Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Perder ‘barriga de cerveja’ melhora a qualidade do sono

Pelo menos 500 mil britânicos podem sofrer de apneia do sono, distúrbio que afeta pessoas de meia-idade e homens com excesso de peso
 
Perder peso — especialmente na cintura — pode melhorar significativamente a qualidade do sono, sugere nova pesquisa.
 
Cientistas descobriram que pessoas que perdem em torno de 6 kg com redução de 15% da cintura dorme muito melhor, segundo o site Daily Mail.
 
Pesquisadores da Universidade de Johns Hopkins, nos EUA, fizeram uma pesquisa com 77 pessoas com diabetes tipo 2 ou pré-diabetes.
 
Os participantes, com sobrepeso ou obesos, foram aleatoriamente designados para dois grupos diferentes: o primeiro grupo passou por uma dieta e um treinamento de exercícios supervisionado, enquanto que o segundo grupo apenas passou pela dieta.
 
Os voluntários preencheram o questionário sobre o sono para identificar os problemas, incluindo a apneia do sono, fadiga diurna, insônia, sono agitado e excessivo, sonolência e uso de sedativos para ajudar a dormir.
 
O índice de massa corporal e a quantidade de gordura abdominal também foram medidos no começo e no final da avaliação. Ambos os grupos perderam, em média, cerca de 7 kg.
 
Além disso, eles também perderam a mesma quantidade de gordura da barriga, que foi avaliada por meio da ressonância magnética.
 
Apesar de os participantes terem relatados os problemas de sono, nenhum deles se destacou com sendo o distúrbio mais comum. Os pesquisadores também descobriram que ambos os grupos tiveram um aumento de 20% na melhora do sono.
 
Pelo menos 500 mil britânicos podem sofrer de apneia do sono, distúrbio que afeta, principalmente, pessoas de meia-idade e homens com excesso de peso.
 
Essa condição também pode afetar a respiração, pois ela faz com que os músculos das vias respiratórias entrem em colapso durante o sono, cortando a respiração a cada 10 segundos ou mais, antes dos sinais cerebrais forçarem os músculos a trabalharem novamente.
 
A boa qualidade do sono é importante, no geral, tanto para a saúde física e mental, como para o sistema cardiovascular saudável.
 
Dependendo da causa, as perturbações do sono podem aumentar o risco de hipertensão arterial, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e batimentos cardíacos irregulares.
 
Fonte R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário