Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 27 de agosto de 2013

Casos de coqueluche aumentaram 10 vezes em apenas três anos

Casos de coqueluche aumentaram 10 vezes em apenas três anos Morguefile/Divulgação
Foto: Morguefile / Divulgação
No primeiro semestre deste ano, os casos já chegam a quase
 3 mil no país
Cerca de 75% das contaminações se dão pelos familiares, que não conseguem diagnosticar o problema e acabam transmitindo para os pequenos
 
Em 2012, 83 crianças brasileiras morreram por causa da coqueluche. Destes casos, 80 eram menores de um ano de idade, quando é considerada a fase de maior risco.

No Rio Grande do Sul, ocorreram 10% dos casos (oito óbitos), sendo que dois foram na capital gaúcha. De 2010 a 2013, o número de crianças infectadas aumentou em 10 vezes. No ano passado, a incidência da doença chegou a 5,5 mil crianças. No primeiro semestre deste ano, os casos já chegam a aproximadamente 3 mil.

A estratégia correta para prevenir a coqueluche é a vacinação de todas as pessoas que tem contato íntimo com as crianças, principalmente nos primeiros 12 meses de vida. A análise dos casos aponta que 75% das contaminações acontece através de familiares.

Por isso, os médicos defendem que é necessário imunizar pediatras, familiares, cuidadores e babás, a fim de evitar que os adultos contribuam para a transmissão da doença. Esta técnica é conhecida pelos especialistas como "Operação Cocoon", que significa "casulo" em inglês.

— O maior problema é a falta de diagnóstico da doença nos adultos. A coqueluche na criança é típica, mas no adulto é muitas vezes tratada como tosse alérgica, bronquite e uma série de outros diagnósticos — aponta o médico membro dos comitês de Infectologia e de Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, Juarez Cunha.

Não há vacinação gratuita contra a coqueluche para todos aqueles que lidam com as crianças, mas o Governo Federal oferecerá, no decorrer do segundo semestre de 2013, o benefício para gestantes. Isso representa um bom começo, visto que, através da placenta, é possível transmitir anticorpos nos primeiros meses, quando a criança ainda não está protegida pelas doses.

A vacina na infância é disponibilizada em três doses, aos dois, quatro e seis meses de idade.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário