Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 3 de abril de 2013

Identificada enzima capaz de suprimir formação do câncer de próstata

A colaboradora Maria Diaz-Meco, da Universidade de Cincinatti
Foto: Divulgação/UC
A colaboradora Maria Diaz-Meco, da Universidade de Cincinatti
Descoberta sobre PKC? pode levar a novas formas de controlar a progressão de formas agressivas da doença
 
Pesquisadores do Sanford-Burnham Medical Institute, nos EUA, descobriram uma enzima que pode ajudar a combater e suprimir a formação do câncer de próstata.
 
A descoberta sobre a PKC? (a última letra é a grega zeta) , que também descreve uma cadeia molecular de eventos que controla o crescimento de células e metástase, pode levar a novas formas de controlar a progressão da doença.
 
A enzima PKCæ controla a ativação do gene c-Myc, que facilita a formação de tumores na próstata. Quando presente no organismo, a enzima impede que o gene propicie o crescimento das células cancerígenas e facilite a ocorrência de metástase.
 

Supressão
Estudos anteriores sugeriram que PKCæ pode atuar como um supressor de tumor, mas isso não foi evidente no caso do câncer de próstata.
 
Na pesquisa atual, a equipe aprendeu o papel de PKCæ depois de criar camundongos geneticamente modificados para não ter a enzima.
 
"Neste estudo, foi avaliado o papel de PKCæ no câncer de próstata, e pela primeira vez foi utilizado um rato sem a enzima para demonstrar que ela é realmente supressor de tumor. No entanto, o grande avanço neste trabalho é que descobrimos como PKCæ suprime tumores da próstata", afirma a pesquisadora Maria Diaz-Meco.
 
Em seu estudo, os pesquisadores descobriram que PKCæ suprime tumores em cooperação com um gene chamado PTEN. PTEN foi muito conhecido por atuar como um supressor de tumor, e é também bem estabelecido que a sua forma mutante é comum no câncer de próstata.
 
No entanto, a perda da função normal de PTEN sozinha não conduz ao câncer de próstata agressivo. Segundo este estudo, a perda de PKCæ e o excesso de c-Myc ativa são também necessários para o desenvolvimento do câncer de próstata agressivo.
 
Segundo os pesquisadores, abordagens potenciais para o câncer de próstata podem atacar no futuro a ativação de PKCæ através da terapia genética ou encontrar uma outra forma de inibir c-Myc na ausência de PKCæ .
 
Fonte isaude.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário