Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Saúde aprova o cartão SUS para a região de Campinas

Foto: Cedoc/RAC
Os cartões serão fornecidos pelo Ministério da Saúde
Campinas participou da 141ª reunião dos membros do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC). A primeira pauta foi a Malha Ferroviária que corta os municípios da RMC. Ficou acordado que os prefeitos da RMC farão um mapeamento da região para identificar os conflitos existentes na malha ferroviária regional e cobrar do governo federal as ações e obras necessárias.
 
A reunião foi realizada na última terça-feira, em Santo Antônio de Posse e contou com a presença dos secretários de Trabalho e Renda, Jairson Canário, e de Saúde, Carmino de Souza, e do vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, além de prefeitos e representantes das cidades de Pedreira, Hortolândia, Indaiatuba, Nova Odessa, Jaguariúna, Valinhos, Engenheiro Coelho, Cosmópolis, Americana, Itatiba, Vinhedo e Sumaré.
O assunto da malha ferroviária foi abordado pelo diretor-superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ricardo Rossi Madalena, e pelo diretor de Relações Institucionais da concessionária América Latina Logística (ALL), Emanoel Tavares Costa Junior. Eles participaram da reunião e responderam às questões levantadas pelos prefeitos.
 
As linhas desativadas e a falta de sinalização foram outros problemas apontados pelo Conselho durante o encontro. Os prefeitos pediram ações concretas que garantam mais segurança.
 
A implantação do Cartão SUS Metropolitano foi outro destaque da reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC. O secretário de Gestão Estratégica e Participação do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, anunciou a aprovação de convênio no valor de R$ 4,5 milhões para a integração das unidades de saúde da RMC e afirmou que a publicação deve ocorrer em outubro. Através do Cartão SUS Metropolitano, o prontuário de um usuário poderá ser acessado por serviço da região.
 
Conforme ressaltou o secretário, a região de Campinas deve se tornar exemplo nacional por conta da integração dos prefeitos para a implantação do sistema, que promoverá a integração das informações e dados referentes a cada cidadão em qualquer unidade de Saúde da RMC.
 
A diretora executiva da Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), Ester Viana, lembrou os projetos desenvolvidos para contribuir com a implantação do cartão, como o investimento de R$ 3 milhões com recursos financeiros do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano de Campinas (Fundocamp) em informatização de unidades de saúde. Estão em desenvolvimento cursos de gestão destinados aos profissionais de saúde.
 
Indaiatuba obteve na terça-feira a aprovação do Conselho para a implantação do projeto de Informatização de Unidades de Saúde. A proposta de utilização de recursos do Fundocamp para o projeto foi apresentada pelo próprio município e aprovada pelo Conselho em março.
 
Já o convênio com o Ministério da Saúde para obtenção de recursos para a implantação do Cartão SUS Metropolitano foi assinado em junho de 2012, durante reunião realizada em Indaiatuba. Na ocasião, o prefeito Reinaldo Nogueira reforçou que o sistema integrado de identificação dos usuários contribuirá com a gestão da saúde na região.
 
O terceiro item da pauta foi a Conferência Regional das Comissões Municipais de Emprego da RMC, que vai acontecer em novembro, por iniciativa da Comissão de Emprego de Campinas, presidida pelo secretário de Trabalho e Renda, Jairson Canário. "A reunião foi uma oportunidade para explicar que a meta é um levantamento das demandas de toda a região, quanto à geração de trabalho e renda, para um documento comum que será encaminhado aos governos estadual e federal", explicou Canário.
 
DCI Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário