Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Contato físico entre mãe e bebê prematuro tem efeitos positivos até dez anos depois

Contato físico entre mãe e bebê prematuro tem efeitos positivos até dez anos depois Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pesquisa mostra que contato influencia no desenvolvimento do cérebro da criança

O contato físico entre mães e bebês é essencial para o desenvolvimento físico e psicológico dos recém-nascidos. Em um novo estudo, a professora da Universidade Bar- Ilan, de Israel, Ruth Feldman, estudou o impacto de diferentes níveis de contato físico em crianças nascidas prematuramente.

— Neste estudo, que durou dez anos, nós mostramos pela primeira vez que o contato materno com recém-nascidos prematuros tem impacto positivo na vida das crianças até dez anos depois — disse Feldman .

Os pesquisadores compararam o cuidado em incubadora padrão com uma nova intervenção denominada "Método Canguru" (KC, na sigla em inglês). O método foi originalmente desenvolvido para gerenciar o risco de hipotermia em bebês prematuros em Columbia, local que lutava contra a falta de acesso a incubadoras. A intervenção usa o calor do corpo da mãe para manter seu bebê quente.

Os pesquisadores pediram a 73 mães para aplicar o método canguru em seus bebês prematuros em unidade neonatal por uma hora por dia durante 14 dias consecutivos. Para efeito de comparação, os pesquisadores também avaliaram 73 recém-nascidos prematuros que receberam cuidados em uma incubadora padrão. As crianças foram acompanhadas durante os primeiros dez anos de vida.

A equipe descobriu que, durante o primeiro semestre de vida, as mães do grupo KC foram mais sensíveis e manifestaram um comportamento mais maternal em relação a seus filhos. As crianças desse grupo mostraram habilidades cognitivas e executivas melhores em testes repetidos de seis meses a dez anos.

Aos dez anos de idade, as crianças que receberam contato materno quando bebês tiverem melhor resposta ao estresse, um funcionamento mais maduro do sistema nervoso autônomo e melhor controle cognitivo.

— Este estudo nos lembra mais uma vez as profundas consequências a longo prazo do contato materno. Quanto mais contato, mais positiva a influência no desenvolvimento do cérebro e a relação entre mãe e filho — comentou o editor da Biological Psychiatry, John Krystal.

O nascimento prematuro é um problema de saúde em todo mundo. Enquanto a medicina moderna tem aumentado substancialmente o número de sobreviventes prematuros, muitos sofrem dificuldades cognitivas de longo prazo e problemas nos sistemas neurobiológicos que suportam regulação do estresse e da organização da atenção.

— O método canguru é uma intervenção fácil de aplicar, com um custo mínimo, e seu impacto a longo prazo sobre o desenvolvimento da criança chama a integrar esta intervenção nas práticas de cuidados de bebês prematuros de todo o mundo — conclui Feldman.

Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário