SP terá validade de dois anos, todavia, poderá ser prorrogado uma única vez, por igual período.

Prefeitura de Itajaí (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Itajaí, Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Saúde, lançou edital N° 002/2012 de processo seletivo para contratação de médicos. São oferecidas 08 vagas; sendo 04 para Médico Plantonista Clínico Geral e 04 para Médico Plantonista Pediatra, com salário de R$ 70,00 a hora plantão diurna e R$ 91,00 a hora plantão noturna em carga horária de 12h por plantão.
O candidato deverá imprimir a ficha de inscrição, preencher de forma legível e entregar das 8h às 11h30min e das 14h às 17h30min, até o dia 18 de junho de 2012, na Diretoria de Gestão de Pessoas.
A prova será aplicada provavelmente no dia 23 de junho de 2012 (Sábado), tendo seu início as 09 h e seu término as 12 h, na Fundação de Educação Profissional e Administração Pública (FEAPI), situada na Rua Tijucas, nº 511, Centro.

Prefeitura de Garibaldi – RS abre processo seletivo

Encontram-se abertas as inscrições do processo seletivo da prefeitura de Garibaldi, Estado de Rio Grande do Sul, que será regido pelo edital de nº 01/2012. Serão preenchidas 60 vagas no cargo de Agente Comunitário de Saúde, que exige no mínimo o nível fundamental e os candidatos selecionados deverão atuar no referido município, em localidades e áreas específicas.
A remuneração inicial para os profissionais que exercem este cargo será de R$ 746,12 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Para participar da seleção os interessados deverão se inscrever pela internet através do endereço eletrônico: www.fundacaolasalle.org.br/concursos até o dia 04 de junho de 2012. O valor da taxa de inscrição será de R$ 32,50.
A seleção dar-se-á por intermédio de provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório com questões de múltipla escolha. A data prevista em edital para que ocorra a aplicação das provas será dia 17 de junho de 2012. O local e horário será divulgado em edital a ser publicado nos meios de comunicação do município e no site www.fundacaolasalle.org.br.
O processo seletivo terá validade de dois anos, sendo possível prorrogar por igual período, uma única vez.

Edital / Publicações

Prefeitura de Guajará-Mirim (RO) abre processso seletivo

A Prefeitura de Guajará-Mirim, Estado de Rondônia, acaba de publicar edital para realização do processo seletivo nº. 002/SEMAD/2012, visando o preenchimento de 67 vagas de nível médio e superior. O salário poderá chegar a R$ 2.528,00 e a carga horária de 40 horas semanais.

Cargos

Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico em Enfermagem, Técnico em Radiologia, Técnico em laboratório, Farmacêutico, Enfermeiro, Fisioterapeuta, Psicólogo, Cirurgião Dentista, Nutricionista e Médico.

Inscrição

O formulário de inscrição estará disponível na internet no site www.guajaramirim.ro.gov.br, que deverá ser entregue devidamente preenchido pelo candidato, na sede da Prefeitura de Guajará-Mirim, na sala onde funciona a Secretaria Municipal Administração/SEMAD, situada na Av.: XV de Novembro, 930, Centro, das 08h30min às 13h30min, até o dia 08 de junho de 2012. Não será cobrada taxa de inscrição.

Prova

As provas objetivas serão realizadas na cidade de Guajará-Mirim, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Liberty de Freitas, situada à rua 41, s/nº, Bairro Jardim das Esmeraldas, na data provável de 17 de junho de 2012, às 09h00min horas da manhã, com duração de 04 horas.
O resultado da prova objetiva será publicado, provavelmente, no dia 18 de junho de 2012 ,no site da Prefeitura de Guajará Mirim, no sítio eletrônico www.guajaramirim.ro.gov.br bem como no mural da Prefeitura de Guajará-Mirim.

Validade

O prazo de validade do teste seletivo será de até 06 meses, prorrogável a critério da administração pública caso permaneça a situação de emergência na Saúde Pública Municipal, por igual período.

Concurso Campinas SP: Prefeitura abre vagas para nível técnico

A Prefeitura de Campinas, cidade do Estado de São Paulo, disponibilizou o edital n° 007/2012 de concurso público destinado ao provimento de 34 vagas para cargo de nível técnico, sob a responsabilidade técnica do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). O salário varia de R$ 1.570,00 a R$ 2.355,64.

Além do salário, a Prefeitura oferece auxílio alimentação no valor de R$ 480,00 para os servidores com carga horária igual ou superior a 30 horas semanais, R$ 240,00 para os que têm carga horária inferior a 30 horas e vale transporte.

Há oportunidades para os cargos de Técnico Agrícola (1), Técnico de Agrimensura (6), Técnico em Agropecuária (2), Técnico em Alimentos (3), Técnico em Bioquímica (1), Técnico em Contabilidade (3), Técnico em Edificações (2), Técnico em Geomática (1), Técnico em Higiene Dental (2), Técnico em Nutrição (1), Técnico em Patologia Clínica (4), Técnico em Radiologia (3), Técnico em Segurança do Trabalho (3) e Técnico em Turismo (2).
Inscrições

As inscrições serão efetuadas, exclusivamente via internet, por meio do endereço eletrônico www.ibamsp-concursos.org.br, no período de 04 de junho a 1º de julho de 2012.
O valor da taxa de inscrição para todos os cargos é de R$ 55,00.
Provas

A seleção será composto de 02 (duas) etapas: Prova Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório e Avaliação Psicológica, de caráter eliminatório.

A Prova Objetiva está prevista para o dia 22 de julho de 2012, com duração de 04 horas. A data poderá ser alterada a qualquer momento e só estará confirmada após a publicação do edital de convocação no Diário Oficial do Município.

Os gabaritos e as notas da Prova Objetiva, em ordem alfabética, serão publicados no Diário Oficial do Município de Campinas.
Validade

O prazo de validade do Concurso Público será de 02 (dois) anos, contados a partir da publicação de sua homologação, em Diário Oficial do Município, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período.

Edital / Publicações

Concurso Prefeitura de Viçosa do Ceará - CE

A Prefeitura de Viçosa do Ceará, Estado do Ceará, através do INEPAS, publicou edital N° 001/2012 de concurso público de provas destinadas a selecionar candidatos para provimento de 556 vagas do Quadro Permanente de Pessoal. As oportunidades são para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários que podem chegar até R$ 4.356,10.

Cargos
As chances são para os cargos de assistente social, bibliotecário, enfermeira/obstetra, enfermeiro psf, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, médico, nutricionista, odontólogo-psf, professor de informática, psicólogo, professor e demais cargos.
Inscrições
Os interessados deverão fazer suas inscrições até o dia 19 de junho de 2012, no Centro Administrativo Catingutaba, Rua José Siqueira S/N - Bairro de Fátima, das 07;30h às 12:00h e das 14:00h às 17:00h.

Taxas
- Nível Superior - R$ 85,00;
- Nível Médio - R$ 60,00;
- Nível Fundamental Completo - R$ 45,00;
- Nível Fundamental Incompleto - R$ 40,00.

Provas e Gabaritos
As provas objetivas serão realizadas na cidade de Viçosa do Ceara, no Estado do Ceará, com data prevista para o dia 24 de junho de 2012 , em locais e horários que serão divulgados oportunamente na internet, no site www.inepas.com.br . O gabarito provisório será divulgado até o dia 25 de junho de 2012.

Validade
O concurso público terá o prazo de validade de 2 anos contados a partir da sua homologação, podendo este prazo ser prorrogado uma única vez, por igual período e expressa determinação do Prefeito Municipal.

Concurso Hospital das Clínicas de São Paulo 2012

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) está com inscrições abertas para concursos públicos N° 59/2012 e N° 60/2012, destinados aos provimentos de 43 Técnicos de Enfermagem e 02 Enfermeiro, das quais 5% destinam-se às pessoas portadoras de deficiência nos termos das Leis Complementares 683, de 18.9.92 e 932, de 08/11/2002.
A remuneração inicial para a função-atividade de Técnicos de Enfermagem em jornada de trabalho de 30 horas semanais será de R$ 961,44 mensais e, corresponde ao Padrão 3-A, da Escala de Vencimentos - Nível Intermediário da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente.
Já a remuneração inicial para a função-atividade de Enfermeiro em jornada de trabalho de 30 horas semanais será de R$ 1.369,00 e, corresponde ao Padrão 1-A, da Escala de Vencimentos de Nível Universitário da Área Saúde e gratificações, conforme legislação vigente.
Para inscrever-se o candidato deverá colocar os documentos abaixo citados grampeados dentro de envelope e enviar pelo correio, carta registrada + aviso de recebimento (AR), para o seguinte endereço: Serviço de Recrutamento, Seleção e Movimentação de Pessoal da Divisão de Recursos Humanos do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 225 - Prédio da Administração - 1º. andar - Cerqueira César - São Paulo - SP - CEP 05403-010, até o dia 13 de junho de 2012. As taxas variam de R$ 40,57 e R$ 60,85.
A convocação para as provas será feita através de Edital, publicado no Diário Oficial do Estado, com antecedência de no mínimo 5 dias úteis.
O prazo de validade dos concursos serão de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação.

Portugal: Nova Urgência de Vila Real aposta na humanização

A Urgência de Vila Real já está em funcionamento, depois das obras de modernização e ampliação que duplicaram a área, criaram novas salas de espera, gabinetes médicos e humanizaram o espaço.

Carlos Vaz, presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Trás-os--Montes e Alto Douro, disse que o grande objectivo foi "humanizar a Urgência, aumentando em simultâneo a capacidade e a qualidade no atendimento". A entrada única no serviço deu lugar a três entradas diferentes para a emergência, de forma a que, por exemplo, os acidentados não se cruzem com os outros utentes. Outra porta serve para a Urgência Geral e uma terceira para Urgência Pediátrica.

Foram criados doze gabinetes médicos e mais doze cirúrgicos e o serviço passou a ter 1600 metros quadrados, mais 800 que o antigo. A Urgência de Vila Real recebe, por dia, entre 240 a 250 utentes.

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Biópsia ajuda a resolver infertilidade

Um estudo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluiu que as biópsias testiculares podem resolver muitos casos de infertilidade masculina. Os cientistas conseguiram isolar espermatozóides de quatro em cada cinco homens com infertilidade grave, recorrendo a esta técnica cirúrgica.

Os resultados do estudo, que avaliou 113 homens submetidos a biópsias testiculares na consulta de andrologia, demonstraram que a biópsia "mostrou ser eficaz mesmo em homens com mau prognóstico, aumentando as hipóteses de conceberem em mais de 50%". Francisco Botelho, investigador e urologista, afirmou que "mesmo quando existem factores de mau prognóstico, como testículos atróficos ou níveis de FSH elevados, vale a pena utilizar esta técnica".

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Apifarma denuncia pressões dos hospitais

 
A Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica (Apifarma) denunciou esta terça-feira alegadas pressões de hospitais públicos, que estarão a exigir dos laboratórios "perdões significativos da dívida em atraso" para avançarem com o seu pagamento.

Sem identificar as unidades hospitalares em causa, a Apifarma repudia veementemente a atitude destes hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estarão a "contactar as empresas associadas" e a exigir "perdões significativos da dívida em atraso, em troca do fornecimento de medicamentos e diagnósticos in vitro".

O perdão será, ainda segundo a denúncia da Apifarma, uma condição para os hospitais efectuarem o pagamento a estas empresas.

"Este tipo de atitude merece um veemente repúdio da Apifarma e contraria o compromisso assumido pelo Ministério da Saúde, no acordo assinado com esta associação a 14 de Maio, de "criar as condições necessárias para o integral cumprimento e fiscalização do pagamento das dívidas hospitalares", lê-se no comunicado da associação.

Para a Apifarma, "esta postura inaceitável por parte dos hospitais do SNS põe em causa a capacidade operacional das empresas, a sua presença em Portugal, e o consequente acesso dos doentes aos medicamentos e tratamentos".

"E é tanto mais reprovável perante um cenário de contínuo crescimento dos valores em dívida, bem como dos respectivos prazos de pagamento". Como tal, a associação defende que "o pagamento da dívida hospitalar deve obedecer a princípios de transparência negocial e antiguidade das facturas".

"As empresas farmacêuticas e de meios de diagnóstico que operam no mercado hospitalar estão a atravessar um momento crítico, agudizado pela dificuldade de obtenção de crédito junto da banca", concretizou.

Segundo a Apifarma, em Abril, o valor da dívida dos hospitais do SNS aumentou para 1.467 milhões de euros, sendo a média do prazo de pagamento de 542 dias.

O Centro Hospitalar Lisboa Norte, que integra os Hospitais de Santa Maria e Pulido Valente, é a unidade que mais deve às empresas farmacêuticas (202 milhões de euros), enquanto o Centro Hospitalar do Nordeste (unidades hospitalares de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Mirandela) é o que regista o maior atraso no pagamento de medicamentos e produtos adquiridos às empresas farmacêuticas: 1.006 dias.

“Esta postura inaceitável por parte dos hospitais do SNS põe em causa a capacidade operacional das empresas, a sua presença em Portugal, e o consequente acesso dos doentes aos medicamentos e tratamentos”, concluiu a Apifarma.

Confrontada com a denúncia da Apifarma, o Ministério da Saúde esclareceu apenas que os hospitais públicos têm um estatuto que lhes permite uma gestão financeira própria, recusando comentar as estratégias de negociação de pagamento de dívidas.

Segundo o Ministério da Saúde, "os hospitais, enquanto entidades públicas empresariais", têm um estatuto de autonomia financeira e administrativa que lhes permite "usar as estratégias de negociação que lhes forem mais convenientes com os seus fornecedores".

Esta autonomia de gestão, acrescentou o Ministério da Saúde, é extensiva a todas as áreas de aquisições, seja na área de informática ou na prestação de serviços.

Fonte Correio da Manhã

Insólito: Homem descobre que é mulher

Um homem que foi ao hospital por causa de uma pedra num rim ficou espantado ao saber o resultado de um exame – descobriu que, afinal, é mulher...

Steve Crecelius, casado e com seis filhos e residente em Denver, no Colorado (EUA), tem genitais masculinos. No entanto, após ser submetido a ultrassons, soube que, internamente, tem também órgãos sexuais femininos...

Steve – agora ‘Stevie’ – decidiu assumir a condição de mulher (nas fotos antes e depois). Debbie, a esposa, aceitou bem e até o ajudou a comprar o primeiro sutiã...

Fonte Correio da Manhã

Portugal: Médicos dentistas: Bastonário defende prolongamento da formação académica até seis anos

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, defendeu, em Penafiel, que o curso superior que forma aqueles profissionais de saúde volte a ter seis anos, invertendo as recomendações de Bolonha.

"Com Bolonha, perdeu-se um sexto ano, importantíssimo em termos de experiência clínica e de integração dos médicos dentistas no mercado de trabalho", afirmou, em declarações à Agência Lusa.

Para o bastonário, em relação a essa matéria, "é crescente o consenso dentro da profissão e das faculdades de medicina dentária".

Fonte Destak

Portugal: Cancro oral: "Associação do tabaco ao consumo excessivo de álcool é explosiva"- bastonário dos médicos dentistas

O bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas, Orlando Monteiro da Silva, alertou hoje, em Penafiel, que "a associação do tabaco ao consumo excessivo de álcool é verdadeiramente explosiva" em termos de cancro oral.

"Consumo de tabaco e excesso de consumo de álcool: aqui está um cocktail verdadeiramente explosivo", insistiu o bastonário, em declarações à Agência Lusa.

Orlando Monteiro da Silva mostrou-se preocupado com o aumento dos casos deste tipo de cancro entre os jovens, sobretudo entre as mulheres.

Fonte Destak

Portugal: 56 corporações do distrito de Lisboa suspendem transporte de doentes a partir de junho

As 56 corporações de bombeiros do distrito de Lisboa vão suspender, a partir de junho, o serviço de transporte de doentes não urgentes contratado pelo Ministério da Saúde, avançou hoje o presidente da federação dos bombeiros de Lisboa.

Esta decisão surgiu durante uma reunião , em Loures, onde estiveram reunidas as associações de bombeiros dos 16 concelhos do distrito de Lisboa.

Segundo o presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Lisboa, António Carvalho, as corporações não conseguem manter este serviço com os preços que a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o Ministério da Saúde pretendem pagar.

Fonte Destak

Portugal: Ministério não comenta estratégia dos hospitais para pagamento de dívidas às farmacêuticas

O Ministério da Saúde esclareceu hoje que os hospitais públicos têm um estatuto que lhes permite uma gestão financeira própria, recusando comentar as estratégias de negociação de pagamento de dívidas que a Apifarma denunciou hoje.

Em resposta a questões colocadas pela agência Lusa, o Ministério da Saúde explicou que "os hospitais, enquanto entidades públicas empresariais", têm um estatuto de autonomia financeira e administrativa que lhes permite "usar as estratégias de negociação que lhes forem mais convenientes com os seus fornecedores".

Esta autonomia de gestão, acrescentou o Ministério da Saúde, é extensiva a todas as áreas de aquisições, seja na área de informática ou na prestação de serviços.

Fonte Destak

Pesquisa do Butantan: proteína de lagarta pode ajudar na cicatrização

De acordo com estudiosos, substância é benéfica para regenerar os tecidos do corpo humano

Pesquisadores do Instituto Butantan, em São Paulo, descobriram uma proteína, encontrada em lagartas, que pode ajudar na cicatrização e regenerar tecidos do corpo humano. A pesquisa foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores do Laboratório de Bioquímica e Biofísica do instituto e, segundo a Secretaria de Saúde de São Paulo, pode ajudar no tratamento de diversas doenças degenerativas, além da asma, do diabetes e de queimaduras.

Em entrevista à Agência Brasil, a diretora do laboratório, Ana Marisa Chudzinski-Tavassi, disse que a descoberta sobre essa proteína ocorreu após anos de estudos da lagarta Lonomia. “No Sul do Brasil, essa lagarta é o motivo de acidentes em pessoas e esses acidentes geram problema de coagulação e hemorragias, podendo até ocasionar hemorragia cerebral e levar ao óbito”. Foi por essa razão que os pesquisadores começaram a estudá-la, tentando descobrir qual era o mecanismo de ação de seu veneno.

Na segunda etapa do estudo, os pesquisadores começaram a verificar outros componentes do veneno. Eles notaram que essa proteína, encontrada inicialmente nos extratos dos espinhos dessas lagartas, protege as células da morte e estimula a produção de moléculas importantes na regeneração. “Ela também aumenta a capacidade metabólica da célula, ou seja, sua energia, fazendo com que o processo seja mais rápido”, explicou.

Durante o estudo, os pesquisadores perceberam que, ao usar a proteína, a cicatrização em animais ocorreu de forma 40% mais rápida, sem a formação de queloides (espécie de calombo ou ranhuras) na cicatrização. “A forma de cicatrização é muito perfeita”, disse. Outra aplicação dessa proteína seria no combate às rugas. “Acreditamos que ela também possa ser utilizada como um dermocosmético, ajudando como um antienvelhecimento”, disse a diretora.

Até o momento, a substância foi aplicada em animais portadores de asma e úlceras diabéticas, e os primeiros resultados demonstraram a eficiência do medicamento na cicatrização do local afetado. O medicamento ainda será testado em humanos. “Acreditamos que, se bem trabalhado, em um ano devemos ter resultados suficientes de segurança para depois podermos começar testes clínicos”, disse. Segundo ela, a indústria farmacêutica estima que, no máximo em quatro anos, esse medicamento possa ser comercializado e usado em humanos.

Fonte Estadão