Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



terça-feira, 2 de setembro de 2014

Como usar fio dental

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos

O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente – sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.

http://www.clinicaoralcenter.com/images/dicas/fio_dental.jpg

Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica: 

- Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.

- Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.

- Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.

- Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.

- Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes. 

-Que tipo de fio dental devo usar? 

- Fio de nylon (ou multifilamento)

- Fio PTFE (monofilamento)

Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.

Artigo fornecido pela Colgate-Palmolive. Copyright 2014 Colgate-Palmolive. Todos os direitos reservados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário