Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Samaritano finaliza processo para a acreditação das unidades da Fiocruz

Objetivo do projeto é de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente para unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação

O Hospital Samaritano de São Paulo finalizou no mês de novembro o seu Programa de Desenvolvimento e Apoio à Gestão Assistencial das Unidades Assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para acreditação hospitalar.

O projeto teve início em 2009 e foi desenvolvido pelo Samaritano para o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) com o objetivo de aprimorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a segurança do paciente para unidades da Fiocruz no processo preparatório para a acreditação.

Neste mesmo mês, de acordo com a instituição, duas unidades ambulatoriais da Fiocruz foram acreditadas pelo programa de acreditação internacional da Joint Commission International (JCI), um dos mais importantes órgãos certificadores de padrões de qualidade em saúde no mundo: o Serviço de Referência Nacional em Filarioses do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães (CpAM/Fiocruz Pernambuco) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Cesteh/Ensp – Rio de Janeiro).

O projeto contou com o envolvimento direto das áreas de Responsabilidade Social e de Qualidade do Hospital Samaritano e consultores externos especializados. Para acompanhar o processo preparatório e implementar as melhorias de Instituição, foi instituído um comitê Gestor, composto pelas equipes internas e externas do Samaritano, bem como pela diretoria da Fiocruz e das Unidades participantes.

Segundo o Superintendente de Responsabilidade Social do Hospital Samaritano, Luiz Maria Ramos Filho, o envolvimento das equipes das unidades foi primordial para a melhoria contínua de processos.

E ressalta que o objetivo foi preparar as Instituições para que pudessem pleitear a certificação de qualidade em saúde. Contribuir para as que as unidades pudessem aprimorar seus processos e garantir um cuidado mais seguro foi extremamente significativo para o Hospital Samaritano.

Dentre as atividades promovidas pelo Samaritano neste processo preparatório destacam-se: capacitação dos colaboradores em diversos temas, como metas internacionais de segurança do paciente, importância da lavagem das mãos e eventos adversos; monitoramento da segurança das instalações físicas; implantação do uso de indicadores para acompanhar processos, bem como de um plano de gerenciamento de riscos e um de contingências e emergências; intensificação do programa de controle de infecção hospitalar; incentivo ao preenchimento completo do prontuário; organização do fluxo de trabalho, entre outros.

Fonte SaudeWeb

Nenhum comentário:

Postar um comentário