Aplicativos, carreira, concursos, downloads, enfermagem, farmácia hospitalar, farmácia pública, história, humor, legislação, logística, medicina, novos medicamentos, novas tecnologias na área da saúde e muito mais!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Farmácia é notificada por propaganda enganosa de remédio 'antidengue'

Remédio é vendido em farmácia de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)Remédio homeopático promete evitar e tratar dengue, zika e chikungunya. Única forma de prevenção é combater o mosquito transmissor, diz vigilância

A Vigilância Sanitária de Cuiabá notificou uma farmácia homeopática da cidade por propaganda enganosa. Isso porque a unidade colocou à venda um composto que promete prevenir e tratar a dengue, a febre chikungunya e o zika vírus, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a farmácia, é possível comprar o medicamento, supostamente indicado para todas as idades, sem a necessidade de receita.

Conforme a Vigilância Sanitária, a eficácia do produto não tem comprovação científica e a distribuição indiscriminada do composto descumpre regras da legislação em vigor. Uma das preocupações, conforme o órgão, é que o composto produza uma falsa sensação de segurança nas pessoas.

“A única maneira de evitar [dengue, chikungunya e zika vírus] é eliminando os criadouros dos mosquitos. Então não existe fórmula mágica para a gente combater essas doenças a não ser a eliminação dos focos”, disse Silbene Lotufo, da Vigilância Sanitária da capital.

A farmacêutica da unidade disse que o remédio precisa ser usando com outro produto. "O composto age como um repelente. Então, se tomar cinco gotinhas por dia, vai ajudar e muito a prevenção, associado com o repelente", afirmou Doraci Soares Santana.

Após a notificação, o anúncio do produto foi retirado da internet. O composto, porém, continua ser vendido o que, segundo a Vigilância Sanitária, pode acarretar em multa e até mesmo na interdição da unidade.

Foto: Reprodução/TVCA

G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário