Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 27 de março de 2014

Exame de sangue pode detectar chance de crianças se tornarem obesas, dizem cientistas

Exame de sangue pode detectar chance de crianças se tornarem obesas, dizem cientistas Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Mutações genéticas aos cinco anos podem indicar nível de gordura do corporal na adolescência
 
Pesquisadores das universidades de Southampton, Exeter e Plymouth, na Inglaterra, descobriram que um simples exame de sangue pode ser capaz de prever os níveis de obesidade de crianças com até uma década de antecedência. Eles afirmam que a verificação de alterações específicas do DNA aos cinco anos de idade pode apontar a quantidade de gordura corporal que será acumulada aos 14.
 
O teste avalia o nível de modificações no gene PGC1a, o qual regula o armazenamento de gordura no organismo causado por metilação - mecanismo que permite que os genes sejam afetados pela exposição a fatores ambientais.
 
A equipe observou que um aumento de 10% nos níveis de metilação aos cinco anos foi associado a um índice de até 12% a mais de gordura aos 14 anos. Os resultados não tiveram relação com o sexo, a quantidade de atividade física praticada ou início da puberdade dos participantes. Os pesquisadores usaram 40 amostras de DNA de crianças a partir de cinco anos de idade, que foram acompanhadas até aos 14.
 
— As evidências que encontramos são mais uma prova de que o excesso de peso na infância não se deve apenas ao estilo de vida, mas pode envolver também processos importantes que controlam nossos genes— apontou o professor Graham Burdge.
 
Ele indicou ainda que isso pode ajudar a criar novos métodos para evitar que crianças desenvolvam o problema, podendo ser introduzidos antes delas começarem a ganhar peso.
 
— Apesar dessa esperança, é preciso ficar claro que nossos achados agora precisam ser testados em grupos maiores de crianças— salientou.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário