Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cigarro pode ser o culpado por dor nas costas

Estudo confirma a ligação entre tabagismo e aumento na dor lombar
 
Entre os tantos problemas de saúde causados pelo cigarro, acrescente mais um: fumar dá dor nas costas. Já há algum tempo, pesquisas científicas vêm mostrando uma ligação estreita entre tabagismo e aumento da dor lombar, doenças do disco intervertebral e complicações pós-operatórias após cirurgias de coluna. Um novo estudo, publicado no The Journal of Bone & Joint Surgery, confirma essa ligação.
 
Após analisar mais de 5,3 mil pacientes com histórico de dores nas costas e nas pernas que haviam passado por tratamento (cirúrgico ou não), os cientistas observaram quem nunca fumou e ex-fumantes relataram significativamente menos dor do que os fumantes. Inclusive aqueles que pararam de fumar durante o estudo mostraram melhora expressiva na dor nas costas, enquanto o grupo que continuou fumando não obteve melhora clínica.
 
A grande culpada é a nicotina, que, além de causar dependência, tem efeito vasoconstritor na microcirculação sanguínea. Ou seja, reduz o diâmetro dos pequenos vasos, dificultando o aporte do oxigênio e nutrientes que as células recebem pelo sangue, o que interfere na consolidação de fraturas.
 
A vilã nicotina
 
Os efeitos da vasoconstrição causada pela nicotina e por outras substâncias contidas no tabaco:
 
— Compromete o processo de cicatrização após as cirurgias
 
— Prejudica a produção de colágeno, o que interfere na consolidação de fraturas
 
— Reduz a oxigenação do fluxo sanguíneo
 
— Retarda a recuperação pós-operatória
 
— Compromete o sistema respiratório, deixando o paciente suscetível a infecções, problemas de cicatrização, trombose e embolias

Fonte Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário