Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



domingo, 1 de junho de 2014

Erros em textos da Wikipédia podem causar problemas de saúde

Erros em textos da Wikipédia podem causar problemas de saúde Stock Photos/Divulgação
Foto: Stock Photos / Divulgação
Informações incorretas sobre doenças no site prejudicam hipocondríacos e adeptos do auto diagnóstico
 
É preferível não ler artigos da imensa enciclopédia virtual Wikipédia em casos de problemas de saúde. Uma enquete do Journal of The American Ostheopathic Association revela que as páginas dedicadas a doenças e outros problemas que podem afetar o organismo estão cheias de erros.
 
Os hipocondríacos e outros adeptos do auto diagnóstico vão sentir um frio na espinha. Após terem identificado 10 das doenças mais custosas para os serviços de saúde americanos, pesquisadores independentes testaram as afirmações dos artigos da Wikipédia ligados a cada uma delas, e em seguida as confrontaram com fontes médicas seguras.
 
Os resultados apontam que em nove dos 10 casos existem erros. Doenças cardiovasculares, câncer de pulmão, artrose, hipertensão ou dor nas costas. A única exceção é o traumatismo craniano, que possui afirmações totalmente exatas, segundo os especialistas.
 
Conclusões que retomam o debate sobre a seriedade da enciclopédia mundial, alimentada por qualquer um. Uma constatação alarmante, pois de 47% a 70% dos médicos e estudantes de medicina admitem consultá-la com frequência para realizar um diagnóstico.
 
Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário