Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 16 de setembro de 2011

SUS tem novo aparelho para tratar tumor de próstata em SP

Aparelho permite tratamento menos invasivo e mais rápido

O Centro de Referência em Saúde do Homem, hospital ligado à Secretaria da Saúde de São Paulo, está usando um novo tipo de laser para tratar pacientes com tumores benignos da próstata ou com câncer de próstata em estágio avançado.

O equipamento, que custou R$ 300 mil, está em uso há cerca de dois meses e ao menos 60 pacientes já foram operados com a tecnologia. Ele é usado para desobstruir o canal da uretra, que fica bloqueado quando a próstata está muito aumentada, causando dificuldades para urinar.
De modo pouco invasivo, o aparelho vaporiza o interior da glândula e desobstrui o canal da urina. Com isso, o paciente volta a urinar sem dor.
"A bexiga é parecida com o músculo cardíaco, precisa funcionar sob baixa pressão. Se há esse estreitamento do canal, a bexiga precisa de mais pressão para funcionar. Com o tempo, o músculo pode entrar em falência e o paciente precisará de sonda para urinar", diz o urologista Joaquim Claro, diretor do centro. Segundo ele, é o primeiro equipamento desse tipo no SUS.
Fonte IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário