Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Nutróloga dá receita de ração humana

Composto rico em fibras e outros nutrientes regula intestino e acelera metabolismo
 
Suplemento alimentar rico em fibras e outros nutrientes, a ração humana é componente frequente em dietas para perder peso, mas pode causar problemas, como aumento de peso, se for consumida no lugar das refeições.
 
O composto é feito em geral com cereais integrais e energéticos, como aveia em flocos, linhaça, gergelim e gérmen de trigo, além de açúcar mascavo, guaraná em pó, gelatina e levedo de cerveja.
 
 — A ração humana ajuda a regular as funções intestinais e a acelerar o metabolismo — afirma a nutróloga Liliane Oppermann.
 
Algumas receitas prometem redução de até oito quilos em um mês. Porém, quem adota o suplemento para emagrecer deve manter hábitos saudáveis.
 
— A mistura provoca uma sensação maior de saciedade, fazendo com que o organismo reduza a absorção de gordura. Mas para perder peso o ideal é praticar atividades físicas, além de ingerir frutas, saladas, alimentos integrais e beber bastante líquido — recomenda Liliane.
 
Para aproveitar bem os nutrientes, ela aconselha adicionar a ração a sucos, iogurtes, frutas e até bolos.
 
— O importante é não abusar e muito menos trocá-la por uma refeição. A quantidade recomendada é de duas colheres de sopa ao dia.
 
A seguir, a médica destaca os principais ingredientes do suplemento e quais os benefícios para saúde:
 
Semente de linhaça
A linhaça é rica em fibras e o seu consumo auxilia no funcionamento do intestino.
 
Farelo de trigo
Colabora com o intestino e estimula os movimentos peristálicos.
 
Leite de soja
A soja ajuda reduzir o colesterol e regula a formação dos ossos. Rica em proteína e em sais minerais, o leite de soja fortalece todo o sistema imunológico do organismo.
 
Aveia
Regula os níveis de glicemia e colesterol no sangue.
 
Açúcar mascavo
É rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado.
 
Guaraná em pó
Interfere na capacidade de raciocínio, combate o cansaço físico e mental. Além disso, estimula o sistema nervoso central.
 
Gergelim
Rico em cálcio, o gergelim tem a finalidade de amenizar dores reumáticas e outros problemas, como tumores, memória fraca, alergia, gastrite, câncer, prisão de ventre, pressão alta e azia.
 
Levedo de cerveja
É fonte natural de vitaminas do complexo B. Regulariza as funções intestinais, tem ação desintoxicante, aumenta a resistência física e protege o organismo da fadiga, reumatismo, artrite, gota, obesidade, arteriosclerose.
 
Gelatina em Pó
Aumenta a elasticidade da pele, fortifica as unhas, previne rugas e a queda de cabelo.
 
Confira a receita — ingredientes:
  • 500g de soja em pó
  • 500g de farelo de trigo
  • 500g de farelo de aveia
  • 100g de gergelim
  • 100g de guaraná em pó
  • 100g de levedo de cerveja
  • 100g de gérmen de trigo
  • 100g de açúcar mascavo
  • 100g de gelatina sem sabor
  • 100g de quinua
  • 100g de cacau em pó
  • 100g de farinha de maracujá
 
Cuidados
Segundo Liliane, alguns consumidores precisam estar atentos, pois ingerir grandes quantidades dessa mistura pode causar gases, constipação e distensão abdominal.
 
— As pessoas não devem se alimentar somente dessa farinha, nem exagerar na quantidade. Portadoras de diabetes, hipertensão e doenças crônicas precisam de orientação médica antes de consumir a ração humana — alerta.
 
Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário