Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 18 de julho de 2011

Portugal: Antibióticos: mais de metade acredita que curam vírus

Quase 40% dos europeus estão conscientes do abuso destes medicamentos, mas precisam de mais informação sobre a boa utilização.


É a conclusão de um inquérito da Comissão Europeia, entre Novembro e Dezembro de 2009, próximo do Dia Europeu dos Antibióticos. Assinalado desde 2008 a 18 de Novembro, aquele dia procura sensibilizar para o problema.

Portugal surge entre os 5 países menos informados: 78% dos portugueses acreditam que os antibióticos curam vírus, mito errado partilhado por mais de metade dos europeus inquiridos. No último ano, mais de um terço dos que tomaram antibióticos, quase todos receitados pelo médico, tinham infecções virais, como gripe e constipação. Melhor conhecimento traduz-se em opções correctas, pois apenas 8% dos inquiridos mais informados trataram gripes com antibióticos.

Já em 2007, o nosso estudo denunciou um uso irracional: perante uma dor de garganta simulada, em 67 médicos visitados, 37 prescreveram antibiótico, quando era desnecessário. Entre 90 farmácias, em 8 não precisámos de receita para o comprar.

Vigilância da resistência com progressos

O estudo europeu revela que os utentes, em geral, estão conscientes de que o consumo desnecessário de antibióticos os torna ineficazes. O uso desregrado é o grande culpado pela resistência microbiana. As infecções prolongam-se, complicam-se e obrigam a mais visitas ao médico, internamentos e consumo de medicamentos, o que aumenta os custos.

Para travar a resistência das bactérias aos medicamentos, em 2001, o Conselho Europeu recomendou aos Estados-membros adoptar estratégias. O último balanço mostra progressos, com a implementação de sistemas nacionais de vigilância à resistência microbiana e ao uso de antibióticos e informação ao público. Por cá, a campanha sobre antibióticos da Direcção-Geral da Saúde esteve em acção de 2005 a 2007. O inquérito europeu revela que é preciso continuar a sensibilizar utentes e profissionais para um uso mais racional dos antibióticos.

Fonte www.deco.proteste.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário