Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 29 de julho de 2011

Tai Chi Chuan e fibromialgia


A vivencia oriental japonesa ou chinesa apresenta uma serie de exercícios que estão incluídos no rotulo de praticas alternativas que a Medicina Ocidental não acredita muito porque não pode demonstrar com a metodologia cientifica da sua eficácia. Uma dessas praticas é o Tai Chi Chuan, que teoricamente causa um relaxamento mental e atividade física corporal.

Em Agosto de 2010 foi realizado um experimento com os exercícios e a pratica de Tai Chi Chuan no tratamento das dores de fibromialgia que causa distúrbios do sono . Os resultados foram publicados numa das mais prestigiadas revistas medicas do mundo por C.Wang e colaboradores reumatologistas da Tufts University School of Medicine de Boston.Essa equipe realizou um estudo randomizado ( quando os pacientes foram escolhidos por acaso) Os 33 pacientes com fibromialgia (definida pelos criterios do American College of Rheumatology), fizeram parte do grupo A que recebeu o treinamento com exercicios clássicos do Tai Chi Chuam, que foram comparados com um outro grupo B ou controle de 33 pacientes de fibromialgia que fizeram alongamento para o tratamento da fibromialgia .

As sessões duraram 60 minutos cada e foi realizado duas vezes por semana durante 12 semanas para cada um dos grupos de estudo. Antes de iniciar esse experimento e no final de 12 semanas foi aplicado o questionário de pontuação do impacto da fibromialgia (FIQ) (variando de 0 a 100, com escores mais elevados indicam sintomas(dores e falta de sono) mais graves) no final de 12 semanas. Os autores tambem mediram atraves de um questionario os componentes físicos e mentais desses pacientes dos dois grupos Medical Outcomes Study 36-Item Short-Form Health Survey (SF-36). Todas as avaliações foram repetidas após 24 semanas para testar a durabilidade da resposta.Dos 66 pacientes randomizados, 33 no grupo do tai chi tiveram melhorias clinicamente significativas no escore total do FIQ e qualidade de vida. A mudança dos escores iniciais no grupo de tai chi vs mudança de base no grupo controle, foi de 18,4 pontos, P <0,001). Na alicação do teste SF-36- do componente físico diferença entre os grupos foi de 7,1 pontos, P = 0,001 ), e os escores do componente mental a diferença entre os grupos, foi de 6,1 pontos, P = 0,03 . As melhorias entre os grupos foram mantidas em 24 semanas( 12 semanas depois do termino do tratamento (diferença entre os grupos diferença no escore do FIQ, foi de 18,3 pontos, P <0,001). Não foram observados efeitos adversos.Os autores afirmam que o Tai chi pode ser um bom tratamento para fibromialgia e merece um estudo a longo prazo em populações de maior numero de pacientes
Fonte: N Engl J Med. 2010 Aug 19;363(8):743-54

Nenhum comentário:

Postar um comentário