Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 29 de setembro de 2012

A forma como cuidamos de nossa escova dental é importante para nossa saúde

Escovar os dentes é uma das formas de termos uma boa saúde bocal, mantermos um hálito agradável e termos um sorriso bonito e para isso devemos fazer uso da escova diariamente, ao acordarmos, após as refeições e antes de dormir.
 
Isso nós já sabemos, mas o que as vezes não damos importância é com os cuidados que devemos ter com a escova de dentes.
 
Por quanto tempo você fica com uma escova de dentes? O ideal é que este tempo não ultrapasse 3 meses, isso ajuda a evitar que fungos e bactérias se desenvolvam nas cerdas, e após esse tempo as cerdas começam a perder a eficiência e se deformam. Outro motivo para a troca da escova é quando surgirem problemas de infecção na boca, dor de garganta, gripes e resfriados, pois pode ser que os germes se alojem nas cerdas e levem a uma nova infecção.
 
Não compartilhe a sua escova e não use a escova de outra pessoa, mesmo que seja da família. O principal motivo é prevenir a contaminação por doenças infecciosas.
 
Na hora de lavar a escova dedique atenção as cerdas e ao cabeçote da escova, use bastante água e na hora de guardar retire o excesso de água e deixe a escova na posição vertical para evitar que ela fique úmida dificultando a proliferação de fungos e germes. Se possível deixe a escova exposta ao ar até secar completamente.
 
Soluções caseiras, desinfetantes ou enxaguantes bucais não servem para eliminar germes e bactérias, por isso se a escova cair no chão, na pia ou no vaso sanitário, a melhor solução é trocar a escova imediatamente.
 
Sempre que possível guarde a escova (seca) dentro de um estojo específico para isso, assim você evita que as cerdas fiquem espremidas ou achatadas e também evita o contato com outros objetos.
 
Se a sua escova divide espaço com outras num mesmo recipiente, você deveria pelo menos usar um protetor de cerdas, mas dê preferência para modelos com boa ventilação.
 
Isso pode parecer um pouco assustador, mas segundo algumas pesquisas foram detectados coliformes fecais em escovas de dentes que ficavam próximas ao vaso sanitário ou em cima de gabinetes do banheiro. Ao dar a descarga, as bactérias presentes no ar podem alcançar as escovas próximas. E ao usar a escova as bactérias podem ir direto ao organismo.
 
Para amenizar este tipo de problema a recomendação é deixar a escova pelo menos a um metro de distância do vaso sanitário e manter a tampa do vaso fechada.
 
Outro ponto importante é lavar bem as mãos depois de usar o banheiro, pois você estará evitando que as bactérias cheguem até o cabo da escova.
 
Fonte vidaperfeita.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário