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terça-feira, 31 de julho de 2012

Empresas influenciam no consumo de bebidas esportivas

Bebidas isotônicas, conhecidas como bebidas esportivas ou energéticas, são consideradas por praticantes de exercícios físicos como um complemento essencial à pratica da atividade. Contudo, ainda existem poucas evidências que deixem claro os reais benefícios dessas bebidas para a saúde.

Segundo estudo publicado no British Medical Journal, empresas do ramo de produção de bebidas isotônicas estão patrocinando pesquisas que se relacionem à hidratação corporal. Como esses pesquisadores aconselham as organizações de medicina desportiva no desenvolvimento de diretrizes que guiam as recomendações para a prática de exercícios, as empresas podem influenciar nessas diretrizes e aumentar o consumo de suas bebidas.

As bebidas isotônicas começaram a se popularizar na década de 1960, quando um médico da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, produziu uma bebida à base de água, sódio, açúcar e fosfato de potássio com uma pitada de aroma de limão. A partir de então, o consumo dessas bebidas aumentou significativamente.

Segundo Tim Noakes, professor de saúde e ciência do exercício da Cape Town University, na África do Sul, a popularidade das bebidas esportivas é uma junção entre ciência e marketing criativo, que fez com que elas se tornassem “essenciais” à prática de exercícios. De acordo com Noakes, a indústria de bebida esportiva inseriu na sociedade a ideia de que a ingestão de líquidos é tão importante para o atleta quando o treinamento adequado. “Tornou-se comum para os atletas acreditar que o mau desempenho durante a corrida não foi culpa do treinamento, mas sim da sua má hidratação. Esta foi uma medida de sucesso das indústrias que condicionaram os atletas a acreditar que as bebidas isotônicas eram determinantes para o seu desempenho”, explica.

Nas Olimpíadas de Londres 2012, grandes multinacionais que fabricam bebidas isotônicas estão patrocinando o evento, o que vai aumentar ainda mais a popularidade dessas bebidas entre os atletas e entre o público em geral.

Fonte: British Medical Journal, 19 de julho de 2012

Por Boa Saúde

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