Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Conheça 11 alimentos que NUNCA devem ir pra geladeira

Hoje em dia nós temos a mania de colocar quase qualquer alimento na geladeira, achando que vai durar mais
 
Mas você sabia que alguns alimentos estragam mais rápido ou perdem seus nutrientes se ficarem na geladeira?  Sim, é verdade: para vários itens isso simplesmente não funciona.

Pra tentar ajudar na difícil missão de saber o que pode e o que não pode ir pra geladeira, preparamos uma lista dos 11 alimentos que são inimigos do frio:

Confira:

Tomate
Especialistas em nutrição afirmam que o frio interrompe seu amadurecimento, rompe suas membranas e deixa o tomate ressecado, destruindo seu sabor por completo. Pode até comprometer seu valor nutritivo. O mais recomendado nesse caso, ainda é o velho costume da vovó: deixar os tomates em um cesto fora da geladeira.
 
Batata
Quando a batata é deixada na geladeira, seu amido se transforma em açúcar, e ela acaba ficando mais doce, ressecada e acaba tendo seu valor nutritivo alterado. A melhor opção pra conservar as batatas por mais tempo é colocá-las em uma sacola de papel. As batatas demoram a estragar graças a sua porosidade, e se ficarem em locais escuros, melhor ainda pra elas e pra gente também!
 
Pão
O pão na geladeira fica seco e duro. O melhor é mantê-lo em um saco de pano. E se você quiser guardá-lo por um período maior, é melhor enrolá-lo em papel filme, por exemplo, e congelar. Assim,  quando precisar dele é só deixá-lo descongelar totalmente. Vale lembrar que a mesma regra não se aplica ao pão de forma, que se estiver em embalagem de plástico, pode sim, ficar na geladeira!

Abacate
Ele estraga bem mais rápido se mantido na geladeira! Sim, é isso mesmo. Sua casca escurece e sua polpa fica dura e ressecada, claro que isso pode até alterar suas propriedades nutritivas também. Para conservar o abacate da forma correta é melhor deixá-lo em local escuro e fresco.

Frutas tropicais
Banana, mamão e abacaxi, por exemplo, nunca devem ficar na geladeira. Baixas temperaturas alteram suas enzimas e fazem essas frutas amadurecerem mais rápido, assim elas ficam mais escuras e por dentro mais pastosas. Obviamente seu valor nutritivo pode ficar um tanto comprometido. A dica é guardá-las em local fresco, seco e escuro, e consumi-las o mais rápido possível.

Cebola
A geladeira é um ambiente úmido, e isso faz com que as cebolas amoleçam e mofem bem rápido. Ah, deixar cebolas e batatas juntas é uma péssima ideia, pois elas causam uma reação que aceleram o apodrecimento! Guardá-las em local fresco e seco é sempre a melhor opção.
 
Alho
Na geladeira, o alho germina e forma pequenos brotos, ficando mole e mofando mais rápido. Pra manter o alho fresco, um saco de pano (da vovó!) continua sendo melhor opção, é só deixá-lo em local fresco e seco.
 
Café
Guardar café na geladeira altera completamente seu sabor! Pra piorar ele absorve todo e qualquer cheiro que sua geladeira tiver, e não retorna ao sabor original de jeito nenhum... A melhor forma de manter a qualidade do café é deixá-lo em um recipiente bem fechado em local fresco e seco.
 
Mel
O mel naturalmente tem pouca água,  muito açúcar e bastante substâncias antibacterianas, ou seja: ele demora muito pra estragar fora da geladeira! Colocar mel na geladeira não faz, necessariamente ele perder valor nutritivo, mas faz ele cristalizar e ficar mais grosso. Mantê-lo em local seco e fresco e escuro ainda é a melhor opção.
 
Azeite de oliva
O frio da geladeira faz o azeite condensar rapidamente, podendo se tonar pastoso como manteiga. Assim seu sabor se altera e até algumas de suas propriedades nutritivas podem se perder. O melhor local pro azeite é sua própria embalagem, em local fresco e longe da luz.
 
Pimenta
A pimenta pode ser perfeitamente conservada em vinagre e azeite por até três anos sem nunca precisar ir pra geladeira. Pode deixá-la na mesa mesmo, bem fácil de ser usada a qualquer momento, que ela vai acabar durando muito. Talvez você até jogue ela fora achando que já está estragada, e nem estava mesmo...

Bom, depois de tantas dicas, agora você pode correr pra sua geladeira e "dar uma geral" pra liberar espaço pra outras coisas, que às vezes precisavam mesmo estar na geladeira, e não estavam por falta de espaço!

Curto e Curioso

Nenhum comentário:

Postar um comentário