Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quinta-feira, 23 de julho de 2015

Conheça as sete vacinas mais importantes na fase adulta

Depois de dez anos, o sistema imunológico deixa de produzir anticorpos para evitar algumas doenças

Em todas as fases da vida estamos suscetíveis a infecções por vírus e bactérias e, ao contrário do que muitos consumidores pensam, as vacinas são imprescindíveis para evitar doenças graves nas idades mais avançadas.

“As inúmeras doenças que se manifestam mais na vida adulta são fortes indicadores de que o individuo precisa se vacinar”, explica o médico sanitarista responsável pelo setor de vacinas do Alta Excelência Diagnóstica, Dr. Ricardo Cunha. Segundo o médico, as pessoas pertencentes aos grupos de risco, como gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, devem sempre estar atentas sobre a vacinação. Isto porque, para algumas doenças, a proteção tem prazo de validade – o que explica a necessidade do reforço. “Depois de dez anos, o sistema imunológico deixa de produzir anticorpos suficientes para evitar doenças, como febre amarela e tétano”, revela o médico.

Confira as sete vacinas mais recomendadas para os adultos:

Vacina dupla tipo adulto - para difteria e tétano: a primeira parte da vacinação contra difteria e tétano é feita em três doses, com intervalo de dois meses. Geralmente, essas três doses são tomadas na infância.

Vacina tríplice-viral - para sarampo, caxumba e rubéola: o adulto deve tomar a tríplice-viral se ainda não tiver recebido as duas doses recomendadas para a imunização completa quando era criança e se tiver nascido depois de 1960. O Ministério da Saúde considera que as pessoas que nasceram antes dessa data já tiveram essas doenças e estão imunizados, ou já foram vacinados anteriormente.

Vacina contra a hepatite B: “pessoas que tenham contato com sangue, como profissionais de saúde, podólogos, manicures, tatuadores e bombeiros, ou que tenham relacionamentos íntimos com portador da doença são as mais expostas a essa doença", diz o especialista.

Pneumo 13: é a única vacina do calendário que não é oferecida em postos de saúde – somente em clínicas particulares. Protege contra 13 tipos de bactérias causadoras da pneumonia.

Vacina contra a febre amarela: todas as pessoas que moram em locais de risco devem tomar a vacina a cada dez anos, durante toda a vida. Quem for para uma dessas regiões de risco precisa ser vacinado pelo menos dez dias antes da viagem.

Vacina contra o influenza (gripe):
pessoas com mais de 60 anos podem tomar a vacina nos postos de saúde, enquanto os mais jovens podem ser vacinados em clínicas particulares.

HPV: a vacina existe tanto para homens quanto para mulheres e previne os quatros principais tipos do Papilomavírus Humano - o HPV. A vacina quadrivalente é a mais indicada e deve ser tomada em três doses, sendo a segunda dose após 30 dias da primeira e a terceira, seis meses depois da segunda.
 
Guia da Pharmacia

Nenhum comentário:

Postar um comentário