Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 11 de março de 2013

Descoberto interruptor molecular que ativa regeneração do fígado

Pesquisa contraria teoria de que as células-tronco são as únicas responsáveis pela renovação dos tecidos do corpo
 
Equipe de pesquisadores da Universidade de Copenhagen, na Dinamarca, identificou um complexo de proteínas que atua como um interruptor molecular que ativa o programa de autorregeneração do fígado.
 
A descoberta pode simplificar o futuro de tratamentos utilizados para reparar danos nos tecidos.
 
"Os nossos novos dados desafiam o foco predominante em células-tronco já que mostram importantes mecanismos moleculares que permitem que as células hepáticas normais se dividam e reparem danos no tecido. Isso pode apontar para modos de usar as células hepáticas normais para fins terapêuticos, já que essas células podem ser mais fáceis de usar do que as células-tronco", explica o pesquisador Bo Porse.

Genes da autorrenovação
Quando os tipos especializados de células do nosso corpo são formados a partir das células-tronco durante o desenvolvimento, elas geralmente perdem a capacidade de se dividir e fazer novas células.
 
A renovação dos tecidos é, portanto, um trabalho para as células-tronco presentes no nosso corpo. Uma exceção são as células especializadas do fígado chamadas hepatócitos. Elas são responsáveis pelas funções metabólicas do fígado, mas podem, ao mesmo tempo produzir novas células hepáticas.
 
"Os nossos resultados mostram como um complexo de proteínas é alterado após danos no fígado, o que funciona como um "interruptor" ativando um programa de autorrenovação nos hepatócitos. O complexo de proteína liga-se, literalmente, a genes selecionados que permitem a divisão dos hepatócitos, mantendo suas funções metabólicas", explica o pesquisador Janus Schou Jakobsen.
 
A extraordinária capacidade das células do fígado para se dividirem indefinidamente se assemelha a capacidade das células-tronco de se autorrenovarem e esta descoberta desafia o foco atual em células-tronco e terapia com células-tronco.
 
Os resultados são consistentes com novos estudos de autorrenovação no grupo de células brancas do sangue chamadas macrófagos.
 
"Vemos uma clara sobreposição dos mecanismos moleculares que controlam a autorrenovação em hepatócitos e macrófagos e que pode indicar a existência de um programa mais geral de autorregeneração usada por tipos especializados de células. Se for este o caso, podemos realmente mudar a percepção de que as células-tronco são as únicas responsáveis pela renovação dos nossos tecidos", afirma Jakobsen.
 
O próximo passo dos pesquisadores é se aprofundar na compreensão molecular de como sistemas de autorrenovação podem ser ligados e desligados em tipos especializados de células.
 
Fonte isaude.net

Comprimento dos telômeros prevê expectativa de vida de pacientes cardíacos

Estudo revelou a possibilidade de prever as taxas de sobrevivência entre os pacientes com doença cardíaca com base no comprimento de uma cápsula protetora do DNA
Estudo revelou a possibilidade de prever as taxas de sobrevivência
 entre os pacientes com doença cardíaca com base no comprimento
 de uma cápsula protetora do DNA
Medida pode ainda ser usada no futuro como forma de monitorar a eficácia de tratamentos para doenças do coração
 
Pesquisadores do Intermountain Medical Center, nos EUA, descobriram que o comprimento de um filamento do DNA pode prever a expectativa de vida de pacientes com doença cardíaca.
 
Estudo mostrou que é possível prever as taxas de sobrevivência entre os pacientes com doença cardíaca com base no comprimento de uma cápsula protetora do DNA encontrada na extremidade dos cromossomos conhecida como telômeros.
 
Segundo os pesquisadores, quanto mais longo o telômero, maior a chance de viver por mais tempo. A equipe sugere ainda que os telômeros poderiam ser usados no futuro como uma forma de medir a eficácia do tratamento cardíaco.
 
Pesquisas anteriores demostraram que o comprimento dos telômeros pode ser utilizado como uma medida da idade, mas estas descobertas sugerem que a expansão do comprimento dos telômeros podem igualmente prever a expectativa de vida de pacientes com doença do coração.
 
Telômeros protegem as extremidades do cromossomo de estragar. Conforme as pessoas envelhecem, seus telômeros ficam mais curtos até que a célula não é mais capaz de se dividir. Telômeros encurtados estão associados com doenças relacionadas à idade, tais como doença cardíaca ou câncer, bem como a exposição ao dano oxidativo causado por estresse, tabagismo, poluição do ar, ou condições que aceleram o envelhecimento biológico.
 
O pesquisador John Carlquist e seus colegas analisaram o DNA de mais de 3.500 pacientes que sofreram ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (AVC).
 
Eles se basearam em um recurso exclusivo que permite estudar os efeitos do comprimento dos telômeros e as taxas de sobrevivência de pacientes cardíacos. Um arquivo de amostras de DNA do sangue periférico coletadas de quase 30 mil pacientes cardíacos, com até 20 anos de acompanhamento clínico e dados de sobrevivência. "Com tantas amostras e registros eletrônicos completos, é um recurso único. É inigualável no mundo, e permite medir a taxa de variação do comprimento dos telômeros de um paciente ao longo do tempo, em vez de apenas um instante no tempo, o que é típico para a maioria dos estudos", observa Carlquist.
 
A equipe acredita que o comprimento dos telômeros poderia ser usado no futuro como uma forma de medir a eficácia do tratamento cardíaco. "Nós já pode testar o colesterol e a pressão sanguínea de um paciente para ver como o tratamento está funcionando, mas isso pode nos dar uma visão mais profunda sobre a forma como o tratamento afeta o corpo e se está ou não funcionando", conclui Carlquist.
 
Fonte isaude.net

Obesidade materna antes da gravidez aumenta risco de asma nos filhos

Excesso de peso durante a gravidez aumenta o risco dos filhos terem asma
Excesso de peso durante a gravidez aumenta o risco
dos filhos terem asma
Dados mostram que, em média, risco de sibilância é quatro vezes maior entre crianças nascidas de mães com excesso de peso
 
Pesquisadores do Centre for Research in Environmental Epidemiology (CREAL), na Espanha, demonstraram que filhos nascidos de mães obesas antes da gravidez são mais propensos a ter chiado frequentes, um dos sintomas da asma, em comparação a filhos de mães com peso normal.
 
O estudo confirmou que, em média, o risco de sibilância durante os primeiros 14 meses de vida é quatro vezes maior entre as crianças nascidas de mães com excesso de peso.
 
"Estamos baseando isto no pressuposto de que a obesidade das mães pode ser um fator de risco potencial intergeracional para a asma. Nossa proposta foi determinar se a obesidade materna está associada a um maior risco de fenótipos de sibilância em crianças", explica o autor da pesquisa Stefano Guerra.
 
A equipe, então, analisou dados de 1.107 pares de mãe e filho de um estudo espanhol sobre a infância e o ambiente.
 
Os resultados confirmaram a associação entre obesidade materna e chiado no peito, independentemente do peso da criança e de outros fatores, tais como a educação da mãe, sua idade e o tabagismo.
 
"A relação independente da obesidade antes da gravidez com o aumento do risco de sibilância frequente em crianças acrescenta mais evidências para os efeitos da exposição fetal e suas consequências sobre a asma", afirma Guerra, sugerindo "possíveis benefícios preventivos da perda de peso."
 
Fonte isaude.net

Autoridades comemoram recorde pós-Lei Seca

Jorge Carlos Machado Curi, vice-presidente da Associação Médica Brasileira
Foto: APM
Jorge Carlos Machado Curi, vice-presidente da
Associação Médica Brasileira
Jorge Carlos Machado Curi, vice-presidente da Associação Médica Brasileira
 
Com as mudanças na lei seca aprovadas recentemente pelo Congresso Nacional e a nova portaria do Conselho Nacional de Trânsito, que estabeleceu tolerância zero para a aplicação de multas, e um limite de apenas 0,34 mg de álcool por litro de ar expelido dos pulmões para prisão, a fiscalização durante o último Carnaval rendeu alguns bons motivos para comemoração.

Muito mais severas que nos anos anteriores, as blitze da Polícia Militar pararam três vezes mais veículos que em 2012, totalizando 7,5 mil. Destes, 611 receberam multa por infringir a lei durante o Carnaval. O número de motoristas dirigindo sob efeito de álcool e drogas foi 185% maior que o do ano anterior.

No entanto, as novidades também estiveram acompanhadas de boas notícias: o número de mortos caiu 13% (de 27 para 24), assim como o de feridos, que teve uma redução recorde de 57%. Isso quer dizer que tivemos 445 pessoas acidentadas nas ruas e estradas, ao invés das 1077 de 2012.
 
Todas estas iniciativas recolocam o país como forte candidato a cumprir uma meta proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante Assembleia Geral realizada em março de 2010. Naquela ocasião, o período de 2011 a 2020 foi proclamado como a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito. De lá para cá, países do mundo inteiro têm a missão de estimular esforços para conter e reverter a tendência crescente de fatalidades e ferimentos graves em acidentes no trânsito em todo o mundo.

Hoje temos no Brasil taxa média de mortalidade no trânsito superior à mundial, com 30,1 mortes a cada 100 mil habitantes ao ano. Em 2011, 42.844 mortes no trânsito brasileiro nos trouxeram um novo recorde do país: foi o maior índice anual registrado em toda a história.

Isso sem contar as mais de 153 mil internações de vítimas destes acidentes de trânsito somente em hospitais da rede pública. Destas, quase metade (48%) envolveu motociclistas.

Aí entra outro grande problema no país: o aumento da frota de motos, que de 5 milhões subiu para 16 milhões em dez anos. No mesmo período, o número de carros subiu de 23 milhões para 41 milhões.

E se os efeitos do álcool são desastrosos ao motorista, que segue em seu veículo protegido por uma série de equipamentos, como o cinto de segurança, air bag e as barras de proteção, instaladas obrigatoriamente nas portas dos veículos de passeio. Nada disso, no entanto, está disponível ao motociclista, que conta, quando muito, apenas com o seu capacete.

Estudo recente, que mapeou os acidentes registrados no Brasil nos últimos cinco anos, verificou que um motoqueiro tem 30 vezes mais chances de morrer no trânsito do que um motorista de carro. O crescimento de mais de 7% das mortes de motoqueiros registrado no último Relatório Anual de Acidentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) é superior, inclusive, ao crescimento de motos em circulação, que foi de 6%.

Outra informação que chama atenção é o fato de 60% destas mortes acontecerem até 24 horas após os acidentes. Isso significa que ocasionam, em sua grande maioria, traumas gravíssimos, sem chance de sobrevida.

Com todas estas constatações e, principalmente, com as diversas histórias dramáticas noticiadas regularmente pela imprensa envolvendo consumo de álcool, acidentes de trânsito e mortes, é importante destacar que 45% das vítimas fatais apresentam alcoolemia positiva. E não há nível de consumo seguro. Evidências médicas internacionais e o Projeto Diretrizes da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina dão conta de que os efeitos sobre o organismo são determinados por múltiplas variáveis, como sexo, peso, etnia e alimentação, sendo imprudente estabelecer um padrão de tolerância.

Assim, por que não endurecer ainda mais e imputar regras cada vez mais rígidas àqueles que teimam em colocar as suas vidas e as nossas em risco? Países desenvolvidos como a Alemanha ou o Japão, mesmo com uma antiga cultura de educação no trânsito, trazem regras rígidas e punições severas. Não podemos nos concentrar em uma única extremidade desta corda e afrouxar a outra. Vamos, sim, mantê-la sempre rígida, com um programa educativo amplo e abrangente de um lado, mas também com uma ação legislativa de tolerância zero e punição severa aos infratores do outro.

A Associação Médica Brasileira, ao lado de demais entidades médicas, tem participado ativamente de campanhas de educação ao lado de ONGs e outras organizações, que lutam por conscientização da população e ações cada vez mais enérgicas do governo. A organização Não foi acidente é uma delas, que inclusive estimula, em seu site, a assinatura de petição pública para reduzir ainda mais as brechas e permissividade das leis de trânsito atuais.

Assim, sozinhos ou em grupos, sejam eles grandes ou pequenos, participamos ativamente de mais esta ação em prol da sociedade, ao invés de permanecer assistindo a este aumento de acidentes envolvendo álcool sem tomar qualquer atitude. Se vamos pecar, que seja pelo excesso, mas jamais permanecer calados diante deste extermínio no trânsito.
 
Fonte isaude.net

Estabelecimentos vão ter que registrar venda de antibióticos em sistema online

Secretaria de Estado da Saúde reuniu mais de 300 farmacêuticos de Curitiba e Região Metropolitana para apresentar os novos procedimentos.
Secretaria de Estado da Saúde reuniu mais de 300 farmacêuticos
de Curitiba e Região Metropolitana para apresentar os novos procedimentos
Ferramenta vai ajudar na fiscalização do cumprimento da normativa que obriga a retenção da receita médica de medicamentos

Todas as farmácias e drogarias deverão registrar a venda de medicamentos antimicrobianos, entre eles os antibióticos, no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC). A ferramenta possibilita que a vigilância sanitária fiscalize o cumprimento da normativa que obriga a retenção da receita médica na hora da comercialização desses medicamentos.
 
O sistema começará a funcionar a partir do dia 16 de abril. Nesta sexta-feira (08), a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná reuniu mais de 300 farmacêuticos de Curitiba e Região Metropolitana para apresentar os novos procedimentos.
 
Segundo o Centro Estadual de Vigilância Sanitária a medida amplia o cerco contra a automedicação e o uso indiscriminado de antibióticos. " Esses medicamentos não podem ser vendidos sem receita médica. Além disso, quanto mais se utiliza esse tipo de medicamento, mais resistente o microrganismo pode ficar, diminuindo a eficácia dos tratamentos já existentes" .
 
Com o novo controle, os farmacêuticos deverão registrar todo o processo de movimentação dos medicamentos antimicrobianos. O procedimento será da mesma forma de como já ocorre para os medicamentos de uso controlado.
 
Na comercialização, o farmacêutico retém a receita do paciente e cadastra a venda do medicamento no sistema. Este cadastro identifica também os dados do paciente e do médico que receitou o medicamento, o técnico da Vigilância Sanitária verifica se os dados do sistema coincidem com aqueles que constam nas receitas médicas arquivadas e com o estoque da farmácia.
 
Para o Conselho Regional de Farmácia (CRF-PR) a medida é importante para o controle da dispensação dos medicamentos, mas traz uma série de prejuízos para a rotina da farmácia. De acordo com o CRF-PR os farmacêuticos terão que dedicar mais tempo a esse registro, diminuindo a disponibilidade para atendimento aos consumidores.
 
De acordo com a Anvisa, será elaborada uma consulta pública sobre a utilização do Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados em todo o país.

Com informações da SES
 
Fonte isaude.net

Exercício de curta duração pode ser usado como tratamento para TDAH e autismo

Exercícios físicos de pouca duração melhoram autocontrole e podem ajudar no tratamento de TDAH e autismo
Exercícios físicos de pouca duração melhoram autocontrole
e podem ajudar no tratamento de TDAH e autismo
Tipo de atividade aumenta fluxo de sangue para região do cérebro que tem papel vital na concentração e aprendizagem
 
Exercícios físicos de pouca duração podem ajudar a melhorar o autocontrole, de acordo com pesquisadores da VU University Amsterdam, na Holanda.
 
Os dados mostram que a 'explosão' dos exercícios aumenta o fluxo de sangue e oxigênio para o córtex pré-frontal do cérebro, que desempenha papel vital na concentração e aprendizagem.
 
A equipe sugere que a estratégia pode ser usada como um tratamento útil para condições como o autismo e TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade).
 
"Estes efeitos positivos do exercício físico na inibição / interferência de controle são encorajadores e altamente relevantes, dada a importância do controle inibitório e controle de interferência na vida diária. A inibição é essencial para a regulação do comportamento e emoções em ambientes sociais, acadêmicos e esportivos", afirmam os pesquisadores.
 
A equipe acrescentou que a atividade física também pode ajudar a retardar os estragos da doença de Alzheimer.
 
"Dada a tendência para um estilo de vida mais sedentário, o envelhecimento no mundo inteiro e aumento da prevalência de demência, os resultados ressaltam a importância de se envolver em atividade física na população em geral", destacam os pesquisadores.
 
Os cientistas analisaram 19 estudos publicados até abril de 2012, que analisaram o impacto de exercícios de curta duração na função cerebral em 586 participantes com idade de seis a 35 anos de idade.
 
Eles descobriram que 12 desses estudos analisaram autocontrole e todos apresentaram melhores níveis em todas as faixas etárias.
 
A pesquisa foi publicada no British Medical Journal.
 
Fonte isaude.net

Enzima presente nas plaquetas é alvo para prevenção de derrames

Ulhas Naik, líder da pesquisa
Foto: Ambre Alexander/University of Delaware
Ulhas Naik, líder da pesquisa
Equipe está desenvolvendo composto capaz de bloquear a enzima ASK1 e pode ser usado na prevenção de coágulos sanguíneos
 
Cientistas da Universidade de Delaware, nos EUA, descobriram uma enzima presente nas plaquetas do sangue que pode ser alvo para a prevenção de coágulos sanguíneos.
 
A equipe agora está trabalhando para sintetizar um composto novo capaz de bloquear a enzima e que possa ser usado na prevenção de derrames e doenças cardíacas.
 
Ulhas Naik e seus colegas focaram seu estudo sobre a ASK1 (apoptosis signal-regulating kinase 1), enzima encontrada nas plaquetas do sangue, células minúsculas que formam coágulos quando ocorrem danos no organismo. "O que há de tão interessante sobre ASK1 é que ela só é ativada pelo estresse. Quando sob estresse, ASK1 envia sinal a outras proteínas essenciais para a sobrevivência da célula para estimular as plaquetas para começarem a trabalhar", observa Naik.
 
Depois que são produzidas na medula óssea, as plaquetas circulam na corrente sanguínea, onde vivem de oito a 10 dias. Quando ocorre uma lesão, esses discos minúsculos começam a agir no local da ferida para ajudar a aglutinar e bloquear a hemorragia. Enquanto a formação de coágulos é fundamental para conseguir que um dedo cortado pare de sangrar, ela pode ser mortal dentro de um vaso sanguíneo, quando impede o fluxo de sangue, causando um ataque cardíaco ou derrame.
 
"Em estudos laboratoriais encontramos pela primeira vez que uma quantidade elevada de ASK1 é expressa em plaquetas e que a enzima é rapidamente ativada quando um vaso sanguíneo é lesado ou está sob tensão pela falta de oxigênio, por exemplo. Acreditamos que esta é uma importante via de sinalização de resposta ao estresse", afirma Naik.
 
Naik e sua equipe estão trabalhando para sintetizar um novo composto capaz de bloquear a função de ASK1 e, assim, inibir a função de coagulação das plaquetas. Chave para o sucesso do projeto será a formulação do inibidor de tal modo que ele possa parar a coagulação em excesso, ou a formação de trombose, sem afetar o processo benéfico de cicatrização de feridas.
 
"Estamos dando um passo adiante no desenvolvimento de uma nova droga anti-trombose. Meu objetivo não é ganhar dinheiro, mas encontrar algo que ajude a controlar doenças devastadoras como derrame e aterosclerose", conclui Naik.
 
Fonte isaude.net

Criado dente a partir de células humanas e de rato

Estudo criou dentes híbridos de humano e rato (foto ilustrativa)
Estudo combinou células de gengiva à de roedores
 
Cientistas britânicos dizem que estão um passo de ser capazes de substituir dentes perdidos com implantes criados a partir de células-tronco.

Uma equipe de pesquisadores do King's College de Londres combinou as células de tecido gengival humano adulto a outro tipo de células de ratos para crescer um dente. Responsável pelo estudo, Paul Sharpe deu detalhes da técnica

— As células epiteliais derivadas do tecido gengival humano adulto podem responder a sinais de células mesenquimais dentárias, de modo a permitir a formação de raízes e a coroa e gerar diferentes tipos de células. Estas células epiteliais, prontamente disponíveis, são, portanto, uma fonte realista a ser considerada na formação de dentes.

Ao transplantar a combinação de células para camundongos, os pesquisadores foram capazes de fazer crescer um dente híbrido de humano e rato.

Os pesquisadores dizem que esse método poderia eventualmente significar que as dentaduras seriam substituídas por dentes reais, mas alertam que isso pode levar muitos anos.

A pesquisa foi publicada no Journal of Dental Research.
 
Fonte R7

Cientistas descartam efeitos benéficos da vitamina B3 para o coração

Cientistas descartaram que a vitamina B3, ou niacina, administrada em doses altas, tenha efeito terapêutico em pessoas com risco de desenvolver doenças cardiovasculares, assinalando, inclusive, que a mesma pode ser prejudicial, segundo os resultados do maior teste clínico já realizado sobre o tratamento, divulgados neste sábado.
 
A empresa farmacêutica americana Merck, que desenvolveu esta combinação de niacina e laropiprant chamada Tredaptive, já havia indicado, em 20 de dezembro, que os resultados preliminares do estudo (HPS2-THRIVE) foram decepcionantes, a ponto de a mesma ter retirado o pedido de comercialização feito à agência que regula os medicamentos nos Estados Unidos (FDA).
 
O Tredaptive foi aprovado em 70 países - não nos Estados Unidos - sendo que 40 deles já o comercializam.
 
O teste clínico envolveu 25.673 pacientes com risco de sofrer ataque cardíaco ou derrame. Metade deles tomou Tredaptive, e o restante, um placebo. A todos foi prescrita uma estatina, medicamento para o controle do colesterol.
 
O estudo não mostrou diferenças na redução do risco de problemas cardiovasculares. No grupo que tomou Tredaptive, 13,2% dos participantes tiveram um episódio cardiovascular ou que ser operados, em comparação com 13,7% no outro grupo.
 
"Estamos decepcionados com o fato de estes resultados não terem mostrado nenhum benefício para os nossos pacientes", lamentou Jane Armitage, da Universidad de Oxford, principal autora do estudo.
Jane apresentou os resultados na conferência anual da American College of Cardiology (ACC), em San Francisco, Califórnia.
 
Os pesquisadores também se surpreenderam ao constatarem, no grupo que tomava Tredaptive, um número elevado de pacientes com hemorragia - de 2,5%, frente a 1,9% -, bem como com infecções (8%, frente a 6,6%).
 
Além disso, um número significativamente maior de participantes do estudo que tomaram Tredaptive apresentaram efeitos colaterais graves, como diabetes (9,1%, contra 7,3%) e problemas gastrointestinais (4,8%, contra 3,8%).
 
"A niacina é usada há anos com a ideia de que ajuda a prevenir infartos ou derrames, mas, agora, sabemos que seus efeitos colaterais prejudiciais são maiores do que seus benefícios", assinalou a autora.
 
A niacina ajuda a aumentar o colesterol bom (HDL) e a reduzir o ruim (LDL).
 
Fonte R7

Tratamento promissor protege coração durante angioplastia

Apenas nos Estados Unidos, são realizadas mais de 1 milhão
 de angioplastias por ano, o que representa um custo
de 10 bilhões de dólares
Uma dose única de um tratamento experimental neutralizaria a inflamação e protegeria o coração durante a angioplastia - cirurgia realizada com o objetivo de desobstruir uma artéria do paciente -, apontam os resultados promissores de um estudo divulgado neste domingo.
 
A molécula, chamada inclacumab, do laboratório suíço Roche, reduziu sensivelmente o nível de um marcador molecular no sangue, a troponina I, que permite diagnosticar uma crise cardíaca ou os efeitos nefastos de uma inflamação no coração. Comparada a um placebo nos pacientes que participaram do teste clínico, os pesquisadores mediram uma redução de até 24% neste marcador.
 
"É muito animador constatar que uma simples dose de inclacumab pode ter esses efeitos benéficos", comemorou Jean-Claude Tardif, diretor do centro de pesquisas do Instituto do Coração de Montreal (Canadá), que realizou o estudo clínico, do qual participaram 530 pacientes.
 
Todos haviam sofrido um infarto e precisavam ser submetidos a uma angioplastia. Cerca de 80% eram homens, com uma média de idade de 61 anos.
 
Metade foi tratada com inclacumab 24 horas antes da angioplastia, e a outra parte, com um placebo.
 
Os níveis de troponina foram medidos 8, 16 e 24 horas após a intervenção. Também foi medido outro marcador de danos cardíacos, chamado CK-MB.
 
Vinte e quatro horas após a intervenção, 18,3% dos pacientes do grupo que tomou o placebo registraram um aumento do CK-MB de até três vezes em relação ao nível normal, o que aponta, clinicamente, uma crise pós-angioplastia.
 
No grupo tratado com a dose mais forte de inclacumab, apenas metade dos pacientes (8,9%) registrou um aumento dos níveis de CK-MB.
 
"Se pudermos confirmar esses resultados em outros estudos, este tratamento poderia se somar ao arsenal terapêutico da cardiologia moderna", estimou Tardif, que apresentou o estudo na conferência anual da American College of Cardiology, em San Francisco.
 
"Poderíamos empregar este tratamento mais amplamente entre todos que chegam ao hospital e sofrem uma crise cardíaca. Mas antes disso, é necessário realizar mais estudos clínicos", assinalou.
 
Apenas nos Estados Unidos, são realizadas mais de 1 milhão de angioplastias por ano, o que representa um custo de 10 bilhões de dólares. O tecido cardíaco pode ser danificado durante a intervenção, o que leva a outros processos e resulta em custos adicionais para o sistema de saúde pública.
 
Fonte R7

Prefeitura de Braço do Trombudo (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Braço do Trombudo, cidade de 3.457 habitantes localizada no Vale do Itajaí, Santa Catarina, publicou o edital Nº 2/2013 de processo seletivo, anunciando a oferta de seis vagas de nível superior para o cargo de Médico. As especialidades com vaga são Pediatra, Clinica Geral ESF e Cardiologia. Os salários variam entre R$ 3.042,23 e R$ 10.898,30, com carga horária de 10, 20 e 40 horas semanais.
 
Inscrições
As inscrições, no valor de R$ 20,00, devem ser realizadas até o dia 05 de abril de 2013, na Secretaria Municipal de Saúde de Braço do Trombudo, das 8:00h às 12:00h e das 13:30h às 17:00h, situada à Rua Leopoldo Joenck, 119 - Centro - Braço do Trombudo - SC.
 
Prova
As provas objetivas estão previstas para serem realizadas provavelmente no dia 13 de abril de 2013, das 08:30 às 11:30, na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Bernardo Wetzel, 109, Bairro Centro - Braço do Trombudo - SC.
 
O gabarito preliminar será divulgado pela Prefeitura Municipal de Braço do Trombudo, no mural de Publicações Oficiais e no site www.bracodotrombudo.sc.gov.br, no dia útil seguinte após a realização das provas.
 
Validade
A validade do processo seletivo é temporário de acordo com a necessidade.

Prefeitura de Ipumirim (SC) abre processo seletivo

A Prefeitura de Ipumirim divulgou o edital Nº 002/2013 com o objetivo de abrir processo seletivo para preenchimento de vagas de trabalho disponíveis nas funções de professor e fisiterapeuta.
 
Os selecionados deverão ter nível médio ou superior e irão trabalhar em caráter temporário na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes e Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social, durante o ano de 2013. O regime horário de trabalho poderá ser 10, 20, 30 ou 40 horas semanais, com vencimentos que variam entre R$ 362.75 e R$ 2.799,54, de acordo a área de atuação.
 
Inscrições
Os interessados deverão se inscrever, entre os dias 11 e 28 de março, através de preenchimento do formulário de inscrição que será fornecido na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, situada à Rua Bento Gonçalves, 220, centro, na cidade de Ipumirim/SC.
 
O processo seletivo será constituído da soma dos pontos dos cursos de aperfeiçoamento/atualização e da avaliação da experiência profissional.
 
A relação dos candidatos classificados será divulgada em até 05 dias úteis após a homologação das inscrições e publicadas no site oficial do município.
 
O edital Nº 002/2013 pode ser encontrado no Diário Oficial dos Municípios de Santa Catarina, edição de 7 de março de 2013

Fundação Municipal de Cultura de Rio Negrinho - SC abre vagas

A Prefeitura de Rio Negrinho e a Fundação Municipal de Cultura, Estado de Santa Catarina, lançaram o edital N° 001/2013 de processo seletivo para formação de cadastro de reserva para eventual contratação em caráter temporário.
 
O concurso tem a intenção de ocupar 204 vagas futuras para cargos de níveis fundamental, médio e superior, com salários de até R$ 8.321,41. O certame será realizado através da UNC - Universidade do Contestado.
 
Cargos
As vagas são para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais II, Merendeira, Motorista, Monitor de Serviços Educacionais, Assessor de Docência, Assessor de Docência, Secretário Educacional, Nutricionista, Especialista em Educação, Monitor de Laboratório de Informática, Professor I, Professor II, Agente Comunitário de Saúde, Atendente de Consultório Dentário, Técnico em Enfermagem, Terapeuta Ocupacional, Médico, Odontólogo, Enfermeiro e demais cargos.
 
Inscrições
A inscrição será realizada até o dia 04 de abril de 2013, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h30 e das 13h30min às 17h, no Setor de Protocolos da Prefeitura Municipal, sito à Avenida Richard S. de Albuquerque, 200, bairro Centro, nesta cidade de Rio Negrinho - SC.

Provas, Gabaritos e Validade
A data prevista para realização das provas é dia 21 de abril de 2013. O(s) local(is) e horário(s) das provas objetivas serão tornados públicos a partir do dia 15 de abril de 2013, no Mural na sede da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho; no site da Prefeitura www.rionegrinho.sc.gov.br e no site da UNC - www.unc.br.

O gabarito da prova escrita será publicado a partir das 17 horas do dia 22 de abril de 2013, no mural da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho ou através dos sites da Prefeitura e UNC.

A data prevista para a divulgação da lista dos candidatos aprovados é até 10 de maio de 2013. O processo seletivo será de provas e terá validade de um ano.

UNICAMP (SP) abre processo seletivo

A Diretoria Geral de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no Estado de São Paulo, lançou os editais nº 01, 02, 03, 04 e 040/2013 de concurso público para preenchimento de cinco vagas no cargo de Médico Plantonista.
 
Os candidatos deverão ter Residência Médica completa nas áreas clínicas especificas em edital ou título de especialista, além de formação em língua inglesa para leitura e interpretação de textos.
 
A função será preenchida sob o regime de Consolidação das Leis do Trabalho. A jornada de trabalho será de até 120 horas mensais, divididas em plantões conforme escala. Cada plantão será remunerado por módulos de 2 horas de atividades, tendo cada módulo o valor entre R$ 120,81 e R$.143,82.
 
Inscrições
As inscrições, com taxa de R$ 59,00, serão recebidas no endereço eletrônico http://www.dgrh.unicamp.br e poderão ser solicitadas até o dia 11 de março de 2013.
 
Para os candidatos que não possuírem acesso à internet, a UNICAMP disponibiliza um posto de atendimento para a realização da inscrição, on-line, até o dia 11 de março, das 09h às 12h e das 14h às 16h, na Divisão de Recursos Humanos - 3º andar do Hospital das Clínicas - HC - Campus Unicamp - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" - Barão Geraldo - Campinas/SP.
 
Seleção e validade
O processo seletivo público constará de duas etapas: Prova Escrita Objetiva e Prova Escrita Dissertativa. A data provável para a realização das provas será dia 07 de abril de 2013. A confirmação do dia, horário e local de aplicação das provas será divulgada no dia 20 de março de 2013, no Diário Oficial do Estado e pela internet, no site de inscrição.
 
O resultado final das provas também será publicado no Diário Oficial do Estado. O processo seletivo público terá validade de 01 (um) ano a contar da data de publicação do edital de homologação em Diário Oficial do Estado, podendo ser prorrogado por igual período.

Unicamp - SP abre processos seletivos

A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp - publicou diversos editais (veja o quadro abaixo) que informam sobre a realização de processos seletivos, visando contratar profissionais para lotação entre os campi espalhados por Campinas e cidades próximas.
 
As oportunidades de trabalho contemplam cargos de nível superior nas áreas de medicina, biblioteconomia, engenharia (algumas especialidades), estatística, história, licenciaturas, tecnologia da informação e comunicação, ciências biológicas, física, química, ou mesmo formação em qualquer área.
 
Há também vagas para quem possui nível médio completo, tanto de formação geral, quanto em áreas específicas, tais como mecânica, técnica de alimentos, bioquímica, construção civil, hemoterapia, patologia, análises clínicas e edificações.
 
Os interessados devem fazer a sua inscrição até o dia 20 de março de 2013 diretamente pelo site www.dgrh.unicamp.br, mediante o pagamento de taxa entre R$ 44,00 e R$ 59,00.

Confira a lista com todos os editais publicados e os respectivos cargos com vagas:
 
EditalFunção
1/2013Médico Plantonista
2/2013Médico Plantonista
3/2013Médico Plantonista
4/2013Médico Plantonista
40/2013Médico Plantonista
42/2013PAEPE - Bibliotecário
5/2013PAEPE - Engenheiro
16/2013PAEPE - Engenheiro
17/2013PAEPE - Engenheiro
41/2013PAEPE - Engenheiro
52/2013PAEPE - Estatístico
22/2013PAEPE - Historiador
6/2013PAEPE - Médico
7/2013PAEPE - Médico
8/2013PAEPE - Médico
9/2013PAEPE - Médico
10/2013PAEPE - Médico
11/2013PAEPE - Médico
18/2013PAEPE - Médico
20/2013PAEPE - Médico
21/2013PAEPE - Médico
24/2013PAEPE - Médico
27/2013PAEPE - Médico
29/2013PAEPE - Médico
39/2013PAEPE - Médico
35/2013PAEPE - Profissional da Arte, Cultura e Comunicação
14/2013PAEPE - Profissional da Educação Básica
23/2013PAEPE - Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação
32/2013PAEPE - Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação
38/2013PAEPE - Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação
43/2013PAEPE - Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação.
53/2013PAEPE - Profissional da Tecnologia Informação e Comunicação
30/2013PAEPE - Profissional de Apoio Tecnico de Serviços
33/2013PAEPE - Profissional de Apoio Tecnico de Serviços
45/2013PAEPE - Profissional de Apoio Tecnico de Serviços
46/2013PAEPE - Profissional de Apoio Tecnico de Serviços
48/2013PAEPE - Profissional de Apoio Tecnico de Serviços
31/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Administrativos
44/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Administrativos
19/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
25/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
26/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
34/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
36/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
37/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
47/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
50/2013PAEPE - Profissional para Assuntos Universitários
13/2013PAEPE - Técnico de construção civil
28/2013PAEPE - Técnico em Laboratório
 
Para consultar os regulamentos de cada seleção e conferirr demais eventos (datas de provas e salários, por exemplo) é preciso acessar a página http://www.siarh.unicamp.br/concurso/InscricoesAbertas.jsf

Unicamp (SP) abre vagas para estagiários

A Universidade Estadual de Campinas - Unicamp publicou vários editais que informam sobre a realização de processos seletivos para a contratação de estagiários.
 
As oportunidades contemplam cargos de nível superior nas áreas de Administração, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Gestão de Políticas Públicas ou Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Biblioteconomia ou Ciência da Informação; Estudos Literários, Letras ou Linguística e Informática.
 
Os interessados devem fazer a sua inscrição até o dia 15 de março de 2013. Apenas para os dois editais que oferecem vagas na área Informática, as inscrições estarão abertas até 12 ou 27 de março. O requerimento de inscrição deverá ser protocolado na Seção de Protocolo e Recursos Humanos.

Confira a lista de cursos com vagas disponíveis e data das inscrições:
CursoLocalInscrições
Administração, Gestão de Comércio Internacional, Gestão de Empresas, Gestão de Políticas Públicas ou Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Contato: (19) 3521-3913 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (19) 3521-3913 end_of_the_skype_highlighting
rh@feq.unicamp.br
FEQ28/02/2013 a 15/03/2013
Biblioteconomia ou Ciência da Informação
Contato: (19) 3521-6512 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (19) 3521-6512 end_of_the_skype_highlighting
biblio@cle.unicamp.br
CLE04/03/2013 a 15/03/2013
Estudos Literários, Letras ou Linguística
Contato: (19) 3521-1506 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (19) 3521-1506 end_of_the_skype_highlighting
cpgiel@iel.unicamp.br
IEL26/02/2013 a 15/03/2013
Informática
Contato: (19) 3521-7350 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (19) 3521-7350 end_of_the_skype_highlighting
colis@nied.unicamp.br
NIED04/03/2013 a 12/03/2013
Informática
Contato: (19) 3521-4714 begin_of_the_skype_highlighting GRÁTIS (19) 3521-4714 end_of_the_skype_highlighting
secpreac@reitoria.unicamp.br
PREAC01/03/2013 a 27/03/2013
 
Todos os editais podem ser acessados pelo endereço: http://www.dgrh.unicamp.br/estagiarios/processo-seletivo

Concurso UFTM 2013

A Universidade Federal do Triângulo Mineiro abriu os editais 07, 12 e 16/2013 de concurso público e processo seletivo destinados ao provimento de 09 vagas para os cargos de Professor e Médico - Neurocirurgia Endoscópica (nível superior), com salários de até R$ 8.049,77.

As inscrições dos editais N°s 07 e 12/2013, serão realizadas até o dia 24 de março de 2013, somente via internet, no endereço eletrônico: www.uftm.edu.br. As taxas variam de R$ 50,00 a R$ 80,00.

Já para o edital N° 16/2013 prevê que as inscrições serão realizadas no período de 09 a 24 de março de 2013, através da internet, no endereço eletrônico: www.uftm.edu.br. A taxa é de R$ 120,00.

O certame constará de Prova Objetiva, Prova Prática e de Títulos. As provas, objetiva e prática, terão caráter eliminatório e classificatório. A Prova de Títulos terá caráter classificatório.

A realização das provas está prevista para acontecer em dia a ser divulgado em Uberaba - MG. O resultado das provas será divulgado no site da UFTM.

O certame terá validade de 01 ano, contado a partir da data de publicação da homologação do resultado final, ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Elias Fausto (SP) publica edital de processo seletivo

A Prefeitura de Elias Fausto, Estado de São Paulo, através da empresa Publiconsult, abriu edital N°01/2013 de processo seletivo com objetivo de contratar por tempo determinado, profissionais para as funções de Motorista I, Contador III, Dentista I, Endodontista, Farmacêutico, Fonoaudiólogo e Terapeuta Ocupacional.
 
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 07 vagas que abrangem os níveis fundamental e superior, lembrando que o certame terá validade de 01 ano.
 
O vencimento inicial varia entre as cifras de R$ 792,98 e R$ 1.769,65, mais gratificações. A carga horária varia de 10 a 44h semanais.
 
As inscrições serão efetuadas até o dia 13 de março de 2013, exclusivamente através da internet, acessando-se o site www.publiconsult.com.br. As taxas variam de R$ 10,00 a R$ 20,00, de acordo com o nível de escolaridade.
 
O certame consistirá da aplicação de Prova Objetiva na forma de testes de múltipla escolha para todas as funções, além de Prova Prática para a função de Motorista.
 
As provas objetivas serão realizadas no município de Elias Fausto/SP, com data prevista para o dia 24 de março de 2013 (domingo) às 10h, na EMEI Prefeito Lupércio Guedes Pinto, localizada na Avenida Oswaldo Maluf, nº 250 – Vila Anchieta - Elias Fausto/SP.
 
A confirmação oficial acerca do dia, horário e local para a realização das provas ocorrerá através do Edital de Convocação para as Provas a ser disponibilizado no site www.publiconsult.com.br e no quadro de avisos da Prefeitura Municipal de Elias Fausto. Será de responsabilidade do candidato o acompanhamento e consulta acerca do dia, horário e local de aplicação da prova.

CETAS publica edital de processo seletivo

O Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde (CETAS) localizado em Rondônia, publicou edital nº 011/2013 de processo seletivo destinado ao provimento de vagas para graduados em Enfermagem. O concurso é para contratar 20 novos instrutores que executem o módulo III do curso de Técnico de Enfermagem da instituição.
 
Do total de oportunidades, oito são para contratação imediata e doze para a formação de cadastro reserva. O valor da remuneração da unidade de hora-aula é R$ 29,00.
 
O certame consistirá de Análise de Currículos e Títulos e para concorrer a uma das vagas, os candidatos devem fazer a inscrição até 20 de março de 2013, na Gerência Regional de Saúde, localizado na Av. Tancredo Neves, nº. 5242, Bairro Jardim Eldorado, Cep: 76.980-000 Vilhena-RO ou no Centro de Educação Técnico Profissional na Área de Saúde – CETAS, Rua Rafael Vaz e Silva, n. 3047, Bairro Liberdade, Cep: 76.803-870, Porto Velho-RO, de 8h às 13h, (exceto sábado, domingo e feriado).
 
O resultado final será divulgado no dia 28 de março de 2013 no Diário Oficial e nos sites: www.rondonia.ro.gov.br e www.cetas.ro.gov.br, bem como fixado nas dependências do Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde – CETAS.
 
O certame terá validade de um (01) ano,a contar da data da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período.

Prefeitura de Alterosa (MG) lança edital de processo seletivo

A Prefeitura de Alterosa, no estado de Minas Gerais, disponibilizou no Diário Oficial do Estado (07 de março de 2013, pág. 29) o aviso de processo seletivo para o preenchimento dos cargos atualmente vagos e formação de cadastro de reserva, do Programa de Saúde da Família (PSF).
 
As inscrições serão feitas do dia 18 a 27 de março de 2013, na Rua Simplício Cabral Sobrinho, nº 135, Centro, Alterosa – MG.
 
Demais informações podem ser obtidas na Prefeitura de Alterosa, situada na Praça Getúlio Vargas, nº 310, Centro, Alterosa/MG.

UFSC lança edital de processo seletivo

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC abriu edital N° 11/2013, para realização de Processo Seletivo Simplificado visando a contratação de professor por tempo determinado. São 42 vagas para professores substitutos e temporários em diferentes departamentos de ensino, com vencimentos que podem chegar até R$ 4.649,65 em carga horária de 20 e 40 horas semanais.
 
As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março de 2013, das 8h às 12h, e das 14h às 18 horas, exceto sábado e domingo, nas Secretarias dos respectivos Departamentos e Colégio de Aplicação onde também serão obtidas informações relativas ao processo seletivo simplificado e a publicação da portaria de homologação das inscrições, bem como do cronograma dos trabalhos.
 
Caso não haja candidatos inscritos no período acima especificado, o prazo de inscrição ficará automaticamente prorrogado por igual período. A taxa é de R$ 20,00.
 
A publicação do resultado final do processo seletivo valerá como documento comprobatório de classificação e o prazo de validade do certame será de 12 meses, a contar da data da homologação do resultado.

Prefeitura de Alto Feliz (RS) abre processo seletivo

A Prefeitura de Alto Feliz, Estado do Rio Grande do Sul, sob a coordenação técnica da organizadora UNA, publicou edital (nº. 002/2013) de processo seletivo, visando a contratação por prazo determinado para as funções de Agente comunitário de Saúde (sendo 3 para as micro-áreas de atuação da localidade de Morro Belo e 5 para a localidade de Arroio Jaguar) e Médico Pediatra, na Secretaria Municipal de Saúde.

São ofertadas 03 vagas para profissionais de níveis fundamental e superior, com salários variados de R$ 767,30 e R$ 1.600,00 em carga horária de 08 e 40h semanais.

As inscrições serão recebidas exclusivamente pela Comissão designada, junto à sede do Município, sitouada à Rua Eugênio Kuhn, durante o expediente da Prefeitura Municipal até o dia 13 de março de 2013. Não será cobrada taxa de inscrição.

As provas objetivas serão realizadas provavelmente no dia 23 de março do ano de 2013, na sala de reuniões do Posto de Saúde, Rua Roberto Scherer, com início às 8horas e término às 10horas.

O prazo de validade do certame será de 02 anos, prorrogável, uma única vez, por igual período.

Concurso Prefeitura de Guarulhos - SP

A Prefeitura de Guarulhos, estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Administração e Modernização, lançou os editais nº 001 e 002/2013 - SAM 01 de concurso público para preenchimento de 116 vagas mais cadastro de reserva. As novas contratações visam atender às necessidades da administração municipal, que necessita de profissionais de níveis fundamental, médio/ técnico e superior.
 
Vagas
São oferecidas oportunidades para Auxiliar de Saúde (Enfermagem/ imobilização ortopédica), Auxiliar em Saúde Bucal, Cirurgião Dentista, Enfermeiro, Enfermeiro da Família, Especialista em Saúde (Assistência Social/ Nutricionista), Rádio Operador e Técnico de Saúde (Enfermagem/ Protético Dentário/ Saúde Bucal).
 
Também são disponibilizadas vagas para Médico (Veterinário/ Anestesista/ Cardiologista Pediatra/ Cirurgião Geral/ Cirurgião Pediatra/ Cirurgião Vascular/ Clínico Geral/ Clínico Geral Intensivista/ Dermatologista/ Endocrinologista/ Gastroenterologista/ Gastroenterologista Pediatra/ Geriatra/ Hematologista Pediatra/ Hemoterapeuta/ Homeopata/ Infectologista/ Mastologista/ Nefrologista/ Neurologista/ Neuropediatra/ Oncologista/ Ortopedista/ Pediatra/ Pediatra Intensivista/ Psiquiatra/ Psiquiatra Pediatra/ Pneumologista/ Pneumologista Pediatra/ Proctologista/ Reumatologista/ Reumatologista Pediatra/ Socorrista Clínica/ Socorrista Ortopedista/ Socorrista Pediatra/ Socorrista Psiquiatra/ Ultrassonografista/ Urologista), além de oportunidades para Médicos do Adolescente e da Família.
 
Inscrição e Remuneração
As inscrições serão recebidas no site www.ibamsp-concursos.org.br, no período de 11 a 28 de março de 2013. As taxas variam de R$ 35 a 79,00. A remuneração pode chegar até R$ 11.044,87, acrescida de gratificações.
 
Seleção
O processo seletivo será composto de prova objetiva para todas as funções e, para alguns cargos, também constará de prova prática ou de títulos.
 
A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 14 de abril de 2013, na cidade de Guarulhos. A confirmação da data e locais de prova será divulgada provavelmente no dia 05 de abril, no site de inscrição e na página da Prefeitura de Guarulhos: www.guarulhos.sp.gov.br.  
 
Validade
O prazo de validade deste concurso será de 02 anos, a contar da publicação da homologação, prorrogável por igual período, a juízo da administração municipal.

Concurso Prefeitura de Quixaba - PE

A Prefeitura de Quixaba, estado de Pernambuco, faz saber que após julgamento pelo Egrégio Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco – TCE-PE, realizado na 6ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno, declara reaberto e retifica o edital de concurso público nº 001/2012. São ofertadas 128 vagas em todos os níveis de escolaridade, com salário de até R$ 5.500,00.
 
São reservadas 3% das vagas às pessoas portadoras de necessidades especiais.
 
Cargos
Médico (ESF e Ginecologista), Psicólogo, Odontólogo, Enfermeiro, Farmacêutico, Fisioterapeuta, Assistente Social, Nutricionista, Professor (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Biológicas, Geografia, História, Inglês, Educação Física, Música e Séries Iniciais), Monitor, Técnico em Enfermagem, Aux. de Saúde Bucal, Aux. de Enfermagem, Supervisor de Obras, Fiscal de Obras, Ag. Administrativo, Ag. Com. de Saúde, Ag. de Endemias, Motorista Categoria B/D, Operador de Máquina, Eletricista, Pedreiro, Guarda Municipal, Aux. de Serviços Gerais e Agente de Limpeza Urbana.
 
Inscrição
As inscrições serão realizadas do dia 11 a 27 de março de 2013, de forma presencial, no Centro de Inclusão Digital, situado na Rua Cícero Cabral S/N, centro, ao lado da Agência Bradesco - Quixaba/PE ou através do site www.conpass.com.br.
 
A taxa de inscrição varia entre R$ 50,00 e R$ 100,00.
 
Prova
O concurso será constituído de prova escrita, prática e de títulos. A entrega dos títulos será realizada entre os dias 11 e 28 de março de 2013 no mesmo local de realização das inscrições, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h, ou ainda, serem enviados para a CONPASS no seguinte endereço: Av. Miguel Castro, 1495, Lagoa Nova – Natal/RN, CEP: 59.075-740, via SEDEX ou SEDEX COM AR, pelos correios, com data de postagem máxima de 28 de março de 2013.
 
As provas escritas serão realizadas na data provável de 28 de abril de 2013, em horário a ser definido, para todos os cargos, em local divulgado pela comissão geral do concurso através do cartão de inscrição de cada candidato e de edital publicado nos quadros de avisos da Prefeitura de Quixaba e no site de inscrição.
 
Os gabaritos preliminares serão afixados no quadro de aviso da Prefeitura e no site www.conpass.com.br, a partir do dia 29 de abril de 2013.
 
O resultado preliminar da prova escrita será publicado e divulgado através de relação exposta no saguão da Prefeitura Municipal, na Câmara Municipal e na internet, por meio do site da CONPASS, até o dia 13 de maio de 2013.
 
Os candidatos aprovados na prova escrita para os cargos de Operador de Máquina Pesada deverão comparecer provavelmente no dia 02 de junho de 2013, às 08h30, para realizarem a prova prática, em local a ser definido.
 
O resultado oficial final do concurso será divulgado no máximo até o dia 07 de junho de 2013, no saguão da Prefeitura, na Câmara Municipal e no site da CONPASS.
 
Validade
A validade do concurso público será de 02 anos, a contar da data de publicação da Homologação, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas de estágio na Prefeitura de Lagoa da Prata - MG

A Prefeitura de Lagoa da Prata, município mineiro com cerca de 45.999 habitantes, divulgou através do Diário Oficial dos Municípios, publicado em 7 de março de 2013, o edital nº. 004/2013, informando sobre processo seletivo para preenchimento de várias vagas para estagiários.
 
As inscrições serão efetuadas na Secretaria Municipal de Educação, situada à Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 17, Centro, em Lagoa da Prata-MG, das 8:00 às 11:00 horas e das 13:00 às 17:00 horas, até o dia 14 de março de 2013.
 
As provas serão realizadas na data provável de 16 de março de 2013, das 14:00 às 17:00 horas, na Escola Municipal Dr. Jacinto Campos, situada na Rua Professor Jacinto Ribeiro, nº 132, Centro, Lagoa da Prata- MG.
 
Maiores informações na Prefeitura de Lagoa da Prata.

Prefeitura de Morro da Fumaça (SC) lança edital de processo seletivo

O Fundo Municipal de Saúde de Morro da Fumaça, estado de Santa Catarina, lançou através do Diário Oficial dos Municípios, publicado em 8 de março de 2013, extrato do edital N° 001/2013, de processo seletivo. A oportunidade aberta se destia ao preenchimento de cargos constantes do quadro de pessoal da administração municipal, para admissão em caráter temporário, relativos a Implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU.
 
As inscrições serão recebidas do dia 25 a 29 de março de 2013, das 08:00 às 13:00h, na Secretaria Municipal de Saúde, situada à Rua Deputado Antônio Guglielmi Sobrinho, 367, Centro, Morro da Fumaça - SC.
 
O processo seletivo constará de prova escrita, prática e títulos.

Concurso Prefeitura de Linha Nova (RS) 2013

A Prefeitura de Linha Nova, Estado do Rio Grande do Sul, lançou edital Nº 007/2013 de concurso público para provimento dos cargos de Contador, Médico (20 horas) e Médico (40 horas). A execução do concurso será realizada pela coordenação técnico-administrativa da UNA Gestão e Assessoria Ltda.
 
São ofertadas 03 vagas para profissionais de nível superior, com salários variados de R$ 3.405,90 a R$ 6.357,68.
 
As inscrições somente serão feitas via internet, no seguinte endereço eletrônico: www.unars.com.br, no período de 11 de março até às 24 horas do dia 25 de março de 2013, observado o horário oficial de Brasília/DF. A taxa é de R$ 26,40 para todos os cargos.
 
A prova será aplicada na data prevista de 13 de abril de 2013, na escola municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral 20 de Março, à Rua Henrique Spier, 2600 – Linha Nova-RS, marcado às 8h. O gabarito será divulgado na data prevista de 15 de abril de 2013, a partir das 15h no painel de publicações da Prefeitura Municipal, no site www.unars.com.br.
 
Todas as publicações informando alguma novidade ou mudança no concurso serão feitas por afixação no painel de publicações da Prefeitura Municipal, nos sites www.linhanova.rs.gov.br e www.unars.com.br, e na imprensa local/regional, quando necessário.
 
O concurso será válido por 02 anos, a contar da data de homologação do resultado final, prazo este que poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, mediante Decreto do Executivo Municipal, nos termos da Constituição Federal.

Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos - SP abre vagas

O Complexo Hospitalar Padre Bento em Guarulhos, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 005/2013 de Processo Seletivo Simplificado para contratação por tempo determinado de quatro Médicos, na especialidade de Clínica Médica. A contratação será em caráter temporário, com jornada de trabalho de 20 horas semanais.

Para participar, o candidato precisa possuir Residência Medica Completa em Clínica Médica, emitido pela Associação Medica Brasileira (AMB), ou Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e/ou Título e/ou certificado de Especialista em Clínica Médica, emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB) ou Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

As inscrições serão realizadas no período de 11 a 28 de março e 1 a 5 de abril de 2013, das 08h das 16h, na Gerência de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à Av. Emílio Ribas, 1819- Gopouva- Guarulhos- SP.
 
O certame constará de Análise Curricular (de caráter eliminatório). Após a publicação da Classificação Final, a convocação para a escolha dos contratos será feita por Edital publicado no Diário Oficial do Estado com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis, respeitando-se rigorosamente a ordem de classificação.

Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás (GO) abre processo seletivo

A Prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, estado de Goiás, disponibilizou o extrato do edital Nº. 001/2013 de processo seletivo para o preenchimento de vagas para os cargos de Agente Comunitário de Saúde e Agente de Combate às Endemias (nível fundamental).
 
As inscrições serão efetuadas no período de 10 a 30 de abril de 2013, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 16:00, na sede do Instituto Garcez de Concursos, Atuária e Pesquisas Ltda., situada à rua Torquato Moreira, qd. 11, lt. 11, sala 1, setor Novo Horizonte, Alto Paraíso de Goiás/GO.
Mais informações na Prefeitura Municipal.

O extrato foi publicado no Diário Oficial do Estado de Goiás, edição de 8 de março de 2013, pág. 17.

Hospital Geral de São Mateus - SP publica edital de processo seletivo

O Hospital Geral de São Mateus Dr. Manoel Bifulco, no Estado de São Paulo, publicou edital N° 04/2013 de processo seletivo para 01 contratação por tempo determinado na classe Médico (Especialidade: Clínica Médica).
 
As inscrições serão realizadas no período de 13 a 28 de março de 2013 das 08:00 às 9:00 horas, no Serviço de Recursos Humanos do respectivo Hospital, sito à rua Ângelo de Cândia, 540 – São Mateus – SP – CEP 03958-000.
 
A (s) contratação(ões) será(ão) preenchida(s) em caráter temporário com base na aludida Lei Complementar, em Jornada de vinte (20) horas semanais, pelo período de até 12 (doze) meses, ou até que os cargos correspondentes sejam providos, respeitando o limite estabelecido no Padrão de Lotação da respectiva Coordenadoria.
 
O Processo Seletivo Simplificado constará de:

– Análise Curricular;

– A Análise curricular terá caráter eliminatório.

Concurso Prefeitura de Pontal - SP

A Prefeitura Municipal de Pontal, Estado de São Paulo, está realizando o processo seletivo n° 01/2013 com a intenção de ocupar 10 vagas para os cargos de Motorista (SAMU) e Técnico de Enfermagem (SAMU) (nível médio). Os salários variam de R$ 1.200,00 a R$ 1.250,00 por carga horária de 36 horas semanais.
 
As inscrições, no valor de R$ 30,00, serão realizadas nos dias 11 a 24 de março de 2013, pelo site www.aptarp.com.br. Os candidatos que não possuem acesso à internet poderão utilizar as instalações do Tele Centro Comunitário, localizado na Praça Central de São Lourenço (coreto), no centro da cidade de Pontal – SP, de segunda a sexta feira, excetuando-se os feriados e pontos facultativos, das 08h às 12h e das 13h30 às 18h.
 
O Edital de Abertura Completo está à disposição dos candidatos no endereço eletrônico de inscrição.

Fundação Unirg (TO) abre processo seletivo para professores

A Fundação Unirg Centro Universitário, no estado do Tocantins, abriu edital de nº 11/2013 para anunciar a realização de processo seletivo, visando contratar professores que lecionem no curso de Farmácia. São duas (02) vagas disponibilizadas para profissionais graduados em Farmácia, Bioquímica e Biomedicina, que possuam especialização, mestrado ou doutorado na área.
 
Os selecionados irão ministrar aulas na disciplina "Estágio Supervisionado", em regime de 40 horas semanais, sempre em turno noturno.
 
As inscrições podem ser feitas até 13 de março de 2013, por meio do endereço eletrônico pgrad@unirg.edu.br, sem a cobrança de taxa de inscrição.
 
O processo de seleção será desenvolvido em três etapas: análise de curriculum (eliminatória), prova didática e entrevista.
 
Informações como data, local e horário de cada uma das avaliações, assim como os resultados de cada etapa avaliativa, serão informadas pelo e-mail pgrad@unirg.edu.br.

Vagas de estágio nos Correios no Distrito Federal

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), por intermédio da Administração Central, abriu as inscrições para o processo seletivo que vai preencher 70 vagas, além de formar cadastro reserva de estagiários de nível médio/técnico. Do total de vagas, 49 são para o turno matutino e 21 para o turno vespertino, todas para atuação na cidade de Brasília/DF.

A bolsa de estágio será de até R$ 584,16, além de assistência médica e seguro contra acidente, para o cumprimento de uma jornada de 20 horas semanais.

Os estudantes interessados em participar deste certame deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site dos Correios (www.correios.com.br/institucional/concursos/correios) até o dia 15 de março de 2013.
 
O processo seletivo será composto de 2 etapas: análise curricular (classificatória e eliminatória) e análise de documentos (eliminatória).

O certame terá validade de 6 meses, a contar da data de divulgação da lista de aprovados, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos.
 
Veja o Edital E-039/2013 no endereço de inscrições.

A Enfermagem sabe medir os resultados de sua assistência?

Por Heleno Costa Júnior
 
Uma das questões que temos identificado de forma frequente nas avaliações que o Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA), representante exclusivo da Joint Commission International (JCI) no Brasil, realiza nas instituições de saúde é a inexistência ou insuficiência de dados para avaliar a eficácia da assistência prestada pela enfermagem.
 
Não vamos nesta oportunidade tratar também de outros conceitos que são inter-relacionados. O estudioso Avedis Donabedian (1990) foi um precursor na aplicação destes conceitos aos processos de saúde, quando também desenvolveu a teoria da chamada tríade dos sistemas, que abrange as estruturas, os processos e os resultados. A eficácia está incluída no que Donabedian chamou de sete pilares da qualidade, tendo como os outros seis elementos a eficiência, a efetividade, a otimização, a aceitabilidade, a legitimidade e a equidade.
 
O manual de padrões internacionais utilizado pelo CBA e JCI no Brasil trata desta necessidade de monitoramento dos processos assistenciais em diferentes capítulos e padrões. No capítulo referente ao Cuidado ao Paciente, um dos padrões trata das metas definidas para o plano de cuidado ao paciente, abordando: “Os processos de cuidado ao paciente são cuidadosamente planejados para atingir resultados ótimos. No processo de planejamento, os dados da avaliação inicial, bem como das reavaliações periódicas são utilizados para identificar e estabelecer prioridades de tratamentos, procedimentos, cuidados de enfermagem e outros cuidados, com a finalidade de atender às necessidades dos pacientes. O paciente e seus familiares são envolvidos no processo de planejamento.
 
O plano é anotado no prontuário do paciente. O plano de cuidado é desenvolvido no prazo de 24 horas a partir da internação do paciente. Com base nos dados resultantes da reavaliação do paciente, realizada pelos prestadores de cuidados, o plano é atualizado conforme apropriado, para refletir a evolução das condições do paciente. À medida que as necessidades mudam, o plano de cuidado do paciente também é modificado. As alterações são escritas no prontuário na forma de notas adicionadas ao plano inicial, como metas novas ou revisadas, ou pode ser necessário elaborar um novo plano.”
 
Fica, portanto, claro que a enfermagem tem um papel de destaque neste processo de planejamento do cuidado, devendo para isso, também estabelecer reavaliações sistemáticas para garantir o melhor resultado possível.
 
No capítulo intitulado Melhoria da Qualidade e Segurança, os padrões tratam da necessidade de se estabelecer medidas específicas para monitorar, de forma contínua, a assistência prestada aos pacientes. Os padrões destacam: “Os líderes institucionais definem medidas chave para cada estrutura, processo e resultado clínico da instituição.
 
A melhoria de qualidade e a segurança do paciente são orientadas por dados. O uso efetivo dos dados é melhor quando alcançado no contexto da prática clínica baseada em evidências. Assim, cada instituição deve escolher os processos clínicos e administrativos e os resultados mais importantes a serem medidos com base em sua missão, nas necessidades dos pacientes e nos tipos de serviços que oferece. A medição focaliza, em geral, os processos que apresentam alto risco para os pacientes, os que são prestados em grande volume ou aqueles que têm propensão a causar problemas. Os líderes da instituição são responsáveis por fazer a seleção final das medidas-chave a serem incluídas nas atividades institucionais relacionadas à qualidade.”
 
Podemos considerar com estes aspectos destacados nos padrões do manual internacional CBA-JCI que a medição da eficácia do processo assistencial deve ser uma ação estabelecida pelas lideranças de enfermagem, assim como de outras profissões. A medida da eficácia possibilita a análise sistemática e a intervenção estruturada, visando a melhoria contínua da qualidade e segurança no cuidado planejado ou prestado para cada paciente.
 
Portanto, cada líder e profissional de enfermagem deve se perguntar diariamente: como anda a eficácia de minha assistência?
 
Fonte Saudeweb

Mais 10 hospitais integram programa S.O.S Emergências

Programa visa qualificar o acolhimento de urgência, reduzir filas e o tempo de espera por atendimento. Serão destinados R$ 30 milhões para os novos hospitais. Outras 12 unidades do país já aderiram à estratégia
 
A ação estratégica S.O.S Emergências é ampliada em mais dez estados brasileiros. Doze hospitais já integram a estratégia do Ministério, desde 2011, que objetiva qualificar a gestão e o acolhimento em grandes hospitais que atendem SUS, reduzindo filas, o tempo de espera por atendimento e a taxa de ocupação.
 
Nesta etapa passam a integrar o programa as seguintes unidades hospitalares: Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (PB), Hospital e Pronto Socorro João Paulo II (RO), Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (RN), Hospital Getúlio Vargas (PE), Hospital e PS Dr. João Lúcio Machado (AM), Hospital de Urgência de Teresina Professor Zenon Rocha (PI), Hospital do Trabalhador (PR), Hospital e Pronto Socorro Municipal de Cuiabá (MT), Hospital Geral do Estado Dr. Osvaldo Brandão Vilela (AL), Hospital Governador João Alves Filho (SE).

Recursos
Para garantir a execução desta etapa do programa, o Ministério da Saúde destinará este ano, R$ 30 milhões para os 10 novos hospitais – sendo R$ 3 milhões para cada um. O recurso servirá para a aquisição de novos equipamentos e reformas. Além desse investimento também serão liberados recursos para a implantação de videomonitoramento e habilitação de novos leitos de retaguarda e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a serem definidos mediante apresentação de projetos.
 
Balanço
De acordo com o Ministério, em pouco mais de um ano do programa – de novembro 2011 a janeiro deste ano – foram disponibilizados 1.189 novos leitos que contribuiram para retirada de pacientes nas macas dos corredores, além de garantir a continuidade do tratamento dos que necessitam permanecer internados por mais tempo.
 
Ainda estão previstos a abertura de 125 leitos de retaguarda para o Hospital Miguel Couto e 157 leitos para o Albert Schweitzer, ambos no Rio de Janeiro.
 
Nos 12 hospitais que já aderiram ao programa, o ministro Alexandre Padilha destaca que houve diminuição na fila e na superlotação. “Estamos enfrentando, junto com estados e municípios, os problemas das maiores urgências e emergências do país. Cada hospital terá de fazer um levantamento da sua capacidade atual de gestão e da qualidade do atendimento oferecido e, a partir deste diagnóstico, serão definidas as melhorias que serão feitas, com investimento e apoio do Ministério da Saúde”, explica.
 
Em 2012, R$ 150,4 milhões foram investidos nos 12 hospitais. Do total, R$ 35 milhões foram liberados para compra de novos equipamentos e R$ 23,4 milhões para reforma e ampliação dos prontos-socorros desses hospitais. Para a abertura e qualificação de novos leitos foram destinados R$ 50 milhões. Para custeio das unidades 42 milhões foram repassados.
 
Desde a instalação do S.O.S. Emergências, cada um dos hospitais recebe R$ 3,6 milhões/ano para investir na assistência e R$ 3 milhões para reforma eou compra de equipamentos, além do pagamento diferenciado dos leitos de retaguarda.
 
Para o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o “programa S.O.S Emergências tem sido um catalizador de experiências bem sucedidas. Essas experiências e a tecnologia que resultam desta iniciativa devem ser disseminadas nos municípios e estados”, afirma . Ele disse ainda que este programa “gera modelos, organização da urgência e emergência, e replica para outros hospitais”, conclui.
 
Estratégia
A ação já está presente em 12 hospitais, localizados em nove estados (GO, PA, PE, CE, BA, SP, BH, RJ e RS) e no Distrito Federal. Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A iniciativa que integra a Rede Saúde Toda Hora vai alcançar, até 2014, os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, abrangendo os 26 estados e o Distrito Federal. A estratégia tem como objetivo atuar de forma mais organizada e efetiva sobre a oferta da assistência nas grandes emergências do País.
 
Açoes
O S.O.S. Emergências também prevê a capacitação de profissionais da saúde para melhorar e agilizar os serviços prestados à população, aumentar o número de novos leitos de retaguarda nessas unidades ou em hospitais parceiros, visando diminuir a superlotação da emergência. Só no ano passado, 2.160 profissionais foram treinados distribuídos nos 12 hospitais participantes do programa.
 
O Ministério da Saúde também desenvolve outras ações nesses hospitais como: implantação do sistema de informatização da emergência e de vídeomonitoramento para acompanhar o desempenho da unidade e o fluxo de pacientes na entrada da emergência de cada hospital. Logo ao entrar no hospital, o paciente é acolhido por uma equipe que definirá o seu nível de gravidade e o encaminhará ao atendimento específico de que necessita.
 
Outras medidas adotadas como a gestão de leitos, monitoramento contínuo dos resultados possibilitam avançar no alcance dos objetivos do programa. A gestão interna de leitos avalia os motivos da permanência prolongada no pronto socorro e encaminha as providências necessárias, reordenando os fluxos de internação e alta.
 
A implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos possibilitam a oferta adequada do tratamento ao paciente. Estão sendo tomadas, ainda, medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar.

O S.O.S Emergências funciona de forma articulada com os demais serviços de urgência e emergência que compõem a Rede Saúde Toda Hora como o SAMU, UPAs 24 horas, Salas de Estabilização, serviços da Atenção Básica e Melhor em Casa.

Fonte: Agência Saúde – Ascom/MS
 
Por Saudeweb