Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 11 de abril de 2013

Frutas cítricas garantem benefícios à saúde, mas não combatem doenças

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se
 laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi
Para que protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas
 
É só a temperatura mudar e os riscos de pegar uma gripe aumentam. Além de um espirro atrás do outro, a gripe pode vir acompanhada de febre alta, calafrio, dor de cabeça, coriza, tosse, dor de garganta, cansaço, dor no corpo e sensação de mal estar. Mas para afastar esse mal é possível contar com a ajudinha de algumas frutas cítricas que protegem o sistema imunológico e reduzem os problemas de saúde. Segundo a médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia Anna Bordini, as frutas cítricas são ricas em vitamina C e podem proteger o sistema imunológico, mas não agem no combate de doenças.
 
— A vitamina C presente nas frutas cítricas tem uma participação importante no sistema imunológico, já que fortalece os glóbulos brancos, responsáveis por combater agentes infecciosos. Entretanto, o nutriente não tem a capacidade de prevenir infecções como a gripe — explica.

Se, por um lado, a vitamina C não ajuda a evitar a gripe, por outro pode ajudar a reduzir a duração dos sintomas. Para amenizar os sintomas da gripe é recomendado a ingestão de 250 mg de vitamina C diariamente. Consumindo essa vitamina a pessoa tende a se recuperar mais rápido.

Benefícios das frutas cítricas com vitamina C

Se for consumida na quantidade certa, a vitamina C pode oferecer diversos benefícios à saúde:


Protege contra o envelhecimento das células.

Ajuda a reduzir o risco de certos tipos de câncer, ataques do coração, doenças pulmonares e derrames cerebrais.

Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções como gripes.

Entre as frutas cítricas que são boas fontes de vitamina C destacam-se laranja, limão, tangerina, acerola, maracujá e kiwi. Mas para que essas frutas protejam o organismo é preciso ficar atento à maneira como elas são conservadas e preparadas.

— Não se deve colocá-las no refrigerador e os sucos devem ser feitos e consumidos na hora — alerta Bordini.

Xô, gripe: como prevenir?
Alguns hábitos no dia a dia podem afastar o risco de contaminação pelo vírus da gripe. Alimentar-se de forma saudável, consumindo todos os dias verduras, legumes e frutas; dormir bem, em média 8 horas por dia; manter a higiene, como limpar as mãos com álcool ou com água e sabão; e evitar ambientes fechados, pode prevenir a infecção.

Mas se mesmo seguindo esses hábitos a pessoa contrair a gripe, é importante beber bastante líquido, inclusive suco de laranja, e procurar um médico.
 
Fonte Diário Catarinense

Nenhum comentário:

Postar um comentário