Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sábado, 20 de outubro de 2012

Aprenda a barrar o mau humor e a preguiça no horário de verão

Alimentos e hábitos ajudam na produção da melatonina e no controle do cortisol, hormônios que ‘enlouquecem’ por causa do adiantamento dos ponteiros do relógio. Entenda
 
Ao adiantar uma hora os ponteiros dos relógios, o corpo humano pode sofrer alterações hormonais que influenciam diretamente no humor, cansaço e na preguiça. O motivo, explica o fisiologista Edson Bittar, é porque a produção de melatonina e de cortisol “enlouquecem”.
 
A melatonina, também chamada de hormônio do sono, é produzida nas horas de descanso. O fato de dormir uma hora a menos repercute nas reservas corpóreas da substância. Uma reação é o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e por isso o humor também é afetado nos primeiros dias de vigência do horário de verão.             
 
“Diferentemente de um relógio mecânico, o relógio biológico não é tão simples como dar uma volta no ponteiro”, afirma Bittar. "Nosso relógio interno é sincronizados com os relógios externos e com a luz do dia. O horário de verão provoca uma desarmonia e algumas pessoas sentem os efeitos. A interação com áreas do sistema nervoso influencia na produção de melatonina e cortisol."
 
Por isso, a nutricionista Marina Capella orienta como sofrer menos com a mudança dos ponteiros do relógio externo. A dieta é tida como peça-chave neste processo e o segredo é apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. "A síntese da melatonina inicia com a serotonina. Os níveis de serotonina no cérebro estão relacionados com a ingestão alimentar de triptofano (aminoácido) e de carboidratos. Ácido fólico, vitamina B6 e magnésio também são essenciais nesse processo de síntese de serotonina", diz.
 
Veja quais são eles
  • Arroz
  • Aveia
  • Banana
  • Cebola
  • Cereja
  • Cidreira
  • Gergelim
  • Hortelã
  • Leite
  • Milho
  • Uva e suco de uva, vinho
Já o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, orienta quais hábitos ajudam neste processo. Segundo ele, o ideal é:
 
- Deitar e levantar nos mesmos horários em que está acostumado. Não se deve aumentar o tempo de sono por conta da mudança;
 
- Durma de janelas abertas, nos primeiros dias do horário de verão, para que o corpo se acostume a acordar com a claridade;
 
- Tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco. A desidratação compromete a qualidade do sono e deixa mais difícil dormir ou acordar.
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário