Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Portugal: Médicos querem acabar com atestados para gripes

Proposta da Ordem dos Médicos pretende que, em substituição, seja assinada uma declaração

A Ordem dos Médicos (OM) quer acabar com os atestados para doenças como gripes ou enxaquecas. Segundo disse o bastonário José Manuel Silva ao jornal «Público», a Ordem irá apresentar brevemente uma proposta para reduzir a necessidade de atestados médicos.

Em substituição, o bastonário pretende que as pessoas afectadas com gripes, constipações ou enxaquecas apenas assinem uma declaração de honra a informar a sua entidade patronal que estão ou estiveram doentes.

Esta medida pretende travar a emissão de atestados fraudulentos, que todos os anos leva a que cinco médicos, em média, sejam punidos pela OM.

Um grupo de trabalho da Direcção-Geral de Saúde concluiu em 2005 que eram exigidas 91 situações em que exigida a emissão de um atestado, sendo que para vinte destas não encontrou qualquer justificação, escreve o jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário