Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 16 de junho de 2014

Pílula do dia seguinte: bula, efeitos colaterais e outras dúvidas; Confira!

Pílula do dia seguinte
Foto: Reprodução
A pílula do dia seguinte deve ser indicada por um médico
A “pílula do dia seguinte” ou “pílula contraceptiva de emergência” como também é chamada, é normalmente utilizada para evitar uma gravidez no caso de ausência de cuidados preliminares tais como, uso de camisinha, e/ou anticoncepcional, ou seja, é um método usado depois de um eventual ato sexual desprotegido
 
Ainda nos dias atuais existem muitas dúvidas relacionadas a esse tipo de medicamento, as mais comuns são as que dizem respeito à interpretação da bula e aos efeitos colaterais do medicamento. Na sequência listaremos algumas informações úteis nesse sentido. Confira!
 
Bula da pílula do dia seguinte: É importante lê-la?
Sim. É de extrema importância a leitura detalhada da bula, entretanto, assim como no caso da maioria dos medicamentos, recomenda-se também a busca por um profissional de saúde qualificado para que este possa recomendar o melhor caminho para o caso.
 
Quando a pílula do dia seguinte deve ser utilizada?
A pílula do dia seguinte só deve ser usada no caso de falha ou esquecimento de algum método contraceptivo.
 
A pílula deve ser usada em quanto tempo depois do sexo sem proteção?
A eficácia da pílula é bem maior quando administrada em até 24 horas depois da relação sexual, entretanto, seu uso é admitido em até 72 horas depois do coito.
 
Qual a eficácia da pílula do dia seguinte?
Se a pílula for administrada em até 24 horas após o sexo sua eficácia é de 94%, depois de 72 horas a eficácia cai drasticamente pra algo em torno de 70%.
 
Efeitos colaterais da pílula do dia seguinte
São poucos os efeitos colaterais da ‘pílula do dia seguinte’ a que se tem notícias. Os mais conhecidos são inchaço, peso nas mamas, atraso da menstruação e dores de cabeça.
 
Qual a idade mínima para tomar a pílula do dia seguinte?
Até onde se sabe, não há nenhuma restrição de idade para o uso da pílula. Normalmente mulheres a partir da adolescência até praticamente o fim da vida podem ingerir a pílula.
 
Quanto tempo se deve esperar para voltar a usar o anticoncepcional habitual?
Os médicos normalmente recomendam que as mulheres voltem a usar o anticoncepcional somente no primeiro dia depois da próxima menstruação.

Obs.: Jamais tome qualquer tipo de medicamento sem a recomendação de seu médico!

Click Grátis

Nenhum comentário:

Postar um comentário