Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 24 de setembro de 2013

Idosa morre após esperar nove dias por leito de hospital em Taubaté

Idosa morre após esperar nove dias por leito em Taubaté (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
 Idosa morre após esperar nove dias por leito em
Taubaté (Foto: Reprodução/TV Vanguarda)
Uma idosa de 81 anos morreu na noite da última quarta-feira (18) após esperar nove dias por um leito de hospital em Taubaté. A vítima, que estava com uma fratura no braço, morreu por complicações decorrentes de problemas respiratórios, hipertensão e diabetes.
 
Segundo a família de Terezinha Tenório, todos esses problemas eram controlados com medicamentos. Dona Terezinha, como era chamada, foi levada para o Pronto Socorro Municipal de Taubaté depois de cair em casa e fraturar o braço.
 
No PS, ela ficou internada de maneira provisória durante nove dias esperando transferência para algum hospital da região que realizasse a cirurgia ortopédica indicada pelos médicos. Assim como Terezinha, outros pacientes que deveriam estar internados em hospitais com mais estrutura, ficam no pronto socorro esperando transferência.
 
Atualmente, a região conta com apenas quatro unidades de referência para internações: duas em Taubaté, uma em São José dos Campos e uma em Aparecida. A fila por uma vaga é em média de 200 pacientes por dia. Diante desse problema, a Prefeitura de Taubaté decidiu acionar o Estado na Justiça pela falta de leitos em hospitais públicos.
 
Outro lado
A Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde informou que o pedido de transferência recebido do pronto-socorro de Taubaté para a paciente Terezinha Alves Tenório foi para a realização de cirurgia de fratura no braço. Segundo o estado, trata-se de um procedimento ortopédico.
 
"Como a paciente tinha um histórico de hipertensão, diabetes e problemas respiratórios, a realização da cirurgia só poderia ser realizada após a estabilização de seu quadro clínico no pronto-socorro municipal", diz nota.

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário