Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 20 de novembro de 2012

Novo cateter médico multifuncional simplifica cirurgias cardíacas

Dispositivo pode monitorar funções cardíacas e realizar correções no tecido do coração simultaneamente durante operação
 
Cientistas da Northwestern University, nos EUA, desenvolveram um cateter médico multipropósito que pode monitorar as funções cardíacas e realizar correções no tecido do coração simultaneamente durante a cirurgia.
 
O dispositivo, testado pela primeira vez no processo cirúrgico de ablação cardíaca pode levar a cirurgias mais simples para arritmia e outras doenças do coração.
 
Ablação cardíaca é uma técnica cirúrgica que corrige irregularidades do ritmo cardíaco, destruindo o tecido cardíaco específico que desencadeia batimentos cardíacos irregulares.
 
O procedimento é geralmente realizado tanto com cirurgia de coração aberto ou através da inserção de uma série de cateteres flexíveis através de uma veia na virilha do paciente e no coração.
 
Atualmente, este método de cateter exige a utilização de três dispositivos diferentes, os quais são inseridos no coração, em sucessão: um para mapear os sinais do coração e detectar a área do problema; um segundo para controlar as posições dos atuadores terapêuticos e o seu contato com o epicárdio; e um terceiro para queimar o tecido de distância.
 
"Nosso cateter substitui todos os três dispositivos anteriormente necessários para a terapia de ablação cardíaca, tornando a cirurgia mais rápida, mais simples e com menor risco de complicação", afirma o líder da pesquisa Yonggang Huang.
 
No interior do dispositivo existe uma camada fina de eletrônicos flexíveis. O exterior do cateter protege os componentes eletrônicos durante a viagem através da corrente sanguínea, uma vez no interior do coração, o cateter é inflado como um balão, expondo os componentes eletrônicos a uma maior área de superfície.
 
Quando o cateter está no lugar, os dispositivos individuais podem executar suas tarefas específicas. Um sensor de pressão determina a pressão sobre o coração e outro sensor monitora a condição do coração durante o processo, e um sensor de temperatura controla a temperatura de modo a não danificar o tecido circundante.
 
Estes dispositivos podem oferecer dados de alta qualidade, tais como força mecânica, o fluxo de sangue e temperatura para o cirurgião, em tempo real, e o sistema foi concebido para funcionar de forma estável, sem qualquer alteração nas propriedades conforme o balão infla e desinfla.
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário