Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Enzima cerebral é duplamente responsável pelo mal de Alzheimer

Pesquisadores descobriram que a enzima BACE1 regula dois processos celulares que contribuem para a perda de memória

As causas que levam à doença de Alzheimer não são completamente compreendidas, mas uma grande quantidade de evidências aponta para o acúmulo de beta-amilóide, uma proteína tóxica para as células nervosas. É o que mostra estudo desenvolvido pelo Sanford-Burnham' s Del E. Webb Neuroscience, Aging, and Stem Cell Research Center.

A pesquisa indica que a beta-amilóide é formada pela atividade de várias enzimas, incluindo uma chamada BACE1, abundante em pacientes com doença de Alzheimer. Os pesquisadores descobriram que a enzima faz mais do que apenas ajudar a produzir a proteína tóxica. Ela também regula outro processo celular que contribui para a perda de memória. Isto quer dizer que inibir a atividade enzimática da BACE1 não é suficiente para prevenir ou tratar a doença. Os pesquisadores terão de evitar que as células a criem de qualquer jeito.

Em laboratório, os cientistas perceberam que, ao inibir a ação da BACE1 de produzir beta-amilóide em ratos, a enzima continuou prejudicando aprendizagem e memória, o que indica uma função secundária.

"Isso significa que uma terapia que vise a BACE1 poderia ser um golpe duplo contra a doença de Alzheimer, e até mesmo contra a perda de memória normal associada ao envelhecimento. É por isso que agora estamos procurando maneiras de bloquear a expressão dessa enzima no cérebro", disse o responsável pelo estudo, professor Xu Huaxi.

Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário