Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 24 de novembro de 2013

Desemprego prolongado faz com que os homens envelheçam mais rápido

Os homens desempregados por muito tempo envelhecem mais rápido que os homens continuamente empregados, de acordo com um estudo britânico e finlandês publicado na "PLOS One". Os telômeros dos homens a procura de emprego, revelou o estudo, eram mais curtos do que os de homens empregados.
 
Pesquisadores do Imperial College London e da Universidade de Oulu, na Finlândia, estudaram amostras de DNA de 5.620 homens e mulheres nascidos na Finlândia e com 31 anos de idade, com foco no comprimento dos telômeros nas células sanguíneas. O estudo, patrocinado pelo Wellcome Trust, revelou que os homens desempregados por dois anos ou mais nos três anos anteriores tinham duas vezes mais chances de apresentar telômeros curtos em comparação com os homens continuamente empregados.
 
Essa tendência não foi observada nas mulheres; contudo, isso pode ser devido ao fato de que menos mulheres do que homens ficam desempregadas por períodos longos na faixa dos 30 anos de idade.
 
"Telômeros mais curtos estão ligados a um risco maior de diversas doenças relacionadas à idade e à morte prematura. Experiências de vida estressantes na infância e na vida adulta já foram ligadas ao encurtamento acelerado dos telômeros. Demonstramos agora que o desemprego prolongado também pode provocar o envelhecimento prematuro", disse Jessica Buxton, do Imperial College London.
 
Leena Ala-Mursula, da Universidade de Oulu, acrescentou: "Manter as pessoas empregadas deve ser uma parte essencial da promoção de saúde pública".

Univadis

Nenhum comentário:

Postar um comentário