Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Seis segredos para o abdominal perfeito

Seis dicas para o abdominal perfeito
Especialistas ensinam como não perder tempo com vícios que anulam a busca pela barriga chapada. Respiração e postura são as principais dicas
 
Consultamos dois experts em exercícios físicos e nutrição para desvendar os segredos do abdominal perfeito, aquele que garante a barriga chapada.
 
Vinicius Zacarias, fisioterapeuta e instrutor de pilates do Zahra Spa & Estética, e Ricardo Zanuto (nutricionista, educador físico, especializado em fisiologia humana e proprietário da clínica Zanuto Saúde e Bem-Estar), revelam seis lições para não perder tempo com abdominais errados e ainda turbinar os efeitos no fortalecimento de dorso, costas e barriga.
 
1) Associe os abdominais à aeróbica
Segundo Vinícius Zavariais, o abdome perfeito é resultado entre abdominal e exercícios aeróbicos, como corridas e caminhadas.
 
“Os exercícios abdominais, na verdade, vão apenas enrijecer a musculatura, enquanto os aeróbicos, por sua vez, são responsáveis por queimar a gordura localizada nesta região”, explica o especialista.
 
2) Cautela nos abdominais com as pernas levantadas
“Deixar as pernas elevadas ao fazer abdominais, para quem não tem os músculos desta região tão fortalecidos, poderá gerar maior sobrecarga nos músculos da coxa, e da lombar, deixando de favorecer os músculos abdominais”, explica Zanuto. “Assim como posicionar as mãos atrás da cabeça para auxiliar no movimento pode acarretar sobrecarga da coluna cervical e possível lesão”, complementa ele.
 
3) Faça a postura perfeita e não esqueça da respiração, que turbina o fortalecimento
“A respiração e a postura, quando não executadas de forma harmoniosa durante o abdominal, podem comprometer a eficácia do exercício e causar dores em diversas regiões do corpo, como lombar, costas e pescoço”, alerta Vinicius.
 
“Por isso, quando for realizar o abdominal, fique atento: os pés devem se manter afastados e alinhados com o quadril, os cotovelos devem ficar bem abertos e o queixo afastado do peito e alinhado à coluna. Sempre expire no momento de mais força e inspire nas ocasiões mais relaxadas."
 
4) Não espere emagrecer para só então começar os abdominais
Normalmente, as pessoas que estão acima do peso tendem a acumular gordura na região abdominal, o que sobrecarrega a lombar e também causa dores. Com o abdome fortalecido, a postura melhora e deixa as costas protegidas, desde que os exercícios sejam bem executados”, afirma Vinicius.
 
5) Escolha os alimentos certos e acelere os efeitos para chapar a barriga
“A principal dica para quem quer ter uma abdome definido é consumir carboidratos com baixo índice glicêmico, aumentar o consumo de proteínas e evitar o consumo de refrigerantes, doces e alimentos gordurosos”, indica Zanuto. Legumes e verduras, em especial as mais verdes, têm baixo índice glicêmico. Já as carnes e os derivados de leite com pouca gordura são as proteínas mais indicadas.
 
6) Faça séries curtas, com 30 repetições
Não existe um número limite de abdominais e o ideal é que o exercício não provoque dor. Apesar disso, Vinicius Zacarias orienta uma quantidade ideal para quem está em busca da barriga perfeita.
 
“O ideal é que se faça 3 séries de 30 repetições para cada grupo muscular (reto, oblíquo e inferior), sempre respeitando o tempo de descanso do músculo, que é de 48 horas”, orienta.
 
“Caso contrário você poderá acarretar um stress no músculo podendo causar lesões”, ensina o professor.
 
Veja abaixo os alimentos que aceleram o metabolismo e a queima de gordura:
 
Alecrim: 1 colher (sobremesa) ao dia. Adicione aos alimentos
 
Algas: 1 folha, 2 vezes na semana, adicionada aos alimentos
 
Azeite de oliva extra-virgem: 1 a 2 colheres (sopa) por dia
 
Brócolis: 1 xícara (chá) por dia
 
Cacau em pó: 30g por dia. Use misturado ao leite desnatado ou nas frutas
 
Café: preferencialmente feito na hora, 1 xícara antes dos exercícios
 
Canela: 1 colher (chá) ao dia. Pode ser ingerida com frutas ou chás
 
Chá de hibisco: de 2 a 3 xícaras, consumidas ao longo do dia
 
Chá verde: de 2 a 4 xícaras, consumidas ao longo do dia
 
Chocolate amargo: 1 quadradinho por dia
 
Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher (café) por dia, adicionada à comida
 
Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres (sopa) por dia, no iogurte ou com frutas
 
Frutas cítricas (como laranja e kiwi): 1 a 2 unidades por dia
 
Gengibre: 1 colher (café) por dia de gengibre cru ralado ou em pó. Use em alimentos ou sucos
 
Mostarda em semente: 1 colher (chá) por dia, salpicada comida
 
Óleo de coco: 1/2 colher de sopa ao dia
 
Peixe: 100g a 150g, de 2 a 3 vezes na semana
 
Pimenta vermelha: uma pitada (3g) por dia, no molho ou na comida
 
Vinagre de maçã: 1 colher (chá) por dia. Use para temperar a salada
 
Fonte iG

Nenhum comentário:

Postar um comentário