Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 8 de abril de 2012

Coágulos sanguíneos

Trombo

Definição

Coágulos surgem quando o sangue endurece até ficar sólido. Um coágulo sanguíneo que se forma dentro de um vaso sanguíneo ou dentro do coração e se fixa lá é chamado de trombo.
Um trombo que se solta e move-se de um lugar para outro do corpo é chamado de êmbolo. O transtorno relacionado a isso é conhecido pelos médicos como denominado embolia. Por exemplo, um êmbolo que fica preso nos pulmões é chamado de embolia pulmonar.
Um trombo é um coágulo sanguíneo que se forma em um vaso e permanece lá. Uma embolia é um coágulo que se desloca do local onde se formou para outro local no corpo.
Trombos ou embolias podem se alojar em um vaso sanguíneo e bloquear a circulação nesse local, privando os tecidos de oxigênio e de fluxo de sangue normal. Isso pode resultar em danos, destruição (infarto) ou mesmo morte dos tecidos (necrose) nessa área.
Às vezes, outros materiais podem agir como um êmbolo e bloquear o fluxo sanguíneo, inclusive:

Nomes alternativos

Coágulo; êmbolos; trombos

Complicações

Trombos e êmbolos conseguem se grudar firmemente a um vaso sanguíneo. Eles podem obstruir parcial ou completamente o fluxo de sangue nos vasos.
Uma obstrução no vaso sanguíneo impede o fluxo normal de sangue e oxigênio de alcançar os tecidos naquela localização, sendo denominado isquemia. Se a isquemia não for tratada imediatamente, pode resultar em dano ao tecido ou na morte dos tecidos daquela área.

Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário